A guerra contra os Guarani em Mato Grosso do Sul

Tempo de leitura: < 1 min

Produzido pelo parceiro Gustavo Costa:

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Eleitor de Marina diz que Dilma "se lixa" para biodiversidade « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] A guerra contra os Guarani em Mato Grosso do Sul […]

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Bem , aqui ninguém vem falar mal de Mato Grosso do Sul, dizer que "sul matogressense e assim mesmo", "mato grosso do sul e uma cloaca", "MS ta cada vez pior"", "Este estado e isso ou aquilo", "bla, bla".Ai a culpa e da PF, da Dilma, interessante não?

Relatório da Funai conclui que morte de criança indígena é boato. E agora? | Maria Frô

[…] reportagem no estilo do documentário que Luiz Carlos Azenha fez sobre a Raposa Serra do Sol ou que Gustavo Costa produziu sobre os Kaiowá. Espero realmente que ela aconteça. Que jornalistas sérios se desloquem para a região, […]

ROSANE

Isso apenas mostra claramente que o Brasil é o país do atraso. E que o crescimento econômico, galgar algumas posições a mais, privilegiar os números, PIB, exportações, etc…, não basta para fazer desse país uma nação que honre seu povo, ou melhor seus povos. Não se pode falar em "confronto " quando as forças são assim tão desiguais, quando os fazendeiros ricos gordos, armados até os dentes, escondidos atrás de seus capangas, tem a proteção da "justiça", quando a polícia, inclusive a federal se faz de morta… Afinal esse país não tem governo mesmo, tem apenas "administradores", que administram o PIB, os juros , a inflação. Mas gente, direitos básicos, como saneamento, saúde, educação, justiça, direitos humanos, não tem nenhum peso diante da importância das exportações para a balança comercial. É um desgoverno desumano! Que nos humilha enquanto cidadãos. Que nos apequena diante da ganância desses bandidos endinheirados. Essa terra que os índios reivindicam, na verdade nem faria tanta falta a eles, mas não podem admitir que uma não-gente persista vivendo e ainda reivindique algum direito diante de seus olhos. Trata-se também de genocídio por preconceito e a FUNAI é vergonhosamente omissa, o governo federal é tristemente omisso. Nessa ora eu tenho vergonha de ser brasileira e de votar nas eleições em um governo fantoche dos interesses financeiros e tão desinteressado no destino do seu povo. Sem-tetos, sem -terras, índios, quilombolas, todos sem-direitos.

David

Vejam parte da pérola produzida pelas "autoridades" de MatoGrosso do Sul:
Veja a nota da PF:
Ainda, o fato dos cartuchos deflagrados encontrados na área estarem impregnados com sangue do Nizio, demonstra, provavelmente, que o próprio Nizio Gomes tenha procedido a colheita dos cartucho deflagrados, tendo em seguida entregue ao seu filho, principal testemunha, para que entregasse a polícia.
Outra observação é o fato dos cartuchos deflagados utilizados pelos agressores serem da cor verde, o que dificulta a localização dentro da mata, sendo muito mais difícil e demorado localizá-los do que cartuchos de outra cor. Daí a demora em avisar a agressão as autoridades, vez que os fatos ocorreram no amanhecer e a comunicação a polícia se deu por volta de 09hs40min do dia 18/11/2011, portanto, quase quatro horas de intervalo.
Refente ao Cacique Nizio Gomes, até o presente momento, a polícia federal ainda o considera desaparecido, até mesmo porque restam mais evidências de que ele esteja vivo do que morto.
Campo Grande/MS, 21 de dezembro de 2011.

Patricio

Fazendeiro de Mato Grosso (do Sul ou do Norte não sei explicar) é bicho ruim. Não se emendam. Não negociam, não aceitam as leis, se acham acima dos mortais e não querem paz. Matar índio nessa região é uma cruel tradição que vem de gerações, por todos os métodos conhecidos, desde antes do marechal Rondon. Sempre protegidos pelas forças armadas, policias, juízes e jagunços (o que não faz nenhuma diferença), os fazendeiros desfilam abertamente com seu arsenal e ninguém os incomoda. Quando passam pelas ruas, eles mesmos se aplaudem.

A solução desses conflitos só poderá com uma revolução agrária. Haverá outro modo?

Outro Antonio

Quanta dor de cotovelo nesta página. Essa direita, quando se trata de projetos para o País é completamente incompetente. Seu único objetivo é a corrupção.

Agora, que está faltando a Polícia Federal – gente de confiança da Dilma – protegendo os Ìndios está. Também está faltando o Governo Federal assistindo essas pessoas com alimentação e saúde. O Governo Federal tem obrigação de proteger e alimentar os índios.
Está esperando o que? Todos serem dizimados por esses capitães do mato?

souza

assisti a reportagens completa no programa domingo espetacular.
grileiros fora, já, índios guaranis, dentro, já.
isto vai mudar.

joão33

justiça não existe para pretos , pobres , p… , quanto menos para indios , o judiciário breasileiro e o ministério publico são os responsáveis por essa situação.

EUNAOSABIA

Cadê o Ministro da Justiça deste país?

Isso é responsabilidade do Ministro da Justiça.

Isso é responsabilidade do Governo Federal.

É muita incompetência, incapacidade e falta de comando.

A gente fica com a impressão que o país está sem comando mesmo.

Sagarana

Adoro o barulhinho da "ficha caindo". Cai, cai fichinha…Deixa cair companheiros!

Fernando

Ou os índios no Mato Grosso do Sul constituem um exército aos moldes do EZLN em Chiapas ou tão condenados à morte.

Alberto

Com os ruralistas cada vez mais poderosos, aliados do governo de Dilmão (como eles carinhosamente chamam nossa presidenta), esse sentimento ufanista de "progresso" e a relação distante que sempre existiu entre a população brasileira e os povos indígenas, eu não vejo esperança de melhoria para a situação indígena no país.

Um tempo atrás, uma vencedora do Nobel da Paz disse que o Brasil é o país que pior trata seus índios. Acho que não é pra tanto, mas honestamente não tenho conhecimento suficiente da situação dos índios de outros países pra concordar ou discordar dela, mas uma das coisas mais dramáticas sobre os índios brasileiros é que, além da direita que sempre viu índio apenas como impecilho ao "progresso do país", o prórpio governo, que é (foi?) um partido que historicamente luta pelos direitos de minorias oprimidas, ignora esses ataques ou ele mesmo ataca aos direitos de seus índios.

Deixe seu comentário

Leia também