O Dia: Polícia vai investigar racismo contra judoca

Tempo de leitura: 2 min

Polícia vai investigar racismo contra Rafaela Silva no Twitter

em O Dia

Judoca brasileira trocou ofensas com internautas que a criticaram pela eliminação nas Olimpíadas de Londres

Inglaterra –  O que começou como um bate-boca na internet  ganhou proporções bem maiores na vida real. A polícia vai investigar um caso de preconceito contra a judoca Rafaela Silva na rede social Twitter, e o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) emitiu nota de repúdio ao comentário de um internauta.

Rafaela Silva foi eliminada no judô dos Jogos Olímpicos na última segunda-feira, depois de um golpe ilegal. Depois, ainda em Londres, admitiu ter cometido um erro no lance que ocasionou a punição.

A reação da judoca no Twitter, porém, foi bem diferente. Intempestiva, Rafaela Silva reagiu e trocou ofensas com internautas que a criticaram pela eliminação em Londres 2012.

Depois, a judoca começou a replicar uma série de mensagens favoráveis a ela. Quando o clima já parecia mais ameno, um internauta identificado como “Urubu Palheta” disse a ela que “lugar de macaca é na jaula” e que “você não é melhor do que ninguém porque você é negra”. Além disso, afirmou que Rafaela sempre será “uma inútil”.

O ministro do Esporte, Aldo Rabelo, encaminhou o caso à Polícia Federal. A situação vai ser investigada, e o responsável pelotweet pode ser indiciado.

A investigação sobre o caso também é um clamor da própria Rafaela. Nesta terça-feira, ela foi defendida pelo COB em nota oficial.

Rafaela ainda usou novamente o Twitter para pedir desculpas pelas declarações de segunda-feira. Ainda assim, contudo, a CBJ (Confederção Brasileira de Judô) deve pedir aos atletas que tenham parcimônia no uso de redes sociais.

As informações são do iG

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urariano Mota: Os macacos antigos agora vão além dos negros – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] O Dia: Polícia vai investigar racismo contra judoca […]

Fabrício Alves

Rafaela Silva quero que saiba que os bons brasileiros como eu e muitos outros respeitamos todos os seus sacrificios que voce passou para chegar aonde chegou e
temos orgulho de ter brasileiros que lutam tanto para engrandecer este pais.

Tiãozinho

não é por falta de gente indignada que o país nao vai melhor…
se indignação servisse pra alguma coisas estavamos feitos..

    Luís

    Ainda mais indignação na Internet, na qual somos campeões absolutos.

Valdeci Elias

O Urubu ,devia se informar mais. Todo mundo, sabe que os negros dominam, o Boxe e o basquete.

mfs

O tal idiota do Urubu Palheta, que tuitou que ela não seria ninguém, agora faz de tudo para que ele próprio se torne ninguém e não seja capturado pela PF…

Scan

A Mayara foi presa?
Pagou por seu crime?
Uma condenação a prestação de serviço comunitário e pagamento de multa deixou-a quites com a justiça?
Porque com o Urubu deveria ser diferente?
Metam um desses desclassificados por 5 anos na jaula e veremos se a coisa muda ou não.

ed.

Uma visão da curiosa coincidência da manchete do “GOLPE ILEGAL”:
Não dá pra não notar que a irresponsabilidade, incompetência ou venalidade da midia pode ter iniciado isso: Explico:
A judoca (candidata a medalha!), cometeu um ERRO num golpe que era NORMAL até ~2010. Aí mudaram as regras, estabelecendo que ele só poderia ser dado em determinadas condições aA, B ou C.
A judoca, no calor de uma luta olímpica, cometeu um erro, dando o tal golpe numa situação em que a condição X não se configurou claramente (resposta a ataque ou algo assim).
Tanto que o juiz também considerou OK e deu um ponto à judoca, que estava melhor e vencendo a luta. Analisando com mais cuidado, aguém percebeu a infração e a desclassificou. Ela chorou, assumiu, mas…
Surpreendi-me em várias fontes que consultei, sempre com a MESMA manchete (ou similar): Brasileira desclassificada por golpe ILEGAL!
Para que é profissional, sabe escrever e PRESERVAR o atleta (supostamente mais simpático ao seu país), a escolha de palavras na chamada é fundamental. O contrário vale para quem não tem compromisso ou quer queimar a vítima da notícia. O fato é que o “ilegal” (golpe baixo?malandragem? roubo? mau caratismo?) foi estranhamente UNÍSSONO. Esperaria uma variação do tipo: Brasileira erra golpe … dá golpe (agora) inválido… desclassificada por infração (a nova regra)…distrai-se e… erra golpe e … confunde-se … se atrapalha …
Mas não … a manchete, invariavelmente semelhante foi: DEU GOLPE ILEGAL
Jogou a judoca na arena. Pilantra! Ladra! Venal! … e os leões vieram.
Linchamento estranho (racismo?) que pode ter acabado com a recuperação de uma ex-favelada e promessa olímpica / mundial.

    ed.

    Esqueci de omplementar que, na sequência, apareceram, também de forma multi SIMILAR, chamadas como as do G1: “Judoca xinga muito na Internet”
    Nenhum, estranhamente, dizia algo como: “Judoca é agredida na Internet”
    Será que tem relação com a “preta favelada, metida a olimpica”?…
    Estranho… porque desde o “golpe ilegal” senti cheiro de fritura.
    E veio…

    lando carlos

    amigo ão tenha duvidas e isso elite preconceituosa as ovelas da globolixo e o maior exemplo

Geysa Guimarães

Vai investigar?
E precisa de investigação para o óbvio ululante?
Não tá tudo lá, postado no twitter?
Aplique-se a lei, e pronto.

    Willian

    Geysa, a pessoa que a ofendeu usou um pseudônimo. Precisa se investigar para chegar efetivamente quem é a pesssoa. Prender quem hoje?

    Luís

    Estava, pois o cara apagou a conta.

trombeta

Cadeia para racista!

Fabio Passos

O internauta cometeu um crime.
Precisa ser identificado e prestar contas.

Julio Silveira

Li a pouco no Terra que um rapaz que defendeu um mendigo no Rio, e que por isso foi agredido violentamente por uma gang de marginais, possivelmente classe média, está em campanha por justiça no Twitter já que os agressores foram libertados.
Depois de lêr também a noticia do blog, sobre o racismo contra a atleta, só posso acreditar que eles sabem por que fazem e falam essas coisas barbaras. É por que não dá em nada, tem muita cumplicidade legal.

Tiago Tobias

Essa é a herança do Rafinha Bastos, do Danilo Gentili, da Mayara Petruso e da campanha de 2010 do Padim Pade Cerra. Alegando “liberdade de expressão”, essa gente imunda ousou sair do armário. A tampa do esgoto foi aberta!

    Sandra

    Fato. O mau cheiro se sente ao se assistir o JN. Ao se navegar na internet. E ficará insuportável até o mês de outubro.

giovani montagner

KAMEL, Ali. Não somos racitas: uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

    Márcio Gaspar

    Prezado, esse lixo e o autor desta porcaria a gente já conhece. Esse lixo tem uma infinidade de criticas. Os fatos que ocorrem no dia a dia do Brasil e os exemplos que aparecem, são muitos, já refutam esta porcaria.

    Fabio Passos

    O PIG não é apenas cúmplice.
    O PIG é incentivador do preconceito e racismo no Brasil.

    globo, veja, estadão e fsp são um antro de racistas. Alguns enrustidos… outros despudorados.

    giovani montagner

    obrigado Fabio Passos, compreendeu o que quiz dizer.

Deixe seu comentário

Leia também