Urariano Mota: O dia em que o ex-servo virou Doutor na França

Tempo de leitura: 3 min

por Urariano Mota, em Direto da Redação

Recife (PE) – No dia em que Lula recebeu o título de doutor honoris causa na França, o diretor do Instituto de Estudos Políticos de Paris, Ruchard Descoings, chamou a imprensa para uma coletiva. É claro que jornalistas do Brasil não poderiam faltar, porque se tratava de um ilustre brasileiro a receber a honra, pois não? Pois sim, deem uma olhada no que escreveu Martín Granovsky, um argentino que honra a profissão, no jornal Página 12. Para dizer o mínimo, a participação de “nossos” patrícios foi de encher de vergonha. Seleciono alguns momentos do brilhante artigo de Martín,  Escravistas contra Lula:

“Para escutar Descoings foram chamados vários colegas brasileiros… Um deles perguntou se era o caso de premiar quem se orgulhava de nunca ter lido um livro. O professor manteve sua calma e deu um olhar de assombrado. Talvez Descoings soubesse que essa declaração de Lula não consta em atas, embora seja certo que Lula não tenha um título universitário. Também é certo que quando assumiu a presidência, em primeiro de janeiro de 2003, levantou o diploma que é dado aos presidentes do Brasil e disse: ‘Uma pena que minha mãe morreu. Ela sempre quis que eu tivesse um diploma e nunca imaginou que o primeiro seria de presidente da República’. E chorou.

‘Por que premiam um presidente que tolerou a corrupção?’, foi a pergunta seguinte. Outro colega brasileiro perguntou se era bom premiar alguém que uma vez chamou de ‘irmão’ a Muamar Khadafi. Outro, ainda, perguntou com ironia se o Honoris Causa de Lula era parte da política de ação afirmativa do Sciences Po.

Descoings o observou com atenção antes de responder. ‘As elites não são apenas escolares ou sociais’, disse. ‘Os que avaliam quem são os melhores, também. Caso contrário, estaríamos diante de um caso de elitismo social. Lula é um torneiro mecânico que chegou à presidência, mas pelo que entendi foi votado por milhões de brasileiros em eleições democráticas’ ”.

Houve todas essas intervenções estúpidas e deprimentes. Agora, penso que cabem duas ou três coisas para  reflexão. A primeira delas é a educação de Lula. Esse homem, chamado mais de uma vez pela imprensa brasileira de apedeuta, quando o queriam chamar, de modo mais simples, de analfabeto, burro, jumento nordestino, possui uma educação que raros ou nenhum doutor possui. Se os nossos chefes de redação lessem alguma coisa além das orelhas dos livros da moda, saberiam de um pedagogo de nome Paulo Freire, que iluminou o mundo ao observar que o homem do povo é culto, até mesmo quando não sabe ler. Um escândalo, já veem. Mas esse ainda não é o ponto. Nem vem ao caso citar Máximo Górki em Minhas Universidades, quando narrou o conhecimento que recebeu da vida mais rude.

Fiquemos na educação de Lula, este é o ponto. Será que a miserável elite do Brasil não percebe que o ex-presidente se formou nas lutas e relações sindicais? Será que não notam a fecundação que ele recebeu de intelectuais de esquerda em seu espírito de homem combativo? Não, não sabem e nem veem que a presidência de imenso sindicato de metalúrgicos é uma universidade política, digna dos mais estudiosos doutores. Preferem insistir que a maior liderança da democracia das Américas nunca passou num vestibular, nem, o que é pior, defendeu tese recheada de citações dos teóricos em vigor. Preferem testar essa criação brasileira como se falassem a um estudante em provas. Como nesta passagem, lembrada por Lula em discurso:

“Me lembro, como se fosse hoje, quando eu estava almoçando na  Folha de S. Paulo.  O diretor da Folha de São Paulo perguntou pra mim: ‘O senhor fala inglês? Como é que o senhor vai governar o Brasil se o senhor não fala inglês?’… E eu falei pra ele: alguém já perguntou se Bill Clinton fala português? Eles achavam que o Bill Clinton não tinha obrigação de falar português!… Era eu, o subalterno, o colonizado, que tinha que falar inglês, e não Bill Clinton o português!’

O jornalista argentino Martín Granovsky observa ao fim que um trabalhador não poderia ser presidente. Que no Brasil a Casa Grande sempre esteve reservada para os proprietários de terra e de escravos. Que dirá a ocupação do Palácio do Planalto. Lembro que diziam, na primeira campanha de Lula para a presidência, que dona Marisa estava apreensiva, porque não sabia como varrer um palácio tão grande….Imaginem agora o ex-servo, depois de sentar a bunda por duas vezes no Planalto, virar Doutor na França. O mundo vai acabar.

O povo espera que não demore vir abaixo.

Leia também:

Luiz Cláudio Cunha: Histórias de tirar o sono

Lula no Sciences-Po: “Os jovens não têm o direito de desanimar nunca!”

O outro lado da foto do estudante que “atacou” Lula na Bahia

Martin Granovsky: Foi preciso um argentino defender Lula em Paris

Gilson Caroni Filho: A invisibilidade dos “indignados”

José Dirceu: Documentos, drogas ou dinheiro


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

A doença da inveja é fatal « Dilma Presidente – @Porra_Serra_

[…] um repórter brasileiro perguntou, lá no dia, POR QUE LULA E NÃO O FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, pergunta que virou PIADA MUNDIALna internet, tamanho a ridicularidade da pergunta (leia mais aqui), isso sem contar a […]

lucio

Nos últimos 05(cinco) anos fui duas vezes à Europa. O pessoal de lá, em todos os países em que visitei, só perguntam pelo LULA. E o Lula? O Lula transformou o Brasil, ok? O Brasil vai muito bem depois do Lula, ok?
Na Europa falar do Brasil é falar do Lula e Falar do Lula é falar do Brasil.
A essa direita escrota, que ela morra empanzinada de ódio. É urgente que a democratização da mídia aconteça. Para mim é a pedra filosofal para o Brasil de hoje. É o que falta. Democratização da mídia já.

Gersier

"Para so diplomados,somente os povos que tiveram uma escrita merecem respeito.Melhor seria se os "sábios galardoados" reconhecessem honestamente que nenhum deles está em condições de decifrar os petroglifos,as pictografias e os mitogramas que balizam aos milhares, pistas esquecidas" *.
Qualquer semelhança com a elitizinha de mer…brasileira e seus alienados,os anarfas políticos,os inocentes úteis,não é mera conicidência.
*Trecho de um livro que estou relendo e que foi escrito na década de setenta sobre os DEZ mil anos da cultura Inca.

    Mário SF Alves

    Legal, Gersier. Acabas de explodir dez mil anos de arrogância demo-tucana e adjacências.

GilTeixeira

O Fato é o seguinte: o apedeuta é melhor que o sociologo! Ganha mais numa conferência que o sociologo em 10. fez do Brasil um país com voz e não um sujeito de quatro! Errou a kilometragem, teve um que dentro do Congresso Nacional declarou que estava na Bolívia, e falava inglês! Lula faz todas as suas conferências, palestras e discursos onde recebe reconhecimento em português. Pode até ser um português que os que SABEMDEMAIS não utilizariam, mas continua sendo português!! Pagou toda a dívida que o sociologo dobrou e temos um pé de meia de 350 bilhões de dólares (Dilma na Record). saiu do governo com mais de 80% de aprovação e subindo!

Deixa eu parar senão vira tese de doutorado (ai!)

Trolls acho que vocês deviam por as barbinhas de molho e parar de passar vergonha na internet!

_spin

Lula defendeu e conseguiu um controle mínimo do Judiciário através da criação do CNJ, não exatamente um controle externo como Lula gostaria mas tudo bem, através do controle interno via CNJ muitos bandidos togados foram punidos, vários desembardores. Agora a direita quer acabar com o CNJ, o Peluso http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/10/0

Dr. Lula « Ficha Corrida

[…] Urariano Mota: O dia em que o ex-servo virou Doutor na França | Viomundo – O que você não v… Sirva-se:Like this:LikeBe the first to like this post. Deixe um comentário […]

Anônimo

Touché!

De paula.

Se o Lula fosse diplomado nao seria o que ele e hoje

    EUNAOSABIA

    Com certeza não.

    Jamais diria por exemplo, em pleno parlamento turco que o Brasil tem 17 milhões de Kilômetros de fronteiras terrestres (56 idas à lua).

    Osmar

    Fonte?

ZePovinho

Só matando a saudade….

[youtube TR0psGrxNUs http://www.youtube.com/watch?v=TR0psGrxNUs youtube]

    O_Brasileiro

    Enquanto isso, no Brasil…
    [youtube YbnFPJ2AgYA http://www.youtube.com/watch?v=YbnFPJ2AgYA youtube]

    Mário SF Alves

    Cara! Uma verdadeira enxurrada de m…* . E por acaso, chefe de governo ditatorial seria o mesmo que presidente da república. Ah!, os EEUU, sempre os EEUU.
    Em tempo: Temos aí o mesmo Nixon de sempre. O mesmo da guerra da Vietnan; o mesmo do escândalo do Watergate e o mesmo que conspirou para a derrubada, e que resultou na morte do Presidente Salvador Allende. E a quem interessar possa: http://noticiasar.terra.com.ar/tecnologia/interna

priscila presotto

Tenho uma prima ,diria ,um pouco elitista.Ela recrimina Lula por não ter estudado .Repliquei dizendo :querida ,seus filhos são doutores ,vivem defendendo teses e vc os sustentam até hoje .Lula é um exemplo de ser humano e superação.
Tenho orgulho de ser brasileira hoje em dia ,por tudo que Lula fez.Ainda falta muito ,mas foi plantada a semente.

Parabéns Lula….

Taques

Chega ser patética essa insistência em mostrar "Lula, homem do povo x elite".

Nunca antes na história deste país a "elite" ganhou tanto em tão pouco tempo. Isso é fato, basta olhar os balanços dos bancos, por exemplo.

Acho Lula um embuste porém respeito quem o admira, faz parte do jogo democrático, agora chato é ficar insistir tanto nesta falácia.

PS1: que influência tem a Dassault no Science Po, hein ???

PS2: um comentarista escreveu que "… a elite agoniza …" e dá risada. Vai ser ingênuo assim lá em Garanhuns …

    João PR

    Deixa eu te explicar: a elite agoniza porque não tem o poder político.

    A elite agoniza porque tem que engolir que um torneiro mecânico é trocentas vezes melhor do que o ex-sociólogo.

    A elite agoniza porque sente, aos poucos, os anéis se perdendo (quando irão os dedos?).

    A elite agoniza porque vê que o Brasil está mudando. O Brasil da "gente diferenciada" não se contenta mais em trabalhar para a elite sem carteira assinada (como no caso das domésticas, por exemplo).

    Enfim, caro Troll desavisado: a elite agoniza sim!

    Entendeu, ou quer que eu desenhe?????

    Mário SF Alves

    E mais, João. A elite não apenas agoniza, mas treme de ódio só em pensar em ter perdido de vez a trilha da rampa do Palácio do Planalto. É isso lhe dói. É isso que a incomoda. É isso que a alucina. E é isso que a faz cavoucar meios para enganbelar o povo e abrir brechas para um novo golpe. Think about.

    edv

    O ingênuo de Garanhuns é aquele que (dentre muitas outras):
    Dobrou cartéis de multinacionais por salários…
    Sob um governo ditatorial…
    Elegeu-se 2 vezes presidente, democraticamente…
    Com o maior indice de popularidade ao final de um governo…
    De 8 anos…
    Enfrentando o maior lobby unido de míRdia da história brasileira…
    Avisando (bem antes) que ia eleger o sucessor…
    Uma mulher, como nunca dantes…
    Elegeu!
    Mais respeitado lá fora do que o "príncipe", por governos, políticos, mídia, universidades e instituições…
    É, deve ser realmente um "embuste"…
    Eu também respeito sua opinião (?!).

    (que papagueia do PIG a medíocre conclusão de que o EX-presidente é quem vai decidir sobre a Dassault… talvez a Suécia também lhe dê um Nobel para vender seus aviões…)

Haroldo Cantanhede

Que bacana ver a Science Po fazer a homenagem ao Lula. Homenagem ao homem e à obra do seu governo; enquanto outros venderam, venderam, venderam e o dinheiro sumiu… Dá-lhe Lula!

augusto

nestes momentos, quando acontece um fato assim, me lembro perfeitamente de um discurso de quem? Jose Sarney, o proprio,
pouco tempo apos deixar a presidencia. Disse numa entrevista coisa que por certo era citacao de outros, mas eu mesmo o ouvi dizercom conviccao e textualmente na TV .. " o povo brasileiro, enquanto povo, é muito melhor que suas elites, enquanto elites".

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Ok, ok, ok , tudo certo, estas imprecações e preconceitos da mídia contra Lula já são antigas e passadas.Sao fruto do patrimonialismo das elites brasileiras que consideram que o Estado e delas , fruto do preconceito contra nordestinos que existe sim no nosso pais, preconceito contra os pobres e mesmo contra o trabalho manual.Tudo isso se repete a anos a fio, portanto, desculpe-me ,nenhuma novidade.
Por outro lado, vejo com desconfiança o deslumbramento com títulos recebidos no exterior.Nao deveríamos nos deslumbrar demais com isso.As vezes adotamos as atitudes de nossos adversários , quando ela nos convém…
Mas o principal e que , na pratica, Lula e Dilma tem feito uma politica de centro, despolitizada e fisiológica, sem ousadia alguma.Ja comentei isso em outros posts.Temos que pensar mais nas acoes de governo e esquecer um pouco este "culto a personalidade " do Lula e a eterna birra que a mídia tem com ele.Pois , na pratica, o programa ideológico que esta avançando no governo do PT , e o da mídia, infelizmente.A birra e pessoal , mas no essencial estão jogando juntos.

    virginia langley

    falou tudo…nada como um pouco do velho e bom senso comum…se formos por esse caminho- do "culto da personalidade" ja entregue por Kruschev sobre o Lula lá deles em 1956 – vamos direitinho cair no colo do guia genial dos povos, do grande timoneiro, do lider infalivel, do pai dos povos, ..felizmente no nosso caso sem os GULAG, a menos que burrice possa ser considerada uma forma de tortura…

Jairo_Beraldo

Que mais se poderia esperar dos serviçais da casa grande do coroné FHC, do sinhozinho padim Pade Cerra, do bispo de Guarulhos e de toda casta DEMo/tucana? Isto que se ve no artigo…INVEJA!!! E a inveja é uma m..da!!! Pobres serviçais com complexo de vira-latas!

Em tempo – ontem se reuniram aqui em Goiania, as personalidades ilibadas e imaculadas da moralidade tucana para eleborar manifesto contra a corrupção, projeto para gestão da saúde e enviar à presidenta Dilma, mostrando como fazer e acabar com a corrupção.
Foram eles:
– M. Perigo – reizinho de Goiás
– Beto Richa – cara-dura do Paraná
– Geraldo Alckmin – sabichão paulista
– Antonio Anastasia – poste do Aécio
– Siqueira campos – Tocantins (respeitarei seus 82 anos)
– Teotonio Vilela Filho – santo Alagoano
– Almir Gabriel – protetor dos madereiros no Pará

Ninguém pode negar que são personas que sabem bem o que é corrupção….

    Luís

    Nossa. Isso aí está mais para formação de quadrilha.

John

Se escola fornecesse sabedoria e inteligencia, alem de instrução e conhecimento, o mundo seria maravilhoso.
Lula tem sabedoria e inteligencia, e hoje os instruidos elitistas não se conformasm com o Doutorado do melhor presidente que o Brasil já teve.

Maria

Ahhhhhh essa Dassault…

Ahhhhhh esses 36 Rafales …

Os franceses não esperavam que fosse sair tão caro, e tão difícil.

    Luiz Eduardo

    Trollzinha demotucana despeitada.

    remidio pereira

    e esse colonialismo norte americano,que depois de fundarem a rede globo,só terminou parcialmente graças a LUIZ IGNÁCIO LULA DA SILVA e um bom bocado de pessoas dignas,que resolveram ajudar a mudar o BRASIL dos BRASILEIROS,NÃO ESTRANGEIROS exploradores de pobres,ex indios ! vá para a escola da vida e abra seus pesseudos olhos !

    edv

    A Maria também currupaqueia as "brilhantes" conclusões do PIG de que o EX-presidente é quem vai decidir a compra dos aviões (…e amarrá-los à um diploma HC!) .
    Repete candidamente o que ouve, sem usar 2 neurôniozinhos sequer.
    Exatamente como a verdinha ave no puleiro…
    Ahhhhhh esses sarcarmos aviários …

Genilson Cardozo

Lula, você para mim, é um exemplo e deveria ser para todos.
Que Deus dê humildade, a esses que torce contra ao Brasil.

jacó

Os doutores do mundo ficam maravilhados por ouvir o que diz o iluminado LULA.

    EUNAOSABIA

    Eles caem na gargalhada.

    Já reparou, que todas as vezes que Lula fala todo mundo cai na gargalhada?

    Por que será?

    El Cid

    então responda, "sem graça" !!

    o texto do Urariano tá difícil de engolir, não é, moleque cinquentão ?

    Osmar

    Realmente, você NÃO SABIA…. e continua NÃO SABENDO….

damastor dagobé

Tudo muito bem, tudo muito certo, inteiramente de acordo com o valor do Lula e a indigencia mental, moral e intelectual da zelite…sem polêmica quanto a isso. Mas não acham que sobra um ruido ensurdecedor quando precisamos buscar o "iletrado" o "apedeuta" (como eles dizem) pra resolver os problemas que durante 5 seculos o cultos, os doutores, os letrados – sem aspas – so fizeram agravar???
E mesmo para os doutores, cultos e letrados apoiadores do Lula – que são muitos, felizmente – nada tem a questionar sobre essa impotencia de sua "educação" e "cultura" – agora com aspas, sim. Que nunca pode confrontar minimamente o estado de coisas da iniquidade, do atraso e da opressão de classe em nosso país??? Nada temos para refletir nesse quesito??? Custo crer…

    Mário SF Alves

    Caro Damastor Dagobé,
    Cinco séculos você disse. Pois é. Vejo a coisa toda da seguinte forma: nós que, não obstante as críticas, as zombarias, as difamações e as intrigas, sempre apoiamos o PT, jogamos o jogo imposto pelas circunstâncias (cinco séculos de circunstâncias, e haja circunstâncias). Pois bem, estamos ganhando o jogo, porém, não dá para esquecer que o jogo tem as regras impostas por eles, os fabricantes das circunstâncias. De mais a mais, basta analisar o arcabouço jurídico e a pauta da dita grande imprensa para se ver o quanto este país ainda tem de Casa Grande e Senzala.

César Sandri

Concordo plenamente com Paulo Freire. As pessoas mais sábias que conheço não tem diplomas. Escolas de hoje , estão confinadas em recintos longe da realidade da vida onde estão as verdadeiras lições.

Murdok

Mas se o Lula fosse para uma universidade a única coisa que ele poderia trazer de la seria certeza da dúvida. Bom, mas isso a luta política ja lhe ensinou.

Operante Livre

Esses jornalistas não conseguirão escrever outra história. Perderam.
Lula não precisou de jornalistas para escrever sua história, que se entrelaça com a do país.
Lula não fala inglês e não tem curso superior, mas soube e sabe escrever e não inventar histórias.

O_Brasileiro

A "elite" não quer perder seus privilégios!
Quer continuar a ganhar dinheiro fácil explorando os servos!

Robson Porto

Um Presidente que deixa o Governo após 8 anos com um índice de popularidade acima de 85% deveria, no mínimo, ser respeitado pela imprensa até por uma questão comercial. Mas não… eles continuam desafiando a lei da física mais elementar, como se o lucro em seus negócios fosse opcional. Ou será que é? E se for, quem banca aquilo tudo? A CIA? O PSDB? Mistério…

geraldo de carvalho

esses jornalistas brasileiros q lá estavam eram, são, calhordas.

Leider_Lincoln

O que me mata mesmo nem é esta elite pavorosa que temos. É a típica elite cucaracha, coisa tão ruim quanto existe na Bolívia, Venezuela, México… O osso mesmo é suportar os lacaios da elite, gente como um famoso "descendente de comedores de batatas". Daqui há pouco eles aparecem.

Panambi

Quanto tempo demora pra "trollaida" destilar sua imbecilidade contra o artigo??

    Leider_Lincoln

    E a vergonha deixa? No máximo, negativam os comentários…

    GilTeixeira

    é cedo, ficaram até de madruga babando fel pela net!

Maria

Foi mesmo é?

Gerson Carneiro

Quem dessa elite nojenta, que estribucha quando o título ao Lula vem do exterior e desdenham quando o mesmo título vem da Bahia, atualmente é reconhecido mundialmente e tem esse reconhecimento traduzido em inúmeros convites e premiações por merecimento, mais que o Lula?

O FHC, o Merval Pereira, o *William Bonner [que precisou contar com a ajuda do Galvão Bueno, em dia de jogo da seleção brasileira, para tentar empurrar em nós goela abaixo, durante longos 4:45 minutos, que "o mundo parou para ver e se encantar" com a porcaria do Emmy concedido (por um clube norte-americano que escolhe a dedo mundo afora jornalistas alinhados com a propaganda de guerra dos EUA para premiar) ao Jornal Nacional]?

O mercado educacional expele anualmente milhares de bacharéis de Direito que a OAB, instantaneamente através de um único teste, transforma em "doutores". Cocolados tais doutores face a face com o Lula não passariam da primeira pergunta do primeiro tema relacionado ao Brasil escolhido aleatoriamente.

*Patético o esforço do William Bonner e da Fátima Bernardes para atribuir importância, além da realidade, ao prêmio vil recebido pelo JN na semana em que o Lula foi o convidado de honra do Sciences Po.

    william roque

    Eita bahiano sem papas na lingua Grande Gerson continue assim meu caro companheiro e tem mais eu que mais que o PIG vá pra PIGa que caiu rsrsrs

    remidio pereira

    é isso ai ¨bahia" esses pseudos brasileiros,cachorrinhos de madame norte-americanas, devem aprender que antes e depois de LULA ,só JESUS CRISTO,não o prostituto de MADONA a AMERICANA!

mquadros1

É a parte podre da nossa imprensa mostrando a sua cara ao mundo e servindo de paradigma para valorarmos os que prestam.

Gustavo Pamplona

‘O senhor fala inglês? Como é que o senhor vai governar o Brasil se o senhor não fala inglês?’

Well… I don't know about the people here but I speak english and I speak it very well! hhahahahha

É um apedeuta mesmo! hahahahhaa

    De Paula

    O saudoso Lalau diria na lata. Ele nao fala ingles e nenhum dos dois fala portugues.

Glecio_Tavares

Esse Lula é genial e a elite agoniza. hahahaha.

Deixe seu comentário

Leia também