Marcos Coimbra: Serra resolveu virar cientista político

Tempo de leitura: 3 min

por Marcos Coimbra, em CartaCapital

Depois de ter sido premiado com a presidência do conselho político do PSDB, o ex-governador José Serra resolveu virar cientista político. E especialista em legislação eleitoral. Em um texto publicado há alguns dias na mídia paulista, ele expôs suas ideias sobre alguns pontos polêmicos da reforma política. (De forma sintomática, apesar de presidir o conselho de seu partido, falou por conta própria.)

A hora é boa: as primeiras propostas de emenda constitucional estão chegando ao plenário do Senado, depois de saírem da comissão especial que José Sarney criou no início da legislatura e passarem pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Em paralelo, a Comissão de Reforma Política da Câmara, cujo relator é o deputado Henrique Fontana (PT-RS), também está prestes a apresentar seu anteprojeto.

No PT e nos principais partidos que formam a base de sustentação do governo, há muita movimentação. Quem a lidera é o ex-presidente Lula, que tem levado a sério o papel que ele mesmo se atribuiu, de “embaixador da reforma”. Desde a campanha eleitoral de 2010, repete que considera imprescindível promover nem que sejam algumas mudanças nas regras que organizam o nosso sistema político.

Lula tem procurado fazer com que o PT e esses partidos se entendam a respeito de duas questões básicas: o financiamento exclusivamente público das campanhas e a manutenção do voto proporcional, mas com lista fechada, na eleição de deputados e vereadores. Com os partidos médios (PSB, PDT e PCdoB), a concordância parece viável. Com o PMDB, quase impossível.

São as mudanças relevantes que ainda podem ocorrer. Algumas foram descartadas, como a queda da obrigatoriedade do voto e o fim da reeleição no Executivo. Outras devem ser aprovadas sem maior discussão, pois são pouco significativas.

O artigo de Serra tem um título revelador, “O ruim pelo pior”, e é um ataque à proposta de financiamento público, tal como está no anteprojeto do deputado Fontana. Sua tese central é que ele é pior que o modelo vigente, de financiamento misto, mesmo que esse seja admitidamente ruim.

Na crítica à proposta, dois argumentos são usados. O primeiro diz respeito à previsão de que 80% dos recursos do fundo público de campanhas sejam distribuídos aos partidos de forma proporcional aos votos que obtiveram na eleição anterior, deixando 15% para reparte igualitário entre os que elegeram ao menos um deputado e 5% entre todos (mesmo os que não elegeram nenhum).

Parece que Serra considera errado levar em conta o desempenho dos partidos no acesso a um fundo como esse. Mas qual seria a alocação correta? A de um igualitarismo singelo, que faria com que legendas artificiais tivessem os mesmos recursos daquelas representativas?

Todo sistema de financiamento em que há algum tipo de recurso público estabelece a performance passada como critério de acesso. É assim no Brasil, onde o tempo de televisão depende do número de cadeiras conquistadas na Câmara na eleição anterior.

Serra diz que isso “congela a correlação de forças”, impedindo que “eventuais mudanças nas preferências dos eleitores” tenham “reflexos nos recursos disponíveis” na eleição seguinte. Ele mesmo expressa seu temor: “Que a proposta … beneficie diretamente os dois maiores partidos, PT e PMDB”.

Ou seja, é contra o financiamento público por conveniência, sem discuti-lo no mérito. Se contribui para a maior transparência na contabilidade dos partidos, se permite maior fiscalização ao explicitar o que cada um tem para gastar, se reduz a pressão por doações escusas, se fortalece os partidos, não importa: o que o preocupa é o risco de que seu partido seja “prejudicado”, recebendo menos dinheiro por ter tido menos votos que outros. (Ele parece não se lembrar que o PSDB perdeu votos, entre 2006 e 2010, na vigência do modelo atual, o que sugere que seu problema não se resolveria mantendo-o).

O segundo argumento é o mais usado pelos que preferem deixar tudo como está. Consiste em dizer que o financiamento público não impediria a arrecadação ilegal, pois os partidos continuariam a realizá-la.

É bem possível, mas isso não justifica considerar melhor o modelo vigente. Ou alguém acha que ele conduz à legalidade?

Não faz sentido a hipótese de que o financiamento público provoque mais problemas, que “empurre os candidatos para a ilegalidade”, como disse Nelson Jobim, citado por Serra. O que faz é reduzi-los, criando uma fonte legítima para os recursos necessários a uma campanha competitiva. Se empurra em alguma direção, é para a legalidade (o que não quer dizer que todos se comportarão da maneira correta).

O texto termina com uma frase de pura fantasia: “A redução de custos, a transparência, a maior vinculação entre eleitor e eleito e o fortalecimento dos partidos, tudo isso pode ser alcançado… (com) o voto distrital”.

Com certo atraso, parece que Serra resolveu aderir a uma campanha que a direita brasileira faz há algum tempo.

Leia também:

Reuber Brandão: Antes de ser Agro, sou Bio!

Urariano Mota: O dia em que o ex-servo virou Doutor na França

Emir Sader: Corvos e urubus

Combatendo o eixo Hitler-Obama-Chico Buarque

O outro lado da foto do estudante que “atacou” Lula na Bahia

Martin Granovsky: Foi preciso um argentino defender Lula em Paris

Caixa fará novo anúncio com Machado de Assis


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Vinicius Garcia

O voto distrital, segundo seus defensores, daria maior força as capitais em detrimento da periferia, aonde sabidamente eles só tomam no lombo, mas devemos lembrar que anos atrás os golpistas militares "aumentavam" votos regionais e deram com os burros n'água. De qualquer forma devemos ficar atentos e buscar mobilizações para impedir tal sandice, o quadro político deve mudar, mas não por esse caminho.

ZePovinho

Passei,de novo,apenas para me despedir e protestar contra a campanha que os petralhas estão fazendo contra o Dr Paulo Maluf,figura ilibada que mui bem representa o estado Bandeirante:
http://www.hariovaldo.com.br/site/2011/10/02/pers

Perseguição a Dr. Paulo esconde agressão ao bravo Estado bandeirante
02/10/2011
By Comendador Amadeu

O comunismo petralha togado investe contra um dos mais proeminentes políticos que este triste bananal já conheceu. Um homem arguto, capaz, realizador. Um homem de grande visão estratégica e convicções democráticas, querido pelo povo e pelo fiel eleitorado. Esse é o motivo pelo qual lhe assacam tantas e tamanhas aleivosias.

Sempre gozando de inabalável prestígio junto ao eleitorado paulista e paulistano, Dr. Paulo é quase um sinônimo do pujante Estado bandeirante, a Maria-Fumaça, perdão, Locomotiva da Nação.

O citado eleitorado sempre reconheceu, nas qualidades laborais e – sobretudo – morais do seu líder reflexos de suas próprias qualidades, e garantiu ao político rios e rios de votos e vitórias eleitorais acachapantes e inapeláveis.

Sendo assim, a perseguição injusta sofrida pelo impoluto Dr. Paulo, perpetrada pela patota petralha e seus juízes e promotores ideológicos representa um grave ataque às ideias e ideais do pioneiro, orgulhoso e bravo povo bandeirante, este oásis de modernidade perdido em meio ao cipoal terceiro-mundista que atende pelo nome de Brasil. Lastimamos profundamente e aqui deixamos nosso protesto.

ZePovinho

O "pobrema" do Cerra é que falta "crasse" ao nobre fidalgo da Móoca que ele é. um"prayboy" no pior sentido do termo:novo rico desluimbrado.
Me sinto tentado a pensar que o grande político que o Brasil perdeu foi o pai dele,que jamais faria o que o filho fez.
Ademan.Bola branca.De leve.Ensine um pouquinho de savoir vivre e noblesse ao Príncipe da Móoca,Ibrahim:

[youtube VcBCZiN9BAk http://www.youtube.com/watch?v=VcBCZiN9BAk youtube]

    ZePovinho

    Acho que o Cerra fez o mesmo curso,em Noviorque, que o Chiquinho fez.O homem não dorme.

Genghis Khan

Aos 'discípulos do 'Çerra', alguns questionamentos:
1. Ele se diz engenheiro e nunca apresentou o diploma, embora tenha sido questionado ao longo dos anos.
2. Çerra se diz economista e, da mesma forma, nunca ninguém viu diploma.
3. Çerra fugiu do golpe militar no Brasil e foi se refugiar no Chile. Lá, com mais um golpe, foi levado para o estádio Nacional, onde Victor Jara foi mutilado e morto.
4. Çerra desapareceu do estádio Nacional e apareceu nos campos verdejantes do Tio Sam, onde permaneceu por vários anos, mesmo sendo um 'comunista'.
5. Çerra não apresentou uma única prova de ter exercido qualquer atividade remunerada, quando morou nos 'states', mesmo sendo o pai um pobre feirante.
6. Çerra volta ao Brasil como desfrutando da fama de 'exilado' e, pasmem, consegue ser contratado como professor de economia, mesmo sem diploma.
Diante de tudo isso, caros teleguiados serristas, trols e afins, somos forçados a concluir que o Çerra não passa de um X-9 a serviço dos EUA.
Não é à toa que ele prometeu entregar a Petrobrás à Chevron, além de terminar o desmonte do Estado Brasileiro. Aliás, é bom que se diga, a 'privatização' do príncipe de higienólis, rendeu tanto para alguns poucos, que eles não conseguiriam gastar tudo nem que vivessem mil anos.

    Aline C Pavia

    Um amontoado de nada.
    O rei da banana a quilo.
    O inaugurador de maquetes de pontes.

Marcelo de Matos

Hoje saiu a notícia de que Alckmin via privatizar o parque da Caverna do Diabo. Não me surpreenderei se ele acabar privatizando o próprio diabo.

    Aline C Pavia

    Melhor comentário do blog dos últimos meses.

Morvan

Boa noite.

Como sempre, análise sensata do Marcos Coimbra. Diferentemente dos Montenegros e Lavaredas da vida, que falam com "sentimento desejoso", Marcos Coimbra sempre consegue fazer análises isentas sobre o panorama político brasileiro.
A direita brasileira (tendo o "padim Cerra" como um dos seus maiores expoentes, "pela sua consistência", como diz aquela pigosa, a Cantanhêde) sempre vai tentar "virada de mesa". É da índole da direita "tupiniquim". A saída preferida da direita era o Parlamentarismo (felizmente, depois do plebiscito de 1993, onde a maioria esmagadora da população brasileira defendeu o Sistema Presidencialista,a direita teve de mudar de tática), para derrubar Jango, Lula ou que lhes ameace; agora, é a ladainha do voto distrital. Toda a direita é pelo voto distrital desde criancinha…
Quando o assunto é financiamento de campanha, aí o discurso falacioso é que "aumenta o caixa-dois(?)". Na verdade, é uma das formas de estancar a influência (sempre espúria) das "bancadas" (da bola, das empreiteiras, religiosas, etc.).

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

Rafael

Dizer que o PT não é de esquerda é como dizer que o psdb não é de extrema direita. Essa conversa de que o PT não é esquerda é uma tentativa de consolo para os psdbistas. PT governo Lula evitou o desastre que seria a privatização da Petrobras que estava a caminho e seria concluída no possível governo serra. Indústria naval DESTRUÍDA com fhc e com o argumento de que o brasileiro era incompetente para fabricar navios e plataformas. Pré-sal hoje seria propriedade da Chevron, Total, BP. Planejamento energético FALIDO, prova foi o apagão que a culpa foi das privatizações. Hoje crescemos e sem risco de apagão senão a torcida da globo e abril. Lula gerou 15 milhões de empregos e em seguida pleno emprego. psdb estava esperando a opurtunidade para acabar com a CLT. Todas essas tentativas de destruição do Brasil evitadas com o PT. Então se isso não é esquerda não importa o nome que dão. Para mim pelo menos esquerda é defender o trabalhador, defender as nossas estatais, defender nossa soberania.

Maria

Esse rapaz, só escreve o que lhe mandam.

Suas pesquisas sao fajutas, sem credibilidade alguma, na verdade esse senhor não passa de alguém sem ideologia alguma, ou melhor, sua ideologia é o dinheiro.

Trabalhou pra Collor e foi um dos instrumentos de maior capacidade de destruição de Lula, era tudo feito sob encomenda, hoje ele trabalha para o PT e Lula virou seu herói desde criancinha.

Naquele tempo ele trabalhava para o PIG, Partido da Imprensa Golpista.
Hoje ele continua trabalhando para o PIG, Partido da Imprensa Governista.

    EUNAOSABIA

    Pois é.

Polengo

O serra tem uma facilidade pra virar o que ele quiser.
Já virou economista
Já virou vítima (da bolinha assassina)
Ele pensa, fala e já virou.
Só falta conseguir fazer alguma coisa decente.

Ah, presidente ele não conseguiu virar, graças aos céus.

Gerson Carneiro

O Serra fala com tanta profundidade que se afunda no que diz.

"@joseserra_ não sou médico, por isso não posso dar receita rs."

E também não é engenheiro, nem economista, e nem Presidente do Brasil.

Marcio H Silva

Mais uma profissão dele sem diploma. Serra está se tornando o maior multi profissional sem diploma deste país.

yacov

Inacreditável, Indefensável e Intolerável… O que há de pior, no pior dos conservadorismos, tem nome: çERRA, digo, Serra, não, "serra"!!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBO é um braZil para TOLOS"

Mauro A. Silva

Por que não debter o voto distrital de uma forma séria e construtiva?
É óbvio que existem oportunistas. Mas vamos focar nos argumentos.
É isso.

    M.S. Romares

    O pau mandado do psdb voltou.

Marat

O Serra é uma espécie de faz-tudo da direita brasileira. Agora está se especializando no cargo de Rei Momo!

    M.S. Romares

    Não Marat. Esyá se especilaizando em bobo da corte.

Herminio

Nem li o texto, o cara está no ostracismo e vocês de formo crítica tentando dar uma sobre vida, para os brasileiros felixmente ele é irrelevante, obteve aqueles milhões de voto porque a midia estava embuida em elegê-lo e mesmo assim a derrota foi acachapante, o cara não ganha nem em São Paulo pra síndico de condominio, a não ser que haja uma grande fraude eleitoral, o tempo desse sr ja passou, portanto vomos esquecê-lo é melhor pra todos.

ricardo silveira

O Serra é um político que ganhou notoriedade na sombra. Não tem, absolutamente, nenhuma idéia política nova para acrescentar, precisa da sombra para sobreviver, é só isso.

    Morvan

    Boa noite.
    Na mosca, ricardo silveira. Na verdade, tenho dúvida se o "Padim" sabe sobre o que fala ou só assina o que se lhe ordenam a escrever.
    O Nosferatu brasileiro vai voltar para de onde jamais deveria ter saído. O limbo.
    Triste fim do "engenheiro" sem diploma e "economista" [idem] de uma tecla só.
    Zé Nosferatu para prefeito em São Paulo (para facilitar a vida do Haddad (e a nossa, claro).

    Morvan, Usuário Linux #433640.

João PR

O Serra quer o voto distrital? Ele e toda a direita do Brasil. O domínio http://www.euvotodistrital.org.br/ foi registrado, no início, pela Associação Comercial de São Paulo (confiram a matéria do Brizola Neto: http://www.tijolaco.com/contra-fatos-nao-ha-argum….

João PR

O Serra quer o voto distrital? Ele e toda a direita do Brasil. O domínio http://www.euvotodistrital.org.br/ foi registrado, no início, pela Associação Comercial de São Paulo (confiram a matéria do Brizola Neto: http://www.tijolaco.com/contra-fatos-nao-ha-argum….

Alguns apoiadores constantes neste domínio são Luciano Huck e Marcelo Tas (confiram em http://www.euvotodistrital.org.br/o-movimento/apo….

Como o domínio http://www.euvotodistrital.org.br foi passado a terceiros, devemos entender quem detém o domínio hoje. É o tal Centro de Estudos de Liderança Pública.

O Brizola Neto escreveu uma matéria, reproduzida pelo viomundo com o título "Brizola Neto, FrancoAtirador e Anônimo: a campanha pelo voto distrital" (veja em http://www.viomundo.com.br/politica/brizola-neto-… no qual de desmonta esta farsa de que a campanha pelo voto distrital é algo oriundo da sociedade (algo como "foi o facebook o responsável pelas manifestações no Cairo). Vale a pena ler.

Devemos fazer deste fato um viral: "blogueiros sujos" uni-vos!!! Tendes a obrigação de espalhar mais este golpe da direita!

Abraços aos militantes (cibernéticos ou não) que querem um Brasil melhor.

Julio Silveira

Pior que isso é perceber que existe espaço para sua maré de pensamentos. Maré, por que como as ondas vão e vem ao sabor das águas, amanhã outra novidade poderá chegar as praias da nossa inteligência ao sabor de alguma corrente que lhe domine.
E nós aqui, viventes sendo obrigados a ruminar essa ruinosa onda.
Mais risível é a percepção da mediocridade que reina absoluta nos espaços destinados a sociedade, que sequer tem preocupação com a qualidade dos interlocutores que introduzem em nós. De forma visceral, quase como um estupro. Acreditam que em nosso atual nível de consciência sequer perceberíamos as diferenças.

    Julio Silveira

    Aos dois admiradores do Cerra, minhas sinceras condolências por apreciarem um peso morto, que ainda não sabe, mas que já exala a um bom tempo forte aca.

Robson Porto

Serra é candidato a Presidente em 2.014 pelo PSD do K.

    graciliano

    Seria ótimo, mas acho que o Alckmin já o confinou a uma candidatura a prefeito de SP. Terá um belo terceiro lugar!

Jairo_Beraldo

Antes de mudar a lei eleitoral, tem-se que conscientizar os senhores juizes e promotores eleitorais. Como exemplo, dou o reizinho de Goiás, M. Perigo, que responde a um sem numeros de processos no TSE, e posa de moralizador no trono goiano. Fazem leis, mas os senhores magistrados não as fazem cumprir…então que fique como está!

Regina Braga

Cerra comentarista político e o Rastani comentarista econômico…Deus me livre e guarde!!!!

Rogério Floripa

Azenha, pare de desenterrar morto. :)

Documentário – Arquitetos do Poder
Um mergulho na relação entre mídia e política no Brasil http://fwd4.me/07dJ

Paulo Navarro

Realizamos aqui em Campinas um debate sobre a Reforma do Sistema Político e a Participação Popular, na última sexta-feira. Tivemos acesso à Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político Brasileiro, que esteve representada no debate pelo Prof. Moroni. Também causou polêmica a questão da lista partidária pré-ordenada, que é defendida pela plataforma (ver mais em http://www.reformapolitica.org.br).
A grande questão é a seguinte: o critério de escolha dos eleitores, pela lista pré-ordenada, continua sendo o dos candidatos. Assim, o eleitor vai olhar pra lista e ver quem são os primeiros, e decidir se quer votar naquela lista. Uma escolha ruim por parte dos partidos tirará votos, e o contrário é verdadeiro tb. A diferença é q a instância partidária vai ser valorizada (não é o q queremos?), e o modo de entrar na política vai ser modificado, tendo as pessoas que querem ser candidatas que entrarem "pra valer" nos partidos, e não apenas "alugar" uma legenda. É um salto de qualidade importante na política brasileira. Argumentam que, com os partidos que temos, isso seria ruim. Mas será q não temos os partidos q temos justamente pela forma "promíscua" que a legislação eleitoral hoje estimula? A justiça já determinou q os mandatos são dos partidos, e não dos eleitos. A população hoje vota nos partidos primeiro, e não nos eleitos, sem saber! Tornar as eleições mais democráticas, transparentes e livre do financiamento privado "prendedor de rabos". Voto em lista e financiamento público já!

Edmar

Sobre a forma de votação tem que ser em LISTA ABERTA, com possibilidade de voto na LEGENDA, no caso das representação proporcional (Câmara Federal, Ass. Estadual e Cam. Municipal). Eu, voto LULA/DILMA desde 1999, escolho um ou dois senadores quase no modelo "distrital", sempre os mais afinados com o PT e pra Deputado Federal, sempre na legenda do PT (voto na lista). Pra estadual, escolho a pessoa, pois estando aqui por perto, posso contatar quando necessário, até pra reclamar, quando for o caso. A tal de 'LISTA FECHADA' limita a escolha do eleitor. Só seria defensável com voto facultativo.

    Silvio I

    Edmar:
    Concordo com a lista aberta. Mais que não se possa votar o presidente de um partido, o vice de outro, os senadores de outro, e os deputados de outro diferente. Todos tem que ser do mesmo partido político.E que os partidos todos, tenham uma plataforma de governo, seria .Não algumas coisas ai para enganar, o eleitorado.

Edmar

Acho que todo cidadão brasileiro que tenham condição e vontade deveriam poder contribuir para o financiamento das campanhas. Só que a contribuição seria feita OBRIGATORIAMENTE ao fundo público de financiamento. De outro lado, talvez devesse ser melhorada a distribuição da grana: 70% porporcional à votação anterior, 15% em partes iguais entre os partidos representados no parlamento federal, 10% em partes iguais entre os que tenham representação em ao menos uma assembléia estadual/distrital e 5% entre todos os "zilhões" de partidos que "se dizem" existentes, segundo informar o TSE.

    Silvio I

    Edmar:
    Nada de isso, que o estado determine a quantidade para cada partido, e que seja igual para todos. Não pode ser, si continuamos dando todo para o mais votados, os outros nunca vão a poder ter votação.Isso e igual que o horário político na TV que esta de acordo com a quantidade de representantes que tem.A igualdade deve ser a norma.Vamos apagar e começar de novo.Depois da primeira eleição, as coisas se acomodam.

Leider_Lincoln

Por falar em picaretas, alguém viu a propaganda ridícula mostrando religiosos judeus israelenses no muro das lamentações e afirmando "liberdade de expressão: a gente se vê por aqui"? Não sei o que faz menos sentido, se a defesa do Serra do modelo vigente ou a propaganda judaico-israelense-global…

Maria

Fala cabeção.

Quanto mais esse cidadão panfleta mais o voto distrital ganha força.

Fala, mas fala muito mesmo.

    Silvio I

    Maria:
    Desculpa a pergunta. Você sabe o que é o voto distrital, e suas conseqüências?

    Aline C Pavia

    Silvio falou por mim.
    Como o domínio hoje na internet é do Grupo Abril, para mim isso já encerra a questão.

    Maria

    Qualquer coisa que Lula e o PT sejam a favor não presta.

    Basta ser contra que você já está do lado certo.

    João PR

    Maria, você tem o que dentro da caixa encefálica, vento??

    Por favor, comece a pensar, pelo seu próprio bem. Pare de raciocinar com a cabeça dos outros (como a de um blogueiro chapeludo que há por aí).

    Leider_Lincoln

    Nossa! Que argumento magnífico, profundo! Pode nos confessar, "Maria": gastou todo o seu potencial intelectual nele, não gastou?

    graciliano

    Já li isso em algum lugar. Tive que tapar o nariz, mas visito o esgoto para saber o que pensa a direita-burra (e sem votos).
    Por que você não se assina, meu Rei?

    yacov

    Quanto ódio…

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    Fábio

    Não senhora!!! Com respeito, acho que o Brasil deve melhorar com ou sem PT. Se for ruim (seja PT, PSTU, PC do B) devemos correr com estes. Mas com PSDB já vimos que é PIOR. Olha a Cúpula do PSDB – FHC defendendo a maconha; o Aécio Caindo em Blitz de Trânsito com Carteira de Motorista Vencido e Bêbado (imprensa aliviando); e o Çerra (super democrata e político limpo que só fala a verdade) que todo mundo conheceu – VAMPIRO. É isto que você PENSA?!!!

    Eduardo

    O melhor conselho pra quem usa internet: NÃO ALIMENTEM O TROLL!

    Vivi

    Errado.
    Qualquer coisa que Serra, Repugnaldo Azevedo, Merval Pereira e Aloysio Múmia apoiem NÃO PODE SER BOA PARA O PAÍS.

    SILOÉ-RJ

    Seu ódio só se justifica pela mamata que você perdeu.
    Pra você o lado certo é o seu bolso, não é não???.

    Leider_Lincoln

    É só um troll, Silvio I. O nome dele nem é maria, só está escondendo em besteiras por que lhe faltam argumentos e por que é muito difícil defender um cara que é doutor sem tese de doutoramento, economista e engenheiro sem graduação e administrador "jenial" sem realização alguma…

    Leider_Lincoln

    Cá entre nós? Para quem tenta invalidar um texto "panfletário" (como se ele não fosse cientista e profissional respeitado) com um texto de três linhas/parágrafos iniciado por um "fala cabeção" que nem vírgula tem, você é mesmo muito pretensiosa/pretensioso…
    Para responder a uma bobagem como a que você nos submeteu, um "Arrã, Cláudia, senta lá" bastaria, mas eu não pude resistir!
    Saudações!

    EUNAOSABIA

    Trata-se de um "bulionista"… não se pode esperar nada desse estafeta.

foo

Sobre o artigo de Marcos Coimbra na Carta Capital:

"Lula tem procurado fazer com que o PT e esses partidos se entendam a respeito de duas questões básicas: o financiamento exclusivamente público das campanhas e a manutenção do voto proporcional, mas com lista fechada, na eleição de deputados e vereadores."

Por favor, Lula, não cometa o equívoco de apoiar o voto com lista fechada — este sistema já foi testado em Portugal, e reprovado! O resultado da lista fechada é que os partidos se transformam em pequenos clubes, onde os caciques decidem quem irá ser eleito. Ao eleitor, cabe referendar a lista.

O sistema atual, com todas as suas falhas, permite a renovação. O sistema de lista fechada faz com que as mesmas pessoas sejam eleitas e reeleitas, sempre. Essa é a razão pela qual o sistema pode agradar aos deputados já eleitos; é quase que uma garantia de manutenção do mandato.

A maior falha que eu vejo, no sistema atual, é a transferência de votos. É isso o que causa o aparecimento de candidatos como o Tiririca — eles se tornam puxadores de voto, que acabam por eleger o restante da bancada do partido. Isso sim precisa ser corrigido: um voto é pessoal e intransferível — um voto não poderia ser jamais usado para eleger outros candidatos — a não ser que o voto seja feito na legenda, que existe exatamente para isso.

Portanto: vamos acabar com essa idéia de voto com lista fechada. A democracia agradece.

    luiz pinheiro

    É justo o contrário, a lista fechada fortalece os partidos, torna-os partidos de verdade. É com o sistema atual que hoje os partidos são dominados por caciques, muitas vezes são meras legendas, sem programa nem consistencia, que servem apenas a projetos pessoais regionalizados. Os partidos precisam de mais vida interna, de mais democracia interna, e de mais coesão programática. Precisam eleger pelo voto direto seus dirigentes – alguns poucos já o fazem – e também seus candidatos, e apresentá-los ao eleitor numa lista fechada com programa bem definido e time escalado para executá-lo.

    João PR

    Luiz, permita-me discordar: os partidos politicos, em sua grande maioria, ainda são feudos dominados por alguns. Pergunto: qual o critério que terão os partidos para fazer sua lista fechada?

    luiz pinheiro

    Eleição interna, Luiz, que outro critério pode haver? É assim que alguns partidos já fazem, e outros deveriam fazer, para eleger seus dirigentes, definir seus candidatos proporcionais, e escolher seuis candidatos majoritarios quando não há consenso suficiente.

Rafael

Serra se engana e pior não percebe. Normal. Quem mais ganha com voto distrital é o PMDB, psdb vai enfraquecer e isso é inevitável. Nós já temos o voto distrital porque é desse modo que você elege o vereador e mesmo a proximidade como é alegado não muda nada, há corrupção, há descaso e não há a cobrança citada como ponto positivo pelos que defendem o voto distrital.

    Silvio I

    Rafael :
    Essa votação para vereadores, não e voto distrital Voto distrital e outra coisa. Da uma olhada as eleições nos EUA. Também existe em Cuba,apenas que em Cuba exite um sô partido político.

    Leider_Lincoln

    Nos Estados Unidos também. A diferença é que eles disfarçam com dois nomes diferentes…

    Rafael

    Dar uma olhada nas eleições nos eua já é um motivo para não aplicá-lô aqui.

Zé augusto

O PSDB anda incomodado. Já que o PT tomou o lugar do partido , FHC acha que devem assumir-se centro-direita. O Estado de São Paulo traz boa matéria a respeito.

Mais óbvio impossível. Só os petistas não querem ver que o PT perdeu sua identidade como esquerda.
A direita é o caminho do PT.

Quanto tempo dura?

    Leider_Lincoln

    Meu caro [Richard?} dizer "Estado de São Paulo" e "boa matéria" numa mesma frase é forçação de barra, não acha? Quer ver uma boa matéria? Ei-la: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/quem-e-e

    Ze Augusto

    Ah, sim. Luis Nassif, conhecido militante de esquerda (? ). Já ouvi falar.

    Leider_Lincoln

    Cara, eu deveria arrumar uma maneira educada de dizer, mas você não é uma pessoa muito esperta, não é mesmo?
    Além então ter lido o texto (apenas REPUBLICADO no Brasilianas) e portanto não ter a mínima ideia de que o original foi publicado no VALOR ECONÔMICO (um jornal que nem a KKK paulista-matogrossense chamaria de esquerdista) não teve sequer a argúcia de reparar o "por-paulo-totti" no link…
    Paulo Totti, assim, é o autor do texto, não o Nassif, de quem não vou comentar nada a respeito, por ser inútil. Apenas quero demonstrar o nível de comentaristas da direita e compartilhar com meus colegas de QI dentro a normalidade uma seguinte questão: a direita no Brasil (do PSD ao trio de ferro PPS/PSDB/DEM) sempre terá votos não por causa de suas ideias, mas por causa do nível de gente que vota nela.
    Para ganhar estes votos resilientes, a esquerda teria que lançar como candidatos pessoas que repetissem discursos elaborados por híbridos entre asnos e papagaios. Ou alguém acredita honestamente que gente como este cidadão/cidadã que assina como Ze Augusto é capaz de algum discernimento sobre o que é, por exemplo, bom o ruim?

    Ze Augusto

    Não li tudo o que você escreveu. Mas você tem razão. E adiantaria argumentar?
    Caro, deixa pra lá.

    Leider_Lincoln

    Entenderam o que ei disse? Inutilia truncat! Esse jênios são esquizóides que se orgulham de não pensar, argumentar, ler, estudar, arguir…

    Ze Augusto

    Use a sua genialidade , esperteza, agudeza, QI elevado para transformar alguma coisa. Que tal?

    Ze Augusto

    Seria mais útil à nação do que me desqualificar. Não concorda?

    Ze Augusto

    Em suma : Não perca seu tempo comigo. Sou o menor dos seus problemas. Acredito amiguinho. rs

    Jairo Fernando

    Ou seja, vc só comenta para encher a paciência dos outros, não para debater ou expor uma boa opinião.
    Sequer leu o link direito, viu o nome Nassif e já destratou, embora o link informe que o texto é de outra pessoa.
    Sua alegria é tumultuar, nada mais.

    Fábio

    Este senhor vem aqui falar mal do Nassif. Ponha-se no seu lugar – junto com o Gênio Çerra – aquele que escolheu o segundo lugar da lista tríplice para Reitor da USP. Ou seja DIREITA TOTAL SEM DEMOCRACIA, que tem nojo de igualdade e de povo. E Zé a maior redução entre a camada de ricos e de Pobres no Brasil ocorreu no governo do PT COM LULA. Nada mais esquerda do que isto. Reflita.

    João PR

    Zé "troll" Augusto.

    O PSDB é que perdeu sua identidade enquanto uma social-democracia. Logo, não tem discurso, não tem projeto de Brasil, não tem nada. O futuro dos tucanos é serem protegidos pelo IBAMA, pois estão se tornando espécie em extinção.

    O resto, como diria seu guru, o engenheiro (que não é engenheiro), economista (cujo diploma ninguém viu até hoje), e "jenial" administrador (que nada faz, nada executa, e abandona os cargos para os quais foi eleito), é trololó.

    yacov

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    Ze Augusto

    Qualquer vírgula que não agrade ou qualquer frase que não esteja dentro do pensamento único do petismo é prontamente desclassificado .

    Talvez isso também explique o fato do eleitor petista " não ser petista".
    E vai ter que se contentar com a fidelidade do eleitor que se comporta como os adeptos do "evangelho da prosperidade". Enquanto tem algum retorno dá oseu voto.
    Mas não conte com ele para qualquer mudança.
    Como isso não é possível, o PT se adapta.
    O discurso de esquerda só serve dentro de ambientes fechados.

    E por que isso é capaz de irritar tanto a alguns?

    Eu sou apenas o eleitor.

    Leider_Lincoln

    Então continue votando nos Serra da vida e não tente descarregar os intestinos que usou para justificar sua decisão em nós, ok?

    SILOÉ-RJ

    Não, você não é apenas eleitor, suas argumentações e o seu desespero revelam muito mais.
    Um eleitor vendo que fêz a escolha errada, mas que o país melhorou, reconhece e aceita. Você não.
    Diz para nós o quanto financeiramente você perdeu com a derrota dos seus ídolos, aí sim ficará justificada tamanha revolta.
    Quanto ao PSDB você queria o quê??? Que deixássemos os espaços vazios???
    Política é a arte do convencimento, as pesquisas recentes no sul e sudeste mostram isso.
    Bobiou, dançou!!!

    SILOÉ-RJ

    Agora, todos os caminhos são os caminhos do PT.

SILOÉ-RJ

Essa será a cantilena que ouviremos até o fim dos nossos dias
A única possibilidade fora o golpe, que eles têm de voltar ao poder.

Deixe seu comentário

Leia também