Matança dos 43 em Iguala: Pobre México, tão longe de Deus, tão perto dos EUA

Tempo de leitura: < 1 min

Captura de Tela 2014-11-27 às 09.33.26

Da Redação

Governado pelo império da Televisa, o México é frequentemente apontado pelos neoliberais como exemplo a ser seguido pelo Brasil.

Porém, a realidade é que o país:

1. Teve seu mercado interno inundado por produtos vindos dos Estados Unidos, depois de aderir ao acordo comercial do Nafta;

2. De exportador tornou-se importador de milho, um dos alimentos básicos da população;

3. O deslocamento de população da zona rural para as cidades resultou em mão-de-obra barata para os grandes cartéis fornecedores de drogas para o gigantesco mercado dos Estados Unidos;

4. A exportação de mão-de-obra barata, via imigração, cresceu em vez de diminuir;

5. “A guerra contra as drogas”, que permitiu aos Estados Unidos assumirem o controle do México via aparato policial-militar, com investimento de bilhões de dólares em armamento e treinamento fornecidos pelos próprios EUA, desde 2006 resultou em 80 mil mortes e 25 mil desaparecidos. O assassinato de 43 estudantes, portanto, é apenas a ponta de um gigantesco iceberg que não sai na Televisa. Nem na Globo.

[Todo o conteúdo exclusivo do Viomundo é bancado por nossos assinantes. Torne-se um deles!]

O protesto abaixo aconteceu diante do Consulado do México em São Paulo e teve a cobertura de Caio Castor:

Leia também:

Jornalista alemão denuncia controle da CIA sobre a mídia


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jader

Quem mandou executar os adolescentes foi o prefeito José Luis Abarca, do PRD; um partido de esquerda mexicano. Preciso dizer mais?

Yacov

HUITZILOPOCHTLI (?!), o Deus Azteca da Morte que exigia o sacrifício de corações humanos pulsantes em seu altar, parece um anjinho perto do TIO SAM…

“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

Rodrigo

O tráfico e seus tentáculos por aqui fazem a mesma coisa. Por dia vão muito mais que 43.

Nessa parte não somos lá tão diferente deles.

    gregorrio de Matos Guerra

    Seria vc o Constantino ? Criança vc esta voando : Eles não foram mortos pelo trafico ,não “bunitão “,mesmo que a mão que executou seja a mesma que eventualmente adianta uns bagulhinhos.O que essa história do Mexico evidenciou( pro cegos, pois tudo na nossa estrutura social local ,regional ,nacional e mundial evidencia isso )ou melhor escancarou ,é como o mesmo poder (retido na mão de uma classe) que promove a guerra as drogas;promove o trafico de drogas ,se beneficia dele e em ultima instancia como no caso, pode inclusive dar ordens ao trafico que é seu subordinado hierarquico.Ou em outras palavras que todo aparato da guerra as drogas e mais o trafico nåo estão em conflito ,senão que um promove o outro ,e mais, que uma classe social se beneficia de todo o processo, que controla pelas duas pontas e o verdadero objeto, do trafico que esta subodinado à propria policia ou como no casodos 43 do Mexico a um politico;é o povo que não pode se defender,normalmente os mais pobres mas no meio vai classe media e uns ricos também ;os inocentes é que estão pagando caro pela guerra as drogas e os espertos estnao se dando bem.

    Rodrigo

    Você me chama de criança, mas é você que escreve feito uma.

Jair de Souza

E as ONGs do império (HRW, Amnesty International, Green Peace, etc.), assim como os artistas a serviço do grande capital (Shakira, Alejandro Sanz – um verdadeiro bandido antipovo -, Juanes, Rihanna e tantos outros imbecis a mando da corte imperial) não se preocupam para nada com o que está ocorrendo no México.

E é plenamente compreensível a razão para tal: é que o México representa o modelo de Estado que o império do norte (EUA) quer impor para o resto da América Latina. Portanto, é preciso preservá-lo de tudo o que puder desmascará-lo perante os povos latinoamericanos.

Sendo assim, os serviçais do império nunca terão nada a dizer sobre os crimes abomináveis que as autoridades mexicanas, em conluio com o narcotráfico, estão cometendo contra seu próprio povo.

Mas, com a Venezuela a coisa é diferente. A Venezuela não está alinhada aos ditames de Washington e, por isso, deve ser execrada ao máximo. Se, como de costume, não houver razões reais para sua satanização, essas razões deverão ser inventadas.

Em seguida aparecerão as HRW, as Amnesty International, as Greenpeace e os Alejandro Sanz, os Juanes, as Shakiras e as Rihannas da vida para dar força à campanha de difamação.

Mas, o México, ora, o México é deles.

    Yacov

    O México é o novo Chile de Pinochet da América Latrina, do TIO SAM, um laboratório para o ULTRA-NEOLIBERALISMO. NO PASSARÁN !!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    Yacov

    ‘MEXICO e MAD MAX’, qualquer coincidência é mera semelhança.

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    Nelson

    Perfeito, Jair. Parabéns!

    Yacov

    E aqui no nosso Brasil Varonil também, não tenha ilusões… Na ERA DAS TREVAS eles se infiltraram até a medula na PF. Como acha que conseguiram grampear até o telefone da DILMA ?!? Serão os vazamentos do trust ‘PiG-MORO-LEAKS, mais uma obra da grande procidên-‘CIA’ divina ?!? KKKKKKKKKKKKKKKK ….

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

Adalberto

Onde os EUA colocam a mão o Pais apodrece, vide Iraque e afeganistão que vivem em caos de morte sem fim.

Elias

O título me parece bem sugestivo. O México está tão longe de Deus e tão perto do Mal. Aliás, esse Mal o devora há 166 anos. Em 1848 os EUA tomaram a metade do território mexicano por conta de uma guerra em nome de Deus (vejam só), um fanatismo religioso que deu aos EUA boa parte do norte do México que hoje são os seguintes estados do Tio Sam: Califórnia, Nevada, Texas, Utah, Novo México e partes do Arizona, Colorado e Wyoming. Sem dúvida, a sigla que dá nome ao império nada mais é do que uma “divina determinação” de transformar Os Estados Unidos da América em Estados Unidos de Toda a América (de todo o continente americano) e por que não dizer de todo o mundo?

    Yacov

    HUAHUHAUHAUHUAHUAHUAHUAHUHAUHAUAAHAUHUAAAAUUUUU…

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

José

Com o PSDB no governo, o Brasil estaria na mesma situação do México. Aliás, pior.

Bacellar

Tenho grandes amigos por lá e em breve nascerá meu primeiro parente mexicano. ;)

A situação social está caótica, todo dia vejo pelas RSs de meus amigos protestos e distúrbios. Além da barbárie do narcotráfico e do sofrimento dos que tentam passar a fronteira esta sendo posto em prática um desmanche privatista na Pemex que arrebentará com o país. Os argumentos são muito semelhantes aos usados por aqui em relação à Petrobras.

Algumas fotos minhas de 2007 mostrando a prosperidade mexicana.

https://www.flickr.com/photos/joaobacellar/sets/72157603771459191/

    Bacellar

    Também é interessante notar como distúrbios sociais em países dirigidos por governos simpáticos inexistem na mídia internacional. Quando muito noticia-se com ares de crime comum, como no caso dos estudantes, mas silencia-se sobre as consequências sociais, os protestos diários, a repressão violenta aos protestos…

    Por isso amigos de esquerda as pautas no Brasil são: Estabilidade, estabilidade e estabilidade. Nosso governo está no bloco dos enemys.

    Vejam estes vídeos da repressão no México; detalhe tive que recorrer a um amigo de lá para encontra-los pois o google só retornava videos sobre repressão policial na world cup 2014…Vai vêno Jão…

    http://aristeguinoticias.com/2111/mexico/video-asi-comenzaron-los-enfrentamientos-frente-a-palacio-nacional-el-20novmx/

    Pelo que me contam de la é ridículo…P2 “anarquista” de preto começando tumulto em manifestação pacífica, prisões arbitrárias…Mesmo M.O…

    Mário SF Alves

    Mesmo M.O…

    Traduzindo: mesmo modus operandi.

    Tudo muito primaveril, tudo muito colorido, tudo muito Egito, Turquia, Venezuela, Brasil (?), Ucrânia, mesmíssimo M.O.

Hugo Diniz

Quem mais o cartel da droga gostaria que tivesse sido eleito presidente no Brasil.
Ainda bem que não deu certo.

Julio Silveira

Nunca devemos nos esquecer que este é dos países mais utilizados pela midia corporativa pusilanime nacional em comparações depreciativas ao nosso país, para depreciar nossas escolhas por uma aproximação maior com nossos vizinhos e exaltar a escolha mexicana, essa que tem feito deles um país apendice de segunda.

    Yacov

    You got it !!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

Deixe seu comentário

Leia também