Ataque de Gilmar fortalece tentativa de Cunha e oposição de atropelar STF

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2015-12-18 às 22.37.08

Cunha e oposição apostam em mudança do regimento para driblar STF sobre comissão

Agência Estado, no Estado de Minas, 18.12.2015

Brasília, 18 – O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e líderes de partidos da oposição apostam em Projeto de Resolução apresentado pelo DEM para conseguir reverter decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que barrou a possibilidade de candidaturas avulsas.

Apresentado pelo líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), o projeto dá nova redação ao parágrafo 2º do artigo 218 do Regimento Interno da Casa, prevendo que serão admitidas tanto as indicações dos líderes partidários “como candidaturas avulsas oriundas do mesmo bloco ou partido” para eleger membros da Comissão.

Líderanças ouvidas pela reportagem preveem que a proposta só será votada, contudo, no próximo ano.

Mendonça promete apresentar um requerimento pedindo urgência ao projeto logo no primeiro dia da volta do recesso parlamentar, em fevereiro. O pedido precisa ser aprovado pela maioria absoluta dos 513 deputados, ou seja, por 257 parlamentares.

“A Câmara não pode submeter os 513 deputados à vontade de líderes partidários. Isso seria você entregar o processo de impeachment de bandeja ao Palácio do Planalto”, afirmou o líder do DEM. “Eleição pressupõe disputa e disputa é com votação”, emendou Mendonça.

Pelas decisões do STF, ficaram proibidas tanto candidaturas avulsas como a votação secreta para escolha dos 65 membros da Comissão Especial. Na prática, a Corte anulou a votação que ocorreu no início de dezembro e que elegeu secretamente chapa avulsa formada por 39 deputados, a maioria com posicionamento a favor do afastamento de Dilma.

Absurdo

O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), criticou a decisão do Supremo. “Isso é absurdo. Que eleição é essa sem concorrência. Eleição pressupõe disputa”, criticou. O parlamentar aposta no projeto do DEM para reverter a decisão. “Não tenha dúvida que isso vai ficar para o próximo ano”, comentou.

Nessa quinta-feira, o presidente da Câmara disse respeitar as decisões do STF, mas mostrou preocupação com a questão da chapa avulsa. “E se a maioria do plenário rejeitar a chapa indicada pelos líderes, como fica?”, questionou. Em entrevista coletiva, ele citou o projeto do DEM como uma das possíveis saídas para resolver o impasse.

PS do Viomundo: Como se sabe, Gilmar Mendes arquivou em 2014 investigação sobre crimes financeiros que incluía Eduardo Cunha; derrotado no STF na definição do rito do impeachment, ele deu uma incrível entrevista à rádio Jovem Pan:

Lembra que eu tinha falado do risco de cooptação da Corte? Eu acho que nesse caso isso ocorreu.

Mas isso é ilusório. Porque imagine que diante desse quadro de grave crise de corrupção, nós vamos ficar fazendo artificialismos jurídicos para tentar salvar, colocar um balão de oxigênio em alguém que já tem morte cerebral.

 É claro que há todo um projeto de bolivarização da Corte. É evidente que assim como se opera em outros ramos do Estado, também se pretende fazer isso no tribunal e, infelizmente, ontem (quinta) nós demos mostras disso.

Muita gente interpretou a entrevista apenas como desabafo de perdedor. Não foi. É parte de uma nova fase do jogo, a de desmoralizar o STF a partir de dentro do próprio STF. A quem serve isso? A Eduardo Cunha, cujo afastamento do mandato e da presidência da Câmara será decidido… pelo STF. Há muitas outras situações em que a Corte poderá ser instada a interferir no processo do impeachment.

Dizer que a Corte tem lado — o de Dilma Rousseff e do PT — é uma forma de chantagear e constranger os ministros a tomarem decisões que sustentem os objetivos de Cunha e do PSDB. No curto prazo são os mesmos, já que o presidente da Câmara conhece como ninguém os macetes do regimento e tem a tropa de choque necessária para impor suas decisões.

O que se tenta, desesperadamente, é compor uma comissão de impeachment majoritariamente comprometida com o enquadramento de Dilma por crime de responsabilidade por conta de pedaladas fiscais. Isso prolongaria o processo de desgaste do governo no ápice da crise econômica. Mesmo que Dilma obtenha os 171 votos necessários para arquivar o processo ainda na Câmara, a instabilidade política continuará contaminando a economia. É puro quanto pior, melhor!

Leia também:

SP aprova monitoramento de agressores de mulheres, mas sanção de Alckmin é incerta


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson

Cunha, Mendes, PSDB, DEM et caterva.

Esta turma representa a podridão no mais elevado grau. Podridão que, quando a gente imagina que tenha chegado ao ápice, eis que Cunha, Mendes, FHC, PSDB, DEM et caterva conseguem se superar e apodrecem um pouco mais.

No pasarán!

Os trabalhadores e o povo brasileiros saberão dar o destino adequado a esta corja podre.

Sidnei Brito

Bolivarização?
Gilmar Mendes deveria estar preocupado com uma “macrização” do STF, o que fatalmente ocorreria se sofrêssemos um golpe no Brasil.
Para quem não sabe – e pelo jeito Mendes não sabe -, o preferido dos tucanos, o presidente Macri, da Argentina, nomeou dois ministros para a Suprema Corte deles por decreto, ou seja, sem passar pelo crivo do Congresso de lá.
Ah se fosse o Maduro, ou o Evo, ou o Correa…

Estrela Vermelha

Aos constitucioalistas: não cabe uma AÇÃO POPULAR contra o Ministro Gilmar Mendes, que usa a toga de juiz para fazer política??

FrancoAtirador

.
.
Celso de Mello Bolivariano?!?
.
TázBrincando, Porcão Beiçudo!
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Mesma Técnica de Intimidação Criminosa foi Utilizada pelo PPSDemB, na Mídia Jabáculê,
    .
    quando do Voto do Ministro Liberal Celso de Mello nos Embargos Infringentes da AP 470.
    .
    .

Urbano

O que o mer@’aonça não faz para sobrepujar alguém do além…

Regina Fe

O que vemos hoje é a substituição da tortura aos corpos pela tortura à lei. Os golpistas de hoje tentam colocar a Constituição no pau de arara para sangrar e afogar o ideal de um País mais justo e progressista. Só que o tempo é outro e a civilização tem pressa em ultrapassar as trevas e seguir seu destino evolutivo. Tenho confiança nas mentes sãs do meu País, que não permitirão mais um passeio nas trevas.

Geraldo Maia

Quando qualquer funcionário público comete deslize, que possa causar dano à instituição, o mesmo responde a processo administrativo, podendo vir a ser exonerado de acordo com a gravidade do seu ato. Isso se aplica a todos os funcionários públicos. Neste rol, estão também, todos os políticos de oposição, alguns juízes, principalmente o senhor Moro, alguns ministros do STF, delegados e agentes da PF, o próprio ministério público e principalmente, o vice presidente da república, o presidente da câmara federal, que vem desde o primeiro dia do ano corrente tentando destruir tudo que o governo tem construído ao dos últimos anos, Tal atitude deve ser considerado como risco à estabilidade social, econômica e política para o presente e futuro do país. A atitude desta quadrilha pode levar o país ao fundo de um grande foço do qual dificilmente sairemos. Por isso, não basta simplesmente tirar o Cunha. É necessário que toda a quadrilha seja execrada e lhes sejam tirados todos os direitos políticos.

    Marcos Pardo

    Até parece que precisamos conviver com a corrupção para nos defender do comunismo. Isso é falso. O que a direita não quer é perder o seu direito de explorar o povo da forma como lhe seja conveniente.

Riquelme

At . Drs do STF . Foi inominável o que a decisão de V sas. Fizeram com a esperança do povo brasileiro de se livrar destes corruptos. Estamos próximos de ser uma Venezuela e vocês nos empurrando literalmente para nos tornar Cuba. 50 anos do grande revolucionário Fidel no poder,só produziu choro e ranger de dentes. SE FOSSE TÃO BOM ESTES GOVERNOS DE DITADURA , NÃO HAVIA NECESSIDADE DELES TRANCAFIAREM AS PESSOAS NO PRÓPRIO PAÍS. LIBERDADE, ABRA AS ASAS SOBRE NÓS!

FrancoAtirador

.
.
Enquanto Eduardo Cunha não for Afastado da Presidência da Casa*
.
os Artigos do Regimento Interno da Câmara terão Aplicação Válida
.
Apenas por Alguns Minutos e já terão sido Alterados logo a seguir.
.
.

Arthemisia

Esse safado do Mendonça Filho é golpista desde sempre; foi essa alma sebosa quem apresentou projeto de reeleição para FHC.

FrancoAtirador

.
.
Os Crápulas são Líderes do PPSDemB
e querem fazer parte de Chapa Avulsa.
.
Ainda que se admitissem Duas Chapas,
uma delas deve ser obrigatoriamente
aquela cujos Membros forem indicados
pelas Lideranças de TODOS os Partidos.
.
O que o Cunha apresentou ao Plenário
foram 2 (Duas) Meias Chapas Mistas.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também