VIOMUNDO

Diário da Resistência


Neder, sobre saída dos cubanos: Ministério da Saúde se curva aos interesses das entidades médicas e grupos privados que combatem o SUS
Foto: Araquém Alcântara/Mais Médicos
Blog da Saúde

Neder, sobre saída dos cubanos: Ministério da Saúde se curva aos interesses das entidades médicas e grupos privados que combatem o SUS


15/11/2018 - 15h42

por Carlos Neder, especial para o Viomundo

A decisão do governo cubano de encerrar sua cooperação no Programa Mais Médicos é um ato de grandeza de uma Nação que suportou até o limite as grosserias e a ingratidão do governo Temer e do presidente recém-eleito, induzidos por preconceitos vindos de entidades médicas e outras representativas do que há de mais retrógrado em nosso país.

Na contramão do que deseja o povo brasileiro, que respeita, admira e se afeiçoou aos médicos cubanos e de outros países que, solidariamente, vieram nos ajudar a garantir acesso universal e assistência de qualidade no SUS.

Chama a nossa atenção o posicionamento do Ministério da Saúde e mesmo de entidades que perfilaram conosco no Movimento da Reforma Sanitária ao abordar o rompimento de forma burocrática, como se fosse um mero problema de substituição de peças de uma engrenagem que vai parar de funcionar.

Estamos falando de seres humanos, de princípios humanitários e de solidariedade colocados acima de diferenças ideológicas ou de outras naturezas.

Um padrão de comportamento que nos envergonha, de quem se curva a interesses corporativos e de grupos econômicos que atuam no mercado privado da saúde e combatem o SUS, tentando rever seus princípios definidos na nossa Constituição.

Diante de tamanho absurdo só nos resta agradecer à República de Cuba, ao povo cubano e aos médicos que participaram dessa ação humanitária e pedir desculpas em nome do povo brasileiro.

Além disso, dizer que estaremos em todas as frentes de batalha para honrar o exemplo que vocês nos deram e a história daqueles que também no nosso país dedicaram e dedicam suas vidas à luta contra o autoritarismo, em defesa do SUS e de uma sociedade justa, solidária e participativa.

*Carlos Neder é médico e deputado estadual (PT-SP)

Leia também:

Como Bolsonaro mente e manipula ao falar sobre salário de médicos cubanos

Livro do Luiz Carlos Azenha
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet



2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Rivellino

16 de novembro de 2018 às 05h32

PT?
Mais Médicos?

PT vive de clichês publicitários elaborados por marqueteiros. Nada espontâneo. Mas apenas um frio slogan (tal qual “Dononinho Vale por Um Bifinho”/Ou o: “Fiat Touro: Brutalmente Lindo”).
Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Eis:

0.
“Coração Valente”

1.
“A Copa das Copas”
2.

“Fica Querida”

3.

“Impeachment Sem Crime é Golpe”

4.

“Foi Golpe”

5.

“Fora Temer”

6.

“Ocupa Tudo”

7.

“Lula Livre”

8.

“eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].

9.

“O Brasil Feliz de Novo”

10.
“
Lula é Haddad Haddad é Lula”

11.

“Ele não”.

12.

“Haddad agora é verde-amarelo” [rsrsrs].
13.
ÁGUA PARA TODOS” (kkkkk).

É o tal de “me engana que eu compro”.
O Petismo vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.
PT é vigarista.

PT?… kuá, kuá, kuá!

Responder

Fernando Carneiro

15 de novembro de 2018 às 20h31

Assino embaixo.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!