VIOMUNDO

Diário da Resistência


Deputado do PT pede prisão de general que colocou a baioneta no pescoço do STF; comandante do Exército e generais da ativa se manifestam no twitter
Foto Gustavo Bezerra
Denúncias Falatório

Deputado do PT pede prisão de general que colocou a baioneta no pescoço do STF; comandante do Exército e generais da ativa se manifestam no twitter


03/04/2018 - 21h43

Da Redação

O deputado Jorge Solla (PT-BA) manifestou-se ontem na Câmara contra o pronunciamento do general da reserva Luiz Gonzaga Lessa, que em entrevista disse que, em caso de eleição de Lula em 2018, haverá um golpe militar no Brasil.

Segundo Solla, o general deveria ser preso, por violar o Código Militar.

Leiam a transcrição:

O Supremo amanhã vai julgar… deveria julgar somente olhando a Constituição, mas vai julgar com a faca no pescoço.

Pasmem vocês, muito grave, estamos vivendo uma ameaça pública de golpe militar.

O general Luiz Gonzaga Lessa cometeu crime de conspiração.

Ele disse textualmente, “se acontecer tanta rasteira, aí não tenho dúvida que só resta o recurso à reação armada. Aí é dever da Força Armada restaurar a ordem”… e disse que vai dar um golpe de estado se o Supremo aprovar o habeas corpus do presidente Lula.

Isso é grave, muito grave, o Supremo decidir com a faca no pescoço. Quando uma Suprema Corte não tem liberdade para decidir, quando é ameaçada de golpe militar se tomar uma decisão de respeito à Constituição, em lugar nenhum do mundo isso pode ser chamado de democracia.

Eu quero aqui cobrar do ministro da Defesa, general Luna, quero cobrar do procurador-geral da Justiça Militar, Jaime de Cássio Miranda, quero cobrar do presidente golpista Michel Temer que o general Luiz Gonzaga Lessa seja preso imediatamente, por crime de conspiração contra a Nação brasileira, é o que prevê o Código Penal Militar no artigo 152. O artigo 152 do Código Penal Militar impõe a prisão militar desse golpista, general Gonzaga Lessa.

Não se admite  numa democracia que um general emparede a Suprema Corte.

Eu confio que a maioria dos militares brasileiros não concorda com o golpismo deste coronel, que quer a volta da tortura, o fim da liberdade da expressão, ele quer que volte a ter capacidade de cometer os crimes que cometeram durante os anos da ditadura militar.

Não podemos permitir abaixo-assinado, greves de fome, manifestações públicas contra o Supremo, quanto mais ameaça de golpe militar!

As decisões do Supremo só podem ser influenciadas pelo que está escrito na Constituição.

Chega de golpe neste país, já deram golpe para tirar uma presidenta honesta e botar uma quadrilha, já deram golpe para destruir e entregar o petróleo do pré-sal às multinacionais, deram golpe para tirar o dinheiro da saúde e da educação, querem destruir a Eletrobras e querem acabar com o resto de democracia que sobrou da democracia no país.

Não iremos permitir que a Suprema Corte seja pressionada pelo fascismo, pela direita mais reacionária e empedernida neste país. Lula não é bandido, não tem prova, mostra uma prova contra o presidente Lula, o próprio imóvel que o acusam de ter recebido foi colocado a leilão porque é propriedade da OAS.

Vocês querem condenar e prender alguém sem prova, e mais, querem impedir que o Supremo cumpra a Constituição. Mas vocês não passarão. Não é ameaça de golpe militar que o povo brasileiro vai retroceder.

Não é ameaça de perder o resto de liberdade que nós vamos entregar os pontos. A direita sabe e está raivosa, amanhã o Supremo vai cumprir a Constituição e vai aprovar o habeas corpus de Lula, e vocês estão morrendo de medo, porque Lula vai voltar quer vocês queiram ou…

Mais tarde, o comandante do Exército, General Villas Boas, manifestou-se no twitter em “repúdio à impunidade”.

Ele também perguntou sobre “quem realmente está pensando no bem do País e das gerações futuras e quem está apenas preocupado com interesses pessoais?”, numa clara alusão à decisão que será tomada pelos ministros do STF.

Villas Bôas recebeu imediatamente o apoio de vários subordinados da ativa, como o General José Luiz Dias Freitas, comandante militar do Oeste, e o General Geraldo Antonio Miotto, ex-comandante militar da Amazônia.

Miotto escreveu: “Comandante! Estamos juntos na mesma trincheira! pensamos da mesma forma! Brasil acima de tudo! Aço!”

A mensagem de Villas Boas é dúbia: ele também fala em respeitar a Constituição e a Democracia.

A mensagem dele foi lida no encerramento do Jornal Nacional, o que provocou reações imediatas.

“O comandante do Exército está chantageando o STF e fazendo ameaças veladas? É isso mesmo?”, perguntou o pré-candidato do Psol ao Planalto, Guilherme Boulos.

O jornalista Kennedy Alencar acrescentou: “A manifestação do general Villas Bôas é inaceitável na democracia. É pressão indevida sobre Rosa Weber e o Supremo. Ditadura nunca mais”.

A economista Laura Carvalho acrescentou, sobre o JN: “O papel do jornalismo não é o de simplesmente dar coro à voz do general. É o de esclarecer que em uma democracia não cabe o exército opinar sobre decisões do Supremo”.

“É escandalosa a pressão da Rede Globo pra que seja negado o direito de Lula se defender em liberdade de uma condenação ilegal e injusta, sem provas, sem crime. Chegaram ao cúmulo de encerrar o Jornal Nacional associando ao julgamento um tuíte do comandante do Exército”, escreveu a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann.

“O comandante do Exército resolveu opinar sobre o momento político. Não pode, estando na ativa! Deixe a caserna, dispute eleições e comente à vontade. Com batalhões, cheira a ameaça e conspiração”, tuitou o deputado Chico Alencar (Psol-RJ).

O governador do Maranhão, Flávio Dino, opinou: “No Estado de Direito, cada um tem o seu papel institucional: ao comandante do Exército não cabe interpretar a Constituição nem dizer o que é impunidade. Para isso existem os 3 Poderes, especialmente o Supremo Tribunal Federal”.

Para Juliano Medeiros, presidente nacional do Psol, “a intimidação veio cercada pelo discurso de vigilância contra a impunidade e interesses pessoais. São as Forças Armadas em aberta trama golpista”.

Detalhe, entre o patético e o sombrio: o tweet do general Villas Bôas foi curtido pelo perfil do TRF-4, de Porto Alegre, onde o ex-presidente Lula foi condenado em segunda instância.

E, para acrescentar uma pitada de tragicomédia, um perfil monarquista respondeu ao comandante do Exército: “Conserte o erro de 1889”.

PS do Viomundo: Este post foi editado para acréscimo de informações.

Leia também:

Militar ameaça: “Vai ter derramamento de sangue”





16 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Ruy Bakulejo

11 de abril de 2018 às 20h30

Esses trotskistas não tem o direito de reclamar contra a ameaça de quem quer que seja. Depois das ameaças do Stédile, dos líderes do MST e das faĺácias dos deputados e senadores do PT. Eles ainda vão aprender que numa guerra, é o inimigo quem faz as regras, é o inimigo quem faz as normas. Voce combate a violência com violência. Destruição com destruição, e matança , com uma matança maior ainda.
Isto, se aprendeu com Lenin, Stalin, Enver Hoxja, Fidel.

Responder

Kelly

04 de abril de 2018 às 17h14

Por um comentário no Twiter um General deveria ser preso. Mas por inúmeros crimes, um ex-presidente não deve ser preso? ?? Hahahhahah PTRALHAS!!!!
#LULANACADEIA
#LULAPRESO
#LULADRAOSEULUGARENAPRISAO
????
JAIR MESSIAS BOLSONARO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. ????

Responder

Arnaldo Costa

04 de abril de 2018 às 09h21

Esse velho safado, general de pijama, deveria sentar no rabo e ficar calado! Todas as modalidades de corrupção foram inventadas na ditadura militar. Além disso, violaram os direitos humanos e todos os direitos de cidadãos. Bando de calhordas! Os corruptos apoiam essa perseguição a Lula. Enquanto desviam a atenção com isso, todos ficam impunes. Só do carnaval para cá, já aliviaram para vários deles.

P.S.: Agora, fiquei sabendo que os documentos que o juiz demotucano Moro não quis entregar para a defesa de Lula foram periciados e estavam adulterados. A quem interessa toda essa farsa? À máfia demotucana e aos amigos de Moro, como Álvaro Dias?

Responder

Messias Franca de Macedo

04 de abril de 2018 às 09h02

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Luiz Viana Viana afirma que STF abriu ‘caixa de pandora’ ao permitir execução provisória de pena
Quarta, 04 de Abril de 2018
https://www.youtube.com/watch?v=fQhfU0TyJfI

Responder

Marat

04 de abril de 2018 às 08h29

Será que esse tal comandante do Exército que diz repudiar impunidade já ouviu falar de José Serra? De Paulo Preto? E de Aécio Neves?

Responder

Kakashi

04 de abril de 2018 às 08h25

Tá bom generais…Agora tomem o seu leite quente, guardem os brinquedos do Forte Apache que estão espalhados antes que alguém tropece e vão dormir logo!Não encham o saco!

Responder

Kakashi

04 de abril de 2018 às 08h19

Tá bom generais…Agora tomem o seu leite quente logo, guardem os brinquedos de Forte Apache no armário antes que alguém tropece e vão dormir!

Responder

Alves

04 de abril de 2018 às 05h38

Pior do que este espaço, que tinha como chamada noticiar aquilo que “não se vê na mídia”, é o blog do PHA, que sequer permite postar comentários. Mas o Viomundo vai na mesma linha, pois censura, sob o manto da “moderação”, comentários que expressam ideias contrarias à esquerda.
*
Não deixarei de acessar este portal, pois tenho esperança, por exemplo, de que uma Globolixo ainda será responsabilizada pelos seus atos. Mas fico triste pelo fato de ver um espaço tão importante lutar ao lado de pessoas que simplesmente afundaram o país.

Responder

Alves

04 de abril de 2018 às 04h37

Quando as instituições não funcionam, é necessário que uma força anticíclica atue. Quando a Suprema Corte se articula para defender criminosos, é preciso que o Exército se movimente, a fim de trazer as coisas ao equilíbrio.
*
Lembrem-se disso: se hoje salvam o Lula, amanhã, na mesma toada, salvarão o Aécio, o Temer, o Collor, o Serra, a Gleisi, etc.
*
O recado está dado!
*
AÇO!!!!!!!

Responder

Cláudio

04 de abril de 2018 às 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Na Costa Rica, por (bom) exemplo, não há essa excrescência, esse câncer da civilização chamado Exército ou Far$$a$$ Armada$$. Como diz a insuspeita (de ser progressista) Wikipédia, “O dinheiro economizado pela inexistência de despesas militares é direcionado em sua maioria para o investimento em educação e saúde, e já possui 96% de sua população alfabetizada, tendo uma expectativa de vida de 78 anos. Esses indicadores são comparáveis ao de países desenvolvidos”…
Tem que se acabar com a vida boa desses macacas fêmeas parasita$$ vagabundos fantasiados de palhaços que passam a vida inteira sugando dinheiro dos/das brasileiros/as para ameaçá-los/as constantemente. .:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
?????????????????????
::

Responder

João Lourenço

03 de abril de 2018 às 23h01

Nunca soube que este deputado existia .Mas então meninos ,vcs que só lerem livrecos escrito por bandidos e não se preocuparam com o outro lado (mas entendo vcs viu! ) .Hoje veio um aviso nítido que o Brasil não esta abandona e eternamente nas mãos de outra Quadrilha (sempre lembrando que foi o cara mais honesto do mundo que escolheu Temer ) agora o povo trabalhador e honesto já sabe que não estará mais sozinho.Sempre é bom avisar que eu não sou fã do maluco Bolsonaro .Abraços queridos e amanhã vamos começar a colocar o Brasil em ordem !

Responder

    leonardo-pe

    04 de abril de 2018 às 00h27

    ficou CLARÍSSIMO QUEM QUER O LULA DETIDO(e depois dessa só um milagre ver o Lula Livre). é a GRANDE IMPRENSA BRASILEIRA! concordo com seu comentário.

FrancoAtirador

03 de abril de 2018 às 22h01

Jair Bolsonaro é Militar da Reserva e também Deveria estar Preso.

Responder

    lulipe

    03 de abril de 2018 às 22h29

    Quem devia tá preso era o lula que já foi julgado e condenado em duas instâncias por corrupção, meu caro. Não confunda as coisas!!

    Robin

    04 de abril de 2018 às 08h04

    Quem deveria ser preso é esse tal de Lulipe, fake e ignorante. Preso, por causa da ignorância, que é muita!

    Julio Silveira

    04 de abril de 2018 às 08h20

    Não se engane, meu caro, as FAs. estão cheias de jagunços oriundos da classe media, gente que usa as armas das forças para fazer o serviço sujo daxdireita, e assim garantir o legado de poder para a casa grande, todos garantidos na vitaliciedade de ganhos retirados de um povo que paga a conta e vive um eterno espirito de vira latas,


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding