Breno Altman: Quando a democracia comporta linchamento jurídico

Tempo de leitura: 3 min

Abominável silêncio sobre o caso José Dirceu

Por Breno Altman, na Folha, sugerido pelo autor

Um espectro ronda a vida institucional e jurídica do país, movimentando-se na calada da sociedade e do Estado. Seus contornos podem ser definidos por uma pergunta: a democracia comporta o linchamento midiático e processual como ferramenta para eliminar inimigos políticos?

A questão leva nome e sobrenome. Há mais de quatro meses o ex-ministro José Dirceu de Oliveira e Silva cumpre pena em regime fechado, mesmo tendo sido condenado ao cumprimento inicial em sistema semiaberto. O presidente do STF, com a cumplicidade do juiz encarregado da execução penal, pisoteia ou posterga decisões da própria corte.

Não importa, a esses senhores e seus aliados, que a essência da acusação contra o líder petista tenha sido esvaziada pela absolvição acerca da formação de quadrilha. Afinal, sentenciado sem provas materiais ou testemunhais, Dirceu teve sua culpa determinada por uma teoria que considerava suficiente a função que eventualmente exercera no comando de suposto bando criminoso, cuja existência não é mais reconhecida.

O grupo chefiado pelo ministro Joaquim Barbosa, no entanto, resolveu virar as costas para a soberania da instituição que preside. Sob pretexto de regalias e privilégios que jamais se comprovam, mas emergem como verdadeiros nas páginas de jornais e revistas, a José Dirceu se nega o mais comezinho dos direitos. Permanece preso de forma ilegal, dia após dia, em processo no qual a justiça se vê substituída pela vingança.

Há poucos paralelos na história posterior à redemocratização, revelando o poderio dos setores mais conservadores e autoritários quase três décadas depois de findada a ditadura dos generais. As irregularidades contra Dirceu, acima de problema humanitário, afetam pilares fundamentais do regime democrático e civilizado.

O mais triste e preocupante, porém, é a omissão do mundo político diante da barbaridade. Vozes representativas do Estado e da sociedade fazem opção pela abulia e a passividade, possivelmente, e de antemão, atemorizadas pela reação de alguns veículos de comunicação e o dano de imagem que poderiam provocar contra quem ousasse dissentir.

O protesto cresce entre cidadãos e ativistas, alcança o universo jurídico, recebe acolhida de alguns articulistas e chega a provocar certo nível de resposta nos partidos e organizações progressistas. Mas a ilegalidade, respaldada por boa parte da mídia tradicional, não é enfrentada à altura por autoridades governamentais e entidades cujo papel obrigatório na defesa dos direitos democráticos deveria impor outro comportamento.

O mutismo refugia-se em álibis como a independência entre poderes e o caráter terminal da sentença promulgada pelo STF. Como se o bem supremo a ser defendido não fosse a Constituição, mas o respeito ritualístico a uma instância na qual se formou maioria transitória a favor do arbítrio.

Outra camuflagem aparece sob a forma de abordagem unilateral ao que vem a ser liberdade de imprensa. Como se empresas jornalísticas estivessem acima das normas e do escrutínio da cidadania. Ou é aceitável que responsáveis pela coisa pública abdiquem da crítica frontal quando meios de comunicação violam conduta para destruir reputações e prerrogativas inscritas em lei?

Estes são, enfim, temas da democracia, não apenas da solidariedade a José Dirceu ou da jurisdição de petistas que lhe são leais. O silêncio sobre o caso é tão abominável quanto aquele que, no passado, franqueou decisões do STF entregando Olga Benário ao nazismo ou chancelando o golpe militar de 1964.

Breno Altman, 52, é diretor editorial do site Opera Mundi.

Leia também: 

Altamiro Borges: Por incrível que pareça, Arruda está de volta


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

paulo bueno

porque o PT não tem uma MULITANCIA DIGITAL
só se vê e-mails e mensagens do FACABOOCK criticando a DILMA e o PT
cadê a MILITANCIA DO PT?

A MILITANCIA DO PSDB ,é super forte na INTERNET .
.
mas a MILITANCIA DO PT não existe
como O PT conseguirá REELEGER A DILMA sem força na redes sociais e nas internet.
será uma MISSÃO IMPOSSIVEL a INTERNET hoje domina tudo mais de 50% das famílias tem acesso a INTERNET hoje

ACORDA PT
ACORDA DILMA
cadê os partidos aliados
cadê as milhares de petistas com cargo de confiança no governo
ninguém acessa a internet ninguém acessa as redes sócias

acorda Pt

    Mário SF Alves

    O problema é a responsabilidade de cada militante em ter de defender a reeieição da presidenta Dilma com argumentos suatentáveis e ideologicamente coerentes. Muito diferente dos cabos eleitorais pagos, a quem incumbem de apenas esbravejar, caluniar e xingar.

Mauro Assis

Num país em que milhares de presos permanecem enjaulados como animais tendo a sua pena cumprida, causa-me espécie esse açodamento para que o Dirceu possa usufruir do regime semi-aberto.

Esse é o ritmo da justiça brazuca…

Jose Mario HRP

BBB-?
Nada disso!
Veja aqui que é só dor de cotovelo dos patrões lá de fora dos lacaios do PSDB e PEFELE/DEM!

http://www.maurosantayana.com/2014/03/o-gato-e-lebre-o-mexico-e-um-pais-pobre.html

Jose Mario HRP

Até quando o STF vai deixar Zé Dircei no regime fechado, quando ele desde o começo teria que que estar no semi aberto?
Se não foi um julgamento politico, agora temos um prisão ilegal.
E todos estamos vendo e nada é feito.Santa hipocrisia burguesa classe merdia!

Mário SF Alves

A todos aqueles que já se encontram cansados e desanimados ante tanta hipocrisia, ante tanta arrogância, ante tanto escárnio, ante tanta mentira, ante tanto sadismo e ante tanta manipulação yankee-PiG, segue o link:

https://www.youtube.com/watch?v=-W5z0uMyVfQ

Mário SF Alves

“….O silêncio sobre o caso é tão abominável quanto aquele que, no passado, franqueou decisões do STF entregando Olga Benário ao nazismo ou chancelando o golpe militar de 1964.”

——————————
Do que não seria capaz um Chefe de Estado no Brasil para superar o cerco geopolítico dos SPYstates?

————————————————-
Uma curiosidade. Como entender que notícias como essa sejam publicadas pelo PiG FSP?

Euler

Ao que parece, a agenda do PT está definida: outubro, reeleição da Dilma; novembro, JB se aposenta e o ministro Ricardo Lewandowisky assume a presidência do STF. Só então as coisas começam a mudar em relação ao tema. José Dirceu será solto, com direito à indenização por abusos de toda ordem, já relatados aqui. Em 2015, com novos ministros indicados por Dilma (espera-se que Celso de Mello também se aposente), aí sim, será possível pedir a revisão do julgamento da AP 470. Se a conjuntura política e econômica do país for favorável, será a vez da desforra. Dirceu será inocentado e pode até se tornar novamente o nome mais forte para suceder Dilma. Em política tudo é possível. Mas até outubro e novembro, acho pouco provável que o PT assuma a luta aberta contra JB e o STF, cuja maioria atual é cúmplice do atual presidente da corte.

hc

Por acham que não se investe em educação, povo ignorante é mais fácil de manipular, aceita até apanhar. Murmura somente sua reclamações.

Maria Izabel L Silva

O PT é Poder Executivo. Não é Poder Judiciário. Capice? O Judiciário é presidido por um capataz do PIG.

renato

Sinto que a Democracia é um regime da LUZ.
Quando se apagam as luzes, qualquer um pode
voltar aos tempos da ditadura, ninguém saberá
quem é você, você desaparece, quem me diz que
a ditadura acabou….muito tênue esta linha.
Opa…apagaram a luz.

Jose Mario HRP

Eu nunca suportei o JB!
Um proto ditador consolidado…….
Negros e brancos não diferem quando se trata de fascismo e totalitarismo!

Regina Braga

kkkkkkkkkk È uma democracia baseada nas liberdades,muito ao estilo americano, depois do ato patriota deles.E olhe, que nós tbém temos a Papuda!Cadê a OAB,MP,Congresso…do PT nem falo mais!

irineu Almeida Baptista

Quando o PT foi um verdadeiro partido de esquerda ele enfrentava este tipo de coisas, porém, infelizmente, hoje ele está no mesmo nível de PMDB e PSDB. Portanto, José Dirceu não tem e nem terá nenhuma ajuda petista

Gilson

O PT está sendo sangrado pelo PMDB e Senado.

Francisco

José Dirceu é advogado. Vai entrar com uma ação por perdas e danos contra o Estado brasileiro e vai ganhar (liquido e certo). Vai ser uma bela grana, grana a que ele tem todo o direito (qualquer um teria…).

Chama a atenção nessa farsa toda é que Barbosa paralisou o STF (e todo o funcionamento jurídico do país) por que não “fatiou” o julgamento. Deslocou presos pelo país e vai gerar uma catanduva de pedidos de indenização. Tudo isso custa dinheiro…

Quanto prejuízo provocou o tal mensalão mesmo?

Donizeti

Estou com pena do ex-ministro José Dirceu, o que nem a ditadura militar conseguiu, que foi manter o então líder político e estudantil na prisão, o presidente do stf está conseguindo por pura pirraça, capricho pessoal ou sei-lá-oque, ao arrepio da lei e da justiça.

Não consigo entender a leniência do PT, silêncio do seu advogado e da esquerda com os desmandos desse ministro autoritário e truculento.

Joaquim barbosa se porta como um verdadeiro déspota judicial, faz tábua rasa da constituição federal, direitos e garantias individuais e do código penal e de processo penal, quem vai apontar que o rei está nú ?

Mardones

Isso acontece em pleno governo de um partido que lutou contra o golpe de 1964. Fosse oposição, o PT estaria gritando aos quatro cantos contra o Joaquim e seus capangas do STF.

Mas – por motivos inexplicáveis – o PT se acovarda (seria por causa dos financiadores da campanha de 2014?) e assiste ao pesadelo de Genoíno e Dirceu.

O min da Justiça – que viajou à Europa para defender interesses de Daniel Dantas, segundo PHA – atua como um bobo da corte. E Dilma só pensa no segundo mandato.

Fabio Passos

O psicopata que preside o stf não se submete a nada… nem as decisões do próprio stf.
José Dirceu está preso ilegalmente em regime fechado porque joaquim barbosa quer dividendos para sua futura carreira política…
joaquim barbosa é sádico e covarde.

Deixe seu comentário

Leia também