VIOMUNDO

Diário da Resistência


Médicos alertam: ”Prática ética da medicina é incompatível com ‘valores’ dos fascistas”; veja abaixo-assinado
Wilson Dias/Agência Brasil
Blog da Saúde

Médicos alertam: ”Prática ética da medicina é incompatível com ‘valores’ dos fascistas”; veja abaixo-assinado


10/10/2018 - 22h48

Cerca de 13 mil médicos e estudantes de medicina de todo o país organizaram no Facebook um grupo para enfrentar o fascismo que avança a passos largos no Brasil.

Denominado Médicos contra o Fascismo, o grupo publicou uma nota, que também é  abaixo-assinado.

Leia a íntegra:

MÉDICOS CONTRA O FASCISMO

A prolongada crise política e econômica que vivemos no Brasil tem levado ao crescimento assustador de posições radicais e intolerantes.

A incerteza e o medo têm sido usados ao longo da História por grupos que tentam impor seus interesses à revelia dos direitos e desejos das pessoas e em nosso quadro caótico profissionais do ódio têm tido sucesso em apresentar suas “soluções” como única saída.

O candidato contra o qual nos posicionamos tem se colocado de maneira clara e contundente como o homem capaz de impor à sociedade estas “soluções”.

Por trás do discurso de “ordem” vimos crescer o fantasma do pior momento do século passado. Da geleia geral de intolerância religiosa, machismo, desprezo pelos despossuídos, racismo, homofobia, defesa de valores “tradicionais” vai se desenhando de maneira cada mais evidente a cara do fascismo.

A verdadeira polarização destas eleições não está entre projetos de governo, planos econômicos diversos, partido A contra partido B.

A verdadeira polarização está entre a Civilização e o fascismo, e,

O fascista defende a tortura

O fascista defende a violência

O fascista põe a culpa na vítima

O fascista é racista, machista, misógino, homofóbico e só aceita uma religião

O fascista despreza o que é diferente

O fascista não aceita que você fale, apenas que repita.

O fascista não ouve porque já decorou

A prática ética da medicina é incompatível com o conjunto de “valores” defendido pelos fascistas.

Nestas eleições o fascismo tem nome e sobrenome e é contra ele que reunimos um grupo significativo de Profissionais e Estudantes de Medicina de todo o país.

São pessoas de diferentes credos, opções pessoais e políticas unidas neste momento com o propósito único de ajudar a afastar do Brasil a sombra nefasta que tenta cobrir nosso país.

O fascismo tem a cara da morte
A Medicina tem a cara da Vida.

(do Código de Ética Médica)

…A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza.

…O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.

…O médico guardará absoluto respeito pelo ser humano e atuará sempre em seu benefício. Jamais utilizará seus conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade.

…O médico não pode, em nenhuma circunstância ou sob nenhum pretexto, renunciar à sua liberdade profissional, nem permitir quaisquer restrições ou imposições que possam prejudicar a eficiência e a correção de seu trabalho.

…É direito do médico: Exercer a Medicina sem ser discriminado por questões de religião, etnia, sexo, nacionalidade, cor, orientação sexual, idade, condição social, opinião política ou de qualquer outra natureza.

#MedicosContraoFascismo #EleNao



5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

UBITATAN ROSA PASSOS

11 de outubro de 2018 às 16h43

CONCORDO MAS, INFELIZMENTE, A GRANDE MAIORIA DOS MEUS (NOSSOS) COLEGAS JÁ FOI CONTAMINADA PELO DISCURSO DE ÓDIO DESSE FASCISTA.
POR QUE NÃO ENVIAM ESSA CARTA PARA TODOS OS CRMs?
É SÓ NÃO MENCIONAREM O MEU NOME, SOB O RISCO DE EU TER A MINHA INTEGRIDADE FÍSICA AMEAÇADA, TAL É A INTOLERÂNCIA QUE REGE OS CORAÇÕES E AS MENTES DESSES COLEGAS.

Responder

Ricardo Menezes

11 de outubro de 2018 às 14h59

Enquanto isso, Hospital Albert Einstein, (SP) vende atestado médico para Bolsonaro não ir a debates.

Responder

Olavo

11 de outubro de 2018 às 11h43

E quando eles insultaram os médicos cubanos não era fascismo? Parece-me aí além de oportunidades um pouco de hipocrisia.

Responder

    Gloria

    11 de outubro de 2018 às 21h29

    Claro que era fascismo o insulto aos médicos cubanos!

REGINA C D CIOMMO

10 de outubro de 2018 às 22h58

Valores fascistas tem que ser entre aspas mesmo, eles não tem valores, tem práticas.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!