Comentários

Clique aqui para ler e comentar

abolicionista

Chega de discutir quem errou. O momento é de união. União para derrubar o tucanato paulista. Esquerda desunida é tudo aquilo com que a direita sempre sonhou. Unidade, pessoal!

Sagarana

Chora!!!

Bonifa

Não Erraram. Pelo menos neste episódio. Nunca gostamos da idéia de Erundina como vice de Haddad. Antipática, individualista, sempre com um pé atrás procurando não manchar sua reputação entre setores cabeça duras da esquerda católica. Não é popular e não convém a uma candidatura de massas. Quanto à foto comprometedora, Maluf compromete muito menos que outros amigos de Lula, como o FHC, perto do qual o Maluf é um garoto inocente.

    MARCELO

    E o Maluf apoiou a reeleição do FHC.Aliás,Maluf não sabe fazer oposição.
    Apóia qualquer governo.

Razumikhin

Lula não é de esquerda, é apenas autoritário. Suas decisões no partido comprovam. O autoritarismo se estende também à sua concepção de poder. Influenciado pelas esquerdas, Lula passou um bom tempo fazendo um discurso classista, socializante, avesso a alianças com “partidos da burguesia” ou com “forças conservadoras”.
O homem que agora vai à casa de Paulo Maluf recusou o apoio de Ulysses Guimarães no segundo turno das eleições de 1989, contra Fernando Collor.
O homem que repudiou o apoio de Ulysses e que proibiu seu partido de participar do colégio eleitoral que elegeu Tancredo Neves foi prestar homenagens a Maluf.

Luiz Fortaleza

Não me interessa o modus operandi de se fazer política (suja) do PSDB-DEM. O PT não tem que imitá-los e nem se preocupar com a PIG. A PIG faz o seu papel correto q é defender seus interesses de classe e atacar quem lhe ameaça; e o PT tem q fazer o dele q é defender os interesses dos trabalhadores, denunciar a PIG pro povo, como também tem que ser fiel a sua ideologia de classe, assim como a direita é fiel a sua e ainda põe em prática a sua ideologia.

Luiz Fortaleza

PT optou pelo VALE TUDO ELEITORAL, desrespeitando princípios políticos e ainda sem a segurança de vencer. Se perder, perde duas vezes, perde a eleição e perde a compostura política. Maquiável ou Stálin pode se lê, mas não se pratica em toda sua totalidade. Atá sofismas construíram para justificar a aliança com alguém q se locupletou como prefeito de SP. Um homem que se descer na Europa ou USA é preso pela INTERPOL. Nós sabemos quem é Erudina, da sua ligação com movimentos sociais, e sabemos quem é Maluf, sua ligação e colaboração com a ditadura militar e cúmplice da tortura. O pragmatismo do PT-SP chega beirar o jogo sujo do poder, o poder a qualquer custo, com o argumento sofismático de que é pelo povo, como se o fim justificasse os meios. MALUF foi ARENA, PDS, blá blá blá. Mesmo que vença Haadad, ele não vai nunca resolver em 4 anos os problemas crônicos de SP, pq estes só fazem aumentar sua intensidade. Todas eleições é isso: educação, saúde, saneamento, violência urbana etc. e a impotência gerencial e econômica de uma prefeitura não resolverá. Aí o PT-SP opta pelo concertacionsimo, pelo utilitarismo político. E assim, continua o eleitoralismo brasileiro como a arte de iludir politicamente o povo kerendo mitigar os males capitalistas. Triste ver o PT-SP se desgastar por tão pouco. Não vai ser Maluf q vai fazer o PT vencer as eleições. Hoje na hidroginástica, muita gente revoltada e perplexa com aquela foto dantesca de Lula apertando a mão de um quase criminoso financeiro. Foi uma visão dos infernos.

    Luiz Fortaleza

    Error: pode se ler… até

    Luiz Fortaleza

    NO capitalismo periférico e dependente como o do Brasil, a única coisa que os governos de esquerda podem fazer, é a POLÍTICA DO MELHORISMO e só. Se muda pouco, para não se mudar nada, não mexer na estrutura perversa do sistema em crise.

    abolicionista

    Luiz, cuidado para não transformar a Erundina na Madre Teresa. Ele não disse nada a respeito de Pinheiro, sendo que seu partido apoia o Alckmin. Ela tampouco se sentiu constrangida em aliar-se ao Quércia (e nós sabemos quem é o Quércia, né?). Acho que você está carregando nas tintas…

Fabio Passos

maluf botou a polícia pra sentar porrada no Lula e nos trabalhadores em greve.
Lula sabe muito bem quem é maluf… mas quer que o Haddad ganhe a eleição.
Eu acho que o Lula está errado.
O onus não justifica o bonus.
Espero que o Lula esteja certo e eu errado.

Coordenador-geral da campanha de Haddad: “É mentira que o D’Urso foi convidado para vice” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Bob Fernandes: “O PT e Lula, mais uma vez, erraram” […]

Arlindo Pantoja

O Maluf vem há muito tempo adotando políticas de esquerda e progressistas, acho mais uma vez que o nosso grande, eterno e amado presidente Lula deu um golpe de mestre, Lula mais uma vez acertou em cheio nessa aliança com Maluf, que repito, nunca foi de direita como muitos o rotulam, Maluf vem sim adotando prática de esquerda e progressista.

Maluf na época em que foi candidato do governo dos militares foi quase orbigado a isso, pouca gente revela, mas Maluf foi candidato contra a sua vontade, quando no governo e na prefeitura de São Paulo, Maluf sempre teve bom trânsito com o PT e movimentos sociais, hoive sempre uma estreita e profícua colaboração entre ambos, Maluf é na verdade de esquerda e progressista.

Estribucha PIG, rumo a vitória em primeiro turno.

souza

menos, muito menos.
no contexto atual o fim justifica os meios.

mineiro

eis porque o pt nao precisava dessa aliança com esse monstro maldito. o lula fez o melhor governo nos seus 8anos de mandato e esta entre os maiores pres.da historia do brasil,elegeu a dilma , tirou o brasil do buraco, consertou a economia , livrou o brasil dos sanguessugas dos pais chupa sangue como o maldito eua e a europa, livrou o brasil do fmi e muitos mais coisas. com o prestigio do lula que pode eleger qualquer candidato ,é so fazer a coisa certa. entao porque se aliar a um escroque como esse , que foi um dos piores politicos da ditadura e na atualidade , ta procurado pela interpol , nao me convence nada disso que o pt esta argumentando , nao tem explicaçao.

    Fabio Passos

    Não é tão fácil.
    Fosse verdade Lula teria eleito Mercadante para o governo de SP.

    O PIG é muito forte em SP.

    Não é obrigação concordar com uma aliança com o PP… mas não tenha dúvida que Lula está fazendo o que julga necessário para permitir que Haddad derrote serra e a “elite” branca e rica.

SILVIO MIGUEL GOMES

Dona Erundina deu importância para Jornais e Jornalistas que não gostam dela, preconceituosos, não gostam de nordestinos. Ela errou, devia ter enfrentado tudo e todos. Eu não voto em Maluf, mas apesar da perseguição, processos durante 30 anos ainda ele tem grande votação e, impressionante, até mesmo na geração mais jovem.

    Fabio Passos

    Foi mesmo um erro da Erundina oferecer ao PIG munição para atirar em Haddad.

Pedro Cruz

Leider Lincol, vou te ignorar, pois todos conhecemos a velha doença infantil. Vão cumprir seus objetivos Históricos.`É só ver seus aliados no Senado, na Câmara Federal e nos Estados, para ver quem são. Mas, o engraçado é que em vez das pessoas fazerem as suas campanhas, se somam à grande mídia e ao PSDB, nas críticas ao PT.

Adilson

Faz parte do jogo político, em algumas circunstâncias, se aliar a meia duzia de capetinhas pra fazer a “obra de Deus”…No caso de São Paulo, penso que seja assim: Serra é uma ameaça muito grande e Maluf não faria nem cosquinha numa admistração Haddad -Erundina.

Já no caso do Rio, o PT se aliou a meia duzia de capetas pra fazer a “obra do cão”, o que é muito diferente. Participa da admistração Cabral-Paes, e de uma política neoliberal, fria, anti-povo, para os ricaços e para “gringo ver”; mas contra os profissioanais de Educação, contra os movimentos sociais, pelas desapropriações, de mãos dadas com bancos e empreiteiras e de punhos fechados para os trabalhadores.

Isso sim é muito triste, muito frustrant; mas sei que vai ter gente dizendo que se deve fazer sacrifícios em prol de uma causa maior, chamando os outros de puristas etc_como já ouvi no caso das famílias desalojadas e deslocadas pra longe de suas origens…

Sacrifício com casa dos outros, claro..

abs.

tebaldo

o PP se engajou na reeleição de Lula e na vitória de Dilma Rousseff, com direito a ministério.

entao o problema não é o PP, é a foto do Lula com o Maluf – que, se já seria por si indigesta, ainda teve repercussão moralista da mídia; teve ainda a reação de Erundina, legítima e compreensível, apesar de meu desejo fosse vê-la como vice – e mais uma vez a mídia ampliou e fez confusão.

A foto Lula/Haddad/Maluf é somente a imagem da Política. Ora, vocês visitam blogs todos os dias e leem e comentam sobre política e se esqueceram ( ou quiseram esquecer) que política é isso mesmo (e não há nada escandaloso nisso). Quem, por nojinho, não suporta apertar a mão do seu Maluf, esquece que o que importa é tomar o poder na eleição municipal mais importante do país. Se vocês têm nojinho do Maluf, continuem com Kassab/Serra.

Cassius Clay Regazzoni

É muito bom ver a direitada reaça se borrando de medo de que Lula eleja mais um poste.

O que me irrita é ver os que se dizem de esquerda achando que é possível fazer política sem sujar as mão de merda.

Entendam de uma vez por todas, em política não existe ética ou coerência, existem resultados.

Se para implantar o modelo de gestão petista (que considero ruim, mas milhões de vezes melhor do que o tucano) for preciso beijar a mão do Maluf, que se beije a mão do Maluf.

Fazer política é a arte de conciliar interesses, e, convenhamos, em São Paulo, até aqui, só tem sido privilegiados os interesses imobiliários e dos empresários que dependem da municipalidade para gerar seus lucros.

Se o custo para incluir os movimentos sociais na cota de interesses privilegiados for atender alguns interesses dos Malufistas, que seja.

Vamos para com esse papo de poliana e encarar a batalha de frente.

Lula vai enfiar mais uma derrota na cabeça da tucanada mais reaça do país.

    Julio Silveira

    Olha, Cassius Clay Regazzone, então quando forem para os espaços midiaticos que esclareçam a população que o crime compensa.

    Cassius Clay Regazzoni

    E quando no sistema capitalista o crime deixou de compensar?

    Vamos parar com esse moralidade hipócrita.

    É melhor para o povo pobre da cidade de São Paulo eleger Hadad do que Serra, ponto final.

    abolicionista

    Júlio, quer fazer o favor de descer ao mundo real? Pára com esse chilique moralista, amigo. O Cassius Clay está coberto de razão. Se está indignado com as regras do jogo, lute por uma reforma política e por uma mudança nas leis de financiamento de campanha.

    Roberto

    Concordo com voce Clay. Quantos milhões de brasileiros a Erundina tirou da miséria, mesmo com toda sua ética e dignidade admiráveis?
    Se quer jogar o jogo tem que entender as regras. Lula perdeu 4 eleições até entender que teria que governar com Sarney, renan Calheiros e Maluf.
    Se para mudar o país e ajudar mais de 30 milhões de pessoas for preciso abraçar o Maluf o preço é pequeno.
    Erundina errou feio. Mas continuo admirando-a muito.

Fabio Passos

Muita especulação.
Talvez a foto seja exatamente a pré condição imposta pelo PP para dar o apoio.

Minha percepção é de que Haddad perde mais por aparecer do lado de maluf do que o tempo de televisão que ganha… ainda mais porque perdeu Erundina. E sou fã da Erundina. Grande batalhadora anti-PIG.

Mas isto é minha percepção… presumir que Lula não sabe pesar prós e contras é uma ingenuidade.
E o Lula sabe “um pouquinho” da arte da política.

Nassif: “Erundina errou, pensou só em si, não nas suas bandeiras políticas nem nos seus movimentos sociais” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leia também: Bob Fernandes: “O PT e Lula, mais uma vez, erraram” […]

Helio Pereira

Acho que Politica de alianças tem de ser feito as claras,se o PP é da base aliada nada mais natural que se aliar a Haddad que é da mesma base de Dilma e se Maluf é o seu principal representante é com ele que Lula tinha que tratar mesmo!
Marta saiu candidata a reeleição,precisou do apoio e tempo do PMDB de Quércia,chegou a fazer um acordo mas se recusou a sair na Foto com o ex Gov que se sentiu magoado e foi se aliar a Serra,como resultado Marta embora bem avaliada pela População perdeu a eleição que pensava seria certa!
Não vejo nenhum problema nesta Foto de Lula ao lado de Maluf,pois ele ali representa o PT e Maluf o PP,o candidato que ira Governar sera o Haddad e não o Maluf,portanto lula acertou ao mostrar como fez o acordo.
Parece que uma boa parte das pessoas prefere um acordo as escondidas,um acordo “secreto” do tipo que Marta quiz fazer com Quércia e foi muito bem rejeitada pelo ex Governador de SP perdendo a eleição!
O Presidente Lula mostrou sua cara,mostrou a população que fez um acordo com o PP e não tinha porque se esquivar ou se envergonhar do mesmo!
Se alguém pisou na Bola foi Erundina,pois até ontem seu PSB se alinhava com o PP de Maluf no apoio ao Gov Alckmin,onde tinha como Secretario seu Presidente Estadual Márcio França e o PSB de Erundina ajuda Alckmin a “engavetar CPIs” na AL,isto é ser ética Dona Erundina?
Erundina já esteve no mesmo Barco de Sarney,FHC,Quércia,Freury,Jader Barbalho e do próprio Maluf,quando deixou o PT pra virar Ministra do Gov Itamar Franco,naquela época ela deve ter feito um “acordo secreto” pra ir ser Ministra de Itamar e se unir a estas pessoas que hoje ela critica!
Vi uma entrevista de Erundina onde a mesma sugeria uma negociação discreta pelo apoio do PP,sem fotos de Lula com Maluf,uma negociação escondida do eleitor,ora isto é que é errado,”acordo por baixo dos panos”.
Parabéns ao Presidente Lula e deste jeito que temos que fazer Politica e não as escondidas como queria Erundina e outros que posam de éticos!

    trombeta

    Caro Helio, permita-me acrescentar outro fato que demonstra a loucura cometida por Erundina, há pouco tempo atrás quando ela estava sendo massacrada pela elite paulista numa ação judicial em que se cobrava uma dívida dos tempos em que foi prefeita, muita gente do PT ajudou, a militância petista engajou-se e recolheu fundos para o pagamento pois todos sempre a respeitaram independente de sua saída do partido. Erundina foi pequena nesse episódio da desistência.

    maria olimpia

    Hélio Pereira e Trombeta,
    Concordo com ambos.
    Até hoje eu respeitava a Erundina, não mais.
    Ela sabia do apoio quando aceitou ser vice de Haddad. Agora está dando uma de vítima, colocando todo o peso nas costas do Presidente Lula, alardeando via mídia. Tinha todo o direito de desistir, mas não da forma que fez, dando um soco no estômago em cada um de nós e, principalmente no Presidente Lula.Deixou de ser vice, sem a ética que tanto apregoa.

RicardãoCarioca

Se é para reclamar da alianca (estou sem a cedilha) do PT com o Maluf, já teriam de estar reclamando há 9 anos, pois o PP é aliado do PP e soma seu tempo de TV ao PT durante todo esse período. Acho que o Lula não deveria gastar tanto capital político com apenas uma prefeitura.

abolicionista

Pronto, a classe média blogueira mostra suas origens: estão indignados. É uma ignomínia! Voltamos ao moralismo à la UDN. compreensível. afinal, a classe média não quer mudar o país, ela quer apenas alguém que limpe a sujeira pra ela. Por que não vão apoiar o PSOL? Eles tem um discurso limpinho, perfeito. Não ganham eleição, mas isso não importa, né? O importante é a nossa integridade, ela nos serve tal como a casaca militar ao general aposentado: é um símbolo de dignidade, de honra. Difícil ter honra quando não se tem o que comer. Como dizia Brecht: “primeiro vem a forragem, depois a moral”. Vão para o PSOL, gente, lá vocês podem fazer uma trincheira moral. Enquanto isso, quem é capaz de entender as contradições brasileiras e o jogo político-partidário nacional, segue lutando.

    carlos dias

    Abolicionista, esses “puristas” sào uns hipócritas!!

    Ou seja, Jesus estava errado, afinal era “aliado” de Judas…. Jesus sentava a mesa cm cobradores de impostos…. Pois é, sentava a mesa, mas não era um deles… Só os “puristas” hipócritas condenariam cristo e soltariam barrabás…

    Deixo aqui todo o meu desprezo e asco a essa gente pseudo purista.. lá na favela ta cheio de gente precisando de ajuda, isso não importa muito a essa gente pseudo purista ideológico… importa a utópica mentalidade que quer transformar o mundo num parquinho de diversões limpinho… quanto ao povo, que se fode em verde e amarelo, calado.. deixa prá lá.. O que vale é a Utopia pois quem tá na merda não pia….(assim pensam as blablarinas, a erundinas) Até rimou!

    A mim não enganam… Fora Erundina!

    Paulo

    Não captei quem é “Jesus” e quem é “Judas” nessa parábola!

    maria olimpia

    Abolicionista e Carlos Dias,
    Concordo com ambos.

    Leider Lincoln

    Cuidado, camarada. O PASOK , da “esquerda” grega também mandou os eleitores procurarem o “PSOL”, e acredite, foi o que eles fizeram. Não ache o PT que não estamos vendo que estamos regredindo em direitos civis, que temos a Ana de Hollanda fazendo a gente regredir em políticas culturais e de direito autoral, o Paulo Bernardo colocando a gente para trás em telecomunicações; a tal MP sem pai dos “direitos do nasciturno” e por pouco não regredimos em direitos das mulheres, que não estamos vendo o que está acontecendo com o Incra e o IBAMA e, agora, que nós, os burros moralistas, não percebemos o que é a aliança PT x Maluf. De regressão em regressão você realmente acha que ninguém parou para pensar que talvez o próprio PT esteja se tornando parte do problema, e não mais da solução? Então se você quer mesmo saber, vou seguir seu conselho. E tome cuidado por que muita gente mais pode seguir seu conselho…

    abolicionista

    Leider, só posso te dizer uma coisa: você está sendo fiel à classe média… Mas escute: essa classe não tem espinha dorsal.

    Quanto à migração para o PSOL, acredite: você não vão ganhar eleições se não fizerem acordos espúrios. Todas as “regressões” que você apontou não são consequência da vontade política da presidenta, você sabe disso. Assista à entrevista do Stédile. Temos um congresso podre. Sempre tivemos. Lute para ludar isso, em vez de fugir para o clubezinho dos privilegiados de bom coração.

    Leider Lincoln

    Agora eu vi: não concorda com a aliança PT x Maluf é classe média “cansada”. Azenha, virou “aceite-o como ele é ou deixe-o” desde quando, no PT?

    Vlad

    Boa!
    Vote 50!

    Podemos morrer, mas morremos de pé.
    ;)

    abolicionista

    Não morrem não, porque a polícia não entra em condomínio!rs

    Diego

    nossa, os comentários aqui me fizeram perceber como alguns perderam completamente a perspectiva…

    o problema, vejam bem, não são alianças pontuais…isso, gostemos ou não, faz parte da política, o diálogo com forças distintas, fazer concessões eventuais e tudo mais…

    o problema é quando isso vira um modus operandi da esquerda, aliar-se sempre com a direita para conseguir emplacar seus candidatos a qualquer custo, e acabam deixando pra trás sua capacidade de disputar espaço pra um projeto realmente inovador….

    fazer alianças? faz parte

    agora, submeter-se totalmente, sempre, ao jogo “deles”, que é o jogo de disputar eleição vazia, disputando minutinhos na TV, isso não dá…isso é abandonar o que define a esquerda, que é (ou deveria ser) o poder popular

    aliás, isso foi o que aconteceu na Europa, aonde a antiga esquerda social-democrata está completamente domada, ignóbil, incapaz de se diferenciar e de propor qualquer projeto de superação…

    a aliança com o Maluf significa, na prática, isso: que a campanha para a prefeitura está oficialmente presa ao mesmo de sempre, que a candidatura progressista não irá emplacar uma nova perspectiva pra São Paulo

    a Erundina, como ela tinha dito muito bem, ia fazer campanha com o povo, nos cortiços, nas ruas, ia fazer a campanha e ia governar com o povo, era essa a proposta dela

    qual a resposta do PT? aliança com o Maluf, pra ter minutinho na TV

    isso é uma inversão completa do caráter da campanha política que teremos esse ano, e é por isso, e não por qualquer “purismo” como alguns gostam de cuspir por aí, que a maioria da esquerda está tão decepcionada

    a candidatura do Haddad, que tinha a potência de oferecer algo verdadeiramente novo, que tinha a oportunidade de desconstruir a hegemonia tucana em SP, caiu na vala comum da política eleitoral

    então é isso aí…eu quero que a esquerda ganhe eleição sim, mas quero que ganhe na rua, e não no escritório do político

    o senhor “abolicionista”, tenta colocar de forma perversa que a única maneira de ganhar é fazendo acordos sombrios, mas isso simplesmente não é verdade, e há inúmeros exemplos na história recente pra comprovar isso (muitos aqui na América Latina mesmo)….

    enfim, tenta dizer que essa é a única opção, e quem não gosta é “purista”, é “classe média que não faz diferença se a esquerda ganha ou perde”, etc, etc.

    Só que essa não é a única opção pra ganhar. Sempre vale repetir – um outro mundo É possível, não é utopia maluca, não é sonho da classe média.

    Por último, dizer que vencer a qualquer custo é necessário pq senão tem gente que passa fome, esse argumento é de uma demagogia sem igual, além de ser profundamente de direita, quase fascista no seu caráter “único salvador dos pobres, ou sou eu ou é a treva”.

    Meu caro, tenho certeza que vc deve estar escrevendo de uma favela longíngua e talvez se sinta representante da tua classe contra esta classe média aqui presente, mas olha, uma coisa posso te dizer – as favelas não precisam ser salvas por vc, nem pelo PT. As favelas têm voz própria, por favor deixe-as falarem por si mesmas. Não precisa de porta-voz, tá?

    abolicionista

    Diego, o Brasil não é para principiantes. Trabalho na favela do Capão Redondo há mais de dez anos e sei o que é desmonte político. Você já foi ao Capão. Sabe como é a realidade do bairro? Sabe o que a aliança PSDB – PCC provocou na periferia. Acredite, meu caro, o buraco é mais embaixo. O Brasil tem um perfil político diferente do resto da América Latina, qualquer criança sabe disso. Vai despejar teu moralismo pequeno-burguês em outra paróquia, cara. Essa tua demagogia eu não engulo. Relativismo tosco, dizer que a favela tem a própria voz. A favela não tem que existir, entendeu? As pessoas lá são oprimidas pela polícia, são vistas com maus-olhos pelo resto da sociedade. Leia o que o Marx fala sobre a cultura proletária. Deixa eu te adiantar: não existe cultura proletária. O proletariado não deve ser naturalizado, ele é uma classe que se realiza pela sua própria supressão. São Paulo é um estado policial, em que a polícia se associou ao crime organizado para criar uma utopia fascista distorcida. Só que vocês continuam vivendo no mundo cor-de-rosa. Ah, e quem dera o PT pudesse ser comparado à social-democracia européia… isso aqui é um entreposto comercial. Acordem, camaradas!

Pedro Cruz

Vamos parar com tanta hipocrisia. A Erundida não faz aliança com Maluf. Mas faz aliança com PSDB, com Kassab, é do PSB (em São Paulo, um baluarte da ética???) e sai correndo para os braços da grande mídia, dando entrevista para a veja. Maluf vs veja, qual a diferença???? O Lula está muito certo. Quem quizer fazer a campanha do PT e seus alidos que venha. Quem não quizer que faça a sua. A democracia propicia isso. Espero que dona Eundina esteja satisfeita em ter se tornado a queridinha da mídia. A História nos reserva essas coisas. Heloisa Helena, Blablarina e, agora, Erundina. É do PSB de São Paulo e vai ficar ofendida com uma aliança com o Maluf? Espero que não vá voltar para a aliança com o PSDB. Sera que são os cargos que o PSB perdeu no governo e no municipio????? Vá com Deus. Quanta hipocrisia.

Fabio SP

Os “votantes” malufistas tem mais ética que esse acordo… acredito que muito poucos vão votar no PT.

    Cassius Clay Regazzoni

    Tá com medinho, tá?

oziel f. de albuquerque

Se o Maluf apoiasse o Cerra era tudo normal, o pig dizia que o psdb estava fazendo boas aliaças e elogiando o maluf. Como o Maluf apoior o pt o pig fez todo este escandolo.

Fabio SP

O Serra acabou de dizer que eles acertaram…

marta

Se como estão dizendo aí, globo (eu não assisto essa emissora de TV) não tocou no assunto ou não fez muito alarde é porque os espectadores da dita cuja saõ malufistas e assim em vez de difamar o Lula estaria exaltando-o perante o seu público assistente direitista e daqueles que acreditam em tudo que ela ( a globo) espalha. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Zhungarian Alatau

O apoio é do Maluf ou do PP, afinal?

pestaninha

O problema não é só o Maluf é também São Paulo!
Enquanto o pais ficar amarrado a oligarquia paulistana seja de direita ou de esquerda vamos ficar marcando passo.
São Paulo foi mas hoje não representa tanto a nata do Brasil.Mas os dirigentes paulistas não agem desta forma. A concentração de inteligencia, de politica e da economia produtiva não esta só em São Paulo.
O Brasil cresceu no nordeste , no Rio , no centro Oeste e,esta interiorização não é acompanhada com a interiorização do poder de decisão.
Há alguns anos os maiores bancos do pais estavam em Minas , mas foram para São Paulo. As grandes industrias estavam em São Paulo e hoje estão no sul , no sul de minas no nordeste. A renda per-capita aumentou no nordeste e centro oeste , mas se manteve fixa em São Paulo.
É um movimento natural. Mas o cenário politico não acompanhou estas mudanças.
Basta ver o percentual de votos que o próprio Lula teve em São Paulo e comparar ao percentual que ele teve , por exemplo no Nordeste. E Foi lá no nordeste que ele venceu com sobras as suas duas eleições.
Creio que conquistar São Paulo é uma fixação do Lula e do PT. Parece que querem extinguir O PSDB de qualquer maneira. Mas isso tem um custo e um erro: simplesmente os “coronéis paulistanos ” vão fundar ou se filiarão a um outro partido e continuarão a fazer a sua politica caseira.
Maluf representa para o povo e para o eleitor: corrupção,dissimulação, armação, aliado dos militares,enfim ninguem confia nele. Pior: ele encarna e representa o que se tem de pior do dirigente paulista.

Eudes HermanoTravassos

Acho que Lula quando quer bancar o rolo compressor não consegue acertar, para um cara democrático como ele passar por cima de tudo, não cola bem.

Eudes HermanoTravassos

Maluf não entra nem nos dentes, que dirá engolí-lo. Mas o sencionalismo da foto oportunidade, de todo apelo da mídia sobre o episódio não pode calar uma pergunta: quanto Serra deu Waldemar Costa Neto pelo apoio do PR?

Jnascimento

Esta provado que existe séria neste País.Parabéns Luiza Erundina,quem gosta e admira Paulo Maluf e outros ladrões não merece sua companhia.

    abolicionista

    Engraçado que o partido dela já era aliado do PP em outra esfera e ela nunca ficou indignada com isso. Por que será?

amarildo de j valle

eu vou dizer uma coisa pra voces, eu moro em ARARAS SP,aqui é governado pelo PT,só que po cara chegar a prefeito ele teve que ser vice do PPS, DEPOIS TENTOU SOZINHO NADA, AI APOIOU O CANDIDATO DO DEM, QUE GANHOU A ELEIÇÃO,E ELE FOI O VEREADOR MAIS VOTADO TORNANDO PRESIDENTE DA CÂMARA,3 MESES DEPOIS O PREFEITO DO DEM FOI CASSADO E ELE COMO PRESIDENTE DA CÂMARA TORNOU SE PREFEITO PROVISÓRIO, ATÉ MARCAREM NOVAS ELEIÇÕES E O TAL GANHOU, E PROVAVELMENTE VÁ SE ELEGER DE NOVO, TA FAZENDO UM BOM GOVERNO,ESSE É O DR BRAMBILA.E OLHA Q AQUI É UMA CIDADE MALUFISTA.

    abolicionista

    É isso aí, Amarildo! Não dá para entregar o poder assim…

Maninha

Se dependesses de certos petistas Lula NUNCA teria chegado ao poder.
Tem petista que é pior do que tucano. Vive trabalhando de graça pra direita.

trombeta

Conheço esse discurso da ética pequeno-burguesa, se o PT não tivesse feito alianças anos atrás estaria até hoje em algum gueto político (sindicato/grêmio estudantil)com o peito estufado e o trofeu no armário de campeão da ética com a direita deitando e rolando.

Foi o PT que salvou o Brasil da hecatombe neoliberal, foi o PT que em nível mundial soprou o vento da esperança enquanto a esquerda europeia foi cooptada pelo sistema financeiro, foi o PT que criou a contra-hegemonia à crise europeia dizendo que o melhor remédio é o desenvolvimento e não a austeridade e o arrocho (discurso que deu a Hollande a vitória na França).

Essa gente que come bem, tem os filhos em boas escolas, tem carro importado e viaja todo o ano não sabe o preço de um litro de leite mas não pestaneja em desembuchar o discurso da ética do ar-condicionado.

    abolicionista

    É isso mesmo, trombeta. É a ética do condomínio!

Luc

Nessas ocasiões é possível enxergar peculiaridades raras, entrei no site da Veja pra ver as notícias e mais do que isso, os comentários dos leitores sobre o tema e… Surpresa!
Entro numa publicação mais específica de um colunista, e quase todos falam mal da Erundina, o esperado,mas…
Numa notícia mais geral, os leitores falam muito bem da Erundina, e é a grande maioria, quase todos!
Vejam os links respectivamente:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/foto-de-lula-e-maluf-provocou-repulsa-afirma-erundina/#comments

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/luiza-erundina-oficializa-saida-da-chapa-de-haddad

Moacir Moreira

PT, quem não conhece a tua história, que te compre.

    Reinaldo

    É o contrario, quem conhece a historia compra e paga caro

    Jorge

    Concordamos. Ai a ética da Erundina saiu. Vai sair de onde? Também do PSB? Vou contar aqui uma história de tal de PSB: nas eleições passadas (anos 80 e 90), nós do PT armávamos os carros de comício, fazíamos as decorações, propaganda, etc. e etc. Nosso aliado o PSB, só chegava na hora dos discursos…. Ética para o estado de SP ser novamente governado pelos tucanos? É SE DAR MUITA IMPORTÂNCIA!!!!
    ps.: e não ajudavam a desmontar não! Nós só prestávamos mesmo era para o trabalho sujo, manual, de base. O restante, ficava com a elite da esquerda……… D. Erundina, a sra. já vai tarde!!!

Julio Silveira

Tenho dito e fico cada vez mais convicto. O problema do Brasil em sua origem vem de São Paulo. Lá as pessoas perderam o senso de ética e correção na politica. A briga que se faz é pela oportunidade de poder abocanhar os espólios, tanto da cidade quando do estado. Infelizmente irradiam isso para todo o Brasil. Sempre acreditei que por ser o mair rico e mais “culto” dos estados brasileiros a responsabilidade deveria ser até maior na transmissão das boas receitas mas se verifica o contrário, tem sido um polo irradiador dos mais baixos instintos humanos, parecem fazer a escolha irremediavelmente pela decadência e os numeros já estão aí para provar. Quando não são manipulados evidentemente.

    pedro volpe

    Claro, afinal Fernando Collor e Sarney são paulistas.

    Willian

    Parece que Jáder Barbalho nasceu, na verdade, em Jundiaí; Renan Calheiros é do Capão Redondo e, ora ora, Romero Jucá, quem diria, vem de quatro gerações de paulistanos.

    Julio Silveira

    São reflexos meu amigo, frutos dessa cultura, leia-me antes de inserir comentário desatento.

    Pedro

    Calma gente!!
    O maluf não é vice do Haddad, muito menos índio da costa é mais vice do Cerra.
    Lembram-se de Indio da Costa?
    Pois é.
    O PP apóia o Haddad e o PSB liberou o vice pra Haddad escolher, agora é chamar o PMDB pra vice e fechar a aliança nacional. Agora Erundina virou estrela do PIG? Dá uma entrevista exclusiva à Veja? Peraí Dona erundina, também se lambuzou no xiqueiro.
    Abraços
    Pedro

    Romanelli

    que PESSOAS Silveira ? ..só aqui somos 45 MILHÔES ..por acaso vc fala dos cidadãos ou dos LÍDERES e PARTIDOS que não nos dão de modos e opções ?

    ..francamente, se dos primeiros, daqui a pouco vão nos acusar de novo de sermos anti-nordestino, racista e homofóbicos ..eita preconceito

    já se dos primeiros, que partidos vimos surgir no plano nacional que não fosse deste seio ? ..o DEMO talvez ?

    abolicionista

    Tucaninho, quem você pensa que engana, cara? Todo mundo sabe qual é a sua.rs

Lu Witovisk

Calma meu povo!!!

Ok, apoio do Maluf é o FIMMM da picada. Mas convenhamos, SP tá cheia ainda de malufistas (argh!).

De outro lado, há as “fragilidades politicas” do Cerra, como apontou o Altamiro Borges no Vermelho, na integra abaixo. O que vai dar não se sabe, pq o caldo entornou com a saida da Erundina, mas talvez o eleitorado paulista esteja de saco cheio com as mazelas tucanas. Ou será como na Grecia… corre-se tanto e morre-se na linha de chegada. Quem sabera?!

19 DE JUNHO DE 2012 – 14H38
Altamiro Borges: Datafolha mostra fragilidades de Serra

A pesquisa Datafolha divulgada neste final de semana deve ter feito soar o sinal de alerta no comando da campanha de José Serra à prefeitura da capital paulista. Ela mostra que o tucano empacou nos 30% das intenções de voto, o mesmo índice da sondagem anterior, o que é um péssimo sinal após a intensa exposição da sua imagem na mídia. Ela confirma ainda que o caudilho do PSDB mantém-se como um dos campeões em rejeição junto ao eleitorado, com 32% dos entrevistados afirmando que não votarão nele.

Para piorar o clima no ninho tucano, a pesquisa indica um leve crescimento da candidatura do ex-ministro Fernando Haddad, que subiu de 3% para 8% nas intenções de voto. O petista ainda terá que suar muito a camisa para viabilizar a sua ida ao segundo turno. Mas ele tem alguns trunfos. Celso Russomanno, do PRB, continua no segundo lugar nas sondagens, com 21%, mas não conta com tempo de televisão e estrutura para manter esta dianteira. A tendência é de queda. O mesmo ocorre com os demais postulantes.

A influência de Lula

O Datafolha também confirmou o prestígio de Lula, o que reaviva o debate sobre a sua capacidade de transferência de votos – já comprovada na eleição da presidenta Dilma Rousseff. O esforço do comando da campanha de Haddad, explicitado no “Programa do Ratinho”, do SBT, é colar a sua imagem junto à do ex-presidente. Apenas 19% dos entrevistados dizem saber que o petista é o candidato de Lula. Com o horário eleitoral gratuito de rádio e tevê, esta lacuna será superada rapidamente.

Segundo a própria Folha tucana, “Lula continua a ser o melhor cabo eleitoral entre os nomes pesquisados pelo Datafolha. Depois vêm o governador Geraldo Alckmin (PSDB), com 29%, e a presidente Dilma Rousseff (28%). Já o prefeito Gilberto Kassab (PSB) se mostra um ‘anticabo eleitoral’. Questionados, 43% dos entrevistados dizem que não votariam no candidato que tivesse o apoio do prefeito… Isso se reflete em outro dado pesquisado: 80% dos eleitores querem o próximo governo diferente do atual”.

Serra é Kassab; Kassab é Serra

Neste ponto é que se encontra a pior notícia para o eterno candidato. O tucano não terá como se descolar da péssima imagem do atual prefeito. Como ironiza o blogueiro Antônio Mello, “Serra é Kassab e Kassab é Serra”. Ele até relembra o discurso do ex-demo que poderá ser usado na campanha eleitoral. “Aprendi como governar São Paulo ao seu lado nos 15 meses em que você deixou sua marca na cidade e deixou as linhas mestras para os sete anos seguintes”, disse Kassab no ato que formalizou o apoio do PSD ao PSDB.

Se a estratégia de carimbar Kassab na testa careca de Serra der certo, o tucano terá enormes dificuldades na disputa. Ele ainda é o candidato com mais chances de vitória. Mas, é bom lembrar, a campanha ainda nem começou e suas fragilidades já são evidentes. Há sinais de fadiga no eleitorado paulistano, sempre tão conservador, mas que agora procura “algo novo”. A batalha promete fortes emoções e muitas escaramuças.

eunice

É a treva!
Erundina seria a única saída, preferiram a porta fechada.
Deus nos ajude, para quem ainda acredita nele. Pois nem Deus gosta de viver em S Paulo. Uma cidade podre, um metrô sujo, escuro, lento, mal-cheiroso, autoritário (acha que o problema é causado pelo povo que não sai das portas)Lixo e sofás jogados pela cidade toda. Bairros até centrais onde a coleta não passa há menos de 1 ano. Lixo velho acumulado.
Falta de mínimo compromisso com o trabalho de limpeza. O que Kassab quer é economizar do que é público e dar a alguns.Será que o PT está metido com o tráfico?

    Geysa Guimarães

    eunice:
    Haddad precisa de votos conservadores, e não é o forte de Erundina.

vania maria

O LULA nunca erra

Sou Haddad- Lula- Dilma

Viva o Brasil!!!

Acoooooooooooooorda sao paulo

    Julio Silveira

    Começo a entender por que o Lula agiu como agiu.
    Começo a entender por que muitos grandes lideres tornaram por virar tiranos em seus países, tem gente que os torna Deuses.

    abolicionista

    Júlio, por que você não começa a militar pelo PSOL?

    lulipe

    “Existencialismo fútil e inútil é quando a imagem fotográfica de uma pessoa ou a sombra que ela induz passam a valer bem mais que seus verdadeiros valores intelectuais, suas virtudes e sentimentos.”

    (Ricardo V. Barradas)

    Espero que tenhas compreendido, Vania!!!!

    Geysa Guimarães

    Concordo, Vania.
    São Paulo só não foi conquistada ainda porque Lula mirava mais em cima.
    Agora resolveu entrar na luta “doméstica”.

    Marcio G.

    Como eu disse antes, depois da infabilidade Papal, criaram um novo dogma, a infabilidade Lulal. Papo de fanático é até divertido.

    Daniel

    Isso aqui é melhor que a Folha Online.

    LEANDRO

    Só mais um erro do seu “jênio”…”PE: Justiça valida prévia do PT e João da Costa pode concorrer.” Mais um tiro que lula dá no próprio pé…

Ana Cruzzeli

O Bob merece perdão, dizer que o Lula errou?
Não Bob, menos nê menos.
Como o Lula errou mais uma vez se desde 2002 ele emplaca tudo o que quer, até um poste ele elegeu?
Se eu apostasse colocaria todas as fichas no Lula e Dilma. Esse dois vem construindo a candidatura de Haddad com os grandes artesões na renacença.
O estilo desses dois é o rococô da politica você só percebe a obra depois de acabada, eles ainda estão no barro rodopiando no moldador.
E aquela historia do Gilmar, o Lula conseguiu acordar membros do judiciário como nunca e a população percebeu pela primeira vez o tamanho do mal que existe no STF.

Eu te perdoo Bob, só dessa vez menino.

    ricardo

    Estilo “ro” o quê? Com circunflexo? Pensando bem, tens razão, é isso mesmo!

ELIMA

LULA ERROU,LULA ACERTOU ! Com Maluf ou sem Maluf o Hadad não iria a lugar nenhum,porque o Paulista se acostomou ao sadismo e gosta de sofrer, com corrupções,inconpetencias,INUNDAÇÕES,imobilidade urbana, humilhações etc,etc,basta ver os 16 anos de desgoverno do PSDB e DEM e os paulistas continuam nessa…..só tiveram 2 lampejos de inteligencia quando elegeram a Erundina e a Marta e pronto!obtuzaram-se !!Apesar de São Paulo ser o mais beneficiado pelas verbas federais do governo Petista e todas as realizações são feitas via governo federal do PT,,,ELES, os Paulistas,como suas miopias e desinteligencias politicas NÃO conseguem perceber esse fato, e continuam com viseiras nos olhos !!! LAMENTÁVEL, porisso LULA NÃO ACERTOU NEM ERROU !

Romanelli

É isso aí. PT e PSDB se digladiando por, quem diria, PAULO MALUF ..é o fim dos projetos ..ACABOU, agora, com sorte, só daqui uns 10 ou 20 anos ..agora só sobrou empreguismo, fisiologismo e mal caratismo

Nossas lideranças estão velhas, nossas práticas imundas e ultrapassadas ..nós queremos e precisamos do NOVO, ..nós devemos isso aos nossos filhos ..mas um novo de verdade, não do velho travestido e disfarçado dentro dum corpo de marionetes e títeres

Dessa história penso que sobrou mesmo foi um carimbo na testa dum HADDAD ..um jovem ex-promissor político que tinha tudo pra ter sido antes de ser sido abatido por seu padrinho

A Lula repito, sobra a chance de sair de cena antes que sua imagem se desgaste ainda mais.

http://www.youtube.com/watch?v=TK0OfMC4bFU&feature=related

    ELIMA

    O que o Povo precisa entender é que o apoio buscado pelo Lula não foi do Maluf e sim do Partido deste, o PP no qual dará mais de 1 minuto na propaganda politica da TV. Coincidentemente o Presidente desse Partido é o Maluf mas ele não é o universo do Partido, ELE não representa os milhares de filiados e filiadas do Partido. ROBERTO JEFERSON do PTB está apoiando quem ? LEMBRAM-E DELE ? o que diz a midia ? e tem mais, quem ganha eleição são os apoios,,,,,, é ou não é ? LULA NÃO ERROU NEM ACERTOU , muito pelo contrário !!!

    Romanelli

    me diga, nobre ..que outra liderança o PP tem em SP que não Paulo Maluf ? ..uma que “atraísse” apoio e votos ?

    se vc quiser se enganar, tudo bem

    O PT, LULA e muitos precisam entender que o se fazer “coligação” não necessariamente carrega em si só aspectos positivos e/ou viabilização pra projetos esquecidos.

    No plano Nacional, ao se coligar por ex. a um Roberto Jeferson, Valdemar da Costa, Sarney, Collor e Calheiros, o país nais perdeu do que ganhou ao ter que abrir mão de reformas que de há muito já deveriam ter sido colocadas em pratica ..fora de vermos a nossa realidade sendo tomada por escândalos de improbidade e IMPUNIDADE em todo canto e a todo momento

    Penso que se a coisa fosse séria, positiva e propositiva, sem muito esforço já teríamos visto inúmeras mudanças que nos garantissem que a maioria dos malandros que hoje ainda posam de bacana, saltitantes pras câmeras, e de forma impune ejactando-se como líderes, de há muito já teriam sido levados em cana ..líderes de que afinal ? de quadrilhas ? ..ou será que de sindicatos do crime ?

    ps – lamento te dizer que pra mim um acordo deste visa muito mais a se esconder algo do que a esclarecer e acrescer propriamente qq projeto político sério

Julio Silveira

O Lula foi merecedor de toda nossa gratidão por ter sido um presidente que mudou o viés de prioridade dos governos anteriores, passamos a ter vez e alguns também voz.
Mas acredito que isso deva ter lhe subido a cabeça. Passado a crer que esse carinho e gratidão tenha virado divida, e agora como qualquer agiota faz a cobrança e o faz com violência, na crença da sua posse sobre o intangivel dos cidadãos.

Maninha

“Mais uma vez erra”??????
Quando foi que Lula errou?
Quando indicou Dilma disseram a mesma coisa.

LULA NUNCA ERRA.

    Reinaldo

    Eu não diria Lula nunca erra e sim dificilmente ele erra, conhece como poucos o comportamento dos politicos, da midia e do povo. ao contrário de muitos comentaristas deste blog,( falo dos sinceros, não dos tucanos enrustidos que pensam que nos enganam com seus comentários chinfrins), A Globo já entendeu, por isto não tocou no assunto no JN.

    Geysa Guimarães

    É isso, Maninha.
    Não acertam e não querem deixar Lula acertar.

    MARCELO

    Sou muito mais a JULIA GILLARD,primeira-ministra da Austrália.Ela não
    fez alianças com os dinossauros da direita pra se eleger.Aqui,Lula e Dilma
    tem a companhia dos “socialistas” Sarney,Collor,Garibaldi e o “estadista”
    Maluf.Marta e Erundina se elegeram sem o apoio dessa gente.Mas o Haddad
    não está ENEM aí.

Marcelo de Matos

Para ganhar eleição é preciso horário político, alianças partidárias e dinheiro; para fazer comentários na TV basta a verve de ator. O mensalão e o tesoureiro Delúbio são mais uma vez demonizados. Como disse Lula em Paris, o PT fez o que todos fazem. A diferença é que alguns partidos são demonizados por suas coletas de campanha, outros não. PC Farias foi tão massacrado pelo PIG que resolveram dar-lhe um sumiço – “passional” segundo o legista Badan Palhares. Outros tesoureiros de campanha fizeram o mesmo, ou pior, e não foram perseguidos. Jorge Yunes, tesoureiro de Celso Pitta, é um de nossos mais ricos empresários. O sistema assimila bem os tesoureiros de outros partidos; os do PT, não. São eternos alvos do PIG e até de comentaristas de TVs alternativas, ou fundacionais, como o simpático Bob, não o Jefferson, mas, o Fernandes, que se não chega a ser um piguista, ao menos demonstra ser mais um anti-petista.

    Daniel

    Conhece alguém que assiste ao horário político? Esse um minuto e meio provavelmente não faria diferença nenhuma. Mas pelo menos toda essa história revelou a verdadeira face (para quem ainda acredita em contos-de-fada) do Lula.
    Mas o engraçado é ver os tucanos espernearem como se fossem exemplos de honestidade e os petistas tentando justificar o imbróglio.

Cássio

O Lula esta dando gargalhado em seu sofá.Nas próximas pesquisas, esta foto vai dobrar os votos do candidato do PT. Só agora o PIG entendeu que caiu em uma armadilha.

Americo Camargo

Quando as coisas parecem que vão bem, se encaixando, o Haddad subindo nas pesquisas, e lá vem um tiro no pé para atrapalhar tudo. Quem é que decide esses desastres? Diretorio do PT? Lula? Agora ferrou tudo! Se as chances do Haddad não eram muitas, agora diminuiram. Imaginem como os adversários e o PIG vão explorar essa questão!

    Antonio

    Os adversários e o PIG não vão explorar nada. Quem quiser explorar vai divulgar que o candidato do Lula é o Haddad. O Lula marca pontos até quando erra.

Remindo Sauim

Esta do Lula errar foi o mote contra a escolha da Dilma. Centenas de movimentos do Lula desde 2002 foram considerados por aliados e inimigos (imprensa, DEM, PSDB) como erradas. Mas no fim o ex-barbudinho sempre ri melhor. Qualquer movimento do Lula só pode ser avaliado depois das conclusões. Entre ele e o outros, sou mais o Lula.

josaphat

É a hybris de Lula. Às vezes ela fala mais alto. Aliás, é muito por causa dela a existência de gente que odeia o Sapo barbudo.

Gerson Carneiro

Eu só digo uma coisa: eu não digo é nada.

E digo mais: eu só digo isso.

    Willian

    Que isto, Gérson, tá parecendo a Marilena Chauí…

    Marcio G.

    hahahaha…. fale que a culpa é do PIG. Por aqui deve colar.

    Alexandre Bitencourt

    Só assim para a velha mídia mostrar a verdadeira face do Maluf: Com o Maluf apoiando o PT!

    Julio Silveira

    Daqui a pouco vão aproveitar esse teu gancho para dizer que foi estratégia do PT. hahahahaha

Deixe seu comentário

Leia também