Antônio de Souza: Marina não respeita mortos e cria o “enterromício”

Tempo de leitura: 3 min

Marina rindo 3

caf

Fotos extraídas do Conversa Afiada

Marina não respeita os mortos e cria o enterromício

por Antônio de Souza, especial para o Viomundo 

A morte é a única certeza em nossa vida. Por isso, todas as convicções religiosas cultuam os seus ancestrais e guardam a sua memória. O enterro é o grande momento da solidariedade em que um olhar, um gesto carinhoso ou um abraço falam mais que mil palavras, eles exprimem  “estou com você e pode contar comigo”.

O compartilhamento da dor pela perda do ente querido impõe a reflexão sobre o que é viver e como vivemos, por isso a morte é muita dura e exige o apoio de outros seres humanos para continuarmos vivendo.

Mas por que fazemos um culto para enterrar ou incinerar os corpos humanos já sem vida?

Bem, esta resposta pode ser encontrada na trágica experiência dos nossos “desaparecidos” na ditadura militar, visto que até hoje famílias lutam para enterrar os seus mortos. Esta famílias lutam para fechar esta ferida dolorida do passado e, com isto, ter força para continuar a viver.

Durante o enterro do ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência, Eduardo Campos, sua família enalteceu a sua memória e a tristeza era visível no rosto de muitas pessoas. No entanto, enquanto Lula chorava aos prantos, a candidata Marina Silva apenas sorria e, pior, tirou selfie ao lado do caixão.

Marina participou das pastorais populares da Igreja Católica Romana e depois se tornou evangélica. Em qualquer uma destas vertentes religiosas, o enterro é algo de tom sério e respeitoso e momento de “sofrer junto” ou “viver a dor que o outro está vivendo”.

A Rede e o PSB fizeram uma reunião para discutir o enterro e o que vimos foi lamentável:  caminhão de som cantando jingle de campanha, bandeiras do partido, material de candidato e, por fim, o grande final: palavras de ordem contra a presidenta Dilma e favorável a Marina. Ou seja, transformaram um enterro é um “enterromício”, num total desrespeito à religião e ao ser humano.

No enterro de Ariano Suassuna, Dilma já havia sido vaiada e hostilizada por uma claque e, novamente, isso se repetiu no velório de Eduardo Campos. Mas como afirma Aloysio Nunes no Estadão: “Vaiar em velório é ruim”…

A pergunta que fica é por que Marina não impediu essas pessoas que não sabem respeitar a dor das pessoas?

Quero falar com todas as letras: uma pessoa religiosa jamais usa um cadáver para fazer política eleitoral. Isso é abjeto e antiético. Mas talvez neste teatrinho de Marina ela, sem querer, mostrou a sua real face, maquiavélica, que  passa por cima da ética e do respeito ao ser humano para conseguir seus objetivos políticos. Se é assim a nova política começou muito mal. Imagina isso no poder?

Leia também:

Uma contradição bem concreta para Marina Silva resolver

Sakamoto: Vai ser difícil manter a sanidade até outubro

GloboNews mostra o seu lado na cobertura e esconde emoção de Lula


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ronaldo Silva

marina silva é um Embuste!

Paulo Bispo Da Silva

…,ÁS ELITES PRECISAVAM DE UM CADÁVER E DUAS VIÚVAS DESCABELADAS…,UM BANDO DE ABUTRES…,ACORDA BRASIL!!!

maria carmen souza de moura aguiar

Espero que o Brasil possa um dia conhecer essa pessoa,chamada Marina da Silva,no enterro ela mostrou uma minima parte,espero em Deus que seja desmascarada antes da eleição,comecou com Chico Mendes e agora Eduardo Campos,fiquei estupefata com a atitude dessa senhora e do seu partido,lamentavel a viuva ter consentido com esse tipo de funeral.

Paulo Ribeiro

Marina, mostra a sua cara, expõe o seu sorriso cínico para o povo brasileiro conhecer a traíra que és

Patricio

Azenha
Ao contrário do que diz, os religiosos sempre usaram seus cadáveres para alavancar seus interesses políticos. Cristo na cruz é um dos símbolos mais fortes da morbidez presente nas religiões. Em nome do Salvador, os cruzados fizeram do Oriente Médio um mar de sangue. O holocausto é uma espécie de escudo para os fundamentalistas judeus massacrarem qualquer forma de vida na Palestina. As crianças mortas pelo exército de Israel servem para alimentar o ódio dos palestinos aos israelenses. É um círculo vicioso, não acaba nunca. A religião e seus rituais macabros sempre foram usados pelo poder para conduzir as massas como gado ao matadouro. É uma maldição tão terrível quanto a sociedade de classes.

Gerson Carneiro

A imagem que ficou foi de uma hiena roubando a carcaça alheia.

Marcelo

E a metralhadora da esquerda que adora queimar reputações muda seu alvo para Marina Silva.

Antes o alvo era Eduardo, é claro que depois que ele morreu virou santo, a esquerda adora a oposição, desde que esteja morta.

Bom, enquanto um avião não cai na cabeça da Marina Silva a metralhadora da esquerda segue seu trabalho orquestrado de destruição de reputações

sergio

Esta é a candidata religiosa, modelo de moral e fé?
Qualquer um respeitaria mais a memória do morto e o caixão ali ao lado.

Jair Fonseca

Cada lado selecionou (ou omitiu) as fotos que mais lhe interessavam politicamente. Eu apoio o PT, mas considero desonesto selecionar essas fotos, entre centenas e centenas, para interpretá-las como sinal de felicidade de Marina com a morte de Eduardo Campos. Por mais ambíguos que sejam os sentimentos das pessoas, frente a seus interesses, usar essas fotos desse modo é forçar a barra e também fazer papel de abutre. Houve até quem dissesse: “olha lá a Marina acenando e sorrindo para os fotógrafos, ao lado do caixão”, sendo que ela provavelmente acenou e sorriu para alguém que acenou e sorriu para ela, e os fotógrafos flagraram o gesto. É comum as pessoas se lembrarem do morto positivamente e sorrirem, como reconforto a si e aos outros. Marina estava lá, em homenagem, mas também em campanha, aliás como os outros candidatos.

    Heleno Papadopoulos

    Finalmente alguém sensato! O Aécio vai aproveitar que a Marina agora é o alvo dos abutres e vai comer pelas beiradas…

Edgar Rocha

Duas coisas:
Fui a um velório de uma senhora pernambucana faz mais ou menos uns 15 anos. Muito antes da moda de selfies, bom lembrar. A família nos convidou a participar de uma série de fotografias junto a falecida, em poses coletivas e individuais. Enquanto isto, todos comiam sua macarronada no recinto mesmo, bebendo e conversando alegremente até a chegada da funerária. E esta foi só a primeira vez. Em outros velórios de pernambucanos o hábito se repetiu, até que meu estranhamento se transformasse na aceitação de que lá naquele pedaço a forma de se honrar a memória e demonstrar carinho é esta. Eu respeito, aceito e ponto. É outra relação com a morte.
Fato bem mais recente me causou constrangimento. No velório de minha mãe, pessoa conhecida na região, cujos filhos (não todos) militam há muito, chegou uma enorme coroa de flores (eu estava mal obviamente, não me lembro se era só uma ou duas), muito mais ostensiva que a de todos os próximos, dizendo: “O Gabinete do Deputado Fulano de Tal se solidariza com filhos parentes e amigos”. Foi uma saia justa. Fiquei em silêncio. O mico não era meu e tenho certeza de que não ajudou em nada o dito cujo. Aqui em São Paulo, é consenso entre a maioria que, quanto mais discreta e austera a presença dos que velam, melhor. Acho que é só outra concepção. Diferente, apenas. Nem melhor, nem pior.

Enfim, tudo é uma questão de contexto e de costume. Não voto na Marina, mas não a julgo e creio que ela não teria forças nem acharia adequado voltar-se contra os que vaiavam. Estava lá como solidária, não como membro da família. As selfies e os sorrisos, em se tratando de Pernambuco, nada mais normal. Creio que politicagem é ficar fiscalizando a atitude dos outros numa hora como esta. Quem escreveu este texto, parece uma carola chata que vai à Igreja pra reparar a anágua da vizinha.

Fred

Deus livre desta mulher chegar ao poder. Seria desastroso para o Brasil. O povo brasileiro não merece um vexame como este. Seria o reino da incompetência e da baderna.

Fred

Qual o motivo que Marina só anda trocando de partido? Isso prova que ela não é nada do que apresenta. Toda gente tirada a puritana não é nada confiável. Deveria trajar-se melhor, como também contratar um cabeleireiro para arrumar aquele ridículo cabelo que parece uma cobra cascavel enrolada, pronta para dar o bote. Cuidado Brasil com esta víbora!

Brancaleone

Opa!!!!
A-DO-REI a foto!!!
A Marina sorrindo sobre o cadáver do Campos!!!
Sorrindo!!!
Sorrindo sim!!!
A Marina mostra sua verdadeira face!!!
Acho que vou retirar tudo o que já disse dela!
Ela pode sim ser falsa, hipócrita, fingida, enganadora e é claro política como qualquer outro!! Ela não é aquela radical disso ou daquilo, com princípios e ética. Ela é só política, como é a Dilma, o Aécio são e até o Campos certamente era.

Gilberto Gil foi profético…

Marina, morena, Marina
você se pintou
Marina você faça tudo mas
faça o Favor …
Não pinte esse rosto que eu gosto
Que eu gosto e que é só
Marina, você já é bonita
com o que Deus lhe deu
Já me aborreci, me zanguei,
Já não posso falar
E quando eu me zango, Marina
Não sei perdoar
Eu já desculpei tanta coisa
Você não arranjava outro igual
Desculpe, morena, Marina
Mas eu tô de Mal

    maria carmen souza de moura aguiar

    Essa musica não é de Gilberto Gil,por favor

    Brancaleone

    Tá certa!! É do Caymmi!!
    Ok. O Caymmi profetizou.
    O que não muda em nada o sorriso de hiena da Marina…

Urbano

Parece até que foi para vingar a todos os eleitores traídos, que votaram uma ou duas vezes no eduardo moita… Será que há a recompensa de cem anos de perdão também?

    Urbano

    O livro preto deve ser apenas pro mise-en-scène…

Leo

Se todo cristão lesse a bíblia iria entender que a morte é como se estivéssemos dormindo, pois este sono é para aguardarmos a vinda de Jesus Cristo que virá para julgar a todos! E quando vivemos o cristianismo verdadeiro (que acredito que a Marina vive) ficamos tranquilos com relação a morte pois sabemos qual será o nosso destino. A própria esposa do Eduardo estava serena, calma e sorrindo também em outras imagens…mas é claro que vão falar só da Marina. Tanto católicos quanto evangélicos devem se unir nesta eleição para desbancar a Dilma e eleger alguém que seja cristão de verdade.

    Patricio

    Cruzes!

    Brancaleone

    Bons cristãos pagam bons dízimos, que rendem bons templos, dá para comprar horário na TV e até comprar redes de .
    É isso. Bons cristão é como bom cabrito: Não berra…

Roberto Cardozo

Quem viu a entrevista da esposa do Eduardo Campos (DUDU), viu toda a família sorrindo, são pessoas felizes que acreditam na continuação da vida e é essa a imagem que está sendo deturpada por parte da mídia imbecil desse país.

emilio carlos

Aos que criticam o texto deveriam ler a capa do Estadão de hoje:
http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,campos-e-enterrado-em-clima-eleitoral,1545420

Adriano

Não digo maquiavelismo. Mas que foi muita insensatez, isso foi…

NRA Borges

Certamente uma candidata pragmática – consciente da “photo opportunity ” apesar da gravidade do momento. Sabe que já engalobou o Aécio. Agora é o eleitorado. Só faltava um gritar no hora: “viva o índio do Xingu” – caso não gritasse antes “o rei está nu, gente”.

Carlos

E corremos o risco de regredir ao início dos anos 90 quando Collor se elegeu por um partidinho e não tinha base no Congresso para sustentar seu governo. Deu no que deu. Na desastrosa hipótese de marina vencer, em duas edições da veja repercutidas pelo jn e pelas falhas e estados da vida, metem um processo de impeachment nela se ela não dançar conforme a música que banda do pig e da direita tocarem. A mão que dá, marina, também toma de volta… A foto que mais revoltou foi aquela posando com uma fã diante do caixão.

marcio ramos

… o sorriso de Marina é a certeza de que o companheiro está bem no além…

Cecilia

Considerava esse site sério e costumava le-lo. Simplesmente ridículo um jornalista emitir uma opinião tão leviana a partir da interpretação de uma foto, sem apurar o contexto onde ela aconteceu. Lamentável.

    Nelcimar Cristina

    Concordo com você Cecília, em gênero, número e grau. Isso é uma verdadeira palhaçada e falta de respeito, não somente com Marina ou com a família do ex-governador do Pernambuco, mas principalmente com a nossa inteligência.

    Marcus

    O pior cego , é o que não quer ver . Não culpe o site daquilo que todos viram , não se comentava outra coisa na “grande mídia” no momento do velório sobre se seria a Marina a nova candidata , olhem nos outros sites e veja se a foto é falsa , e aqui têm gente apelando pra religião , da um tempo , analise a situação desse país , olhem a notícia de hoje sobre taxa de emprego , acordem cambada de emergentes , vcs estavam acostumados a serem colonos , larguem do rabo da saia de seus patrões , quem trouxe mais médicos ? quem deus luz para todos ? quem tirou milhões da linha da pobreza ? ( incluida ai a dona marina que tava no meio da selva , quase foi morta por fazendeiros )eita povinho viu..

    Rodrigo Leme

    E olha que o que não falta é fonte para desmentir esse texto absurdo. Mas não sei que orientação os blogs – ditos – progressistas recebem do PT, ainda mais depois das projeções de segundo turno. Então tome mentira e insulto à inteligência alheia.

    Patricio

    Falou a inteligência alheia.

    J Fernando

    Qual é a mentira?
    Que Marina tirou selfie junto ao caixão? Bastava ela recusar…
    Ah, sim, a foto é montagem de petistas, como não percebemos, não é mesmo?

    Patricio

    Cecilia, comece a se alfabetizar na linguagem dos gestos. As fotos revelam muito sobre as pessoas que se exibem e se deixam fotografar. Revelam os interesses da mídia bandida. Só o fato da Marina estar no palanque-velório-cenário já indica que ela queria ser fotografada. Uma vez lá, se acomodou, sentiu-se confortável e como uma modelo, deixou-se levar pelo encanto dos holofotes. Nisso, revelou não ter vocação para a sinceridade.

Fabio Passos

O uso do morto como trampolim está evidente… e chocante.
A especulação pelo uso da viúva como vice foi o cúmulo.

Toga

Isso me espantou.
Em todas as fotos que vi, parece que ela estava com um sorriso que não conseguia esconder do momento que chegou até a hora de ir embora.

Deixe seu comentário

Leia também