Erundina: A vice que pode nunca ter sido

Tempo de leitura: 4 min

18/06/2012 21h57 – Atualizado em 18/06/2012 22h29

Haddad diz que irá conversar com Erundina sobre posto de vice

Deputada federal deu declarações sobre eventual desistência. 
Motivo seria aliança que PT fechou com partido de Paulo Maluf.

Marcelo Mora, Roney Domingos e Rafael Sampaio

Do G1 SP

O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, disse na noite desta segunda-feira (18) que irá conversar com a deputada federal Luiza Erundina (PSB) sobre as declarações dela de uma eventual desistência da candidatura de vice na chapa. Em entrevista ao jornal “O Globo”, ela disse que “não aceita” o apoio de Paulo Maluf (PP), anunciado nesta manhã em encontro na capital paulista. “É uma situação muito constrangedora. Tenho que rever essa situação. Vou conversar com o meu partido. Meu partido tem outros nomes, não tem problema nenhum”, disse ela ao jornal.

Haddad comentou a declaração na noite desta segunda-feira. “Estamos procurando alianças com partidos da base de sustentação do governo Dilma. Fazemos alianças com partidos, não com pessoas. Estamos procurando os partidos sem restrição ou veto para trabalhar em cima do nosso projeto político para São Paulo. Vou procurar a Erundina para conversar. O que eu quero agora é ouvir as respostas dela, quero ouvi-la pessoalmente e confortá-la”, disse ele ao G1 após a gravação de um programa de TV. “Eu tenho o maior apreço pela companheira Erundina. As perspectivas estão colocadas. Ela [Erundina] é uma pessoa admirada, adorada dentro do PT, no PSB, muito prestigiada. Então vamos conversar pessoalmente”, completou.

O deputado federal Paulo Maluf realizou encontro nesta segunda-feira (18) para oficializar a adesão do Partido Progressista (PP) à chapa do pré-candidato Fernando Haddad (PT). Tanto o candidato petista quanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram do encontro, que começou por volta das 13h e durou cerca de 30 minutos. O evento foi realizado na residência de Maluf, no Jardim Europa, região nobre da capital paulista.

Haddad afirmou ainda que irá submeter as preocupações com a aliança à coordenação da campanha. “Algumas pessoas manifestaram preocupação com essa aliança [com Maluf]. Vou submeter essa preocupação à coordenação da campanha. Desde janeiro que o Conselho Político [da campanha] deixou claro que iria buscar apoio em todos os partidos da base aliada.”

Diretório municipal

O presidente do diretório municipal do PSB em São Paulo, Eliseu Gabriel, afirmou que o partido não vai recuar da decisão de apoiar o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo. “O PSB não vai desistir. Não sei as razões que a levaram a esta decisão. Precisamos ainda conversar. Vamos avaliar o que fazer. O apoio a Haddad é uma decisão política que nós tomamos”, disse.
“Acho que a Erundina é insubstituível. É difícil arrumar outro nome à altura dela. Está havendo intensa mobilização para falar com a Erundina. É provável que amanhã [terça-feira] tenhamos uma decisão.” O presidente do diretório municipal disse, por volta das 20h, que ainda não havia conversado com Erundina.

“Ainda não tive contato com ela. A gente espera fazer isso até amanhã. Não se sabe se é uma manifestação emocional. Falei com o presidente estadual e com o primeiro-secretário nacional. Tentei entrar em contato com ela. Ainda não tenho a menor ideia de com vai ser. Como a direção nacional está em Brasília, provavelmente eles se encontrem com ela”, afirmou.

Gabriel afirma que em sua avaliação a aliança entre o PT e o PP não vai além do tempo de televisão. “Essa aliança foi feita do PT como PP. Imagino que seja tempo de exposição do candidato. Não imagino que seja uma aliança que vá além de uma coisa circunstancial, de profundidade programática”, afirmou.

Repercussão


Para o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), a reação de Luiza Erundina é compreensível. “Ao longo de nossa história em comum, em geral tivemos diferenças muito fortes com Paulo Maluf”, disse ele, que está no Rio de Janeiro para participar da conferência Rio+20.

“É uma perda grande” se Erundina deixar a candidatura à vice na chapa de Haddad, na avaliação do senador. “Acho que o Fernando Haddad precisa ter um diálogo de profundidade com a Luiza Erundina, até por uma questão de respeito a tudo o que ela representa e o que ela falou na cerimônia em que ambos selaram o entendimento”, disse Suplicy.

“Para ela ser candidata à vice [de Haddad], precisa haver uma relação de total abertura, conhecimento e confiança no candidato a prefeito”, ponderou o senador.

Suplicy também criticou a aliança de seu partido com Maluf. “Dependendo dos termos em que foram feitos a aliança, ela pode ter um efeito não saudável para o PT, para a nossa história”, ressaltou. “Soa estranho para mim [essa aliança], sinceramente soa estranho.”

O vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, disse que o partido está com Haddad independente da aliança com o PP, partido de Maluf. “O candidato do PSB à Prefeitura de São Paulo é Fernando Haddad, e a vaga de vice é do PSB”, afirmou, por meio de sua assessoria. OG1 apurou que o PSB sabia da irritação de Erundina com o apoio de Maluf, e que não foi surpresa que ela anunciasse a intenção de deixar a vaga na chapa do PT.

PS do Viomundo: O engraçado é ver Luiza Erundina chorando no colo de O Globo e da Veja como se eles fossem neutros na campanha eleitoral. Todos, na mídia, simulando estupefação com a aliança, o que não fariam se Maluf levasse seus 90 segundos de tempo de TV para José Serra. Vai entender…

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ALDO PETRONI

Segundo palavras da própria Erundina, o inadmissível foi a fotografia que documentou o encontro, e não o encontro em si.
Quando aceitou a candidatura a vice-prefeita, ela já sabia de antemão que a aliança com o fugitivo da Interpol seria efetuada.
Com isso, ela conseguiu ser um pouco pior que os protagonistas principais.

Reviravolta: Erundina não será mais vice de Haddad « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Erundina: A vice que pode nunca ter sido […]

Erundina descarta deixar chapa de Haddad: “Não sou de recuar” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Erundina: A vice que pode nunca ter sido […]

abolicionista

Pessoal, se estão indignados com o PT, militem em prol de uma reforma política. O governo do PT é uma correlação de forças contraditórias. Parte delas, progressista, outra parte, conservadoras. A indignação dos comentadores é legítima e eu partilho dela. No entanto, é preciso olhar as condições objetivas de um governo de esquerda no Brasil. A aliança com o Maluf é análoga à aliança com o Sarney. A diferença é que a primeira é uma tentativa de tomar o poder e a segunda, de mantê-lo. Pois a verdade é que o PT só se manteve no poder por causa dessas alianças. Sobre o governo do PT ser igual ao PSDB, discordo completamente. O governo FHC tem um perfil neoliberal e privatista, enquanto o governo do PT tem um perfil social (diga-se de passagem, infinitamente distante do socialismo). Os dados macroeconômicos também são completamente diferentes (embora esse assunto cause muita dicordância): (http://pontoecontraponto.com.br/?p=1151)

A indignação é justa, mas não pode ser pueril. Fui até chamado de “escravagista”. Mas eu acho que quem é escravagista é quem pode se dar ao luxo de aguentar mais uma prefeitura do PSDB em São Paulo. Bom, essa não é a situação, por exemplo, de quem vive na periferia da cidade e sofre com a violência dos grupos de extermínio que agem em conluio com as forças públicas. Se ser reformista é mudar “apenas” esse tipo de coisa, sejamos reformistas.

É preciso entender os limites da prática partidária, pessoal. Nas atuais condições brasileiras, um partido que almeje chegar ao poder precisa fazer alianças nefastas. Não sinto que o PT contempla minhas convicções políticas. Sou assumidamente comunista e considero o estado atual mero paliativo dos antagonismos estruturais de nossa sociedade.

Assistam à entrevista do Stédile, aqui mesmo no Viomundo. Vejam que ele não titubeia em apoiar o PT. Vocês acham que o Stédile não sabe que o PT está aliado à bancada ruralista?

Estratégia, pessoal.

José Américo

Certeiro mais uma vez Azenha. Ah se fosse o Serra o aliado da vez do Maluf, uma raposa com expertise suficiente para sobreviver na política do tudo “confuso e misturado” do Brasil.

O PIG não ia dedicar mais do que algumas notinhas e, quem sabe, os entusistas menos contidos até louvassem a parceria inusitada entre o “rouba, mas faz” e “não faz, mas rouba”, conforme inúmeras e inúmeras denúncias sobre esses personagens.

A Erundina – por ingenuidade? Difícil de acreditar – cai no canto da sereia da mídia, com manchetes e capas impactantes de suas declarações, a seduzi-la…

Luana

Ah, nada mais me espanta! No Brasil podemos mudar tudo: partido político, religião, sexo…a única coisa que não se muda de maneira alguma por aqui é o time de futebol!

luis carlos gonçalves de oliveira

A chiadeira da Erundina em relação à aliança do PT com Maluf não tem nada de ideológica. Os que se dizem pragmáticos são uns imbecis e idiotas. O que a candidata a vice do Haddad se pergunta é como acomodar no palanque um cara que é procurado pela polícia no mundo inteiro e não pode ir sequer a Buenos Aires. Objetiva é a Erundina!!!! Maluf não é preso no Brasil porque temos um judiciário inútil e gastador do dinheiro do contribuinte. Eleição é imagem: Maluf é um dos políticos com maior rejeição frente ao eleitor.

roberto

Quantos Malufs vale uma ERUNDINA?
Se é que o Maluf vale alguma coisa…

    gonçalves

    Perfeito,irretocavel e direto no fígado de alguns como abolicionista e evandro,aliàs na medida exata para a observação postada no final da reportagem EURUNDINA falou no PIG porque certamente seria censurada em muitos blogs “independentes e democráticos”. Parabéns ROBERTO economizei tempo para desabafar minha revolta e vergonha de votar no PT do LULAMALUF.

Evandro

Tchau, Erundina, já vai tarde.

Essa senhora não acrescentou nada a candidatura do Haddad até agora, muito pelo contrário, desde o início ela parece aquela hiena do desenho Lippy e Hardy… “Oh, vida, oh céus, oh, azar”…

Até do slogan da campanha ela reclamou, fazendo uma salada de maionese com a idéia do “novo” prejudicando os idosos…

Ela deveria ser mais inteligente, pois sofreu com as reclamações do PT quando resolveu fazer parte do governo Itamar Franco… Na época ela soube ser pragmática, agora vem com pombagirisse por conta do apoio do PP?

Ao menos o Maluf gagá não enche o saco e o partido dele consegue levantar aí uns 5% a mais de votos. Como Maluf não apoiou o Serra, a mídia vai explorar a má imagem dele por uns 2 dias e isso acaba. Só militante mesmo se preocupa com essas coisas… o povão que está trabalhando e que decide a eleição quer saber mesmo se as coisas vão melhorar agora da “porta de casa pra fora”.

Foi um erro colocar Erundina de vice. Tomara que o PSB corrija isso. Eu mesmo conheço gente que não votará mais no Haddad por causa da Erundina e da turma de assistentes sociais idosas e preguiçosas que ela pretende por pra chefiar os CRAS da prefeitura.

velhinha de taubaté

Não dá pra entender uma aliança dessas…nem cachorro vai atrás do Maluf. Os 5% que ainda devem ser malufistas, só pra bancar os teimosos, não vão votar em candidato do PT por causa dessa aliança. Malufistas são de direita (mesmo que o Maluf finja que não sabe mais direito o que é).
Uma aliança dessas só faz alguns eleitores sentirem uma vontade enorme de anular o voto.
LAMENTÁVEL!

Luiz (o outro)

Não sou filiado a nenhum partido, mas tenho votado no PT nos últimos anos simplesmente porque tem oferecido as melhores opções de candidatos e apresentou resultados positivos concretos na administração federal.
O estado de SP nas mãos da demotucanalha parou no tempo, a educação é uma piada, o transporte coletivo uma tragédia, as rodovias têm pedágios com tarifas obscenas, onde não tem pedágio não tem estrada decente.
Então concordo com a estratégia do Lula para enfraquecer os adversários. Acho que o objetivo no momento é tirá-los do poder em SP e, consequentemente vê-los ficarem cada vez mais insignificantes a nível nacional. No futuro talvez se dê pra pensar em uma esquerda pura.
No momento, não. O PSOL está se aliando ao DEM/PSDB em alguns lugares e ninguém fala em constrangimento em nenhum dos lados. É hora de sermos práticos. Eliminar a demotucanalha é fazer o verdadeiro bem para o Brasil. O Maluf tem votos em SP, mas fora daqui ele está praticamente morto politicamente.
Com o tempo o Haddad pode fazer o que Dilma vem fazendo com muita habilidade, que é separar o joio do trigo e compor um secretariado competente e honesto, mesmo com elementos dos partidos da coligação.
A Erundina já deixou algumas convicções de lado quando integrou o governo Itamar, então se ela realmente quer o bem de SP, vai compor com Haddad. É o que espero. É hora de união!

Fernando

Um dia ainda verei a coligação PT-PSDB.

Lula presidente.
FHC vice.

    Nelson

    Do jeito que a coisa tá indo, a aliança pode ser o contrário, com FHC na cabeça e Lula como vice, meu caro Fernando.
    Deprimente.

    Antonio

    Serra na cabeça e Lula de vice.

Marcio Dreux

Tudo bem, é até compreensível o PT se aliar ao PP (base aliada no Gov Federal) para ter mais tempo na TV, mas precisa o Lula tirar foto com o Maluf no Jd Europa?! Isso foi um soco no estômago de qualquer petista…
A foto foi um erro!

    Willian

    Sem a foto não tinha acordo. Lembre-se, a vingança é um prato que se come frio.

Willian

Quero a foto do Lula cumprimentando o Maluf em Viomundo!

    abolicionista

    Pois eu gostaria de uma matéria sobre a aliança do PSDB com o PR!rs

Willian

Os tucanos fazerem acordos com Maluf eu e todos os comentaristas de Viomundo achamos muito normal. Afinal, os tucanos são a escória da humanidade, colocados um degrau abaixo dos nazistas e dos vendedores de enciclopédia. São racistas, entreguistas das riquezas nacionais, vendidos, salafrários. Era de se esperar, então, que seres tão asquerosos, se unissem a alguém como Maluf. O contrário são os petistas:são verdadeiros, íntegros, querem só o bem do povo (do mundo inteiro) e têm um líder como Lula que, nos últimos mil anos da humanidade, não encontra rival. Como explicar que seres tão superiores como os petistas se unam a Maluf? Tudo ebem que se uniram a Collor, Sarney, Calheiros, Jáder Barbalho, mas Maluf? Agora, para defender Maluf, vejo o PS de Viomundo questionando a ínclita Erundina. Trabalho duro este seu, hein, Azenha?

Paulo Ribeiro

Contra Serra temos o dever de usar todas as armas possíveis. Lula apresentou uma grandeza política, qualidade só encontrada em líderes mundiais como Gandhi e Churchil. Vamos derrotar a ameaça do fascismo e governar com Justiça com os pés fincados no Socialismo.
Serra, jamais! Nem que tenhamos que manchar as mãos de sangue!

Simonebh

O MTBastos defende o Cachoeira porque diz que seu objetivo é Vencer. Não vejo diferença com relação ao PT do Haddad se ligar ao Maluf. Em Minas, tentam empurrar o Lamerda guela abaixo dos petistas. Chamam isso de jogo de política e diplomacia! Mas eu admiro mesmo é a Erundina! Vamos aguardar…

JOSÉ ROBERTO

AH ENTENDI AZENHA, SE ELA TIVESSE CHORADO NA CARTA CAPITAL OU NO BLOG DO PHA AÍ ESTARIA TUDO CERTO, NÃO TERIA PROBLEMA O LULA FAZER ESSA DEFERÊNCIA PARA ALGUÉM COMO PAULO MALUF, QUE POR SINAL NÃO PODE SAIR DO PAÍS POR TER UMA ORDEM DE PRISÃO INTERNACIONAL.
TUDO BEM QUE QUE ELE E O PT JÁ TINHAM JOGADO SUA HISTÓRIA NO LIXO MAS ESSE FOI O PREGO NO CAIXÃO.
LUALA APRENDEU BEM A LIÇÃO DE MAQUIAVEL DADA POR FHC: OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS.
ABRAÇO

    Rodrigo Leme

    O Lula cansou de fazer política junto com o discípulo (Zé Dirceu) e foi direto no mestre: Maluf na cabeça.

Razumikhin

Isso pode ter sido uma manobra do Globo para indispor os companheiros com o PSB.

josé maria de souza

Concordo com o PS.
josé maria de souza

Pedro

PT com Maluf ou com seu partido como quer Hadad. Aí não dá. O PT quer o poder pelo poder com essa aliança??Um minuto e meio na mídia??É isso?. Erundina tem história, tem passado. Espero que ela não aceite essa “aliança” com o Paulo Maluco e seus partidetes.É prá acabar esse jogo.

Amaro

EM UM TAXI E SOBRE A “ALIANÇA”

Motorista – Maluf é um ladrão.

Eu – É. Mas por que ele não está na cadeira?

– Porque o judiciário brasileiro é tão corrupto quanto ele – respondeu-me o motorista, com uma certa irritação.

– Então você acha que cabe ao Lula prender o Maluf? Você já ouviu falar num tal de Daniel Dantas e no Carlinhos Cachoeira? Se eles podem ficar circulando por ai à vontade, por que não cumprimentá-los? Você chamaria o Carlinhos Cachoeira para ser padrinho de sua filha?

– Mas ele está preso.

– Por enquanto, por enquanto.

trombeta

Se Erundina desistir vai ser a maior decepção para mim, a aliança é com o PP e não com Maluf, o PIG está batendo porque é cabo eleitoral de Serra e acusou o golpe pela perda de um aliado.

Erundina a está altura da vida fazer o papel de rainha da ética, vestal e julgadora moralista quando tem muita coisa em jogo como tirar a cidade das mãos do tucanato fascista de SP é jogar para a torcida.

    Roberto Locatelli

    Se ela sair da chapa, não quer dizer que ela “desistiu”. Significa que ela é contra a aliança com Maluf.

Marcelo de Matos

Não sou filiado ao PT, mas, como simpatizante e eleitor do partido penso que Erundina deve ser substituída com urgência. Quanto maior a demora, maior o desgaste. Claro que o Haddad irá conversar com ela, mas, a reconciliação é improvável. Votei na Erundina e ela venceu a eleição. Algumas de suas obras, porém, eu não aprovo: 1. Fechamento do Minhocão aos domingos e feriados. Moro na Avenida Sumaré que, nesse caso, deveria também ser fechada nesses períodos; 2. Favelização de 14 campos de futebol, em terreno pertencente ao INSS, ao lado da Estrada das Lágrimas. Votaria nela novamente, para vice, mas acho que não será preciso. O problema não é só político (sua incompatibilidade com Maluf), mas, a dificuldade de conter o próprio ego e aceitar o papel de vice. O PSB tem outros líderes para ocupar a vaga: lá em Pernambuco estão sobrando pré-candidatos da esquerda à prefeitura. É só remanejar um para cá. Roberto Freire não se elegeu por São Paulo?

    Roberto Locatelli

    Não tem nada a ver com “ego”. Ela tem sérias restrições a uma aliança com o PP de São Paulo, dominado por Maluf.

    trombeta

    Caro Roberto, o moralismo político é udenismo, o discurso moralista não fica bem na boca de uma política madura como Erundina, se o PT não fizesse alianças à direita estaríamos até hoje em algum sindicato ou grêmio estudantil com nossa moral intacta e o povo passando fome.

    Se se confirmar a desistência, Erundina revelerá toda sua pequenez e falta de visão política, até porque o PSB tem alianças com gente do mesmo nível ou mesmo pior que Maluf Brasil afora.

damastor dagobé

ja to até vendo a “sinistra” caindo de pau na Erundina, que ela não entende a realpolitik, que é uma provocadora, que é um radicalismo estéril e coisas piores…enquanto isso o tal PIG deita e rola, que é coisa que pigs fazem por natureza não é? pobres dos que se iludiam…e olha que eles ainda são muitos..

Ze Duarte

Neutros são vocês ditos progressistas, não? Que iriam criticar se fosse o inverso…

José Silva

De toda essa história sobre aliança com Paulo Maluf eu só posso chegar a uma conclusão. O novo não me parece tão novo assim, e o velho realmente pode estar perto mas ainda não morreu! Como eu gostaria que nessa eleição o povo de São Paulo desse uma banana para PT e PSDB, que são os diferentes mais iguais que eu já ví…

strupicio

alkmim, maluf, haddad? é arranjo entre “brimos”..

Roberto Locatelli

Maluf tira votos de Haddad.

Assim como Erundina pode abandonar a chapa, milhões de eleitores poderão desistir de votar em Haddad. Isso porque Maluf é o campeão absoluto de rejeição na cidade.

E se trata de uma ALIANÇA, e não de simples “apoio”, uma vez que envolve negociação de cargos. Se Haddad vencer, o PP malufista terá alguém na administração, provavelmente na área de habitação.

Talvez o PT tenha que fazer uma escolha: Maluf ou Erundina.

Helio Pereira

Marta e Erundina estão erradas!
Erundina participou do Gov Itamar que tinha o apoio de Maluf e seu Partido o PSB e até ontem estava no Gov Alckmin que foi eleito com o apoio de Maluf,sera que Erundina se esqueceu?
Marta colocou de suplente António Carlos Fernandes da Turma do Valdemar Costa Neto aliado de Serra e que assumira a vaga de Sen caso Marta saia candidata,sera que Marta se esqueceu também?
Este pessoal quer uma “candidatura pura”,com todo mundo contra o candidato Haddad e logicamente com ele perdendo a eleição!
Lula só ganhou a eleição depois que “descobriu” que sem alianças Politicas jamais ganharia a Presidência,Lula comprendeu isto e foi eleito,mas parece que os Petistas ignoram este fato!
Alem do mais é melhor ter o Maluf de aliado do que apoiando o adversário Serra.
Serra e Maluf tem uma unica diferença,enquanto Maluf CONSTROI,Serra só DESTROI,no resto são iguais,inclusive nas acusações de corrupção e contas em Paraisos Fiscais.

Jose Mario HRP

Para os “purinhos” de coração e demais direitistas falsos moralistas Maluf e PP são da base aliada há 05 anos!
Não tem novidade alguma nisso!
Cooptar para governar!
FHC fez isso antes!
E vamos ver quem tem mais folego nessa eleição!
Seeeeeeeguuuuuura peão!
Que o lula só começou!

    Roberto Locatelli

    Nesse caso, recomendo cooptar Serra para a aliança. A eleição estaria no papo. Serra prefeito, Haddad vice.

    Resolveria os problemas eleitorais, mas não resolveria os problemas da cidade de São Paulo. Mas isso é o que menos importa.

    Jose Mario HRP

    Pra cooptar o Serra há que ter bilhões!
    Não é la drão de pouco peixe!
    As contas secretas nos paraisos fiscais da Familia Serra Chiriquio que o digam!
    Aliás a Erundina fica e podemos nos Aliar com Russomano e detonar essa bagaça chamada PSDB!
    Quem não gostar mude-se para a Europas dos vossos vovôs!

    Jose Mario HRP

    Pra cooptar o Serra há que ter bilhões!
    Não é la drão de pouco peixe!
    As contas secretas nos paraisos fiscais da Familia Serra Chiriquio que o digam!
    Aliás a Erundina fica e podemos nos Aliar com Russomano e detonar essa bagaça chamada PSDB!
    Quem não gostar mude-se para a Europas dos vossos vovôs!
    again

Rodrigo Leme

“PS do Viomundo: O engraçado é ver Luiza Erundina chorando no colo de O Globo e da Veja como se eles fossem neutros na campanha eleitoral. Todos, na mídia, simulando estupefação com a aliança, o que não fariam se Maluf levasse seus 90 segundos de tempo de TV para José Serra. Vai entender…”

Eu diria que é igualmente engraçado ver a falta de reação de setores *autodenominados* “progressistas” da imprensa, tão virulentos qdo a aliança de Maluf é com o “outro lado”.

De duas uma: ou puxar o saco de Collor, Renan, Sarney está anestesiando esses setores ou está estabelecida a “blogosfera progressita de resultados”.

    bira

    falou tudo, rodrigo. tive a mesma impressão. se maluf apóia serra, diriam : “é um bandido apoiando o outro”. se maluf apóia haddad, de repente vira “um antigo opositor que mudou para o nosso lado”.

    tudo é relativo, já dizia einstein.

    mas para quem tem coerência , relatividade é a PQP.

    parabéns, erundina. você não se vendeu.

    bira

Moacir Moreira

Olá, Azenha e demais amigos leitores e comentaristas,

Quem não se lembra que o PT foi tachado de malufista em 1985 quando se recusou a votar em Tancredo Neves no colégio eleitoral após a derrota das Diretas Já?

E quem não se lembra que o PT ajudou a eleger o Collor em 1989 ao se recusar a coligar-se com Leonel Brizola, dividindo os votos da assim chamada esquerda?

Aliás, naquela época, o PSDB era considerado de esquerda e o PT de extrema esquerda, para quem não se lembra.

Memória fraca ou seletiva?

A verdade é simples, a mentira é complicada, como dizem os juristas.

Abraços

Moacir Moreira

Santa hipocrisia, Batman!

Elton

De fato muito duvidosa essa matéria. Esta aberta a temporada de caça aos votos. O PSDB sem o PIG não elegeria nem sindico de condomínio. Será que teremos CAIXA 2 nestas eleições? kkkkkk

Marat

Assim como o povo de SP adora uma sabotagem, vide votarem sempre no PSDB, os petistas paulistanos adoram um sadomasoquismo. Nem se lembram de que, se os pessedebistas tivessem apoio de Maluf, a impren$$$a calaria…

Flavio Luiz

Mas logo Erundina que rompeu com o PT por pragmatismo e foi participar do Governo FHC? A esta altura do campeonato, noves fora a Interpol (e aí estamos a fulanizar a política, prática não recomendável), o que há de diferença? Poderíamos definir a política como a arte de engolir sapos e o PT, para alcançar e se manter no poder, tem engolido muitos sapos (e até regurgitado alguns, faz parte), por que não mais este? Puros, como tenho sido, e por isso longe de políticas partidárias, votarão no Haddad porque é importante que São Paulo livre-se, pelo menos por um tempo, dessa tchurma que o empalma, e o minutinho a mais ajudará no convencimento do eleitor comum, menos afeito às discussões filosofico-programáticas. E roda, roda, roda.

Jairo Beraldo

Talvez seja uma jogada de marketing de Lula. Pelo menos,pelo que vi e li nos blogs xerozos, o assunto está em pauta. E os xerozos fizeram o favor de dizer que Haddad é candidato a prefeito de São Paulo, aos 700.000 eleitores de Maluf que o seguem caninamente. Bom começo!

Roberto Ribeiro

Maluf, à parte, a Dep. Erundina tem que entender que de um lado está Lula, Haddad, Dilma e PT, e do outro lado Serra, PSDB, DEM e o PIG inteiro.
Cara Dep. Erundina, a vaga de vice é do PSB e da Senhora, não do Maluf e do PP.
E o principal é vencer a eleição, derrotar a direita já em 2012 a partir da Capital Paulista.
Creio que ninguém vai obrigar a Dep. Erundina a subir no mesmo palanque que Maluf.

Paciente

E a Erundina ia chorar no colo do Vi O Mundo, que está cada vez mais chapa branca?

Gerson Carneiro

“Mantenha seus amigos perto, e seus inimigos mais perto ainda.” – Ou seja, Maluf está encoleirado.

Gerson Carneiro

A minha tese por enquanto é: se o PIG odiou e o Serra espumou; eu gostei.

O que estou vendo é Lula paralisar a campanha da oposição.

O PT não é Hollywood mas é O Sucesso.

Gerson Carneiro

Eu digo: só acredito se eu ver e ouvir a própria Erundina declarando essa suposta intenção. O PIG não é confiável e é o mais interessado em enfraquecer a estratégia de campanha do PT.

É 01h42min da madruga e desde ontem não vi nada na “time line” da @luiza_erundina no tweet que desse indícios desse suposto fato. Pelo contrário.

Também procurei na TL da @monicabergamo, que ao que tudo indica vai lançar um DVD com os melhores momentos do Lula na casa do Maluf, e não vi nada.

O que eu vi na TL do @Bob_Fernandes foi “Maluf fecha com Haddad e Serra culpa Alckmin por perder aliado”.

http://terramagazine.terra.com.br/bobfernandes/blog/2012/06/18/maluf-fecha-com-haddad-e-serra-culpa-alckmin-por-perder-aliado/

demetrius

PT- partido de todos

Elias

Faço um apelo a nossa querida Luiza Erundina que não desfaça uma chapa tão bem montada. Haddad/Erundina soa tão bem que a evolução de tal candidatura é questão de tempo. A grande guerreira conhece bem a nossa história, temos um exemplo emblemático de apoio numa eleição. Luís Carlos Prestes apoiou Getúlio Vargas. Aquele episódio foi um baque na esquerda. Como pode Prestes apoiar um homem que entregara Olga Benário (esposa de Prestes) para morrer nas mãos dos nazistas? E muitos getulistas torceram o nariz por ter apoio de um comunista. Mas Prestes não apoiou Getúlio, e sim uma circunstância política que naquele momento era racional, lógico e estratégico. Em 2012, nas eleições municipais em São Paulo, se passa ao contrário. Temos uma figura distinta dos nossos ideais, porém, racionalmente, logicamente e estrategicamente temos de aceitá-la. Luiza Erundina! Há poucos dias, quando aceitaste o cargo de vice-prefeita, Fernando Haddad disse em seu discurso que tem muito a aprender com sua experiência. Todos sabem o quanto é importante tê-la ao nosso lado nesta peleja eleitoral. Aceite este apelo. (Elias)

Thomaz

Pois é. Quem Erundina procurou para dar o troco no Lula que sequer a encontrou pessoalmente? A Veja, numa segunda-feira, sabendo que ela só circula no sábado, mas contando com a força de sua edição eletrônica. Não procurou a Carta Capital por quê? Porque preferiu uma calibre 12 em vez duma espingardinha de chumbo. Mudando, Erundina se ajeitou, aceitou a parceria com o PT e deu linha até um limite, cooptação por Maluf. Não fosse por maluf, seria por outro petista que iria acabar folgando com ela. Deu linha e fisgou na hora certa. Saiu bem melhor do que entrou no imbróglio armado pelo aloprado do Lula.

Alexandre

SE Maluf fosse para o PSDB seria o natural, pensa como o sErra, age como o Serra.Engano achar que todas criticas são frutos de quem não gosta do PT, muito pelo contrário
Impressionante como distorcem os fatos para continuar aceitando o que lula faz e vem fazendo no PT.

Queria o que? Que Erundina viesse aos progressistas mostrar indignação? ai já um pouco de conspiração.

Se lula pode ter apoio do Maluf, Dilma pode muito bem ir a festa da folha, a festa dos marinhos etc..

Dizer que toda indignação é fruto do PIG é um pouco demais.

Rafael

Na verdade Erundina se sentiu desprestigiada por Lula, o articulador dessa chapa, que não apenas não compareceu ao ato de lançamento de sua candidatura de vice de Haddad, como também nunca havia se encontrado e conversado com ela sobre essa eleição, tendo sempre se utilizado de intermediários. Para piorar, Lula apareceu com Maluf em verdadeiro espetáculo midiático. Para Erundina Lula não assumiu qualquer compromisso direta e pessoalmente com ela e sim com Maluf.
Para solucionar esse problema provocado por Lula, ele mesmo deverá se encontrar com Erundina para acertarem os ponteiros. Para Lula não deve ser tão fácil assim perante a mesma Erundina que seu grupo político tanto boicotou no passado terminando por expulsá-la do PT.
No artigo de Gustavo Porto no Estadão de hoje:
Segundo fontes do PT, Erundina não aceitou o fato de Lula não ter aparecido na cerimônia que ratificou a dobradinha entre PSB e PT, na última sexta-feira, enquanto nesta tarde posava para fotos com Haddad e Maluf.
“Poderiam ter feito um evento no final da tarde de hoje para o Maluf e sem o Lula, que tudo estaria tranquilo. A Erundina sabia desde sexta-feira que o acordo com o Maluf estava fechado”, disse uma fonte. “Agora Lula deveria fazer um afago público à deputada para contornar essa situação de pura inabilidade política”, completou a fonte.
Na ocasião do acordo entre PT e PSB, Erundina não vetou o acordo com o PP, preferiu não se posicionar sobre o assunto e afirmou que um acordo com o Maluf e com o PP não passava pela decisão pessoal dela. Ela reforçou, no entanto, que gostaria de ter ao lado pessoas comprometidas com o projeto político da chapa com Haddad.

José da Mota

P1: Antes para zerar a questão de Erundina desfazer coligação com Haddad por causa de Maluf, é intriga da oposição, ela deixou claro que não porque nem precisam tirar fotos.
Coincidentemente, em uma questão de oportunidade, destino, em meio a milhões de BLogs encontrei um de altíssima qualidade com o nome “Transparente como um Cristal vamos questionar!?”, que coincidentemente como o prório nome anuncia, questionava a coligação PP, Maluf, PT haddad e Lula, e PPS luiza Erundina. Com foto de Paulo Maluf, Lula e Haddad juntos para o anúncio desta coligação, por Paulo Maluf.
Cujo BLog entrei como em tantos outros para deixar meu comentário sobre tal coligação, porém este me surpreendeu tanto pelas coincidências que escrevi um aparte, algo muito pessoal, e nada a ver com religiosidade apesar do caso sim, no dia guardado à sete chaves e hoje aberto de repente, uma parte de minha caixa de pandora espalhou ao mundo minha seguinte decepção que, digo após o agradecimento da oportunidade de encontrar este blog dentre tantos:
(Oportunidade divina, do divino, Deus mesmo. Eu encontrar um Blog com o nome do seu, contendo essa sua opinião de um artigo polêmico. E olha que não sou um religioso praticante, sou um espírita cristão que raramente ou quase nada praticante nesses derradeiros dias. Longe de ser um evangélico ou de qualquer radical religioso, apesar de nada contra desde que não façam mal a alguém.
P4: Antes de postar meu comentário sobre a coligação do artigo vou lhes contar o porque desta história de oportunidade divina, do divino, Deus.
Foi algo que me aconteceu como se por encomenda da outra força, alguém que se dizia amigo meu, um mestre espírita, que só se prontificaria a me auxiliar em um momento delicado de minha vida assim que eu ficasse limpo, cristalino, como a um cristal igual ao nome do blog a que me refiro “Transparente como Cristal”.
e me lembrei de seu comentário, do autor(a) do Blog “Transparente como Cristal”: Que foi: “Pois é, o IMPOSSÍVEL não é tão impossível, quando o lado “INVENDÍVEL” se vende !!!
Lamentável, pra não dizer mais…”
E lembrei do que pensei daquele que ele e outros o se diziam mestre, ordenado como tal, não por mim, mas por quem de direito e por direito assim o era, o tal.
Me perguntei e pergunto até hoje. Que ser humano arrogantemente à Deus, se diria limpo “transparente” como um Cristal! E ainda cobrasse da humanidade que assim como ele, fosse?
Grato, também ao leitor, por me permitir estas breves palavras sobre um assunto pessoal um tanto engasgado há Algum tempo. Espero que auxilie-me a limpar de vez o mal espiritual como mágoa, ou rancor, que ficou, tanto faz. Mal me fez, e à mim limpá-lo lucrei.
Agora vamos ao porque estarmos aqui, digo, eu, ao que vim fazer. Postar um comentário que tenho postado em vários Blogs sobre esta coligação. Inclusive neste aqui em um outro artigo sobre o tema.

” “O Galo Cantou Canto Certo”

São Paulo forma a mais genial e eclética aliança política que sequer o maior dos gênios do marketing político poderia imaginar. O que naturalmente levará à vitoria da disputa eleitoral mais cobiçada do país, a prefeitura de São Paulo.
São tantos acertos políticos em todas as suas áreas, que vai de costuras políticas em pequenos municípios, prefeitura de São Paulo em si, governo federal, aproximação definitiva e concreta do PSB com a aliança governista e, principalmente a demonstração de confiança total do PSB na Presidente Dilma.
P9: De onde naturalmente gerará maior aproximação e virão mais projetos para os estados comandados pelo PSB, e, mais ministérios para o partido.
É de se admirar e repetir para acreditar, em uma estratégia política que seria racionalmente inimaginável, um golpe de sorte, mudar não só a vitória da disputa pela prefeitura de São Paulo, mas todo um quadro político nacional.
Como se fosse um projeto planejado em universidades excepcionais como Federal de Juiz de Fora, UFRJ ou harvard, mas por algum político brasileiro conhecedor profundo de nossas mazelas.
Como se fosse uma tese de doutorado, PHD, com o título, “Passo a passo para mudar a política brasileira de mãos para sempre” ou “Os novos rumos do Brasil” ou mais brilhante ainda
“Brasil acordado em solo esplendido”.
Como para o PT no início das negociações para a campanha eleitoral de São Paulo perder o apoio de Kassab foi considerado uma derrota fatal.
A surpresa da chegada da surpreendente Luíza Erudina (PSB) como vice de Haddad foi sensacional, e ainda como a cereja do bolo ganharam o apoio do cobiçado Paulo Maluf do PP paulista. Confirmando a derrota triplamente fatal, do Serra.
Quanto à PSB, planejamento passo a passo em Harvard por quem conhece o Brasil a fundo, acho bom perguntarem a Ciro Gomes se ele teve algo a ver com toda essa reviravolta na política brasileira.
Paro por aqui, porque sobre este tema há muito o que conjecturar. Em outra oportunidade volto à ele com prazer, e haverá, um tanto bom.
José da Mota.”

lia vinhas

Estou com o abolicionista e não abro. Meu deus, o que, infelizmente, tem de pilantra na base de apoio ao governo… E usurpadores de verbas públicas, então, nem pensar. Mas, infelizmente, é esse o quadro de nossa política. Nessa hora, é pesar o que importa mais para um projeto de suma importancia como o futuro da cidade de São Paulo, absolutamente decadente depois de décadas de uma destruição sistemática, por ser governada, na maior parte do tempo,por governos de direita. A batata do Maluf já está assando e se ainda podemos tirar proveito de seu partido, mesmo ele se metendo no meio, que assim seja. Tapemos o nariz e vamos nessa. Agora, a Erundina já nos decepcionou uma vez, quando em lugar de ficar no PT e lutar por suas idéias, saiu atirando para todos os lados. Agora quer dar o repeteco? E trombeteia isso no PIG, que ajudou a derrubá-la? Aí ficarei de mal para sempre, mesmo sabendo de sua importancia na arena política.

Andre

Se Maluf levasse seus 90 segundos de tempo de TV para José Serra, seria muito mais coerente. O PT querer juntar Erundina com Maluf é dose! E essa desculpa de que se está construindo uma aliança com partidos e não com pessoas é triste. Afinal, o que representa o PP ? Qual a ligação que do PP tem com a esquerda? O que o PP fez por São Paulo? Lamentável!!!

Adilson

No Rio, o PT tb perde Molon, que, tudo indica, apoiará Freixo.

Quanto ao PS, concordo que Globo e Veja não são os locais, digamos, mais apropriados pra ir se queixar, mas discordo quanto a estupefação da velha mídia. Ora, uma aliança Serra-Maluf, convenhamos, não tem o mesmo impacto..É evidente que ver Lula visitando a mansão do Jardim Europa tem um impacto grande.

abraços

    spin

    O DEM, que apoia o Serra, é mais corrupto do que o PP. Haddad criará sistemas rígidos de controle sobre seus gestores. Roubar, como está ocorrendo na adminstração Kassab/Serra isso não ocorrerá na administração Haddad/Erundina.

    Adilson

    Caro Spin, por favor..

    esse mapa pra saber quem rouba mais que quem, é uma das coisas mais indigeríveis em política. Poxa, vamos ser razoáveis…Ele só perde mesmo praquele economista que, no governo FHC, divulgou um relatório provando que o núemro de miseráveis no Brasil não era de 32 milhões e sim de alguns milhões a menos, como se VIDAS HUMANAS,pudessem ser medidas por números!

    Esse mapinha não, por favor..

    abraços

abolicionista

A Erundina está sendo usada pelo PIG, isso acontece frequentemente com a esquerda à esquerda do PT. Uma pena. O que precisamos é de uma reforma política, gente! Não adianta ficar batendo no PT por causa dessas alianças terríveis. Os partidos sabem que precisam de tempo na televisão. Ou a gente deveria deixar o Serra levar de lambuja? Daí é que a coisa não muda mesmo, porque o PSDB não tem problema nenhum em se aliar com o cocô do cavalo do bandido. Disseram a mesma coisa quando o Lula se aproximou do Sarney, ora, se ele não se aproximasse, o PSDB o faria. Estratégia, pessoal.

    Lucas Gordon

    essa sua “estratégia” é a mesma que está a ser usada na CPI do Cachoeira e que foi usada já em tantas mais. Esquerda que é esquerda não esquece sua origem nem seu destino em troca de votos.

    Vlad

    Por essa lógica de justificar aliança espúria incondicionalmente, deverias mudar o nick para escravagista.

    abolicionista

    Você acha que a escravidão no Brasil acabou como, amigo?

    Dimas

    Mas se é para fazer o mesmo que o PSDB para quê o PT?

    xukuru

    Me diga com quem andas que eu te direi quem és!!!!

    Willian

    Não seria a Erundina que está sendo usada pelo PT?

    marta

    só uma pergunta, já alertando que não sou de S.P., quantos votos a Erundina traria para o PT?

    bira

    não é porque erundina deu entrevista ao PIG que ela está errada. ao contrário : isso seria repercutido de todas as formas. não dá pra jogar anos de militância contra um bandido como Maluf no ralo em troca de 1 minuto.

    valem os ditados : “dize-me com quem andas, e te direi quem és”. ou “quem anda com porcos, come farelo”.

    para mim, militante de carteirinha, fica um gosto amargo de traição aos ideais do partido. o PT jogou a sua história no lixo, em nome do poder.

    erundina representa o pensamento de todos nós, militantes históricos do PT, surpresos com essa adesão nojenta desse bandido do maluf.

    ver lula apertando a mão do Maluf dá ânsia de vômito.

    bira.

    LuizcCarlosDias

    Quando Erudina surtou e foi ser ministra do Itamar,
    qual foi nossa reação? decepção, amargura e agora
    quer dar uma de santa? ta na hora de pagar o pecado,
    engole MALuf como engolimos aquela atitude.
    Marta, Erudina, Suplicy essa turma é mesmo
    diferente, estão atrapalhando os nossos sonhos.
    Ver $erra derrotado ou na CPI, não tem preço.
    Viva Lula/Dilma.

    abolicionista

    Caros colegas comentadores, foram tantas as pedradas que eu decidi colocar minha resposta opinativa lá em cima. Abçs.

Deixe seu comentário

Leia também