Paulo Moreira Leite: Na Lava Jato do juiz Moro, suspeitos “só podem confessar, delatar ou apodrecer”

Tempo de leitura: 5 min

Captura de Tela 2015-04-23 às 14.48.44

Segundo a legenda da Folha, eram “provas” indiscutíveis

QUANDO OS VÍDEOS MENTEM

24 de abril de 2015

por Paulo Moreira Leite, em seu blog

Imagem errada da cunhada de Vaccari simboliza uma investigação feita sem isenção, onde os suspeitos só podem confessar, delatar ou apodrecer

É certo que o juiz Sérgio Moro, que autorizou a prisão de Marice Correa Lima, a cunhada do tesoureiro do PT João Vaccari Neto, ficou devendo um pedido formal de desculpas a prisioneira. Marice ficou presa por 6 dias, em Curitiba, sem que houvesse um fiapo de prova contra ela.

Pode-se perguntar, será que o Conselho Nacional de Justiça, que tem a missão de zelar pela atuação dos juizes, irá examinar o comportamento de Moro?

Também pode-se perguntar por alguma providência junto ao Ministério Público, que fez o pedido de prisão e tentou até manter Marice na cadeia num regime mais duro.
Será que o Conselho Nacional do MP irá debater o assunto? Poderá extrair algum ensinamento desse episódio?

Assistiu-se, neste caso, a uma demonstração de desrespeito pelos direitos humanos mais elementares, em especial pela regra que ensina que toda pessoa é inocente até que se prove o contrário.

Depois de todas essas ressalvas, deve-se reconhecer que vivemos uma situação tão absurda, tão estranha, que Marice pode ser considerada uma pessoa de sorte.

Ela ficou presa por seis dias, na sede da Polícia Federal, em Curitiba, como suspeita de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobrás, com base numa prova grotesca: imagens de um vídeo de uma máquina bancária na qual faria depósitos clandestinos para sua irmã, Giselda, casada com Vaccari.

O escabroso encontra-se na imagem, sabemos agora: a pessoa que é retratada, fazendo depósitos num caixa eletrônico, simplesmente não é Marice.

É a própria Giselda, a mulher de Vaccari — e essa descoberta, clamorosa, absurda, mudou a história de Marice. Também coloca dúvidas sobre a prisão do próprio Vaccari, como você poderá ler mais adiante.

Sem a imagem errada, ela ficaria presa por mais quatro dias, como já fora resolvido por Sérgio Moro, prorrogando seu regime de prisão temporária. Quem sabe acabaria presa por meses, como acontece com a maioria dos primeiros detidos da Lava Jato, que desde novembro foram entregues a carceragem, onde enfrentam a alternativa de confessar e deletar, ou apodrecer.

Longe de uma atuação equilibrada, que ouve as partes, pondera e analisa os pontos da defesa e da acusação com igual boa vontade, pondera, o que prevalece aqui é a vontade de punir e punir.

Marise só conseguiu livrar-se da prisão porque as cenas gravadas pela máquina eletrônica constituem um flagrante técnico, insubstituível, único e vexaminoso.
Como tantas pessoas ouvidas na Lava Jato, Marice foi levada para prestar depoimento e, embora tivesse explicado cada uma das acusações, não lhe deram crédito algum.

Suas negativas foram vistas como falta de disposição para colaborar. A segurança nas respostas, como agravante: prova de sangue frio.

Ela saiu do interrogatório para a cadeia.

Ninguém achou muito estranho — pois as cenas da Lava Jato são assim mesmo.

Como se estivesse preparando o que iria acontecer, dias antes o líder do PSDB Carlos Sampaio aproveitou uma sessão da CPI do Petrobras — aquela dos roedores — para falar da cunhada de Vaccari em termos ofensivos.

Nos últimos dias, uma revista chegou a escrever que “de acordo com as investigações, Marice operava uma central de propinas em casa.”

Um jornal disse que havia a “suspeita” de que ela de que estivesse “foragida”.

Sua presença no Panamá, como uma das responsáveis pelo trabalho administrativo de um congresso da CSA, Central Sindical das Américas, foi apresentada como cascata.

Bastava um ligação por DDI e uma consulta ao Google para saber que se trata de uma das principais centrais sindicais do mundo, nascida em 2008, fundada com apoio da CUT, liderada militantes de vários países, inclusive dos Estados Unidos.

Quando a prisão temporária estava para vencer, o Ministério Público entrou com pedido para que sua permanência na cadeia fosse transformada em prisão preventida, que pode ser mantida por tempo indeterminado.

Os procuradores escreveram: “Tudo indica que Giselda [mulher de Vaccari] recebe uma espécie de ‘mesada’ de fonte ilícita paga pela investigada Marice, sendo que os pagamentos continuam sendo feitos até março de 2015. Nesse contexto, a prisão preventiva de Marice é imprescindível para a garantia da ordem pública e econômica, pois está provado que há risco concreto de reiteração delitiva”.

Juristas experientes sabem que acusações genéricas como “perigo para a ordem pública” costumam encobrir a falta de fatos concretos e provas contundentes. Podem até emocionar o público em determinadas conjunturas mas não alimentam o bom Direito.

São uma herança genérica da “ameaça a segurança nacional” que era o fantasma favorito da ditadura militar. Convivem melhor com o silêncio dos acusados, a falta de direitos de defesa.

No Brasil da Lava Jato, um traço marcante é a falta de habeas-corpus para presos sem culpa formada — outro traço do AI-5, que começou com a suspensão do habeas-corpus.

O juiz Sergio Moro examinou o pedido do MP. Não atendeu à solicitação para mudar o regime de prisão da nova detida, mas prolongou o regime anterior.

Num despacho assinado para explicar a decisão, Moro fez questão de referir-se aos supostos depósitos de Marice para dizer: “A extensão temporal (dos delitos) assusta o juízo.”

Ele ainda salientou que “nem mesmo as sucessivas prisões decorrentes do andamento da Operação Lava-Jato intimidaram Marice.”

A sorte de Marice é que, desta vez, não foi apenas o despacho de Moro que chegou aos meios de comunicação. O vazamento incluiu um presente envenenado, que os jornalistas não se deram ao trabalho de conferir.

Disse um portal, dois dias antes da soltura de Marice:

– Câmeras de segurança de caixa eletrônico mostram Marice fazendo depósito na mesma hora em que entrou dinheiro na conta da mulher do ex-tesoureiro do PT. Ela havia negado ter feito tais operações.

Fiasco autoritário.
Um trabalho típico de quem é capaz de classificar uma senhora como perigo para a “ordem pública e econômica” mas não é capaz de distinguí-la da irmã.

Comprovado o desastre, cabe extrair algumas lições. Marice foi presa como coadjuvante de um enredo no qual João Vaccari Neto é apresentado como personagem principal, ao menos até agora.

Visto com frieza, os argumentos para soltar Marice deveriem ser reconsiderados para se avaliar a sorte de Vaccari.

A presença da cunhada na denúncia era uma tentativa de dar materialidade à visão de que ele residia no centro de um universo de propinas e verbas clandestinas que não só ajudavam alimentar os cofres do PT, mas também enriqueciam a família.

Vaccari sempre sustentou que fez seu trabalho rigorosamente dentro da lei. Sustenta por exemplo que nunca se encontrou com o doleiro Alberto Yousseff, que fazia a lavagem de recursos para o esquema — nunca foi desmentido e pelo visto não o será.

Pode estar errado? Pode. Mas é preciso provar.

Quando as provas contra Marice se desfazem, é razoável perguntar por que o próprio Vaccari continua preso.

Depondo hoje à tarde na CPI da Petrobras, o executivo Augusto Mendonça Neto, do grupo Toyo Setal, admitiu a existência de um cartel de empreiteiros e pagamento de propinas para diretores da Petrobras.

No que diz respeito a Vaccari, contudo, por duas vezes, respondendo ao deputado Leo Britto (PT-AC) Mendonça Neto assegurou que era outra coisa: “Tenho todas as contribuições detalhadas, os comprovantes entregues, no meu depoimento (da delação premiada).”

Você pode acreditar ou não. Mas, em todo caso, deve lembrar-se de que todos são inocentes até prova em contrário. Como todos aprenderam, às vezes, até os vídeos mentem.

Leia também:

Saul Leblon: Moro poderia ter feito estágio na Veja

Maria Inês Nassif: Juiz Moro rasga a Constituição para dar golpe contra o PT


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Afonso Guedes

Abolicionista, disse o Eduardo Galeano recentemnete falecido: ” A justiça é como as serpentes, só morde os descalços”.
Responde ao seu questionamento? Um outro juiz se apropriou de bens do Eike Batista, pego no flagra, devolve um cheque (confessando o crime) e fica por isso mesmo. Deveria ter sido conduzido de imediato à delegacia mais próxima. Eduardo Galeano, mais uma vez certo. Ah! o cara disse que é louquinho…eu tinha me esquecido.

Cleusa

Azenha, como esse tal se Romanelli escreve besteiras e calúnias! Ainda vem na cara dura dizer que fez campanha à Dilma em 2011? Esse cara sabe pelo menos as datas em que ocorrem as eleições!? Não será um robô???

paulo

“Depois de todas essas ressalvas, deve-se reconhecer que vivemos uma situação tão absurda, tão estranha, que Marice pode ser considerada uma pessoa de sorte.”

Pois é, talvez a maior sorte de Marice, foi que sua prova era algo objetivo, passível de defesa. Cai então por terra toda a “histórinha” criada pela acusação e nos leva a questionar quantas das outras contadas não são apenas criações do juiz e “seus” procuradores.

Quando li este “post”, algum tempo atrás, me questionei a mesma coisa: http://jornalggn.com.br/blog/rdmaestri/o-ministerio-publico-preparou-a-defesa-da-galvao-engenharia-por-maestri

A denúncia não tem a menor objetividade e é passível de defesa é a da Galvão Engenharia, acusada de cartel, fraude a licitação e vencendo estas com preços extremamente abaixos daqueles estimados pela petrobrás. Como isso “passa” pelo juiz?

lulipe

Em uma investigação deste tamanho erros acontecem, ninguém é infalível, mas ninguém pode contestar o brilhante trabalho do magistrado, quisera eu que o Brasil tivesse mais juízes como ele…Dá-lhe Moro!!!!

    Afonso Guedes

    Eu prefiro juizes com menos certezas absolutas. Afinal a Sra. ficou 6 dias na cadeia. Injustiça intolerável.

    Paulo Justino

    A coisa estranha desta Lava a Jato, é que o caso foi realizado em Brazilia, a Petrobras é no RJ.
    E o juiz do PR?
    Mais estranho é um juiz assim tão interessado na moralidade, ser testemunha de defesa pra livrar um advogado que esteve envolvido no desvio de 500milhões em Maringa, feito pelo exprefeito Gianotto do PSDB, onde o dinheiro fora lavado pelo mesmo Youseff, e mais ainda, na delação “premiada” de Maringá, Youseff, mostrou que pagou o frete de avião de toda campanha do senador do PSDB do PR. NO entanto, o senador jamais foi julgado.
    Mas interessante, é a esposa de Moro, ser assessora do vice governador do PR.
    O PR ta quebrado, o primo do governador foi pego por esquema de corrupção para sonegação.
    O dinheiro foi doado pra campanha do Governador. Mas, o primo já foi solto pelo mesmo judiciário.
    Todo este empenho deste Juíz, parece não acontecer no seu próprio estado, mesmo quando há provas, e mais provas.

    Olha me desculpe, mas o judiciário no Brasil morreu.

    Almir

    Fique comemorando as manobras do Moro contra o PT (e somente contra o PT), e se descuide da aprovação do PL 4330 (que restaura a escravatura). Quem mandou votar de cabo a rabo na direita? Ah, foi a rede globo… Se ligue não, viu?.

    https://novoboletimdeocorrencia.files.wordpress.com/2013/02/escravo.jpg

    lulipe

    A operação não iniciou-se em Brasília, não, caro Paulo, começou a partir de uma investigação em um Posto de Gasolina, daí o nome lava-jato, situado no Paraná. Portanto, para os casos que não envolve políticos, a jurisdição é naquele Estado.

    C.Paoliello

    Pelo seu comentário devo entender que vc foi a favor da condenação precipitada, com ampla cobertura da velha mídia, no rumoroso caso dos donos da Escola Parque de SP, depois inocentados e que moveram ações de indenização contra o Estado e contra vários veículos da velha mídia que tiveram que pagar grandes indenizações às vítimas. Condenando na 1ª instância ou mantendo pessoas presas ilegalmente teremos injustiças cometidas diariamente em todo o país.

    abolicionista

    Principalmente se for completamente incompetente a ponto de fazer uma burrada dessas. Errar é uma coisa, relinchar é outra.

Cláudio

:
Ouvindo A Voz do Bra♥S♥il e postando:
.
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
..:
D uas vezes contra o espectro atro
I nscreveu já seu nome na história
L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
M ulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
* * * * *************
“Primeiro é preciso / transformar a vida,
para cantá-la / em seguida.”… Vladimir Maiakóvski
.:.
Ley de Medios Já ! ! ! !

Véio Zuza

Ação civil, em SP (não no Paraná, pois a vítima reside em SP), contra a União. E a diligente AGU que intente ação de regresso contra o Mouro, se conseguir elementos da má-fé…

C.Paoliello

É um caso de gravidade extrema no que diz respeito ao dano moral infligido à esta senhora. Um pedido de indenização, diante de tantas acusações falsas, difamação, calúnias, exposição da imagem publicamente como se uma criminosa fosse, é o mínimo que o advogado dela deve requerer.

Uma questão abordada no artigo de PML, a do habeas corpus, ainda não entendi por quê não pode ser requerido pelos que estão ilegalmente presos.

Nikola

O juiz Moro já declarou que, por ele, a justiça deveria prender o réu logo na primeira instância. Como isso é impossível com réus primários, Moro, muito espertamente, resolveu o problema: Está “fatiando” os processos. Assim, Julgou o P.R.Costa, só pela atuação em relação a Abreu Lima. Agora ele deixou de ser primário. Na próxima fatia, ele será preso e terá que recorrer à segunda instância na prisão! Este será o futuro de todos os que não “colaborarem”, sendo que Vaccari será o mais “fatiado” de todos. TEM que recorrer preso em prisão fechada! Já notaram que o PP tem 22 políticos indiciados e sobre eles não aparece nada na mídia? Parece que o único culpado de tudo na Lava-Jato é Vaccari.

Arnaldo Costa

O mais que comprovadamente tucano juiz Moro está intimamente ligado à máfia demotucana, que tem tentáculos no judiciário, imprensa, PF, MPs, TCs e outros setores. As pessoas só estão livres se delatarem os perseguidos desse sujeito, petistas e coligados. Do contrário, delatando amigos de Moro como Álvaro Dias e outros, irão para o pau-de-arrara ou até mesmo sumirão.

Julio Silveira

Me lembra o caso daquela sra. Linchada numa praia paulista por um povo barbaro que se baseou em fofocas caluniosas de que a mesma seria aproveitadora de menores. Pior que essa barbarie é ter que saber que o sistema legal age da mesma forma e inspira ou se inspira em linchamentos.

anac

Os advogados da Sra. Marice devem representar nos dois Conselhos de cada órgão, Magistratura e MP. E postular ação de indenização por danos morais que será contra o Estado, a União, que deverá regressivamente cobrar de Moro e dos Procuradores. É o minimo.

    José Roberto Amaral

    Excelente sugestão. Nada como mexer (pagar pelo dano moral) no bolso do juiz para que ele aprenda a fazer o serviço corretamente,

Sidnei Brito

“Tudo indica que Giselda [mulher de Vaccari] recebe uma espécie de ‘mesada’ de fonte ilícita paga pela investigada Marice, sendo que os pagamentos continuam sendo feitos até março de 2015. Nesse contexto, a prisão preventiva de Marice é imprescindível para a garantia da ordem pública e econômica, pois está provado que há risco concreto de reiteração delitiva”.

O que precisaria ser dito:

“Tudo indica que Moro está tendo no caso uma atuação enviesada e partidarizada, sem o equilíbrio e isenção mínimos que se exigem de um juiz. Nesse contexto, seu afastamento da Lava Jato é imprescindível para a garantia da ordem pública, pois está provado que há risco concreto de reiteração de injustiças”.

    anac

    Juiz sem juízo movido pelo ódio e desejo de vingança.

Renato

Não se esqueçam de que o Estado não é fruto de toda uma nação. Ele tem origem na burguesia que toma o poder instalado no feudalismo. Essa burguesia nascente estava descontente com essa ordem social feudal, pois, além de não fazerem parte dela tinham que arcar com algum custo para poder fazer negócios com as pessoas nesses feudos e, esse custo era salgado. E, mais, essa burguesia não detinha o poder político em suas mãos. Assim entendido, não há nenhuma dificuldade em entender o que está acontecendo no Brasil atualmente, isto é; sobre o mensalão, Petrobras etc e que os únicos a serem julgados e presos são pessoas, em sua grande maioria, que não pertencem a burguesia atual deste país. O Estado só se metamorfoseia em tempos de eleições. O discurso direcionado nesse momento é de um Estado equânime, isto é; apresenta-se á todos os eleitores e á todas as eleitoras uma ideia de Estado para todos. Um Estado que fará justiça, não importa cor, gênero e, de que classe pertence. Para aquele que capta essa lógica do discurso sabe muito bem que, o discurso do candidato é puro sofisma. É balela.

renato arthur

Quando o juiz Moro diz: ‘Eu me reuni com a minha equipe’ é o Ministério Público, isso não existe no Estado de Direito. Um juiz nunca forma equipe com o MP. Estamos nos encaminhando para um flexão autoritária e para a formação de exceção não declarada contra a esquerda brasileira”, Declaração de Tarso Genro ex Ministro da Justiça. Só no Brasil o Juiz está associado com os promotores e Delegados todos com só intuito criminalizar um partido político por corrupção, mesmo que testemunhas tenham dito, que o esquema opera antes de 98 como já havia declarado Paulo Francis, que foi processado e infartou. O Pseudo Juiz não se interessa por aquilo que não seja o seu objetivo e que ficou claro no caso da família Vaccari. Podemos dizer que temos agora, mais presos Políticos no Brasil com a detenção ilegal da família do ex-tesoreiro. Esse é o comportamento de uma justiça partidarizada e ilegal atuando s/ as leis brasileiras.

Romanelli

O equivoco é lamentável, mas faz parte da vida ..e o juiz ao ser alertado, imediatamente retrocedeu do ato
.
Evidente que diante dum escândalo comprovado desta MAGNITUDE bilionária ..dum aonde os personagens são reincidentes (empreiteiras, partidos e modus operandi), previsível que alguma vítima colateral seria feita.
,
Do que li, do que LI, NÃO inventei, tanto a prisão preventiva quando a temporária estavam dentro da lei ..assim como estarão as ditas contribuições IMORAIS se não se provar provado do achaque, do suborno, ou do conluio havido entre funcionários públicos, partidos e empresários – apesar das confissões – (pois aqui no Brasil esta assim, pagou imposto e emitiu nota de serviços, TÁ LIMPO, fala que foi consultoria !!!)
.
Agora, sabe, o que pra mim não da pra engolir é como hoje alguns meios que se diziam probos e éticos, ao menor, ínfimo sinal de erro involuntário, passarem a tentar desconstruir Instituições e homens públicos que estão cumprindo rigorosamente com o seu dever.
.
Santo deus, porque eu não vejo a mesma indignação contra os que cometeram tantos desvios, ou os que os permitiram por omissão, incompetência ou, até mesmo, conivência ? ..por favor, me digam, aonde estou errando no raciocínio ?
.
e finalmente, pelo que a mídia divulgou, penso que a sociedade tem o direito de ser esclarecida sobre:
.
– o que fazia a cunhada no Panamá ? É verdade que a viagem foi feita somente pra se participar dum simpósio e nada mais, como se movimentar contas bancárias numeradas ?
.
– é verdade, e a versão esta fundamentada em dados legais, que a cunhada teria recebido em 2011 indenização do PT de R$ 200 mil pelos morais do mensalão ..que este valor foi usado pra comprar apto da OAS e depois devolvido pelo DOBRO pra construtora que revendeu com deságio de mais de 30% ? ..e verdade que este dinheiro deu origem ao empréstimo dado pela tia à filha de Vacari, e que a menina prometeu ter condições de devolver o montante ainda em 2015 ?
.
enfim, aqui tb vale a máxima, PERGUNTAR não ofende, ou ofende e preocupa apenas a quem não tem resposta ? ..e se ser transparente não é DEVER de todos também ?
.
http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/cunhada-de-vaccari-diz-que-indenizacao-paga-pelo-pt-cobriu-compra-de-apartamento-em-2011/

    roberto

    É verdade que a filha do Serra é ou foi sócia da irmã do Daniel Dantas em offshore para lavar dinheiro das privatizações do governo FHC?
    Meu Deus, qual a razão de não vermos um tucano, hipócrita por definição, sendo investigado com tanto rigor?!

    Wladimir

    Azenha, o Eduardo Guimarães já desqualificou esse palhaço anti-petista do Bananelli, que para tentar enganar desavisados, olta e meia se apresenta com outros nomes, e ameçou bloquear seus comentários em seu blog. Vejam:

    claro_que_sou_eu

    23/04/2015 • 14:14
    .
    A JUSTIÇA que tarda, falha

    Agiu corretamente o magistrado ..parabéns a ele por ter preventivamente agido como o fez …e diante do equivoco do MP ter a HUMILDADE, e a retidão de caráter em retroceder, ação corajosa que só acompanha os homens de bem.

    Sem duvida que há muito o que explicar ..QUEM PAGOU já disse que o fez, quem recebeu também, a duvida esta em se esclarecer se foi achaque ou suborno ..e diante da suspeita e dos antecedentes dos meliantes, há muito o que se investigar SIM ..verdae é que ali tem de tudo, menos de INOCENTES

    Perguntas que espero que o juíz nos ajude a esclarecer:

    Pq a cunhada recebeu R$ 200 mil de indenização moral pelo mensalão do PT ? ..valor que a própria direção do partido por enquanto não soube confirmar nem provar

    Pq ela comprou com a gana um apto da OAS – em mesmo prédio de Lula – apto retomado pela empreiteira por mais de R$ 400 mil segundo se noticiou ..e pq a OAS vendeu o mesmo imóvel posteriormente por um valor menor do que o “reembolsado” à cunhada ?

    Pq, pq a tia emprestou este mesmo dinheiro, saído dos R$ 200 mil originais, pra sobrinha, filha do Vacari ?

    Perguntas e duvidas que a JUSTIÇA e os sujeitos envolvidos tem a OBRIGAÇÃO de esclarecer pra sociedade ..inclusive a veracidade e reais motivos que levaram a cunhada pro Panamá que, podem muito bem ser pra participação de um evento, como pra movimentação de conta ilegal;

    Quem não deve, não teme

    Responder

    eduguim

    23/04/2015 • 14:52
    .
    A cunhada de Vaccari está presa porque dizem que é a mesma mulher que aparece nas imagens do caixa-eletrônico. Tanto embromation e fugiu desse fato: são pessoas diferentes. Seu antipetismo cego o leva a endossar atentado ao Estado de Direito. Defende tucanos que usam dinheiro público para atacar adversários políticos (caso Implicante), defende tucanos acusados de corrupção, só se preocupa em atacar o PT. Você pode mudar de nome, Romanelli, mas não pode mudar de cérebro. Acha que adianta usar nome falso? Eu só publico o que quero. Você tem o direito de ignorar o assunto do post para distorcer o debate dos leitores? Por que tenho que permitir que venham mentir no meu Blog? Vou lhe dar uma chance de continuar comentando aqui: a mulher no caixa-eletrônico é a cunhada de Vaccari? Concorda que essa imagem “não deixa qualquer margem de dúvida” de que é a cunhada de Vaccari? Só publicarei algo seu de novo até responder essas questões. Se mentir, também não vou publicar. Ou diz a verdade ou está fora. Pode usar um bilhão de nomes diferentes que não terá mais espaço. Não tem mais sentido chatear meus leitores com suas mentiras.

    Almir

    Em vez de ficar vibrando com as manobras do Moro contra o PT, você deveria ir preparando o lombo. Olha a terceirização chegando!!!

    Romanelli

    Ainda pro colega, pra esclarecer sobre a prisão preventiva (depois convertida em temporária) ..diz a lei:
    .
    O artigo 312 do Código de Processo Penal aponta os requisitos que podem fundamentar a prisão preventiva, sendo eles: a) garantia da ordem pública e da ordem econômica (impedir que o réu continue praticando crimes); b) conveniência da instrução criminal (evitar que o réu atrapalhe o andamento do processo, ameaçando testemunhas ou destruindo provas); c) assegurar a aplicação da lei penal (impossibilitar a fuga do réu, garantindo que a pena imposta pela sentença seja cumprida).
    .
    Lembre-se a moça estava no Panamá (mesmo país que Dirceu tem conta) ..Penso que com os elementos de que dispunha, que o MP instruiu no processo, penso que Moro agiu corretamente ..talvez se esquecendo de que num país que TEM MEDO de enjaular meliantes e assassinos, até se confessados e/ou pegos em flagrante, com prova irrefutável, até CONDENADO, que então teria sido melhor, mais confortável pra ele ter negligenciado alguns fatos só pra não provocar tanta ira dos interessados.
    .
    e sobre a prisão temporária, diz a MP que a instituiu:
    .
    ..que é necessário que a contenção do indiciado seja “imprescindível para as investigações do inquérito policial” (inciso I do artigo 1º da Lei) ou no caso de o indiciado não ter residência fixa ou não fornecer elementos necessários ao esclarecimento de sua identidade (inciso II do artigo 1º da Lei) ..mais, que o juiz tem que ouvir o MP, e que pode ser aplicado quanto aos crimes de quadrilha também.
    .
    Convenhamos, que tanto fez este juiz pra, como agente ad lei, tentarem fazê-lo parecer pior que o bandido ?
    .
    Olha, antes o tucanato tivesse tido a “sorte” de ter um juiz destes no seu cangote ..quem sabe o mensalão e a privataria deles não tivesse saído nos moldes em que acabamos tendo que engolir ?
    .
    e por se falar nisso, pra refletir, será que a Instituição Justiça não teria instrumentos pra conter um DEBIL MENTAL como tentam fazer dele ? Mas como que pro juiz do EIKE o cara foi pardo no peito ?
    .
    e colega, você sabia que eu também fiz campanha CONTRA as CPIs que o senado do PSDB queria instaurar em 2009 contra a Petrobrás ..antes da capitalização ..antes desta orgia toda de investimentos dados a fundo perdido ..antes, antes quanto eu acreditava que DILMA era capacitada e proba para com o dinheiro público
    .
    veja, voc~e pode até me chamar de trocha, mas veja e depois conclua se eu sou mesmo tucano
    .
    https://www.youtube.com/watch?v=eTY_a4vjmXQ

    Romanelli

    desculpe, mas um comentário meu endereçado ao colega que colou conteúdo tentando me desqualificar, sumiu. Não sei se foi erro técnico ou vocês acharam por bem não publica-lo (o que pelas regras é um fato que eu devo aceitar) ..na duvida, embora não ache o espaço dos mais adequados, estou reenviando-o para apreciação e liberação, se possível, ou não
    .
    Quem sabe aqui eu tenha espaço para usar um direito de resposta me negado em outros cantos, afinal, eu fui citado pelo colega ..aliás, acho que este patrulhamento esta ficando perigoso e extremo
    .
    Eduardo Guimarães ontem não permitiu que eu respondesse aos colegas e detratores ..ELE sabe há mais de 8 anos (tempo que frequento seu BLOG) que eu NUNCA fui tucano, que condenei como poucos os governos de FHC ..que NÃO sou anti PT, que inclusive apoiava LULA e fiz campanha pra DILMA em 2011 por absoluta falta de opção, e que em 2014 votei em branco ..ele sabia muito bem que eu usava o nick “claro que sou eu ” e “vovó” .
    .
    NUNCA fiz isso e nem preciso, não devo, não temo ..não tem cabimento ..apenas busquei manter um espaço que me negaram na violência, mantendo uma identidade que tentam apagar, caçando a palavra e o direito de eu poder pensar e concluir por mim mesmo ..inclusive cheguei a concordar com um colega que me perguntou, sem nenhum receio da identidade que eu assumia e que, convenhamos, vc mesmo não pode ter certeza de ser um tal “romanelli”.
    .
    Colega, neste mundo virtual, o que vale são as idéias, não as aparências
    .
    Hoje defendo muitos temas abertamente, tenho interesses legítimos, idéias, princípios , acho por exemplo que o país tem elementos pra acionar Dilma, quer por omissão, conivência ou incompetência no caso Petrobrás e/ou no estouro da economia entre 20011/14 que nos coloca e joelhos. Não acho que ela, como presidente e ministra, membro do conselho, manda chuva, não sabia ..aliás ela mesmo deixou escapar isso
    .
    ..e convenhamos, só por pensar assim, não é difícil de imaginar que meus pontos de discordância com Eduguim só cresçam.
    .
    Meu caro, infelizmente, Eduardo Guimarães MENTIU ao meu respeito ..infelizmente minhas posições diferem das dele, por exemplo quanto à culpa do Mensalão e no Petrolão ..sobre o governo dos Castro, Chaves, sobre Che Guevara ou Maduro, até de Obama ..NÃO comunguei de suas crenças sobre os desviados Dirceu, Vargas, Batistti, Luiz Moura, Pizolato e Delúbio ..dele também não concordo no tocante às cotas racistas (defendo as sociais), alguns pontos da reforma política, sobre o aborto, terceirização. maioridade penal ..sobre greve em atividades essenciais que penalizam os menos favorecidos (como educação, saúde, transportes, política e justiça)
    .
    Discordo do Eduardo até sobre o que ele prioriza pra cidade de SP ..é a vida ..e nem por isso acho que ele deva ser eliminado ..uns pensam umas coisas, outros, outras, mas mesmo assim penso que eu não tenho o direito de desqualificar, desconstruir, mentir ou lançar máculas sobre ele ..sendo assim, peço que vc repense e reflita o que você esta tentando fazer, este ato abjeto que é a intriga e a cizania por alguém que vc não conhece e que, casualmente, hoje, pensa diferente de você
    .
    Acima seguiram 2 links que são uma modesta prova de que em 2011 eu fiz campanha pra DILMA (e que até hoje me arrependo amargamente).
    .
    Aliás, como vc pode perceber, as considerações que fiz no BLOG de Eduguim ontem e que vc colou, NÃO fugiram ao tema (pois eu falei que o magistrado errou e reconsiderou) ..mais, NÃO menti, NÃO ofendi, NEM inventei nada sobre os questionamentos que a imprensa faz sobre esta personagem, apenas disse que o JUIZ é quem deveria nos ajudar a elucidar os questionamentos.

    Almir

    Prepare o lombo, viu? A terceirização vem aí. Extensível ao setor público.

    José Roberto Amaral

    Interessante a linha de raciocínio desse cara. Tudo que os outros dizem (obviamente, não petistas) devem ser respondidas, senão se tornam verdadeiras. Chega de dar bola para caras desse tipo.

    Leonardo Leão

    Esse tal de Romanelli vive no mundo da Lua?
    Cara, uma cidadã brasileira foi presa sem que houvesse o menor indício contra ela, baseado num vídeo que foi analisado (?) por juiz, promotor e policial federal, todos experientes em suas funções onde afirmaram, categoricamente, ser ela a usar um caixa eletrônico em horário coincidente com um depósito havido. O que absolutamente não é crime algum de si per si. E não era ela. Quem “descobriu” não foram os profissionais “experientes” que a sociedade seleciona, contrata, treina e lhe dá garantias para que se faça cumprir a Lei. Foram Jornalistas.
    Ela foi algemada e grotescamente exposta cercada de toda a truculência possível.
    Quando, vivendo sua vida normal, estava em congresso no Panamá foi considerada foragida e isso foi alardeado pela imprensa.
    E não tinham nada contra ela.
    E ainda se justificaram dizendo que ela poderia continuar a delinquir.
    E ela era absolutamente inocente!
    Tudo indica que quiseram intimidar o Vaccari, alertando que podem transtornar a vida de seus familiares como bem quiserem.
    Chantagem clara!
    E o “tolinho” me vem com argumentações burocráticas, sem qualquer viço de razão, crendo-nos idiotas tal como ele.
    Se um Estado não é capaz de respeitar os direitos fundamentais de uma pessoa humana, fazendo apenas o que determina a Lei, estaremos, todos, sujeitos ao mesmo tratamento. Nenhum desvio em tão gritante violação de direitos pode ser admissível!
    Os ratos já estão nas ruas, por aqui e em muitos lugares. Breve, subirão à mesa e comerão nossa liberdade!

    abolicionista

    E a cidadã que teve a reputação destruída? Quem vai arcar com isso? O juiz deve ser punido, bem como todos aqueles que difamaram sua honra. Mas, como a gente sabe muito bem, no Brasil a lei só vale para alguns. Aliás, dá para chamar isso de lei? Está mais para linchamento.

Afonso Guedes

Leiam os cientistas ligados às neurociências. Não há ilusão de ótica, assim como os vídeos não enganam. O cérebro nos engana. Vemos duas linhas retas e paralelas tangenciarem um círculo e as achamos curvas. Ilusão de ótica? Não! Ilusão de cérebro. Daí a acreditar em milagres é um passo. Daí a cometer erros jurícos é um passo ainda mais curto. Morou?

Luiz Fortaleza

Caso de indenização por humilhação pública.

Deixe seu comentário

Leia também