Reviravolta: Erundina não será mais vice de Haddad

Tempo de leitura: < 1 min

Globo

BRASÍLIA e SÃO PAULO – O presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos, deve anunciar daqui a pouco, na sede do PSB em Brasília, que a deputada Luiza Erundina não será mais candidata a vice na chapa de Fernando Haddad na prefeitura de São Paulo. O PSB também vai anunciar que o partido continuará apoiando Haddad. Mas não está definido se indicará outro candidato a vice.

A deputada não chegou a recuar da decisão de desistir de ser vice de Haddad. Após a divulgação de uma entrevista concedida à Rádio Brasil Atual na manhã desta terça-feira ela garantia que seguiria junto com o petista, apesar do descontentamento com a aliança feita com o PP, de Paulo Maluf. O detalhe é que essa entrevista foi realizada às 16h de segunda-feira. Às 17h de segunda, ela disse ao GLOBO que não aceitava a união com Maluf e iria discutir com o partido a sua desistência.

A Rádio Brasil Atual chegou a informar que a entrevista havia sido feita às 21h de segunda-feira. Mas o diretor da emissora, Oswaldo Luiz Vitta, afirmou na tarde de hoje que Erundina falou a rádio às 16h, portanto antes de dizer ao GLOBO que iria desistir.

Às 16h, Erundina já sabia da união com Maluf, mas ainda não teria visto as fotos que mostram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad e o líder abraçados. O encontro aconteceu na casa de Maluf, no bairro dos Jardins, em São Paulo. Foi a primeira vez que Lula esteve no local.

Leia também:

Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Regina Braga

Quem perdeu o trem da história por querer,foi mais um covarde a se esconder,diante de um novo mundo…Vazou,Erundina.

Luís

O mais nojento de tudo foi ver petistas e “progressistas” espinafrando a Erundina, chamando-a “moralista e puritana” (num tom bem jocoso e pejorativo).

Ou seja, enquanto a Erundina se curvava ao sagrado e sacrossanto PT, ela era respeitável, correta, progressista, um dos melhores nomes da esquerda brasileira. Bastou agora ela ser coerente com sua trajetória e consciência e rejeitar essa aberração de se juntar com Maluf e virou puritana, moralista e fazer parte da “esquerda que a direita gosta” (a frase mais usada e adora por todo esquerdinha e progressista chapa-branca de poltrona).

Que nojo desse PT, desses petistas e desses progressistas chapa-branca de poltrona que não aceitam ser criticados e contrariados.

Nassif: “Erundina errou, pensou só em si, não nas suas bandeiras políticas nem nos seus movimentos sociais” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Reviravolta: Erundina não será mais vice de Haddad […]

Tiago

Triste, lamentável, grotesto, horrendo, absurdo, vergonhoso, inaceitável…

Essa “realpolitik” à Lula só reforça o que há de pior na política brasileira. E juntam-se às alianças em nível nacional do PT, às concessões morais e políticas que o partido fez para poder governar, ao esfacelamento da sua identidade e da sua história…agora, se unindo à pessoa que é a própria representação do atraso.

Como eu já disse aqui antes, sou petista, talvez mais do que muitos “progressistas” chapa branca por aqui…não porque eu gosto do Lula ou por odiar tucanos. Eu acredito no PROJETO COLETIVO que o PT representa pra mim, que é a política para o benefício do povo e com respeito ao povo. É isso que o PT sempre foi pra mim e continua sendo.

Mas não assim, não a qualquer custo…não ao sacrifício de tudo o que o PT sempre representou…não ao custo da perpetuação da política que esfola o povo brasileiro todos os dias, não em benefício e defesa de corruptos, bandidos, assassinos do povo.

Onde estarão os supostos “blogueiros progressistas”?

    Orlando

    Estão entoando loas ao PT, malhando o PSDB e botando a culpa das mazelas do Brasil em São Paulo.

    Realmente é vergonhoso, só faltou pedir apoio ao DEM e ao PSDB!
    Fazer aliança com quem foi seu maior inimigo nos anos 1980 é o fim da picada. Tudo em nome do pragmatismo (ou seja, vale tudo pra ficar no poder).

    Típico de quem não possui autocrítica.

    Saudações democráticas.

Julio Silveira

Neste momento de pouco carater e vergonha da politica, em que ideários historicos vão sendo substituidos pela contravenção institucional, a pessoa Erundina se habilita a virar instituição. Criasse ela um partido em que fosse permitidas pessoas que pactuassem de seus principios acredito que seria um sucesso. Estamos carentes de coisas positivas na politica brasileira. Vivemos a corrupção endemica e contagiosa pessoas imunes ao Virus bem que poderiam replicar seu antigeno. Aqui se faz o contrário, estimula-se o canalha pelos lucros que ele dá no presente e no particular mas esquece-se os prejuizos que causa no futuro e no coletivo.

Sr. Indignado

Taí o minuto e meio mais caro que já vi. E pior, vão ajudar a manter ou engordar este tempo. Triste mesmo é essa foto girar o mundo.

Gerson Carneiro

Eu só digo uma coisa: pior seria se pior fosse.

Rodrigo Carvalho

A Erundina tem razão e o PT fez um papelão, PT: Quem te viu, quem te vê!
Quanto ao PSB parece leiloar apoios para 2.014, tem socialista somente no nome.

RicardãoCarioca

Olha o que o PT arrumou para carregar nesta campanha!

http://oglobo.globo.com/pais/comissao-da-verdade-quer-anular-decreto-de-maluf-pro-ditadura-5259486

Helena

Como dizem na minha terra “uma perca”! Para nós, para SP, para o Haddad e para o Pt. Lamento muito. Essa aliança com Maluf é um enorme desgaste para todos os envolvidos. Tomara possam se recuperar!

Bob Fernandes: “O PT e Lula, mais uma vez, erraram” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Reviravolta: Erundina não será mais vice de Haddad […]

Carlos Cruz

Erundina deixa a candidatura por ter sido, logo de início, desprestigiada pelo PT. Não é de mais lembrar o passado de traições e perseguições quando prefeita. Acabou sozinha, tendo o próprio PT (seu partido na época) como seu maior adversário. Ainda bem que acordou a tempo de enxergar as consequencias de aderir a candidatura petista sem garantias de prestígio que sua importancia merecia. Ia ser utilizada apenas para atrair votos, no resto seria relegada a um posto decorativo, sem voz e poder. As traições começariam já no primeiro mes de mandato. Foi assim no passado, seria hoje no presente.

RicardãoCarioca

Extraído do Blog do Rovai:

A ex-prefeita Luiza Erundina desistiu de ser candidata a vice-prefeita na chapa de Fernando Haddad (PT) no fim da tarde de hoje.

Ela tomou a decisão após Lula e o candidato terem ido à casa do ex-prefeito Paulo Maluf para selar a aliança com o PP.

Desde sexta-feira que o acordo com o PP estava fechado. Erundina sabia disso.

Na coletiva de imprensa onde se anunciou o nome da ex-prefeita para vice, mais se falou do apoio de Maluf do que qualquer outra coisa.

O que irritou profundamente Erundina foi que o ex-presidente Lula prestigiou o evento de Maluf, mas não foi ao ato de sua indicação a vice.

Lula havia tido alta do hospital no dia anterior, alegam pessoas próximas a ele.

As mesmas fontes dizem que o ex-presidente titubeou muito em ir ao encontro com Maluf. Decidiu na última hora.

O ex-presidente estaria chateado com os rumos que o processo tomou e a avaliação tanto no PT como no seu entorno é de que o apoio de Maluf saiu muito caro para a campanha petista.

Para tentar reverter o episódio, Lula vai se dedicar a convencer o PCdoB a apoiar Haddad já nos próximos dias. E o nome da sambista Leci Brandão, deputada estadual do partido, é um dos que agrada ao candidato e a boa parte dos petistas para compor chapa. Mas a prioridade de indicar o parceiro de chapa de Haddad continua sendo do PSB.

Os socialistas já teriam indicado, entre outros, o nome da deputada federal Keiko Ota, que teve 213 mil votos em 2010, como uma possibilidade. Entre os projetos que Keiko defende talvez o principal seja o de ampliação da pena de crimes hediondos para 100 anos. Ela teve seu filho Ives Ota barbaramente assassinado em 1997.

Mas a definição do vice passa a não ser mais a prioridade da campanha de Haddad. Antes mesmo do anuncio da candidatura da ex-prefeita na chapa, o ex-ministro já tinha chegado a 8%. O objetivo da coordenação da campanha é garantir a consistência desse crescimento.

jandui

Esse moralismo esquerdista cança minha beleza!!

    Luís

    Esses petistas que não aceitam críticas e serem contrariados canSam a minha beleza e o meu latim.

    Oliva

    Melhor aprender o português correto antes de censurar a Erundina. É cansa!

Alexandre Bitencourt

O Maluf perto do PSDB é praticamente um santo definido pela grande imprensa. Quem lê uma reportagem de Maluf posando ao lado do PSDB, se vier de Marte ou não for malufista até acredita que ele é um político sério.

Quando Maluf posa do lado do Lula, a grande imprensa, golpista por natureza, conhece os meandros de fazer a esquerda ficar contra ela própria, vão soltando reportagens que no final fazem este tipo de estrago.

Já diz aquele velho ditado de guerra: “Dividir para conquistar”.
Esse lema a velha imprensa conhece a tempos e veio sempre dando certo, só não deu certo com o Lula! Mas isso não impede eles de continuarem tentando, afinal uma hora ou outra conseguem, está aí um exemplo.

Paulo

Prá quem tem memória: Lula em 1987 disse que “Adhemar de Barros e Maluf podem ser ladrão (sic), mas eles são trombadinhas perto do grande ladrão que é o governante da Nova República, perto dos assaltos que ele faz”; “Sarney é um impostor que chegou à presidência assaltando o poder”.

dinis

A Erondina saiu do PT pra ser ministra do Itamar junto com o FHC! Aceitou passivamente o apoio do seu partido para os demotucanos em S.Paulo. Agora vem com esta conversa pra boi dormir, dando corda pro PIG! Vá se juntar a Marina ao Gabeira e a Heloisa!
Viva o LULA

caco

PT com Maluf ?

é a aliança mais esdrúxula que vi.

rasgaram o que restava dos princípios éticos.

não custa lembrar : não é o Maluf que está sendo perseguido pela Interpol ?

qual a diferença do acordo Lula / Maluf com o Demóstenes/Cachoeira ?

é um acordo de um político com um perseguido pela lei.

ou vocês acham que, inocentemente, maluf vai apoiar mas não vai pedir nada em troca ?

política nojenta.

caco.

    Oliva

    É uma decepcção ver meu PT com esse Maluf ( estupra mas não mata). Anseio que o Lula abandone esse sujeito.

Fernando G Trindade

Na verdade o que estamos vendo é a força impressionante da ideologia udenista, moralista e no fundo elitista em boa parte da esquerda.

Não é à toa que foi a Veja quem fez a entrevista com Erundina denunciando o acordo e que toda a grande mídia foi junto.

O apoio de Maluf a um candidato do PT sequer é inédito.

Já eu afirmo aqui que Lula só conseguiu se manter no poder para realizar o giro nas política públicas em favor dos pobres deste País porque conseguiu o apoio do centro político fisiológico e clientelista. Sem o apoio deste centrão, do qual faz parte o PP de Maluf Lula teria sido ‘impichado’ pelo mesmo udenismo moralista, elitista e golpista que fez 64.

Sé está faltando o Demóstenes denunciar o acordo Lula/Maluf…

Quem sabe uma hora possamos discutir sobre a influência do elitismo udenista na esquerda brasileira (me lembro agora que Caio Prado Jr foi com Afonso Arinos quem sugeriu a sigla União Democrática Nacional, a UDN que sistematizou o elitismo moralista e a triste posição do PCB nos idos de 54 se somando ao udenismo para derrubar Getúlio…)

Pedro Cruz

Campanha para a frente,PT. A grande Erundida, do PSB, socialista, aliados do Alkimim, do Kassab e de outros grandes baluartes da ética, roeu a corda. Sera que vai abandonar a política???? Seria o coerente. Será que foram os cargos que perderam no governo e no municipio de São Paulo??? Seria muito triste se voltarem para a aliança com Serra. Quanta mediocridade!!

roberto

Respeito a decisão da Exma. Deputada, mas o que está em jogo é “literalmente” o futuro da cidade de São Paulo.
Qualquer sacrifício torna-se válido diante da (infeliz) possibilidade da vitória do candidato do PSDB e do continuismo do atraso que representa tal candidato.
Valeu Erundina!

    Oliva

    Eu também prefiro Erundina a Paulo Salim Maluf.

Paulo

A aliança Lula-Maluf é mais do que natural. O Lula de hoje em nada difere do Maluf de sempre.

henrique de oliveira

Gosto muito da Erundina mas carater é dizer uma coisa e cumprir , mesmo que isso traga algum tipo de prejuizo.
Ela disse que nunca recua e recuou.

fabio

Engraçado como são as coisas. Como condenam um indíviduo que age exatamente de acordo com seus princípios. Parece até que esta cometendo algum crime. Parabéns Erundina, o seu exemplo é mais importante do que o cargo que iria ocupar.

Nilson

Para Bob Fernandes errou em tirar com foto com maluf.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=c_tmowzx-fs

francisco niterói

O que me preocupa muito é o evidente retrocesso que estamos tendo no Brasil nas instituiçoes democraticas e a midia, com sua agenda anti-PT, encobrindo.
Vamos olhar mais profundamente o que aconteceu:
O que importava para o PSB era Recife e ele ganhou. E se desgastar o PT aqui, melhor ainda. Eles até se desinteressaram de ter o candidato a vice.
A nossa fragmentaçao partidária tem, aliada à midia atualmente ensandecida, criado monstros que subvertem o processo democratico e destroem qq minimo esforço de partidos para se fortalecerem.
A midia ataca o PT o tempo todo e ou omite ou se desinteressa por casos de outros partidos. Afinal de contas as páginas de jornais são limitadas, nao?
Eu sempre acompanho politica anotando o nome do partido. E assim, vejamos:
Reforma politica, especialmente financiamento publico,,regulaçao da midia, direitos dos trabalhadores, codigo floretal. Nos dois casos primeiros houve omissao ou negaçao dos principios ( no caso da midia o lider acha desnecessario, acredito que o governo dele tem apoio silencioso da midia em pernambuco), nos dois ultimos casos houve uma diluiçao de votos ou pressao que, contrarios ao discurso dos lideres do partido, nao gerou uma açao em conjunto ou reprimenda por voto conservador.
Estamos vendo alguem ser preparado para, no caso do Aecio nao decolar, o outro vir como salvador da patria e querido da midia. Quem viver verá. Todo politico tem o direito de ambicionar algo, mas dizendo- se progressista e minar causas progressistas, detonar prefeito de partido aliado usando a força de seus votos no Congresso, e sabe Deus o que mais, é um absurdo. O problema maior do caso erundina nao é o Maluf mas as forças, o novo PMDB, que está sendo engendrado com o apoio dela e ela nao fala nada. O PSB, assim como o PMDB, está em todos os governos, COERENTE ISSO, não?
Numa democracia, a intermediaçao nao pode ser essencialmente individual, principalmente com 200 milhoes de pessoa. Assim, enfraquecer partidos é um crime grave pois tira a força da populaçao, afinal deputado, por ex., voto em bloco em partido coerente. O que vemos em politicos personalistas,como Marina, Gabeira, Cristovao Buarque e outros? Vao para pequenos partidos onde nao sao cobrados e nao precisam cobrar dos seus, mantendo assim a sua aura politica sem precisar de se adequar ao cene da democracia: a negociaçao das demandas no Parlamento.
Senhores, a Hillary Clinton nao saiu do partido dela quando perdeu a indicaçao em2008. OS EUA tem muitos problemas em sua democracia, mas o respeito aos partidos nao é um deles.
O que adianta o “eu puro” e permanecer num oartido contra a regulaçao da midia, por ex.?
Quando do episodio do Recife, a chantagem ocorre pelo numero de votos no congresso e a erundina é um destes votos.

Molina

Desde o início estava tudo errado: a própria escolha de Haddad foi equivocada. Dispensaram a Marta e colocaram um burocrata e intelectual medíocre, só para satisfazer o ego e vaidade do do Lula.

    Romanelli

    discordo ..o BRASIL precisa de renovação ..a maioria das bandeiras e seus líderes estão desgastados e repisados no LIMITE ..nossos “generais” estão ficando velhos ..era hora sim do NOVO, mas acompanhado de métodos e de renovação, não de vícios e dogmas impregnados em praticas que já deveriam ter sido tornadas passado

    Pro HADDAD sobra o CARIMBO na testa ..um que atesta que ele facim facim se torna um títere na mão de qq padrinho e/ou partido ..triste fim pra quem mal teve um início

Caic

Não há qualquer surpresa no fato da coalizão… Essa força política se fez e se faz à base de “cordialidades” (Sérgio Buarque de Hollanda). Levando em consideração as centenas de bilhões anualmente sangradas do orçamento da União ao “Sistema da Dívida”, a aliança com o referido deputado “interpolicizado” é “fichinha”. Enaltecemos a condição de 6ª economia mundial tanto quanto amargamos a de 3ª pior desigualdade e de 84º IDH. É dizer, ainda não saímos do mi(s)ticismo… A metafísica dos deuses e ídolos permanece ludibriando e esfumaçando a racionalidade. Nesse espaço, alguns (fantasiados de revolucionários) parecem cair em um conservadorismo reacionário mais ou tão quanto o do clero e da nobreza sentados à direita do parlamento francês em fins do século XVIII. Soçobram cidadania, democracia, intersubjetividade.

leandro

“O que a senhora quis sinalizar com a sua saída da chapa?
Engrandecer este homem no momento em que queremos passar a limpo o regime militar, o regime da ditadura, não dá, não dá. O Maluf atuou na ditadura e quando eu fui prefeita, 22 anos atrás, encontrei uma vala clandestina no cemitério de Perus, com 1049 corpos, sendo cinco corpos de desaparecidos políticos… Subir no palanque com ele, não vou.”

valeu Erundina…esse tipo de prática se resolve com reforma política, coisa que ninguém quer fazer.

    Romanelli

    reforma política NADA ..se resolve com reforma do código penal e civil, com LEIS que devem ser obedecidas e não abrandadas ..com PUNIÇÃO a marginal ..com o FIM, POR EXEMPLO, com o fim da prisão, do direito a mentira, à prescrição da pena por idade e/ou tempo, com o fim dos foros, benefícios e leis especiais pra pessoas que se “acham” especiais. ..se resolve com CADEIA MESMO

    Se resolve com mudança de atitude, com leis que deveriam ser acatadas e incidentes de forma ISONÔMICA por sobre todos os cidadãos ..se resolve com o despertar duma sociedade séria e consciente de seus direitos e deveres, coisa que convenhamos, estamos a anos luz de nos tornarmos e de ser

    abrá

    abolicionista

    Ou seja, fascismo, né? Deu pra entender bem…

BP

Quem o Lula acha que é para estragar uma aliança maravilhosa com a Erundina, que seria um governo perfeito?????

O Lula está pensando que ele pode tudo, mas não pode não, vai perder votos importantes, e manchar a esquerda progressista que jamais se misturou com direitistas ao estilo Maluf, isso sempre foi coisa do PSDB que se uniu aos golpistas de 64 para implantar o neo-liberalismo.

O Lula passou dos limites, a campanha está manchada e comprometida, quem é de esquerda vai amargar essa foto nojenta do Lula na casa do Maluf, pedindo a benção à ele, o resto da vida.

Vou votar no PSOL, não votarei nessa aliança nojenta, de direita com o PT.

O PT não é do Lula!!!

A esquerda democrática, é muito mais do que isso.

E o pior é que a atitude é tão burra, tão estúpida, que vai jogar a vitória no colo do Serra.

“Parabéns” Lula…

Viva a Erundina!!!

Obs.: a Erundina deveria se unir ao PSOL.

    Romanelli

    LULA precisa pensar como os beatles ..sair da vida publica “por cima” e enquanto é tempo

    Convenhamos, seus últimos movimentos recheados de mal pragmatismo, fisiologismo e oportunismo podem fácil fácil serem lidos como puro mal caratismo mesmo.

    “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo;
    mas não consegue enganar todas por todo o tempo.” (Abraham Lincoln)

José da Mota

“O Galo Cantou Canto Certo”
Como disse em um artigo sob este mesmo título, com a quebra dos cristais motivado pela desistência de Luíza Erudina à candidatura em São Paulo, só nos resta conjecturar.
Primeira Conjecturação: da alternância de poder para um futuro próximo.
Sai PT e entra PSOL (com Aécio Neves) dentro de que quadro geral da política brasileira?
PMDB como alicerce da democracia. O coligado que define o novo presidente da República.
PC do B com a mudanaça do comunismo na China e a aproximação das Americas, inclusive EUA, é o futuro, peça fundamental para o Brasil e o mundo. Trará o novo sistema político e financeiro ao planeta, que substituirá os experimentados falidos capitalismo e socialismo puros.
PSDB, Democratas e aliados “Continuam a Direita Cega” destruindo os próprios aliados e se subdividindo em células independentes, perdendo bons políticos para siglas mais consistentes. Mesmo que se mantenham no poder em São Paulo por mais alguns mandatos, seu fim é fato. Em outros estados é sigla independente, depende de cada candidato com capíulo especial à MInas Gerais, Que apesar de ter criado, nunca foi PSDB, Áecio Neves é brasileiro de coração quer o melhor para a nação, não o poder só por ter o poder nas mãos. Se enxerga José Serra, respeite Aécio Neves porque ele é homem de grande valor além de ser mineiro como Itamar Franco, Tancredo Neves e Ulisses Guimarães, entre tantos outros homens de valor.
PDT uma incógnita que depende única e exclusivamente do que o Brizola Neto vai representar em futuro breve.
Partidos evangélicos chegaram ao climáx tanto quanto suas igrejas ao limite de fieis em um jogo de troca de bandeiras e líderes até a falência total. Limitados por seus próprios sistemas de crescimento, se acelerados sem obediência cumprindo sabotadamente suas obrigações como franqueados. Das congregações de líderes vaidosos, se limitam à vaidade deles e não crescem para que não surjam quem a fira. Com suas mortes sucumbem. Pentecostais, protestantes e mormons continuam firmes, na mesma toada.
Demais partidos, grandes, médios ou pequenos entram em uma dança cosmica de cresce e ou some ao acaso sideral.
Segunda Conjecturação: Os sistemas de poder jamais poderão mudar para atender necessidades momentâneas de partidos que ousam se eternizar no poder. O Socialismo novo será sem radicalismo religioso, mas continuará com o controle total das riquezas do estado em um sistema de governo horizontal. O Capitalismo “neo-liberalismo” deve decretar o seu fim definitivo e adotar o novo modelo a ser criado pelo PC do B baseado nas experiências de ambos sistemas levando em conta principalmente os erros e acertos da China.
Terceira conjecturação: Os sistemas de votação jamais poderão ser os frágeis eletrônicos, devemos voltar ao sistema de votação manual em cédulas.
Nas derradeiras eleições para governadores do Brasil tivemos resultados inéditos e surpreendentes que eu disse em outro artigo e volto a repetir devido a sua importância para o Brasil e o mundo caso em uma situação diferente das conjecturadas na segunda delas, o homem falhe e o poder continue caindo nas mãos de poucos poderosos financeiros.
Quarta conjecturação: É a insegurança na votação eletrônica, totalmente suspeita, governadores do PSB tiveram votos acima das expectativas de candidatos em regimes autoritários onde votam sob pena de morte. A segurança da votação em uma urna eletrônica, a coleta de seus dados por centrais, mais a apuração dos votos. São facilmente manipuláveis. Qualquer um com o mínimo conhecimento da área pode alterar os resultados usando aparelhos baratos e de fácil acesso. E a sua segurança não esta na eletrônica e sim na capacidade humana de vigiar os seus manipuladores, no caso a cargo do Ministro do STE sob a tutela de funcionários públicos federais que vão de Juízes à Polícia Federal. Sempre em menor número do que precisa. É cientificamente comprovado que o ser humano é naturalmente farsante sem a interferência de Deus.
Suspeitar não é condenar. Seria e é honesto a menor suspeita partir do suposto favorecido.
E encerro com o título que sempre será o começo:
“O Galo Cantou Canto Certo”
José da Mota

Romanelli

PARABÉNS Nobre Deputada

Infelizmente, pra vida pública e nós brasileiros, é vermos raras pessoas iguais a você.

Triste mesmo é vermos que o novo já vem embalado e recheado pelo velho. UM NOVO que já nos deixa sem opção e desesperançados quanto ao futuro próximo e as forças políticas que nos espreitam.

ABSURDO afirmarem que o pragmatismo e tempo da mídia foram os responsáveis pela aliança com P.MALUF ..RESPONSÁVEL MESMO foi a comunhão e o casamento com o CRIME, com a inexistência de mudanças NUNCA trazidas por este governo que se diz “progressista” e que por UMA DÉCADA foi incapaz de nos prover de instrumentos que nos fizesse mandar pra cadeia, SEM CERIMONIA, delinquentes e condenados como este.

SIM, sim, no passado eu me decepcionei com a sua passagem pela prefeitura de SP, com o amadorismo, a inexperiência, as constantes brigas internas e desacordos que atestavam a falta dum consenso e projeto, com a timidez e a falta de ambição refletidas em obras tipo puxadinho (quem não se lembra das paralisações de obras, dos buracos, dos “coqueiros” e do esquecimento das ações voltadas pra maioria)

..verdade é que fiquei frustrado em ver minhas esperanças zeradas pelo pessimismo, por reclamações, choramingos e justificativas sem fim ..mas mesmo naqueles tempo, em NENHUM MOMENTO eu coloquei em duvida a qualidade moral da sua administração.

http://www.youtube.com/watch?v=_tKe-86GORA&feature=related

beijão procê Erundina !!!

Carlos

Neste exato momento dever ter mais pessoas no metrô de SP que no Uruguai inteiro, com esta chuva da madrugada inteira, imagino o quadro. 2600 favelas. Violência urbana de sobra. Humilhação e mais humilhação. Inimagináveis biqueira de tráfico, polícia só contra o povo. E mais humilhação. Que esquerda somos. Governos não fazem revolução. Mas dar munição ao PIG? Em nome de moralismo? Quem é a direita hegemonica? O PSB estava na base do Alkimin, e na do Kassab também. Esteve com o Quércia. É essa nossa cidade é alienante. Desculpas mas a Erundina sabia qque o PP estaria na base da coligação, será que foi jogo de cena? Enfim, esquerda é inverter o status quo, quem produz deve hegemonizar. É vai ficar mais dificíl a luta aqui na cidade/país.

pedro – bahia

Foram dois passos em falso da candidatura Haddad. Primeiro escolher a Erundina como Vice, considerando o espírito de revanchismo da candidata. Depois a “festa” com o apoio de Maluf. Este, condenado no exterior até os dentes, não tem moral para emprestar o seu apoio a nenhum candidato, apesar do pouco mais de 1 minuto que dispõe no horário político. Considere-se ainda que os “fiéis” eleitores que ainda apoiam Maluf não votam, em hipótese alguma, no candidato do PT. Ou seja os votos que tem, não são transferidos para o Haddad.
Lula, por favor, retome a sua posição de ex-presidente, saia de foco, curta com o merecido repouso a sua recuperação e deixe de dar palpites e de aparecer na mídia. A sua popularidade ainda é alta. Porém qualquer intervenção sua é motivo de exploração pela mídia. Tome como exemplo a discrição e postura da Presidenta Dilma.

Roberto Ribeiro

Minha filha perguntou: quem é esse moço que está aparecendo nos jornais e na internet junto com o Lula?
Respondi: O Fernando Haddad, ué!
“Pano rápido!”

Tiago Tobias

Azenha, dê seu pitaco aqui no blog…

Gustavo

Sei não o PT perdeu a vergonha mesmo!! E o Eduardo e outro que já largou o PT aqui em Recife, mais que ridículo para se juntar com Jarbas e outros que são até pior que Maluf.

Hiro

Perdão, Erundina. Vc é a minha grande mestra, a minha líder.
Mas nesta a sra. errou.
Entregar o povo trabalhador, as massas para o
çerra, psdb-demo e PiG é algo deprimente…
Não era a sra. q defendia a flexibilidade, heterodoxia, trabalhando no gov. Itamar (vice collor)?
E quando o psb coligado participou do gov. picolé (do picolé!), inclusive na época do caso Pinheirinho?
Ora, tenha dó…
Por favor, reveja a sua posição, mestra!

SILOÉ-RJ

Quanta mídia em torno dessa bigamia heim!!!
Se eu fosse ela ficaria nesse: casa, descasa… casa, descasa… até o último dia permentido.

sandro

Caramba!?
Tá cheio de comentaristas do “pig” infiltrados por aqui rs.
Erundina Erundina!..Mais uma vez senhora? Voce quer seu “lugar
ao sol” e merece mas..poxa?? Novamente?Ok a culpa é do “lula”
vamos culpa-lo ele sempre foi culpado mesmo. Lula é o novo PT!
A porta dos fundos é o PSOL e PSTU.

José Henrique

Como admirador do presidente Lula, hoje estou de luto. O presidente com essa aliança jogou para o lixo tudo o que ele falou das elites, dos políticos corruptos, das más administrações etc. etc. Maluf nos jornais é sinônimo de ladrão e o presidente se junta com um ladrão. Lamentável.

italo

Todos sabemos da polarização PT e PSDB, e estamos falando de apoio político do PP e um minuto e meio no horário eleitoral na tv, quem falou que o PP virou Maluf foi o PIG com essa campanha toda. Se o PP não apoiar o PT, quem possívelmente irá apoiar? O Levy Fidelix, a Soninha, naaaãão.Tão levando o PP na mão grande.

Rogerio

É fácil a Erundina posar de intocável. Mas foi ela quem foi compor o Governo do Itamar e o PT suspendeu a filiação dela. Voltou e disputou a eleição com o Pitta. Perdeu e saiu de novo do PT. O Maluf é um morto vivo e a aliança com ele é para garantir minutos na tv e para barrar Russomano. Erundina fez seu show. Ponto final.

Fred

Os defensores da aliança com Maluf, que eles chamam de simples acordo (sic), fazem uma ginástica daquelas pra justificar o injustificável. Gastam a retórica e os eufemismos pra perguntar a mesma coisa: se os outros partidos podem, por que o PT não pode? Pois é, aí é que está. Pra mim, jamais poderia. Vesti a camisa do PT e carreguei sua estrela no coração esses anos todos, justamente por achar que ele, salvo pequenos deslizes de percurso, não se afastaria do caminho da decência. Hoje, vejo um homem como o Lula, que fez tantas coisas boas para o povo brasileiro, dobrar tanto a espinha que deixou os fundilhos de fora. Ouvi alguém dizer que trocaram o cérebro do Lula no hospital. Gostaria muito que fosse por causa disso.

Rose SP

Nossa! Que estardalhaço por causa do Maluf, o caro nem foi preso aqui, tem passagem livre, se candidata, ganha, exerce cargo, só está sujo iternacionalmente, mas aqui está quite. Deixa o PT ganhar 1min 30 , e pelos menos não precisamos ouvir o candidato das trevas. OH! Erundina! Que moralismo que não se aplica mais na política deste País.

José da Mota

Parte 1: Erundina diz não ao Canto Certo que o Galo Cantou.
Três em uma:
Primeira: Por conta do nome da confusão de um nome de Blog como “Transparente como um Cristal vamos questionar!?” e que coincidentemente questionava a coligação PP, Maluf, PT haddad e Lula, e PPS luiza Erundina. Com foto de Paulo Maluf, Lula e Haddad juntos para o anúncio desta coligação, por Paulo Maluf. Com a seguinte frase: “Pois é, o IMPOSSÍVEL não é tão impossível, quando o lado “INVENDÍVEL” se vende !!!
Lamentável, pra não dizer mais…”
Parte 3: Segunda: O nome do Blog, que entrei por causa da coligação, já por ele questionada, lembrou-me do que me aconteceu como se por encomenda da outra força, por alguém que se dizia amigo meu. Um mestre espírita de uma ordem que deposito toda a minha confiança nela com alguma desconfiança do crescimento dos homens nela, que disse que só se prontificaria a me auxiliar em um momento delicado de minha vida. Assim que eu ficasse “Transparente como um Cristal”. Me perguntei desde então que ser humano arrogantemente à Deus, se diria ser “transparente como um Cristal!” E cobraria de outro homem, da humanidade, que assim como ele, eles o fossem?
Terceira: No artigo para a coligação que repito resumos abaixo antes de dar o parecer final ao três em um, peço certa atenção ao seu título:
“O Galo Cantou Canto Certo”
Parte 4: São Paulo forma a mais genial e eclética aliança política que sequer o maior dos gênios do marketing político poderia imaginar. O que naturalmente levará à vitoria da disputa eleitoral mais cobiçada do país, a prefeitura de São Paulo.
São tantos acertos políticos em todas as suas áreas, que vai de costuras políticas em pequenos municípios, prefeitura de São Paulo em si, governo federal, aproximação definitiva e concreta do PSB com a aliança governista e, principalmente a demonstração de confiança total do PSB na Presidente Dilma.
O parecer final: A coligação não vingou, eu deixei de frequentar os estudos espíritas também por conta da afirmação daquele que se dizia mestre e nem sei se é mais. o Blog “Transparente como um Cristal vamos questionar!? provavelmente dava se questionar. Parte 5: Porque ao que tudo indica ao meu ver, opinião pessoal, tais cristais se espatifaram em frangalhos incoláveis. Pois todos eles não passavam de uma comparação ilusória da pureza do homem, que por natureza erra, à pureza da transparência de um cristal. Que quebra, na alusão até “”três em uma” taça de cristal de ilusões. 1 – Blog “Transparente como um Cristal vamos questionar!?” como meu ex-mestre. 2 – o encanto do Canto Certo que O Galo Cantou com o ex-mestre espírita. 3 – Luíza Erundina abandona candidatura depois de dizer que não era mulher de voltar atraz em uma decisão.
E o que ficou? Podemos afirmar que é o mistérioso “Canto Certo que o Galo Cantou”. Só revelado para quem recebeu o merecimento.
Sobrando aos simples mortais, festas de conjecturas.
José da Mota

Roberto Locatelli

Acabei de “bolar” a solução. Em BH, o PT fez acordo com o PSDB do Aécio. Então, que tal o PT fazer um acordo com Serra? Serra prefeito, Haddad vice.

Só que seria um problemão se essa chapa Serra / Haddad fosse derrotada e ganhasse o Chalita ou o Russomano… Serra se aposentaria, junto com o PT de São Paulo.

Moacir Moreira

Toda essa polêmica visa tão somente polarizar as eleições entre os petucanos, como aconteceu com a Dilma.

O Serra deveria estar na cadeia e não disputando eleições.

E o mesmo se pode dizer do companheiro Maluf.

Me engana que eu gosto.

Roberto Locatelli

Se o PT tiver um mínimo de sensibilidade, cancelará a aliança com Maluf e chamará Erundina de volta, humildemente. Seria um gesto de um impacto político enorme, reconhecer o erro e corrigi-lo. Mas, voltando ao mundo real…

Luana

“Os homens vão se rebelar
Dessa farsa descomunal
Vai voltar tudo ao seu lugar
Afinal…”

Roberto Locatelli

Serra dificilmente ganhará, devido ao seu desgaste.

Com a saída de Erundina, fica muito improvável uma vitória de Haddad.

Chalita ou Russomano têm mais chances. Mas tudo bem, eles são “companheiros” da base aliada, assim como Maluf.

Ana Cruzzeli

Temos Dilma que vale por 1000.000 de Erundinas.
Temos Dilma que vale pelo mesmo tanto de Martas Suplicys.
Vamos ganhar essa eleição e com grande, grande facilidade.

Obrigada Erundina por ter deixado sua mascara cair agora seria pior durante a campanha. Vai em paz mulher e sua consciente PODRE DE VAIDADE.

Cezar

De fato ,o espanto em relação a essa aliança Lula -Maluf é estranho.O GOVERNO lULA-DILMA está aliado com o que a de pior e mais atrasado na política brasileira : Sarney,Collor,Renan Calheiro, Bispo Crivela da URDI,pra citar os principais.Quando negociava com Kassab, já havia um claro sinal que LULA buscava isolar um inimigo ( e não adversário) de todos os setores democrático-popular : José Serra.Portanto, a estratégia é visivel e Maluf foi uma peça do “tabuleiro ” político de Lula.
A questão ética levanda pelos que são contra essa aliança surge fora de tempo e lugar ( ” o mensalão” que o diga).
Agora, realmente é importante derrotar ELEITORALMENTE o PSDB e, principalmnete Serra.Este se converteu no representante mais vil da burguesia e pequena burguesia paulistana. É que é de mais reacionário na cena política.Que foi ” administrado” pela gestão Serra conhece a receita: privatização-demissão- retirada de direitos trabalhistas-terceirização-terceirização e terceirização,em suma ,a transferencia do papel e responsabilidade do Estado para o “Terceiro Setor” e garndes negociadores .
TÔ COM LULA !!!

Julio Silveira

A Erundina só demonstra ser uma pessoa de carater.
Quanto ao PT já não se pode dizer o mesmo, parecem ter perdido o carater definitivamente.
Grande troca Maluf por Erundina, quem sabe ele não sai de vice.

    CARLOS EDUARDO SANCHES

    Petista sabe entender o jogo político. Não fica dando trela pra Merval Pereira e afins.
    Prefiro o Lula abraçado com o Maluf numa foto do que o Serra de novo com mandato.
    Vamos ganhar um minutinho a mais de TV e não vamos correr o risco de a Erundina, mulher de caráter, não se conter e municiar o Pig, sem querer, com queixas sobre o Maluf.
    Eu fico aqui do Rio torcendo pra vcs se livrarem dos tucanos e vcs ficam aí querendo se agarrar no Serra.
    Pelamordedeus, vcs são o que? Cegos?

    Vamos com tudo, pois temos um câncer pra estirpar em São Paulo.

    Até a vitória.

    Julio Silveira

    Se petista for isso então fiz certo de nunca me filiar a m. de partido nenhum. Sempre acreditei no papo furado de voces. Votei no PT desde sempre, mas acho que voce estão indo piores que os outros, por que eles não enganavam ninguem. Votava neles quem queria ou tinha afinidades, não é meu caso. Mas triste é suja visão de que os criticos, apoiam o Merval, vejo diferente, são voces que apoiam o Merval dão razão a ele, e dificultam o trabalhos dos reais idealistas. E ainda cidadão, que não posso nem devo chamar de amigo, é só retórica de 171.

    paulo roberto

    Torcendo pelo Serra, né Júlio?

    Julio Silveira

    Torço pela ética na politca, e voce?

    will

    caráter.
    explique como pode ser uma pessoa com tal nobre qualidade mudar sua decisão em menos de 48 horas

    Julio Silveira

    Mais uma vez a lógica invertida. Que tal o ser humano Erundina, com uma historia a defender, ter num primeiro momento dado credito ao partido que ela acreditou ter principios, e ter caido em si que tudo não passa de empulhação eleitoral. Que ela sim merece a história que tem, e tem que defende-la, para que os que querem a politica limpa no Brasil ainda tenham fé.

    José Stefanini

    Ela deveria ter tido o mesmo critério quando aceitou ser ministra de Fernando Henrique Cardoso.

    Julio Silveira

    Os critérios dela e as ecolhas são perfeitamente justificaveis nos momentos históricos que atravessou. Sua visão distorcida é no minimo uma outra fraude.

    José Stefanini

    Resposta ao seguinte comentário de Júlio Silveira (dia 20/06/2012 – 9:56):

    “Os critérios dela e as ecolhas são perfeitamente justificaveis nos momentos históricos que atravessou. Sua visão distorcida é no minimo uma outra fraude.”

    Por quê os critérios são perfeitamente justificáveis? Outra fraude? Tá maluco? Que fraude, rapaz?

    O Nassif matou a pau o assunto:

    http://www.viomundo.com.br/politica/nassif-erundina-errou-pensou-so-em-sinao-nas-suas-bandeiras-politicas-nem-nos-seus-movimentos-sociais.html

    Erundina pensou em si mesma, abdicou do projeto de derrotar Serra e usou os holofotes da mídia serrista para condenar Lula e afirmar sua saída.
    Erundina, apesar de ser honesta e comprometida com causas esquerdistas, tem um ego muito grande. Me lembra, em muitas atitudes, o Cristóvão Buarque, mas esse já é um superego.

    Fabio SP

    Acho que vão chamar o FHC pra vice…

O_Brasileiro

Haddad, o novo, e o PT esqueceram que o PT só ganhou em São Paulo quando foi para defenestrar o Maluf de lá.
Está difícil o Serra não ganhar assim!
Quem será o novo “Aref Saab” que o Serra vai colocar no Aprove?
Quantos “cumpanheiros” derrotados em eleições pelo Brasil afora o Serra vai colocar em cabides de emprego?
Quantas revistas Veja o Serra vai comprar para as escolas municipais?
Quanto o Serra vai gastar de propaganda Brasil afora?
Coitada de São Paulo… mais uma vez!

    isnard carvalho

    Pois é,mas,a Erundina se apequenou com esssa lambança que ela mesmo promoveu.Claro que não devemos ser tão inocentes a ponto de ignorarmos fatos em política,pois alianças tem costuras e acordos de bastidor que não permitem “surpresas” de última hora,como quer demonstrar a ex candidata.Erundina é figura que tem vários comportamentos dúbios,notoriamente em relação ao PT (como no caso das pesadas críticas a Zé Dirceu ,há dois anos atrás e depois elogios até a seu advogado de defesa,recentemente,sic)além de sua “difícil” jornada dentro do PSB em relação ao PP de Maluf,que ela tanto “odeia”!!!Achei de um “primarismo” intencional sua entrada e saída da disputa,haja visto o desenvolvimento de toda a história até mesmo por declarações ,como: “…quem vai governar somos eu e o Haddad,não o Maluf…”etc,para depois abandonar simplesmente a chapa,quando a “chapa” do PIG esquentou.Permanece o mistério,o verdadeiro “por que” de sua renúncia é assunto que vai ficar para a próxima encarnação,pois nessa,todos estarão muito preocupados com o futuro do Brasil que ,necessariamente,passa por São Paulo.Há até uma coerência nisso,que justifica o fato de forma subliminar :A Erundina,realmente,não faz parte desse processo.

    Julio Silveira

    Quem se apequenou foi o PT, e agora os defensores dessa aliança víl.
    A Erundina prova que é maior que o partido de voces.

Evandro

Tchau, Erundina.

Erro foi a indicação dessa senhora para vice do Haddad.

A mulher entrou com um baixo astral terrível na campanha. Mesmo antes do anúncio do apoio do PP, ela já estava cheia de “nojinho”.

Agora é pensar em vice que siga a campanha propositiva do Haddad.

Sistematicamente, em todas as campanhas eleitorais, essa história do Maluf volta. E se hoje ele é procurado, é porque no final sabem os 5% ou 6% de votos que o Maluf trás fazem diferença.

Aos indignados: O PSOL é logo ali. Vão lá apoiar o partido “puro” de esquerda que vota junto com o PSDB e com o DEM no congresso.

    Roberto Locatelli

    O PT faz acordo com Maluf e agora a culpa é da Erundina?

    Política é escolha. PT escolheu Maluf. Erundina escolheu manter sua dignidade.

    Serra vai ganhar essa eleição.

    gonçalves

    Quanta besteira,falta respeito,ingratidão por parte desse cidadão trocar a EURUNDINA com toda sua historia de luta pelo bem social sem nenhuma mancha em sua trajetória politica pelo apoio do MALUF procurado pela interpol e que já esteve preso ” milagrosamente” áqui no Brasil,é o fim do PT e sua militância doente é de dar pena a cegueira desses doentes.

    BP

    É Evandro, memória curta a sua… Já ouviu fALAR NO GOLPE DE 64? Pois é o Maluf apoiou? Já ouviu falar na Operação Bandeirantes? Pois é, o Maluf apoiou? Já ouviu a frase “Estupra mas não mata”, pois é, saiu da boca do Maluf. Já ouviu falar na dinheirama fora do Brasil em paraísos fiscais? Pois é, o Maluf é réu. Enquanto isso, a Erundina tem em sua história, a luta pelo povo humilde, uma prefeitura voltada para os pobres e excluídos, um caráter inabalável, um senso de justiça incomum. Viva Erundina, fora Maluf!!!!!!!!!

    Observadoro

    Como tem gente bitolada nesse mundo! Sou esquerdista, sempre votei no PT (mas já votei no PSOL, PC do B, PDT…), mas defender uma aliança dessas? Pode-se até argumentar que foi necessário, real politik, etc. e tal, mas criticar a Erundina por não ter aceito “abraçar o diabo”?

    Daqui a pouco criam uma chapa Serra candidato com Lula no vice e todo mundo vai achar normal…

    O PT já era!! De agora em diante, só voto em candidato desse partido como última opção para evitar que PSDB/DEM ganhem alguma coisa no executivo. Mas, para deputado, vereador, senador, etc., PT, NUNCA MAIS!!

    Molina

    Baixo astral? Agora ter dignidade e vergonha na cara virou defeito?

    Eli

    Aí Evandro! Disse tudo! Ou então que vá para o PSTU que não se alia com ninguém mas também não elege ninguém.

    Paulo Franco

    Perfeito!!!! Concordo!!!! Porque ela não abandona o PSDB de SP????

    Julio Silveira

    A ditadura dizia a mesma coisa com outras palavras, antes era, Brasil ame-o ou deixe-o.
    Voce com esse seu conceito deturpado parece defender o estilo dos porcos o mergulho na lama.
    Os que preferem a limpeza que e se incomadam com a sujeira que mudem.

Ronald

E quem disse que o paulista iria votar em Erundina para executivo novamente? Acho que o PT sai no lucro com essa desistência, ainda poderá indicar o vice que quiser, ou seja, dá pra chamar mais um partido de cambada para se fortalecer no horário eleitoral.

    Roberto Locatelli

    Pode até indicar Maluf para vice.

    Antonio

    Dá para botar o Maluf de vice!

fatimacoelho

MALUF.FORAAAAAAAAAAAAAAA

marta

Isso não é o começo do fim. Já é o fim. Sempre votei no PT e defendO LULA e Dilma com garra. Mas,agora não tem defesa, para mim passou dos limites. Não esperava essa do Lula. E, para quem está criticando Erundina, essa sim, está se mostrando autêntica e pessoa de princípios.
Por favor, Lula sair em foto abraçado com Maluf, não tem explicação. Foi muita infantilidade, muita hipocrisia.

    CARLOS EDUARDO SANCHES

    Cara, que papo furado! Vc é tucano. Odeio esse pessoal que vem aqui falar como se fosse petista.
    Petista sabe entender o jogo político. Não fica dando trela pra Merval Pereira e afins.
    Prefiro o Lula abraçado com o Maluf numa foto do que o Serra de novo com mandato.
    Vamos ganhar um minutinho a mais de TV e não vamos correr o risco de a Erundina, mulher de caráter, não se conter e municiar o Pig sem querer com queixas sobre o Maluf.

    Vamos com tudo, pois temos um câncer pra estirpar em São Paulo.

    Até a vitória.

    paulo roberto

    Vai votar no Serra só de raiva, né?

    Ulisses

    A coisa mais insuportável é ler esta conversa mole para boi dormir de que sempre votou no PT, mas agora não dá mais. Que conversa fiada. PSDBista nunca votou no PT e vem com esta conversa para tentar desiludir os PTistas. PTista verdadeiro vota no PT por que sabe que infelizmente a democracia brasileira é assim, só na base do conchavo se vence uma eleição. Com o Lula foi assim e com a Dilma também. E o PT no governo significa mais democracia, mais emprego, mais renda para todos e o que é melhor, os escândalos aparecem por que a policia federal trabalha. No governo PSDBista, já conhece-se a história, tanto no periodo FHC ou com o Serra. E é escandalosamente ruim para o povo Brasileiro. Vamos lá PT, vamos tentar acabar com o ultimo reduto da privataria tucana.

fatimacoelho

MALU,esse não daaaaaaaaaaaaaaaaaaa,

ricardo silveira

Sair da chapa por causa da aliança com Maluf não faz sentido. Só pode ser algum problema pessoal incontornável para a Erundina, o que deve ser respeitado. Mas, por coerência, agora deverá sair do PSB, afinal o partido dela aceita participar de uma coligação que tem Maluf.

    Roberto Locatelli

    O que não faz sentido é o PT fazer uma aliança com Maluf. Erundina manteve sua coerência. Se o PSB não gostar da decisão dela, eles que a excluam. Mas duvido que façam isso. Eles sabem o valor que Erundina tem. O PT não sabe.

    ricardo silveira

    Não gosto do tal pragmatismo, mas sem ele o Lula e o PT não teriam chegado ao governo. Mais, o problema não é o Maluf e muito menos a Erundina, que é uma mulher de caráter em qualquer lugar, mas, para o interesse de uma sociedade melhor prefiro ela participando do exercício do poder, com toda a experiência que tem, do que exibindo a coerência e torcendo pela vitória do Haddad, como disse, “com toda coerência”, que é o que vai fazer. O problema é tirar essa elite anacrônica e sua mídia do poder em São Paulo.

assalariado.

Esta nada santa aliança tem tudo a ver com a também nada santa aliança no planalto central. Portanto a social democracia petista e os seus parecidos ideológicos estão coerentes. A diferença entre eles é a linha do tempo, a social democracia entregou de bandeja os assalariados e os explorados sociais do século 19, para os exploradores capitalistas. Esta social democracia, do século 21, difere em que da outra? Estão sentados no colo da direita lá em Brasilia, e se ganhar lá na cidade de SP, será diferente? Que espanto é esse galera? Precisamos sermos mais racionais e menos emocionais no trato desta luta politica entre (CAPITAL X TRABALHO).

Quando foi que através da história, a social democracia, que vive em cima do muro ideológico caiu pelo lado esquerdo da luta de classes? Lá no planalto, a social democracia está sentada no colo da direita faz quanto tempo? Sim, eu sei, tirou milhares da miséria, colocou na pobreza estes mesmos milhares e, por tabela, triplicou os lucros do capital nesta nada santa matemática traíra ideológica pequeno burguesa. Quanto a Sra. Luiza Erundina sou admirador, desde sempre e, como sempre, sabe diferenciar que a tática do ganhar o poder, não é o mesmo que, estar no poder. Sabe que, no final dessa soma, quem sai gozado é o povo,(nos dois sentidos).

Saudações Socialistas.

    abolicionista

    Essa crítica eu respeito. E concordo com ela, totalmente. Infelizmente, a eleição impõe uma escolha bastante limitada. Entre social-democracia e fascismo, prefiro a social-democracia. São os limites da política partidária. Sempre foram, não vejo por que o espanto.

    gonçalves

    MUITO estranho esse seu comentário ,para criticar o PIG,PM,PSDB,VEJA etc..você pega pesado ,agora vem com esse papo de “noviça de mosteiro”,”engana tico”, “cerca lourenço”toma vergonha cidadaõ fale a verdade ,seu partido vendeu a alma ao diabo.

    Mardones Ferreira

    Não esqueça da terceira via: votar em branco ou nulo, caso não haja no segundo turno outra opção entre a social ”derrotada” democracia e o fascismo.

    Numa democracia, a maioria se constrói com respeito às minorias. E, no caso das eleições, é preciso lembrar que existe uma parcela da população que não entra nesse joguete de votar no ”menos pior”.

    Só para completar seu raciocínio.

    abolicionista

    Meu partido, Gonçalves? Eu não sou filiado a partido nenhum, viu? Você quer dizer, o partido em que votei na maior parte das vezes. O PT fez acordo com o PP faz tempo, fez acordo com a escória. Foi o que fez o Lula sobreviver, à época do chamado mensalão (lembra do acordo com o Sarney?). Essa retórica moralista, que fica personalizando a política, é típica da pequena classe média. A UDN fazia o mesmo. Voto no PT não porque seja “honesto”, “íntegro”, como vocês dizem, mas porque sua política ameniza as péssimas condições de vida da população pobre, porque produz crescimento econômico (e isso é bom? bom, estamos no capitalismo, né?) e modernização (conservadora, mas ainda assim…). Achei a aliança com o Maluf um erro estratégico. MAs o PT com certeza calculou os riscos. Se vocês estão indignados, usem essa indignação para reivindicar uma reforma política, de acesso à mídia, de mudança nas leis de financiamento de campanha.

    Já percebeu que alguns comentadores indignados são terminantemente contra a mudança das leis de financiamento de campanha e a reforma política? Por que será?

    Quanto a votar em branco, não acho que isso é política radical. Seria melhor queimar as urnas.rs Acho também que isso é posição típica de classe média, que pode se dar ao luxo de deixar o PSDB ganhar a eleição, pois é QUASE a mesma coisa do que o PT. Bom, não é assim para quem mora na periferia, para quem é pobre e depende mais diretamente da assistência do governo. Por isso o PT é sempre o mais votado nas periferias. Acho que a política não pode se resumir ao voto. É preciso apoiar movimentos sociais, organizações não partidárias e também sindicatos (por que não?, nem todos são pelegos), agremiações. É preciso criticar o PT sim. Por hora, contudo, não temos outro partido de esquerda à mão. O PT tem uma história longa, surgiu como um movimento social, não dá para comparar, por exemplo, com o PSOL. Vamos lutar por uma reforma política?

    paulo roberto

    E qual é a solução, assalariado? Votar no Serra?

    assalariado.

    Caro Paulo Roberto, sua pergunta é tipico de militantes/ simpatizantes que não conseguem pensar além das estrelas dos partidos, nos dois sentidos. Não conseguem pensar fora das cabeças de meia duzia de lideres. Quando este líder -(que reconheço)-, se tornou a peça principal da dita esquerda, fiquei preocupado (e, estou), porque as propostas do partido de cunho socialista que questionam o capital (via Estado) foram todas (eu disse todas), para a lata de lixo. Quanto ao meu voto, tenho que dizer o que disse o internauta Abolicionista. Prefiro engolir a social democracia, em caso de segundo turno eleitoral.

    Abraços Fraternos.

laura

ACHEI TUDO UMA TRSTEZA
Estou bem chateada com essa estória toda que cada vez piora mais..
Achei muito ruim tudo isso, muito ruim mesmo, essa agora desistencia da Erundina. Tudo isso é um espetáculo para o PSDB, a direita que conta em SP.
Confesso que a questão ética não me convence. Afinal, não havia questão ética nenhuma a defender por parte da Erundina , diante do PSB apoiando o PSDB todos estes anos em SP.
Bem, o livro a Privataria tucana o demonstra bem. Corrupção também está cheio o PSDB e mais profissional, diria em outra escala, a do capital financeiro mesmo.o Maluf é uma corupção mais antiga, diria;, a do PSDB é só mais escondida , e MUITO maior.
Confesso que achei neste episodio a Eundina uma política menor. Achei mais pessoal que qualquer outra coisa( a ação do Lula e- problema para ela desde quando no PT e o que a levou sair do PT) e , ainda, a questão do Maluf – foi oposição a ela na época. Sinceramente, achei todo o comportamento da Erundina decepcionante, pequeno e contrário aos interesses da esquerda. A questão que interessa neste momento, quem é o inimigo principal.Não é o Maluf, com tudo o que representa. Ele é um político em OCASO! ELE NÃO IMPORTA MUITO HOJE, já importou. É mais um símbolo que qualquer outra coisa.
Ela contribuiu para atrapalhar e MUITO uma candidatura que podia sim vencer em SP. E isto IMPORTA. E Haddad é um bom candidato.
Enfim só vejo QUE ELA fez TUDO o que a direita quer. E o PSB se atirará- parte dele – ao PSDB, como sempre quiz. TRISTE.
Enfim, tudo muito ruim! A direita está em FESTA e ela caiu de maneira banal nas cascas de banana da direita e do PIG. DE CHORAR.

    Wladimir

    Laura, parabéns pelo texto, você falou exatamente o que eu penso desta situação toda.
    Eu NÃO QUERO PSDB na prefeitura São Paulo não aguenta mais estes caras.

    BP

    Laura, vá lá você na casa do Maluf, chegue bem perto dele, abrace-o, diga a ele no fundo do seu coração que ele é muito importante para a democracia, que ele jamais foi da direita que apoiou o golpe de 64, que ele não tem nenhum dinheiro fora do Brasil, que ele não é procurado pela Interpol, que ele não disse a frase “estupra mas não mata”, que ele adora os pobres, pretos e nordestinos, que o PP é um partido só de gente séria e bem intensionada, que ele é a favor dos sem teto, sem terra etc.
    Valeu Laura, você nos “ensinou” política e história…

neopartisan

Perguntas que não calam:
QUANTOS iluminados do PT tomaram esta macabra decisão de aliar-se ao MAL…UF?
ONDE ficou a democracia partidária, a natureza participativa, etc que outrora foi a marca registrada deste partido?
CADÊ a ética de trazer para a frente eleitoral da esquerda um dos seus mais ferozes caçadores, que ajudou a instalar centros de tortura e extermínio ao tempo dos ditadores?

    Wagner

    Alias, como eu já disse, foi a Erundina que ajudou a investigar o cemitério de Perus. Mas parece que ninguém mais se lembra de nada…

    José Roberto

    Caro Neopartisan, o iluminado do PT que trouxe o Maluf chama-se Luis Inácio Lula da Silva, aquel mesmo que foi beijar a mão do Maluf na casa dele.

    Abraço

Micuim

A Erundina posar de vestal, quando o partido dela era até agora aliado do Alkmim, aprovando inclusive a privatização dos leitos do SUS (isto sim um crime nefando), é dose! Acho que ela ficou deslumbrada pelos holofotes do imprensalão bandido… Mas o castigo vai vir a galope, com a eleição do Haddad e ela esquecida de novo, quando não diabolizada pelos mervais.

    BP

    E a Dilma que vive elogiando o FHC??????????

    A Erundina NUNCA apoiou o PSDB do ponto de vista pessoal.

    Você nunca a viu na casa do Serra, beijando a mão dele, como o Lula fez com o Maluf.

    O PT está refém do LULA que decide tudo como uma rainha da Ingleterra.

    Fora MALUF!!!!!!!!!!!!!!!

Pedro Cruz

Erundina é Erundina. Qual a diferença entre Maluf e a maioria do PSB de São Paulo. Levantem as propagandas do PSB na televisão, nos programas partidários. Na maioria só dá Camarinha, um baluarte da ética e das lutas democráticas. Vocês conhecem o Camarinha socialista?? Vocês conhecem a maioria do PSB de São Paulo??? É a fina flôr da ética paulistana. Santa hipocrisia. Eu quero derrotar O PSDB e a grande mídia, em Sampa. Só espero que Erundina não se sujeite a fazer o papel que a Blablarina fez em 2012. Lamento que as pessoas não assumam os seus candidatos e só critiquem o PT. São contra o PT, mas t~em vergonha de assumir seus candidatos. Eu sou Hadad e defendo Hadad. Muita gente é …, mas tem vergonha de dizer que é. Então só critica o Hadad. A aliança do PT é com vários partidos, o PP é um dêles. Quem quizer venha para a campanha. Quem não quizer que procure seu caminho. A democracia propícia isso. Cada um escolhe o seu.

jaime asilv

Caro Azenha,

apesar de todo o seu profissionalismo, o subtítulo “Por causa do Maluf” está errado. Na verdade, Erundina desistiu de ser vice por causa do Lula, que, sem pensar nas consequências, sujeitou-se a comparecer à casa de Maluf para receber seu apoio. Uma cena deprimente e digna de jamais ser esquecida pela verdadeira militância petista.
Por sinal, se depender das últimas atitudes do Lula, o PT irá de mal a pior nestas eleições. Primeiro levou uma vergonhosa rasteira do Kassab, que correu para os braços do eterno padrinho político; depois aceitou participar daquele encontro com Gilmar Mendes; e agora, para encerrar com chave de ouro, vai à residência de uma raposa como o Maluf, oferecendo, de bandeja, a imagem que o PIG mais desejava para ilustrar as manchetes desta terça-feira (19). Lamentável.

pedro

Churchill disse uma vez:”Se hitler invadir o inferno, eu me me alio ao diabo”.

    Roberto

    Ele se aliou a Lenin e ao Roosevelt. E Hitler nem precisou invadir o inferno.

    Paulo

    Excelente percepção. Só gostaria de adicionar que tanto Hitler quanto Lenin transformaram a Polônia num inferno onde nem o diabo conseguiria morar. E após a guerra Churchill abandonou a Polônia.
    Quanto ao quadro da sucessão paulistana, a aliança Lula-Maluf é mais do que natural. O Lula de hoje em nada difere do Maluf de sempre.

Luc

Vamos a realidade, blogueiros sujos em massa estão descontentes, da maneira como foi “mal feito” (como diria a Dilma). O PT pode no meu ver, aceitar ou não se importar com qualquer apoio, não se pode impedir que alguém fale para os outros votarem nesse ou naquele candidato. Mas o erro grotesco foi ir a casa de Maluf, aperto de mão, fotos e tudo mais… no exterior imagino a foto de Maluf na Interpol do lado de Maluf com Lula… inacreditável. Nem que seja 3 minutos perdidos… sem noção esses caras. Agora pra consertar fica mais difícil, sei lá, aparecer renegando o apoio… Creio que seria ótimo um levante, mesmo que na internet somente, dos “sujos” como nós (o que partidos como o PT tem de mais valioso) . Para o bem mútuo. E para que isso não se repita.
(antes dessa atitude, poderia apostar que a prefeitura já estava ganha para Haddad ou Russomano…)

francisco niterói

Vcs se lembram de PINHEIRINHO?
Aconteceu no governo do qual o PSB da erundina é coligado.Por que ela não exigiu que o partido abandonasse a aliança com o tucanato?
Alias, ouvi alguem dizer que o PP do Maluf tem cargos na habitaçao, é verdade?
A erundina estava num certo ostracismo, com exceçao de setores da esquerda.
Agora ela surfa na midiazona. Me lembrou a Marina quando a midia forçou segundo turno com a marina ajudando.
Respeito a erundina, mas acho que ela olha pra um lado e nao que ver outro lado : as aliancas do partido dela. Nao gosto de poiticos assim que vendem a imagem que individualmente eles sao perfeitos quando seus votos representam, no minimo, coeficiente eleitoral e tempo de TV. Hipocrisia.Ajudam o diabo e depois recusam aliança com o capeta.
A soluçao para isso: Reformas, entre as quais a politica e regulamentacao da midia. Duas coisas em que o partido dela ou é contra ( regulacao da midia) ou desconversa. Alguem ai viu o PSB defender financiamento publico que ira ajudar a combater futuros Malufs?

    francisco niterói

    Apanhei muito no viomundo quando da votaçao do projeto do alckmin que privatizava leitos do SUS.
    Vcs se lembram que o PSB da dona erundina votou 100%, eu disse CEM PRO CENTO, a favor desta lei?
    Na epoca lembrei que a erundina ficou calada. Obviamente pois o partido dela estava coligado com o alckmin.
    Pragmatismo só é crime quando dos outros?
    Em tempo: com PP e tudo nao acredito que o Haddad privatizaria leitos do SUS, visto que o PT votou todo CONTRA o projeto do Alckmin.
    O PSB votou a favor, igual o PP.

    francisco niterói

    Errata: Cem por cento
    Desculpem este e outros erros, to navegando e sem tempo.

    abolicionista

    Muito bem lembrado, francisco. Aí estão os limites da dignidade da Erundina…

    BP

    Essa esquerda que se vale da ação “os fins justificam os meios”, é tão terrível como qualquer direita golpista pró-ditadura. Aliás, opiniões e atitudes como essa nos levam às ditaduras, ao radicalismo, ao extremismo.
    O PT nasceu DEMOCRÁTICO, e está sendo levado para o lado ditatorial, por gente que acha que vale tudo, qualquer coisa mesmo, para chegar ao poder.

    Fora Maluf!!!!!!!

    Viva Erundina!!!!!!!!

Zé Brasil

Um dia destes estive aí em Sumpa, esta cidade que não pode parar, pois já está parada: – duas horas e meia de Jundiaí até Vila Mariana, cruzando a cidade pela Av. S. Dummont, no meio da tarde, tipo 15h30min.

Qualquer deslocamento simples, de 4 a 5 km na cidade seja no rush ou não é um tormento de 30 a 40 min e quase furo o mostrador do relógio de tanto olhar prá ele para me certificar que não me atrasaria em meus compromissos já agendados.

Num destes deslocamentos, cutuco o motorista do táxi, paulista da gema, sobre quem ganharia a eleição para prefeito este ano; sobre as chances de Haddad, etc., ao quê ele me responde, com seu peculiar sotaque:- mêu, sem chance, pois aqui só dá o Çerra e o Maluf até de debaixo d’água! Pensei eu: – até mesmo nas inundações de verão, pois até com isto o pessoal já se acostumou, né? Virou Uma ficção que só acontece na tela dos datenas com os resgates espetaculares do helicóptero Águia socorrendo os outros, sim, sempre os outros, pois comigo isto nã acontece jamais…..

A locomotiva já fez a sua escolha desde sempre: vai continuar escolhendo o restolho político, com todo o direito, a pompa e a circunstância devidas, então paciência, pois são pressupostos da Democracia.

Pena que a locomotiva vai cada vez mais devagar, na velocidade um cavaleiro à lombo de burro. E tome perda de tempo, desperdício de combustível,aumento da poluição do ar, da poluição sonora, aumento do desgaste da frota automotiva, perda de produtividade, de saúde física e mental e por aí vamos…nesta pobre cidade rica.

Creuza Maciel

Näo entendi uma coisa – por que Erundina foi primeiro se queixar com o PIG????

amarildo de j valle

pra mim o vice deveria ser o próprio MALUF, ninguém nesse BRASIL conhece SÃO PAULO como o MALUF , a não o ser JÂNIO já falecido.

mineiro

pt burrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrro, imbecillllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll, como pode tanta besteiras ao mesmo tempo , ta tentando abafar as cpis , agora foi buscar o maior escroque , se nao um dos maiores do brasil e ainda essa turma do pt ta achando que fez a melhor coisa do mundo. é caso de policia , esse sugeito maldito deveria é estar preso e nao aliando com partidos em eleiçoes. e o pior o partido que eu mais admirava foi buscar esse m…………………. pt fecha as portas tem a santa paciencia , nos eleitores nao merecemos isso . ta certissima a erundina tem que pular fora mesmo , e atras dela vai mais gente pode esperar , eu nao voto em sp ,mas nessa chapa composto com esse sugeito asqueroso eu nao tambem nao votaria , votaria nulo.

André Dantas

Tem momentos em que acho que as pessoas perdem a noção de pelo que estão lutando. Qual o objetivo? É apenas colocar o PT no Governo? É apenas retirar o adversário de momento do poder? Só isso?
Ontem era Maluf no poder e para tirar Maluf valia à pena fazer qualquer aliança? Isso resolveu? E hoje ocorre a troca descarada do adversário pelo aliado e vice-versa?
Mas qual é o projeto? Tira-se o PSDB do poder, assume a “importantíssima” Prefeitura de São Paulo (Lula e Dilma foram eleitos todas as vezes sem ela…) e aí descarta o Maluf? Diz “valeu Maluf pelo apoio, agora deixa a gente governar honestamente e volta pro lado de lá pra responder a seus processos”. Alguém acredita que Maluf não leva nada nisso? Esse custo não é maior do que perder a Prefeitura de SP?
Pelo amor de Deus, gente. O apoio é cego? É acrítico? Se amanhã o PT se aliar a Serra para vencer um outro adversário de momento também valerá? O objetivo é apenas esse? Vencer as eleições?
Não é o meu. Pelo menos não é o que acredito. Perder eleição qualquer um pode perder (Hadad poderia vencer ou perder com ou sem Maluf, por exemplo), mas a dignidade só perde quem quer.
Não voto em SP, só escrevi porque estou tomando nojo do PT, partido em que votei em todas eleições presidenciais desde o fim da ditadura militar, aquela da qual Maluf fez parte.

    abolicionista

    Caiu como um patinho na retórica do PIG…

    Wagner

    Cara, pedir um pouco – um pouquinho só – de decência na política é fazer jogo do PIG??

    Jesus, é do Maluf que estamos falando! Do Maluf!

    abolicionista

    Eu acho que foi besteira, sim, mas não por causa da aliança com o Maluf (que já existe na esfera Federal e que, caso o Haddad emplaque, garante maioria na câmara). Infelizmente, nos moldes atuais, a política partidária brasileira é mesmo indecente, um lixo, podridão mesmo. Acho que devemos nos indignar sim, mas para pedir reforma política, para mudar as leis do financiamento de campanha. Ou seja, para pedir mudanças estruturais. Você viu o PSD dizer alguma coisa sobre isso? O PT tenta essas reformas há tempos, e não encontra nenhum eco. Agora não dá para pedir para um partido desistir do poder, só o PSOL faria uma coisa dessas… Peço que você, ainda que não concorde com meus argumentos, pense a respeito, ok?

abolicionista

Obviamente a coisa foi muito mal planejada. Se a Erundina ia vacilar tão fácil, por que aceitou ser vice? O PT não conseguiu prever a reação da Erundina? Alguém pisou na bola feio.. Agora é aguentar a pequena burguesia moralista, que vai ao delírio com esse tipo de escândalo. Quanto às alianças, não sei se o PP era a melhor opção, mas com certeza o PT pesou o que estava fazendo. Quanto a essa esquerda moralista de classe média, o PT passou muitos anos fechando com ela e perdendo eleições. Eles até criaram um partido higiênico, o PSOL, com um discurso lindo, mas que não ganha nada, verdadeira utopia de condomínio.Eles ajudam bastante, o PSDB. Mas para eles tanto faz, a polícia nem entra lá no condomínio…

Fernando

PT conseguiu magoar Marta e Erundina e deu São Paulo de mão beijada para os tucanos por mais quatro anos.

geniberto paiva campos

Não dá para entender. Como uma pessoa de larga experiência na vida político-partidária toma uma atitude dessas, prejudicando gravemente o campo da Esquerda em SP? Tinha que ter sustentado a sua decisão anterior e avaliado melhor as consequências eleitorais do seu gesto. Com esta decisão,estranha e equivocada, Erundina, a pretexto de não-aceitação do apoio do Maluf, está promovendo a festa do PIG e dos adversários da candidatura Haddad, com a qual ela se aliou e se comprometeu.Ela teria aceito a composição de caso pensado? Trata-se de um ato suspeito, não-condizente com a biografia dessa ilustre paraibana.Considero um ato de grave traição políticia e que coloca a deputada sob forte suspeição. A História não é benevolente com traidores. Veremos qual a opinião dos seus eleitores em pleitos futuros. Enfim, será que Erundina rima com Marina?

    abolicionista

    Olha, eu acho até possível que a Erundina posse ter alimentado um desejo de vingar-se do PT em algum momento, mas não acho que foi o caso. Acho que foi um problema de articulação. Nos moldes atuais, a Erundina não conseguiria aguentar a barra de uma prefeitura de composição. Ela deveria ter ficado no legislativo. Enfim, bola pra frente. O PIG esperneia mas todo mundo sabe qual a posição dele. Bora derrubar a ditadura do PSDB!

Luis Fernando

Gostaria de ser uma mosca só pra saber o que houve nos bastidores que fizeram Erundina recuar mais uma vez.
E com certeza, foi algo muito sério. Ela já havia engolido como remédio amargo o apoio de Maluf.
De repente, recua novamente de forma definitiva.
Repito: algo muito sério ocorreu nos bastidores. Pena que só saberemos daqui há anos ou nunca saberemos o que houve.

    francisco niterói

    O eduardo campos, com a chantagem em que ele é mestre, ja tinha ganho o principal lá em recife.
    Vcs criticam o PT mas se esquecem deste novo PMDB que está surgindo sem ter tido um ulisses guimaraes em seu inicio.
    A ERUNDINA, politica personalista, foi o elemento adequado para a patacoada do eduardo campos.
    Ele agora disse que apoiara o Haddad mas nao faz questao de ter o vice.
    Aesquerda esta caindo como patinhos ao xingar o PT e esquecer deste partido, o PSB, que esta se oferecendo pra ser o segunda opcao do PIG se o Aecio nao decolar. Vcs se lembram da alianca com o PSD programada? Neste caso a erundina dise que sairia do partido, mas essas aliancas estao acontecendo e ela so preocuoada com a biografia dela. Respeito a posicao dela, mas tem havido incoerencias gritantes.

Messias Franca de Macedo

Consulta: o que o PT deve fazer diante da saída de Erundina como vice de Haddad?
Em http://www.cartamaior.com.br – ‘blog do Emir [Sader]’
19/06/2012

RESPONDE, “NA LATA”, O MATUTO!
… Bom, se a justificativa é o pragmatismo político, que tal indicar como vice o DEMÓstenes Torres &/ou o Carlinhos Cachoeira, quando esse último deixar a Papuda graças a um habeas corpus notívago do Gilmar Dantas – perdão, ato falho -, Gilmar Mendes?!… Pragmatismo é uma coisa, indecência é algo diferente!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    abolicionista

    Resposta do Serra: deixa o PSDB ganhar e mantém a integridade!

Stanley Burburinho

Em SP o PSB da Erundina apoia PSDB do Alckmin e PSD do Kassab. Só o PP não serve?

O PP com Maluf e tudo já é da base aliada do governo federal há quase 10 anos. Só em SP é que não serve?

Com o apoio do PP, o PT tirou de Serra 2 horas por mês de horário gratuito na TV e no rádio. Três inserções diárias de 1m30s.

Velha mídia sem perceber, estampou fotos de Lula com Haddad. Agora todos estão sabendo que Lula apoia Haddad.

Com o apoio do PP, Haddad teria a maioria na Câmara de Vereadores para aprovar seus projetos e instalar as CPIs que foram engavetadas pelo PSDB/DEM ao longo desses quase 20 anos.

Erundina não será mais vice, mas vai aparecer na TV e nos palanques apoiando o PT. Não entendi.

    Rafael

    Eu acho que o problema principal é a briga política que virou pessoal desde as origens do PT entre Lula e Erundina. Os dois têm histórias de vida muito parecidas: nordestinos de famílias muito pobres e numerosas. Mas Erundina se diferenciou por ser mulher e ter estudado, tornando-se professora universitária. Ambos combativos, ela no movimento social e ele no sindical, dentro do PT eram rivais. Erundina foi prefeita escolhida à revelia de Lula que queria Plinio Sampaio como candidato do PT em 1988. Erundina ganhou a eleição com 31% dos votos (não havia 2º turno) contra Maluf e com apoio de Serra que renunciou no final e orientou seus eleitores a votar na Erundina.
    O governo de Erundina foi muito bom, mas limitado de recursos e com total minoria entre os vereadores. Além do que era boicotada por Sarney e Quércia que não lhe repassavam verbas que eram devidas à prefeitura. Dentro do partido Erundina era pressionada pelas tendências de esquerda que haviam apoiado sua candidatura interna contra o Plínio e também “boicotada” pelo grupo político lulista, que não a defendia nem apoiava adequadamente. Inclusive ela se sentiu traída pelo vice Grenhalgh no obscuro “caso Lubeca” de arrecadação de caixa eleitoral denunciado por Ronaldo Caiado na campanha presidencial de 1990.
    Após deixar a prefeitura Erundina foi tendo seu espaço dentro do PT diminuído cada vez mais pela ala lulista, pois ela tinha ambições político-administrativas e a história de vida e imagem pública parecida com a de Lula, como dito no início deste comentário, e com ele rivalizava, tendo ainda o handcap da condição de mulher combativa e esforçada que estudou apesar das dificuldades. Já com espaço mínimo dentro da estrutura do PT cada vez mais burocrática, Erundina aceitou ser ministra de Itamar Franco e aí foi expulsa do PT pela burocracia dirigida por Lula.
    Depois de toda essa digressão, eu tento explicar esse problema de hoje: Lula não se apresentou pessoal e diretamente a Erundina nem no convite para ser vice de Haddad, feito por meio de intermediários, e, pior ainda, nem no ato de anúncio e lançamento oficial da chapa, em que Lula sequer compareceu (e tem lulista cobrando a Marta por não ter ido ao lançamento de Haddad!!). Dali a pouco Lula aparece para o mundo inteiro espetacularizado pela mídia de mão dada com Maluf.
    Erundina, com toda razão, sentiu-se constrangida, insegura e ofendida pela falta de consideração e compromisso pessoal do grande articulador dessa chapa para a qual fora convidada.
    Eu ainda acho que o Lula tem vergonha de todas as coisas más que fez para essa companheira de lutas de integridade ímpar, tirando seu espaço e articulando sua expulsão do partido do qual ela fora uma das principais fundadoras e ao qual doara o melhor de sua vida.
    Lula não consegue olhar nos olhos limpos de Erundina, é uma questão pessoal, ele é humano, e se envergonha perante ela.
    Eu pensei que ele fosse interceder para ela continuar na chapa, acho que se ele fosse sincero com ela e conversasse ela toparia. Mas Lula não é Deus, é um homem com muitas virtudes, carisma e também seus defeitos.
    Erundina também poderia ter relevado esse problema e tentado novamente, em nome da causa maior, pois ela mesmo disse que NÃO TINHA MUDADO DE RUA, APENAS DE CASA.
    Mas os dois são humanos. E a política é feita, fundamentalmente, por humanos e não pelos mitos.

    Ana Cruzzeli

    Por que o Lula não tem coragem de olhar nos olhos de Erundina?
    Dois anos depois dele ter sido ROUBADO pela chapa ITAMAR-COLLOR ela Erundina vai justamente para a chapa que ROUBOU a presidencia do PT?
    Não se alguém tem que ter mágoa de alguém é Lula pela Erundina, mas não ele não teve e aceitou de bom grado aquela que o traiu sem pestanejar com vice da campanha que ele está mais empenhado na vida.
    Não o que Erundina fez mostrou pequenez, ela não está no mesmo degrau do Lula.
    Aquela encenação em um dia e no outro essa pataquada. Pelo amor de Deus, só por causa de uma foto? Se ela tem mágoa por ter sido expulsa, mulher que é mulher dá o troco de outro jeito, vide Dilma, foi lá no Otavinho, e fez o cara de gato e sapato e a besta até hoje não percebeu, porque é um otário.
    Não tem mais coisa aí, acho que é justamente o contrário, Erundina está sentido a consciencia pesada pela maldade que fez 2 anos depois que o Lula e o PT foram roubados.
    Erundina mostrou uma coisa, não tem frieza para ser politica.

    Wladimir

    Rafael, grato pela explicação, eu não conhecia tudo isso que você falou. Eu fiz minha as palavras da colega Laura -comentário mais acima- este seu comentário da sentido a decisão dela, ou seja: Foi mágoa pessoal.

    Molina

    O melhor comentário até agora. Bastante esclarecedor.

Wagner

Eu sei que relembrar a história pega muito mal hoje em dia, mas é bom ver, pelo menos de vez em quando, os mocinhos agirem como mocinhos e os bandidos agirem como bandidos.

Em plena época de Comissão da Verdade, o PT se alia à pior cria da ditadura militar.

Paulo Maluf, sobre quam o coronel Lula já dirigiu os maiores impropérios e afirmou que deveria pega prisão perpétua.

Paulo Maluf, a quem Marta já chamou de nefasto.

E, principalmente…o Paulo Maluf que constuiu o cemitério de Perus para desova de CADÁVERES DE PERSEGUIDOS POLÍTICOS.

Cemitério este que só foi investigado por determinação de uma certa paraibana que assumiu a Prefeitura há milhões de anos atrás.

Parabéns Erundina. O povo não é bobo e sabe distinguir o joio do trigo.

Em nome da governabilidade, de derrotar o Serra e outras patacoadas, o PT vai se transformando naquilo que sempre combateu.

Tetê

Erundina ainda não vendeu sua alma ao diabo. Ainda bem

    Luana

    Ainda bem! Ainda bem! Ainda bem!

Karlos Augusto Vellos.

Uma molecagem que não condiz com a biografia de uma paraibana que enfrentou a fome, a ditadura, o preconceito, o próprio Maluf e também, porque não o PT. Em todos os embates, Dona Lulu Dina sua velha opinião formada sobre tudo, como já dizia Raul extiveram presentes na tomada de sua posição. Deve ser respeitada por isso. Agora, como já disseram pelo menos uma dezena de outros postadores porque de sua constante indecisão? Não queria, queria, não, eu não queria. Sou uma mulher de palavra. Não, seus atos mostraram que não foi. Ora, se o PT de antigamente não aceitaria uma aliança com o PP que é maior que o Maluf, porque a deputada setuagenária não decidiu-se de uma vez?

Quando do convite e do aceite ao mesmo, sabia-se e era comercializado por jornais, rádios e TVs que a aliança seria ate aquele momento PT/PSB/PP não é? Para a Erundina não foi.

Verdadeira covardia. Ate não queria acreditar, mas os fatos me levam a supor que ela agiu premeditadamente.

vania maria

Minha chapa dos sonhos
Haddad e Protogenes!!!

Viva o Brasil!!!
Viva o Lula!!!
Viva a Dilma!!!

Messias Franca de Macedo

… Por que ninguém no PT tem a coragem cívica de – quando necessário – “peitar” o Lula?! O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva transformou-se num mito nacional, é bem verdade – e de forma meritória… No entanto, muito longe de ser um Deus!
EM TEMPO: alguém, “aí”, avisa ao Lula que ele precisar lembrar do seguinte: ao se aproximar do fim do segundo mandato, o presidente Lula, reiteradas vezes, propugnou que saberia ocupar o lugar de um ex-presidente da República; seria difícil ‘desencarnar’, contudo, uma vez concluída a sua missão, buscaria ajudar o país através de ações e projetos deslocados do Poder Oficial… “Olha a postura, presidente!”, diria um ortopedista e/ou fisioterapeuta!(?!)

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

vania maria

Haddad-Lula-Dilma to com voces adooooooooooooooooooroooooooooo!!!!
sai uma vice entra outro…

Djijo

Alguém contou a tal história de Churchil que teria dito que se Hitler invadisse o inferno ele se aliaria ao diabo para combater Hitler. No caso do PT, não percebeu que o aliado era Mussolini. Ou o imperador Hirohito. Ambos aliados de Hitler. Acho que depois dessa fica interessante. Mídia bate no Maluf e se ele se aliar a Serra, fica redimido? Acho que depois dessa, Maluf tem que largar a presidência do partido.

Julio Cesar

Cara LUIZA ERUNDINA, MEUS PESAMES e pensando por outro prisma imagine como é difícil derrotar os nazifascistas. Lembre-se das tres derrotas do Lula, de toda a sujeira que o pig e os outros partidos fizeram. Então vieram a tres vitórias e todo um aprendizado politico. E agora nós vemos Lula fazendo acordo com o PP de maluf, imagine ao que este homem é capaz de se submeter para mudar o pais, imagine o tamanho da dor que ele sentiu naquele aperto de mão. Não LULA não exagerou desta vez não, agora mais do que nunca NÓS devemos caminhar ao lado, na frente, na retaguarda, por todos os lado do maior estadista brasileiro de todos os tempos. VIVA LUIS INACIO LULA DA SILVA . VIVA DILMA. VIVA O POVO BRASILEIRO.

carlos dias

Erundina j’a vai tarde…

    Willian

    Abaixo Erundina! Viva Maluf!

    paulo roberto

    Viva o Maluf e viva o Serra , né willian?

    carlos dias

    nao acho certo sua intervencao ironica… eu achoq ue erundina nao acrescenta nada, o partido dela apoia geraldo pinheirinho alkmin (votaram pela privatizacao dos leitos hospitalares e erundina nao se desfiliou do partido)… entao nao é viva maluf, seu tolo… É abaixo erundina!! Cínica pseudo moralista sem palavra e traíra vestida de adornos de candura … Não me enganam pessoas assim… O povo que se foa em verde e amarelo por sou purista, esse é o lema de erundina e similares… repito, esse moralismo tipo collor nao me engana….

Henrique

Isto é a democracia – o direito de escolha.

trombeta

Erundina desce do salto, você não é o centro do mundo.

Silas

Definitivamente o PT já era…
Prefere malufitas…
Os petistas que se f…
Maluf deve ser convidado pra vice…

Vlad

A aliança com o PP, por si só, ainda que o ex-governador biônico esteja em suas hostes, provavelmente não faria Erundina desistir.
Mas o Doutor Ofélio (não satisfeito com a pataquada de convidar o Kassab e ficar de tititi com o Gilmar Dantas)pegar o seu inventado candidato e ir à casa de Maluf posar para a fotografia foi demais para o estômago da Erundina.
Ou não?

Francisco

Nem contra, nem a favor, somente um tema para pensar:

Como condenar o PSDB na aliança como o criminoso Carlos Cachoeira e estabelecer aliança com o criminoso Paulo Maluf?

Não sou uma virgem, conheço Maquiavel e sei: politica é a arte do possivel.

Mas e a relação custo X beneficio?

Se fosse o governo do estado, vá lá, mas a prefeitura..!

Presidente Lula queimando capital politico precioso para obter uma… prefeitura? Paris não vale essa missa toda…

    renato

    Gostei…Ao menos um comentário racional.
    Jesus eu não tô entendendo,é muita coisa- cachoeira,serra maluff,cpi,fim da cpi, cpi só tá começando, e minha filha me tira um sarro, me mostrando Lula apertando a mão de Luff.Fui pego num fogo cruzado, ainda estou de cabeça baixa na trincheira, até chegar os reforços…Me ajudem…

Messias Franca de Macedo

Parabéns, ínclita, impávida, coerente, altiva, radicalmente autêntica, digníssima brasileira Luiza Erundina de Sousa… Orgulho de sermos nordestinos, a dignidade, o respeito à palavra e à história… O Brasil [e o seu povo] e a humanidade agradecem o seu ato pedagógico e civilizatório!

Felicidades!

BRASIL NAÇÃO – em homenagem à grande brasileira, uma das raríssimas exceções de probidade na política nacional, Luiza Erundina
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Fred

Sou PT desde o seu nascimento. Sempre votei nos candidatos do partido. Dessa vez, vai ser diferente. Não foi um tiro no pé, foi um tiro no peito. As tentativas de justificar a aliança com Maluf são infantis, patéticas. Só falta culparem a decisão de Luiza Erundina pela derrota agora inevitável. Meus respeitos, dona Luiza, pela coerência e dignidade que ex-companheiros já perderam faz tempo.

    mineiro

    assino em baixo jogou a eleiçao na lama. ja faz tempo que eu me envergonho desse pt tucano , que é a outra face dos demonios tucanos. e louvo a atitude da luiza erundina , que tem descencia e vergonha na cara. e provou que nao se vende por nada. pt dessa vez como o colega desse comentario disse ,voces nao deu so um tiro no pe , voces deram um tiro em tudo quanto é parte do corpo. eu sempre voto no pt para pres. mas para o resto eu ja perdi as esperanças , o pt ja era e depois dessa acabou. aliar a esse escroque maldito é o fim da picada. como um partido de tanta historia se reduzir a isso , é lastimavel.

    Jakson

    Ah vai, vai mentir assim na caixa prega.
    Se fosse petista mesmo não pensaria assim, deve ser eleitor do serra.

    PauloH

    Jogar com o regulamento debaixo do braço não vale pra política. Um partido de verdade tem que ter no mínimo coerência. Se o PT agora se alia aos grupos que representam o que a gente sempre combateu, o que sobrou do PT? Pelo que estamos lutando?

Márcio Carneiro

Incrível como tem pessoas que ainda aplaudem o PT e seu grande líder (Lula).

Erundina apresentou o resquício de honra que ainda há na esquerda, mostrando que até na politica tem limites e o Lula está passando dela.

Lula mostrou que o seu único interesse é tomar SP, como uma questão meramente pessoal, não existe mais plano, meta, causa, revolução ou qualquer coisa parecida com isso. O que tem é um ego inflado de uma pessoa que se considera o dono do país querendo testar seu poder. A aliança com o Maluf é imperdoável. Maluf representa o que há de pior da chamada direita burguesa, legitimo representante de (quase) todos os males que o nosso povo sofre, até apoiador da ditadura ele foi.

Lula perdeu a noção. Da mesma maneira que ele colocou o PT no topo, ele irá afundá-lo.

Gilberto

A quem interessa?
Erondina tem suas razões. Lula tem as dele.
A derrota na ultima eleição para FHC deixou marcas profundas em Lula, nosso amado e eterno presidente, sofreu muito com aquela derrota e deve ter passado muito tempo pensando e se eu tivesse me aliado?

O fato é que Lula ficou mais aberto a alianças antes imconcebíveis. Se por um lado essas alianças descaracterizam uma trajetória, ela também éfruto de uma trajetória.

Não quero nem Maluf nem Serra eleitos para nada, não gostaria de ver o PT aliado a Maluf… mas muito pior seria ver Serra ou o proprio Maluf eleito por São Paulo… acredito piamente que os votos de maluf vão para Serra, não sei se 1´30″ na televisão valem a perda de Erundina… já li muita gente que entende mais que eu escrever que esse tempo extra pode decidir uma eleção…

minha posição é não a Serra

Paciente

O PT mudou demais. Está cheio de lama como os outros.

edna baker

Lula sabe o que faz. Nós é que não sabemos.

    Daniel

    Logo logo veremos uma aliança PT/PSDB, rsss…

    Leonardo

    Já existe, em Belo Horizonte.

Maria Thereza

Acho que ninguém à esquerda estava contente com o acordo com Maluf. Mas, o PSB está se saindo melhor do que a encomenda. Era apenas um acordo, com um objetivo muito claro. Tomara que os paulistas consigam ver além do óbvio e saima do tucanato em que estão mergulhados há tanto tempo.
Tinha muita admiração pela Erundina, mas sua última (?)decisão me decpcinou muito, principalmente por ela ter dito que não era de recuar e tinha palavra. Ficou ingênua de repente? Pior que isso só o nosso judiciário.

O Virtual

Pelo menos Erundina tem coerência e acima de tudo escrúpulos, artigos em falta a todos os petistas, principalmente ao todo-poderoso que faz esse bando de lambe-botas curvarem-se à sua vontade.
E dando prosseguimento à liturgia deste enlace com a “elite” paulistana, outra reunião ocorrerá na Rua Costa Rica, mais especificamente naquela mansão localizada na região mais nobre da capital paulista, onde vários padrinhos estarão presentes para sacramentar este insigne matrimônio:
-Sarney, representando a “elite” do Amapá,
-Roseana Sarney, representando a “elite” do Maranhão,
-Renan Calheiros e Fernando Collor, representantes da “elite” alagoana,
-Jáder Barbalho representando a “elite” do Pará,
-Romero Jucá representante da “elite” de Roraima,
-Alfredo Nascimento da “elite” amazonense,
E por aí vai….

Jairo Beraldo

Ciúme de homem é uma merda!

Mancini

Azenha, o jornal da fonte desta notícia, que foi novamente atualizada às 19:21 confirma o afastamento.

Marcio Leandro

Nada muito diferente daqui de Curitiba, onde o PT será o vice do Gustavo Fruet (ex-PMDB e ex-PSDB), conhecido por suas críticas hidrofóbicas durante os governos Lula.

Marcelo de Matos

Ótimo. Agora o Haddad vai vencer, qualquer que seja o vice.

    marco

    Vai vencer, mas com esse pragmatismo nojento que vem norteando o PT, todos nós perderemos….

Richard

Para Lula e os estrategistas do PT tudo bem. Durante a campanha eles dão uma radicalizadinha no discurso, demonizam o PSDB e Serra e, falam que a esquerda sairá enfraquecida se perder em SP. Aí a militância vai às ruas, os blogueiros montam suas trincheiras contra a direita e o PT e seus aliados ganham mais uma eleição.

Roberto Gomes

Bem feito, paciência tem limites, ou Chatlita ou Russomano.

Roberto

Erundina é pessoa rara e política mais ainda. Decente, digna, honesta até o último fio de cabelo.
O problema é a questão de sempre: O que importa: Jogar bonito e perder ou jogar feio e ganhar? Não, não estamos falando de futebol, mas de política mesmo.
Lula provou que é melhor jogar feio e ganhar. Depois que se ganha consegue-se mudar a vida das pessoas. Paga-se um preço por isto, mas quando feito em nome dos menos favorecidos aceito que valha a pena.
De que adianta a atitude de Erundina? O que ela conseguiu com isto? Mudou algo? Não, nada. Não conseguiu nem mesmo governar a prefeitura quando eleita.
Lula é mestre nesta arte. Consegue abraçar Maluf como se abraçasse o Ronaldo Fenômeno.
Ele faz até o Maluf acreditar que é realmente uma aliança.
Não é. É simplesmente um acordo. Nada mais.
Continuo admirando Erundina.

    priscila maria presotto

    Eu tb Roberto!Simpatizo com o PT ,amo Lula!Mas essa eu não consegui engolir não…Maluf?Procurado pela Interpol….O rouba ,mas faz ?Estupra ,mas não mata??????To fora….Votarei em Haddad ,mas acho que ele não emplaca ,tomara que eu esteja errada.

    Ildefonso Murillo

    Falou tudo Roberto.
    Discurso filosofico em blogs não enche barriga!
    Tudo muito bonito nas palavras. Nas ações a coisa é diferente. Etica e moral são conceitos muito mais complexos que as estorias de mocinhos e bandidos.
    O Lula e a maioria das pessoas inteligentes aprenderam que não adianta ter o legislativo sem ter o poder executivo. Não se muda nada. Eles têm o capital e mandam na mídia. Para ganhar o poder, pode ser que vc tenha que descer ao inferno e será necessário que vc tenha estomago para dialogar e negociar com o próprio Satanás. Quem não tiver estómago, pede pra sair antes de começar a briga.Pra resolver alguma coisa tem que ter a caneta. Assim fez o Lula e assim está fazendo a Dilma.
    O PT já havia iniciado negociações com o Kassab que eh muito pior que qualquer alternativa porque, alem do cara ser ruím demais, perderiam no acordo a critica à pessima administração dos dois: Cerra e Kassab. Felizmente falhou a tentativa, mas, estava dada a regra do jogo. Quem não viu e não entendeu, tá precisando ler e enxergar um pouco.

    Roberto

    Perfeito Ildefonso, é isso mesmo. Complementou meu pensamento.
    Quando se quer jogar tem que aprender as regras. E se quiser ganhar poderá ter que cometer faltas, penalties, fingir contusão e intimidar o juiz.
    Lula jogou e perdeu até aprender as regras. Daí começou a ganhar e passou os ensinamentos para Dilma. Não dá pra ser presidente sem conversar com o Sarney, o Renan Calheiros, o Lupi, o Paulinho, o Costaneto e o próprio Maluf.
    Se a Erundina não quer sair na foto com o Maluf não precisa.
    Mas, a bancada dele vai estar alí na Câmara. Vai ignorá-los?

Pedro Ramos de Toledo

‎”Dizem que os fins justificam os meios. Eu digo que alguns meios não justificam fim algum”

– Pierre Joseph Proudhon

Minha família acompanhou a história do PT desde a sua fundação no Colégio Sion, quando todos pensávamos que finalmente teríamos um partido ligado às causas dos trabalhadores e oprimidos deste país. Ainda que não filiados, participamos ativamente, assim como milhares de homens e mulheres anônimos, na construção daquele que todos imaginavam que viria a ser o maior partido de esquerda do mundo. Aos 13 anos, em 1989, participei junto à militância aguerrida que levou o PT ao segundo turno, em uma anárquica operação de boca de urna que contou com dezenas de milhares de simpatizantes por todo o país. Desde então votei fielmente nesse partido desde que tirei meu título de eleitor. Mesmo contrariado com os rumos que o partido tomava, participei das campanhas de Lula em 2002 e 2006. Contra Serra em 2010, voltei novamente às ruas para apoiar a eleição da Dilma, ainda que tivesse que engolir Michel Temer de Vice. É muito sapo. Maluf é a gota d’agua.

É triste, depois de 32 anos, ver que esse partido, construído por cidadãos comuns comprometidos pelo elevado ideal do socialismo, se mostrou tão somente uma rampa em direção ao poder, construída por meia dúzia de “cardeais Richelieu”. Depois de hoje, afirmo: O PT está morto. O PT de Chico Mendes, Betinho, Sérgio Buarque de Holanda e Paul Singer foi morto para que o Projeto do Dirceu, Palloci e Companhia vingasse. Ao aliar-se ao Maluf (!!!), O PT cuspiu na cara de sua militância histórica. Chutou a memória de Chico Mendes. No entanto, pensando bem, é coerente. Eles se merecem. São da mesma laia. Espero que venha valer a pena esse pacto infernal. Não para São Paulo. Isso não é possível. Mas para esse esquema sujo e mesquinho de poder que tanto excita o animal político dos “donos” do PT. Meus Pêsames.

    Ricardo

    prezado pedro ramos de toledo, faço minhas as suas palavras.

    nunca estive tão decepcionado com o PT. sempre pediu voto aos funcionários públicos, e hoje não dá reajuste. falava mal dos bancos, e abriu a mina de dinheiro do consignado. defendia os aposentados, e empurrou a contribuição de inativos.

    fui militante do PT. participei do diretas já. apanhei de polícia. fui chamado de comunista, radical, doido, o que vc puder imaginar de um cara esquerdista em plena ditadura. olhava para os baluartes do PT e pensava : cara, um dia esse pessoal vai para o poder e vai varrer pilantras como Maluf do mapa.

    e agora Lula se abraça com maluf. trai a todos nós, petistas desde o início.

    é, o PT morreu. parabéns, Erundina. Você é coerente.

    Ricardo
    Ex-petista. nunca mais terão meu voto nem a minha campanha em favor do PT. nunca mais.

    CarmenLya

    Pedro e Ricardo…
    “estive” PT como vocês e tantos outros jovens, que acreditaram em um mundo melhor e que o Partido dos Trabalhadores seria esse caminho. Eles mudaram…eu não…
    Fico feliz que a Erundina, pelo menos, continue coerente…
    PT nunca mais!!!!!!

    Rafael

    Mais um voto de um “honesto indignado” para o PSOL. A grande maioria dos que você citou aí com certeza estariam muito contentes com o resultado destes governos que há 12 anos está CONCRETAMENTE mudando para muito melhor a vida material e intelectual da maioria dos brasileiros, os pobres, os ricos e os “classe média” que rejeitam falam mal mas usufruem dos resultados materiais. Será que sabe que Maluf apoia o governo federal há mais de 8 anos e seu partido comanda o Ministério das Cidades? Onde isso atrapalhou os governos Lula e Dilma de realizarem todas as possíveis melhorias que estão realizando em todas as áreas da sociedade? E o partido da Erundina, o PSB, também há muitos anos aliado ao governo federal, tendo Pernambuco e Ceará como estados que mais receberam incentivos e investimentos federais e que mais cresceram em nosso país na última década? Esse seu discurso, inclusive dizendo ter sido petista histórico, é muito parecido com todos aqueles que os demotucanalhas neste momento estão divulgando nos noticiários e comentários, mesmo você não sendo um deles. Mas a maioria dos eleitores brasileiros e, espero, também dos paulistanos, realistas e objetivos, mais bem informados hoje em dia, elegerão uma chapa progressista para mudar a gestão municipal numa aliança política liderada pelo partido que por duas vezes fez os melhores governos que esta cidade já teve (1988-92 e 2000-2004).

    Pedro Ramos de Toledo

    Rafael, não tem que pôr entre aspas não: Sou um cara honesto e estou indignado. Não nego – ao contrário, apoio efusivamente – as transformações pelas quais passou o nosso país nos últimos 12 anos. No entanto, reafirmo: Tô de saco cheio dessa “realpolitk”. Não concordo com a política do possível. A política do possível não pertence à utopia do socialismo, da construção de um mundo de iguais. A política do possível empurrou o PT em direção a sombra do que já foi. Quero mais do que isso. Quero uma reforma agrária irrestrita e integral. Quero a erradicação total da exploração humana. Quero igualdade de oportunidades para todos os brasileiros. Quero uma democracia de conselhos, baseada na participação direta dos cidadãos. Quero o fim dos oligopólios e plutocratas. Quero educação de qualidade para todos. E essa “política do possível” é a negação de tudo isso.

    De novo reafirmo: Não só uma aliança com o Maluf não era necessária, como era e continua sendo nefasta. Esse não é o PT progressista. Esse é o PT que não negocia com os grevistas das Federais e prende alunos manifestantes na carceragem da PF. Esse é o PT que solta bilhões nas mãos dos bancos e dos latifundiários. O PT que vem realizando as transformações que eu e você apoiamos está vendendo a alma na suposição de que tais pactos servem a um fim maior. O problema é que o PT que começou a jornada não será o mesmo que chegará a esse fim. Será um PMDB da vida.

    Esse episódio vem mostrando o significado daquela velha máxima: “Quando você olha para o abismo, o abismo olha de volta pra você”.

    Eu acredito na utopia. Eu acredito na revolução. Pode guardar pra você o “progressismo malufista”. Eu não o quero.

André

Alianças a qualquer custo podem ser o começo do fim!!!
Embora ache que o pior é Serra prefeito, e não essa aliança estapafúrdia,mandaram mal nessa. Certa está a Erundina que construiu uma trajetória limpa, o que não é normal nesse antro, mas sinto a turma toda entrando na pilha da mídia, pois se essa aliança tivesse sido feita pra apoiar José Serra não causariam tamanho estardalhaço, mídia hipócrita e de um moralismo seletivo que chega a feder, fiquemos atento pois eles estão militando, e nós sem perceber estamos desmilitando,não vai ser a 1° e nem a última aliança duvidosa que vamos ver nessa política escrota, mas até que ponto uns podem e outros não?

    Pedro Neto

    “Se um cão mordeu um homem, isso não é notícia. Mas se um homem morder um cão, isso é notícia!!!”
    Charles Anderson Dana.

    Obviamente uma aliança PSDB/Maluf é menos esdruxula do que uma aliança PT/Maluf, a questão não é a aliaça com Maluf, mas o rasgamento dos princípios do PT.

José de Queiroz

Sou eleitor de Lula, mas se fosse votasse em São paulo, anularia o voto.
Parabéns à Erundina. Tudo tem limite; até o jogo político.

Sandra

Se o Maluf for o vice eu voto em Haddad.

    Sagarana

    Se o Hadad for o Vicente, eu voto no Maluf. KKKKK!

Felipe

Como assim reviravolta, a Veja já havia antecipado essa informação há alguns dias.

Elias

Para mim foi o famoso balde de água fria. As 15:43 postei no Viomundo:

Luiza Erundina merece todos os aplausos. Aplaudo-a pelas críticas que fez e aplaudo-a pela grandeza de continuar nesta luta ao lado de Fernando Haddad. Erundina é pedra preciosa, é diamante do mais alto quilate. Atenção militância! Não temos tempo a perder. Comecemos logo o boca a boca que muito ajudou Erundina a se eleger prefeita de São Paulo. Agora é Haddad/Erundina. Faltam 110 dias para as eleições de 2012. É tempo suficiente para nos empenharmos e vencermos de preferência no 1º turno. Será uma eleição para lavar a alma de uma cidade encardida pela fuligem emanada de um governo aqui instalado há 18 anos.

Três horas depois Luiza Erundina diz adeus à candidatura. Triste. Mas seguiremos em frente. Certamente Erundina continuará sua luta por uma São Paulo melhor e não deixará de apoiar Haddad na campanha que se aproxima.
Os privatistas têm de sair do comando desta cidade que é quase um país.

    ricardo

    Claro, Erundina não deixará de apoiar Haddad. Já posso até imaginá-la nos palanques de mãos dadas com o Maluf.

    Elias

    Subir em palanques é coisa da velha guarda, caro ricardo, hoje o palanque é eletrônico. E Erundina garantiu seu apoio ao governo popular de Haddad em São Paulo. Ela simplesmente desistiu de ser candidata a vice, mas sua luta em defesa dos desfavorecidos continua. Desculpe, sua piada não tem graça nem sentido.

Manoel R.Mello Jr

FORÇA HADDAD POR UMA SÃO PAULO MAIS HUMANA E JUSTA.

Valéria

Erundina, está fazendo apenas o jogo da direita, primeiro ela tinha que deixar o PSB, pois o Eduardo Campos, faz acordo com Deus e o diabo ao mesmo tempo.

    Lucas Gordon

    Mais desse blablabla de “jogo da direita”? Basta desse pensamento estalinista! A esquera se pauta sozinha, não precisa ficar com essa retoricazinha frouxa bíblica de “quem não está comigo está contra mim”.

    Leonardo

    Muito bem colocado!!!

    priscila maria presotto

    Desculpe Valeria ,a postura de Erundina sempre foi correta,durante todos os anos de sua trajetória política…Vc esta equivocada.

lulipe

Acho que o Serra não vai precisar nem sair de casa!!!Quem sabe amanhã ela não decidi ficar novamente…Aí na quinta ela desiste novamente…

joão33

A ERUDINDINA DEVERIA ENTÃO DEIXAR O PSB , QUE DE SOCIALISTA NÃO TEM NADA

    Werner Piana

    é fato.
    Se Erundina não aceita a direita representada pelo Maluf ou Alkmin, ou Aócio, etc, deveria mesmo deixar o partido já que o PSB é aliado destes governantes estaduais…
    Radicalizou demais, acho.

    Concordo que fazer acordo com Maluf logo depois do lance da publicação da interpol foi vacilo.

    Enfim. Lamento a perda dela como vice do Haddad.
    Mas é ÓTIMO te-la de volta à Camara Federal, das melhores representantes por lá!

Fabio Passos

Abusaram.
Perder Erundina é uma pena para São Paulo.

    Lu Witovisk

    Isso ai Fabio. Mas a Erundina tem razão… com Maluf é impossivel.

Tiago Tobias

Parabéns PT, parabéns Haddad. Essa aliança com o Maluf foi desnecessária e vai custar mais uma vitória da direita em São Paulo. Lula foi patético nessa estratégia. Realpolitik às vezes dá merda.

    Abdula Aziz

    O PT acabou de dar um tiro no próprio pé. Se prostituiu deitando com o inimigo. Isso não é politica é burrice.

Mancini

Azenha, Recife, BH e Sampa. O Lula precisa descansar! http://refazenda2010.blogspot.com . Muito obrigado!

    Werner Piana

    Realmente. Poderia ter poupado o PT nestas 3 cidades…

    francisco niterói

    Werner
    Qual o traço comum nestas tres cidades: UM determinado partido cujo presiddnte chantageia o tempo todo, inclusive com tratativas com a direita, lembram da uniao com o PSD?
    Fala- se muito de administraçao maravilhosa em pernambuco, mas as grandes obras meparecem do governo federal, inclusive muitas em detrimento de outros estados.
    AERUNDINA nao lhe incomoda isto, nem aliancas do partido do Maluf com todo mundo do PSB.
    Quando o eduardo campos falou que nao era necessaria regulacao da midia, ela se calou.
    ALGUEM viu ela falar alguma coisa quando o Alckmin tentou privatizar leitos do SUS?. O PSB votou todo a favor da privatizaçao e o PT, o partido que a erundina hoje olha de lado votou contra.
    ATENÇAO: o PSB é o novo PMDB. Aerundina sabe disso, mas so sabe posar como intocavel enquanto o partido dela faz a festa.

Álvares de Souza

Foi ruim!

Deixe seu comentário

Leia também