VIOMUNDO

Assessoria de Dilma emudeceu o Muda Mais. Agora, corre atrás…

09 de fevereiro de 2015 às 18h08

muda mais

por Luiz Carlos Azenha

Quando o site Muda Mais foi emudecido, depois da campanha eleitoral, surgiram protestos. Houve gente que considerou um erro. O fato é que o sítio muito contribuiu para a eleição de Dilma. Trazia textos, comentários, vídeos e dicas que foram amplamente compartilhados pelos eleitores da candidata petista. Os memes do Muda Mais viajaram longe nas redes.

Talvez tenha sido uma questão de custo. Talvez, de avaliação política. De qualquer forma, seria mesmo difícil explicar a escolha de Kátia Abreu aos jovens eleitores da candidata. Pegaria mal ficar insistindo que os cortes que prejudicam direitos dos trabalhadores foram adotados apenas para combater fraudes, uma ideia indecorosa que nem a CUT — sempre uma aliada fiel, mas crítica do governo — engoliu.

Agora, segundo o Estadão, a presidente decidiu turbinar sua presença na mídia, como forma de combater a impopularidade.

O Muda Mais cairia como uma luva. Tinha a leveza que combina com a garotada do Facebook e do what’s app. Ambos representam o futuro da comunicação instantânea.

Já a “mídia técnica” valorizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência cheira à naftalina do Jornal Nacional. Ela considera, por exemplo, que um jornal impresso é lido por um determinado número de pessoas e que as pessoas lêem o conteúdo dos jornais, quando muitas vão direto às páginas de Esportes, ou apenas folheiam, ou não passam das manchetes.

Sempre escrevi: modéstia à parte, um texto publicado no Viomundo e compartilhado por duas, três mil pessoas no Facebook tem mais repercussão que qualquer editorial da grande mídia ou qualquer coluna de opinião de um jornalão que não tenha o mesmo número de compartilhamentos. Um texto publicado por múltiplos endereços na blogosfera é dez vezes mais disseminado que qualquer texto da Veja ou de O Globo.

No entanto, os senhores que ainda lêem jornais, que ocupam cargos públicos e que cuidam das verbas publicitárias demonstram uma ligação umbilical com a palavra impressa que é, literalmente, coisa do século passado. Os últimos gastam milhões de reais dos outros para demonstrar prestígio, exibir poder e paparicar amigos quando poderiam ter o mesmo retorno colocando muito menos em investimento focado nas redes sociais. Isso vale tanto para dinheiro público quanto privado.

Os blogueiros se sentem impedidos de argumentar neste sentido para não parecerem cabotinos ou de olho em dinheiro público. Como o Viomundo não aceita publicidade oficial, sente-se à vontade. A blogosfera é mais que um meio de comunicação. Ela cresceu apesar da hostilidade da mídia corporativa, numa relação de cumplicidade com seus leitores e comentaristas. Essa relação tem um valor não mensurável. Os leitores compartilham conteúdo publicado aqui como se sentissem o dever de fazê-lo chegar ao maior número possível de amigos e conhecidos.

Apesar de ser um site voltado a uma campanha política, o Muda Mais tinha conseguido reproduzir esta “atmosfera”. Cumplicidade não tem preço, nem existe na tabela da “mídia técnica”. Agora, Dilma vai ter de tentar a sorte com a Cantanhêde.

 Leia também:

Chefe da Globo veta menção a FHC em reportagens sobre Operação Lava Jato

Investigação VIOMUNDO

Estamos investigando a hipocrisia de deputados e senadores que dizem uma coisa ao condenar Dilma Rousseff ao impeachment mas fazem outra fora do Parlamento. Hipocrisia, sim, mas também maracutaias que deveriam fazer corar as esposas e filhos aos quais dedicaram seus votos. Muitos destes parlamentares obscuros controlam a mídia local ou regional contra qualquer tipo de investigação e estão fora do radar de jornalistas investigativos que trabalham nos grandes meios. Precisamos de sua ajuda para financiar esta investigação permanente e para manter um banco de dados digital que os eleitores poderão consultar já em 2016. Estamos recebendo dezenas de sugestões, links e documentos pelo [email protected]

R$0,00

% arrecadado

arrecadados da meta de
R$ 20.000,00

90 dias restantes

QUERO CONTRIBUIR

 

28 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Leandro_O

11/02/2015 - 07h45

E por que o Viomundo não adere à campanha do projeto de lei de iniciativa popular do site http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/??

Responder

    Leandro_O

    11/02/2015 - 12h44

    Equívoco meu: eu vi que o Viomundo aderiu, divulgando aqui no site. É que num momento em que um certo sujeito diz que tal assunto só sairá por cima do cadáver dele, é grande minha indignação ao ver que muitos blogs e sites tidos como de esquerda não encampam a mesma campanha.

FrancoAtirador

10/02/2015 - 19h18

.
.
Porquinho da Dilma é Amigo da Veja?

(http://tijolaco.com.br/blog/?p=24672)
.
.

Responder

    FrancoAtirador

    10/02/2015 - 19h48

    .
    .
    09/02/2015 11:25
    TVeja

    O ministro da Justiça e um dos principais conselheiros da presidente Dilma Rousseff tenta justificar o comportamento do PT nos escândalos do petrolão e mensalão.

    José Eduardo Cardozo responde a uma pergunta crucial: o PT tem jeito?

    Em entrevista exclusiva à jornalista Joice Hasselmann de TVEJA, ele fala do desempenho da Polícia Federal e da relação com Dilma.

    O ministro ainda justifica porque os mensaleiros não foram expulsos.

    Assista a primeira parte da entrevista:
    (http://abre.ai/porquinho-da-dilma-na-veja)
    .
    .

    FrancoAtirador

    10/02/2015 - 20h13

    .
    .
    09/02/2015 11:25
    TVeja

    Cardozo sobre STF: ‘Não tenho qualquer expectativa’

    Na segunda parte da entrevista exclusiva à TVEJA,
    o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo
    nega que tenha pretensões de assumir
    uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.

    Segundo ele, quem manda é a presidente.

    O ministro faz ainda uma defesa radical do governo:
    “Dilma não tem errado em suas escolhas.
    Esse governo pode fazer muito bem ao país”.

    No final da entrevista,
    um pouco de bom humor
    e assuntos pessoais.

    “Minha vida pessoal
    é igual inquérito
    da Polícia Federal”.

    O ministro conta detalhes
    sobre a dieta que fez
    com que ele emagrecesse
    mais de dez quilos.

    Veja a segunda parte:
    (http://abre.ai/porquinho-da-dilma-na-veja_2)

    FrancoAtirador

    11/02/2015 - 19h19

    .
    .
    E para não cometer injustiça com os veículos

    intermediários da comunicação do Governo do PT,

    o Porquinho da Dilma também concedeu entrevista

    aos repórteres Sérgio Fadul, Jailton de Carvalho

    e Renata Mariz, do Jornal Chapa Branca ‘O Globo’.

    (http://abre.ai/porquinho-da-dilma-no-globo)
    .
    .

Hans Bintje

10/02/2015 - 13h44

Eu sei que você vai querer me matar, Conceição.

Motivo: machismo explícito!

Mas a história é verdadeira, confesso. A última vez que eu li a Folha foi para ver a bunda da Paolla Oliveira.

Eis o link: http://f5.folha.uol.com.br/televisao/2015/02/1584815-marcas-que-assinaram-com-paolla-oliveira-antes-da-minisserie-estao-felizes-para-sempre.shtml

Então o Azenha está correto ao afirmar, muitas “pessoas vão direto às páginas de Esportes, ou apenas folheiam, ou não passam das manchetes”.

É a Página 3 do tabloide inglês “The Sun”.

Palavras da modelo topless Nicola McLean: “Acho que as garotas estão fantásticas na página, elas claramente ainda curtem o que fazem, e as pessoas ainda querem vê-las.”

*****

Enquanto isso, no Brasil, o “Muda Mais” deveria retornar em sua antiga glória.

Afinal, sempre existem uns malucos — este sujeito, por exemplo — que leem os textos que o site costumava publicar.

Responder

Bacellar

10/02/2015 - 13h31

A pesquisa do “jornal”, e realmente não da pra chamar mais os caras de jornal sem aspas pq virou panfleto faz tempo, mostra exatamente o descontentamento da esquerda com o ministério conservador e os ajustes econômicos recessivos.

Sendo assim os golpistas sabem que não é momento de tentar nada pois não existe suporte suficiente. Os mesmos 20% que migraram de ótimo pra péssimo na pesquisa não pensariam duas vezes em gritar contra um golpe pois sabem que a alternativa é ainda pior.

Seria arriscado demais pra direita conservadora insuflar as massas à rua no momento em que SP fica sem água pois não se trata de um movimento previsível ou controlável. Todo esse papo de impedimento me parece uma espécie de pesquisa de mercado, uma maneira de ir jogando a ideia no ar mais uma vez, cozinhar o governo e seguir batendo a cada nova rodada da lava jato. Enquanto a situação de SP seguir indefinida é arriscado demais pro PSDB tentar botar centenas de milhares na rua, o tiro pode sair pela culatra, portanto é hora do governo aproveitar esse pouco tempo que resta para articular mídia própria às pressas…Uma rede de blogues e fóruns e centrais de produção de conteúdo tipo muda mais mesmo. Ser humilde com os movimentos sociais, botar o Lula na pós-campanha, enfim, correr atrás do prejuízo causado pela acomodação neste setor.

Continuo pensando que os golpistas irão preparar as cargas para o período que antecede a Olimpíada. Até lá a situação de SP será mais estável (pois mesmo sem água a população já terá se adaptado na medida do possível à situação), o Rio é considerado um lugar aliado ao governo federal, perfeito para instaurar-se o caos portanto, as manifestações por lá foram das mais midiáticas e violentas em 2013 e 14, enfim, do ponto de vista deles é um bom momento e um bom lugar para o golpe.

Isso dará tempo ao PT e a esquerda para realizar um movimento de combate político e ideológico à pauta única da mídia corporativa. Não vai ser fácil combater os adversários externos e internos (dentro da própria estrutura governista) mas é possível.

Se os golpistas adiantarem o processo abrirão uma caixa de pandora com consequências incalculáveis. Nem o conservador mais empedernido poderá aceitar a pm alckimista espancando pessoas que demandam algo tão básico quanto água…Temos muitos conservadores e reacionários no Brasil mas não tantos fascistas assim. Eles sabem bem disso.

Responder

Morvan

10/02/2015 - 12h04

Bom dia.

Azenha e demais colaboradores, mantenedores e postantes. Muito bem evidenciado. Ao ser anunciado o fim do Muda Mais, eu postei lá, sugerindo a manutenção do espaço virtual, enaltecendo o seu protagonismo comunicativo e me dispus a ajudar (já o faço, com relação a algumas mídias alternativas), monetizando, pois não conseguia conceber o encerramento daquele espaço privilegiado de interatividade. Parabéns ao Azenha e equipe, por trazer à tona assunto que parecia esquecido e que, infelizmente, tem sido parte vital dos nossos problemas. Qual a eminência parda, no PT, faz tão “pouco caso” da comunicação? Qual a parte que ainda não foi assimilada? Quanto à Tancanhêde, não precisa procurá-la. Ela age ex-ofício…

Saudações bolivarianas; {♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥}; “Levy, Eduardo [A]Cunha, Kátia Ah, Breu. Porha, Dilma. Eu votei foi só em você. Xô, ´sombração“,
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

Responder

    BACAMARTE

    10/02/2015 - 14h04

    Acho que a eminencia parda é a propria presidente, que,infelizmente, parece ter sucumbido ao cipoal de mentiras que os piguentos armaram contra ela.
    Acuada está,acuando todos nós que apostamos nela!
    Dilma,ACORDA! bote já a boca no trombone em rede nacional de radio e TV respondendo a tudo mas, principalmente, porque a Globo omite a roubalheira da Petrobras na epoca FHC!
    E, povão: Vamos para as ruas! Já!

    Morvan

    11/02/2015 - 00h57

    Boa noite.

    BACAMARTE (ter, 10/02/2015 – 14:04):

    … Dilma,ACORDA! bote já a boca no trombone em rede nacional de radio e TV respondendo a tudo mas, principalmente, porque a Globo omite a roubalheira da Petrobras na epoca FHC!
    E, povão: Vamos para as ruas! Já!

    Isso mesmo, caro Bacamarte. Precisamos ocupar as ruas. Dilma e os adeptos fundamentalistas da “governabilidade” já tombaram ou este é um sinistro jogo. Sobrou, de novo, adivinha para quem?

    Saudações bolivarianas; {♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥}; “Levy, Eduardo [A]Cunha, Kátia Ah, Breu. Porha, Dilma. Eu votei foi só em você. Xô, ´sombração“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

O Mar da Silva

10/02/2015 - 11h31

Está na hora da campanha #Je suis Hervé Falciani.

Precisamos saber quem faz parte dos sonegadores que a Receita Federal, O Banco Central, a Polícia Federal e a Justiça não quiseram importunar.

Ou ainda, saber quem são esses senhores que vivem dizendo que os outros são corruptos enquanto sonegam há anos.

Responder

Gerson Carneiro

09/02/2015 - 21h50

Dilma joga todas as fichas no volume morto da Comunicação. Azar o dela.

Responder

    Morvan

    10/02/2015 - 21h20

    Boa noite.

    Gerson Carneiro (seg, 09/02/2015 – 21:50):

    Dilma joga todas as fichas no volume morto da Comunicação. Azar o dela.

    Antes fora, amigo Gerson Carneiro, afinal, “As prioridades de muitos prevalecem sobre as prioridades de um“. O país está à beira do golpe e D. Dilma, ex-Coração Valente, muda (sem o mais). Se não sairmos às ruas, os golpistas vencem. Não está mais com a “Coração Valente”. Está, sim, com os verdadeiros valentes, nós. Muitos de nós aqui, sabe-se, azedaram, não por querer, as relações no trabalho, no convívio, enfim, sempre foi no nosso lombo.

    Saudações bolivarianas; {♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥}; “Levy, Eduardo [A]Cunha, Kátia Ah, Breu. Porha, Dilma. Eu votei foi só em você. Xô, ´sombração“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

FrancoAtirador

09/02/2015 - 21h35

.
.
Por que o ministro Joaquim não divulga a Lista com os Nomes
dos 8,7 mil Endinheirados braZileiros que depositaram
7 Bilhões de Dólares em Dinheiro Frio no HSBC da Suíça?

Se repatriado, o valor é muito próximo dos R$ 18 bilhões
que Levy quer economizar às custas do Seguro-Desemprego.

(Hora a Hora Carta Maior)
.
.

Responder

FrancoAtirador

09/02/2015 - 21h18

.
.
FILIAL DO HSBC NA SUÍÇA ACOBERTOU SONEGAÇÃO
DE 7 BILHÕES DE DÓLARES DE 8,7 MIL BRAzILEIROS

Filial Suíça do Banco Britânico HSBC escondeu
US$ 7 bilhões de 8.700 Milionários braZileiros,
Dinheiro de Corrupção, Sonegação e Caixa 2.

O HSBC prestou o mesmo serviço a traficantes.

A Cumplicidade entre o Banco HSBC e a Sonegação Internacional
foi descoberta graças ao especialista em informática, Hervé Falciani,
ítalo-francês que criou um software que permite cruzar operações financeiras realizadas pelo Sistema Financeiro em todo o mundo;

Lista de Sonegadores Corruptos Globais inclui 130 mil Milionários.

(Hora a Hora – Carta Maior)
.
.

Responder

    FrancoAtirador

    09/02/2015 - 23h51

    .
    .
    Falcatrua HSBC:

    Como os Dados das Contas Secretas Foram Descobertos

    TV Carta Maior: (http://youtu.be/y47TTmoKGhs)
    (https://www.youtube.com/watch?v=y47TTmoKGhs)
    .
    .

    FrancoAtirador

    10/02/2015 - 00h04

    .
    .
    O HSBC reconhece que, até 8 anos atrás, “os controles
    sobre a origem do dinheiro nem sempre foram corretos”.
    Mas garante que, desde 2007, “tomou passos significativos
    para implementar reformas e expulsar clientes
    que não atendiam aos padrões HSBC”.

    Segundo o banco, como resultado disso,
    a instituição na Suíça perdeu
    quase 70% de seus clientes desde 2007.
    .
    .
    Curiosidade

    Esses 70% de Clientes
    Migraram do HSBC
    para quais Bancos?
    .
    .

anac

09/02/2015 - 21h12

Muita ca…da desse governo. Apanha, apanha, apanha e não aprende.

Responder

FrancoAtirador

09/02/2015 - 20h55

.
.
DataFrias comprova a necessidade da Lei de Mídia:

44% de rejeição ao Prefeito de São Paulo, do PT,

indevidamente responsabilizado pela Falta d’Água,

é a maior evidência do Monopólio de Mídia-Empresa.
.
.

Responder

FrancoAtirador

09/02/2015 - 20h40

.
.
ZONA DO EURO: A PASSOS LARGOS EM CAMINHO À DESINTEGRAÇÃO

O ex-Presidente do Fed [US Federal Reserve] advertiu
que tentar manter unido o Bloco de Moeda Comum,
hoje formado por 19 países, “é colocar tensão em todos”.

Alan Greenspan afirmou que, além da Grécia deixar a Zona do Euro,
há um risco “real” de uma “ruptura muito maior”,
com a eventual saída dos países ao Sul da Europa,
como Portugal, Espanha e Itália.

“Acredito que a Grécia abandonará a Zona do Euro.
Não acho que isso (permanecer no euro) é vantajoso para os gregos
ou para o resto da Zona do Euro – é só uma questão de tempo
antes de todo mundo reconhecer que a saída (da Grécia) é a melhor estratégia”.

“O problema é que eu não consigo conceber a continuidade do Euro,
a menos que todos os seus membros se tornem politicamente integrados
– a integração do ponto de vista fiscal, por si só, não será o bastante”.

(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/02/150208_euro_greenspan_lgb)
.
.

Responder

Joel Miranda

09/02/2015 - 20h11

Dilma, mova-se, do contrário vai se atolar, seu caminho está se tornando uma areia movediça!

Responder

Wanderson Brum

09/02/2015 - 18h46

Nessa ritmo o governo vai ter que criar o ministério da auto-sabotagem só para dar contar volume absurdo de mancadas que tem cometido.

Responder

Deixe uma resposta