Colcha de Ideias: Ainda sobre a Globo e Cuba

Tempo de leitura: 3 min

Cuidado: Cuba sob a ótica da Globo

Publicado em 31 de dezembro de 2011 por M.

do Colcha de Ideias, sugerido pelo Vinicius Massuchetto

Essa semana o Jornal Nacional apresentou uma série de reportagens sobre Cuba. Só a proposta já é desconfortável. A grande mídia brasileira voltando seus olhos para a nação socialista. É no mínimo estranho!

O primeiro capítulo da reportagem mostrou sob a ótica de uma única cidadã, que diga-se de passagem morava nos Estados Unidos (aquele do embargo econômico) as condições de vida na ilha. Primeira questão: como uma reportagem que se propõe séria julga o todo pela experiência de UM cidadão?

O segundo fator incômodo da reportagem foi a ironia jornalística. Ao tratar sobre a medicina de Cuba, mundialmente reconhecida, a dita cidadã relatou que para conseguir atendimento médico no país, precisa dar presente aos médicos, afirmação que foi tomada como verdade sem nenhum tipo de averiguação e agora milhões de pessoas estão realmente acreditando nisso! A pergunta que se faz é: será que é isso mesmo? Vejamos:

De acordo com o Relatório do Índice de Desenvolvimento Humano 2011, da Organização das Nações Unidas  (baixe aqui!) A expectativa de vida na ilha é de 79 anos, relativamente alta para quem não tem assistência médica, certo? O IDH do país ocupa o 51 lugar, que de acordo com a ONU é considerado elevado, o Brasil amarga em 84. Sobre a questão de igualdade entre os gêneros, Cuba é tida como a sociedade mais igualitária da América Latina em termos de gênero. A média de filhos está em menos de dois por mulher, com 100% dos partos assistidos, e o acesso aos métodos contraceptivos é considerado fácil!

A desnutrição infantil está na casa dos 4% e a taxa de mortalidade infantil é de 6 para cada 1000 crianças nascidas vivas, na Noruega, primeiro IDH do planeta, essa proporção é de 3/1000 e nos EUA de 8/1000. Estudos sobre educação indicam que na ilha existe uma proporção de um mestre para cada 42 habitantes, o que sugere que a população, por mais pobre que seja, tem acesso à educação. De acordo com o relatório, a população com Ensino Médio chega a quase 80%.

As imagens da série de reportagem nos fazem imaginar um país fantasma, sem vida, com um governo altamente repressor. A proposta aqui não é indicar a ilha como o paraíso perdido, mas relativizar e questionar o jornalismo feito pela Globo. Olhares atentos verão que as coisas não são tanto como a Rede Globo pinta. No segundo episódio da série vimos casas bem cuidadas e pessoas elegantes dando entrevista. O que a série não destaca é que o problema do aspecto fantasmagórico da ilha está muito mais relacionado ao embargo econômico liderado pelos EUA do que no regime comunista. Pelo contrário, afirmam que a economia do país está destruída e sugerem que a culpa é do modelo social. E mais, que Raul Castro está abrindo a economia cubana dando a esperança do povo viver o sonho capitalista! Oi? Esse tipo de reportagem demonstra amadorismo e falta de responsabilidade da emissora em se basear em “achismos” na formação da opinião pública!

Há quem diga que os dados dos relatórios da ONU, por serem enviados pelos próprios países, podem ser manipulados, tudo bem, talvez até possam, mas com todas as fragilidades da ONU, creio que os índices dela sejam mais confiáveis que os de uma universidade estadunidense, tendo em vista que os EUA são os principais interessados em implodir o regime cubano.

É isso, não podia deixar o ano virar sem publicar esse artigo. Que em 2012 a prudência jornalística nasça da rede Globo! Hasta la revolución!

Leia também:

O protesto do leitor sobre Globo e Cuba

Sobre os casos de câncer, Chávez toca fogo na fervura

Cristina Kirchner tem câncer na tireóide

Mílton de Arruda Martins: “O SUS não existe sem os seus milhares de trabalhadores no Brasil inteiro”

Artur Katz: “Melhora de Lula excede o que esperávamos; está no caminho da cura”

Stédile: Venenos do agronegócio vão matar o agronegócio

“Cidade dos agrotóxicos” tem o dobro da taxa mundial de câncer

Seria o médico árabe pró-câncer?

Mário Scheffer: Câncer e doenças do coração, os tratamentos que planos de saúde mais negam

Urariano Mota: Encarnação dos muitos severinos, joões, marias e lindus

Chávez brinca com o “coco pelado” de Lula

Marisa faz com Lula o que os tucanos não fizeram: barba e cabelo (o bigode ficou)

Frei Beto: Lula, a voz do Brasil


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Agua Alcalina

A GLOBO existisse na idade média esculacharia o nascente mercado(o tal capitalismo), que florescia fora dos muros dos castelos medievais, dizendo que o feudalismo é muito mais eficiente do que o capitalismo porque o feudalismo sempre existiu,é uma lei da naturera e foi escolhido por milhões de pessoas com a benção do Rei.

Colcha de Ideias: Ainda sobre a Globo e Cuba | Filhos de Poti

[…] Extraído do Site Vi o Mundo. […]

Horridus Bendegó

A Globo não teria coragem de apresentar seu lixo jornalístico por lá.
Se os cubanos soubessem como seu país é tratado pela Globo, nunca mais assistiriam suas novelas.
Será que alguém do governo cubano não se indigna contra esse falso jornalismo?

JOSE Antonio Batata

A Rede Record poderia fazer um programa ouvindo os 2 (dois) lados da história. Como ela é uma rede democrática e educativa poderia explicar para a sociedade o que é o Bloqueio Econômico. A Rede Globo jamais vai tocar no ponto do Bloqueio, apesar de saber que quem é prejudicadico com o bloqueio é a população civil da ILHA.

Klaus

Acho engraçado os comentaristas defendendo Cuba. Parece aquele pessoal que defendia a antiga URSS e seus países satélites na década de 80, próximo ao socialismo desta países se desmiliguir. Também se dizia que os resultados positivos por lá eram acachapantes. Caiu o muro, a URSS acabou, e por efeito dominó, todos os regimes comunistas dos antigos países da Cortina de Ferro foram juntos. Sabe-se lá porque o povo quis se livrar daquilo assim que pode, né? Se a vida em Cuba é um paraíso ou inferno? Não sei, a julgar pelo que diz a Globo é um inferno. Pelo que dizem os comentaristas por aqui, se não é o paraíso, ainda não é por causa dos americanos, pois, se não fossem eles a vida na ilha seria mais maravilhosa do que é, como era onde mesmo?

Marco Araujo

A orientação da CIA aos governos de direita é que, sistematicamente e em pequenas doses, através de sua imprensa vá colocando notícias para enfrequecer a esquerda progressista. Que é muito melhor assim do que grandes eventos sejam efetivados. Vê-se que a questão de Cuba é direcionada para atingir o PT e partidos de esquerda nas eleições que se aproximam. São as passeatas (pequenas) do pessoal do CANSEI, campanha contra Cristina da Argentina, constantes e pequenos ataques ao Chaves e ao governo da Bolívia, do Equador, etc.
Tudo isso vai entrando na cabeça dos mal informados e difundido pelo oposicionistas ultrapassados que não querem ver no governo pessoas que pensem em gente.

iza

Em agosto de 2011 a Globo, na maior cara de pau e tentando encobrir o passado sujo, publicou seus "Princípios Editoriais".
Dei muita gargalhada.
Os tais “"Princípios Editoriais das Organizações Globo" eram mesmo uma piada pronta.
Passam-se anos e esses fascistas não mudam e nunca irão mudar.
A canalhice está no DNA.
Não há como esperar caráter dessa canalha e seus braços midiáticos.
Eu já desisti há muito tempo.

Henderson Sousa

Concordo em gênero, número e caso com esse texto (caso e não "grau", amigos petistas). De fato, Cuba está nessa pobreza imane tão-só pelo embargo econômico. Nada tem que ver a perda da "mamata" soviética, a falta de iniciativa privada, a livre expressão "et coetera".
Cuba, se não acordar a tempo desse pesadelo mefistofélico que alguns guerrilheiros/terroristas impuseram a seu povo, ver-se-á, por todo o evo, nesse monturo onde persiste em ficar.

Saudações democráticas.

    Scan

    UEBA!!!
    O lumpenzinho tá com o dicionário aberto!
    O conjunto é uma porcaria, mas o vocabulário não é dos piores.

Marcellus

Isso não é uma questão de prudência jornalística. Trata-se de vassalagem explícita, e manipulação a serviço estadunidense em particular e capitalista em geral. Assim como os trezentos e noventa e cinco minutos de noticiário mostrando o reveillon em Times Square em clima de "isso que é país!", o semblante de regozijo dos âncoras sempre que o assunto é Nova Iorque, o dia inteiro dedicado à babação de ovo na visita de Obama, a enxurrada de lixo enlatado norte americano vomitado diariamente, o silêncio sobre o livro do Amaury, os golpes eleitorais… em suma, todo o serviço prestado à propagação do american way of life e à insuflação do complexo de vira latas no brasileiro desde priscas eras… o governo americano pauta os meios de comunicação que todos conhecemos, o que pôde ser provado com vazamentos de correspondências pelo Wikieleaks tempos atrás… é tudo a mesma coisa…

JAIR ORICHIO JUNIOR

Por que srá que a Globo nunca fez reportagens sobre a condição de vida dos Russos após a queda do Socialismo lá… Será que ela vai mostrar os velhinhos vendendo as suas jaquetas e dentaduras nas portas dos museus?

Attila Louzada

"É isso, não podia deixar o ano virar sem publicar esse artigo. Que em 2012 a prudência jornalística nasça da rede Globo! Divido!!!

GILMAR JOSÉ ROCHA

Os USA fizeram o bloqueio econômico para destruir CUBA. A esperança de que o Presidente OBAMA aliviasse o bloqueio foi para o espaços . Os Cubanos de Miami nunca vão permitir que o povo da ILHA seja feliz. Todo presidente depende dos votos dos Cubanos de Miami. Os Cubanos que moram em outras cidades dos USA são influenciados pelo anti-Castristas.

Cleverton_Silva

O engraçado é que da onda neofascista européia ninguém fala nada. Nas oropas, exercer a soberania consultando a população é motivo achincalhamento público (vide Papandreou). O pig consegue ser pior que muitos políticos em matéria de deixar os valores só na retórica.

Cleverton_Silva

Tecla sap para as matérias do pig sobre Cuba: "CUBA INFERNO, CUBA DITADURA, CUBA FIM DO MUNDO, CUBA DIABO, CUBA TRAIU JESUS, CUBA MATA" (utilizável também para outros países comunistas e socialistas).

Otavio Augusto

o tipo de midia da veja, afinal, eh o seguinte:
http://1.bp.blogspot.com/_UL5gef6g4hI/Sw2Aulf7RdI

Fernando

As reportagens da Globo fazem parte do plano terrorista dos EUA e das milícias anticastristas para minar o turismo em Cuba, principal fonte de renda do país.

Tá tudo explicado no livro do Fernando Morais.

leandro

09/12/2011 – 11h40
Cubano amputado deserta para os EUA apenas com medalhas do Parapan.
Castillo teve o braço e a perna amputados por negligência médica quando era bebê. O nadador desertou da equipe cubana em novembro.

"Nunca planejei desertar. Me ocorreu um dia, após bater o recorde, ao meio-dia. Estava almoçando, sozinho, senti muita raiva de todas as coisas que me haviam feito em Cuba e que não queria voltar", relatou Castillo em entrevista à agência Efe.

Hiro

Periodicamente o PiG e, principalmente, o PiG-rei, a Rede Troglo, difama Cuba com inverdades.
Todos precisam informar a verdade para a população em todas as cidades, sobre o grande trabalho educacional e de saúde de Cuba, bem como o seu trabalho solidário médico no mundo.
É preciso denunciar ao mundo tb, as consequências do embargo yankee e as suas conspirações constantes. Para os yankees, que durmam (se é que poderão) com essa frase: " – Esta noite milhões de crianças dormirão na rua, nenhuma delas é cubana".

camila

Claro que não iria ser diferente. Assisti somente a primeira reportagem, esqueci das outras pois sabia que a Globo ia implodir a Ilha. Claro que lá não é o paraíso, tem problemas, milhares, mas acredito que não é como se pinta. O mesmo caso acontece com a Venezuela, as reportagens feitas pelas tvs brasileiras detectam apenas o lado ruim do país, as melhorias ninguém quer ver, pois é muito melhor mostrar que o país governado por Chaves é uma desgraça. O progresso não precisa ser conhecido. O jornalismo golpista brasileiro só enxerga o lado que os convém.

Rogério Benevenuto

Não é de hoje que a Globo mostra matérias ofensivas não só ao sistema Cubano como também àquele próprio povo sofrido. Realmente esta emissora teme que o modelo se propague. Somente num sistema capitalista, no qual os valores e o respeito ao ser humano enquanto indivíduo podem ser relegados, é que a Globo poderia continuar se mantendo no poder. O povo cubano, mais que nenhum outro, é exemplo de coragem, valentia e superação. Estão há décadas vencendo a pobreza causada pelo embargo e, mesmo com tal obstáculo, conseguem superar países muito mais ricos economicamente, principalemente nas áreas de saúde, educação e esport. Parabéns à nação cubana!

ZePovinho

Se os cubanos estiverem pensando em seguir o caminho chinês,é bom esclarecer que ditadura peso pesado é a do mercado que pratica trabalho escravo:
http://esquerda.net/opiniao/o-inferno-na-f%C3%A1b

O inferno na fábrica do mundo

O ritmo de trabalho nas fábricas chinesas faz com que o trabalho de Chaplin no famoso “Tempos Modernos” pareça uma brincadeira.
opiniao | 31 Dezembro, 2011 – 20:31 | Por Ricardo Coelho

"….Comecemos pelas mortes no trabalho. Nas fábricas chinesas, onde muitas/os trabalhadoras/es têm de trabalhar 26 dias por mês, 12 horas por dia, e suportar turnos de 24 horas ou mais, é tão comum alguém morrer de cansaço que existe mesmo uma palavra para isso: “gulaosi”.

A estas mortes há que acrescentar os suicídios no local de trabalho. No ano passado, a Foxconn, fornecedora de componentes para a Apple, tornou-se famosa por registar 11 suicídios num ano. Quantas mais mortes por desespero ocorrem na China é impossível saber, mas a resposta que a empresa deu ao sucedido – primeiro obrigar os/as trabalhadores/as a assinar um acordo a prometer que não se iriam suicidar e depois investir em máquinas para reduzir o número de trabalhadoras/es – é ilustrativo de como este tipo de problemas são resolvidos no país conhecido como “a fábrica do mundo”.

Passemos para a escravatura. A China conta com um sistema de prisões que incorpora cerca de 1000 “Laogai”, campos de trabalho em que se amontoam dissidentes políticos, membros de religiões proibidas e condenados por crimes comuns. Mais que prisões, os “Laogai” fazem parte de uma rede de indústrias que fabrica todo o tipo de produtos baratos para venda em países ocidentais, usando trabalho não remunerado. Como uma reportagem da Al Jazeera mostrou(1), as condições de trabalho nestas prisões são extremamente árduas e muitos/as não sobrevivem ao tormento"………………

GILMAR JOSÉ ROCHA

CUBA sofre há 50 anos com o bloqueio econômico. Nenhum outro país no mundo sobreviveria a um bloqueio total como CUBA sofre. O PIG não conhece o Brasil e ainda quer conhecer outros países. esta matéria contra o povo CUBANO foi criminosa.

    Antonio Nunes

    o bloqueio não é e nunca foi total!

    A ex- URSS sustentou Cuba por anos…

    e hj, pq Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela, Bolivia e tantos outros não aumentam o comercio com Cuba para ajuda-la a sair do buraco?

    por favor, o q a industria cubana produz?
    e a agricultura?

    o q Cuba produz? charutos?

    e mais uma vez: sou CONTRA o embargo americano (q hj está mais pra fantasia do q pra realidade) mas não reconhecer os outros problemas de Cuba é querer tapar o sol com a peneira…

    Tony

    Soy cubano, y voy a responder en español, no voy a mandarte a estudiar historia ni a ir a ver la realidad cubana con tus ojos, solo voy a señalar algo de la primera reportage, tan tan ridiculo y tan tan obvio, que nadie para para analizar. SI esa sra vive en EU y va a Cuba, pais tan pobre y miserable llena de ropa y comida, segun ella porque no hay, como explica que no cuide su salud en los EU, que le lleve regalitos a su medico, o acaso en EU no hay medicos? o sera que no puede pagarlos ?
    Es muy triste ver cubanos hablando mal de la tierra que los vio nacer para otros cuyo unico objeto es desmoralizar su tierra.
    Termino citando un gran poeta nuestro que decia….nuestro vino es agrio pero es nuestro vino.
    Con relacion a otros topicos parece que en el mapa que la Globo tiene de AL solo existe Cuba.

    Elton Maravalhas

    A URSS colaborou com Cuba até por volta de 1987 (embora tenha sido extinta somente em 1991) devido a problemas econômicos internos. A agricultura cubana é baseada na monocultura de exportação da cana de açúcar desde a época colonial. A ilha praticamente NÃO É dotada de recursos energéticos fósseis.
    O embargo dos EUA foi REFORÇADO com a adoção da lei Helms – Burton em 1996. a partir de tal ano, Nenhuma empresa norte americana pode permitir que seja exportado a Cuba qualquer produto, feito em qualquer país do mundo que tenha um "parafuso" sequer que possua tecnologias patenteadas nos EUA.
    Ficou mais claro pra você, que não é o socialismo cubano que é "ineficiente"?

Zé Francisco

A nossa primavera árabe é a regulação da mídia. Já estamos na rede, agora falta ganhar as ruas, o coração e mentes do povo. Só o teclado não basta. Por que, com a devida antecedência neste vasto 2012, os blogueiros "mais sujos" não marcam uma grande manifestação nas capitais e uma outra única em Brasília?

Vinicius Massuchetto

A Globo já não entende lhufas de Brasil, que dirá de Cuba. [2]

Pedro Soto

O que me deixa realmente impressionado é que ainda tem gente que vê a Globo.
Na minha televisão esse canal não existe.

    MARCELO

    Tem muitos atores globais fazendo comerciais pro governo federal.Ué Pedrinho,não assiste
    nem a Grande Familia?Ela é patrocinada pela CAIXA.Ah,esses petebas…

    VLO

    Como o Pedro, eu também não assisto à Globo. Nem esse besteirol da Grande Família.

Maria Fulô

Repito, é impossível uma discussão sobre Cuba sem antes discutir-se as visões de mundo envolvidas… Para quem acha que a coisa mais importante do mundo é uma SUV do ano na garagem, Cuba vai parecer o oitavo círculo do Inferno de Dante.

JOSE ANTONIO BATATA

O problema de CUBA não é o Socialismo ou o Capitalismo, o problema Cubano é o embargo econômico. Por quê o USA não fazem bloqueio econômico contra a CHINA.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    beattrice

    Esse argumento é realmente contundente, põe um ponto final.

    Antonio Nunes

    é realmente contundente?

    jura?

    então, tá…

    o q impede o mundo de fazer comercio com Cuba?

    o embargo americano é… AMERICANO!

    pq (só pra citar os paises progressistas) Brasil, Argentina, Venezuela, Bolivia, Paraguai não tiram Cuba do buraco economico?

    se sou a favor do embargo AMERICANO? claro q não!

    mas dizer q o problema cubano se limita ao embargo é simplificar muito os problemas cubanos…

    luiz pinheiro

    Isso não é verdade, o embargo dos EUA é global, qualquer empresa do mundo que opere em Cuba sofre restrições para atuar no mercado americano.

    Elton Maravalhas

    Você será melhor informado se ler o comentário que postei acima em resposta ao seu pedido de esclarecimento……

    Marta

    Você precisa saber o que realmente significa o embargo econômico americano contra Cuba. Pra começar, todos os países alinhados com os Estados Unidos devem respeitar o embargo. Explico melhor com um exmeplo: tudo o que Cuba necessita importar dos países aliados aos EEUU e transportado por navios, esses navios não podem parar em nenhum outro porto, ou seja, Cuba tem que pagar as despesas de frete de ida e volta sozinha.
    Estive em Cuba, precisei de serviços médicos de urgência e em nenhum momento me perguntaram se eu tinha dinheiro para pagar, se eu tinha seguro ou se eu tinha que fazer algum depósito prévio para a internação. Fui melhor atendida do que se estivesse no Brasil e somente com exames clínico deram o diagnóstico, sem precisar aquela batelada de exames. Os médicos brasileiros são incapazes de dar um diagnóstico sem pedir exames iniciais. Fiquei plenamente satisfeita e eternamente grata.

    Luiz

    amigo, o Embargo é dos EUA, todas os países que comercializarem com Cuba será punido, se uma Empresa do Brasil, comercializar com Cuba, o seu produto não entra no EUA, se o a Empresa tiver algum componente no seu produto de origem EUA é proibido comercializar, vai estudar antes de falar merda. Ficaadica

    Paulo Roberto

    Bola fora, Antônio. Procure se informar melhor antes de opinar sobre algum assunto. Não faça como os leitores do PIG que se consideram bem informados lendo apenas as manchetes ou se baseando em uma única fonte.

    Scan

    "Seu" Antonio, que tal o senhor parar de escrever e LER um pouco, hein, sujeito?
    Que tal aprender alguma coisa antes de postar suas sandices, hein?
    Estude um pouquinho pra não pagar mico continuamente e viver dando bola fora como o sr. faz.
    É triste isso…

    Elton Maravalhas

    A China não é na América………..James monroe não incluiu-a em sua doutrina….kkkkkk

    zezinho

    Vc mesmo respondeu sua pergunta. A China nao é socialista! É capitalista. Os EUA nao tem problemas de negociacao e comercio com paises aonde impera o capitalismo. Fora que é de grande interesse dos EUA manter boas relacoes com a China pois uma enorme quantidade de empresas americanas retiram seus lucros de lá.

    Argumento furado

Nedi

manipulação AS-SUS-TA-DO-RA…

    MARCELO

    Manipulação?Conversinha fiada de esquerdista que finge não gostar da Globo mas assiste o
    Faustão,a Xuxa,o BBB,etc.E o SBT,Record,Band,Rede TV,etc?O Osmar Prado fez um comercial
    pro INCRA que passou outro dia no Globo Rural.Menos,Nedi,menos…..

Eudes H. Travassos

A globo tentar destruir Cuba não tem nada demais, qual a novidade? A globo sempre esteve ou não a serviço dos interesses estadunidense?
Mas o que me chama a atenção é o fato de Cuba está lá no Caribe, quietinha no seu canto, sempre resistindo ao BLOQUEIO imposto pelo Império americano e com tanta desgraça na Europa e no próprio Estados Unidos a globo forjar esta reportagem.
Se pensarmos bem não foi um ataque ao regime cubano, mas ao socialismo e, pensando por aí, talvêz já não fique tão estranho em tempos em que o capitalismo agoniza com imensas dificuldades para respirar.

José Ricardo Romero

A cerca de três meses parei de ler e ouvir a mídia velha. Não passo mais esses dissabores. Meu humor melhorou nuito e, o que é mais notável, estou muito bem informado lendo os blogs sujos como estes que são excelentes.

    Elton Maravalhas

    O mesmo faço eu há mais de dois anos! Te garanto que estou cada dia melhor!!!

Rede Globo de Corrupção « Ficha Corrida

[…] Colcha de Ideias: Ainda sobre a Globo e Cuba | Viomundo – O que você não vê na mídia Rate this: Sirva-se:Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. Deixe um comentário […]

Lenin

N assistir matéria,ném faria muita questão…O "Lenin" é realmente meu segundo pre-nome,mas n navego em águas comunistas.Porém,se o texto corresponde ao noticiado,só incautos acreditariam -independente de gostar ou n do regime cubano.Faltou à globeleza procurar saber por q bombeiros q participaram do socorro ao 11 de setembro,imploraram ajuda médica em Cuba;ou quais verdadeiros motivos levaram o conselho federal de medicina reclamar ao stf pela entrada de médicos cubanos no Brasil(e os médicos cubanos aqui vinham,porq os nossos n topavam o trabalho)…e por aí vai.Os apressadinhos,tão ávidos,de concordar com a mãe do PiG,esquece do modus operandi da mesma.Aliás,p/ um verdadeiro liberal,a globeleza é um atentado ao capitalismo -mamou enquanto pôde do estado,além de ser um entrave à concorrência.Claro q,se os apressadinhos e sua moral prática,vê c/ bons olhos o capitalismo à moda da casa,n dá p/ contestar…Se a esquerda defende o gigantismo do estado;a direita da livre iniciativa brasileira vê o mesmo estado como um imenso boi a ser tosquiado.Deveriam começar a assumir riscos,e n ficar procurando guarda-chuvas.

    beattrice

    Ah… mas o conceito de capitalismo no BR foi revisado, o modelo mais popular é o da GLOBOPE, o risco é nosso, o lucro é deles.

Péricles

Vi uma parte em um único dia, mas como tenho estômago de avestruz comecei suportando bem. A parte que vi mostra um cubano faturando com um fast food, que segundo a reportagem procura imitar com sucesso o modelo de Tio Sam. E referiu-se ao embargo pra informar que o sucesso do cubano sanduicheiro se deve ao mesmo que impede os fast foods de lá aportarem por cá. Não vai faltar idiota pra interpretar que o embargo é um favor americano ao empreendedor cubano. Desliguei. Feliz Ano Novo a todos.

Fabio SP

Nossa! Como o pessoal fica bravo quando se diz algumas verdades sobre Cuba!

Quero ver como vão ficar quando descobrirem que quem inventou o hamburguer não foi o Kim Jong-il.

    Abel

    Fala Paulista! Já implodiram o moinho (da favela) que pegou fogo? A turma da desapropriação aí é rápida, hein?

    beattrice

    Rápida e incendiária.

    MARCELO

    E o Sergio Malandro Cabral que vocês apoiaram,acha o livro do Amaury um lixo.
    Bem feito!Os ultimos governadores decentes do RJ foram Benedita e Brizola.
    Falar mal de SP dá um tremendo ibope.

    ricardo alves

    a pergunda que nao quer calar. o que tem as favelas de sao paulo que sao mais incendiarias do que as outras favelas do pais . curiosamente sempre onde ha demandas estado x favelados.

    Cleverton_Silva

    E olha que todo ano chove sempre "acima da média esperada para o ano" na República Independente Tucânica. E ainda assim as favelas de Tucanolândia queimam como combustível.

    Gerson Pompeu

    A justiça de SP é fogo…

    GILMAR JOSÉ ROCHA

    CUBA antes de 1959 era um cabaré , cujos donos eram as famílias mafiosas dos USA. A Direita Americana trabalha há mais de 50 anos para destruir a ILHA. O Bloqueio econômico é criminoso, não é uma discussão entre socialismo e capitalismo, mas uma questão de direito internacional. O Presidente OBAMA está cedendo espaço para a extrema-direita dos USA . Ele deveria aliviar o Bloqueio. Os Democratas Liberais e de centro-esquerda não podem servir aos interesses da extrema- direita dos CUBANOS de Miami.

Elias SP SP

“Se fala com freqüência dos direitos humanos. Porém, há de se falar também dos direitos da humanidade. Por que uns povos hão de andarem descalços, para que outros viajem em luxuosos automóveis? Por que uns hão de viver 35 anos, para que outros vivam 70? Por que uns hão de ser miseravelmente pobres, para que outros sejam exageradamente ricos? Falo em nome das crianças que no mundo não têm um pedaço de pão. (Fidel Castro) – Transcrito do Discurso Socialista (You Tube), tempo: 1:16

A Globo já não entende lhufas de Brasil, que dirá de Cuba.

Pedro

Se o Granma fizer uma reportagem sobre o Globo não precisará mentir. Desastroso é dizer a verdade.

Jorge Nunes

O Embargo Econômico não é questionado.

No mesmo modo esquecem os outros países da América Central e que não tem embargo.

Como está Honduras? E por que o novo presidente pode ter reeleição e o antigo não? ( E nem precisou fazer plebiscito).

Como vai a Costa Rica?

E que pé está as Repúblicas Dominicanas?

Por que a necessidade de comemorar a morte de Gadaffi mais que a FOX?

Por que não se fax um reportagem sincera da crise que nos ameaça diretamente que é causada pela Europa e pelos EUA.

Qual é a solução que os políticos europeus estão arrumando? Qual é a reação das ruas?

Por que a Globo defende a democracia e ao mesmo tempo comemorou a queda do primeiro-ministro grego que queria usa-la?

E a Itália e a Espanha a falta de democracia não dará M em algum ponto?

Há tantas coisa que falta saber e ninguém querendo informar.

Acho o que falta ao Brasil é uma CNN.

A FOX já temos…. na verdade só temos a FOX.

    Elton Maravalhas

    De modo geral os países do resto da América Central estão no maior "miserê" ao longo de toda sua história. Estas sim continuam a ser "Repúblicas bananas".

    beattrice

    A Espanha está tentando sua Terceira República, a última foi abortada por Franco que depois "restaurou" a monarquia bourbonfranquista, sob patrocínio da CIA. http://teatrevesadespertar.wordpress.com/2011/12/

Lucas Villa

Se em Cuba é tão bom…

Por que as pessoas arriscam até serem comidas por tubarões para sair de lá?

Por que uma pessoa tem que FUGIR de Cuba?

Por que simplesmente ela não pode sair na hora quando lhe for conveniente?

Por que atletas cubanos usam competições como forma de cair fora da ilha?

Por que isso só acontece com gente que mora em países comunistas?

    Carmen

    eu estive em Cuba e não é o paraiso, como o Brasil também não. Sou classe média e privilegiada aqui. Mas se tivesse nascido nos bolsões de miséria do nosso país preferiria mil vezes ter nascido lá. Se tivesse que viver nas comunidades dominadas pelo tráfico de drogas que abastece os bem nascidos do asfalto, gostaria de viver lá. Se fosse parte dos miseráveis que vegetam nas palafitas…adoraria ser cubana. As pessoas que fogem de países comunistas recebem asilo com casa e comida, mas os brasileiros sáo expulsos mesmo com dinheiro e passagem. A propaganda é a alma do negócio.
    E as pessoas que fogem de Cuba possuem a mesma visão de busca do paraíso que brasileiros que morrem no deserto tentando entrar nos Estados Unidos…ou vão se prostituir na Europa. E o nosso é um país bilionário, sexta economia global!!!!!!!!

    Caracol

    Lucas Villa, as suas perguntas me confundiram.
    Você pergunta:

    “Se em Cuba é tão bom…
    Por que as pessoas arriscam até serem comidas por tubarões para sair de lá?
    Por que uma pessoa tem que FUGIR de Cuba?
    Por que simplesmente ela não pode sair na hora quando lhe for conveniente?
    Por que atletas cubanos usam competições como forma de cair fora da ilha?
    Por que isso só acontece com gente que mora em países comunistas?”

    Lucas, essas suas perguntas se referem a Cuba ou ao Brasil?
    Explico minha confusão ao mesmo tempo que tento responder suas perguntas:

    – Até algum tempo atrás eu contemplei “fugir” do Brasil, não “apesar” dos tubarões, mas sim “por causa” deles. Aqui é comido por tubarões quem fica, veja, até sentença judicial já é “produto” negociável… No Brasil, os tubarões são terrestres, e não aquáticos. E parece que isso está agradando aos que fugiram daqui, pois eles estão voltando dos USA em debandada.

    – Uma pessoa tem que fugir de Cuba pelas mesmas razões que os que fogem do Brasil para os USA têm que fazê-lo. Procuram o que é melhor para eles. Só que os brasileiros, ao invés de se arriscarem a ser comidos pelos tubarões, preferem enfrentar o risco de levar um tiro dos Rangers texanos na fronteira com o México. É uma questão de gosto.

    – Aqui, não se pode “sair na hora quando lhe for conveniente” por causa da demora das investigações do consulado americano na hora de expedir o visto. Eles não dão fácil, não estão a fim de se abrir pra pilantra de bosta, só vai fácil quem levar grana pra Miami.

    – Os atletas cubanos “fogem” da ilha da mesma forma que os futeboleiros e esportistas brasileiros se mandam daqui em troca de alguma grana. Depois, quando velhos, gordos e bichados, eles voltam pra cá pra tentar ganhar algum michê dos otários.

    – Isso não “só acontece com gente que mora em países comunistas” mas sim SÓ É NOTICIADO SOBRE ACONTECENDO EM PAÍSES COMUNISTAS.

    Tenta ler outra coisa além do PIG e se informar melhor.

    Taiguara

    Sr.Lucas, não sei porquê a Globo foi lá em Cuba para espetacularizar uma miséria que é fruto de um bloqueio insano por parte da nação mais poderosa do mundo, e que já perdura por mais de meio século, impondo à ilha uma economia de guerra, porque em guerra está. Com respeito às fugas: o Sr. tem idéia de quantos mineiros, notadamente de Governador Valadares, morreram no deserto do Novo México, tentanto entrar nos EEUU? E, por fim, porque a Rede Globo não se deslocou até o Vale do Jequitinhonha, logo alí, para expor uma miséria muito mais cruel, ou então no sertão do Piauí. Claro que, por aqui, nos últimos nove anos, a situação tem melhorado muito e vai melhorar mais ainda. Cabe a nós, de esquerda, mantermos os demofrênicos-tucanopatas, como você, a uma distância segura do Palácio do Planalto. O PERIGO MORA EM MINAS . E, pior, dirige bêbado.

    MARCELO

    Taiguara,o Aécio se dava muito bem com Lula quando era presidente.Aliás,tua TV deve estar
    quebrada.Só passa propaganda do governo federal o dia inteiro na Rede Bobo.

    "Você não gosta de mim.Mas sua filha gosta." Chico Buarque

    Luiz Gabriel

    Se em Cuba é tão bom…

    Por que as pessoas arriscam até serem comidas por tubarões para sair de lá?

    Por que uma pessoa tem que FUGIR de Cuba? pelo mesmo Motivo que leva, um pessoa a Roubar o Banco ou uma pessoa no Brasil e matar os próprios pais, Dinheiro e Ganancia!!! Acorda alienado.

    Por que simplesmente ela não pode sair na hora quando lhe for conveniente? PQ a Ilha é do Lado dos EUA, país que Faz um embargo Econômico e Social de 60 anos, que já foi mais de 10 vezes condenado pela ONU, Acabe com Embargo Econômico, devolva Guantánamo a Cuba, real dona, compense todos os mais de 800 bilhões de Dolares perdidos com a Embargo que Cuba acaba com essas restrições, Acorda Alienado pela Globo!!!

    Por que atletas cubanos usam competições como forma de cair fora da ilha? pelo mesmo Motivo que leva, um pessoa a Roubar o Banco um banco ou uma pessoa no Brasil e matar os próprios pais, Dinheiro e Ganancia!!! Acorda alienado.

    Por que isso só acontece com gente que mora em países comunistas? Cuba é Socialista, Comunismo ainda não foi implementado em lugar algum, acontece em várias " democracias" e Teocracias Capitalista ao redor do mundo, mas ninguém liga, pq a Globo não mostra, pq o EUA apoiam. Ficaadica!!!

    Alvaro Tadeu Silva

    Parodiando o Luiz Gabriel, se o México é tão bom, se privatizou tudo, se a população mexicana está tão feliz com o capitalismo, por que arrisca a vida no deserto para lavar pratos e latrinas nos EUA? E por que o país símbolo da liberdade mundial construiu enormes muros na fronteira e instalou um aparato tecnológico de bilhões de dólares para não permitir que seus vizinhos mexicanos venham gozar o sonho do capitalismo estadunidense?

    Cleverton_Silva

    Lucas Villa, deixe-me ver se entendi bem: "Por que isso (emigração) SÓ (ênfase minha) acontece com gente que mora em países comunistas?". Pelo que você diz, o México é comunista (que horror, EUA!), Paraguai, Bolívia, Brasil, Guiné-Bissau. Caraca! Tem comunistas demais no planeta e não sabíamos disso! Lucas villa, obrigado pela sua contribuição à civilização ao nos esclarecer! Saibamos a partir de agora, leitores(as), que mesmo o emigrante estadunidense é um cidadão de um país comunista. John Kennedy está se revirando na tumba neste momento.

    Lucas Villa

    Não se faça de tonto. Quem falou em emigração?

    Leia novamente ou pare de fingir que não entendeu.

    VLO

    Lucas Villa é um troll. Não alimentem os trolls.

    Alvaro Tadeu Silva

    Não podemos medir São Paulo por Geraldo Alckmin, um capitira ignorante membro da Opus Dei. Não me orgulho dele, assim comos os cariocas se envergonham do César Maia, os mineiros não têm culpa do Aécio, os baianos foram vítimas de ACM, os gaúchos foram roubados pela (esqueci o nome).

Lucas Villa

Quanto ao texto…

Quer dizer que só é valida uma reportagem sobre Cuba se falar bem da ilha e do Fidel?

    Junior

    Nao!

    É valido falar as verdades de Cuba, desde que não se distorça os fatos, como foi feito nessa reportagem…

    Abel

    Não. Mas o bom jornalismo mostra os dois lados da notícia. Aliás, é isso o que a rádio CBN (das Organizações Globo) diz que faz…

    Ze Duarte

    E os dois lados em Cuba, comofaz?

Lucas Villa

Alguém explica porque a base de guantanamo existe?

Por que o Fidel ainda não expulsou os americanos de lá?

    Elton Maravalhas

    A base de Guantánamo existe desde 1902 e ainda é fruto da Guerra Hispano-americana de 1898, quando os EUA tornaram Cuba "independente" da Espanha.

    Lucas Villa

    Sim, e porque depois da "revolução" e após todos esses anos Fidel não expulsou os caras?

    Maurício

    Porque ao contrário do que você quer acreditar mesmo Cuba respeita tratados e acordos. Como esses comunistas se atrevem não é?
    http://en.wikipedia.org/wiki/Guant%C3%A1namo_Bay

    Lucas Villa

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Cesar Constantino

    Lucas Villa demonstra constantemente que seu conhecimento se basei no senso comum Que o pergunta primária esta sobre a base norte-americana de Guantánamo! Certamente este néscio nem sabia que foram os EUA que deram a independência à Cuba! Mas agora vai poder arrotar esta informação como um grande argumento! rsrsrsrsrs Que mané!

    joker

    A Maria ficou sem resposta.. cômico se não fosse triste. Mas um sem educação e conhecimento.

    Lucas Villa

    Sem resposta?

    O cara vem me dizer que a base de guantanamo existe porque o ditador sanguinário cumpre tratados e acordos, ainda mais contra seu maior inimigo?

    Essa foi uma das coisas mais engraçadas que já li nesse blog.

    Scan

    Achou engraçado porque esta é a primeira reação dos ignorantes. Como sua ignorância é sabidamente enciclopédica, nada mais natural.
    O pacto Ribbentrop-Molotov foi igualmente cumprido à risca pelo governo soviético no início da II Guerra, mesmo Stalin tendo consciência de quem era seu maior inimigo.
    Foi assim também no pacto formal que Stalin fez com Churchill sobre a Grécia no pós guerra, o que permitiu aos ingleses massacrarem os comunistas gregos.
    Historicamente os governos comunistas honraram religiosamente os acordos.
    Como você e o SSerra não lêem nem bula de remédio, temos que aturar seus apartes ridículos.

    Nelson

    "Na pinha", Scan.

    Antonio Nunes

    simplesmente pq não há NADA q Cuba possa fazer militarmente para tirar os americanos de lá…

    luiz pinheiro

    Porque os Estados Unidos são uma grande potencia militar imperialista, ora ora que pergunta, Lucas. Voce acha fácil tirá-los de lá? O fato é que a ocupação de Guantanamo é ilegal, baseadfa apenas na força militar, desafiando a soberania cubana. Se houvesse justiça no mundo – e se algum dia houver – já imaginaram a quantia que Cuba poderia cobrar dos EUA por tantos anos de ocupação indevida?

    Cleverton_Silva

    Se os EUA fossem pagar por essa invasão, Wall Street não ia ver um centavo da boquinha que está fazendo agora enquanto os cidadãos estadunidenses não banqueiros vão apertando os cintos. Aí é que quebrava mesmo e veríamos os estadunidenses emigrarem para Cuba, México, Brasil (muitos procurariam Buenos Aires pensando que é a Capital do Brasil – Bill Waack não explicou isso bem o suficiente para os U.S. Marshalls). Que capacidade de auto-destruição, EUA!!!

    Alvaro Tadeu Silva

    eita, filho do "historiador" da UFSCAR, se houver um leão no seu quintal, você vai expulsá-lo no braço, ou vai fechar a porta da cozinha e só utilizar a entrada da frente?

Elias SP SP

“Se fala com freqüência dos direitos humanos. Porém, há de se falar também dos direitos da humanidade. Por que uns povos hão de andarem descalços, para que outros viajem em luxuosos automóveis? Por que uns hão de viver 35 anos, para que outros vivam 70? Por que uns hão de ser miseravelmente pobres, para que outros sejam exageradamente ricos? Falo em nome das crianças que no mundo não têm um pedaço de pão. (Fidel Castro) – Transcrito do Discurso Socialista (You Tube), tempo: 1:16

A Globo já não entende lhufas de Brasil, que dirá de Cuba.

Fabio_Passos

Os resultados positivos do socialismo em Cuba são acachapantes.
E nenhuma palavra da mídia-corrupta sobre o embargo covarde promovido pelos ianques fascistas.

A rede globo imita a revista veja: reporcagens produzidas por imbecis com intuito único de mentir.

O que deixa a "elite" branca e rica furibunda é que o povo brasileiro nutre imensa simpatia por Cuba e pela Revolução. As tentativas da mídia-lixo-corporativa em difamar Cuba só encontram eco entre idiotizados de baixo QI.

Viva a Revolução!

    Ricardo_Alves

    grande fabio, perfeito.

    Ze Duarte

    Vai morar lá então…

    Fabio_Passos

    Que nada.
    Seguindo os bons exemplos de Cuba, nós vamos implantar algo ainda melhor por aqui… para desespero da "elite" branca e rica e de seus jagunços.

    MARCELO

    Não nutro imensa simpatia por ditaduras.Tá parecendo o Agnaldo Timoteo defendendo o
    Maluf.Se a direita tem Bolsonaro,a esquerda tem o Fabio Passos.Quero ver você largar seu
    computador e ir correndo pra Cuba.È mais um Che Guevara Danoninho!

    Fabio_Passos

    pois eu tenho certeza absoluta que você é apenas mais um capacho da ditadura ianque… que bovinamente chama de "democracia" como os imbecis da veja te adestraram a repetir.
    você é apenas mais um troll reacionário querendo chamar atenção… mas nunca sequer será levado a sério.

    MARCELO

    Discutir com militantes é pior que discutir com bêbados.Ou com o Fabio Comuna Passos.

    Fabio_Passos

    então deixe de ser bêbado e ralé que lê revista veja… aí quem sabe um dia te levam a sério.

    MARCELO

    Leio o que eu quiser.Aliás,a Veja recebe muita propaganda do governo federal.
    Você sabia?Ah,claro que não……

    Fabio_Passos

    pfff… você lê veja mesmo?
    estava apenas tirando onda com sua cara.
    Não sabia que você era um imbecil… orgulhoso.

    leitor de veja = baixo QI

    MARCELO

    Dilma foi num evento ano passado da REVISTA EXAME.A Editora Abril edita
    esta revista,juntamente com a Veja.Ninguém falou sobre isso aqui no Viomundo.
    E o Lula foi no velório do Roberto Marinho.Pois é……………..

    Horridus Bendegó

    Não é o caso de se largar computador nenhum.
    Mas o caso de se entender que em Cuba não se larga a vida à miséria…
    IDH CU>BR

    Nelson

    Apoiado, Fábio.

SILOÉ-RJ

Se CUBA é o que é apesar do embargo, imagine o que näo seria sem ele!!!
Näo fosse o regime comunista diferenciado, seria hoje mais uma colônia americana largada a própria sorte.

Paulo Palavra

Azenha, concordo com quase tudo que você escreveu em sua crítica, a exceção do último trecho do penúltimo parágrafo – "tendo em vista que os EUA são os principais interessados em implodir o regime cubano". Comento: Teoricamente ele estaria correto devido ao embargo, porém você já pensou na possibilidade cuba servir a didática doutrinária, ao apresentar aos americanos, desde pequenos, o retrato do que seria o socialismo, ou seja: carros de 1950, casas sem pintura e cidades com aspecto de abandonadas, etc…isso quer dizer que: não interessaria aos EUA implodir o regime cubano (se eles quisessem mesmo já teriam implodido há tempos depois do fim da URSS/1989) e, sim, manter o status quo do atraso (com a ajuda do embargo) para IMPLODIR, aí sim, qualquer manifestação anti – liberal nos EUA (lembrando que OBAMA já foi acusado de ser socialista por tentar ampliar gratuitamente o sistema de saúde americano.

    Luiz Carlos Azenha

    Paulo, o texto não é meu, é do blog Colcha de Ideias. abs

Eleitor brasileiro

Essas reportagens especiais da Globo são ótimas. Fico pensando em como pode existir jornalistas que saem com uma pauta já direcionada e agem como se quisessem agradar ao chefinho… ganhar um tapinha nas costas. Um boquete sairia mais barato.

Paulinho

Ainda bem que eu não assisti a essas reporcagens. Não teria estômago.

Marcio H Silva

"Que em 2012 a prudência jornalística nasça da rede Globo! Hasta la revolución!"
Eles são sócios da FOX, isto nunca vai acontecer, só com a ley de medios!

Ze Duarte

Como sempre os defensores de cuba da internet… que nunca pisaram, que não sabem como é a vida dos opositores, e quando vão passar férias, vão sempre pra Disney ou pra Europa, nunca vão para a ilha de Fidel.

Porque será hein?

Jair de Souza

Um pedido a todos nossos colegas comentaristas de Viomundo (excluindo, logicamente, os lambe-botas do imperialismo que tentam fazer seu trabalho sujo por aqui): ajudem a divulgar este vídeo sobre a solidariedade de Cuba Revolucionária com outros países do Terceiro Mundo no campo da assistência médica, e como o imperialismo estadunidense e seus lacaios se esforçam ao máximo para sabotá-lo. Ou seja, o imperialismo dispõe-se a gastar muito mais que a pobre Cuba, não para salvar vidas de gente pobre, mas para impedir que médicos cubanos possam fazê-lo. E os lacaios do imperialismo devem se orgulhar disso.[youtube 0xvRtFiulOw&feature=player_profilepage http://www.youtube.com/watch?v=0xvRtFiulOw&feature=player_profilepage youtube]

    Elton Maravalhas

    Muito bom! Esse vídeo deveria aparecer em muitos outros lugares.

FrancoAtirador

.
.
ESTÁ NA HORA DE INSTALAR A CPI DA MÍDIA OLIGÁRQUICA.

Quem financia quem na Oligarquia Famigliar Máfio-Midiática ?

Vamos dar nome aos bois que mugem nos estúdios e redações !

<img src="http://2.bp.blogspot.com/_s0TCPyCGYlE/RjpJGx1isYI/AAAAAAAAAKk/fkIWpHVcEXE/s400/ACPI.jpg"&gt;

    beattrice

    CPI da MIDIA?
    Se saísse o marco regulatório já estaria de bom tamanho, mas qual o quê…
    A cada notícia pior que a anterior, o marco fica mais longe… o regulatório.
    O Maia vamos ver se implanta ou não a CPI da PRIVATARIA, façam suas apostas.

maria ss

Será que essa reportagem foi financiada verbas destinadas pelo Governo dos Estados Unidos às transmissões radiais e televisivas contra Cuba???

    lia vinhas

    Não é nenhuma novidade o fiananciamento da Globo pelos EU. Aliás, isso já foi mostrado pela Carta Capital em uma entrevista de 2003 com um agente da CIA aposentado.. Esta serie de reporcagens sobre Cuba na Globo, além de tendenciosa contem muitas mentiras, como sobre os meios de transporte. Brasil e China praticamente já renovaram a frota de ônibus da Ilha e aqueles "camelos", se é que ainda existem, são uma raridade. Quanto a baboseira das propinas para os médicos e outras besteiras, dispensam comentários.

Julio Silveira

Infelizmente tem gente que compra essas opiniões como jornalismo, sem sequer digerir, são pessoas que não querem perde tempo com o pensar. Não gostam de exercitar sua dadiva divina, a da inteligencia. Consomem a transmisão da "verdade" sem perceber o instrumento que são, nos robos que se transformam, programados para atender a interesses, e estão felizes, tanto felizes quanto possiveis a robos assim ignorantes.

    Ricardo_Alves

    meu irmao e assim, para ele o mundo vai acabar todo ano, ano passa , vem mais outro e nada do mundo acabar, coitado dele o dia so comeca depois de ver o ruim dia brasil.

ZePovinho

Depois das reportagens sobre Cuba,concluí que se a GLOBO existisse na idade média esculacharia o nascente mercado(o tal capitalismo), que florescia fora dos muros dos castelos medievais, dizendo que o feudalismo é muito mais eficiente do que o capitalismo porque o feudalismo sempre existiu,é uma lei da naturera e foi escolhido por milhões de pessoas com a benção do Rei.

    beattrice

    E o Rei foi escolhido por DEUS.
    Aplausos gravados.

O palpiteiro

Como sugestão sobre uma dessas reportagens…
http://opalpiteiro.blogspot.com/2011/12/censura-e

    CosmeBr

    O palpiteiro, por favor, não teria um botão pra compartilhar para o Facebook? Obrigado!

Deixe seu comentário

Leia também