VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Gilson Caroni Filho: Por que o ódio da imprensa a José Dirceu?

18 de janeiro de 2012 às 11h24

por Gilson Caroni Filho

Em raras ocasiões, na conturbada história política brasileira, houve tamanha unanimidade em torno de qual deve ser o destino de um ator político relevante.  Diariamente, em colunas e editorias dos jornalões, em solenidades com acadêmicos e políticos de extração conservadora, em convescotes de fim-de-semana da burguesia “cansada”, todos os que chegam aos holofotes da  mídia proferem a mesmíssima sentença: é preciso banir de uma vez por todas da vida pública o ex-ministro José Dirceu.

O comando dessa unanimidade  é pautado por um curioso senso de urgência. Não há pressa para atenuar os problemas estruturais do país e suas estruturas arcaicas. Só se fala em ação imediata quando o assunto é condenar o  “chefe da quadrilha”, montada a partir do Palácio do Planalto para comprar apoio político no Congresso. Poucas vezes, em um lance da política, tantos conseguem perder ao mesmo tempo e na mesma dimensão. Na sua sanha inquisitorial, a grande imprensa dá mostras de pusilanimidade, de um espetáculo de fraqueza para dentro de si mesma e de leviandade para fora. Sai em frangalhos, mas persevera no que considera  uma questão de honra.

Pouco importa que falte materialidade e provas, é preciso requentar o noticiário para criar condições políticas que permitam ir adiante. Mas afinal o que move o ódio a José Dirceu? O que o torna inimigo público de um esquema de forças que, em passado recente, foi impecável em sua trajetória de encurralar o país, em nome do desvairado fundamentalismo de mercado?

Desde 2002, paira sobre Dirceu o estigma de maquiavelismo. Seria apenas um homem de poder,  basicamente orientado para sua conservação, um homem do contingente, que não faz  política para a história? Os fatos e o decurso do tempo respondem à acusação.  O que torna impossível à grande imprensa aceitar um retrato favorável do ex-ministro é a sua originalidade como operador político de esquerda.

Todos sabemos que  um fato notável da política brasileira é que, apesar de sucessivos deslocamentos políticos, desde a redemocratização do país, a hegemonia dos processos de transição encontra-se com a mesma burguesia, condutora  do golpe de 1964. Hábil nas transações com o capital estrangeiro, das quais auferiu vantagens para fortalecimento próprio, a burguesia brasileira não foi menos sagaz no manejo do jogo político.

Comprova-o a obra-prima que foi a eleição de Tancredo Neves (por mecanismo antidemocrático imposto pelo regime militar), os anos Collor e os dois mandatos de FHC. Para termos noção do que isso representou, até o PT, oposto à coligação tancredista, não deixou de sentir a sua pressão, que lhe provocou rachaduras parlamentares e perda de apoio em setores expressivos da classe média.

Desde a política de alianças que levou Lula à presidência, em 2002, às articulações na Casa Civil, Dirceu frustrou expectativas que alimentavam os cálculos das elites desde sempre encasteladas nas estruturas do Estado. O PT que chegava ao poder seria um partido atordoado por suas divisões internas e mergulhado em indefinições estratégicas. Um desvio de curso que não teria vida longa.

A direita apostava na incapacidade do PT em administrar o pragmatismo de um estado corrupto e patrimonialista, como o nosso. Lembram-se do Bornhausen e do Delfim? Previam, no máximo, dois anos de governo para o PT em meio a crises institucionais. Coube ao Zé Dirceu, o “mensaleiro”, a função de viabilizar a governabilidade de Lula e não permitir que esse governo fosse vítima de crises agudas e sucessivas.

Quando Dilma Vana Rousseff, oito anos depois, foi eleita a primeira mulher presidente da República do Brasil, com mais de dez pontos de vantagem sobre seu adversário, José Serra, muitos exaltaram a força  do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Do alto de seu capital político, Lula teria passado por cima do PT, escolhido sua candidata e conseguido eleger como sucessora uma ex-assessora de perfil técnico, estabelecendo um fato inédito: o terceiro mandato presidencial consecutivo para um mesmo partido eleito democraticamente.

Nada disso está incorreto, mas peca pela incompletude.  Ferido, contundido nos seus direitos, o operador político José Dirceu teve um papel fundamental para o aprofundamento da democracia brasileira. Talvez, quando o então presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, confirmou oficialmente a vitória de Dilma, Dirceu tenha cantarolado os versos de Aldir Blanc: “Mas sei / que uma dor assim pungente / não há de ser inutilmente”.

Questões de justiça são questões de princípio. Ao contrário do que pensam a imprensa golpista, seus intelectuais orgânicos e acadêmicos subservientes.

Leia também:

 

 

206 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Elida Felippe

04/12/2013 - 10h53

Depois do Lula, José Dirceu é o cara!

Responder

Por que o ódio da imprensa a José Dirceu? – por Gilson Caroni Filho

20/01/2012 - 10h11

[…] do que pensam a imprensa golpista, seus intelectuais orgânicos e acadêmicos subservientes. http://www.viomundo.com.br/politica/gilson-caroni-filho-por-que-o-odio-unanime-da-imprensa.html var staf_confirmtext = 'Email Enviado!' #stafBlock {background:#ac1916; border: 1px solid […]

Responder

Carlos Ernesto

20/01/2012 - 05h46

Esses "genios" da direita tem que engolir o fato de que investiram tudo em detonar esse que é um dos maiores politicos da historia do brasil,"Jose dirceu", achando que o PT não teria um outro quadro à altura para substitui-lo,pois eram capazes de prever que através da articulação(corrente interna do PT,hoje campo marjoritario ) ,José Dirceu chegaria a presidencia .Mas o que o egoismo personalista destes imbecis não os deixou ver é que o projeto de Jose Dirceu,não era um projeto de poder para si próprio(a direita acreditou na mentira que tentou plantar na midia e agiu baseada nisso ,foi para um lado( errado) e bola entrou no outro)Basta ouvir Jose Dirceu falar ,que qualquer um vai entender ; que ele é um grande brasileiro que pensa no seu projeto politico sobretudo o povo brasileiro.Não é o poder pelo poder ,é poder com finalidades muito claras ,ele não esta lutando pelo prestigio individual ,luta por um país melhor ,com mais participação popular,coisa que é possivel ver na extrutura interna do PT, que com certeza ele ajudou a formular,e que apesar dos seus defeito, não existe no brasil e talvez no mundo um partido mais aberto a participação popular e consequentemente à democracia.

Responder

Bonifa

19/01/2012 - 21h42

José Dirceu é gênio e foi o responsável pela eleição do Lula, à custa da própria honra. O Brasil será eternamente grato a José Dirceu, um dos fundadores da Pátria.

Responder

    Luiz Carlos

    20/01/2012 - 01h42

    Mas quem enlameou a honra do José Dirceu foi o bandido do Partido da Imprensa Golpista (PIG), assassino contumaz de reputações, repetindo incontáveis vezes a mentira descarada de que José Dirceu foi o chefe da quadrilha do mensalão. Mensalão cuja existência, como diz o Mino Carta, está para ser provada, o que indica claramente que jamais existiu, pois, se tivesse existido, depois das inúmeras investigações que foram feitas na tentativa de provar a sua existência e de desvendar o seu mecanismo de funcionamento, certamente, passados tantos anos, já teria sido provada a sua existência. Lamentavelmente, a grande maioria da população é despolitizada, analfabeta política, alienada politicamente, e uma parte considerável daqueles que se interessam por política se informa somente através do PIG, ou seja, é desinformada, apesar de se achar bem informada. Nesse contexto, uma tremenda mentira, um besteirol, uma estorinha sem pé nem cabeça como essa do mensalão é aceita como verdadeira por muita gente, pois essas pessoas ainda se informam somente através do PIG.
    A verdade, porém, é que até agora não há qualquer prova da existência do mensalão (no sentido dado pelo PIG, de pagamento de propinas a parlamentares para votarem favoravelmente em medidas, planos e programas de interesse do governo), assim como também não há qualquer prova, nem uma sequer, do envolvimento de José Dirceu no tal mensalão, que não foi senão mais um caso de caixa dois, praticado por todos os partidos, e que só uma reforma político-eleitoral poderá extirpar ou reduzir bastante.
    José Dirceu seguramente é um dos maiores políticos que o Brasil já teve em toda a sua história. Por tudo o que o José Dirceu representou e representa de esperança, de bom, de positivo, de progressista, para o Brasil e para o povo brasileiro, todos aqueles que estão conscientes da importância e da grandeza desse cidadão e político e da tremenda injustiça que cometeram e até hoje cometem contra ele, devem defendê-lo apenas mostrando a verdade dos fatos, omitidos, distorcidos e/ou manipulados pelo PIG e pelos seus inimigos políticos e ideológicos.

Henrique

19/01/2012 - 19h50

Indícios de corrupção na política brasileira e atinge membros de quase todos os partidos e muitos indícios sendo referentes a fatos que se deram em governos anteriores.
A PARCIALIDADE da mídia e outros:
– O relatório das duas CPIs apontou 18 nomes de parlamentares a serem eventualmente cassados, FICOU CLARA A AUSÊNCIA DO SENADOR/PSDB/EDUARDO AZEREDO, então presidente nacional do seu partido.
– E olhem que há provas materiais e contundentes de que em 1998, ele se beneficiou do valerioduto, igual ao que foi usado por dirigentes e parlamentares do PT.
– Em contrapartida, o relatório da CPI só incluiu o Dep José Dirceu, no qual há apenas acusações orais e de figuras suspeitas.
– De lá para cá a imprensa já classificou todos de "réus".

Todos tiveram acesso ao relatório final das CPIs que constam os dados acima.

POR QUE, ENTÃO, O NOME DO 'PAI DO VALERIODUTO', EDUARDO AZEREDO, FICOU DE FORA??

QUAL A EXPLICAÇÃO JURÍDICA POIS HÁ PROVAS MATERIAIS E ROBUSTAS(jargão jurídico)??

Responder

eduardo leite

19/01/2012 - 17h49

No nosso país não há políticos de direita ,muito menos de esquerda.Somos vítimas de um regime político onde espertalhões como Zé Dirceu e Serra sustentam a bandeira da bandidagem.Nada mais.Defender um picareta como Zé Dirceu é pura idolatria ao que há de mais maléfico a um espertalhão que se diz de esquerda.

Responder

    Mateus

    20/01/2012 - 17h50

    bláblábláblá.
    Parabéns, você decorou direitinho o besteirol do PIG.
    Titio PIG está muito feliz.
    Garoto aplicado.

    Norma

    04/08/2012 - 23h19

    Eduardo, me preocupa saber de tanta gente, como vc, sistematicamente enganada por um jornalismo mentiroso, tendencioso, interesseiro, subserviente.
    Sempre que tenho oportunidade procuro alertar as pessoas no sentido de procurar outras fontes de informação, diferentes das tradicionais. Quem o faz descobre um mundo totalmente diferente do que é vendido por Globos da vida.
    Vc pode perguntar, por que ler uma “linha” em detrimento de outra? Quem pode dizer qual seria a mais honesta? A resposta você mesmo vai encontrar depois de ouvir outras opiniões, que identificará como verdadeiras quando fizerem sentido. Aí vão algumas sugestões que podem faze-lo virar completamente a forma de pensar: As veias aberta da América Latina (Eduardo Galeano),A Doutrina do Choque (Naomi Klein), A Privataria Tucana (Amauri Ribeiro Junior), Confissões de um Assassino Economico (John Perkins).
    Boa leitura e boa sorte!

Antonio Pereira

19/01/2012 - 17h02

A direitona e seus milicos golpistas não suportam um politico hábil e inteligente como o José Dirceu, sua estratégia foi dar condições para que o Brasil se tornasse realmente independente da tutela estrangeira, ou seja acabar com a eterna posição de colonia da Europa e EUA. Seu erro foi ter lançado mão da mesma receita utilizada pela direitona no tempo do FHC e outras décadas passadas. Mas a sua grandeza e importância para o povo brasileiro continua pois ele não impediu a atuação da Justiça (STF), isto aumentou o respeito por ele.

Responder

JOÃO WOLMAR MELO

19/01/2012 - 16h53

Repito aqui a frase do Paulo Villas: A direita odeia , eu diria teme o Dirceu, porque toda vez que o confronta , perde o debate. É, seguramente, a observação mais contundente em todo esse acusa/defende e que melhor define a inteligência, a perspicácia, o nacionalismo patriótico, a sabedoria política, o conhecimento das Leis Brasileiras (já que é um excelente advogado também…)e principalmente a militância desmedida em prol do Brasil: Um País Para Todos. Diria até que o nobre companheiro está ACIMA DO PT, já que, além de tudo, foi um dos signatários na data de sua fundação, lá pelos idos de 1979.
Conheço PESSOALMENTE o companheiro JOSÉ DIRCEU (com letras maiúsculas sim!) e conheço também seu filho Deputado Federal Zeca Dirceu, e também a mãe deste último – quando trabalhei no BB na Ag. de Cruzeiro do Oeste-PR. Tive o prazer e a HONRA de conhecer também o Dr. IVO SOOMA, na cidade de Umuarama-PR, BRILHANTE ADVOGADO, honrado, patriota, de uma dignidade ímpar, que na pior parte da História Brasileira (Ditadura) defendeu o companheiro e o ajudou a manter-se vivo da implacável perseguição dos ditadores-militares e seus asseclas. José Dirceu, o filho e sua mãe, são pessoas extremamente trabalhadoras e que, embora separados por contingências da própria vida de José Dirceu. ainda mantém laços de grande amizade e companheirismo.
Fiz esse breve relato para os que aqui postam asneiras, que PRIMEIRO CONHEÇAM A VERDADE DOS FATOS, ou seja, ouçam as DUAS PARTES DA HISTÓRIA – ou quantas mais se façam necessárias – para depois ser digno de emitir uma opinião, uma ofensa ou, se for o caso, uma acusação. Isso é o mínimo que o DIREITO assegura a todas as pessoas, independente de cor (sic!), sexo, religião, gênero, condição social (sic!), previsto em nossa Constituição (inclusive com a contribuição do nobre companheiro em questão).
Mas vamos aos fatos. "ALGUÉM" perguntou: O Mensalão existiu? Sim, existiu e ainda existe em alguns Estados e originou-se em Minas Gerais. Só não me perguntem quem foi (foram) os protagonistas. O que o PT fez (e graças a Deus deu-se mal) foi utilizar-se de "Caixa 2". Prática comum, infelizmente, até hoje nos nossos pleitos eleitorais e que, espero ser definitivamente coibida nessas eleições de 2012. O resto a mídia incumbiu-se de aumentar a seu bel prazer. Agora a minha pergunta: Por que o acusador "Jefferson" (também arrolado como beneficiário do mensalão) EM SUA DEFESA, praticamente inocenta o companheiro José Dirceu? Será por pura "dor de consciência"? Acredito que não, por que nem o próprio "acusador" (responsável por apresentar provas) está convencido do tamanho da BESTEIRA que ele mesmo cometeu… Ele sim, deveria ter comprovado a "utilização dos milhões de reais recebidos" – e que foram contabilizados. E além de tudo, deixou uma baita dor-de-cabeça para o Ministro respOnsável pelo julgamento do Mensalão.
O Direito, felizmente, costuma trazer à tona O QUE ESTÁ POR BAIXO DO TAPETE. E a Constituição garante o direito à defesa até o julgamento final. Como já disse: isso vale para NOSOTROS também. Felizmente…
A meu ver, quem mais está perdendo com essa "crucificação" injusta ao companheiro José Dirceu é o povo brasileiro – o destinatário final das ideias e do brilhantismo dele. Ele conheceu, como ninguém, os porões da ditadura, as falcatruas da política, as negociatas dos grandes empresários e empreiteiros brasileiros e internacionais, os lesa-pátrias de passado recente (entenda-se PRIVATARIA TUCANA), os entreguistas de plantão e toda sorte de pseudo-brasileiros que só querem levar vantagem e os tem DETONADO em todos os fóruns e entrevistas que tem participado. Sua inteligência supera em muito seus debatedores, que só sabem acusar. Até o momento, só com palavras, sem provas! Seu lugar está garantido na História do Brasil e os historiadores haverão de exaltá-lo, pelo menos pela demonstração de bravura e heroismo naquela fase negra de nossa História, juntamente com vários outros que também, injustamente, foram arrolados nessa trama que, infelizmente, foi "comprada" pelo Judiciário brasileiro.
De minha parte, receba meus sinceros agradecimentos pela mudança de rumo que ajudaste a impor aos destinos desse gigante adormecido. Agora, nem tanto. E o mundo pá reconhece isso!
Isso responde a pergunta do articulista: por que odeiam tanto o José Dirceu?

Responder

Marcelo

19/01/2012 - 16h41

Vou fazer uma profecia . "Quando o povo brasileiro deixar de agir como torcida organizada de partidos e politicos e começar a agir como cidadão o Brasil ira mudar . "

Responder

    E

    08/09/2012 - 03h39

    Quando quiser começar isso não haverá mais Brasil, acho

Rafael

19/01/2012 - 14h05

Mais engraçado que a perseguição da mídia contra o Dirceu é a globo fazer propaganda do salário mínimo de SP, é muito engraçado, beira o ridículo dar destaque ao salário mínimo estadual de SP hahahahahah, engraçado por que o vale, o que importa é o salário mínimo federal o que é definido pelo governo federal. Esse que o governo de SP define não importa. Aqui no RS a partir de 2012 o salário regional será de 700 grandes coisa, todos aqueles que contratam por salário mínimo pagam o que o governo federal manda. A glob considera que o povo é estúpido, idiota.

Responder

    Esse é o golpe

    08/09/2012 - 03h32

    Esse querem tentar dizer que o governo poderia colocar o salário mínimo maior, sem dizer que além disso quebrar o país, ainda não sobraia nada para ser investido em países como Cuba

Paulo Roberto

19/01/2012 - 12h57

Ele não perdoam o Dirceu por ele ter derrotado o pessoal da casa grande com as mesmas armas que eles sempre usaram.

Responder

Avelino

19/01/2012 - 11h15

Caro Azenha
Zé Dirceu representa perigo para a elite brasileira mais reacionária, por isso ele tem que estar sempre em evidência negativa.
Ele, candidato, não deixa pedra sobre pedra de qualquer oponente.Nem Lula nem Dilma nem PT, é mais temido pela direita do que o ZD.
Saudações

Responder

Regina Braga

19/01/2012 - 11h15

Quando um homem ,está no centro de todo ódio,destilado pela direita,pode ter certeza…O cara é muito bom.O ex-Ministro Zé Dirceu,é o maior articulista do país.Um homem que, supera o pig e os coronéis de farda e sem farda.Um homem com ideologia e com capacidade de realiza-las.Um homem sem plaquinha de vende-se.Um homem que levou o país a acabar com os desmandos e o entreguismo da direita.Quanto mais falarem do Zé,melhor vai ser…Mostra que esse é mesmo o CARA.

Responder

    Rui Romulo L. Gaspar

    19/01/2012 - 13h51

    Concordo em tudo que vc disse Regina,valeu!

sergio

19/01/2012 - 10h32

Adoro Dirceu, é um animal político importante e tem história, ademais nunca pensou em vender o Brasil.

Responder

Sandra Lúcia

19/01/2012 - 10h29

Entim, alguém tem coragem prá defender o Zé Dirceu. Eu diria que essa é a grande novidade do artigo. Entretanto, permito-me opinar: A imprensa, sendo propriedade da elite econômica e política do país, odeia o Zé Dirceu pelo que ele representa: Um homem, que desde jovem sonhou um sonho e teve coragem para lutar por ele, mudando de país e até de rosto para continuar na luta, não pode chegar ao poder e sua destruição moral se faz necessária, como exemplo, a sinalizar ao povo que todos os políticos são iguais, corruptos, bandidos, etc….

Responder

Dani Tristão

19/01/2012 - 03h02

O PIG inteiro estar todo voltado para condenar Dirceu sem sequer um única prova, é a maior prova de sua inocencia!!! Se incomoda tanto nossa elite, nossa mídia podre, Tucanos e demos… eu só posso gostar muito do Zé Dirceu!!! Zé Dirceu tem todo meu apoio, admiração e respeito. Esse, não foge a luta jamais!!!

Responder

geraldo de carvalho

19/01/2012 - 00h31

nossa!! como tem troll nesse post.

Responder

João Medeiros

19/01/2012 - 00h29

Valeu Gilson Caroni!!! O Zé Dirceu tem uma história de serviços prestados à redemocratização do País. O PIG não larga do pé dele. Porque será que não repercutem o livro "Privataria Tucana" contando os crimes do José Serra e sua família-quadrilha?

Responder

O ódio da imprensa a José Dirceu | Viva Marabá Carajás Brasil

18/01/2012 - 23h05

[…] O ódio da imprensa a José Dirceu var cid= 7136; Tweet (function() { var s = document.createElement('SCRIPT'), s1 = document.getElementsByTagName('SCRIPT')[0]; s.type = 'text/javascript'; s.async = true; s.src = 'http://widgets.digg.com/buttons.js'; s1.parentNode.insertBefore(s, s1); })(); 0 comments Por Gilson Caroni Filho, no blog Viomundo: […]

Responder

Mara

18/01/2012 - 22h58

Desculpe Azenha por utilizar esse espaço de debate para isso, mas gostaria que não estou conseguindo acessar o site do Rodrigo Viana, "Escrevinhador" pois meu anti-vírus Kaspersky denuncia um vírus e justifica dessa forma: Motivo: link de phishing
Posso acessar o site ou não? Será que é só comigo ou é geral?
Obrigada,
Mara

Responder

_Rorschach_

18/01/2012 - 21h50

Caramba! Tomei 10 pontos negativos só porque defendi que um comentarista não deixasse de postar no blog?????

Sou novo por aqui, mas o sujeito sempre me pareceu respeitador, o que, num blog de postagens anônimas, já é 90%. Qual foi o crime do Klaus????

Responder

    Antonio Nunes

    19/01/2012 - 10h29

    ele não é petista…

    coisa grave por aqui!

    Miguel

    19/01/2012 - 14h55

    quanta patetice… nao sou nem nunca fui petista, e nem por isso preciso sair zurrando

    Luís

    19/01/2012 - 12h17

    "Qual foi o crime do Klaus????"

    Ter nascido.

Por que o ódio da imprensa a José Dirceu? « Blog do EASON

18/01/2012 - 21h07

[…] Blog Vi O Mundo por Gilson Caroni Filho […]

Responder

Marcelo de Matos

18/01/2012 - 20h43

Azenha. Achei legal um post sobre José Dirceu. Melhor que isso só se o Zé for entrevistado ou convidado a postar aqui. Ele volta e meia escreve no blog do Noblat. Por que não aqui?

Responder

Bruce Guimarães

18/01/2012 - 20h15

Acho uma cegueira defender José Dirceu dessa forma que a maioria aqui defende. Vocês podem estar sendo complacentes com a corrupção. Ele está respondendo por vários crimes, inclusive o de formação de quadrilha, podendo pegar até 111 anos de cadeia. Ou vocês acreditam que não houve mensalão???

Responder

    Marcelo de Matos

    18/01/2012 - 20h35

    Esse negócio de mensalão foi uma grande sacada do criminalista Bob Jefferson. Depois que um funcionários dos Correios, indicado por ele, foi filmado recebendo propina o causídico resolveu atirar para todo lado, ou jogar caca no ventilador, como dizem por aí, para livrar a própria cara. Bob não conseguiu provar a existência do mensalão e, por essa única razão, foi cassado. Nem haveria processo do mensalão não fosse a insistência daquele folclórico ministro Joaquim Barbosa. Não há prova nenhuma de pagamento mensal a parlamentares. Apesar de ter ganho todos os holofotes da mídia, Bob queimou o próprio filme com essa sua “brilhante” idéia. Você, Bruce, que deve ser jovem, tome cuidado. Não vá, também, queimar seu filme a troco de nada.

    Antonio Nunes

    18/01/2012 - 21h49

    ainda bem q o MPF e o STF não pensam como o Sr…

    Almir

    18/01/2012 - 21h31

    Corrupção? Você quer dizer "mensalão do PT"? Ora, o único mensalão provado, provado meeesmo, com filmes, documentos e testemunhas confiáveis é o mensalão dos seus mimadinhos do DEM.

    O motivo de tanto ódio contra o Zé Dirceu é porque ele tem uma inteligência fora do comum. Exemplo: foi dele a idéia de convidar o saudoso ´Zé Alencar pra vice de LULA em 2002, e assim garantir a vitória contra Serra. E o Dirceu continua aí. dando sugestões valiosíssimas ao PT e assegurando uma vitória atrás da outra.

    Um dia ele próprio será Presidente da República. E os neocolonizados sentem calafrios só de pensar nessa hipótese.

    Alvaro Tadeu Silva

    18/01/2012 - 22h02

    Bruce Wayne, identidade secreta do Batman, quem inventou o mensalão foi Roberto Jefferson, flagrado com um pupilo seu aceitando propina, filmada por gente altamente suspeita. Roberto Jefferson só se corrompeu quando apoiou Lula, ou já era corrupto quando apoiava FHC e tinha cargos no governo? O ódio das elites contra Zé Dirceu inventou esses crimes todos. O indicamentop da filha de José Serra, por quebra de sigilo de SESSENTA MILHÕES de contas-correntes do Banco do Brasil corre em segredo de justiça. Quem recebeu capital suspeito de paraísos fiscais foram a filha e o genro do Serra, não foi o Zé. Portanto, Batman, vaza!

    Lenin

    18/01/2012 - 22h37

    Pega leve,anjo;ném eu simpatizo c/ Dirceu…O asmodeu q vcs querem pintar,só serve p/ conveniências…"Mensalão"?!Tão bem informadinho,tão serelepe nas conclusões,e esquece dos fatos.O tal "Mensalão",no sentido como "adoraram" fazer conhecido,n ficou provado,é furo n'água.Reescreva comentário,"…nos meus (blogs) todo mundo só fala a mesma coisa",e continuaremos…É verdade q vc recebe grana p'ra chatear os sujinhos?.

    SILOÉ-RJ

    19/01/2012 - 02h15

    Bruce, vc sabe que o mensalão foi caixa 2, crime este utilizado por todos os partidos desde priscas eras, que recebeu uma sofisticação no modis operandi e no nome á partir do Eduardo Azevedo do PSDB.
    Que sob a batuta do Marcos Valério infiltrado no PT, contaminou alguns dos seus parlamentares com o único objetivo de desestabilizar o governo LULA e coloca-lo para escanteio. O que graças ao José Dirceu que com sua inteligência e altruísmo, não conseguiram. Indo ele para o sacrifício da desonra.
    Então não se faça de desentendido, ele não está respondendo por crime nenhum, pois ainda não foi e acredito que não será julgado. Preferindo a nossa "nobre" justiça deixar prescrever o crime do que inocenta-lo. Já que o próprio acusador, Roberto Jefersom confessou toda a armação.

    Elida Felippe

    04/12/2013 - 10h50

    KKKKKKK. Nunca li tamanha sandice!

Ildo Sauer: “O ato mais entreguista da história” | Viomundo - O que você não vê na mídia

18/01/2012 - 19h56

[…] Gilson Caroni Filho: Por que o ódio da imprensa a José Dirceu?   […]

Responder

willforlife

18/01/2012 - 19h45

sujou as mãos para arrancar os tucanalhas do poder.
mas sua habilidade política, é o motivo da inveja e ódio. Lula tem o mesmo dom. Se a imprensa escolhesse o ex-presidente Lula para ser o extirpado (bem que tentaram), iriam comprar briga com a maioria votante.
a pergunta que não quer calar é:
Até que ponto ele foi capaz de ir.
Lula>>>>Zé Direceu >>>Dilma.

Responder

    Mateus

    20/01/2012 - 18h20

    Willforlife, só não concordo quando você diz que o Zé Dirceu sujou a mãos para arrancar aos tucanalhas do poder.
    Quem diz que ele sujou as mãos é o PIG e os demotucanalhas, mas, passados tantos anos do "mensalão", até hoje não há uma prova sequer envolvendo José Dirceu nesse episódio de caixa 2.
    A cassação de José Dirceu foi puramente política, pois não havia qualquer prova fundamentando-a.
    O que havia contra José Dirceu eram apenas fofocas, intrigas, calúnias e o ódio do PIG e dos seus inimigos políticos, fazendo uma pressão insuportável para tentar destruir política e moralmente – usando os golpes mais baixos, os artifícios mais vis – José Dirceu, Lula e o PT.
    Não tomemos como verdades as mentiras contadas milhares de vezes pelo PIG, uma verdadeira máfia midiática.

Marcelo de Matos

18/01/2012 - 19h21

A Band fez ontem uma ampla reportagem sobre os dez anos do assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel, ocorrido em 18.01.2002. Há sempre insinuações sobre um suposto esquema de arrecadação para campanhas políticas comandado por José Dirceu. O MP santoandreense empenhou-se a fundo para desvendar o mistério da morte do prefeito, de forma muito diversa do que ocorreu com outros prefeitos assassinados: o de Campinas (do PT) e o de Jandira (do PSDB), por exemplo. A impressão que fica é que o MP queria fazer o PT sentar no banco dos réus, como se isso fosse possível. Em Santo André há um forte contingente antipetista que se destacou, também, no caso da violação do sigilo de declarações do IR de tucanos. Quem viver verá: nas próximas campanhas políticas outros factóides surgirão exatamente nessa cidade.

Responder

    Morvan

    18/01/2012 - 20h28

    Boa noite.

    Marcelo de Matos, se eu fosse aparentado do sr. [Celso] Daniel, tudo o que eu queria na vida seria um sepultamento justo para ele. Se eu não fosse materialista, acredite, estaria ora a por ele orar, pois este homem precisaria repousar em paz! Nunca esqueci aquele Programa do Jô, onde ele, o Jô, o "Programa Eleitoral de Aluguel", entrevistou (na verdade, fez política bem piguiana) à exaustão aqueles dois irmãos do falecido (isso mesmo, aqueles dois com cara de agente funerário). Só em nível de detalhe, os dois são filiados adivinha a qual partido? Isso mesmo, ao Privatistas Desavergonhados Do Brasil. Eta vida velha cheia de coincidências. Ou não.
    Também se prepare quem tiver tempo (e estômago) a perder, pois, durante o período eleitoral teremos, com certeza, o "As Meninas do Jô". Haja coragem…

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

ricardo silveira

18/01/2012 - 19h20

O Lula, dificilmente, teria ganhado em 2002 e terminado o primeiro mandato se não fosse o José Dirceu. Não tenho dúvida que o Lula e, os brasileiros, pelo governo do Lula, devem muito a Dirceu.

Responder

kruguer

18/01/2012 - 19h16

http://www.zedirceu.com.br

8_ A tucanagem está desesperada
Publicado em 17-Jan-2012

Responsável pela mais desastrada intervenção já promovida na cracolândia paulistana …

Quem governa o Estado há 30 anos?

Espera um pouco: quem é que governa o Estado a quase 20 anos? Ou há 30, se contado o 1º governo tucano de São Paulo, o de Franco Montoro eleito em 1982, quando eles ainda estavam todos no PMDB? Tem sentido e lógica culpar o PT quando governam o Estado de São Paulo desde 1983?

Sim, porque mesmo os governos Orestes Quércia (1987-1990) e Luiz Antônio Fleury Filho (1991-1994) hoje fazem parte do acervo tucano. Expoentes tucanos como o agora senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP) e Alberto Goldman foram braços direitos, vice-governadores tucanos, o primeiro de Fleury, o segundo de José Serra. Goldman, inclusive foi governador por oito meses, em 2010, quando José largou o governo para ser candidato e perder à presidência da República.

9_Retomada de leilões: o governo age para regulamentar mídia
Mídia quer continuar absoluta, sem normas que rejam sua ação

10_Queda de IBOPE da TV Cultura pode ser sintoma de mais uma crise

11_ Torna-se mais complexa nossa relação com a China .

12_ Mesquinharia política. Contra a memória de Celso Daniel
Publicado em 13-Jan-2012

13 _Projetos que a tesoura deveria poupar
Publicado em 17-Jan-2012

Responder

kruguer

18/01/2012 - 19h15

Os assuntos abordados por José Dirceu em seu blog são muito interessantes e vale a pena acompanhar pois ele um nacionalista que realmente pensa o Brasil .

Vejam :

1_ Saímos do ar, hoje, em protesto contra lei de censura à internet
Image
Site da Wikipedia também aderiu ao protesto
Este blog saiu do ar por uma hora hoje à tarde – das 14:00 às 15:00 –
numa adesão ao protesto mundial de portais e sites nacionais e do mundo
inteiro contra a Lei de Paralização da Pirataria Online (SOPA – Stop Online Piracy Act).
A lei em tramitação no Congresso dos Estados Unidos – deve ser votada 3ª feira próxima -,
na prática e nos termos em que está redigida, imporá à internet uma censura jamais vista
e/ou imaginada pelos criadores da rede mundial de computadores. Não poderíamos ficar de
fora. O blog zedirceu.com.br se solidariza com o movimento internacional em prol de uma
internet livre.

2_ Filme mostra como ditadura deu Papel Prensa a donos da mídia
Publicado em 18-Jan-2012

A verdade sobre atrocidades, crimes, torturas, assassinatos, desaparecimento de adversários políticos e negociatas das ditaduras, dentre tantas outras barbaridades cometidas por esses regimes, as vezes até tarda, mas nunca deixa de aparecer e de chegar ao conhecimento público em toda a sua extensão.

É o que acontece, agora, mais uma vez, na Argentina, em relação à última ditadura militar do país (1976-1983). Uma série de TV, "El Pacto", acaba de ser vista no país. Ela mostra algumas das piores práticas do regime militar instaurado em 1976 com o objetivo de preservar um modelo econômico indigno, repartir mais entre os que mais tinham, e banir do país as tentativas de formar uma sociedade mais justa e inclusiva.

Esta é a linha que norteia "El Pacto". Misto de ficção e realidade, o filme tem como tema central a apropriação por um dos principais jornais do país de uma fábrica de papel e celulose (na realidade a Papel Prensa), que começara a ser implantada um pouco antes da deflagração do golpe.

Como os empresários acumpliciaram-se com a ditadura… Continue a ler no Blog.

3_ ANCINE avança na regulação da TV paga : Continue a ler no Blog : http://www.zedirceu.com.br

4_ Mais uma edição do Fórum Social Mundial tem início hoje : Continue a ler no Blog : http://www.zedirceu.com.br

5_ VEJA agora se oferece de graça aos assinantes

Faz sentido. Ao optar por abrir mão do bom jornalismo – O QUE FEZ JÁ HÁ UM BOM TEMPO – a publicação carro-chefe da Editora Abril vem perdendo sistematicamente o principal ativo que caracteriza qualquer veículo da imprensa livre: a credibilidade.

VEJA fez uma clara opção; deixou de ser um órgão de comunicação, para se transformar em um veículo panfletário da extrema direita conservadora. Há muito tempo tornou-se um manifesto ideológico semanal, fazendo campanhas contra o governo e seus aliados, distorcendo entrevistas e passando ao largo dos fatos.

Revista converteu-se em mero órgão panfletário

Isso quando não lança mão de práticas criminosas de apuração, como aquela de que fui alvo para a realização da edição de 31 de agosto passado e pela qual processo a revista. Naquela ocasião, o repórter de VEJA, Gustavo Ribeiro, foi flagrado em duas tentativas sucessivas de invasão ao meu quarto no Hotel Nahoum em Brasília.

Houve a tentativa de invasão do local em que eu morava, além da divulgação de imagens na revista, obtidas por meios escusos, através do circuito interno de TV do hotel. Sem falar na divulgação de impropérios e inverdades publicadas a meu respeito (Leia mais neste blog).

O que há por trás dessas tentativas de promoção de assinaturas de VEJA agora é sua tentativa de manter a circulação – já teve mais de um milhão de assinantes – apesar de sua opção sistemática pela manipulação de temas que vão da luta contra a corrupção aos projetos nacionais dos governos Lula e Dilma.

Esquece que veículo da grande mídia não reverte decadência… Continue a ler no Blog : http://www.zedirceu.com.br

6_ Quem arma escândalo contra o ENEM não questionava vestibulares : Continue a ler no Blog : http://www.zedirceu.com.br

7_ Vamos à consulta pública para regulação da mídia!
Publicado em 17-Jan-2012

Já escrevi a respeito aqui, ontem, mas não posso deixar de destacar de novo a boa, excelente medida de regulamentação baixada pelo governo para os leilões de concessões de emissoras de rádio e TV. Já vem tarde, mas é sempre oportuna.
Continue a ler no Blog : http://www.zedirceu.com.br

Responder

kruguer

18/01/2012 - 18h51

Alguem mais bem informado aqui responda as indagações desse senhor.

E S Fernandes · 4 horas atrás
Estou farto de ler emulações a pessoas de centro ou até centro direita, como José Dirceu.

Sequer seu filho, na condição de deputado, assinou a favor da CPI da privataria

Tem pessoas, que não é nenhum PSDireitaB, que tem um outro olhar sobre José Dirceu:
"Ildo Sauer denuncia como José Dirceu entregou o Pré-Sal para Eike Batista" http://pcb.org.br/portal/index.php?option=com_con

Responder

Rasec

18/01/2012 - 18h37

Caraca! Excelente texto! Imprescindível!
Vamos já distribuir por aí!

Responder

Almeida Bispo

18/01/2012 - 18h18

Quando fala em Zé Dirceu fascistinhas de todos os quilates – sempre anônimos, claro – saem de suas tocas como Goluns ou Zumbis… Je-sus!

Responder

Fernando R.

18/01/2012 - 18h06

O Dirceu é homem caído em combate. É mártir da era PT, que resgatou o Brasil da vergonha psdbista. Do que o acusam (caixa 2), todos os partidos sempre praticaram, mas foi o Dirceu que teve que cair, como estratégia de contra-ataque do lado negro da força. Valeu, camarada! Você tem história, você fez história.

Responder

Jose Antonio Batata

18/01/2012 - 17h54

A VEJA invadiu o apartamento do José Dirceu em um hotel em Brasília e não aconteceu NADA com a revista. Vocês sabiam que a VEJA fez uma página AMARELA com o ARRUDA antes da PANDORA. A entrevista da VEJA com o ARRUDA foi feita na mesma época em que houve um contrato de distribuição da REVISTA VEJA nas escolas do DF. Não é brincadeira não , pelo contrato do ARRUDA com a VEJA haveria distribuição da revista para os alunos do DF. Tem uma edição da CARTA CAPITAL sobre esta história. O ACORDO da VEJA com ARRUDA.

Responder

Vlad

18/01/2012 - 17h49

Vai ver a imprensa quer uma parte das linhas de financiamento do etanol.
Bando de invejosos.

º,..,º

Responder

Paulo Villas

18/01/2012 - 17h43

A direita odeia , eu diria , teme o Dirceu porque toda vez que o confronta , perde o debate.

Responder

Eduardo Di Lascio

18/01/2012 - 17h40

Alguém aqui realmente acredita que o Zé Dirceu é um bom moço?

Responder

    mariazinha

    18/01/2012 - 21h47

    Depende: o que é ser bom moço?! …

    Eduardo Di Lascio

    19/01/2012 - 08h10

    É um cara que faz tudo às claras e que não acha que os fins justificam os meios.

    mariazinha

    19/01/2012 - 13h22

    Ah! Então tá. Qual será o 'justo' que poderá condenar baseando-se em seus argumentos? Para mim, bom moço é aquele que ama sua PÁTRIA, sua família, respeita seus amigos, trata a todos com cavalheirismo, trabalha para se sustentar, é corajoso, cumpre a palavra empenhada e por aí vai. Não podemos condenar as pessoas com tiradas filisóficas; é preciso possuir provas concretas que provem o malfeito e apresenta-las. Não é possível chegar e dizer: …"aquele é um mau moço"….Só pq não vai com a cara do tal ou pq saiu na imprensa brasileira alienígena. É preciso provar seu mau comportamento; foi assim, sem provar coisa alguma, que condenaram JESUS CRISTO à morte.

    Eduardo Di Lascio

    19/01/2012 - 18h05

    Mariazinha

    Tudo o que escrevemos aqui é em grande parte originário de impressões pessoais somadas ao que lemos e conversamos por aí. Quer saber de quem eu gosto e confio? Da Dilma, da Luiza Erundina, do Eduardo Cardoso e de outros poucos e bons. Votei na Dilma , no Lula e votaria de novo, por achar o projeto do PSDB uma piada de mau-gosto, contada por picaretas. Não confio na Globo e nem na Veja, na Folha ou no Estadão. Mas toda vez que esse moço aparece na tv, me dá calafrios.

    Mateus

    20/01/2012 - 16h20

    Mateus, suas "impressões pessoais" e "calafrios" decorrem da enxurrada de infâmias, calúnias, "suspeitas", "testes de hipóteses" lançados pelo PIG.
    Zé Dirceu é um dos maiores políticos da história do Brasil e um verdadeiro patriota.
    Só o Lula supera o Zé Dirceu como político.
    Os demais políticos da atualidade precisam ainda comer muito feijão com arroz para chegarem próximos à estatura política de José Dirceu.
    Sou fã da Dilma, mas seguramente José Dirceu, como político, é maior do que ela, embora ela tenha um enorme potencial de crescimento nesse sentido.
    Como já foi dito neste espaço, os ataques sistemáticos dos pitbulls do PIG contra José Dirceu decorrem do profundo medo que os barões midiáticos têm de que ele, com o seu excepcional talento político e como grande líder político que é, se torne presidente da república.

    SILOÉ-RJ

    19/01/2012 - 03h06

    Ele não só é bom moço como inteligente e estadista. Devemos a estratégia dele a presidência do LULA e da DILMA.

    Enoque

    19/01/2012 - 10h31

    Sim eu, Enoque Vieira de Lima.
    Este grande estrategista brasileiro enfrentou a quadrilha demotucanomidiática com inteligência e coragem.
    Por isso tentaram e ainda tentam destruí-lo.
    Se não fosse o estrategista José Dirceu, Lula não teria chegado lá. Essa é a principal razão do ódio midiático.
    Ele abriu espaço para o povo brasileiro conhecer melhor o Lula e sentir o gostinho de que era possível fazer as coisas diferentes e deu no que deu. Brasil paga e empresta aos FMI, Brasil Sexta economia do Planeta, Brasil respeitadíssimo internacionalmente, mais de uma Argentina elevada a classe C, US$ 352Bilhões de Reservas,
    As Operações da PF de Lula… Seguem alguns dados abaixo:
    a) No Desgoverno FHC a PF não funcionava muito bem e em 8 anos de desgoverno foram só 20 operações da PF e só prenderam 54 pessoas (Ladrões de Galinha, presumo eu);
    b) No Governo Lula, em 7 anos e 6 meses foram 1.101 Operações da PF e 13.686 prisões.
    2003 e 2004 – Foram 58 Operações com 926 prisões (com 265 servidores públicos e 48 policiais federais presos) http://www.dpf.gov.br/DCS/Resumo_OP_2003-2004.htm
    2005 – Foram 67 Operações com 1407 prisões (com 219 servidores públicos e 9 policiais federais presos) http://www.dpf.gov.br/DCS/Resumo_OP_2005.htm
    2006 – Foram 167 Operações com 2673 prisões (com 385 servidores públicos e 11 policiais federais presos) http://www.dpf.gov.br/DCS/Resumo_OP_2006.htm
    2007 – Foram 188 Operações com 2876 prisões (com 310 servidores públicos e 15 policiais federais presos) http://www.dpf.gov.br/DCS/Resumo_OP_2007.htm
    2008 – Foram 235 Operações com 2475 prisões (com 396 servidores públicos e 7 policiais federais presos) http://www.dpf.gov.br/DCS/Resumo_OP_2008.html
    2009 – Foram 282 Operações com 2663 prisões (com 183 servidores públicos e 4 policiais federais presos) http://www.dpf.gov.br/DCS/Resumo_OP_2009.html Obs.: dados até o dia 16/12/2009
    2010 – Foram 104 Operações com 694 prisões (com 24 servidores públicos e zero policiais federais presos) http://www7.pf.gov.br/DCS/Resumo_OP_2010.html Obs.: dados até o dia 16/07/2010

    É bom lembrar e ressaltar que o Brasil tem "3 Poderes Independentes" e um deles "o Judiciário" que solta os "bandidões de gravata" era/é controlado/manipulado pela oposição. Ou será que estou enganado sr. Gilmar Dantas ou sr. Mello?
    Retornando ao Sr. José Dirceu, a equação criada por este estrategista está incompleta, sendo que 2L+D+D*+L*+X … é quase certa.
    Para que esta equação não se complete tem muita gente em aquários de redações montando armadilhas e cascas de bananas no caminho de uma grande brasileira. Já devem ter tomado muita Cibalema e Neosaldina, mas penso que, dado o desespero, já estão partindo mesmo é pro Crack.
    O que você queria?
    Que Dirceu enfrenta-se esta putademotucanaquadrilhamidiática com flores?
    Com flores??? Ou usando as mesmas armas que o PSDB e o DEM/ARENA/PDS sempre usaram, o caixa2 de campanha que no caso do PT a mídia criativa apelidou de "Mensalão". Mensalão só do PT? e o Caixa2 do PSDB não é mensalão não? Dê uma olhada neste link http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com/
    "Sorria você está sendo manipulado" .
    Adolf Hitler já dizia: Repita uma mentira mil vezes e ela será verdade.
    Leia menos O Globo e a Veja e se puder veja menos o JN que vai lhe fazer muito bem aos neurônios.
    Eu sei que é difícil principalmente quando já se está viciado.
    Pensar menos com a cabeça dos outros pode fazer bem.
    Abaixo, em anexo, segue alguns dados, isto é, se o Azenha me permitir e se não for truncado pela limitação de espaço. Ressalto que estes já estão desatualizados, mas que demostram as conseqüências "irreverssíveis" do trabalho do Dirceu e o porque dele ser tão odiado por alguns:

    Veja, a seguir, segunda mensagem de complemento.

    Enoque

    19/01/2012 - 10h33

    Complementando a mensagem anterior
    ______________________________________
    Lula x FHC: Quando os números falam mais alto

    VEJAM OS NÚMEROS QUE NÃO TE MOSTRAM
    Comparação 8 anos de governo PSDB FHC com "apenas 3 anos e meio" do Governo Lula.
    Fontes: IBGE, IBGE/Pnad (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar – desde 1994); ANEEL; Bovespa; CNI; CIESP; Ministérios Federais e Agências Reg.; SUS; CES/FGV; jornais FSP, O Globo e O Estado;
    jul/2006 http://nalu.in/81/comment-page-1 http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=8280

    Número de policiais federais:
    Lula – PT – 11 mil (em 2006)
    FHC-PSDB – 5 mil

    Operações da PF contra a corrupção, crime organizado, lavagem de dinheiro, etc…:
    Lula – PT – 183 ( em 7 anos foram 997 Operações )
    FHC-PSDB – 20 ( em 8 anos foram apenas 20 Operações com 54 presos (presumo eu que eram "ladrões de galinha")

    Prisões efetuadas:
    Lula – PT – 2971 ( até nov/2009 foram 997 Operações com 12.992 prisões sendo 1.757servidores públicos, 94 policiais federais e 11.141 outros corruptos, "Ladrões de gravata")
    FHC-PSDB – 54 ( Isso mesmo, apenas 54 em 8 anos. Só prendeu "Ladrão de Galinha" )

    Criação de empregos:
    Lula – PT – 6 milhões (+ 1,936 milhão em 2007 + 1,452 milhões em 2008 + 1400 em 2009 e 7,5 milhões até 2009)
    FHC-PSDB – 700 mil (só!!! ??? em 8 anos???)

    Média anual de empregos gerados:
    Lula – PT – 1,14 milhão
    FHC-PSDB – 87,5 mil

    Taxa de desemprego nas regiões metropolitanas:
    Lula – PT – 8,3%
    FHC-PSDB – 11,7%

    Desemprego em SP:
    Lula – PT – 16,9%
    FHC-PSDB – 19,0%

    Exportações (em dólares):
    Lula – PT – 118,3 bilhões
    FHC-PSDB – 60,4 bilhões

    Balança comercial (em dólares):
    Lula – PT – 103,3 bilhões (positivos) ( "com crise !!! positivo" 232 bilhões Nov/2009 record histórico)
    FHC-PSDB – 8,4 bilhões (negativos)

    Transações correntes (em dólares):
    Lula – PT – 30,1 bilhões (positivos)
    FHC-PSDB – 186,2 bilhões (negativos)

    Risco-país:
    Lula – PT – 204 (o patamar mais baixo da história) ( "com crise !!!" 228 pontos ago/2009)
    FHC-PSDB – 2400

    Inflação:
    Lula – PT – 2,8%
    FHC-PSDB – 12,53%

    Dívida com o FMI (em dólares):
    Lula – PT – dívida paga ( "com crise!!! " emprestou US$ 14 bilhões ao FMI em 2009)
    FHC-PSDB – 14,7 bilhões

    Dívida com o Clube de Paris (em dólares):
    Lula – PT – dívida paga
    FHC-PSDB – 5 bilhões

    Dívida pública:
    Lula – PT – 34,2%
    FHC-PSDB – 35,3%

    Dívida externa:
    Lula – PT – 2,41%
    FHC-PSDB – 12,45%

    Investimento em desenvolvimento (em reais):
    Lula – PT – 47,1 bilhões ( PAC R$ 646 bilhões até 2010 )
    FHC-PSDB – 38,2 bilhões

    Empréstimo para habitação (em reais):
    Lula – PT – 4,5 bilhões
    FHC-PSDB – 1,7 bilhões

    PIB:
    Lula – PT – 2,6% ao ano até 2005 (5,1% em 2008)
    FHC-PSDB – 2,3% ao ano

    Crescimento industrial:
    Lula – PT – 3,77% *( 5,7% em 2007 e 5,5% em 2008 – O lucro líq. das grandes empresas c/ ações em Bolsa quase triplicou nos três anos e meio de governo de Lula em relação ao período da segunda gestão de FHC, de 1999 a 2002. FSP (20/08/2006) )
    FHC-PSDB – 1,94%

    Produção de bens duráveis:
    Lula – PT – 11,8%
    FHC-PSDB – 2,4%

    Aumento na Produção de veículos:
    Lula – PT – 2,4% ( 13,9% em 2007 e 92,4% em Jan 2009 "com crise"!!! )****
    FHC-PSDB – 1,8%

    Crédito para a agricultura familiar:
    Lula – PT – 6,1% (15 bilhões em 2009/2010 plano safra, o maior da história)
    FHC-PSDB – 2,4%

    Crescimento real do salário mínimo:
    Lula – PT – 25,3% * Ganho real de 25,7% em três anos
    FHC-PSDB – 20,6%

    Valor do salário mínimo em dólares:
    Lula – PT – R$ 152 (US$ 200 em 2007; chegou a US$ 250 em 2008 e R$ 465 em 2009 = US$ 255,50 com dólar = US$ 1,82 ago/2009 e R$ 510,00 em 2010 quase US$ 300 dólares – Lembran-se das passeatas implorando um salário mínimo de US$100 dolares??? acabou, sumiu!!!
    FHC-PSDB – R$ 55

    Poder de compra do salário mínimo em relação à cesta básica:
    Lula – PT – 2,2 cestas básicas
    FHC-PSDB – 1,3 cesta básica

    Aumento do custo da cesta básica:
    Lula – PT – 15,6%
    FHC-PSDB – 81,6%

    Índice de Desigualdade social:
    Lula – PT – 0,559
    FHC-PSDB – 0,573

    Enoque

    19/01/2012 - 10h36

    Continuação
    ______________________________________
    Lula x FHC: Quando os números falam mais alto

    Participação dos mais pobres na renda:
    Lula – PT – 15,2%
    FHC-PSDB – 14,4%

    Número de pobres:
    Lula – PT – 33,57% ( 30,7% em mai/2009)
    FHC-PSDB – 34,34%

    Número de miseráveis:
    Lula – PT – 25,08% ( menor que 20% em 2007 pela primeira vez na história)
    FHC-PSDB – 26,23%

    Transferência de renda (em reais):
    Lula – PT – 7,1 bilhões
    FHC-PSDB – 2,3 bilhões

    Média por família:
    Lula – PT – 70 reais
    FHC-PSDB – 25 reais

    Atendidos pelo programa Saúde da Família:
    Lula – PT – 43,4%
    FHC-PSDB – 30,4%

    Pró-jovem – estudo subsidiado:
    Lula – PT – 93 mil (18 a 24 anos) * 100 reais por mês de subsídio a cada estudante
    FHC-PSDB – não havia programa, nem registro

    Bolsa Família:
    Lula – PT – 11,1 milhões de famílias * (Educação e subsídio alimentar foram 5 bilhões em 2005 e cresceu para 16,5 bilhões de reais em 2008)
    FHC-PSDB – o programa era o Bolsa Escola, com menos atendidos e atendimento mais limitado

    Incremento no acesso a água no semi-árido nordestino:
    Lula – PT – 762 mil pessoas e 152 mil cisternas
    FHC-PSDB – zero, não havia programa

    Distribuição de leite no semi-árido (sistema pequeno produtor):
    Lula – PT – 3,3 milhões de brasileiros
    FHC-PSDB – zero, não havia programa

    Áreas ambientais preservadas:
    Lula – PT – incremento de 19,6 milhões de hectares (2003 a 2006)
    FHC-PSDB – Do ano de 1500 até 2002: 40 milhões de hectares

    Apoio à agricultura familiar:
    Lula – PT – 7,5 bilhões (safra 2005/2006) * O governo Lula investirá 10 bilhões na safra 2006/2007
    FHC – PSDB – 2,5 bilhões (último ano de governo)

    Atendidos pelo programa Brasil Sorridente (atendimento odontológico):
    Lula – PT – 33,7% * 15 milhões de brasileiros foram pela primeira vez ao dentista
    FHC-PSDB – 17,5%

    Mortalidade infantil indígena (por 1000 habitantes):
    Lula – PT – 21,6
    FHC-PSDB – 55,7

    Compra de terras para Reforma Agrária:
    Lula – PT – 2,7 bilhões (2003 a 2005)
    FHC-PSDB – 1,1 bilhão (1999 a 2002)

    Número de turistas que vêm ao Brasil:
    Lula – PT – 4,6 milhões
    FHC-PSDB – 3,8 milhões

    Investimento do BNDES em micro e pequenas empresas:
    Lula – PT – 14,99 bilhões
    FHC-PSDB – 8,3 bilhões

    Investimentos em alimentação escolar:
    Lula – PT – 1 bilhão
    FHC-PSDB8 – 48 milhões

    Investimento anual em saúde básica:
    Lula – PT – 1,5 bilhão
    FHC-PSDB – 155 milhões

    Equipes do Programa Saúde da Família:
    Lula – PT – 21.609
    FHC-PSDB – 16.698

    População atendida pelo Prog. Saúde da Família:
    Lula – PT – 70 milhões
    FHC-PSDB – 55 milhões

    Porcentagem da população atendida pelo Programa Saúde da Família:
    Lula – PT – 39,7%
    FHC-PSDB – 31,9%

    Pacientes com HIV positivo atendidos pela rede pública de saúde:
    Lula – PT – 151 mil
    FHC-PSDB – 119 mil

    Juros:
    Lula – PT – 14,25%
    FHC-PSDB – 25%

    BOVESPA:
    Lula – PT – 35,2 mil pontos ( 75mil pontos em 2008 e 68 mil pontos Nov/2009)
    FHC-PSDB – 11,2 mil pontos

    Dívida externa:
    Lula – PT – 165 bilhões (193,56 Bilhões em 2007 ; 200 Bilhões em 2008 – Brasil passou a ser credor externo e US$ 232bilhões Nov/2009)
    FHC-PSDB – 210 bilhões

    Enoque

    19/01/2012 - 10h38

    continuação
    ______________________________

    Desemprego no país:
    Lula – PT – 9,6% ( 8,1% jun/2009)
    FHC-PSDB – 12,2%

    Dívida/PIB:
    Lula – PT – 51% (43,09 jun/2009)
    FHC-PSDB – 57,5%

    Eletrificação Rural – Luz Para Todos:
    Lula – PT – 3 milhões de pessoas (10 milhões de pessoas jul/2009)
    FHC-PSDB – 2,7 mil pessoas

    Livros gratuitos para o Ensino Médio:
    Lula – PT – 7 milhões (12,5 milhões em 2007 ; 7 milhões em 2009 "Nenhum país do mundo tem um programa de distribuição de livro didático como o do Brasil" – FNDE compra 102,5 milhões de livros didáticos para 2007 e 128,4 milhões em 2008 )
    FHC-PSDB – zero

    Geração de Energia Elétrica:
    Lula – PT – 1.567 empreendimentos em operação, gerando 95.744.495 kW de potência. Está prevista p/ os próximos anos uma adição de 26.967.987 kW na capacidadede geração do País, proveniente os 65 empreendimentos atualmente emconstrução e mais 516 outorgadas ( O Brasil de Lula já tem geração de energia contratada, hidrica, eólica, térmicas e nuclear, para os próximos 30 anos e está contruindo em 8 anos + 40% de toda a rede de transmissão de alta tensão, sobre tudo o que já tinha sido construído pelos governos anteriores nos últimos 500 anos)
    FHC-PSDB – Bem final de governo: apagão ( Isso mesmo o Brasil "APAGOU" por Falta de energia e de Transmissão de Alta Tensão)

    Construção de Escolas Técnicas e Universidades Federais
    Lula – 10 universidades + 48 novos campos ( + 214 escolas técnicas federais de qualidade e 500 mil vagas até 2010)
    FHC-PSDB – 6 universidades federais em 8 anos ( de 1500 à 2002 só construíram 140 escolas técnicas federais )

    Privatizações
    Lula – PT – zero
    FHC-PSDB – 100 bilhões (onde foi parar o dinheiro??????)

    Juros
    Lula – 8,75%
    FHC-PSDB – 25,5%
    http://rogeliocasado.blogspot.com/2006/10/lula-x-
    Postado por Kaamirã às Segunda-feira, Outubro 09, 2006

    * http://www.conjur.com.br/2007-dez-26/policia_fede
    ** http://aspofece.org.br/modules/news/article.php?s
    ** http://s.conjur.com.br/2008-dez-19/pf_aponta_aume
    *** http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2007/12/1
    **** http://www.carplace.com.br/anfavea-producao-de-ve
    ***** http://www.bovespa.com.br/Noticias/080104NotC.asp
    ***** http://www.acionista.com.br/bovespa/070109_balanc
    ****** http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2008/03/2
    ****** http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/02/
    ******* http://www.abrelivros.org.br/abrelivros/texto.asp
    ******* http://www.educacao.ma.gov.br/2007/8/30/Pagina616
    ******* http://www.abrelivros.org.br/abrelivros/texto.asp
    ******* http://www.educacao.ma.gov.br/2007/8/30/Pagina616

    Esta comparação é de jul/2006
    Quando alguém tiver a coragem de comparar os 8 anos de FHC com 8 anos de Lula, quem sabe alguns mortais acordem !!!
    Meus amigos que tal ver menos o Jornal Nacional?
    Sorria, você está sendo manipulado.

    SILOÉ-RJ

    19/01/2012 - 13h00

    Parabéns Enoque!!!
    Matou a pau essas cobras criadas com o leitinho das mamatas, com as quais todas elas estavam mal acostumados.
    BRILHANTE!!!

    Eduardo Di Lascio

    19/01/2012 - 17h56

    E ele fez isso tudo sozinho Enoque?

augusto

18/01/2012 - 17h33

a direita do klaus aceita o contraditorio até nos Eua onde agora saiu o NDAA.
Leio o blog de dirceu tres ou quatro dias por semana. Ele tem e repete todos os dias opiniões coerentes sobre:
-a favor ao aumento do peso do Estado na sociedade de nossos paises
-pro politica externa independente e soberana.
-combate aos monopolios privados diariamente.Porem não é contra toda e qualquer privatizaçao de atividades no momento publicas ou empresas no momento publicas.
-combate fortemente o neo liberalistmo economico em todas suas manifestaçoes.
-é um nacionalista inquestionavel.
-na luta politica nao aceita isolacionismo mas luta por alianças politicas para viabilizar politicas futuras de inclusao.
-reconhece e quer mudar a barafunda que é nosso sistema tributario.
desafio qualquer um a me provar que algum dos itens acima seja uma inverdade.

Responder

Morvan

18/01/2012 - 17h26

Boa tarde.

José Dirceu foi e é uma das personalidades mais importantes deste país. A direita o escolheu como Judas não foi por acaso. Primeiro que Dirceu não se assimilou e nem se acomodou. A direita não suporta aqueles que se mantêm íntegros, aqueles que não se travestem de "civilizado".
Outra coisa diferencial em Dirceu é que ele tem ideias próprias, daí ser muito perigoso. A direitona sabe que Dirceu jamais compactuaria com determinados setores da sociedade, por isso a demonização. É evidente que a direita sabia que a remoção do José Dirceu do timão do Governo Lula o enfraquceria (também por não ter bola de cristal, não imaginava também que, ao defenestrar Dirceu, alavancaria Dilma Roussef. Coisas da dinâmica da política).
Dirceu é um dos poucos quadros do PT a ver a política além da questão meramente eleitoral. A pensar política na sua verdadeira e ontogênica função.
Os mesmos que demonizaram José Dirceu consideram SSerra "o mais preparado", "massa cheirosa" e outros epítetos que não encontram qualquer fundamento frente a uma análise minimamente implementada.
Qunado a InVeja vai até o aposento de José Dirceu forjar provas contra este, não o faz somente pelo seu atavismo criminoso, e sim porque esta "revista" e seus patrocinadores sabem quem são os grandes pensadores, os que têm projeto para o Brasil.
Vocês nem imaginam como o dinheiro sujo de sangue da África do Sul tem interesse na derrocada final de José Dirceu.
Caroni, parabéns.

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

Responder

    Rodrigo Leme

    18/01/2012 - 19h56

    "Primeiro que Dirceu não se assimilou e nem se acomodou. A direita não suporta aqueles que se mantêm íntegros"

    Íntegro e José Dirceu na mesma frase.

    Pronto. A piada era essa.

    Marcelo de Matos

    18/01/2012 - 20h05

    Acabo de assistir a mais uma reportagem da série da Band sobre os 10 anos do assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel. Mais uma vez a emissora tenta comprometer José Dirceu. O irmão de Celso é realmente uma parlapatão. Acusou Dirceu que entrou com uma ação contra ele. Pediu arrego, retratando-se no processo para não ser condenado. Agora, na Band, volta a atacar o ex-ministro com os mesmas deslavadas acusações. Tomara que seja processado de novo e, desta vez, condenado.

JOSE DANTAS

18/01/2012 - 17h03

José Dirceu é odiado porque temido pelas forças oposicionistas e será cada vez mais perseguido pela mídia a medida que se aproxima sua liberdade política.
José Dirceu é um raro exemplo de petista que tem jogo de cintura, é competente, enfim é um cara que sabe das coisas e entrou de corpo e alma no projeto que viabilizou a permanência no Planalto por dois mandatos de outro raro petista que é o presidente Lula.
O governo petista, se é que assim podemos denominá-lo, precisa de gente competente como o Dirceu para apagar os incêndios que brotam tanto da extrema direita como da extrema esquerda, cada qual querendo o Brasil debaixo das asas, como a galinha choca faz com os ovos e as qualidades do Dirceu incomodam a todos os extremistas, por isso é tão odiado.

Responder

Marcelo

18/01/2012 - 17h00

Eu também não entendo por que a imprensa odeia o J Dirceu e ama o Serra. Odiar os 2 ou amar os 2 seria mais lógico.

Responder

    mariazinha

    18/01/2012 - 21h49

    KKKKKK….Marcelo, essa foi muito boa.

    luiz pinheiro

    19/01/2012 - 01h41

    Foi péssima. Zé Dirceu é o oposto do $erra. Enfrentou a ditadura com coragem, enquanto $erra aderiu ao american way of power. Dirceu foi fundamental para a construção do PT e do governo Lula, portanto para o processo de inclusão social e soberania nacional que graças a deus se desenvolve no Brasil, enquanto Serra & famiglia transitavam sua fortuna nojenta pelos paraísos fiscais do Caribe.

Eduardo Oliveira

18/01/2012 - 16h50

O Fato é que desde a era LULA, e o Dirceu se faz peça chave, com todos erros e acertos, restauraram a esperança; O resto não possuem sensibilidade nem compromisso; e resto é resto, se cortado não faz falta.

Responder

Míope Sem Óculos

18/01/2012 - 16h48

Viram isso? http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/01

O que acham?

Responder

    Míope Sem Óculos

    19/01/2012 - 14h34

    Ué, só dão negativo e não dizem nada? Não entendi.
    Cadê o debate saudável?

    Apoio o PT, mas isso não me torna cego para as coisas, e acho que todos devíamos ser assim, mas parece que só eu acho…

Marco Barreira

18/01/2012 - 16h39

Até que enfim alguém teve a coragem de falar a verdade sobre o José Dirceu. Para quem acompanha de perto o " suposto" mensalão ainda vai ver que o mesmo nunca existiu e que tudo foi uma montagem para acabar com o governo do PT.

Responder

Jose Antonio Batata

18/01/2012 - 16h33

O Senhor José Dirceu foi para a luta contra a Ditadura Militar, enquanto outros foram para debaixo da CAMA. Gastou sua Juventude na luta pela redemocratização do País. Colocou várias vezes sua vida em perigo. Foi um milagre não ter morrido nos anos de Chumbo. Voltou da clandestinidade e ajudou a construir o maior partido de Esquerda da America Latina. Ele é um Herói do POVO Brasileiro. A DIREITA odeio o POVO e jamais perdoaria seus heróis . Tenho 65 anos e também lutei contra a ditadura. Antes que me chamem de PETISTA quero dizer que só militei em um Partido toda a minha vida. Este Partido foi o PCB e nunca militei no PT.

Responder

    mariazinha

    18/01/2012 - 21h54

    Oh, Batata, que maravilha! VC deve ter muita história para contar…Conta, vai.

    Jose Antonio Batata

    19/01/2012 - 10h04

    A Direita no Brasil não gosta do POVO. Ela quer destruir a história e alma de quem não faz parte da ELITE. A Direita sonha com Nova York , Londres e Paris. Escolheram crucificar o José Dirceu porque o seu partido virou alternativa de PODER. Preste , Marighella, Lamarca e José Dirceu não nome odiados pela direita. Eles fabricaram estória que depois são desmontadas pela HISTÓRIA..1935,1946,1954,1964,1968,1975,1979,1989 e 2005. Todos esses anos podemos contar as mentiras da direita que o tempo comprovou que eram preconceitos e falsidade.

luiz pinheiro

18/01/2012 - 16h20

Dirceu, guerreiro, do povo brasileiro!

Responder

josé maria de souza

18/01/2012 - 16h01

Ótimo texto do Gilson Caroni Filho.

Responder

Fani figueira

18/01/2012 - 15h37

A questão proposta pelo título do artigo e importante demais para que Caroni tivesse parado onde parou. Posta a mão no vespeiro – corretamente, diga-se de passagem, – era preciso ter ido fundo. Esta é uma discussão a que não podemos mais nos furtar.

Responder

    Caracol

    18/01/2012 - 16h55

    Concordo com Fani Figueira em seu comentário.
    O título da matéria, uma pergunta, me reconduziu a muitos anos atrás, quando o PC Farias estava sendo massacrado pela CPI e os deputados lhe perguntaram como é que funcionava o seu esquema de corrupção (a Votorantim, por exemplo, lhe pagaria duzentas milhas por mês).
    O PC olhou pros deputados, respirou fundo e disse:
    – Ora, senhores, não sejamos hipócritas.

    Eu VI e OUVI isso AO VIVO, pela televisão. Levantei da cadeira e pus as mãos na cabeça, pensando, caraca (!), o céu vai despencar em cima de todo mundo! Aquilo era, pra mim, a deflagração de uma verdadeira revolução social no Brasil, tipo aquela da “Lei de Gerson”, coisa tão manjada, mas sobre a qual ninguém falava. À noite, percorri os telejornais pra ver as reações – que eu imaginava – seriam cataclísmicas. Pois… nada. NADA e NINGUÉM falou do assunto. E ele morreu, nada se falou a respeito. Foi aí mesmo que não consegui dormir.
    Passaram-se os anos, veio o escândalo do Banestado, das privatizações, há pouco a Satiagraha (ou Solta e Agarra, como queiram) e em todos os casos…vupt! Todo pra debaixo do tapete. Quanto mais gente envolvida, maior a rapidez da varrida.

    Sei não… acho que a imprensa (e tanta, mas tanta gente) odeia o Dirceu por medo de ouvir de novo “ora senhores, não sejamos hipócritas”.

    mariazinha

    18/01/2012 - 21h52

    É…Caracol!!!! Ora, senhores, não sejamos hipócritas.

Mr. Chance

18/01/2012 - 15h28

Mas, a verdade tem que ser dita… Depois que ele pegou o bandidinho travestido de repórter da Veja naquele Hotel em Brasília, a maré virou. Não se falou mais em José Dirceu… por que será?

Responder

    mariazinha

    18/01/2012 - 21h56

    Quac, quac, quac…..

Novinha

18/01/2012 - 15h23

O grau de imaturidade política dos que tecem comentários aqui chega a ser assustador. Não se chega nem sequer a refutar a analise feita, já que o texto em questão nem é lído. Arrolam-se as bobagens que já se tem guardadas na cabeça ou em algum velho jornal diário, blasfemam- se mais algumas tolices aprendidas na mediocridade do cotidiano e pronto. todos ficam com suas pobres verdades mal digeridas. Que horror! Estas tolices arroladas tornam, de fato, o blog e os articulistas desnecessários, já que ninguém se da ao trabalho de pensar no que esta sendo publicado.

Responder

    SILOÉ-RJ

    19/01/2012 - 13h14

    Não julgue os outros por si, senão posso dizer o mesmo de vc, que até agora só criticou e não disse nada sobre o assunto.
    Então mostre a que veio e faça o seu bombástico comentário.

@CasaTolerancia

18/01/2012 - 15h22

Muito simples. Foi o alvo mais próximo a Lula que conseguiram atingir.

Acharam que atingindo-o seria um golpe de morte em Lula, seja por impedir a operação do sistema, seja por uma suposta impossibilidade de separar a imagem de um de outro, seja pela esperança que, alvejado, ele se defenderia atribuindo a Lula a responsabilidade.

Como nada disso ocorreu, a consequente frustração foi canalizada em ódio a Dirceu e na necessidade de dar uma cara ao mensalão.

Responder

augusto

18/01/2012 - 15h21

Pra teu governo, felipe, a quadrilha venceu inquestionavel e nacionalmente e DUAS vezes… apesar de voces terem sido bem sucedidos em decapitar o chefe, já la atras em 2005.
Capisce ou…?

Responder

    augusto

    19/01/2012 - 09h33

    que eh isso, era só irônico, gente!

Julio Silveira

18/01/2012 - 15h20

Tá com pena leva pra você. Quem se orgulhou de ser comparado a Golberi, merece.

Responder

Fernando

18/01/2012 - 14h46

Dirceu, guerreiro, do povo brasileiro!!

Força, Zé!!

Responder

mano

18/01/2012 - 14h44

O caso José Dirceu é decorrente de um comportamento manisfesto pela mídia: eis o homem a ser destruído. Dotado de capacidade de articulação e pragmatismo, José Dirceu patrolou muita gente. Não simpatizo com a figura demonizada que criaram dele, muitas vezes alimentada por inimigos íntimos dentro do próprio PT. Ele está no seu direito de querer ser ' príncipe', direito que cada um de nós muitas vezes abdica. Rotularam ele como tirano, perigoso, eminência parda do Lula e do PT. Se ele fosse um medíocre não teria repercussão. Ele é uma incógnita, pode ser tudo, por isso ficou marcado. Podemos discordar das justificativas e consequências de suas ações mas não podemos negar que, nas entrelinhas do jogo maquiavélico, ele é um dos poucos que podem virar um jogo que já era considerado perdido.

Responder

E S Fernandes

18/01/2012 - 14h36

A direita deve ser detonada politica e culturalmente.

Dizer que José Dirceu foi usado para constranger a esquerda é chover no molhado.

Agora, emular pseudo esquerda eu não faço.

As relações de José Dirceu com fraçoes do capital nacional e estrangeiro são públicas e notórias.

Sinto muito Caroni

Responder

    augusto

    18/01/2012 - 15h14

    Sim, teve e tem relaçoes sim, mas entao responda-nos por que razao querem destrui-lo desde 2005?
    E quem quer fazer faze-lo? Alguns da esquerda e todos, todos os da direita e do capital alienigena.
    Voce nao pode desmentir isso.
    Entao falta a explicaçao que eu tb. quero saber.

Benedito

18/01/2012 - 14h21

O pig e a direita detestam o Dirceu por dois motivos, um político e outro econômico. O político é o fato de Dirceu ser um esquerdista que chegou ao poder e isso é inadmissível para a direita. O motivo econômico é que Dirceu é um lobista com grande poder de articulação que concorre com os lobistas da direita pelo acesso ao grande capital nacional e estrangeiro. Política e dinheiro.

Responder

EUNAOSABIA

18/01/2012 - 14h19

111 anos no costado, é o que te aguarda mano velho….. vai preparando para ser morador perpétuo de Catanduva.

Game Over….

Vem cá, vamos ter que esperar muito tempo para que Lula prove que o mensalão nunca existiu? afinal não foi isso que ele prometeu que faria após deixar o poder???? vamos ter que espear muito ainda?

Responder

    Vinicius Garcia

    18/01/2012 - 15h38

    Porque você não manda uma cartinha para ele?

    Miguel

    18/01/2012 - 17h16

    quem tem que provar algo nao e' a acusacao? Como provar que algo nao existe? Exijo que voce me prove que nao existe um escorredor de macarrao em orbita ao redor da Terra!

    Paulo Roberto

    19/01/2012 - 12h55

    Tem uma melhor pro "eunãosabia": Provar que ele não é um "midiotizado" completo…

    Almir

    18/01/2012 - 18h11

    "…vamos ter que esperar muito tempo para que Lula prove que o mensalão nunca existiu…"

    Tente provar que o Saci-Pererê NÃO existe que você vai sentir a dificuldade que LULA está encontrando pra provar que o mensalão NÃO existiu.

    Scan

    18/01/2012 - 19h06

    Pois é, Almir.
    Provar que algo não existe ou existiu está no rol das tarefas impossíveis.
    Claro que o indigente intelectual Não-sei-que aí de cima jamais pensou sobre isto.
    Ele manja mesmo é de mecânica quântica e da dualidade onda-partícula: aprendeu tudo em orelhas de livros de auto-ajuda.
    Que babaca…

    Alvaro Tadeu Silva

    18/01/2012 - 22h59

    111 anos para Zé Dirceu, contra quem ninguém provou nadfa? E o Serra, que vendeu o terreno que foi dado de garantia ao BB, a dívida não foi paga e o terreno foi vendido fraudulentamente? E a mulher que doou OITO milhões de reais para a campanha do Vampiro em 2010? Pela lei, ela precisava ter ganho 80 milhões no ano anterior. Descobriu-se que o Serra assinou contrato com o marido dela assim que assumiu o governo do estado de São Paulo. Quem é ladrão?

    Alan Patrick

    19/01/2012 - 12h35

    EUNAOSABIA, cabe a quem acusa o ônus da prova e não o contrário.
    Por que os acusadores que dizem ter existido o "mensalão" não provam sua alegação, ao invés de ficar utilizando a falácia de que são os acusados que devem "provar" que o "mensalão" não existiu?

E S Fernandes

18/01/2012 - 14h19

Estou farto de ler emulações a pessoas de centro ou até centro direita, como José Dirceu.

Sequer seu filho, na condição de deputado, assinou a favor da CPI da privataria

Tem pessoas, que não é nenhum PSDireitaB, que tem um outro olhar sobre José Dirceu:
"Ildo Sauer denuncia como José Dirceu entregou o Pré-Sal para Eike Batista"
http://pcb.org.br/portal/index.php?option=com_con

Responder

Jorge Nunes

18/01/2012 - 14h10

Acho que a imprensa deveria persegui quem vendeu a Companha Siderúrgica Nacional (CSN) por praticamente por R$ 38 milhões… ou seja pelo preço de um Caça Rafale.

Responder

eunice

18/01/2012 - 14h06

Sinto qu estão armando alguma para as eleições.

Responder

eunice

18/01/2012 - 13h59

Chegaram a insinuar que ele teria planejado e autorizado o assassinato de Celso Daniel. E que o Ministéio Público de S. Paulo, bonzinho, fez uma investigação diferente daquela da polícia Federal "corrupta". Isso estava claramente na mídia. E até eu fiquei aterrorizada com Dirceu! Nesses casos ficamos aflitos mesmo com a falta de defesa dele próprio na mídia. Parece que ele se encolheu naquele momento não sei se pela pressão excessiva. Sei lá. Precisamos sempre de análises de pessoas esclarecidas. Quem está longe e metralhado pela mídia vai pensar o quê?

Responder

leandro

18/01/2012 - 13h54

Uma outra pergunta: Porque nínguem do governo quer aparecer ao lado de Zé Dirceu (só quando é em encontros com platéia amistosa) em ato público? Nem o lula teve essa coragem.

Responder

Rafael

18/01/2012 - 13h54

Fato que a perseguição ao Dirceu é que era naturalmente o sucessor de Lula. Se realmente Dirceu é culpado o tempo provará, já que até o momento não há provas concretas além de denúncias de pessoas com passado cheio de escândalos. Mas foi muito bom para o Brasil o que aconteceu com Dirceu, elegemos Dilma com uma história espetacular, irrepreensível.

Responder

Bruce Guimarães

18/01/2012 - 13h53

O José Dirceu é o principal reú no Mensalão. Enquanto não for julgado, param-se dúvidas!!!

Responder

Carrerita

18/01/2012 - 13h46

Por favor, saberiam me dizer quantas reformas o ex-presidente Lulla e seus CUmpanheiros fizeram nos seus 2 mandatos???

Obrigado

Responder

    Marcelo

    18/01/2012 - 18h18

    Não são reformistas… Reforma é coisa da direita: reforma, reforma e não muda nada!

    Sandra Lúcia

    19/01/2012 - 10h17

    Uma única: Reformou todo o pais, interna e internacionalmente. só.
    Sandra.

    Jose Antonio Batata

    19/01/2012 - 10h31

    LULA colocou comida na mesa , médico na esquina, pobre na universidade, transformou favelas em cidades, remédio grátis, eletricidade no campo, duplicou as estradas, construiu hidroelétricas, acabou com o desemprego, ampliou as universidades, criou piso salarial para professores ,cultura nos pontos, o povo viaja de avião..ETC…ETC…ETC….

    Miguel

    19/01/2012 - 14h57

    agora ser presidente e' sinonimo de fazer reformas? so porque determinados colunistas ficam martelando incessantemente que e' indispensavel reforma tributaria e que reforma politica e' a panacea que resolvera todos os problemas, que isso seja verdade.

mariazinha

18/01/2012 - 13h35

Nossa, que TEXTO estupendo! Até arrepiou. Caroni Filho fala de coisas que sempre estiveram em meu pensamento e não saberia expressar de maneira tão clara, lindamente. Não é raiva que possuem de DIRCEU; é medo. Possuem um medo irracional de sua inteligência fenomenal, sua perspicácia tão rara. Essas qualidades o qualificavam como um futuro PRESIDENTE BRASILEIRO, então, pensando que acabariam com o PT feriram-no de morte. qua, qua, qua….Não imaginavam, nem de longe, que haveria uma D. DILMA; qdo. acordaram, era tarde e o partido que sumiu não foi o PT. qua, qua, qua….Obrigada, AZENHA, pela publicação.

Responder

    Maria José Rêgo

    18/01/2012 - 18h50

    Acredito que nenhum partido político brasileiro tem tantas pessoas qualificadas para dar continuidade às atuais ações no país, como o Partido dos Trabalhadores. O PIG achava que o PT só tinha o José Dirceu e se ferrou. Torço para que Dirceu seja absolvido, já que inexistem provas do que está sendo acusado.

    mariazinha

    19/01/2012 - 13h48

    É mesmo, querida. LULA foi lá, buscar D. DILMA, quietinha num cantinho, né? A primeira menção ao nome DILMA ser candidata foi no blog do MINO CARTA.

    Antonio Nunes

    19/01/2012 - 17h49

    se as pessoas do PT são assim tão qualificadas, pq Lula teve q buscar Dilma no PDT pra ser candidata?

    simas

    19/01/2012 - 02h37

    Mariazinha, vc abordou um pto importantíssimo sobre a pessoa do José Dirceu, qual seja o de q teria potencial pra ser um futuro presidente da república… Qdo o homem se instalou no Gabinete Civil. a mim demonstrava desembaraço, excepcional, para construir esse caminho. Eu lembro q a imprensa, maldita, ligação da elite, dominante e conservadora, com a massa eleitora, antes de conseguir derrubá-lo, procurava apontar suas qualidades e força como nome, primeiro, na linha sucessória. Talvez, fosse, já, um balão de ensaio, pra avaliar as possibilidades, reais… Isso posto; e como as atitudes do homem eram claramente perturbadoras, ao nível da velha elite, partiu-se pra desconstrução do personagem. Resumindo: antes, a imprensa, maldita, levantou a bola do Dirceu; pra, depois, uma vez avaliada a sua força, derrubá-lo… Nota q o homem possui todas as qualidades necessárias pra ser o nome de confiança, frontalmente posicionado ao velho conservadorismo; dai, não haver qq possibilidade de trégua, na atividade, da mídia, com relação ao José Dirceu.

    mariazinha

    19/01/2012 - 13h42

    É isso mesmo, querido. Eu mesma já preparava-me para dar-lhe meu voto. Não havia, no cenário brasileiro, alguém que pudesse chegar-lhe aos pés; a não ser o próprio LULA. Bem observado, caríssimo: mesmo com o passar dos anos não deixam JD em paz pois o medo dele voltar os apavora.

    Marta

    19/01/2012 - 17h42

    E não foi só por isso que ele foi derrubado. A elite política e econômica pensou que o Lula não seria nada sem ele. Mas o PT tem quadros e muitos, que se formaram desde a sua criação ou até antes. Não fossem as malditas coligações nas eleições e o PT teria quadros pra governar sozinho.

Eliane

18/01/2012 - 13h31

Muito bom.

Responder

Marcelo Ramos

18/01/2012 - 13h12

Percepção completamente lúcida do prof. Caroni. Em verdade, a direita e a burguesia, que se julgavam supremos no manejo político, não conseguem engolir o fato de terem tomado "uma volta" política do Dirceu e do Lula. Estão tendo que engolir, e com areia, a longevidade e atuação política do Zé Dirceu. Parafraseando PHA, a justiça divina é que, diferente do reino animal, o veneno mata quem o destila, não aquele a quem é enviado.

Responder

Cândido Duarte

18/01/2012 - 13h11

Qual foi o crime cometido por José Dirceu? Pergunto isso para muitos, a resposta, invariavelmente, é um "Ah, você está de brincadeira né?". Ninguém consegue formar uma frase que responda a essa questão, somente interjeições que demonstram mais a lacuna de idéias do que o estado de ânimo.

Responder

    leandro

    18/01/2012 - 13h46

    Até o julgamento ele é inocente. A resposta para sua pergunta ta na denúncia do Procurador Geral da
    Republica.
    ""Pelo que já foi apurado até o momento, o núcleo principal da quadrilha era composto pelo ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, Delúbio Soares, o ex-secretário-geral do Partido dos Trabalhadores, Silvio Pereira, e o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoino." http://www.escandalodomensalao.com.br/cap07.php

    Marta

    19/01/2012 - 19h00

    Muito bem Leandro, publica o resto: baseado em que o Procurador o acusa? Estou ansiosa para ouvir os fatos

    Eduardo Di Lascio

    20/01/2012 - 01h12

    Maluf tb tá solto.

    Mateus

    20/01/2012 - 15h58

    Querer comparar o corrupto Maluf com o patriota José Dirceu só na cabeça de um troll demotucano ou de alguém que sofreu lavagem cerebral do PIG.
    Ridículo.

    Eduardo Di Lascio

    21/01/2012 - 13h40

    Amigo, eu não voto em neoliberal e nem leio e veja, folha, etc. O mundo não é esse lugar dualista que você imagina.

leandro

18/01/2012 - 13h06

Ora..a pergunta é, porque ele é uma unanimidade quando se trata de ser desprezível? Ninguém é odiado por todos sem motivos.

Responder

    Scan

    18/01/2012 - 14h07

    Será porque a unanimidade é burra?

    José Ricardo Romero

    18/01/2012 - 16h00

    Quem é todos que o odeiam com motivos, Leandro? De que unanimidade você fala? É facil generalizar e adjetivar com palavras fortes. Difícil é você convencer aqueles que não são os "todos" a que você se refere. Eu votei no Zé Dirceu (ele teve mais de 500 mil votos!) para deputado federal e não me arrependo. Fiquei me sentindo aviltado no meu direito de escolher os representantes no legislativo quando cassaram os seus direitos políticos por "razões políticas"…O que é isso? Razões políticas de quem? Concordo sim com o Caroni quando diz que ele tornou possível a permanência e a convivência do Lula e do PT no governo e é por isso que a sua direita safada não perdoa. O Caroni não sabe porque o odeiam? É porque ele viabilizou para sempre um governo trabalhista neste país (vocês não voltarão ao poder jamais!). É por essa razão que a direita o odeia tanto.

    leandro

    18/01/2012 - 16h23

    Eu não odeio ele, odeio pilantras de qualquer coloração. Uma outra pergunta: Porque nínguem do governo quer aparecer ao lado de Zé Dirceu (só quando é em encontros com platéia amistosa) em ato público? Nem o lula teve essa coragem.

    leia esse link que foi postado aqui e reflita quem era Eike Batista antes do pt chegar ao poder? Voces que falam tanto de privataria… http://pcb.org.br/portal/index.php?option=com_con

    lia vinhas

    18/01/2012 - 18h38

    Todas as acujsações contra o Dirceu têm sido arquivadas por falta de provas. Discordar de cetas ´posições dele até é normal, mas não reconhecer sua excelencia como quadro político, sua capacidade intelectual e de análise política é abraçar a campanha contra ele e tudo o que representa na política nacional por parte do PIG e seus adoradores.

django

18/01/2012 - 13h05

Mas também tem uma coisa. Foi o Dirceu que desviou o Lula do rumo que ele chamava de Chavismo. Só que o Chavez governa de fato a Venezuela, enquanto o PT é só mais um governo de plantão.

Responder

Taques

18/01/2012 - 13h05

"Em raras ocasiões, na conturbada história política brasileira, houve tamanha unanimidade … é preciso banir de uma vez por todas da vida pública o ex-ministro José Dirceu"

Essa pode ser a opinião da mídia.

A minha é que ele devia estar atrás das grades, afinal de contas, este é o local mais apropriado para um chefe de quadrilha.

Responder

    eunice

    18/01/2012 - 14h05

    Põe a prova lá no processo pois quero ver esse cara apreso, ou pare de insinuar, pois amidia já fez isso demais. A midia insinuou claramente que ele é o mandante do assassinato de Celso Daniel. Você já lia jornais nessa época? Boa pergunta é, se a midia tinha provas por que não colocou lá no processo, né??
    Eu quero tirar a verdade sobre esse cara. Que seja mesmo a pior verdade, vou preferir, ou seria um blefe da midia? Um a mais??? Mas desse tamanh de blefe? Seria o caso de lincharmos

    Scan

    18/01/2012 - 14h09

    Cara, o assunto aqui é o Zé Dirceu, não o teu chefe SSerra.
    Não confunda as coisas.

PedroAurélioZabaleta

18/01/2012 - 12h55

O motivo do ódio do PIG deve-se ao fato de que ZéDirceu não está (nunca esteve) à venda.
Talvez apenas Brizola e Lula tenham sido tão investigados quanto ele.
E até agora, nada.

Responder

    Dani Tristão

    19/01/2012 - 10h06

    Quebraram todos os sigilos de Dirceu ilegalmente, grampearam seus telefones por meses, inclusive de sua namorada. Invadiram sua casa (simulando assalto em 2005) e reviraram todos seus pertences. Violaram seus e-mails em 2011 e quase invadiram seu quarto de hotel. Virou réu porque o supremo estava com a faca no pescoço. Nada encontraram e nunca encontrarão.

Eli

18/01/2012 - 12h46

Caroni vai tão a fundo no assunto, pois o buraco é tão lá embaixo, que certo trolls não conseguem sequer absorver e compreender o conteúdo. Acho que é uma incógnita para eles o trecho: "Todos sabemos que um fato notável da política brasileira é que, apesar de sucessivos deslocamentos políticos, desde a redemocratização do país, a hegemonia dos processos de transição encontra-se com a mesma burguesia, condutora do golpe de 1964. Hábil nas transações com o capital estrangeiro, das quais auferiu vantagens para fortalecimento próprio, a burguesia brasileira não foi menos sagaz no manejo do jogo político." Não devem sequer saber o que significa "hegemonia"

Responder

    Antonio Nunes

    18/01/2012 - 14h14

    queria tanto ser inteligente e culto como o Sr…

    mas Deus não quis q eu fosse de esquerda!

    kkkkkkkkkkkkk

    ps: o q é "hegemonia"?

    Luiz Fortaleza

    18/01/2012 - 14h20

    Grosso modo, dominação, controle de poder… Gramsci explica melhor,,,

reinaldo

18/01/2012 - 12h46

Brilhante artigo do Professor Gilson sobre a trajetória de Zé Dirceu. Valeu!!!!

Responder

Sagarana

18/01/2012 - 12h34

O "governo petista" só durou mais que dois anos porque eles escreveram uma certa carta a um certo "povo", deram um cavalo de pau no programa do partido e foram tomar vinhos caros nos melhores restaurantes de Brasília. Viva a burguesia. Acorda Caroni!

Responder

    Miguel

    18/01/2012 - 17h20

    Acordaa voce. Acompanhe os programas das eleicoes de 89, 94, 98 e 2002 e vai ver a caminhada progressiva rumo ao centro. So teve cavalo de pau pros ignorantes que acreditavam na ladainha midiatica de que o PT era o bolchevismo tropical.

    Sagarana

    18/01/2012 - 22h33

    Ai que preguica. Nao vou te responder, leia a entrevista do Ildo aqui mesmo, nesse blog. HELLOW!!!

    Rafael

    19/01/2012 - 00h12

    Miguel não existe nenhum argumento que destrua bandeiras históricas do PT. Não adianta dizer que no governo é diferente que isso é covardia, é falta de dignidade, é se igualar ao FHC que o próprio disse para esquecer tudo que já escreveu. Isso é coisa de covarde, de pessoas que não tem honra para defender a própria consciência. Lula fez um governo espetacular, mas não está a altura do que o Brasil merece, não está a altura do Brasil. O que o PT mudou? muito pouco. Incrementou o bolsa família, isso é muito bom, enquanto isso o monopólio da globo continua firme e forte, reforma agrária não dá nem para distinguiro PT do PSDB, bancos faturaram como nunca na história do Brasil,sistema de saúde é uma desgraça, manteve os leilões que o Lula prometeu que iria acabar e Eike Batista gostou muito. A esquerda precisar evoluir, não se pode limitar ao que foi o governo Lula que foi espetacular, mas depois de um governo do psdb qualquer um que fizesse um pouco sério já seria melhor do que o PSDB.

Antonio Nunes

18/01/2012 - 12h31

puxa… me emocionei!

pelo texto do "advogado de defesa", José Dirceu está sendo perseguido pela imprensa pq "frustrou expectativas que alimentavam os cálculos das elites desde sempre encasteladas nas estruturas do Estado"!

tadinho do Zé!

já eu, acredito em Papai Noel e duende verde!

rsrsrs

Responder

    Miguel

    18/01/2012 - 19h19

    tem alguma argumentacao pra contrapor, ou so as mesmas estultices costumeiras de trolls incapazes de discutir?

    Antonio Nunes

    18/01/2012 - 21h52

    deixo as argumentações para o MPF no processo onde José Dirceu é acusado de chefiar uma sofisticada organização criminosa…

    sabe qual?

    Miguel

    19/01/2012 - 15h05

    sei, aquele que depois de mais de seis anos ainda nao conseguiu uma unica prova. Isso quer dizer que voce nao sabe mesmo apresentar nada alem de matraquear o besteirol midiatico?

    Antonio Nunes

    19/01/2012 - 17h23

    ainda bem q o MPF (q apresentou a denuncia) e o STF (q aceitou a denuncia) não pensam como vc…

    mas isso deve ser detalhe…

    já está "provado" q José Dirceu é santo!

    "São Dirceu", rogai por nós!

    rsrsrsrsrs

    Mateus

    21/01/2012 - 01h33

    Os integrantes do MPF e do STF morrem de medo do PIG. Está cheio de cagões nessas instituições. Há também aqueles que adoram os holofotes e os paparicos do PIG. Além do que alguns são escancaradamente conservadores, reacionários e partidários como o Gilmar Mendes. Como disse um dos ministros do STF: eles aceitaram a denúncia do mensalão com a mídia pondo a faca no pescoço deles. Veja a atitude medrosa, omissa e subserviente diante do PIG do Roberto Gurgel, atual procurador-geral da República. Enfim, com vários cagões, pavões e carreiristas ocupando o MPF e o STF, e com bandidos midiáticos tendo o poder absurdo que ainda têm no Brasil, fazendo uma pressão insuportável e um espetáculo deprimente de sensacionalismo e denuncismo para destruir política e moralmente o José Dirceu, o Lula, o governo Lula e o PT, nesse contexto, o MPF ter apresentado denúncia contra o mensalão e o STF ter aceitado essa denúncia, apresentando o José Dirceu como chefe de uma quadrilha, NÃO QUER DIZER ABSOLUTAMENTE NADA no que diz respeito à veracidade e à seriedade dessas denúncias.

    Antonio Nunes

    30/01/2012 - 14h35

    não entendi… os Ministros do STF (maioria escolhida por Lula/Dilma) tem medo do PIG?

    q constrangedor, não?

    o Sr esqueceu apenas de dizer q a sua opinião é apenas a sua opinião… NÃO QUER DIZER ABSOLUTAMENTE NADA !

    mas como no Brasil, bandido poderoso ganha medalha ao invés de ser preso, não me surpreenderei se José Dirceu escapar junto com seus 40 ladrões…

    os exemplos são vários:

    Lula, FHC, Serra, Sarney, Maluf, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Romero Jucáe tantos outros…

    aqui no Brasil, não ser preso NÃO é prova de inocencia e sim de impunidade!

    ps: meu IP foi bloqueado pelo site por quase 10 dias, acredito q por algum erro do "administrador"… voltou a ser liberado hj…

Antônio

18/01/2012 - 12h25

Dessa imprensa fascista e golpista pode-se esperar tudo. Não podemos negar os grandes serviços prestados pelo Sr. José Dirceu ao Brasil. Ele poderia até fazer mais, liderando o PT a favor da CPI DA PRIVATARIA, inclusive pressionando o filho dele que é deputado federal e não assinou o requerimento da CPI. Por que o Sr. José Dirceu é contra a CPI DA PRIVATARIA, em?

Responder

    Sandra Caballero

    18/01/2012 - 14h44

    Meu pai não é e nunca foi responsável por meus atos. A pergunta não deve ser feita ao Zé Dirceu, mas a seu filho

    andre i souza

    18/01/2012 - 15h16

    Isso! Perfeito, Sandra.

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    18/01/2012 - 19h09

    Hahaha, o Serra também não e responsável pelos atos da filha, Verônica, rsrsrs, nossa, quando e do outro lado , ai as coisas são "diferentes"…

Hélio Pereira

18/01/2012 - 12h24

A vitória de Dirceu no Supremo seria a derrota estrondoza da Direita.
Se houver Justiça independente José Dirceu será absolvido por unanimidade no STF,por isto os defensores do Regime Milico de 64 e eternos Golpístas tentam infruir com seus artigos e comentários na opinião pública,tentando transformar Dirceu num Marginal,querem com isto induzir os membros do Supremo a condena-lo mesmo sem nenhuma Prova que o incrimine.

Responder

Klaus

18/01/2012 - 12h08

A esquerda tem dificuldade com o contraditório. Onde ela chegou ao poder e pode instalar o partido único e acabar com a liberdade de imprensa ela o fez. No Brasil, Democratas, Tucanos e PPS são os únicos partidos que não fazem parte da base governista, por isto são demonizados, como se o PMDB não fosse muito pior para o país. Além destes partidos, só uma parte da imprensa contesta o governo petista e, por isto, também são objeto de ódio. E assim será para sempre.

Bem, este foi meu último comentário em Viomundo. Estão livres de mim. Como diria o Gaguinho, "THAT'S ALL FOLKS!"

Responder

    eunice

    18/01/2012 - 14h01

    Só por isso são demonizados? Ou será que tem algo mais de razão????????

    Rafael

    18/01/2012 - 14h02

    Argumento ZERO, fala em ódio da esquerda contra imprensa e faz comentários com mais ódia ainda contra esquerda. Se acorda rapaz. Não se pode considerar globo, folha, veja, estadão como imprensa. Globo apoiou o golpe militar, se lembrar da capa do jornal O globo após o golpe?
    Folha emprestava carros do jornal para o ditadores transportar os presos políticos, veja panfleto, propaganda da direita, da extrema-direita. Esses meios de comunicação que são contra liberdade de imprensa, liberdade de pensamento, de expressão, eles é que são ameaças ao Brasil, ao desenvolvimento, à soberania. Esses meio de comunicação não têm compromisso com a verdade. NO Brasil o poder deles é tão grande, nenhum país no mundo desenvolvido tem uma imprensa tão poderosa, uma monopólio tão forte como a globo possui. Nos eua maior defensor do liberalismo não existe uma empresa que nem a globo que manipule tanto, que deturpe tanto quanto a globo.

    Míope Sem Óculos

    18/01/2012 - 14h07

    Não se vá! Gosto de contrapontos.

    Scan

    18/01/2012 - 14h25

    Alvíssaras! O nível do blog vai melhorar!
    É uma promessa? Não vai fazer como o outro babaca, o Pamplona, que disse que ia sair e continua até hoje a dar no nosso saco?

    Dá pra levar o Rodrigo, o Não-sei-que, a Carmen e o Nunes contigo?

    Miguel

    18/01/2012 - 17h15

    Nao, e' so' um aviso que agora o troll vai mudar de apelido.

    Carmen

    19/01/2012 - 00h49

    Oi, Scan…eu também????? rsrsrs

    João Bosco Rocha

    18/01/2012 - 15h21

    ô rapaz, faz isso não. A gente vai sentir falta das besteiras que você diz!

    lia vinhas

    18/01/2012 - 18h34

    Além do mais essas besteiras serviam para ilustrar nossos comentários sobre o baixo nível intyelectual e político dos tucanófilos e americanófilos.

    _Rorschach_

    18/01/2012 - 15h35

    Puxa cara não vá embora. Sua ironia é das mais finas.

    Tem gente grossa aqui, que não admite opiniões diversas, mas não é a maioria!

    Edison

    18/01/2012 - 15h57

    Um apátrida só poderia despedir-se no idioma de seus amos.
    Já vai tarde!

    Sagarana

    18/01/2012 - 22h30

    Vai nao Klaus, eu sei como eh triste a funcao de dar perolas aos leitores desse minifundio, mas sei tambem da importancia dessa nossa tarefa. Tire uma folga, recupere as energias e volte aa luta.

    El Cid

    19/01/2012 - 09h25

    nossa, que comovente ver os trolls dando-se as mãos !! kkkkk !!

    SILOÉ-RJ

    19/01/2012 - 02h58

    Isso não é verdade. Que vc queira se retirar por não ter argumentações suficientes para nos contradizer,eu até aceito, mas lamento a sua retirada desse democrático debate de idéias.
    O tempo e uma visão mais apurada dos fatos mostraram a vc que mesmo com muitos erros, os partidos socialistas considerados de esquerda, são os que mais se aproximam dos anseios de suas populações, e aqui no Brasil, esse governo com certeza fará o melhor que puder para todos nós.

    Jose Antonio Batata

    19/01/2012 - 10h05

    Vai para Casa assistir o BBB!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Morvan

    19/01/2012 - 16h00

    Boa tarde.

    Mas, Klaus, liberdade de imprensa, no Brasil, tem até demais. Tem até estupro – ao vivo, em tempo real. Se há algo que não se pode alegar, no Brasil, é falta de liberdade de imprensa. Agora, o que a imprensa faz com essa liberdade, ai é outra coisa. BBB, apologia ao golpe (há pouco tempo atrás, à época do Zelaya ter sido derrubado, tinha um sr. "especialista" (aliás, hoje, a tv está cheia de especialistas; em tudo) em política (diziam eles, a Globo e o "especialista") ensinando como se derruba um Presidente! É essa liberdade que se quer, ou isto é, na verdade, libertinagem?
    Outra coisa. Não vi você nem ninguém, dos que não concordam com o Caroni, contra-argumentar; apresentar o mais pífio dos argumentos. Apenas alegar que o PT é isso, é aquilo, etc.
    Apesar deste seu comentário, o qual achei insípido, comparado à qualidade dos seus outros comentários, engrosso o coro do "fica, Klaus". Bons debatedores devem ficar, sim. Até mesmo os maus debatedores, a meu ver, devem ficar; quando o Azenha colocou em discussão a defenestração (ou não) de determinado postante, não sei se você acompanhou, mas fiquei claramente pela manutenção do espaço e do contraditório. E olhe que não dá para comparar seus argumentos com os do postante citado (os do De Cujus são, no mais das vezes, trollice!); então: fica Klaus!

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    Carlos

    20/01/2012 - 05h54

    Klaus vc é genio ,deve ser um desses derrotados do Psdb de SP,isso ai é um lixo mesmo ,que desespero ,falar besteira não vai ajudar ,vc devia era pensar nos problemas da sua rua ai em Sampa ,cuidadoque Alkimim vai mandar uns zumbis do crack pra sua porta ,pra vc refletir que beleza que é esse gov. do PSDB.

Bernardino

18/01/2012 - 12h04

O sr GILSON Caroni pisou na bola .Querer fazer do sr DIRCEU uma vitima da imprensa corrupta.NADA disso !!O Dirceu é pau mandado do CARLOS SLIMS banidao das privatizaçoes Mexicanas e do no da EMbratel no Brasil.Dirceu é um mascarado com discurso de esquerda,fazendo o jogo da direita alias nem em armas pegou como os outros.Operou sim o Mensalao.Ele é o Paulo Preto da esquerda queiram ou nao !!
com certeza ja é carta fora do Baralho no jogo politico,sem chances de REVERTER!!!
Outro exemplo o Filho ZECA nem assinou a CPI DA PRIvataria e por ai vai.

Responder

    augusto

    18/01/2012 - 15h30

    gilson caroni nao QUER fazer. Caroni reconhece a stiaçao e pergunta por que.
    agora é verdade que dirceu nao suporta o PSOL e suas teses e tornou possivel a transiçao politica. Como eu digo, com mensalão ou nao, ele fez do Pt um cachorro grande. Agora,derrotem o PT se puderem.
    A meu ver, a curto e medio prazo, so ele, pt , vai derrotar a si mesmo,
    Isso aconteceu com os partidos europeus, é inevitavel.

Gilson Caroni Filho: Por que o ódio da imprensa? » O Recôncavo

18/01/2012 - 12h02

[…] Gilson Caroni Filho: Por que o ódio da imprensa? Por Gilson Caroni Filho no Viomundo […]

Responder

Americo Camargo Neto

18/01/2012 - 11h56

Maravilhoso texto! José Dirceu foi o maior lider estudantil que o Brasil já conheceu, corajoso, destemido, um dos grandes responsáveis pela democracia no Brasil. A imprensa o odeia, porque é o oposto: covarde, omissa e sócia dessa burguesia que tinha o poder e hoje está falida. Foi rotulado sem provas como o chefe do tal mensalão e porque? Porque eles tinham pavor que o Zé Dirceu fosse candidato e pudesse chegar a presidente, o que fatalmente aconteceria.

Responder

    Marcelo

    18/01/2012 - 18h12

    É isso aí, Américo. E o pavor da mídia (e outras organizações) continua… O homem é mesmo um trator e eu estou torcendo pra ele voltar 100% à operação. O Zé Dirceu desbalanceia mesmo o jogo. Desafia e briga. E o Brasil precisa disso. O PT precisa disso…

Luis Felipe

18/01/2012 - 11h56

Será engraçado ver dezenas de comentários defendendo e exaltando o "chefe da quadrilha" (expressão usada pelo MPF).

Responder

    Miguel

    18/01/2012 - 17h22

    mais engracado ainda e' ver troll papagaiando besteira.

    Cristiana Castro

    19/01/2012 - 23h14

    Estranho mesmo são as "instituições democráticas" dando tratamento de chefe de quadrilha a um sujeito mesmo não conseguindo uma mísera prova contra ele em quase cinco anos. Que a mídia golpista faça isso, a gente até entende mas instituições, que asumem, publicamente, agir sob a pressão de faca no pescoço, é de lascar! Essa é a diferença dos covardes com o JD; ele não se intimida cm faca no pescoço e, menos ainda, tira o seu pescço da faca para meter o da sociedade em seu lugar; JD é o pior pesadelo dos covardes. Nós agradecemos.

Klaus

18/01/2012 - 11h46

Por que o ódio À imprensa?

Responder

    Aline C Pavia

    18/01/2012 - 12h28

    Chora #mimimi

    Claudia

    18/01/2012 - 12h41

    Ela merece… basta ler os jornais todos os dias para entender.

    luiz pinheiro

    18/01/2012 - 16h24

    Quem lê jornais todos os dias acaso pode entender alguma coisa?

    Edison

    18/01/2012 - 12h44

    Porque não se trata de imprensa e sim de 5º coluna, como você também.

    Ivan

    18/01/2012 - 13h09

    Porque, pelo menos para alguns, uma mentira repetida mil vezes não torna-se verdade?

    Míope Sem Óculos

    18/01/2012 - 13h30

    Não devemos ter ódio de niguém nem de nada, mas, pelo amor de Odin, espero que essa pergunta tenha sido apenas uma forma de lembrar aos leitores desse blog que não devemos pregar o ódio.

    luiz pinheiro

    18/01/2012 - 16h23

    Não há ódio à imprensa. Há repulsa, repugnância, indignação contra o ódio da imprensa a José Dirceu.

    Jose Olavo

    18/01/2012 - 17h33

    V está falando de quais jornais? V acha que a FSP, OESP, globo, veja formam a imprensa brasileira? Eles não são a imprensa brasileira, são um partido político. Eles tem lado. Ficou visível, para o pior cego, com o lançamento da Privataria Tucana. As acusações trazidas no livro, graves, não mereceram nem um pequeno registro dos jornalões, que V chama de imprensa. Eles não passam de partidos políticos.

    É só

    08/09/2012 - 04h27

    De fato são apenas esses que fazem jornalismo, donde influir em alguma coisa, o resto é um bando de inúteis. Se não fosse verba de publicadade do governo/sindicatos iria morrer de fome.

    simas

    19/01/2012 - 03h11

    Pq ela é imoral e amoral. Veicula a informação ao seu prazer e sabor; solapa com a instituição familiar brasileira; apequena os interesses nacionais, desde sempre. Pq não incorpora o sentimento de amor, jamais; salvo, se em contrapartida da pecúnia, ou do nível intelectual, ou da naturalidade.

roger

18/01/2012 - 11h44

Na veia!

Responder

nadja rocha

18/01/2012 - 11h38

Finalmente alguem para reconhecer o trabalho e a militancia do Zé Dirceu

Responder

    ignez

    18/01/2012 - 15h53

    Concordo plenamente! Vai em frente, Zé!

Deixe uma resposta