Nesta quinta, ato pela CPI da venda de emendas em SP

Tempo de leitura: 2 min

PSDB manobra e adianta sessão sobre escândalo de emendas em São Paulo

Para driblar protesto marcado para quinta-feira, discussão sobre as denúncias de venda de emendas ao orçamento paulista por deputados estaduais foi antecipada em um dia

porRaoni Scandiuzzi, Rede Brasil Atual

São Paulo – Deputados estaduais do PSDB conseguiram antecipar em um dia a sessão do Conselho de Ética que discutirá o escândalo de venda de emendas parlamentares ao orçamento do estado de São Paulo. A medida foi articulada nesta terça-feira (25) pelo presidente do conselho, Hélio Nishimoto (PSDB). Com isso, a reunião ocorrerá agora nesta quarta (26). Para a oposição, foi uma “manobra” para evitar o protesto articulado para a data original.

Para esta quinta (27), deputados da oposição e movimentos sociais prometiam uma manifestação na Assembleia Legislativa para pressionar os deputados. Eles acreditam que o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) e sua base aliada agem para esvaziar o caso e depois arquivá-lo, alegando que não há nomes de parlamentares a serem investigados.

“Essa é uma manobra política de quinta categoria”, acusou o deputado Carlos Gianazzi (PSOL). “Isso foi uma estratégia para desmobilizar, para sabotar o movimento, porque a base governista não quer pressão de nenhum lado. Tudo que eles puderem fazer para esvaziar as investigações, eles vão fazer”, criticou.

Na semana passada, o deputado Major Olímpio (PDT) depôs e apresentou o nome de uma ONG que teria relatado prática de desvio semelhante à citada por Roque Barbiere (PTB), pivô do escândalo. Olímpio citou o nome de Rogério Nogueira, seu colega de partido, como envolvido no pedido de propina para a apresentação de emenda ao orçamento. Nogueira nega a prática e afirma que Olímpio é um “franco-atirador”.

Antes do pedetista, o principal nome que a oposição quer ver no Conselho de Ética é justamente o de Barbiere, autor das denúncias no início do mês. Ele afirmou que 20% a 30% das emendas eram apresentadas ao orçamento dentro de um esquema de desvio de verbas, na qual a ONG ou prefeitura que recebia o recurso estadual (para uma quadra poliesportiva ou unidade de saúde, por exemplo) “devolvia” uma parcela do valor ao parlamentar.

“Esse é um escândalo que atinge o coração da Assembleia Legislativa e o coração do governo, porque todos os envolvidos são do governo”, reclama Gianazzi. Para o deputado do PSOL, Barbiere tem obrigação de fazer a denúncia, por exercer um mandato no Legislativo estadual.

PS. do Viomundo: Apesar da manobra do PSDB  para driblar a manifestação da quinta-feira, ela está mantida.

Leia também:

Sindicato acusa McDonald’s de explorar funcionários em SP


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Diego Rafael – DF

Já arquivaram.

EUNAOSABIA

O Ministro Orlando (digo, ex ministro Orlando), hoje investigado pelo STJ, vai ser chamado numa CPI instalada pelo PT quando?

Vocês não enganam é ninguém.

    Julio Silveira

    Ué que esá acontecendo contigo Robo? Nesta frase não citou o Lula nenhuma vez, está fazendo tratamento psiquiatrico?

joni

Cadê as vassouras paulistanas? O feitiço está virando contra o feiticeiro.

Marco Gallo

Maria, por favor não fale besteira.
O assunto Federal será investigado.
Já o Estadual, como sempre acontece, vai virar pizza.

E você, certamente uma alienada de carteirinha, continua votando no PSDB.

Gerson Carneiro

Estão pagando a passagem e o vale refeição, pelo menos? Se não, tô fora.

Carmen

Klaus…eu passo todos os dias pelo blog do Azenha para me informar com honestidade sobre a nossa política, mas dificilmente deixo comentário… se você quer quantidade sem qualidade é só entrar na uol, onde os histéricos vomitam suas frustações e recalques em comentários cheios de ódio e sem nenhum conteúdo que se aproveite.
um abraço

    Klaus

    Você entendeu que minha observação sobre os cinco comentários se referia à manifestação, né?

Jorge mendes

Um pouco do desgoverno de SP http://www.facebook.com/pages/Geraldo-Jos%C3%A9-R

Regina Braga

Que bom ,pelo menos uma CPI…ficam faltando 161.

Massa cheirosa impede CPI dos anões de SP | Conversa Afiada

[…] Saiu no Viomundo do Azenha: […]

Jorge

E o MPF paulista, o que diz??

    Giuliano

    Federal ou Estadual, é tudo parte da mesma quadrilha!

Maria

Por que vocês não pedem uma CPI no Ministério dos Esportes?

Essa venda de emendas é café pequeno (ainda que deva ser investigada sim), diante da rombuda e grossa roubalheira generalizada naquele ministério.

Aliás o ministro já era.

Peçam com o mesmo fervor uma CPI no Ministério de Orlando Silva que eu começo a acreditar que vocês não são seletivos.

Vocês falam de Veja, mas se não fosse pela Veja essa sangria diuturna de dinheiro público nunca acabaria.

Tem mais gente pra cair, vocês não vão ter descanso não.

Viva a imprensa livre, viva a Revista Veja.

    Roberto Jr.

    Revista Veja?

    Aquela que colocou Fernando Collor na capa como "Caçador de Marajás" e disse que os EUA nos salvaram econtinuariam nos salvando, para alguns meses depois uma crise mundial estourar?

    Essas e outras bolas fora são mais do que suficientes para colocar em dúvida a credibilidade dessa revista.

    Mas não se preocupe, eu sei que coerência é algo completamente desnecessário quando se torce fanaticamente por um time. Apontar erros dos outros e esconder os próprios é parte da brincadeira.

    O único problema é que política é algo muito sério para ser tratado com a mesma profundidade de discussão de futebol em boteco, essa superficialidade e fanatismo doentio pode ter conseqüências trágicas…

    Diego Rafael – DF

    A Revista Veja é aquela cujo grupo editorial é o representante na imprensa nacional da FIFA?

    cronopio

    Talvez porque São Paulo não tem uma CPI há vinte anos? Será que somos tão honestos assim?

    Luiz (o outro)

    Se hoje vc pode comemorar por ter uma imprensa livre (mas infelizmente não isenta e que anda de mãos dadas com a bandidagem), deve muito disso aos partidos e políticos que vc tanto critica… ponha seu segundo neurônio pra funcionar, senão atrofia…

    Jorge

    Maria, você deveria ser processada por mau uso do bem maior do ser-humano, o cérebro.

    André

    Maria, são mais de 90 CPIs arquivadas no atual governo PSDB, denúncias mil contra Serra e sua filha com lavagem de dinheiro, escritório de acessoria junto com Daniel Dantas…, denúncias contra Alckimim e sua família, prédio com documentação irregular para sonegar impostos, seu cunhado envolvido em desvios de verba relativas as merendas escolares, mas engraçado que essa revistinha comprada junto com as outras (época, estadão, folha, globo) com contratos sem licitação que ultrapassam 9 milhões, não publicam nada não é, COINCIDÊNCIA???

    Adelaide

    Ai, ai Maria como tu falas besteira…. A veja não serve de papel higiênico porque a folha é plastificada e ainda custa mais caro.

Luís

Será que a imprenÇa vai noticiar esses protestos da mesma maneira que noticiou os Cansei de 7/Set e de 12/Out?

    Klaus

    Cinco comentários. Nem aqui estão dando bola para isto.

Deixe seu comentário

Leia também