Paulo Copacabana: Traduzindo a política de Marina para os jovens

Tempo de leitura: 6 min

marina-silva2

por Paulo Copacabana, especial para o Viomundo

Já que não debatemos suficientemente as ideias, as “visões de mundo” existentes e um projeto de país digno de nome, “vamos ao que interessa”, dirão os pragmáticos: traduzir as propostas econômicas da candidata Marina Silva para o futuro da juventude brasileira.

Este é o objetivo central deste artigo, principalmente neste momento em que as eleições presidenciais estão chegando e a candidata Marina Silva apresenta-se como representante da Nova Política, com palavras bonitas, frases de efeito e uma importante história de vida.

Vamos nos concentrar no tema das propostas econômicas porque estas questões realmente podem afetar as perspectivas de vida dos jovens para os próximos anos, ainda mais quando Marina propõe alterações importantes que não dependem do Congresso Nacional.

Este tema também costuma ser apresentado de forma muito difícil para a compreensão de quem não é especialista. Com o programa de Marina não é diferente.

Apesar de conectados o tempo todo, na prática, os jovens são vítimas, como todo mundo, da desinformação e superficialidade com que grande parte da mídia trata a política e a economia, rotulando e criando falsos problemas e soluções para tudo.

Eram crianças ou nem eram nascidos quando este país não dava nenhuma oportunidade para a imensa maioria dos jovens, inclusive de classe média.

Por ser um pouco mais velho, acompanhei de perto a hiperinflação dos anos 80, quando minha família precisava fazer uma compra gigantesca por mês nos supermercados, estocando alimentos e outros produtos para tentar se defender da inflação de mais de 20% ao mês.

Quando iniciei o curso superior, no início dos anos 90, a disputa por qualquer estágio era violenta, já que havia pouquíssimas vagas abertas.

Naquela época começou o combate à inflação com o Plano Real, que melhorou o poder de compra da população reduzindo a inflação para os níveis que vemos até hoje.

Na prática, nenhum governo nestes últimos vinte anos descuidou da inflação.

Por outro lado, os jovens nos anos 90 perceberam que a estabilização da economia não era tudo. Não encontravam emprego facilmente no setor privado, os concursos públicos eram raros e as possibilidades de financiar uma casa própria ou um carro eram nulas. Era comum, naquela época, morar em um “puxadinho” da casa dos pais quando o casamento viesse, ou guardar dinheiro para tentar comprar um carro usado.

Nestas eleições de 2014, uma grande parcela da juventude está indecisa, muitos tendendo a votar em Marina. Ela parece representar o “novo”, um símbolo maior das manifestações de junho do ano passado.

O problema é que as propostas sobre a economia brasileira de Marina não têm nada de novo, e vão atingir a vida de todos, especialmente os mais jovens.

Para quem não tem conhecimentos de economia, antes de analisarmos as propostas de Marina, temos que destacar como o governo pode atuar na economia. Em resumo, qualquer governo possui duas armas para modificar a situação da economia de um país: a política fiscal e a política monetária.

A política fiscal representa como e quanto o governo vai cobrar de impostos da sociedade e como vai gastar os recursos, através de políticas para a saúde, educação, segurança, cultura, esporte, investimentos em infraestrutura, entre outras coisas.

A política monetária representa qual a quantidade de moeda que o governo vai deixar circular, qual o volume de crédito que ele vai liberar (através de bancos públicos ou privados) e qual a taxa de juros básica da economia (ou o preço do dinheiro emprestado).

Marina acredita que, hoje, o maior problema da economia brasileira é a inflação (aumento dos preços dos produtos e serviços).

Só para lembrar, nossa inflação anual gira em torno de 6% ao ano. Nos anos 80, tínhamos inflação superior aos 20% ao mês. Nos anos 90, durante o governo FHC, mesmo depois do Plano Real, nossa inflação anual girava na casa dos 9% ao ano.

Todos os governos brasileiros, depois do Plano Real, buscaram manter a inflação em níveis baixos e controlados.

Para Marina, porém, a principal meta econômica é levar a inflação para os 4,5% ao ano, custe o que custar.

Isso fica claro em todo o capítulo sobre economia, principalmente na página 46, onde Marina resume as propostas. Vamos tentar reproduzir e explicar o que significam as propostas para o futuro da juventude:

1) Marina defende que o governo vai “trabalhar com metas de inflação críveis e respeitadas, sem recorrer a controle de preços que possam gerar resultados artificiais, e criar um cronograma de convergência da inflação para o centro da meta atual”.

Traduzindo, a principal meta de Marina, como já dissemos, é baixar a inflação para, pelo menos, 4,5% ao ano, sem, no entanto, adotar qualquer tipo de controle de preços.

Na prática, os combustíveis e a energia podem ficar mais caros logo no início do governo Marina, que deve autorizar reajustes cada vez maiores em 2015 e nos anos seguintes. O preço do combustível para encher o tanque, portanto, vai subir, assim como o preço de tudo que consumimos. Para evitar que a inflação aumente de maneira brutal, ao invés de diminuir, Marina propõe o segundo ponto:

2) “Gerar o superávit fiscal necessário para assegurar o controle da inflação (…)”.

Superávit fiscal é o resultado da chamada política fiscal, ou a diferença entre as receitas (impostos arrecadados) e as despesas (manutenção dos programas sociais e investimentos públicos).

Para Marina, a política fiscal serve, unicamente, para segurar a inflação. Nesta visão, o gasto do governo é o grande culpado pela inflação. Para fazer isso, como não é possível cortar impostos no início, Marina já promete cortar gastos.

Analisando os gastos do governo, como não é possível despedir a maior parte do funcionalismo, desmontar os programas sociais existentes ou reduzir o gasto com a aposentadoria paga pelo governo de uma hora para outra, muito provavelmente, os investimentos serão os primeiros a serem cortados.

Na prática, se os jovens demandam por mais educação, saúde, transporte público, segurança, cultura e outras coisas importantes, nada disso poderá ser atendido por Marina nos primeiros anos. Em outras palavras, suas propostas nas outras 240 páginas do programa de governo não poderão ser atendidas durante seu mandato.

Mas o drama para a juventude é maior nas propostas seguintes. Marina pretende:

3) “(…) sinalizar para o mercado que políticas fiscais e monetárias serão os instrumentos de controle de inflação de curto prazo”.

4)“Assegurar a independência do Banco Central o mais rapidamente possível, de forma institucional, para que ele possa praticar a política monetária necessária ao controle da inflação”.

Traduzindo, tanto a política fiscal (através da definição dos impostos e do gasto público) como a política monetária (definição da moeda em circulação, da taxa de juros – preço do dinheiro – e da quantidade de crédito na economia), deverão ter como única prioridade o controle da inflação. Na visão do programa de Marina, outra culpa da inflação é que existe muita demanda para pouca oferta.

Para controlar a inflação através da política monetária, a medida mais rápida é aumentar ainda mais a taxa de juros (custo do dinheiro emprestado), reduzindo os investimentos, o crédito, o emprego e a renda (salário) das pessoas.

Quando aumentamos fortemente os juros, é isso o que acontece.

Para os jovens que estão com emprego e salário, a situação pode ficar mais difícil.

O desemprego para a juventude, que atinge menos de 20% dos jovens do país, deve atingir mais de 50% nos próximos anos, como já ocorre recentemente na Europa, que adota as medidas propostas por Marina.

Os jovens que possuem gastos no cartão de crédito também devem estar preparados para reduzir seu consumo. As contas do cartão vão ficar ainda mais caras. Como conseguir ou trocar de emprego vai ficar mais difícil, a inadimplência deve inclusive aumentar.

Com menos emprego, salário, crédito e juros mais altos, a “economia” passa a girar mais devagar. Com menos demanda, a inflação pode até baixar, deixando, porém, um rastro de problemas sociais e econômicos. Os mais atingidos, sem dúvida, serão os jovens.

Finalmente, Marina propõe, na página 59, que:

5)“Os subsídios ao crédito agropecuário e aos programas de habitação popular deverão continuar, mas com maior participação dos bancos privados”.

Na prática, esta parte do programa só pode ter sido redigida pelo Banco Itaú. O crédito para a moradia e a agricultura, no Brasil, sempre foi atendido pelos bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal). Os bancos privados, como normalmente ocorre, querem aplicações mais rentáveis.

Sem dúvida, aplicar em títulos públicos do governo sempre foi mais rentável do que em construção de moradias ou plantio de alimentos. Como Marina deve aumentar os juros, aplicar nos títulos do governo continuará sendo muito mais rentável.

Se Marina pretende reduzir o espaço dos bancos públicos, dá para perceber que o crédito para habitação e agricultura ficará menor.

Traduzindo, os jovens que quiserem financiar sua casa própria nos próximos anos (inclusive no Minha Casa Minha Vida) devem se preparar: o cenário ficará muito mais difícil.

Repetir nunca é demais, a receita econômica proposta por Marina é idêntica ao que vem ocorrendo em toda a Europa nos últimos anos, com efeitos trágicos sobre o futuro da juventude naqueles países. Portanto, reflita bem antes de exercer o direito de cidadão, votar.

PS do Viomundo: Faltou um ‘pequeno detalhe’ na análise do Paulo Copacabana. Se fizer o que está escrito em seu programa de governo, Marina terá menos dinheiro para investir e atender às demandas dos jovens. Terá como opção, por exemplo, entregar às petroleiras internacionais nacos ainda maiores do pré-sal. Com isso, faz caixa agora para satisfazer as reivindicações imediatas, mas compromete o desenvolvimento de pesquisas e a criação de empregos de qualidade no longo prazo. Em outras palavras, compromete o futuro do Brasil.

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Roberto Locatelli

No caso da inflação, surgiu a informação de que “porta-vozes” de Marina se reuniram com o Banco Merryl-Lynch, aquele banco que mete o pau na Petrobras enquanto compra bilhões em ações da… Petrobras.

Pauta da reunião: esses “porta-vozes” declaram que um hipotético governo Marina deseja subir a meta da inflação.

“aumentar a meta da inflação” ==> TECLA SAP ==> Marina pretende promover aumentos cavalares nas tarifas públicas e nos preços da gasolina e óleo diesel.

Brancaleone

Paulo Copacabana: Traduzindo a política de Marina para os jovens…

É o título da matéria né?
Pois olha que se substituir o nome “Marina” por “Dilma” e até por “Aécio”, dá meio que a mesmérrima coisa.
Não muda assim tanta coisa e o que muda, é para pior.

    Mário SF Alves

    Será???????????????

    Aquele que doou a CRVD e por tabela grande parte dos recursos da Amazônia está ao lado de quem?

    Da Dilma?
    ______________________________
    Não seja obtuso, Brancaleone.
    _________________________________________
    Gostaria de te ver exclamar mesmérrimo a seguir. Observe:

    “Com a entrega da Vale, perdeu o Brasil as maiores jazidas de minério de ferro do mundo, cobre, manganês, estanho, alumínio, etc.

    Para os EUA, foi um grande negócio ter as suas companhias formadas por verdadeiras quadrilhas dentro da Amazônia.
    Recebem os minérios do jeito que gostam, pois não os possuem e importam o que consomem:
    98% do manganês, 91% do alumínio, 91% do cromo, 82% do
    estanho, 70% do níquel, 57% do zinco, 52% de tungstênio e 48% do ferro.”
    _____________________________________
    Diante disso, imagine se ao poder hegemônico interessaria a eclosão, o vir-a-ser, de um Brasil soberano, um Brasil desenvolvido. Considere o que já fizeram e imagine o que serão capazes de fazer para evitar que esse mundo de riquezas seja repartido com o povo brasileiro.
    <a href="” rel=”nofollow”>

FrancoAtirador

.
.
TRT-SP DETERMINOU SUSPENSÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA DA EDITORA GLOBO

e a retirada de circulação os exemplares da Revista Vogue Kids nº 22

que traz matéria publicitária com exposição de fotos de crianças (meninas)

em posições sensualizadas, erotizadas, até mesmo com apelo ou conotação sexual

Ministério Público do Trabalho em São Paulo – PRT 2ª Região

Justiça pede que revista com fotos de crianças em poses sensuais seja retirada do mercado

O Juízo Auxiliar da Infância e Juventude do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região concedeu liminar em ação cautelar ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em São Paulo para que a Editora Globo suspenda imediatamente a distribuição e retire de circulação os exemplares da Revista Vogue Kids n. 22,

que traz matéria publicitária com exposição de fotos de crianças (meninas) em posições sensualizadas, erotizadas, até mesmo com apelo ou conotação sexual,

por se tratar de trabalho infantil artístico, não autorizado pelo ordenamento jurídico, apontando violação ao princípio da proteção integral previsto no artigo 227 da Constituição Federal, Convenção 138 da OIT e legislação trabalhista.

Na ação foi requerida, ainda, a exibição dos alvarás judiciais, para a realização de trabalhos artísticos, além de outros documentos.

A ação está sob segredo de justiça.

(http://www.prt2.mpt.gov.br/2-uncategorised/158-justica-pede-retirada-do-mercado-de-revista-com-fotos-de-criancas-em-poses-sensuais)

Detalhes em: (http://www.acontecendoaqui.com.br/vogue-com-ensaio-infantil-polemico-e-recolhida-por-ordem-da-justica)
.
.

Edna Lula

Na verdade dos fatos, Marina Silva quando deixou o PT, associou-se aos interesses das grandes corporações que enriquecem ao explorar o esforço dos trabalhadores brasileiros. Marina é simplesmente uma traíra; ela abandonou os ideais da esquerda; ela se vendeu à burguesia mais reacionária – ela, de certa forma é pior do que os coxinhas do PSDB. Fora Marina!

Elias

Seguindo o PS do Viomundo, outro ‘pequeno detalhe’ é que uma imensidão de jovens lê jornal, ouve rádio e vê TV ainda ao pé da letra, sem se dar conta das manipulações expressas em manchetes de jornais, capas de revistas e meios eletrônicos. É antipático dizer isso. Mas há de se convir que muitos jovens não estão nem aí com Política. E estes, quase sempre, servem à direita. Certamente não entram em redes sociais para falar de um e de outro candidato. As redes, para eles, são usadas como diversão, entretenimento, ou até por vaidade, narcisismo, ou para seguir ídolos também despreocupados com Política. Eles não são apolíticos, são despolitizados. Alheios à própria história que estão vivendo, vão ao embalo de uma mídia que pode levá-los a serem revoltosos, mas nunca revolucionários. A mídia usa o “novo” propagado pela candidata Marina, apenas para derrubar Dilma e depois derrubar Marina se ela não fizer o que o capitalismo sórdido quer que ela faça. Explicar isso para um jovem despolitizado não é fácil. Paulo Copacabana dá uma grande contribuição ao escrever seu artigo. Viomundo publica todo dia matérias importantíssimas. Viomundo mói e remói a realidade nacional e internacional. Torço para que os jovens que citei leiam o Viomundo. Para se juntarem aos que (como eu) acreditam conquistar em breve uma mídia honesta, imparcial, que dê a notícia sem ardileza, sem proteger um e atacar outro a seu bel prazer.

PS: O Movimento dos Sem Mídia, liderado por Eduardo Guimarães é um exemplo de que podemos conquistar uma mídia honesta e imparcial. Em seu Blog da Cidadania, Eduardo tem na home page uma lista de blogs que dá bem a ideia do que estou falando. Tudo é uma questão de tempo e acima de tudo de escolhas que fazemos de nossos governantes.

    Elias

    Corrigindo: Alheios à própria história que estão vivendo, vão ao embalo de uma mídia que pode levá-los a serem “revoltados”, mas nunca revolucionários.

pimenta

http://tijolaco.com.br/blog/?p=21183
Marina posa de vítima, mas quem pode se lascar é o povo
Autor: Miguel do Rosário

Chora, Marina Silva.

Em conferência realizada no ano passado, na Índia, o prêmio Nobel de Economia, o americano Joseph Stiglitz repetiu, duas vezes, que a principal razão pela qual países como Brasil, China e Índia conseguiram superar a última crise financeira global foi NÃO ter um Banco Central independente, ou pelo menos, não tão indepedente como Europa e Estados Unidos.

Bancos centrais independentes tendem a adotar soluções frias, exclusivamente matemáticas, sem considerar a economia política e o capital humano.

O link original para a palestra de Stiglitz está aqui (ou se preferir, leia uma resenha em português da fala do economista).

Chora mais, Marina, porque vou expor o que você disse ontem para empresários do Rio de Janeiro.

E pelo jeito, fazer isso, para você, é “campanha suja”.

Trecho de matéria publicada há pouco no site do jornal O Dia:

Rio – A candidata do PSB à presidência da República, Marina Silva, afirmou nesta sexta-feira em sabatina “Visões de Futuro” na Federação de Indústrias do Rio de Janeiro que os militares ajudaram na transição democrática da ditadura para a democracia.”Existem pessoas boas e corretas em todos os lugares”, disse Marina.

Há pessoas boas e corretas em todos os lugares… Que frase inteligente! Creio que vale para tudo. Deve haver pessoas boas e corretas até mesmo entre madeireiras ilegais da Amazônia, não é?

Numa campanha em que a candidata à reeleição, então uma garota de vinte anos, foi torturada por quase três anos por militares, seviciada, espancada, pendurada em pau de arara, é mesmo muito comovente ouvir Marina Silva dizer que os “militares ajudaram na transição democrática”.

Sim, ajudaram muito. Deram o golpe, mantiveram uma ditadura por 21 anos, construíram uma mídia monopolista que até hoje atormenta o Brasil, fizeram explodir as desigualdades num momento em que o Ocidente democrático vivia as décadas mais livres e prósperas de sua história.

Não pare de chorar ainda, Marina, porque sou obrigado a dar um último link.

A Reuters, principal agência de notícias do mundo, publicou há pouco uma entrevista com o assessor econômico de Marina Silva, o senhor Alexandre Rands.

Olha que declarações fofinhas do sujeito.

Além de informar que a política cambial de um eventual governo Marina será um “liberou geral”, deixando a moeda brasileira à mercê de qualquer ataque especulativo, ele assevera, orgulhoso, que haverá um profundo corte nos gastos públicos.

“O corte, que pode chegar a até 100 bilhões de reais, vai ser no volume necessário para gerar um superávit que dê a segurança para que comecemos a baixar a inflação”, afirmou.

Como não imagino que um governo cujo programa é coordenado pela herdeira do Itaú, e cujos assessores econômicos são gente como André Lara Resende, Eduardo Giannetti, além da figura aí de cima, cortará gastos no pagamento de juros, me parece óbvio que os “cortes de R$ 100 bilhões” só podem vir do social e da infra-estrutura.

Marina pode até chorar agora. Mas, a julgar por essas informações, dadas pela própria candidata e por seus próprios assessores, se ela ganhar a eleição quem irá chorar por último será o povo brasileiro.

E, infelizmente, não chora melhor quem chora por último.

Rodrigo Kirst

Quanto ao blog, coloquei-o entre meus preferidos. A análise apresentada guarda muita coerência. Boa política essa.

L@!r M@r+e5

PS: Vender nacos maiores do pré-sal?!?! Ela vai é privatizar TODA a Petrobrax! E vai dizer, com a ajuda da mídia amiga, que o dinheiro será usado em saúde e educação (de novo) e os jovens vão acreditar porque seus pais CRETINOS não ensinaram a eles a verdade!

Espero que não ocorra esse desastre da eleição da Marina, mas se ocorrer, esse povo tem é que comer grama mesmo!!!

carlos

Como se não bastasse as propostas, da Marina de autonomia do BC, voltarmos ao ciclo da cana-de-açucar, vamos ter de aturar o outro prometendo uma escola afrodisiaca, meu Deus, mais atraente, é o fim da picada.

    Mário SF Alves

    “…voltarmos ao ciclo da cana-de-açúcar…”

    ______________________
    Retorno este que guarda estreita relação com o Brasil-feudal.

    E por falar nisso, a estrutura agrária ainda vigente, que permanece praticamente intocada desde as “absurdas” Capitanias Hereditárias, ajudaria imensamente nessa “reconversão de ciclos”. No entanto, ante o acordão cerebrado por ela com o capitalismo-financeiro, o neo-canavial marino-silvista inevitavelmente teria de ser movido a tecnologia fóssil dependente e muita transgenia. Aliás, presumo que muito mais do que matriz tecnológica, temos aqui uma matriz imperialista de dominação socioeconômica. Duvido que as corporações multinacionais da agroindústria aceitem abrir mão da rentabilidade e do poder acumulado com o agronegócio em troca da simples manocultura marino-canavieira.

    Já no que tange ao neoliberalismo e o respectivo suposto movimento de retorno ao feudalismo, “presumo” que este pode ser entendido como consequência da atual crise econômica e inserido no contexto das respectivas estratégias de manuntenção do de tal poder no decorrer e após a superação do [já quase falido] modo de produção capitalista.
    ______________________________
    Como disse, trata-se aqui de inferência, de presumir/supor movimentos/estratégias de poder hegemônico.

    ___________________________________________
    Acabei de ouvir pelo Jornal [que de] Nacional [nada tem] que o Papa Francisco pede paz e diz que já vivemos a terceira guerra mundial.

    Feudalismo… mera hipótese?

Edir

Nós leitores deste blog que temos acesso a este täo explicativo texto, temos o dever de divulgar. Compartilhar no face, enviar por email, para que a maioria possa tomar conhecimento disso.

FrancoAtirador

.
.
Adendo ao ‘PS do Viomundo’:

E onde é que está a cabeça dos pais

dessas crianças e jovens estudantes.

Votar no Aério Naves ou na MariNéca,

prejudicando o futuro d@s filh@s.

É muita falta de responsabilidade,

ou egoísmo, ou desconhecimento mesmo.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    (http://imgur.com/gb1bEMi)
    i.imgur.com/gb1bEMi.jpg

    (http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/09/a-visao-de-mundo-de-giannetti.html)

    (http://imgur.com/wgRfBE0)
    i.imgur.com/wgRfBE0.jpg
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    TSE
    Eleitorado Brasileiro
    ELEITORES APTOS A VOTAR
    2014

    FAIXA ETÁRIA

    SubGrupo 1
    (Idade em Anos)

    16 = 480.044 (0,33%)
    17 = 1.158.707 (0,81%)
    18 a 20 = 8.801.550 (6,16%)
    21 a 24 = 12.604.310 (8,82%)
    25 a 34 = 33.268.757 (23,29%)
    35 a 44 = 28.415.902 (19,89%)
    45 a 59 = 33.790.849 (23,66%)
    60 a 69 = 13.472.286 (9,43%)
    70 a 79 = 7.020.649 (4,91%)
    + de 79 = 3.804.161 (2,66%)
    Inf. Inválida = 4.831 (0,00…%)
    Total = 142.822.046 (100,00%)
    .
    .
    FAIXA ETÁRIA

    SubGrupo 2
    (Idade em Anos)

    16 e 17 = 1.638.751 (1,14%)
    18 a 24 = 21.405.860 (15,00%)
    25 a 34 = 33.268.757 (23,29%)
    35 a 44 = 28.415.902 (19,89%)
    45 a 59 = 33.790.849 (23,66%)
    + de 60 = 24.297.096 (17,00%)
    Inf. Inválida = 4.831 (0,00…%)
    Total = 142.822.046 (100,00%)
    .
    .
    (http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais-2014-eleitorado)
    Estatísticas do Eleitorado > Distribuição > Faixa Etária/Sexo
    .
    .

    Fernando Lopes

    Interessante notar que o maior grupo não é a juventude como sempre se fala, neste caso o maior grupo é 45 a 59 = 33.790.849 (23,66%).
    Me deu até esperanças, pois se nós dessa faixa etária somos a maioria quem sabe a gente não ganha de estúpidos jovens papagaios de TV e escravos do Facebobo!

    FrancoAtirador

    .
    .
    Caro Fernando Lopes.

    Os eleitores da Faixa Etária

    de 25 a 34 anos são decisivos,

    para Dilma ganhar no 1º Turno.
    .
    .

pimenta

CIA APOIA ELEIÇÃO DE MARINA PARA PRESIDENTE DO BRASIL

Marina Silva é um candidato presidencial em execução em pelo Partido Socialista. Sua personalidade atraiu a atenção de CIA em meados dos anos 1980, quando ela estava estudando na Universidade Federal do Acre. Naquela época, ela estava tomando grande interesse na teoria marxista e tornou-se membro clandestino Partido Comunista Revolucionário. Logo sua paixão com vista esquerda estava sobre como ela mudou para lutar pela proteção do meio ambiente na região amazônica. Os serviços especiais norte-americanos sempre tiveram interesse nesta parte do continente com a esperança de controlá-lo em caso de emergência geopolítica.

Assim, o ativista ambiental brasileiro foi anotado pela CIA e alguns caras sorridentes estabelecido contato com ela. Não era uma ocasião que, em 1985, ela se juntou Partido dos Trabalhadores (PT – Partido dos Trabalhadores), que abriu novas perspectivas para a sua ascensão política. Em 1994, Marina Silva foi eleito para o Senado Federal com a reputação de fervoroso ativista proteção do meio ambiente. É quando as informações sobre seus laços com a CIA começou a dar a volta. Em 1996, ela recebeu o Prêmio Ambiental Goldman. Ela tem outras decorações de prestígio para proteção do meio ambiente também. Curadores da CIA fizeram o seu melhor para elevar seu rating. Durante cinco anos, ela serviu como um membro do gabinete sob Luiz Inácio Lula da Silva a mudar sua lealdade do partido. Em 2009, Silva anunciou sua mudança de Partido dos Trabalhadores para o Partido Verde, principalmente, em protesto contra as políticas ambientais aprovadas pelo PT. Ms. Silva realmente abalou a política brasileira, ao anunciar a sua intenção, depois de quase três décadas. Ela entrevistou quase 20 milhões de votos na eleição de 2010, como candidato do Partido Verde e aceitou um papel como candidato à vice-presidência de Campos quando as tentativas para fundar seu próprio partido Sustentabilidade Rede naufragou. Dilma Rousseff, a candidata do PT, queriam continuar independentes políticas praticadas pelo seu antecessor Lula da Silva. Ele não combinava com Washington.

A relação dos EUA com o Brasil piorou recentemente como resultado de escândalo de espionagem. A Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) espionou Dilma Rousseff e os membros de seu gabinete. O Presidente brasileiro tem ainda suspensa sua visita oficial aos Estados Unidos como um sinal de protesto. Ela nunca chegou desculpas ou promessas de parar as atividades de espionagem. Então ela começou a agir. O presidente condenou as atividades da NSA e da CIA na América Latina e tomadas medidas para aumentar a segurança das comunicações e aumentar o controle sobre os representantes norte-americanos que trabalham no país. Provocou irritação por parte de Barack Obama.

A eleição presidencial no Brasil está previsto para 5 de outubro Washington quer fazer Dilma Rousseff um presidente de um termo. serviços especiais norte-americanos lançaram uma campanha destinada a livrar-se do líder brasileiro atual . No início, eles provocaram protestos de rua supostamente espontâneas pedindo mudanças e deixando as «velhas políticas» para trás. Havia grupos de jovens que levantam vozes contra ‘propaganda e símbolos, especialmente dos Trabalhadores partidos políticos do partido.

Marina Silva formou o Partido Rede Sustentabilidade. Ainda é um mistério onde ela ficou fundos. A nova organização foi para tomar o lugar dos velhos partidos que supostamente se tornaram relíquias e sobre o monte. A eleição presidencial de 2014 é suposto fazer Marina e seu Partido Rede tornar-se um punhado de ar fresco agitando o cenário político do Brasil e remoção de forças «arcaico» políticos. Tendo chegado em terceiro lugar com 19 milhões de votos na última eleição, ela foi inicialmente negada outra oportunidade de correr no topo da chapa presidencial depois de não conseguir obter as assinaturas necessárias para obter sua festa de Sustentabilidade Rede na cédula. Mas a tragédia que matou Campos e outros seis perto de São Paulo, no mês passado deu Silva uma segunda chance inesperada para cumprir suas ambições presidenciais . Para se tornar o primeiro presidente negro do país, ela terá que derrotar a primeira presidente mulher, Dilma Rousseff do Partido dos Trabalhadores (PT), bem como o pro-business Aécio Neves do Partido Social Democracia Brasileira (PSDB), que é agora correndo em terceiro lugar. A Casa Branca está frustrado. Campos não tinha chances, mas ele foi inflexível para permanecer na corrida, não importa a mídia brasileira acusou de envolvimento em esquemas de corrupção. Dilma Rousseff e sua equipe foi sob fortes ataques também.

Em 13 de agosto a campanha eleitoral presidencial do Brasil foi jogado na incerteza quando um jato privado carregando o candidato socialista partido Eduardo Campos caiu em uma área residencial perto de São Paulo. Campos e os seis outros tripulantes e passageiros morreram no acidente, que ocorreu no mau tempo que o avião Cessna se preparava para terra. As mortes provocou uma onda de luto em todo o país, o que é susceptível de ser seguido pela especulação sobre o efeito sobre a eleição presidencial em 5 de outubro. A presidente Dilma Rousseff declarou três dias de luto oficial por Campos, que atuou ao lado no governo Lula. A aeronave havia passado por assistência técnica regular, sem falhas já encontradas. O gravador Cessna na cabine passou a ser fora de ordem. Isto levanta questões. Ele tinha trabalhado bem antes, mas não conseguiu gravar as conversas no dia da tragédia. O avião usado para mudar frequentemente proprietários (US e empresários brasileiros empresas com reputação duvidosa que representam). Alguns comentaristas brasileiros acreditam que foi um assassinato. Antes da tragédia do avião tinha sido usado pelo Antidrogas dos EUA (DEA). As pessoas enviadas por antigos proprietários poderia ter acesso ao plano sob diferentes pretextos. Faz uma maravilha. Poderiam os Estados Unidos estar por trás da tragédia? Quem fez isso exatamente?

A aeronave decolou do Rio de Janeiro, onde a CIA estação funciona no território do consulado dos EUA. Sem dúvida, o escritório é usado pela Agência. Talvez os serviços especiais brasileiros devem prestar atenção naqueles que rapidamente deixaram o país logo após a queda do avião em Santos. A morte de Eduardo Campos estimulou o rating da Silva como ela estava correndo na cédula do Partido Socialista. Se Campos nunca reuniu mais de 9- 10% ela marcou 34-35% no primeiro round. As previsões dizem que o apoio está a aumentar no segundo turno.

Marina Silva é pintado como um lutador ferrenho contra a corrupção e uma pessoa que poderia amenizar confrontos internos. Ela promete trabalhar com todos: todos os grupos, partidos e coligações, não importa as diferenças existentes. É difícil dizer o que suas intenções são reais. É sempre difícil dizer algo definitivo ao falar sobre as pessoas apoiadas pelos Estados Unidos. Muitas vezes Silva mudou de lado. Por exemplo, se juntando Campos apoiou a idéia de manter as idéias de Chávez (Hugo Chávez – falecido presidente da Venezuela, conhecido por suas convicções socialistas e política de esquerda) longe do Brasil. Hoje, ela diz que a equipe do presidente Lula de que ela trabalhou com era muito chavista (pró-Chavez). Agora o que acontece com a sua disponibilidade proclamada a trabalhar com todo mundo? Sem dúvida, o Partido dos Trabalhadores do Brasil goza de amplo apoio, mas dificilmente pode ser comparado com o partido no poder na Venezuela. Talvez a Agência Central de Inteligência quer usar Silva para a implementação do seu antigo plano para criar uma «correia de esquerda alternativa» na América Latina para se opor aos regimes autoritários, populistas e arcaicos em Venezuela e Cuba.

Silva está se tornando mais neo-liberais como os recursos de campanha. Ela diz que não há necessidade de fazer BRICS outro «centro de poder» e acelerar a implementação das decisões recentes do bloco para estabelecer um banco de desenvolvimento, um fundo de reserva etc Silva tem dúvidas sobre o Conselho de Defesa Sul-Americano. Em voz half-mudo ela chama para pagar menos atenção ao MERCOSUL (do espanhol Mercado Común del Sur, um bloco sub-regional que compreende Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e da Unasul (União de Nações Sul-Americanas, Espanhol: Unión de Naciones Suramericanas, uma união intergovernamental integrando duas uniões aduaneiras existentes – o Mercosul ea Comunidade Andina de Nações – como parte de um processo contínuo de integração sul-americana). De acordo com ela, deve ser dada ao desenvolvimento das relações bilaterais uma prioridade. Estes pontos de vista contrário ao processo de integração da América Latina.

Como os brasileiros reagem a virada neoliberal na política do país no caso de ela ganha? Há uma grande chance de que vai acabar em agitação social. Eles se acostumaram ao progresso social no país. As pessoas são ouvidas, as reformas são trazidos à vida, eo país é estável e fazendo progressos. Se Silva torna-se presidente (George Soros, um magnata americano, investidor e filantropo, desde sua campanha com fundos significativos), haverá uma grande possibilidade de ter muitos programas sociais e econômicos suspensos para evocar grande descontentamento. Para alcançar esta meta, os escritórios norte-americanos no Brasil estão sendo preenchidas com agentes especiais encarregados de estimular protestos civis.

Fonte: http://www.strategic-culture.org/news/2014/09/12/cia-supported-candidate-runs-for-presidency-in-brazil.html

Veja também: Todos os fatores apontam para CIA que o candidato presidencial brasileiro foi assinado pela pela aeronave. Fonte: http://www.strategic-culture.org/news/2014/08/30/all-factors-point-cia-aerially-assassinating-brazilian-presidential-candidate.html

Veja também: Obama se prepara para esmagar BRICS durante seus últimos anos de mandato. Fonte: http://www.strategic-culture.org/news/2014/05/05/obama-prepares-smash-brics-during-his-last-few-years-office.html

    Mário SF Alves

    Caro Pimenta,

    Não deu pra estabelecer relação de causa e efeito:

    “Como os brasileiros reagem a virada neoliberal na política do país no caso de ela ganha? Há uma grande chance de que vai acabar em agitação social. Eles se acostumaram ao progresso social no país. As pessoas são ouvidas, as reformas são trazidos à vida, eo país é estável e fazendo progressos.”
    ________________________________________
    Tá, até aí, tudo bem. Faz pleno sentido.

    A dúvida é quanto ao trecho abaixo:

    “Se Silva torna-se presidente (George Soros, um magnata americano, investidor e filantropo, desde sua campanha com fundos significativos), haverá uma grande possibilidade de ter muitos programas sociais e econômicos suspensos para evocar grande descontentamento. Para alcançar esta meta, os escritórios norte-americanos no Brasil estão sendo preenchidas com agentes especiais encarregados de estimular protestos civis.”

    Abs.,
    Mário.

    Edna Lula

    Eu sabia. Marina Silva é agente da CIA. Nunca me enganou. Fora Marina traíra, vendida aos interesses da burguesia brasileira golpista e dos yanques, Fora!

JOÃO NETO

EU PREFIRO ARRISCAR. NÃO QUEREMOS E NÃO PRECISAMOS DO PT.
FORA DEMAGOGIA
FORA CORRUPÇÃO
FORA MENTIROSOS
FORA INFLAÇÃO
FORA OPRESSORES

    cid elias

    Fale baixo, por favor, ó coxinha.

    Mário SF Alves

    Tinha de ser mais um neto. Haja espírito democrático pra conviver bem com meios de comunicação tão autoritários, e tão desrespeitosos com a formação política de nossos irmãos, filhos e/ou especialmente netos.

    Lagrange

    Joãozinho, o vovô tá muito decepcionado com sua frequente omissão de inteligencia.

Millena Borges

O objetivo desse artigo é contar uma história de terror pros jovens?
Parece que estão tentando aplicar uma lição das consequências de um mal comportamento. Para os leitores não aconselho trocar o sujo pelo mal lavado. Não esqueçam que o voto em branco ainda é uma opção.

    Mário SF Alves

    Opção pra quem, Millena?

    Por favor, se possível, dê mais detalhes.

    Obrigado.

Luiz A A do Sacramento

Analisando em profundidade a história do Brasil , até os nossos dias , percebemos com muita tristeza e apreensão ,sinais cada vez mais nítidos de predestinação para um futuro sombrio. Quando imaginamos que todos os presságios já nos causaram todos os males possíveis , eis que surgem no horizonte nuvens terríveis a bloquear qualquer possibilidade de surgimento de luz para um futuro melhor.

    Mário SF Alves

    Votar é parte da responsabilidade de assumir nossos destinos com nossas próprias mãos, prezado Sacramento.

    Lembra daquela palavra de ordem: “povo unido jamais será vencido”? Acredito no potencial de resistência ao qual se acena através dela. Resta-nos transformar poder potencial em poder real. E isso que aparentemente é tão simples é na verdade o mais difícil.

    Mário SF Alves

    A propósito, lembra o Arquimedes e seu célebre enunciado “dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e moverei o mundo”?

    Pois é, o Brasil fez o milagre de produzir essa alavanca, resta-nos construir o ponto de apoio.

    Qual seria ele? Os BRICS? O povo do Brasil e os demais povos da América Latina? O progresso alcançado pelo Brasil nos últimos doze anos? As contradições encerradas nessa sequência de recuos e avanços inerentes ao cabo de guerra que montamos contra a selvageria do capitalismo subdesenvolvimentista que injustificavelmente sempre nos dominou e humilhou?

roberto

Resumindo: Se essa biruta ganhar, tamo FÚ!!

    FrancoAtirador

    .
    .
    É a Síntese…
    .
    .

    Rodrigo Kirst

    É. Melhor ver a história de tempos passados. Quando Collor assumiu o poder, no lugar de Sarney, a inflação anual está em mais ou menos 80% ao ano. Não lembro exatamente os números, mas sei que muitos especuladores guardavam o dinheiro de outros e ganhavam muito quando o devolviam sem qualquer correção. Todos os jovens se tornaram, de um momento para outro, responsáveis pelo próprio futuro. Portanto, melhor pensar bem ANTES de votar, sob pena de lamentarem em tempos que em muito breve virão. Consequência pessoal disso: “porque votei mal naquela época..”, ou então, “porque não discuti melhor a proposta de cada um, optando pela mais coerente”, e por aí vai. Sucesso meu caro. Fique com Deus.

Urbano

A czarina silva é tipicamente uma escola de samba do miolo doido, cuja maior novidade é não haver orquestra, estandarte e principalmente um enredo decente e honesto. Ô pantomima, se é para querer fazer com o Brasil o que tens em mente, então fica em tua casa e faz isso por lá mesmo…

Deixe seu comentário

Leia também