PATROCINE O VIOMUNDO

SOMOS 31.817 FAÇA PARTE !

E já que vocês querem ler sobre lavagem de dinheiro…

publicado em 10 de dezembro de 2011 às 23:05

por Luiz Carlos Azenha

O livro do Amaury Ribeiro Jr. traz de volta ao debate público algumas questões. Uma delas diz respeito às privatizações. Depois do trabalho seminal de Aloysio Biondi, O Brasil Privatizado, um best seller praticamente ignorado pela mídia, Privataria Tucana será certamente o primeiro livro escrito em linguagem suficientemente popular para ser best seller, lógico, dentro dos padrões brasileiros.

A mídia corporativa não trata do assunto de forma aprofundada, já que foi promotora e beneficiária das privatizações e é o motor acionado sempre que é preciso legitimar as privatizações disfarçadas em curso, seja no uso das praias do Rio de Janeiro para eventos privados, seja na entrega de rodovias construídas com dinheiro público para empresas “explorarem” com altíssimas taxas de retorno. A ambiguidade do “explorar” serve ao nosso argumento, muito embora seja impróprio dizer “explorar estradas”, quando os concessionários exploram motoristas, passageiros e os que compram mercadorias que transitam por elas. Ou você acha mesmo que aquele frete da sua geladeira quem pagou foi a transportadora?

Como sugeriu o comentarista de um blog — leio tantos que nem sempre guardo a fonte –, o campo é amplo para que jornalistas e pesquisadores registrem, avaliem e reflitam sobre a privatização da Vale (doação, diriam muitos) e das empresas de energia elétrica, por exemplo. Tudo indica que teremos uma sequência do livro do Amaury, para tratar especificamente da relação entre os grupos de mídia e as privatizações. O jornalista diz ter documentos que comprovam que toda a dívida milionária de uma emissora de TV com a Light foi cancelada logo depois de soar o martelo privatizante.

De nossa parte, nasceu a ideia de desenvolver um banco de informações — reportagens, textos acadêmicos, entrevistas — sobre as privatizações que, como já disse acima, continuam a acontecer, agora de forma disfarçada. A quem pertence o aquífero Guarani? Quem lucra com o uso da água? Quais os benefícios públicos?

Como vimos acima, quando se trata de privatizações a mídia deixou de defender o interesse público, já que é cúmplice. Resta ao público se organizar para defender seus interesses, usando para isso as redes sociais, produzindo e disseminando conhecimento, “formando maiorias”. Nós, blogueiros, podemos ajudar a organizar isso.

Outro tema que o livro do Amaury traz para o centro do debate é o que se refere à lavagem de dinheiro. Aqui, mais uma vez, o debate público está prejudicado pelo fato de que o setor financeiro tem grande poder de persua$ão sobre a sociedade (via mídia) e os governos.

O dinheiro da altíssima corrupção se mistura com o de muitos outros crimes nas lavanderias espalhadas pelo mundo. Em seu estilo deixa-que-eu-chuto, Amaury definiu ‘elisão fiscal’ (chique, não é mesmo?) como picaretagem ilustrada dos que fizeram pós-graduação em lavagem de dinheiro em Harvard. Eu nunca soube que o dinheiro sujo estacionado nas Bahamas fosse grana do décimo-terceiro da dona Maria, lá da Vila Cardia, em Bauru, se é que vocês me entendem.

Em tempos de crise econômica, quando os governos buscam formar desesperadas para aumentar a arrecadação, tudo indica que vai se aprofundar o debate sobre formas de combater a evasão fiscal e as lavanderias. Mas é um assunto muito mais complexo do que parece, à primeira vista.

A melhor coisa que li a respeito foi o livro Treasure Islands, Tax Havens and the Men that Stole de World, de Nicholas Shaxson, em que ele começa argumentando que não se deve usar “paraíso fiscal”, mas refúgio ou santuário. Revela com clareza que os maiores refúgios não são as ilhas do Caribe mas, pela ordem, Estados Unidos, Reino Unido e Suiça (sim, sim, ele quis dizer os grandes centros financeiros de Wall Street e City de Londres).

Shaxson conheceu este mundo por dentro, como jornalista da revista Economist e do Financial Times. Escreveu outro livro maravilhoso, Poisoned Wells: The Dirty Politics of African Oil. É sempre gratificante ler alguém que pensa fora do quadrado e Shaxson argumenta convincentemente que aqueles terríveis tiranos da África — ah, como o racismo se desloca — seriam impossíveis sem a cumplicidade do sistema financeiro e dos políticos ocidentais que financiam campanhas com o dinheiro do petróleo alheio.

Assunto chato? Bem, é melhor você repensar, considerando que Shaxson acha que os refúgios fiscais são uma ameaça à democracia!

Leia, aqui, a tradução que publicamos em abril de uma resenha da London Review of Books sobre o livro de Shaxson, que registra a confluência entre os interesses do filho de Kadafi e da London School of Economics (tão brega quanto isso, só os tucanos tirando os sapatos em Harvard).

 

41 Comentários para “E já que vocês querem ler sobre lavagem de dinheiro…”

  1. sex, 30/12/2011 - 8:03
    niveo campos e souza

    O Brasil foi todo estruturado e construído pelo estado e só com recursos do povo brasileiro.
    Após anos e anos, veio o fecho da maior maracutaia da história brasileira: "Privataria Tucana"
    Vamos ver qual a força que esta CPI vai ter……

    NIveo Campos e Souza

  2. [...] E já que vocês querem ler sobre lavagem de dinheiro… [...]

  3. dom, 18/12/2011 - 9:48
    Valdemar Schiavone

    Tem uns Petista ai como! Suplyci , Zé Ruela que sãoTucanos disfarçados de Petistas que são capazes das maiores baixarias. Vocês verão isto se a CPi sair mesmo. Eles são daqueloes que suspende a bola para o adversário chutar. Me lembra muito o atual Prefeitodo Rio na época da Cpi dos Correios.

  4. qua, 14/12/2011 - 22:08
    Pitagoras

    Bateu na ferida, Azenha. Ai que dor!!!

  5. qua, 14/12/2011 - 22:07
    Pitagoras

    Só mesmo Jango e agora Chávez tem ..ulhões para enfrentar essa corja.
    Encampação já!!!

  6. dom, 11/12/2011 - 17:43
    Jose Luis Tenorio

    Quem estiver interessado em comprar o Livro A Pirataria Tucana, do Jornalista Amaury Ribeiro Jr., na Livraria Saraiva, do Shopping West Plaza, ainda tem 13 (treze exemplares), preço R4 34,00. Telefone (11) 3872-9933. São Paulo, Sp.

  7. dom, 11/12/2011 - 17:32
    Gerson Carneiro

    Agora eu sei porque o José Serra acorda tarde: ele adota o fuso horário das ilhas Virgens Britânicas.

  8. dom, 11/12/2011 - 17:25
    edv

    Azenha:
    Outro livro que ilustra bem o descompromisso do fechado mundo financeiro com a sociedade e a economia é:
    "DEN OF THIEVES" (1), do Pulitzer James B. Stewart, sobre "hostile acquisitions/buyouts takeovers" (2) por inside traders (3) que podiam destruir empresas centenárias com simples telefonemas, e instaurou terror até entre grandes e conhecidas multinacionais.

    (1) Covil de Ladrões
    (2) Tomada de controles acionários à revelia dos seus donos/controladores/conselhos/executivos
    (3) Pessoas com informações privilegiadas em bolsa e poder de manipulação de valores acionários

  9. dom, 11/12/2011 - 12:56

    Não podemos esquecer do escritor, deputado e professor de Sociologia na Universidade de Genebra Jean Ziegler.
    Ele também toca nesse assunto, lavagem de dinheiro

  10. dom, 11/12/2011 - 12:51
    jaime

    Prezados, se a idéia é organizar um banco de dados sobre o tema, gostaria de contribuir indicando um texto chamado BRASIL, SOCIEDADE PRIVADA, de Fábio Konder Comparato, cuja importância resulta da constatação de que não há na Lei brasileira ambiente para privatizações; elas, são, na verdade, uma forçação de barra, em outras palavras, ilegais mesmo em sua essência. Entre outros lugares, foi publicado no Conversa Afiada e tentei reproduzi-lo aqui, mas houve uma restrição de espaço.

    • dom, 18/12/2011 - 9:41
      Valdemar Schiavone

      Por falar em Fábio Konder Camparato não estaria na hora de nós Blogueiros acioná-lo no sentido do mesmo fazer uma avaliação da leniência do Brindeiro Gurgel depois de tantas e comprovadas denuncias e nada do mesmo agir?

  11. dom, 11/12/2011 - 12:39
    Luci

    Este blog é importante espaço democrático e incentivador de educação para a Justiça. Parabéns Azenha, Conceição e internautas seguidores que acreditam que podemos construir uma democracia inclusiva e sem privilégios "uns mais iguais e beneficiários da política da impunidade". Parabéns ao jornalista Amaury Ribeiro Junior que trouxe-me a lembrança do rábula e também jornalista Luiz Gonzaga Pinto da Gama, sua luta e atuação por liberdade, justiça, e seu célebre poema "Quem Sou Eu" ou "Bodarrada", escrito em 1861, atualíssimo. Se, Justiça não há Democracia, República e Estado Democrático de Direito.

  12. dom, 11/12/2011 - 12:27
    Oráculo

    CASAL 69 FALOU NO LIVRO DO AMAURY?

    Vocês viram no JN de ontem algum comentário sobre o livro do Amaury "A PRIVATARIA TUCANA? Pergunto isto porque um colega me mandou uma mensagem afirmando que sim.

    Quer dizer então que o casal 69 (é assim que o casal está sendo chamado na internet) resolveu dizer alguma coisa sobre o livro do Amaury?

    Alguém pode confirmar ou negar esta notícia?

  13. dom, 11/12/2011 - 11:57
    Pedro Cruz

    O PT é um lixo, o governo Dilma é covarde, os caras não fazem nada, nada mudou nesses 511 anos desde o descobrimento (nada mudou nesses últimos dez anos???), puta que o pariu, quando que esses caras ou a CARA vai fazer alguma coisa????? E eu o que sou?? O que EU faço??/ Há EU sou tudo , EU sento em frente de meu computador, falo merda do PT e da Presidenta, critico e arrebento mesmo. Participar??? EU participo aqui do MEU computador. Participo de algum partido??? Não, EU não tenho tempo. Participo de alguma reunião, de algum evento??? EU não, EU trabalho, EU não tenho tempo, EU acho um saco. MAS ESSES CARAS TÊM DE FAZER ALGUMA COISA , ESSE GOVERNO TEM QUE FAZER ALGUMA COISA!!! QUEM SOU EU???? SOU UM PARASITA, UM MERDA, UM SACO DE BATATA QUE ESPERO ALGUEM FAZER POR MIM!!!!!

  14. eu quero a vale de volta.

    os brasileiros querem.

    e não vão desistir.

    ..

    cadeia pros ladrões.

    aí é mais difícil.

    mas dá pra atormentar bem a vida dos criminosos.

    ministério público. aja.

    ..

  15. eu quero a minha vale de volta.

    o brasil quer.

    ..

    devem ser repudiados. publicamente. os ladrões.

    ladrões.

    punição?.. aí é querer demais.

    ..

  16. dom, 11/12/2011 - 10:35
    Luiz Gomes

    Ainda não comprei o livro do Amaury, mais será que consta no livro alguma informação sobre a compra do apartamento em Paris feita pelo FHC, alguma coisa do tipo:
    - a compra foi realizada antes ou depois de passar a faixa presidencial para o LULA;
    - qual o motivo de esconder essa compra por tanto tempo? Existe lastro financeiro para suportar essa compra? Muito estranho essa compra…

  17. dom, 11/12/2011 - 9:15
    Valdir

    Azenha: Por que será que já não se fala mais naquela livro A SUIÇA LAVA MAIS BRANCO ? Ali tambem tem muita coisa boa para se ver como "azelite" se comportam quando se trata de saquear as riquezas do pais e de difundirem que o Brasil é atrasado porque brasileiro é preguiçoso.

  18. dom, 11/12/2011 - 9:00
    Oráculo

    ANDOVER INTERNATIONAL CORPORATION: Você sabe o que é isto?

    É uma offshore do Mr. Big.
    Você sabe o que é uma offshore? É simplesmente uma caixa postal ou uma empresa de fachada, localizada num paraíso fiscal, para lavar dinheiro sujo (do tráfico de drogas, do terrorismo, da corrupção)

    Coitado o PC Farias! Uma criança inexperiente quando comparado ao Mr. Big.

    Mr. Big, por sua vez, é o Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-tesoureiro das campanhas de Serra e FHC.

    O apelido Mr. Big é bastante apropriado, porque ele foi o homem que comandou uma grande parte das operações fraudulentas que ocorreram durante o processo de privatização no Governo FHC, envolvendo tucanos . Ele lavou muito dinheiro sem usar uma gota de água sanitária, até porque água sanitária desbota.

    Mas eu já contei demais. Comprem o livro do Amaury Ribeiro Júnior, A PRIVATARIA TUCANA, e veja porque o Serra jamais poderá ser Presidente da República do Brasil. Mas, reconheço, ele poderá ser um bom candidato nas Ilhas Virgens Britânicas.

    As denúncias do Amaury são embasadas numa quantidade enorme de documentos comprobatórios.

    E onde está o PIG – tão zeloso no combate à corrupção no Governo Dilma – que não se manifesta?

    O PIG anda vasculhando a vida do Pimentel.

    Ah PIG porco!

    • dom, 11/12/2011 - 10:57
      Marcos C. Campos

      Vocês acham que se o Serra cair os PIG não serão denunciados por ele ? Vocês acham que a blindagem midiática ao Serra e aos tucanos é ideológica ? Claro que levaram e levam também está na cara.
      O problema disto tudo é a Justiça brasileira … Até que ponto ela também está comprada.

  19. dom, 11/12/2011 - 8:27
    Caracol

    Ah, os assuntos são "modelo econômico" e "perdas internacionais"?
    Então… Meus cumprimentos e homenagens ao velho e impoluto brasileiro (alguns diziam "ultrapassado") Leonel de Moura Brizola.

  20. dom, 11/12/2011 - 8:16
    Carlos Cwb

    Alem de burro, é estúpido e ofensivo. Espero que teu pai pegue um cancer tambem. Se é que tem um…
    E saiba que presidente nao é rei nem ditador, existe um congresso entre o "querer" e o "fazer".
    Vá estudar, estrupicio…

  21. dom, 11/12/2011 - 8:08
    reinaldo carletti

    ninguem comenta que: jack rabinovich + mendel steinbruch, sem colocar nenhum tostão, compraram a vale e a siderurgica nacional. jacks=vale/ mendel=csn……e o detalhe é que os creditos do bndes ja estavam disponiveis para os dois. outros detalhes, conto depois.
    reinaldo carletti

    • dom, 11/12/2011 - 16:16
      Janah

      Conta agora!
      "sem colocar nenhum tostão, compraram a vale e a siderurgica nacional. jacks=vale/ mendel=csn……e o detalhe é que os creditos do bndes ja estavam disponiveis para os dois."
      Eu não sei porque não entendo essas trasações, mas a Dilma sabe disso? E, se sabe, não pode tomar de volta?

      PS. Sou totalmente ignorante nesses assuntos, mas quero entender -( já entendi que quero passar bem longe de caixa postal)

  22. dom, 11/12/2011 - 1:45
    Lucas

    "(…)privatizações que, como já disse acima, continuam a acontecer, agora de forma disfarçada.(…)"

    Nem tão disfarçada assim no caso dos aeroportos.

    • dom, 11/12/2011 - 9:11
      Álmir

      Ô Lucas,
      Ninguém está VENDENDO aeroportos pros amiguinhos do rei (da Espanha) não, viu? O que está havendo são contratos de concessão (não é venda). Concessionário não é dono, E concessão pode ser revista a qualquer tempo, sempre que o concessionário descumprir uma cláusula contratual.

      • dom, 11/12/2011 - 17:19
        Lucas

        Assim como revisam a concessão da Globo?

      • ter, 13/12/2011 - 19:15
        Alberto Silva

        As concessões de radiodifusão são dadas e retiradas pelo Congresso Nacional. Por isso a necessidade de regulamentar a CF no capítulo de comunicação social.

    • seg, 16/01/2012 - 21:36
      emerson57

      já estão a falar em mais uma rodada de concessões no pré sal.
      para rimar: a coisa vai mal.

  23. dom, 11/12/2011 - 0:45
    nadiê

    Pelo que vi na entrevista do Amaury no TIJOLAÇO compreendi que justo nas últimas páginas o autor trata do tal fogo amigo, relatando os maus atos de alguns petistas. Não li nada. O livro está esgotado nas livrarias. Mas, pressinto que o PIG vai fazer desse limão uma limonada, divulgando do livro apenas o que lhe convier, e será o caso do fogo amigo entre petistas, claro. São astutos para o mal, efarão bem esse papel de satanás revestido de jornalista, podem crer.
    Rezemos para o CABRA ser entrevistado no RODA-VIVA, no OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA. Já estaria de bom tamanho a divulgação na televisão.

  24. dom, 11/12/2011 - 0:16
    Mariana

    Azenha, se o PT tivesse coragem tomava a Vale, mas cadê a coragem?

    É melhor não esperar muita coisa do PT, depois do que o Amaury disse que os próprios petistas são informantes da imprensa, é melhor não criar expectativas.

    Quando Lula morrer, eles vão viver da memória de Lula para eleger meia dúzia de gatos pingados.

    Se é para alguma coisa transformar, acredito que precisa se fazer cada vez mais conscienciosa o trabalho da internet e dos blogs de esquerda, ou seja, sem vínculos políticos com esta gente, mas firme na construção de um novo Brasil. O PT está se perdendo no próprio poder, está me fazendo lembrar a Revolução dos Bichos, infelizmente.

    Os caras não fazem nada para mudar a realidade do país com 500 anos de domínio e ficam aí nessa firula jogando para militância, mas ao mesmo tempo c…. e a…. para ela.

    • dom, 11/12/2011 - 2:02
      Almir

      Como, "tomar a Vale"? Os privateiros VENDERAM a empresa. Os compradores pagaram uma ninharia, mas agora são DONOS, legítimos proprietários. Se o governo quiser "retomar", como você diz, terá que indenizar uma quantia altíssima, paga com o nosso dinheiro, enricando ainda mais os privatas. Se o PT tiver a "coragem" como diz você, de nacionalizar a Vale, os donos da empresa entrariam com uma ação indenizatória no STF contra a União. E muito provavelmente ganhariam.

      • dom, 11/12/2011 - 16:52
        edv

        Concordo que não é fácil assim.
        Mas, embora descrente, há muitos processos correndo na Justiça e a venda parece ter sido ilegal, inconstitucional e viciada.
        O problema aí é: a Justiça…
        Que poderia chegara à exemplar prisão dos seus "corretores" e indenizações bilionárias.
        Se isto acontecesse (como na tortura), quem se arriscaria no futuro à repetir tais "empreitadas"?
        Porém, embora não impossível, é mais fácil derrubar o governo do que a venda da Vale.
        Os trolls neoliberettes adoram cobrar isso "do PT", pois sabem (?) que o "hole is a little below"…
        Infelizmente.

      • dom, 18/12/2011 - 9:36
        Valdemar Schiavone

        Vocês querem coisa mais vergonhosa o silencio do Ministério Publcio diante de tantas provas e no entanto se cala. Não toma atitude nenhuma!
        É vergonhoso ou não é?
        Este Brindeiro Gurgel tem de ser acusado de incompetente ou parcial.

      • seg, 02/01/2012 - 14:57
        OSM-DH

        Mas e se for comprovada a má-fé dos leiloadores?
        Não há um recurso para isso? Indenize com o valor pago..
        Com a palavra as pessoas do ramo jurídico..

    • dom, 11/12/2011 - 8:22
      Lu_Witovisk

      "Os caras não fazem nada para mudar a realidade do país com 500 anos de domínio"

      Puxa, vc realmente não enxergou mudança alguma na realidade? Oftalmo, moça.

    • dom, 18/12/2011 - 9:27
      Valdemar Schiavone

      Mariana: Você tire um exemplo pelo Partidinho chamado Psol? Se diz tão combativo defronte as Cãmeras de Tv (pra tentar aarecerem) no entanto não quiseram assinar a CPi (será ciúme de homem)?
      Vejam ai outros exemplos vergonhosos: Suplicy, Pedro Taques (Senador pelo Pdt e o Deputado Miro Teixeira.). Estes ai não podem ver uma Cámera de Tv que chega a dar "frisson" de vontade de falar.
      Tamos bem com esta cambada,ne?

  25. sáb, 10/12/2011 - 23:24
    Almeida Bispo

    "O jornalista diz ter documentos que comprovam que toda a dívida milionária de uma emissora de TV com a Light foi cancelada logo depois de soar o martelo privatizante."
    E eu que pensei que apenas na minha cidade tinha esse costume das emissoras de rádio não pagarem as contas de energia e, a cada seis meses ou um ano inventarem uma negociação com o governo (quando as empresas de energia eram estatais) para "encontro de contas", ou seja, publicidade de araque pro governo em troca da dívida cavalar existente. Assim todo mundo é empresário eficiente!!!

Comentar