Folha diz que governadores pediram a Lula que volte em 2014; assessoria de Lula diz que Folha mente
Tempo de leitura: 2 minpor Conceição Lemes
Nesta quarta-feira 5, a Folha de S. Paulo publicou uma matéria cujo título é Nota de Dilma coincide com má fase do PT.
Assinada pelas repórteres Natuza Nery e Cátia Seabra, afirma, entre outras coisas, que:
…a nota da presidente, que defendeu a era Lula e rompeu o clima amistoso com o tucano, não resolve o problema: o Partido dos Trabalhadores vive hoje um de seus piores momentos, e a relação com Dilma e o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal são apenas duas fontes dessa crise.
Pesquisa recente encomendada ao instituto Vox Populi pelo partido trouxe um dado inquietante: caiu mais de cinco pontos percentuais a simpatia do eleitorado pelo PT – os relatos sobre os números exatos variam, mas é certo que saíram da casa dos 30 para a dos 20.
Dado o cenário, busca-se um culpado. E, nesse campo, Dilma é vista como forte candidata. Em primeiro lugar, porque não é petista de carteirinha (filiou-se em 2001).
Segundo porque, à exceção de Lula, governa dando de ombros a várias demandas de seu partido.
Não por acaso, voltou a circular nos bastidores a tese do “volta, Lula”. Aliados buscam o ex-presidente pedindo por sua candidatura em 2014.
Na Rio+20, um grupo de governadores aproveitou a presença de Lula na capital fluminense para fazer-lhe esse apelo. Segundo relatos, ele defendeu a sucessora.
Porém, em nota à imprensa, o Instituto Lula rechaça com veemência a matéria da Folha. Íntegra, abaixo.
Apoie o VIOMUNDO
NOTA À IMPRENSA
Folha de S.Paulo mente ao publicar que Lula teve reunião com governadores durante a Rio+20
Ao contrário do que publicou hoje o jornal “Folha de S.Paulo”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não teve nenhuma reunião com governadores durante a Rio+20.
O ex-presidente esteve no Rio de Janeiro nos dias 20 e 21 de junho de 2012, partindo no dia 22 de manhã. Na época, por recomendação médica após um exame de biópsia na laringe, foi orientado a poupar sua voz. A nota sobre isso pode ser lida aqui http://www.institutolula.org/2012/06/apos-retirada-de-cateter-e-exames-lula-devera-poupar-a-voz-nos-proximos-dias
Lula durante o evento teve encontros com os presidentes da França e Cuba. Assistiu a abertura da conferência na quarta-feira, dia 20, e participou, junto com a presidenta Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, de um jantar oferecido pela prefeitura do Rio de Janeiro para chefes de Estado africanos na quinta-feira, dia 21.
A agenda do ex-presidente na Rio+20 foi reduzida por razões médicas, mas nunca previu nenhuma reunião com governadores, como pode ser visto nesse comunicado do dia 15 de junho http://www.institutolula.org/2012/06/por-recomendacao-medica-lula-reduz-agenda-na-rio-20 .
As atividades do ex-presidente e das autoridades presentes na Rio+20 foram acompanhadas pela imprensa e amplamente noticiadas na época.
Por isso a “Folha de S.Paulo” mente ao publicar meses depois que Lula teve uma reunião com governadores durante a Rio+20.
Leia também:
Líder do PSDB naufraga e “otimismo mórbido” agora ataca o PT
Leandro Fortes: Mais um surto político de catapora infantil
Dilma Rousseff: “Recolocar os fatos nos seus devidos lugares”




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!