Na França, surpresa veio da extrema-direita

Tempo de leitura: 3 min

Eleição na França vai a segundo turno com Sarkozy e Hollande

Segundo parciais das eleições na França, socialista está a frente de presidente e diz ser candidato dos que querem virar a página

iG São Paulo | 22/04/2012 19:49:09

O candidato do partido socialista francês François Hollande afirmou neste domingo ser o candidato “dos que querem virar a página”, após a divulgação das primeiras parciais das eleições na França. De acordo com resultados oficiais ainda não definitivos, Hollande obteve 28,63% dos votos contra 27,08% de Sarkozy. O segundo turno ocorrerá no dia 6 de maio.

Da extrema-direita, a candidata Marine Le Pen ficou em terceiro com 18,01% dos votos. Em quarto lugar, aparece Jean-Luc Melechon, com 11%, seguido do centrista François Bayrou que alcançou 9,1% da preferência do eleitorado.

A participação das urnas foi considerada alta, chegando a 80,3% dos eleitores às 19h locais (14h de Brasília), de acordo com o jornal francês Le Monde. Na última eleição presidencial, cinco anos atrás, houve recorde de participação, com 84% dos eleitores nas urnas.

Aos seus partidários reunidos em sua cidade natal, Tulle, no sul da França, Hollande afirmou que essa é uma eleição que pesará no futuro da Europa. “É por isso que tantas pessoas estão nos observando. Eles estão se perguntando não sobre o nome do vencedor, mas mais especificamente sobre quais políticas ele seguirá”, disse.

Enquanto isso, seu adversário, o atual presidente, afirmou em Paris que reconhecia a preocupação dos eleitores sobre o desemprego e a imigração e “a preocupação de nossos compatriotas de preservar seu estilo de vida”.

Sarkozy pediu também três debates antes do segundo turno, um sobre economia, outro sobre assuntos sociais e um terceiro sobre relações internacionais.

Algumas pesquisas divulgadas no domingo já indicavam um cenário positivo para Hollande no segundo turno eleitoral.  A estimativa é que o socialista vença a votação de 6 de maio com uma vantagem de mais de 10 pontos percentuais.

De acordo com os dados do instituto de pesquisa Ifop, que entrevistou 1.004 pessoas após o fechamento dos colégios eleitorais, Hollande obteria 54,5% dos votos, enquanto o atual presidente ficaria com os 45,5% restantes. Uma percentagem similar foi apontada por Ipsos, que dá ao socialista 54% das intenções de voto, contra 46% dirigidas ao ainda chefe do Estado.

As eleições na França podem ter implicações significativas para a Europa e o euro uma vez que o bloco passa por um momento marcado pela crise econômica e desemprego.

Sarkozy, que ocupa a Presidência desde 2007, prometeu reduzir o grande deficit orçamentário francês e combater a evasão fiscal. Ele também defende um ato chamado Buy European (Compre Produtos Europeus) para contratos públicos e ameaçou tirar a França da zona migratória comum europeia, alegando que alguns países-membros não têm feito o bastante para conter a imigração de não-europeus.

Já Hollande prometeu aumentar impostos sobre grandes corporações e pessoas que ganham mais de 1 milhão de euros por ano. Também defendeu um aumento no salário mínimo, a contratação de mais 60 mil professores e a redução na idade para aposentadoria de alguns trabalhadores, de 62 a 60.

Se eleito, Hollande será o primeiro presidente esquerdista da França desde François Mitterrand, que cumpriu dois mandatos entre 1981 e 1995. Sarkozy seria então o primeiro presidente a não vencer um segundo mandato desde Valery Giscard d’Estaing, em 1981.

Salários, pensões, impostos e desemprego são apontados como as principais preocupações dos eleitores franceses na atual votação.

A surpreendente Le Pen

Apesar do socialista ter ficado em primeiro lugar, a grande surpresa do primeiro turno foi a candidata de extrema-direita, Marine Le Pen. A classificação de Le Pen, além de evidenciar o crescimento da extrema direita no país, ofuscou o segundo lugar do presidente Nicolas Sarkozy e tirou do pódio o esquerdista Jean-Luc Mélenchon.

Na liderança da Frente Nacional desde janeiro de 2011, a política nascida em 5 de agosto de 1968 espera influenciar o segundo turno. A expectativa é que Le Pen apoio Sarkozy, com quem tem mais afinidade política.

Filha de Jean-Marie Le Pen, fundador da Frente Nacional, Marine tem levado o partido a novas direções. Ela dividiu a opinião pública com seus ataques à imigração ilegal e à suposta “islamização” da França. A candidata também enfatizou a oposição do FN ao euro e defendeu políticas protecionistas.

Leia também:

Serra usa Policarpo para tentar condenar Amaury


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

mfs

Na hora de fugir de um incêndio, muitos não hesitam em pisar nos que ficaram no chão. É mais ou menos esse tipo reação desesperada e irracional que move os eleitores da extrema-direita.
Os jovens estão apavorados porque não conseguem emprego. Com isso, aferram-se a crenças tradicionalistas ("a velha e boa França tem que se livrar da opressão europeia") e neofascistas ("a culpa é dos imigrantes do terceiro mundo").
Sâo a geração que aprendeu que depois da queda do Muro de Berlim ninguém mais deveria levar a sério a esquerda.
Daí, deu no que deu. A extrema-direita está mais assanhada do que no tempo de Charles Maurras e a Action Française.
Mas que ninguém se iluda. O crescimento dos valores da extrema-direita entre os jovens não é fenômeno apenas francês. Quem viver verá.

    Regina

    Vc. está confundindo as coisas. Primeiro é saber quem é pró-sistema e antissistema. Esse negócio de esquerda e direita já é demodée. E MLP É JUSTAMENTE ISSO antissistema, anti-neoliberalismo. Holande é candidato do sistema tanto quanto Sarko. Suas análises são feitas baseadas na imprensa e a imprensa francesa é igual 'a nossa. Mentirosa, está nas mãos dos sistema. Assistam ao video http://www.youtube.com/watch?v=wrC_ySk1vb4&fe… em que Nicolas Doisy, do Credit Agricole afirma textualmente
    Holande tb. está nas mãos dele. Isso além do mais quer mostrar: trocar Sarko por Holande faz de conta que alguma coisa mudou, mas tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes.
    Pena que a maioria não saiba escutar e esteja aberta a um debate. Luca está certo em uma série de suas posições, nem por isso ele é fascista, ou nazista ou extrema-direita. Como eu tb. não sou pois votei Lula e Dilma. Eu sou antissistema

Luca K

Não vejo nada errado em atacar a imigração I-L-E-G-A-L. Além disso, a "suposta" islamização da França tem ao menos uma boa dose de verdade com imigrantes islâmicos e seus descendentes já compondo entre 8-10% da população do país. Essa população tem taxas de natalidade extremamente altas contrastando com a baixa taxa dos franceses. No caso dessas tendências continuarem os franceses correm risco real de se tornarem minoria em seu território ancestral. A esquerda, q empunha a bandeira maluca da imigração irrestrita, abolição de fronteiras, etc, parece não querer perceber que muitos franceses não desejam isso para seu país e o futuro de sua gente.
PS: não sou de esquerda nem de direita nem de centro,etc. Esses rótulos são tolos e engessam o raciocínio.

    mfs

    Então, conforme o seu entendimento, sr. Luca K., a França poderia começar por rasgar a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão que estabelecia a liberdade de crença. Doravante, haveria um novo "direito": somente os que o Estado reconhecer como não-muçulmanos é que poderão viver na França.
    E isso por acaso não é ideia de jumento da direita?

    Luca K

    Que bobagem vc falou maluco!! Curioso que o QI baixo q pode ser constatado nos blogues de direita é tb encontrado em igual medida nos de esquerda!! E é óbvio que vc mfs, colocou palavras na minha boca q eu jamais disse.

    Regina

    A religião não pode estar acima do estado republicano. Por essa razão o laicismo, a separação do Estado e da Igreja. É assim que está na constituição francesa!!!

    Luca K

    PS2: O que não significa que Marine Le Pen seja grande coisa. Apenas a realidade é q uma das razões para o apoio substancial a Le Pen é o fato dos franceses NÃO desejarem essa imigração de massa e a MLP ser a candidata que trata do assunto mais incisivamente. Acrescento que nada tenho contra os muçulmanos e os apóio totalmente no que diz respeito ao imperialismo "ocidental" em terras islâmicas(ou quaisquer outras). Mas se eu fosse europeu, não ia querer isso em minha cidade.
    [youtube b5iqOu_s71o http://www.youtube.com/watch?v=b5iqOu_s71o youtube]

    Miguel

    mais um nazista…'

    o que engessa raciocinio e' a naturalizacao de conceitos pela tradicao. "territorio ancestral" de quem? Dos celtas? Dos romanos? Dos Francos? E as provincias bascas na Franca, sao de quem? A Bretanha? Ih, e a parte que junto com parte do territorio da Catalunya era de outro reino? E a Provenca, com quem fica? Os Lombardos podem reclamar um pedaco desse territorio ancestral? Alguma outra nacionalidade germanica ou celta?

    Ou sera que essa bobagem toda de "territorio ancestral" para umd eterminado povo e' a tentativa de usar discurso tradicionalista pra camuflar interesses de uma parte da elite europeia entre o renascimento e a revolucao industrial?

    Luca K

    Ô miguelito, vc já demonstrou tua falência intelectual ao apelar para o ataque pessoal barato, chamando-me de nazista. A variação desse xingamento por indivíduos como vc é gritar "fascista" quando alguém apresenta um argumento do qual vcs não gostam. Acho vcs muito engraçados. Sim, os franceses são os nativos da França, formados por amálgamas de povos indo-europeus ha 2 mil anos. É uma mistura de língua, tradiçoes comuns, historia comum, sangue e solo. Imagino q vc não discordaria se eu dissesse q os índios eram os povos nativos do continente americano. Ou que os negros africanos são os nativos da África Sub-Saariana? Ou os japoneses no Japão? Mas o direito de franceses ou outros europeus de se preservarem em seu próprio continente é negado por malucos como vc. Pesos e medidas diferentes são aplicados pela esquerda sobre esse tema, o q equivale a disonestidade intelectual. Pq vc acha que há componentes das elites dos países ricos europeus ou de colonização européia q apóiam e pressionam por imigraçao ilimitada? Pegue minha mão e tome cuidado ao andar pra não tropeçar e cair de cara no chão… pq os imigrantes constituem um exercito de mão de obra barata. Não é a toa qu nos EUA, chamam aos lobbies q pressionam por fronteiras abertas de Slave Lobbies. Vcs não passam de idiotas úteis Miguel.

    Luca K

    onde está escrito disonestidade leia-se desonestidade. ;-P

    abolicionista

    O nacionalismo já deu o que tinha que dar. Foi uma força revolucionária do século XIX mas, durante o século XX, revelou-se uma verdadeira caixa de pandora. No fundo, acho meio infantil ficar discutindo isso quando os grandes grupos de capital já descobriram há muito tempo que dinheiro não têm pátria. Vamos avançar no debate, gente.

    Miguel

    porque nazistas acham que existe alguma ligacao sagrada entre solo, nacao e Estado. Porque os nazistas acham que imigrantes so servem para mao de obra barata. Finalmente, porque voce repetiu essas duas besteiras com uma naturalidade e uma pompa impresisonante, foi por isso que voce foi chamado de nazista. Falencia inteletual a sua, de sequer reconhecer concepcoes nazistas em seu discurso.

    O que voce nao conseguiu entender foi: povos de diferentes lugares tem passado por aquele pedaco de chao ha milenios. "Nacoes" e todo o aparato simbolico que orbita a seu redor sao criacoes arbitrarias que expressam os interesses de determinadas elites dirigentes, em determinados periodos historicos.

    Essa mesma elite que forjou a "alma nacional" dos paises europeus, patrocinou e comenadcou a ocupacao e o saque de tres continentes durante os ultimos cinco seculos, e ainda conta com nativos colonizados como voce, que sustentam suas razoes.

    Lamentavel.

    Miguel

    e esse discursinho de "amalgama" e' tao bonitinho quanto a democracia racial do Gilberto freyre… nada de conflitos, dominacao, opressao, relacoes assimetricas, controle social e juridico. So "mistura democratica". Nenhuma referencia ao menor grupo etnico-cultural, a elite franca ter dado o nome ao reino.

Willian

Sarkozy vai para direita; Hollande para o centro. Mas numa crise, a população tende a votar na oposição. Hollande vence, eu acho.

    Regina

    Exatamente para dar a i mprenssão que as coisas vao mudar e o povo decidiu aluma coisa. Depois desse vídeo….

Bonifa

O pedido de Sarkozy para realização de debates foi recebido pelos socialistas como uma piada. Le Pen teve 18%, mas a "esquerda autêntica" teve 11% e declarou apoio integral e imediato a Hollande sem pedir nada em troca. Sarkozy vai pender obrigatoriamente para a direita e o centro se afastará dele em direção a Hollande. E a própria direita autêntica desenvolveu rejeição tão forte a Sarkozy que boa parte dela votará com Hollande. Curioso é a imprensa internacional agindo como se só existisse Sarkozy como candidato, e como se ele tivesse sido vitorioso e falta pouco para ser reeleito. Inclusive a imprensa conservadora do Brasil. Le Monde, entretanto, mostra-se desesperado tentando "esclarecer" seus eleitores de que "gerar empregos com as forças produtivas (como se elas estivessem a todo vapor) é muito melhor que com o dinheiro público". Nada adianta. Parece que como falou Melenchon, "nosso povo está determinado a virar a página dos anos Sarkozy".

Fabiano Araújo

Na França, a extrema-direita recolheu aproximadamente 25% dos votos dos jovens. Isto expressa a desilusão da juventude e, de certo modo, a crença de ter sido vítima de uma traição, pois, nestas últimas décadas, o capitalismo europeu prometeu à sua juventude níveis crescentes de consumo. De repente, devido á crise fianceira e econômica, esta perspectiva consumista se fechou. A situação atual tem semelhança com o pós Primeira Guerra Mundial. Quando esta eclodiu, os governos burgueses europeus prometeram aos operários e camponeses, alistados nos diversos exércitos, que, após a vitória, os mesmos teriam bons empregos e terra. A crise econômica, depois da guerra, impediu que tais promessas se convertessem em realidade levando os ex-combatentes à crença de terem sido enganados. Mussolini e Hitler tiraram proveito disto, pois basta lembrar que os primeiros fasci e os primeiros grupos SA eram formados, majoritariamente, por ex-combatentes.

    Bonifa

    A extrema direita oferece algumas coisas. Mas o que ela oferece de mais atrativo é sair da camisa de força da União Européia, dominada pela Alemanha. É isso que mais atrai na direita.

Emerson Sousa

Hollande, meu velho, tá difícil!

Fabio_Passos

Preocupante.
Diante da crise em um país superdesenvolvido o discurso do ódio e preconceito da extrema-direita teve maior adesão do que a luta pela solidariedade e razão dos socialistas.

Mesmo a perspectiva de vitória da centro-esquerda não pode ofuscar o risco que corre a humanidade nesta crise aguda do capitalismo: O risco do fascismo.

ratusnatus

Surpresa de quem?
O cara chamado Muhamed tava matando gente na rua…
Surpresa a votação da extrema direita?
Não sabe analisar os fatos?

Fabiano Araújo

O crecimento da extrema-direita, particularmente, entre os mais jovens é uma advertência e, de certo modo, uma espécie de "ultimatum" que parcela da sociedade francesa dá aos seus dirigentes políticos. Hollande, como líder da social-democracia francesa, se vencer, tem uma enorme responsabilidade, pois, deve promover reformas efetivas que abram esperanças para a juventude. Se, contrariamente, querer conciliar interesses inconciliáveis, como é tradicional entre os sociais democratas, pode acordar um dia em um campo de concentração como seus antecessores alemães na década de 30. Sarkozy, por sua vez, pode se converter, com sua política oportunista e ziguezaguiante, numa espécie de Brünning ( primeiro-ministro, direitista, na Alemanha, no início dos anos 30) que abriu as portas do poder para Hitler.

El Gordo

A França começa a ouvir a Enéas Carneiro de Saias e a Espanha tem 1/4 de sua força de trabalho parada, virando o Espanhistão do livro/animação. A Europa Ocidental, sinônimo de opulência e sofisticação, virou o Brasil oitentista e não nos avisaram.

Deixe seu comentário

Leia também