Pedro Serrano: Juristas receiam que Lula seja condenado sem provas, por razões políticas, como medida de exceção

Tempo de leitura: 3 min

pedro-serrano

por Conceição Lemes

Nessa terça-feira (20/09), o juiz federal Sergio Moro aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Lula e sua esposa Maria Letícia. Eles se tornaram réus da Lava Jato devido ao triplex do Guarujá e à manutenção do acervo presidencial com recursos da OAS.

O jurista Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), discorda.

Viomundo – O que achou dessa decisão?

Pedro Serrano – Gostaria de ressalvar que não li o processo integralmente.  Mas, a meu ver, não havia justa causa para aceitar a denúncia contra o ex-presidente Lula.  Para mim, a denúncia tem inclusive inconsistências lógicas internas.

Viomundo – O que significa justa causa?

Pedro Serrano – Justa causa é um conceito do Direito Penal. Não significa que existam provas contra o réu.

O próprio Moro fez esta observação. Disse que, neste momento, há certa fragilidade de provas, mas que, agora, não seriam necessárias provas terminativas. Bastaria haver justa causa.

Aí, entraram os depoimentos do ex-deputado federal Pedro Correa (PP-PE) e do ex-senador Delcídio do Amaral (Sem partido-MS) que o MPF utilizou como provas de que Lula sabia do esquema da Petrobras e fazia parte dele.  E isso teria vínculo com o triplex e a manutenção do acervo presidencial.

Só que, primeiro, este vínculo não está nem perto de ser provado.

Segundo, sequer foi provado que o sítio seria de Lula. Ao contrário. A prova documental é de que não é propriedade dele. Ou seja, é uma denúncia extremamente frágil que deveria ser rejeitada pelo juiz. Mas não foi esse o entendimento dele. Vamos aguardar os resultados.

A propósito, se eu não me engano, a delação de Pedro Correa não foi homologada, o que torna nula a sua utilização como prova. Da mesma forma, o uso na denúncia contra Lula, como revelou a Folha de S. Paulo, de informações e documentos obtidos nas negociações da delação de Leo Pinheiro e que foi interrompida pela PGR.

Viomundo – Qual a sua expectativa?

Pedro Serrano – Existe em parcela significativa da comunidade jurídica a suspeita, no meu entender bem fundada, de que Lula está sendo tratado como inimigo e não como cidadão acusado num processo crime.

Inimigo no sentido de Carl Schmitt [controverso jurista alemão, 1888-985]. Ou seja,  desprovido de direitos, desprovido de proteção jurídica mínima a que um ser humano tem direito.

Não estou dizendo que este é o sentido da decisão do juiz Moro.

Mas há essa suspeita. Parcela significativa comunidade jurídica está preocupada com esse processo, não está convencida de que existe razoabilidade da adequação da instauração dele. Parece que há uma indução à condenação de Lula, independentemente de qualquer coisa, por razões  mais políticas do que jurídicas.

Viomundo – O mal estar na comunidade jurídica seria por quê?

Pedro Serrano  — Apesar de a Lava Jato ser uma operação com amplo apoio social e ter intenções muito corretas no combate à corrupção, os métodos que tem usado, principalmente de um ano e pouco para cá, são extremamente questionáveis face à nossa Constituição.

Viomundo – Por exemplo.

Pedro Serrano — Basicamente prender pessoas para obter delação, grampos em escritório de advogados de investigados, especialmente os de Lula, a divulgação de áudio obtido de forma ilícita da conversa entre Lula e a presidenta Dilma.

Ou seja, é uma série de condutas, que culminou com a entrevista dos procuradores da Lava Jato, na semana passada.  Foi uma entrevista muito adjetivada, que deu a impressão de ser uma conduta politica e não jurídica.

Tudo isso faz com que parcela expressiva da comunidade jurídica receie que esses processos acabem não terminando bem.

Viomundo – O que significa não acabar bem?

Pedro Serrano — Que sejam processos que não respeitem as garantias e as determinações constitucionais. Processos que levem a condenações injustas ou inadequadas.  Ou sem observação dos direitos dos réus. Isso é muito preocupante.

Viomundo — Que o Lula acabe preso?

Pedro Serrano — O problema não é o Lula ser ou não condenado. Se tiver cometido um crime e isso for provado, ele, como qualquer cidadão, tem que se submeter à condenação penal.

O problema é o Lula ser condenado sem a observação estrita dos seus direitos e garantias fundamentais. Sem que haja provas adequadas, consistentes de que ele praticou um delito.

Viomundo – Se isso ocorrer?

Pedro Serrano – Caso ele seja condenado sem provas ou sem garantias fundamentais, será uma medida de exceção e não uma medida de Direito do Judiciário. Esse é o receio que todo mundo tem.

Há receio de que o Lula acabe sendo condenado como uma função política e não como uma função jurídica.  Quer dizer, seja condenado sem provas, sem os seus direitos salvaguardados. Esse é o receio.

Não significa que isso vá acontecer.  A questão é está havendo abusos no processo. E isso está nos chamando atenção.

Veja também:

Geoffrey Roberston denuncia a Globo, diz que Moro é egomaníaco e Lula é vítima de linchamento; denúncia será feita em todo o mundo  


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

marco

Sr.Serrano.Por favor,o senhor e outros,deveriam saber e se sabem,deveriam dizer,que o que sustentam ,será por RAZÕES PARTIDÁRIAS.Política são todos os atos que nos relaciona com outro seres humanos,em sociedade.Dizer-se,desse jeito, somente impulsiona as pessoas,a confundirem POLÍTICA,com PARTIDARISMO.E a DIREITA,de todos os tempos,usa isso,para afastar o homem comum,da POLÍTICA,e ficam somente eles,fazendo-a,contra os interesses do POVÃO.

Marcio

Considerando que José Dirceu, que segundo Rosa Weber não via provas para condená-lo, mas o condenou pela literatura, não me surpreenderia se lula também o fosse. Já passou da hora da resistência do povo ir para um novo patamar, já que todas as instituições estão visivelmente comprometidas a democracia é apenas uma palavra na boca de quem ainda acredita que o caráter desses golpistas vai prevalecer para o bem, ledo engano, só vão recuar quando verem e sentirem o gosto do sangue na boca!

BRENO

Podem tudo, deuses da justiça pequena…A vítimas não podem fazer. Deveria era fazer uma revolução, pois ter que aceitar isto, sem poder poder apelar em lugar algum do mundo. Brazil…país pequeno, de bananeiras, antidemocracia. os trouxinhas deveria eram vestir camisa vermelho e azul, da cor da bandeira americana. Mostram que são naciolista e o vermelho não está na cor da banheira do Brasil,mas pouco sabem o que está ainda por tras do golpe. Viva, Brasil, viva a grande mídea, viva ao mercado

Prof. Tião

A pergunta do momento é:
Até onde a população brasileira aceitará passivamente essa injustiça?
Blá-blá-blá nunca resolveu nenhum problema.

Luis Carlos Saldanha

A opinião de Pedro Serrano vale tanto quanto a “opinião” do advogado de defesa do Lula…

    FrancoAtirador

    .
    .
    Em Qualquer País Constitucional Democrático, onde vigora o Estado de Direito,

    o Princípio da Presunção de Inocência prevalece sobre o PowerPoint da Acusação.

    Mas, como Atualmente o braZil não se enquadra na Democracia, não vem ao Caso.
    .
    .

    Luis Carlos Saldanha

    FracoAtirador

    O princípio da presunção de inocência está em pleno funcionamento, tanto q Lula está solto!

    Ele foi denunciado, será julgado e, só depois do julgamento e se for condenado, é q ele deixará de ser inocente…

    Tudo na mais perfeita normalidade democrática e jurídica!

    FrancoAtirador

    .
    .
    Não, Saldanha. Já faz uns 10 Anos, pelo menos, que aqui no braZil bastam “Opiniões”

    de Empresários de Comunicação, de Jornalistas, de Membros de Ministério Público

    para que haja um Julgamento Definitivo e Inapelável. Juízes só Assinam a Sentença.
    .
    .

Suzana Lucrécia Gava

Suspeita? Eu não entendo o que está faltando pra q todos tenham certeza de que o golpe está seguindo ao largo da lei e do direito. Não importa que haha roendo de quem quer que seja. Ou se toma medidas drásticas (jurídicas ou outras), ou vai acontecer a aniquilação do PT e de qualquer movimento de contraposição ao entreguismo das riquezas nacionais.

Suzana Lucrécia Gava

Suspeita? Eu não entendo o que está faltando pra q todos tenham certeza de que o golpe está seguindo ao largo da lei e do direito. Não importa que haha roendo de quem quer que seja. Ou se toma medidas drásticas (jurídicas ou outras), ou vai acontecer a aniquilação do PT e de qualquer movimento de contraposição ao entreguismo das riquezas nacionais.

FrancoAtirador

.
.
Fls. 5/6 da Decisão do Juiz Sergio Fernando Moro (Evento 28]:

13ª Vara Federal de Curitiba
Processo Nº 5046512­94.2016.4.04.7000

“Cita ainda o MPF os depoimentos de criminosos colaboradores,
especificamente dos ex­-parlamentares federais
Pedro da Silva Correa de OliveiraAndrade Neto
e Delício Gomez do Amaral, no sentido de que o ex­-Presidente
tinha conhecimento e participação dolosa no esquema criminoso.

Certamente, tais elementos probatórios são questionáveis,
mas, nessa fase preliminar, não se exige conclusão
quanto à presença da responsabilidade criminal,
mas apenas justa causa.

Apesar da argumentação constante na primeira parte da denúncia,
o MPF NÃO IMPUTOU, ao contrário do que se esperaria da narrativa,
ao ex-­Presidente o CRIME DE ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA.

A omissão encontra justificativa plausível [SIC!],
pois esse fato está em apuração perante
o Egrégio Supremo Tribunal Federal (Inquérito 3989),
pois a suposta associação também envolveria agentes
que detêm foro por prerrogativa de função

e em relação ao ex-­Presidente não teria havido
desmembramento quanto a este crime.” [MENTIRA!]*
.
[*] LULA NÃO É INVESTIGADO NO INQUÉRITO STF Nº 3989

Mas sim os Vermes do PP e do PMDB que assaltaram o Poder

para tentar escapar da Condenação por Corrupção no Inquérito:
.
.
Supremo Tribunal Federal – STF

Número Único: 0000048-45.2015.1.00.0000

Inq 3989 – INQUÉRITO (Processo físico)
Origem: DF – DISTRITO FEDERAL
Relator atual MIN. TEORI ZAVASCKI

AUTOR MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
PROC. PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA

INVEST.(A/S) AGUINALDO VELLOSO BORGES RIBEIRO [PP]
INVEST.(A/S) ALINE LEMOS CORRÊA DE OLIVEIRA ANDRADE [PP]
INVEST.(A/S) ANÍBAL FERREIRA GOMES [PMDB]
INVEST.(A/S) ARTHUR CÉSAR PEREIRA DE LIRA [PP]
INVEST.(A/S) BENEDITO DE LIRA [PP]
INVEST.(A/S) CARLOS MAGNO RAMOS [PP]
INVEST.(A/S) CIRO NOGUEIRA LIMA FILHO [PP]
INVEST.(A/S) DILCEU JOÃO SPERAFICO [PP]
INVEST.(A/S) EDISON LOBÃO [PMDB]
INVEST.(A/S) EDUARDO HENRIQUE DA FONTE DE ALBUQUERQUE SILVA [PP]
INVEST.(A/S) FERNANDO ANTÔNIO FALCÃO SOARES [Baiano=Operador do PMDB]
INVEST.(A/S) GLADISON DE LIMA CAMELI [PP]
INVEST.(A/S) JERONIMO PIZZOLOTTO GOERGEN [PP]
INVEST.(A/S) JOÃO ALBERTO PIZZOLATI JÚNIOR [PP]
INVEST.(A/S) JOÃO FELIPE DE SOUZA LEÃO [PP]
INVEST.(A/S) JOÃO LUIZ ARGOLO FILHO [SD]
INVEST.(A/S) JOÃO SANDES JÚNIOR [PP]
INVEST.(A/S) JOÃO VACCARI NETO [Ex-Tesoureiro do PT]
INVEST.(A/S) JOSÉ ALFONSO EBERT HAMM [PP]
INVEST.(A/S) JOSÉ LINHARES PONTE [PP]
INVEST.(A/S) JOSÉ OLÍMPIO SILVEIRA MORAES [DEM]
INVEST.(A/S) JOSÉ OTÁVIO GERMANO [PP]
INVEST.(A/S) JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS [PMDB] !!!
INVEST.(A/S) LÁZARO BOTELHO MARTINS [PP]
INVEST.(A/S) LUIS CARLOS HEINZE [PP]
INVEST.(A/S) LUIZ FERNANDO RAMOS FARIA [PP]
INVEST.(A/S) MÁRIO SILVIO MENDES NEGROMONTE [PP]
INVEST.(A/S) NELSON MEURER [PP]
INVEST.(A/S) PEDRO DA SILVA CORRÊA DE OLIVEIRA ANDRADE NETO [PP]
INVEST.(A/S) PEDRO HENRY NETO [PP]
INVEST.(A/S) RENATO DELMAR MOLLING [PP]
INVEST.(A/S) ROBERTO EGÍDIO BALESTRA [PP]
INVEST.(A/S) ROBERTO PEREIRA DE BRITTO [PP]
INVEST.(A/S) ROBERTO SERGIO RIBEIRO COUTINHO TEIXEIRA [PP]
INVEST.(A/S) ROMERO JUCÁ FILHO [PMDB] !!!
INVEST.(A/S) SIMAO SESSIM [PP]
INVEST.(A/S) VALDIR RAUPP DE MATOS [PMDB]
INVEST.(A/S) VILSON LUIZ COVATTI [PP]
INVEST.(A/S) WALDIR MARANHÃO CARDOSO [PP]
.
http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=4727643
.
.

Antonio

Apesar de todo os cuidados do Advogado Pedro Serrano ao abordar a aceitação da denúncia fajuta do MPF pelo Moro, é cristalino que a 13a. vara federal de curitiba se transformou num Tribunal de Exceção dentro da estrutura do poder judiciário brasileiro, que somente investiga, prende, acusa, julga e pré-condena políticos ou pessoas ligadas ao PT.

Quem não vê isso ou é cego pela paixão ideológica ou pelo ódio contra Lula e o PT, ou então não pode falar isso com todas as letras como um Advogado, entendo o Serrano.

Nâo nos iludamos, Lula já está condenado, e vão tentar inabilitá-lo para as eleições de 2018. Dona Marisa será absolvida, Moro vai fazer uma média com a sociedade nessa acusação contra ela, afinal condenar uma dona de casa sem provas não seria aceitável nem para canalhas.

Moro e a justiça federal não vão ter a ousadia ou coragem de mandar prender Lula, pois o país poderia entrar numa convulsão social, mas tentar tirar Lula das eleições de 2018 é certeza, esse sempre foi o objetivo de parte do judiciário, da oposição e da mídia desde o tal mensalão do PT de 2005.

Que vergonha de ser brasileiro, ver nossa Constituição Federal ser rasgada por um juíz de 1a. instância sob os olhares acovardados dos Ministros do STF, qualquer Ministro do STF poderia por um paradeiro nisso, mas são coniventes, covardes ou como disse o Senador Requião, seriam também canalhas, canalhas, canalhas.

lulipe

Bye bye fanfarrão…

FrancoAtirador

.
.
Nesta Momento Trágico ao Estado de Direito no Brasil,
não dá pra ficar Cheio de Dedos e com Papas na Língua:

A Verdade é que a Força-Tarefa da Operação Lava-Jato

foi Articulada em Brasília e depois Montada no Paraná

não só pra tirar o PT do Poder, mas pra impedir que volte.
.
.

FrancoAtirador

.
.
Em Primeira Instância,
Na República do Paraná,
Já era. Prepara o Recurso.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Se o Lula Bobear, Pega Preventiva.
    Atualmente, as Instituições Judiciais
    Estão Funcionando Normalmente
    Para Torná-lo Inelegível em 2018.
    .
    .

CaRLos

Lamentavelmente isso já aconteceu. Lula já foi condenado.

Deixe seu comentário

Leia também