VIOMUNDO

Diário da Resistência


Que tristeza andar pela cidade, Lula! Há cada vez mais gente morando nas ruas!
O grafite, assinado por Guess, foi pintado numa das pilastras que sustentam o Minhocão, bem no centro de São Paulo. É o retrato do Brasil governado por Bolsonaro, um vira-lata a serviço do Trump.
Cartas para o Lula

Que tristeza andar pela cidade, Lula! Há cada vez mais gente morando nas ruas!


21/07/2019 - 22h56

Curitiba, 13 de julho de 2019.

Lula

Você tem alguma janela que possa ficar olhando para a rua? Ficar vendo o que se passa lá fora?

Ver o sol nascer e se por? Ver a lua, nuvens e estrelas?

Hoje fiquei na janela olhando as pessoas passarem e vendo alguns vizinhos ou vizinhas chegando às suas casas. É bom chegar em casa.

Sair e voltar.

Sempre tem alguém esperando. Certo que também tem aquelas pessoas que chegam e causam briga. Destas nem quero falar.

Imagino: você saiu faz mais de um ano e ainda não voltou, e tem gente em casa te esperando.

Muita gente te espera, porque são muitas as casas de portas abertas que você pode entrar sem pedir licença.

Você está só. Ficar só, depende da pessoa, dá solidão. Isto não acontece comigo.

Acontece com você?

Sei que você terá dificuldades em responder. Ficar só por alguns dias e poder sair à rua, conversar e voltar é diferente de ficar só por privação da liberdade. Pior, uma solidão injustamente imposta.

Por ser sábado não vou falar de política. Vou fazer dois simples comentários.

Primeiro, o ministro Edson Fachin declarou que os “juízes também cometem ilícitos”.  Falou isso, penso eu, em referência ao Moro. 

Algumas pessoas foram ao orgasmo, achando o máximo, que o Fachin finalmente reassumiu a posição de aplicar a Constituição.

Bobagem, o que ele falou até eu falo.

A segunda é a explicitação da burrice, o Carlos Bolsonaro disse: “Só por curiosidade: quando está quente a culpa é sempre do possível aquecimento global e quando está frio fora do normal como é que se chama?”.

Lula, te abraço rindo da piada.

É piada ou não é?

Jorge Sanches

***

Curitiba, 14 de julho de 2019.

Presidente,

Opa! É a primeira carta que te chamo de Presidente.

É que sempre me senti à vontade para te chamar de Lula, e o chamo de Presidente agora justamente em afronta ao Bolsonaro.

Não tenho disposição e/ou vontade de chamá-lo de presidente (sim, é minúsculo mesmo. Imagina se vou chamá-lo com P grandão).

Bem, vamos lá.

Presidente, é final de mais um domingo.

A lua crescente, quase cheia, surge ao leste, no céu azul e do lado oposto o sol se põe tranquilo amarelando, os tetos, as árvores e o horizonte.

Te conto porque imagino que o teu horizonte visual são as paredes brancas da cela.

(Para mim é difícil escrever cela, mas é uma cela). São brancas?

Sei que o teu horizonte é a esperança da liberdade. O nosso horizonte mais longe, além de hoje, é o mesmo que o seu: sua liberdade.

Além do horizonte amarelando na beleza agradável da tarde, há também seres, que se dizem homens, amarelando de medo, como o Sergio Moro e o Deltan Dallagnol.

Enquanto você sempre declarou que dorme bem porque tem a consciência tranquila.

Pois faz mais de um mês que eles não dormem bem…e creio que de hoje para amanhã o Dallagnol terá muita dificuldade para dormir.

Imagina Lula, o elemento (não é assim que se fala no jargão dos repórteres policiais?) organizou tudo para ganhar dinheiro com a lava jato.

Diziam combater a corrupção e de maneira ilegal, ou até corrupta, se organizaram para derrubar a Dilma, te prender, dar a vitória para o Bolsonaro e ainda por cima ficarem ricos, negociando palestras.

Mercantilizaram a justiça. Que vergonha!

Será que eles conhecem a história?

Se conhecerem, sabem que hoje se comemora a derrubada da Bastilha (início da Revolução Francesa), libertando os presos políticos.

Presidente, com a certeza da derrubada da “Bastilha de Curitiba”, aceite mais um braço meu.

Jorge Sanches

****

Curitiba, 15 de julho de 2019.

Lula, camarada.

A crise tá feia. Para você ter uma ideia tá faltando até material reciclável para quem recolhe e quer vender.

Andar por Curitiba está triste, é muita gente pedindo e muita gente morando nas ruas.

Entre os que pedem há os chamados carrinheiros, aqueles que puxam carrinho o dia inteiro recolhendo material reciclável.

Eles dizem que diminuiu a quantidade de material e o preço caiu, que não está dando mais para viver.

Claro que diminuiu: não há mais comércio, pouca gente comprando e só comprando o necessário.

Mas há outro detalhe: alguns que sonharam ser classe média e perderam o emprego, andam com seu carro, velho, adaptado com alguma parafernália para recolher material reciclado. Ou seja, aumentou a concorrência.

Enquanto a lava jato e seus “incorruptíveis” agentes públicos puniam pessoas, algumas culpadas, outras, como você, inocente, destruíam grandes empresas que demitiram muita gente.

Paralelo à destruição, Deltan Dallagnosl ganhava dinheiro com palestras e queria ganhar mais e nesse sentido trocava mensagens com o colega Roberson Henrique Pozzobon e a esposa.

Escrevia ele:

“Se tudo der certo nas palestras, vai entrar ainda uns 100k [R$ 100 mil] limpos até o fim do ano. Total líquido das palestras e livros daria uns 400k [R$ 400 mil]. Total de 40 aulas/palestras. Média de 10k limpo”.

Esse “impoluto” (Deltan) homem recebia diárias sem estar legalizada e comprava casas do “Minha Casa Minha Vida”, e agora jura inocência.

Ele e Moro juram inocência. E, para provar que são inocentes, a Policia Federal, sob o comando de Moro, quer prender o suposto “hacker” responsável pelo vazamento das mensagens trocadas entre eles.

Não seria mais fácil entregarem os respectivos celulares para que peritos independentes pudessem verificar se o divulgado é verdadeiro?

Se verdadeiro acabou o assunto, acabou a lava jato.

Prende eles e solta você.

Sabe Lula, eles têm medo.

E, eu sem medo, te abraço.

Jorge Sanches

PS. Veja a imagem que recebi. O grafite, assinado por Guess, foi pintado numa das pilastras que sustentam o Minhocão, bem no centro de São Paulo. É o retrato do Brasil governado por Bolsonaro, um vira-lata a serviço do Trump. Que porrada, hein!?

PS do Viomundo: Esta foto foi postada em rede social neste domingo, 21/7. Nós estamos tentando descobrir quem fez a foto, para dar o devido crédito. Se alguém souber, por favor, nos informe.

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Marys

23 de julho de 2019 às 21h59

O judiciário conservador brasileiro, sucessor e representante das castas poderosas oriundas do escravismo, subjugou o povo Brasileiro prendendo Lula.

Lula sempre foi o alvo da Lava Jato!

Acertando em Lula, os poderosos acertaram no coração do povo!

Enquanto Lula está preso, o Brasil está sendo esquartejado e suas riquezas estão sendo entregues ao banquete dos ricos, pelos títeres de plantão.

É preciso acordar e ver isso!

O Brasil hoje ė vergonha internacional, uma lixeira, e os brasileiros párias.

Responder

Manoel

22 de julho de 2019 às 03h27

O inteligente e estrategista Donald Trump tá coberto de razão tirar vantagens do nosso país pois foi a maioria da população brasileira inclusive os que estão morando nas ruas ou que ainda possa morar que apoiou o golpe e elegeu o fascista Bolsonaro capacho do Trump.
Nos EUA diminuiu o índice de moradores de rua, a economia americana tá fluindo bem, o índice de emprego fixo nos EUA tá fluindo bem.
Portanto o que está acontecendo de ruim em nosso país é reflexo da escolha da maioria da população votante que fizeram e ou optaram por essa situação ao apoiar o golpe motivados pela globo lixo, por corruptos blindados pela turma da farsa a jato de curitiba, pelo fascismo do bolsonaro.

Responder

Zé do rolo

22 de julho de 2019 às 03h17

Isso é o reflexo por pobres ter se deixado levar pela globo lixo, pela elite estapafúrdia, por a turma da quadrilha a jato de Curitiba e ter ido bater panela contra a dilma e apoiando os corruptos Aécio e Temer a golpear a dilma e o Temer corrupto assumir o governo então o resultado é esse teve eleições o Temer sem moral algum nem se quer disputou reeleição e o fascista de extrema direita Bolsonaro foi eleito com votos desses pobres que certamente estão ou ainda vão morar na rua, infelizmente essa é a realidade nua e crua que acontece em nosso país. Até hoje a quadrilha a jato blinda os corruptos Aécio, Temer, Beto Richa, Romero jucá…ainda bem que agora dá para perceber que a lava jato é farsa a jato, quadrilha a jato e que infelizmente outras instâncias do judiciário apoia a essa farsa jurídica lá de Curitiba graças ao Intercept Brasil, veja e folha a mais pura verdade que que possa existir na face da terra veio a público ou seja todo o conteúdo divulgado pelo site Intercept Brasil, veja e folha é VERDADE.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.