Paulo Nogueira: Colunistas estão querendo crucificar Zé de Abreu

Tempo de leitura: 2 min

Zé de Abreu

por Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo

Estão querendo crucificar Zé de Abreu.

O colunista do Globo Jorge Bastos Moreno escreveu, no Twitter, que Zé de Abreu só tem autoridade para falar de dramaturgia.

De política, não.

Nesse campo, segundo Moreno, Zé de Abreu deveria se limitar a ouvir os sábios, aspas, jornalistas políticos das grandes empresas.

Isso porque Zé de Abreu questionou Moreno a respeito de uma série de tuítes em que ele afirmou que Lula está virtualmente morto no segundo governo Dilma.

Moreno listou colunistas que estão afirmando isso, os suspeitos de sempre, e com razão Zé de Abreu notou que há quatro anos eles dizem a mesma coisa.

Se você pegar material antigo da mídia, verá o número incrível de vezes, em 2014, em que Lula aparecia “querendo” ser ele mesmo o candidato do PT à presidência.

Não bastaram os desmentidos, não bastaram sequer os gestos explícitos de apoio irrestrito de Lula a Dilma, mesmo nos momentos mais complicados de sua campanha.

Lá estavam sempre os colunistas com uma informação de fonte privilegiada, aspas, segundo a qual Lula e Dilma guerreavam nos bastidores pela candidatura.

Deu no que deu.

Um desses colunistas é Josias de Sousa, do UOL, e por coincidência é outro que vem infernizando Zé de Abreu.

Josias publicou um texto em que criticou, asperamente, Zé de Abreu por uma série de tuítes em que ele, irreverentemente, registrou que pessoas como Lobão, Gentili e Aécio “se foderam”.

Zé de Abreu não foi exatamente um lorde inglês. Mas, comparado ao que os objetos de suas mensagens costumam escrever sobre ele mesmo e seu partido, foi suave, quase delicado. Atirou pedriscos em quem costumeiramente usa metralhadoras.

Josias não. Com sua prosa da Veja dos anos 70, quis matar Zé de Abreu.

Começou pelo título, em que o qualificou como “ator global”, com a clara intenção de intrigá-lo com a Globo.

Zé de Abreu, é verdade, representa o oposto do jornalismo da Globo, no qual há um exército de conservadores antipetistas em todas as mídias, de Merval a Jabor, de Míriam Leitão a Sardenberg, de Noblat a William Waack.

Mas ele é um ator e apenas um ator na Globo. Tem participação zero nas decisões jornalísticas da empresa.

Em seu campo de atuação, não se pode acusá-lo de propaganda ideológica: ele não enfia frases nos roteiros dos quais participa.

É um funcionário. Como ator, é pago para representar e representa. Ponto.

Fora da Globo, é um cidadão. Nesta condição, milita no PT, e está longe de ser um militante agressivo, intolerante, grosseiro. Se houvesse um ranking de petistas bem humorados, ele provavelmente ocuparia uma das primeiras colocações.

Sou apartidário. Entendo que o bom jornalismo não comporta compromissos com partido nenhum, e muito menos com interesses econômicos.

Como alguém de fora do PT, concordo com algumas ideias políticas de Zé de Abreu e discordo de outras.

Mas reconheço nele um cidadão inteligente e esclarecido, idealista e combativo – atributos que não enxergo nos “especialistas” em política da mídia que tentam crucificá-lo.

Leia também:

Para o futuro da Secom no governo Dilma, a regra do jogo é simples: Quem não faz, toma


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Carlos Roberto

Não há dúvidas que Zé de Abreu, representa o oposto do jornalismo manipulador da Globo, no qual há um exército de conservadores antipetistas em todas as mídias, assim Jabor antes da Copa afirmou que o Brasil iria mostrar sua “incompetência” ao mundo, este errou , Zé de Abreu foi perfeito e acertou por isso ele incômoda tanto:
“Então… lembra daquele vídeo que tá correndo pelo Facebook, que reclama do complexo de viralatas do brasileiro e da incômoda aposta que a imprensa inteira fez no fracasso da Copa? Pois é… o ator José de Abreu regravou o texto (ou refez a locução, se você assim preferir). O vídeo ficou ainda mais arrepiante.”

https://www.youtube.com/watch?v=EY_wAf0UewE

O Mundo amou o Brasil

Laura

Zé de Abreu não é marionete. Não é fingido e pensa o Brasil. Viva o Zé!

WALTER BEZERRA DE MENEZES NORDESTINO

VALEU ZÉ DE ABREU..E MUITO FUMO GROSSO PARA ESSES BABACAS QUE SE INTITULAM JORNALISTAS… FAZEM VERGONHA AOS PROFISSIONAIS JORNALISTAS DE RESPEITO…

JORGE MORENO, TOME MUITO SUCO DE MARACUJÁ QUE DEPOIS AINDA VEM O “BARBUDIM” PARA MAIS OITO ANOS…AGUARDE…KKK.

Reinaldo José Mercador Dantas

Piada do ano: A rede globo é imparcial……….rsrsrsrs He!

Abelardo

Aviso aos (famosos quem?)sábios jornalistas políticos de grandes empresas, que nem o José de Abreu e muito menos os eleitores, se interessaram em perder tempo com o que os “sábios” pensam ou acham. O que os eleitores se focaram e realizaram foi enfiar a quarta derrota seguida, para a presidência do Brasil, na goela abaixo desses sábios fajutos, derrotados e anti patriotas. Mais uma vez eles sifú.

carlos

O povo brasileiro elegeu Dilma e vai eleger Lula novamente é só aguardar pra ver, porque o povo já sabe que esse PSDB entregou dilapidou o patrimonio brasileiro, entregou simplesmente nas mãos de calhordas especuladores em troca de caixa dois, e isso não pode continuar, reforma politica já e esses politicos tradicionais do congresso fora da politica, empresarios são bons para cuidar das empresas deles.

Heber

É fundamental ter uma visão universal da atuação da MEDIA , lá como aqui
http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/12/a-guerra-e-o-triunfo-da-propaganda.html?m=1

Odon

O cidadão tem o direito de se manifestar, pois vivemos numa democracia. Devemos nos politizar mais, pois o clunista em questão, quer impor aquilo que o jornal na sua linha editorial manda ele falar.

Narr

Ué, mas quem perdeu (a eleição) não sifu?

Expressão coloquialíssima. O sujeito vai ao supermercado, compra um cacho de bananas por 1 real e depois descobre que o camelô vendia bananas da mesma qualidade por 50 centavos. Daí, conclui: “mifu”.

Agora o Josias anuncia que usar o termo popular é prova de instintos anti-democráticos?

Josias: ah, vá sifu…

Narr

Entendi:, “Dilma vai tomar…” é manifestação democrática, “Aecio, Gentili e Josias sifu” é anti-democrático.

denis dias ferreira

Jornalistas não são cientistas políticos. Portanto, o conhecimento de um jornalista acerca da Política é bastante limitado e inconsistente.

Pedro Ribeiro

A cor do sobrenome desse jornalista é moreno ou marrom?
Vivemos uma outra fase no jornalismo, que não deve demorar muito para assumir o novo nome: BLOGUISMO.
Pois aí estará a diferença, o verdadeiro jornalismo passou a ser produzido pelo blogueiros e jornalismo deixou de ser feito por profissionais. Basta olhar a lista dos baba ovos que fazem malabarismos para se manterem em evidência no PIG e assim garantem o emprego. Mas até quando?

Antonio Teixeira

Pô Jorge, se é que você estará lendo isto, o Zé de Abreu é uma figura raríssima da telinha da Globo que optou pela esquerda. Sou, somos do tempo em que a classe artística era engajada. Muitos militavam no partidão e aí também estariam escritores, músicos, cineasta, até locutor de futebol. Famosíssimos! Talvez assumissem um sentimento de que seriam famosos, bem pagos e não esquecessem as origens. Quisessem uma vida melhor para eles e o povo brasileiro. Hoje, quanto maior o salário, mais reacionários. Ganham meio milhão por mês, criticam o bolsa família, as cotas, o valor do salário mínimo, a inclusão.

Fábio

“Sou apartidário. Entendo que o bom jornalismo não comporta compromissos com partido nenhum, e muito menos com interesses econômicos.” Não se pode dizer que o Paulo Nogueira não saiba contar piadas, né!

    Seu Zé

    Seja direto. Explique-se. Não deixe que pensem que és bobo.

Vilson Batista

Grande Zé, inteligente, irreverente e necessário ao Brasil e aos Brasileiros, que bom termos gente com este caráter sem ser entreguista, baba ovo e tantos outros predicados de colonizados, Viva o Zé de Abreu, Viva o Lula, Viva a Dilma, Viva o Brasil e Viva o Povo brasileiro,… FORA GLOBO e seus lambe botas do tio sam & demotucanos….

Marat

Os pigueanos deixaram há muito de ser jornalistas, para assumir o ridículo papel de torcedores inflamados.

Eduardo

Falar sobre, ou de Zé de Abreu é motivo de promoção pessoal para qualquer colunista! O colunista precisa ser lido! Zé de Abreu é razão do colunista ser lido!

alvaro

Choro de perdedores. Como diria minha avó: “A inveja é uma merda!”

João da Roça

Colunista tolo, Lula elegeu Dilma, e Dilma vai eleger Lula em 2018.

Julio Silveira

Porque o Zé ainda está na Globo, debaixo de tantos oposicionistas a sua posição politica? Só se explica por ser talentoso e sincero. Seus opositores por outro lado não devem estar pelos mesmos motivos, seria um contrassenso, mas justamente pelas causas diversas vezes ditas nos espaços de informação politica. São baba ovos do grupo e por conseguinte dos patrões. Tem gente que gosta, as vezes até precisa.

Everaldo

Sou mais você Zé de Abreu… Eles ( os colOnistas – http://www.conversaafiada.com.br/abc-do-caf/ ) são hipócritas e fantoches.

Marat

“Jornalistas” não têm o direito de opinar sobre Jornalismo, pois deixaram de ser jornalistas, para serem copistas, ou mero papagaios, de seus patrões… E, para usar uma frase de um ícone pigueano: “Eles perderam a modéstia!!!”

Deixe seu comentário

Leia também