Nassif e o golpe dentro do golpe: A tentativa de livrar Serra e Aécio da delação de Léo Pinheiro, da OAS

Tempo de leitura: 5 min

xadrez do toffoli

O xadrez de Toffoli e o fruto da árvore envenenada 

Luis Nassif, no GGN, 22/08/2016 

Entramos em um dos mais interessantes quebra-cabeças da Lava Jato: a operação fruto da árvore envenenada, possivelmente montada para livrar Aécio Neves e José Serra das delações da OAS. Trata-se do vazamento parcial da delação do presidente da OAS Léo Pinheiro, implicando o Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.

Peça 1 – o teor explosivo das delações

Já circularam informações de que as delações da OAS serão fulminantes contra José Serra e Aécio Neves. Até um blog estreitamente ligado a Serra – e aos operadores da Lava Jato – noticiou o fato.

Em muitas operações bombásticas, pré-Lava Jato, os acusados valiam-se do chamado “fruto da árvore envenenada” para anular inquéritos e processos. A Justiça considera que se o inquérito contiver uma peça qualquer, fruto de uma ação ilegal, todo o processo será anulado. Foi assim com a Castelo de Areia. E foi assim com a Satiagraha.

Na Castelo de Areia, foi uma suposta delação anônima. Na Satiagraha, o fato dos investigadores terem pedido autorização para invadir um andar do Opportunity e terem estendido as investigações a outro.

Peça 2 – os truques para suspender investigações.

Vamos a um arsenal de factoides criados para gerar fatos políticos ou interromper investigações:

Grampo sem áudio – em plena operação Satiagraha, aparece um grampo de conversa entre Gilmar Mendes, Ministro do Supremo, e Demóstenes Torres, senador do DEM. Era um grampo às avessas, no qual o conteúdo gravado era a favor dos grampeados. Jamais se comprovou a autoria do grampo. Mesmo assim, com o alarido criado Gilmar conseguiu o afastamento de Paulo Lacerda, diretor da ABIN (Agência Brasileira de inteligência). Veículo que abrigou o factoide: revista Veja.

O falso grampo no STF – Recuperada a ofensiva, matéria bombástica denunciando um sistema de escutas no STF. Era um relatório da segurança do STF, na época presidido por Gilmar Mendes. Com o alarido, cria-se uma CPI do Grampo, destinada a acuar ainda mais a Polícia Federal e a ABIN. Revelado o conteúdo do relatório, percebeu-se tratar de mais um factoide. Veículo que divulgou o falso positivo: revista Veja.

O falso pedido de Lula – em pleno carnaval da AP 470, Gilmar cria uma versão de um encontro com Lula, na qual o ex-presidente teria intercedido pelos réus do mensalão. O alarido em torno da falsa denúncia sensibiliza o Ministro Celso de Mello, o decano do STF, e é fatal para consolidar a posição dos Ministros pró-condenação. Depois, a única testemunha do encontro, ex-Ministro Nelson Jobim, nega veementemente a versão de Gilmar. Veículo que disseminou a versão: revista Veja.

O caso Lunnus – o grampo colocado no escritório político de Roseane Sarney, que inviabilizou sua candidatura à presidência. Caso mais antigo, na época ainda não havia sinais da aproximação de Serra com a Veja.

O suborno de R$ 3 mil – o caso dos Correios, um suborno de R$ 3 mil que ajudou a deflagrar o “mensalão”. Veículo que divulgou: Veja. Fonte: Carlinhos Cachoeira, conforme apurado na CPI dos Correios.

Peça 3 – a fábrica de dossiês

Com base nesses episódios, procurei mapear os pontos em comum entre os mais célebres dossiês divulgados pela mídia.

Confira:

nassif

Fato 1 – na Saúde, através da FUNASA o então Ministro José Serra contrata a FENCE, empresa especializada em grampo, o delegado da Polícia Federal Marcelo Itagiba e o procurador da República José Roberto Figueiredo Santoro.

Fato 2 – em fato divulgado inclusive pelo Jornal Nacional, Santoro tenta cooptar Carlinhos Cachoeira, logo após o episódio Valdomiro Diniz.

Fato 3 – Cachoeira tem dois homens-chave. Um deles, o araponga Jairo Martins, seu principal assessor para casos de arapongagem. O segundo, o ex-senador Demóstenes Torres, seu principal agente para o jogo político. Ambos têm estreita ligação com o Ministro Gilmar Mendes: Demóstenes na condição de amigo, Jairo na condição de assessor especialmente contratado por Gilmar para assessorá-lo.

Fato 4 – todos os principais personagens do organograma – Serra, Gilmar, Cachoeira, Demóstenes e Jairo – mantiveram estreita relação com a Veja, como fontes, como personagens de armações ou como fornecedores de dossiês.

Não se tratava de meros dossiês para disputas comerciais, mas episódios que mexeram diretamente com a República. O organograma acima não é prova cabal da existência de uma organização especializada em dossiês para a imprensa. São apenas indícios.

Peça 4 – a denúncia contra Toffoli.

Alguns fatos chamam a atenção na edição da Veja.

Fato 1 – já era conhecido o impacto das delações de Léo Pinheiro sobre Serra e Aécio (http://migre.me/uJKsj). Tendo acesso à delação mais aguardada do momento, a revista abre mão de denúncias explosivas contra Serra e Aécio por uma anódina, contra Toffoli.

Fato 2 – a matéria de Veja se autodestrói em 30 segundos. Além de não revelar nenhum fato criminoso de Toffoli, a própria revista o absolve ao admitir que os fatos narrados nada significam. Na mesma edição há uma crítica inédita ao chanceler José Serra, pelo episódio da tentativa de compra do voto do Uruguai. É conhecida a aliança histórica de Veja com Serra. A reportagem em questão poderia ser um sinal de independência adquirida. Ou poderia ser despiste.

Peça 5 – a posição do STF e do PGR

Um dos pontos defendidos de maneira mais acerba pelo Ministério Público Federal, no tal decálogo contra a corrupção, é a relativização do chamado fruto da árvore envenenada. Querem – acertadamente – que episódios irregulares menores não comprometam as investigações como um todo.

Se a intenção dos vazadores foi comprometer a delação, agiram com maestria.

Sem comprometer Toffoli, o vazamento estimula o sentimento de corpo do Supremo, pela injustiça cometida contra um dos seus. Ao mesmo tempo, infunde temor nos Ministros, já que qualquer um poderia ser alvo de baixaria similar.

Tome-se o caso Gilmar Mendes. Do Supremo para fora até agora, não houve nenhum pronunciamento público do Ministro, especializado em explosões de indignação quando um dos seus é atingido. E do Supremo para dentro? Estaria exigindo providências drásticas contra o vazamento, anulação da delação? Vamos aguardar os fatos acontecerem. Mas certamente, Gilmar ganha um enorme poder de fogo para fazer valer suas teses que têm impedido o avanço das investigações contra Aécio Neves.

A incógnita é o PGR Rodrigo Janot. Até agora fez vistas largas para todos os vazamentos da operação mais vazada da história. E agora?

Se ele insiste na anulação da delação, a Hipótese 1 é que está aliado a Gilmar na obstrução das investigações contra Aécio e Serra. A Hipótese 2 é que está intimidado, depois do tiro de festim no pedido das prisões de Renan, Sarney e Jucá. A Hipótese 3 é que estaria seguindo a lei. Mas esta hipótese é anulada pelo fato de até agora não ter sido tomada nenhuma providência contra o oceano de vazamentos da Lava Jato.

De qualquer modo, trata-se de um ponto de não retorno, que ou consagra a PGR e o Ministério Público Federal, ou o desmoraliza definitivamente.

Afinal, quem toca a Lava Jato é uma força tarefa que, nas eleições presidenciais, fez campanha entusiasmada em favor do candidato Aécio Neves. Bastaria um delegado ligado a Serra e Aécio vazar uma informação anódina contra um Ministro do STF para anular uma delação decisiva. Desde que o PGR aceitasse o jogo, obviamente.

Será curioso apreciar a pregação dos apóstolos das dez medidas, se se consumar a anulação da delação.

PS1 – A alegação dos procuradores, de que o vazamento teria partido dos advogados de Léo Pinheiro, visando forçar a aceitação da delação não tem o menor sentido. Para a delação ser aceita, os advogados adotariam uma medida que, na prática, anula a delação? Contem outra.

PS 2 – N semana passada o procurador Carlos Fernando dos Santos lima já mostrava deconforto com a delação da OAS, ao afirmar que a Lava Jato só aceitaria uma delação a mais de empreiteiras. Não fazia sentido. A delação depende do conteúdo a ser oferecido. O próprio juiz Sérgio Moro ordenou a suspensão do processo, sabe-se lá por quê. E nem havia ainda o álibi do vazamento irrelevante.

Leia também:

Batalhadora por Lei da Ficha Limpa detona: “Decisão do STF corrobora a corrupção”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

sebastião farias

Tudo no seu tempo, né, veja o que aguarda esses personagens do mal, pelo que fazem com o Brasil, com a justiça, com povo brasileiro, com a democracia, com estado de direito, com o nosso voto e com o povo de Deus. Meditem nessas palavras, pois elas têm poder “Então o tal ímpio se manifestará. Mas o Senhor Jesus o destruirá com o sopro de sua boca e o aniquilará com o resplendor da sua vinda. A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores. Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar. Por isso, Deus lhes enviará um poder que os enganará e os induzirá a acreditar no erro. Desse modo, serão julgados e condenados todos os que não deram crédito à verdade, mas consentiram no mal.” (2Ts 2, 8-12).

FrancoAtirador

.
.
Marionetes do Golpe Levantam o Dedo

https://pbs.twimg.com/media/CqoDNNZWEAE7vSx.jpg
.
.

Messias Franca de Macedo

GILMAR IMPEDE CAÇA ÀS BRUXAS [as bruxas do DEMoTucanato]
Golpistas precisam ser poupados da OAS e da Odebrecht
“E Dom João VI cometeu uma obra-prima: criou a obra-prima da safadeza total, e se chama Brasil!” Por gênio Mino Carta
https://www.youtube.com/watch?v=foibUXLoYYs

Messias Franca de Macedo

… Na verdade, o barraco tem outra conotação!
Salvem-se Aécim &$ (S)erra na mais deslavada cara de pau midiático-jurídica!
E as instituições que não se cansam de se ‘autodesMOROlizar-se’…
“Tudo vale a pena porque as recompensas pelo golpe não são pequenas!”

$$$$$$$$$$$$$$$$

O Xadrez do empate vitorioso de Gilmar e Janot
QUA, 24/08/2016 – 00:23

(…)
Hipótese 2 – Janot aproveitou o carnaval em torno do episódio para afastar de si o cálice da delação da OAS.
Aposto fechado na segunda hipótese.
Tem-se, enfim, um jogo em que Capablanca e Alekhine combinam a resultado final: Janot e Gilmar trocam tiros entre si, simulam um combate entre Darth Vader e Luke Skywalker e ambos conseguem chegar ao mesmo resultado: a anulação da delação da OAS salvando Serra, Aécio e, democraticamente, possivelmente algumas cabeças do PT.
O jogo termina empatado com Gilmar e Janot vitoriosos. E, em um arremate elegante, Gilmar declara que a delação não deveria ser suspensa, para permitir a Janot a ultima movida do jogo.
De fato, um clássico do xadrez político.

FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/o-xadrez-do-empate-vitorioso-de-gilmar-e-janot

Daniel

Faltou citar o fim da “Operação Sangue-suga” na sua reportagem.

Onde o Serra era o maior investigado e hoje é um dos maiores “beneficiados” da anulação desta operação da PF.

José Serra é o maior “Câncer” na política brasileira….

Ele “vai e volta” mas nunca “é eliminado”

Um câncer!

Messias Franca de Macedo

[BARRACO NO BAILE DO GOLPE!]

… O que deu na ‘veja’?
A ‘veja’ está mesmo “peitando o Janot &$ o Gilmar”?
E confirmando que as acusações contra “o supremo amigão do gilmar”, Dias Toffoli, são mais densas do que estão tentando camuflar?

***

Janot se enrola ao explicar suspensão da delação de Léo Pinheiro
Decisão é resposta às suspeitas de Gilmar Mendes, mas motivos carecem de lógica: se não há anexo contra Dias Toffoli

23 ago 2016, 21h39 – Atualizado em 23 ago 2016, 22h10

(…)
VEJA, naturalmente, conhece os bastidores do que se convencionou chamar de “vazamento”. Durante a apuração, a revista firmou o compromisso de manter suas fontes no anonimato — e vai manter o compromisso. A reportagem de VEJA teve acesso ao anexo da delação em que Léo Pinheiro mencionou o nome de Dias Toffoli. A expressão “ter acesso” significa que os repórteres de VEJA viram e leram o anexo. E apuraram que os termos do anexo estavam em discussão na proposta de delação de Léo Pinheiro. Por isso, VEJA mantém tudo o que foi publicado na edição que está nas bancas.
O dado mais intrigante na versão pública de Janot é sua decisão de cancelar as negociações com Léo Pinheiro. É intrigante não apenas porque é a primeira vez que o noticiário antecipando os termos de uma delação resulta em cancelamento das negociações. É intrigante, também, porque tem uma falha de lógica. Se nunca houve delação contra Dias Toffoli, se nunca houve anexo algum sobre o assunto, por que o procurador-geral cancelou as negociações? Por que não a manteve normalmente?
Em sua fala na reunião do conselho desta terça-feira, Janot dá uma pista das razões de sua decisão. Disse o seguinte: “Na minha humilde opinião, trata-se de um quase estelionato delacional, em que inventa-se um fato, divulga-se o fato para que haja pressão ao órgão do Ministério Público para aceitar desta ou daquela maneira eventual acordo de colaboração.” Com isso, fica claro que Janot acha que a divulgação da menção a Dias Toffoli é parte de uma conspiração — da qual VEJA participaria — para forçar que a delação seja aceita. Mas, se não passa de um “quase estelionato delacional”, volta-se à pergunta que não quer calar: por que cancelar a negociação? Não bastaria ao procurador aceitar a delação nos termos que bem entendesse – e desprezar o que a imprensa mentirosa e leviana noticia?

FONTE: http://veja.abril.com.br/politica/janot-se-enrola-para-explicar-suspensao-da-delacao-da-oas/

FrancoAtirador

.
.
Curiosidade

Será que o Ministro do STF e ex-Presidente do TSE, Dias Toffoli,

fará Acordo de Delação Premiada com o Procurador-Geral Janot?
.
.

Eros Alonso

Serra e Aécio não escapam. Acabou a blindagem. Pura questão de tempo.E Alckmin pode colocar as barbas de molho.O Metrô enterra todos os tucanos paulistas, a merenda também.Vários ex-presidentes da Alesp são ou foram processados ou condenados por roubaram a merenda escolar.

FrancoAtirador

.
.
Curiosidade

Quado será que os Cordeiros
finalmente Compreenderão
que Lôbo Não Côme Lôbo

https://twitter.com/stanleyburburin/status/768164077160005632
.
.

FrancoAtirador

.
.
Ministro do STf Gilmar Mendes entra com Pedido de Habeas Corpus Preventivo

no Jornal O Estado de São Paulo. Fausto Macedo foi Designado Relator da Matéria.

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/o-cemiterio-esta-cheio-desses-herois-diz-gilmar-mendes-sobre-procuradores-da-lava-jato/
.
.

marcio gaúcho

E o povo que se exploda! Que continue assistindo o Velho Chico, Justiça, Futebol, etc. na Globo. Enquanto se enebria, a elite dominante está tomando posição, aplicando o golpe em todos nós! A maçonaria, mais uma vez, muda a história dessa nação na marra, como desde a deposição do império, Getúlio, 1964 em benefício próprio, dos irmãozinhos queridos que se locumpletam e se lambuzam no trabalho a preço vil e na vassalagem do povo. Mas, se o povão quiser lutar, que cruze os braços, pare o país e ajude a quebrar os negócios dessa corja. Sem o nosso trabalho braçal, a falência é questão de pouco tempo. Falido e na penúria o povo já está. Para quem acha que que essa ideia é uma bobagem, procure na história alguns casos como China, Rússia, India e outros.

wendel

A Nação, infelizmente esta cooptada pelos bandidos em todos os escalões!!!
Sinto vergonha em ter nascido em uma época como esta, para estar sofrendo este tipo de humilhação !!!
Vergonha por conviver em época tão promiscua !!!!!

Messias Franca de Macedo

“Não Desanime, a História Começa dia 29”
Dileto(a) e consciente leitor(a), bem-vindo(a) a um homem bom de sublime nome Bemvindo!
https://www.youtube.com/watch?v=HAZM7Nvic8I

FrancoAtirador

.
.
Intimidações e Ameaças aos Ministros do STF,

nos Meios de Comunicação da Mídia Corrupta,

prosseguirão até Votação do Último Recurso.

Quem der um Piozinho Contra o Impíxi tá Frit@.

https://twitter.com/DCM_online/status/768092062658994178
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    É Barra Pesadíssima Essa Quadrilha Internacional dos Mercados

    [OLJ (OC-PPP) = Mídia Jabá, PPSDemB/PMDB, U.S. Embassy & CIA]
    .
    .

le

NASSIF E FODA! Tamanha clareza que so um COXINHA ENRGUMINO para nao entender que EXISTE SIM INTOCAVEIS…poder judiciario policia e a midia fazem coisas que envergonhariam a ate a SUZANE VON SEI LA OQUE, PARA proteger seus Amores…maior que amor de mae!

JURIDICO

Avisei ao Brito do Tijolaço que o objetivo era esse Isso tudo porque o Leo não quis dedurar o Lula.

Desculpa esfarrapada para negar a delação salvando Aécio

Só não ve quem quer

Marcio

Anotem aí! Brevemente teremos que ir às armas!

PAULO BERTAZZI

Não entendi!!! Em que é que essa matéria afeta tua vida?

FrancoAtirador

.
.
Os Filh@s d@s Pulhas que Assaltaram o Poder Federal

Tão Nem Aí Pra Povo, Democracia, Soberania, Pré-Sal.

Querem é Dinheiro pra Fazer o Pé-de-Meia da FamíGlia.

https://twitter.com/tarsogenro/status/768045762924122112
.
.

FrancoAtirador

.
.
Banho de Sol na Penitenciária de Segurança Máxima

https://pbs.twimg.com/media/CqfuzIvWEAAfFf9.jpg

https://twitter.com/charlesnisz/status/767844910171037696
.
.

FrancoAtirador

.
.
Adivinha por que @s Jornalistas têm um medo, que se pélam td@s,

de que se quebre o Sigilo da Comunicação dos Bandidos no UátzÁpi.
.
.

arivaldo couto caldas

Estamos, sem dúvidas, diante da grande piada do ano. Nunca dantes ouviu-se falar de delações rejeitadas, o que sem dúvidas dá todo sentido ao Nassif, como sempre brilhante e preciso.
Quando a gente acha que viu tudo, no dia seguinte temos sempre uma nova surpresa. Isto quase que diariamente.

Deixe seu comentário

Leia também