A prisão do jovem que acendeu o rojão e matou Santiago

Tempo de leitura: 3 min

12/02/2014 12h04 – Atualizado em 12/02/2014 13h54

Em entrevista, suspeito admite que acendeu rojão que matou cinegrafista

Caio Silva de Souza estava a caminho do Ceará e foi preso na Bahia.
Cinegrafista da Band morreu após ser atingido na cabeça por explosivo.

Do G1 Rio

Caio Silva de Souza, de 22 anos, admitiu nesta quarta (12), em entrevista à repórter Bette Lucchese, da TV Globo, ter acendido um rojão durante a manifestação contra o aumento do preço do ônibus, na quinta (6), no Centro do Rio. Em sua fala, obtida com exclusividade, ele disse que não sabia que o objeto era um rojão, e sim um “cabeção de nego”, artefato que só provoca fumaça e barulho, mas sem efeito pirotécnico.

Repórter: Você acendeu o rojão?

Caio: Se eu acendi? Acendi sim.

Repórter: Junto com o Fábio?

Caio: (balança a cabeça positivamente)

Repórter: Você tinha um alvo específico?

Caio: Não. Nem sabia que aquilo era um rojão.

Repórter: Pensou que fosse o que?

Caio: Um cabeção de nego.

Para os policiais que fizeram a sua prisão, no entanto, Caio não admitiu nem negou. Segundo o delegado Maurício Luciano de Almeida e Silva, o suspeito deixou claro na Bahia, ao ser preso, que não falaria sobre o fato. “Não admitiu nem negou nada que lhe é atribuído. […] Ele não está antecipando nenhuma informação. Imagino que está esperando uma estratégia do advogado e falará no momento oportuno”, afirmou.

O jovem, que é auxiliar de serviços gerais de um hospital no Rio e suspeito de lançar o rojão que matou um cinegrafista da TV Bandeirantes,não esboçou reação ao ser preso em uma pensão de Feira de Santana (BA), na madrugada desta quarta. Ele já foi trazido para o Rio. O outro suspeito pelo crime é Fábio Raposo Barbosa, também de 22 anos, que confessou ter participado da ação e está preso desde domingo (9). A polícia esclareceu detalhes da prisão em entrevista coletiva.

Na entrevista à repórter da TV Globo, Caio disse ainda que, depois da veiculação das imagens onde apareceria recebendo o rojão, teve medo de ser morto por “pessoas envolvidas nas manifestações”.

Repórter: Quando você viu a imagem, você sabia que era você?

Caio: Não. Não me mostraram.

Repórter: Mas depois quando começaram a mostrar?

Caio: Eu fiquei com medo de me matarem. A verdade é essa.

Repórter: Quem poderia te matar?

Caio: Pessoas envolvidas nas manifestações.

O suspeito preso pediu ainda desculpas pela “morte de um trabalhador, como ele próprio, sua mãe e seu pai”. Na conversa, que foi ao ar no RJTV, Caio disse que há jovens que são atraídos por terceiros a participarem do protesto: “Alguns vão aliciados sim, outros não”. Questionado sobre quem seriam os aliciadores, ele não deu detalhes. “Isso eu não sei dizer à senhora. A polícia tem que investigar”. Ele afirmou que políticos poderiam estar envolvidos.

Preso na Bahia


O suspeito chegou ao Rio às 8h42 desta quarta em voo comercial ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Zona Norte do Rio. Caio vestia uma camisa preta e desembarcou algemado.

O suspeito foi encaminhado para a Cidade da Polícia, conjunto de unidades policiais no Jacarezinho, Subúrbio do Rio. Ele deve ser encaminhado ao IML para exame de corpo de delito ainda nesta quarta.

Namorada


Caio contou após a prisão que pretendia fugir para a casa de um avô no Ceará, quando foi convencido por telefone pela namorada a se entregar à polícia na Bahia.

Três agentes da 17ª DP (São Cristóvão) acompanharam o delegado Maurício Luciano de Almeida e Silva e o advogado Jonas Tadeu. Homens da polícia baiana deram apoio à operação. Caio se entregou em uma pensão próxima à rodoviária de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.

Leia também:

Gilson Caroni Filho: Um recado aos jovens e aos mais antigos 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José X.

Cada vez fico com mais nojo dessa gente: PSOL, mpl, black blocs…

Notaram que nos problemas do metrô paulista o mpl não se pronuncia ?
Da mesma maneira, a sabotagem do TCM contra os corredores de ônibus em São Paulo, mesma coisa, ficam mudinhos.

Esse pessoal todo é muito estúpido, está sendo usado como bucha de canhão pela direita (nacional e de fora). Bem, talvez não sejam tão estúpidos assim, talvez seja de caso pensado mesmo…

    Luís Carlos

    Parece que texto que estaria em página do PSOL, escrito por um de seus dirigentes, Edilson, creio, que exaltava os Black Blocs como moderno e quetais, teria sido retirado da página do partido, segundo informações que circulam na rede, como texto do Lassance publicado no Brasil 247.

Leo V

Importante divulgar, do site da Revista Forum.

Acrescento que o homem de cinza usa uma pulseira no pulso esquerdo. Lembrando que no pasado ficou patente em fotos (posso publicar depois) que Policiais P2 usavam pulseiras no pulso sireito para se identificarem.

Uma hipótese: se foi um P2 que soltou o rojão, faz ainda mais sentido terem plantado um advogado para defender os acusados. Com esse advogado, que dá indícios de estar usando o caso para fins políticos contra as manifestações e para atingir certos políticos, consegue-se que o homem de cinza não seja procurado, e essas imagens não sejam utilizadas na defesa dos acusados.

Um novo video que mostra o homem de cinza entre 3:48 e 3:51 min: http://www.youtube.com/watch?v=taa5qU3Eboc&feature=youtube_gdata_player

Ativistas questionam foto do suspeito de ter estourado o rojão em cinegrafista

Imagem do suspeito divulgada pela Polícia Federal não teria semelhança com pessoa identificada nos vídeos [para ver a foto tem que acessar o link ao final]

Por Redação

Ativistas questionam na rede aparente falta de semelhança entre suspeito dos videos com o da foto da Polícia Federal

Foi divulgada na manhã desta terça-feira (11) a foto do segundo suspeito no caso do cinegrafista Santiago Ilidio Andrade, que morreu ontem, segunda-feira (10), após ser atingido por um rojão disparado em manifestação contra o aumento das passagens de ônibus na cidade do Rio de Janeiro, na semana passada. Porém, o sujeito que aparece na foto da PF aparentemente não tem nada a ver com o perfil do suspeito identificado nos vídeos, que era alto, branco e com cabelo liso e comprido. O suspeito da foto é magro, negro e com cabelo raspado.

A educadora e ativista Conceição Oliveira (Maria Frô) ironizou a foto em seu perfil. “Mas nem todo o sol carioca seria capaz de transformar um branco num negro”, questionou Oliveira, que na sequência declarou que o suspeito identificado nos vídeos passou por um processo de plástica.

“Se o suspeito procurado for o do foto maior (cabelo liso, comprido, pele branca) se tornou o rapaz negro exposto hoje nas TVs, ele fez uma plástica, um implante total de cabelo e acrescentou muita melanina no processo em menos de uma semana. É um caso de verdadeiro milagre da medicina”, debochou a ativista.

Quem também questionou a foto foi o produtor cultural Pablo Capilé. “É impressão minha ou a foto do ‘suspeito, negro, magro, de cabelo curto’ é diferente da foto do ‘suspeito branco, forte, cheio de cabelo?’”, disse Capilé. O fato é que inúmeras páginas estão questionando a não semelhança entre o jovem identificado nos vídeos (que contou com inúmeros especialistas para tal missão) e o rosto divulgado pela Polícia Federal.

Conceição ainda atenta para outro fator, que é o perfil dos integrantes do grupo Black Block e o jovem que figura como suspeito. “Mas há ainda algo que me chama a atenção: os Black Bloc não eram todos ‘coxinhas’, brancos, de classe média alta? Esse guri não me parece se adequar no perfil dos que formaram uma imagem sobre os Black Bloc como ‘bombadões’ nazis”, finaliza Oliveira.

O primeiro suspeito de ter participado da ação que resultou na morte do cinegrafista, Fabio Raposo, já está em prisão preventiva por 30 dias. O segundo suspeito, Caio Silva de Souza, que é identificado como a pessoa que acendeu o rojão, teve a prisão decretada na noite de ontem (10).

http://revistaforum.com.br/blog/2014/02/ativista-questionam-foto-do-suspeito-de-ter-estourado-o-rojao-em-cinegrafista/?fb_action_ids=803489042999276&fb_action_types=og.likes&fb_ref=.UvuZSvGkdaU.like&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B267292716769053%5D&action_type_map=%5B%22og.likes%22%5D&action_ref_map=%5B%22.UvuZSvGkdaU.like%22%5D

Luís Carlos

Repito perguntas que venho fazendo e até agora não tivemos respostas:
_Quem financia Black Blocs e Anonymous?
Mais, quem estaria pagando R$150,00 para jovens irem para esses atos de vandalismo, como teria dito advogado de Caio, hoje?
Caio ficará preso, e disse ter medo de ser morto por gente das manifestações. Quem mataria ele e porque?
Ele pagará em silêncio para não entregar quem financia e organiza Black Blocs e Anonymous?

    Leo V

    Se você ouvisse a entrevista que o advogado deu agora há pouco na Globonews veria que ele é direitista tipo Reinaldo Azevedo.
    Claramente está suando o caso para fins políticos. Não é por caridade que ele se apresentou para defender os acusados, de graça.

    Já lançou bravatas ao ar contra Marcelo Freixo, agora lança essas fofocas. Claro, ele não tem como provar nada, e nem vão achar nada. Mas serve para isso, como fofoca, espalhar uma idéia. E as pessoas reproduzem.

    Eu vou cobrar meu retroativo de bardernisse. Acho que daria para fazer um pé de meia.

    Deve-se ter gastado uma grande boa pra levar 100 mil pra rua ano passado. Imagina, a 150 reais or cabeça.

    Sinceramente, só quem está muito, mas muito afastado de movimentos sociais, da juventude que tem protagonizado essas manifestações e das organizações, formais e informais que as impulsionam pra acreditar nessas coisas.

    A propósito, que irracional seria pagar 150 reais para fazerem caca na manifestação. Pagar 150 reais para deixarem eles fazerem o que quisessem.

    Luís Carlos

    De fato não assisti e não assisto a Globonews e não acredito em nada, absolutamente nada que seja publicado pela Globo, ao menos inicialmente, até que de prove ter fundamento. Também acredito que advogado “em tela” não seja flor. Mas para além disso, seja ele direitista ou não, as perguntas, sem resposta até agora me parecem não poder ser descartadas, a priori.
    Já vimos muito disso em nosso país em tempos idos, aliás, algumas coisas realmente muito semelhantes.
    Chama atenção também que quem apoiou institucionalmente os Black Blocs, por exemplo, esteja limpando de suas páginas textos antes exibidos sem constrangimento.

FrancoAtirador

.
.
O rapaz foi conduzido à Delegacia de Polícia para prestar depoimento.

Negou-se a responder às perguntas, afirmando que só deporia em juízo.

Porém, depôs exclusivamente aos ‘magistrados’ da Rede Globo de Televisão.

Vê-se quem realmente detém o Poder no Rio de Janeiro e, mais, no Brasil.
.
.

renato

Cabeça de Nego? PQP!!!
ASSASSINO..

Francisco

Provavelmente há um grupo de jovens de classe média que atua por convicção e uma “bucha de camhão” contratada para fazer “número”.

Os jovens de classe média, talvez inexperientes em politica, talvez sonsos, atuam imaginando que “o anarquismo será adotado pelas massas” ou que a politica deve ser feita a revelia das massas e do regime democrático. A prova é o desprezo que demonstram pelos “alienados”.

O anarquismo individualista difere do anarquismo coletivista (Gandhi, Kropotkin e o anarco-sindicalismo espanhol), por adotar posições que, a olho nú, são identicas ao mais desvairado liberalismo. Em termos práticos, são adeptos do “Estado minimo” (ou inexistente). A burguesia liberal adora eles, porque fazem o “serviço sujo” de esvaziar a instância coletiva que ainda (pobremente) resta: o Estado legitimado pelo sufragio universal.

Esse garoto é anarquista, é liberal? talvez um, talvez outro, mas provavelmente o que ele é é pobre. É a massa que colocou o nazismo no poder: a liberdade por um prato de comida, sem pensar nas sconsequencias.

Cadeia dura, que pense melhor da próxima vez e que entregue o resto dos perigosos criminosos que criaram e financiaram esse teatro anti-democrático. Teatro que cria dificuldades para todos, principalmente para os que têm motivos sérios para protestar. “Não vai ter Copa” é ridiculo! Depois virá o “Não vai ter Natal”, “Não vai ter Carnaval” e o “Não vai ter dia dos pais”. Tudo para melhorar o SUS…

Quanto ao GSI, o SNI e o Ministro (?) da Justiça, a cadeia para esses incompetentes deve ser mais dura ainda. Certo, Dilma?

Pedro Luiz

Tem coelho escondido nesta história e dos grandes. Quanto ao manifestante uma só palavra. É pobre. Esse vai pagar essa conta. Enquanto o coelho……..há esse….

Marcio Wilk

Conforme declaração da “ativista” Srta. Sininho, na porta da delegacia onde estava detido um deles, o Raposo: – O caso será entregue ao jurídico da ORGANIZAÇÃO! Significa muito essa afirmação, porém a imprensa preferiu ficar em cima do sangue da vítima e na classe social dos acusados. Os blogueiros vão na onda da globo e repetem tudo.

flavio cunha

Foi o próprio psol que se colocou, apoiando as manifestações com violência e quebra-quebra.

ricardo silveira

O rapaz é pobre, e ao que tudo indica estava fugindo, mas já tinha advogado, pois foi preso na presença deste, e embora não tenha dito nada à polícia sua entrevista foi reveladora ao dizer que ficou com medo de ser morto por pessoas envolvidas nas manifestações, e que jovens são aliciados a participar das manifestações, que é um termo pesado, diferente de convencidos. São revelações muito sérias que comprava o que se tem dito dos black bloc, mostra que por trás dessa garotada idiota há profissionais e, não são políticos, são criminosos. A hora de resolver tudo isto, sem proibir manifestações, e assegurar que o país avance e melhore sua democracia é agora.

    Luís Carlos

    Interessante: foi uma “exclusiva” da Globo a reportagem. Apesar de ser matéria do G1, ainda assim cabe averiguar mais profundamente como se dá esse “aliciamento” e quem seriam “aliciadores”. Circulam informações por redes sociais de que seriam feito pagamentos para esses jovens pobres participarem desses atos e praticarem tumultos.

Marisa

Chico Alencar (PSOL) defendeu ‘pula catraca’ p/ twitter no mesmo dia da apagar o tweet) pra quem quiser ver. Incitação ao crime. MPRJ, isso é lícito? Câmara dos Deputados, isso é lícito? Finalidade: causar tumulto e conflito, lógico.

Leo V

A Globo usou o cadáver e agora usa o caçado para interesses de classe.

Claro, vão achar “aliciadores”… Muito suspeito esse advogado do caso, parece estar querendo acima de tudo fazer uso político para atingir outras pessoas, como foi o caso do Freixo.

Recomendo a leitura dessa matéria com o perfil do Caio. A força da grande imprensa junto com direitistas da situação e oposição para fazer de um trabalhador que sai às ruas pra lutar por direitos em um monstro (matéria da Globo por tanto acima de suspeita nesse sentido):

http://oglobo.globo.com/rio/acusado-de-detonar-rojao-diz-mae-que-tudo-nao-passou-de-acidente-11578326

Paulo

Estranho.. no primeiro momento e no segundo momento os policiais disseram que ele não iria se pronunciar.. minutos depois da entrevista coletiva com todos orgãos de imprensa (famintos por noticia nova e ficaram remoendo inúmeras vezes e as mesmas perguntas) ele simplismente faz algo que tinha se negado a fazer quando saiu da Bahia.. o poder da globo é tão grande assim que fez ele dar essa entrevista ‘exclusiva’.. sinto que teve algum abuso nesse ponto.

Fernando

Um jovem mulato morador da Baixada Fluminense, empregado de firma terceirizada.

E ainda tem gente com coragem de chamá-lo de terrorista.

Tulio

Uma cara de Petista isso ae

sergioa

Esta conversinha de que foram aliciadores … O governador do RJ dizendo o obvio ululante que este ato tinha cunho político, como todo ato na verdade tem …

Não demora muito vão colocar o rojão na mão do PT …

E do jeito que o PT anda manso, e capaz de baixar a cabeça e aceitar …

Isto é que dá baixar a cabeça para todo mundo: banqueiros, mercado, rentistas, midia, Gilmar Mendes, Barbosão …

    gab

    Pois é, eu já larguei de mão, não vale a pena militar e ajudar financeiramente se nas horas decisivas se acadelam. Apoio com meu voto porque as outras opções são terríveis, mas não me engajo mais.

    Ronaldo Silva

    kkkkkkk…tudo pela governabilidade.

    Lucas Gomes

    tem muita gente que já está colocando na mão do PSOL.

Deixe seu comentário

Leia também