Manchetômetro da Uerj: Jornal Nacional surra Dilma por 82 a 3

Tempo de leitura: < 1 min

Manchetômetro

No manchetômetro da Uerj: JN da Globo surra Dilma por 82 a 3

Parcialidade, partidarismo e desequilíbrio editorial; tudo somado, o Jornal Nacional, principal veículo informativo da Rede Globo, exibiu de 1º de janeiro a 9 de agosto deste ano nada menos que 1 hora e 22 minutos de reportagens contrárias ao governo da presidenta Dilma

do Tribuna Hoje, sugestão MWM

Um cálculo feito por pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) comprova que o principal noticiário da TV brasileira, o Jornal Nacional, é definitivamente usado pela Globo como um instrumento de oposição ao governo. Pesquisa chamada de ‘manchetômetro’ pelos membros do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública da Universidade conclui que o JN veiculou disparadamente mais notícias negativas contra a presidente Dilma Rousseff (PT) do que contra seus adversários.

De acordo com os gráficos do manchetômetro, o Jornal Nacional dedicou 1 hora e 22 minutos em 2014 para notícias consideradas desfavoráveis para a petista, contra apenas três minutos para reportagens consideradas favoráveis.

Em contrapartida, o candidato do PSDB, Aécio Neves, teve 7,42 minutos de noticiário positivo esse ano, e 5,35 minutos de notícias negativas. Eduardo Campos, presidenciável pelo PSB, foi alvo de pouco mais de 30 minutos de reportagens consideradas neutras, de acordo com os pesquisadores.

Leia também:

Eleitor faz denuncia formal ao MPF contra noticiário desequilibrado da TV Globo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Amarildo

NÃO DEU NO JN, MAS É VERDADE

O slogan da campanha do Aécio Neves deveria ser “o Brasil pó demais”.

Veja porquê assistindo ao vídeo com o link abaixo. Estarrecedor!

http://youtu.be/i_hJDNvaeKM

Emanoel Santos de Castro

A culpa é dos próprios companheiros do PT, que quando têm oportunidade,de pelo menos esquecer o plim plim, fazem questão de dar-lhes a preferência. Sinceramente!

Rioberto Ravena

É que a direita e o editor do jornal devem ser simpatizantes de drogados, do tráfico de drogas, de aeroportos particulares construídos com dinheiro do Estado e de quadrilhas que agem como aspiradores que chupam sofregamente o dinheiro do Estado.

Messias Franca de Macedo

Dilma Rousseff 60 X 13 Aécio Neves

Dilma Rousseff 60 X 06 Eduardo Campos

No placar da “Arena” Bahia!

heheheheehehehehehehehe

Viva o leal, consciente e honesto povo trabalhador brasileiro!

FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/158721-dilma-rousseff-tem-60-das-intencoes-de-voto-na-bahia-segundo-pesquisa-babesp.html

Messias Franca de Macedo

… Na Bahia, apesar do ‘Manchetômetro’!

Aécio ‘Never’ e ‘Eduardo [Em] Campos [Minados], vocês “perdem feio aqui na Bahia”!

#############################

Dilma Rousseff tem 60% das intenções de voto na Bahia, segundo pesquisa Babesp

Na pesquisa realizada pelo instituto Babesp, na estimulada, quando aparecem os nomes dos candidatos à Presidência da República, a presidente Dilma Rousseff (PT) aparece com 60% das intenções de voto. Aécio Neves (PSDB) vem em segundo com 13%. Eduardo Campos (PSB) aparece com 6%. Pastor Everaldo (PSC) tem 2%. Luciana Genro (PSOL) tem 1%. Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV) – que tem como candidata a vice a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento -, Levy Fidélix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) têm menos de 1%. A pesquisa ouviu duas mil pessoas entre os dias 5 e 11 de agosto, em 84 municípios baianos e foi protocolizada sob o nº BA-00008/2014.

Quarta, 13 de Agosto de 2014 – 07:36

por Marcos Russo

FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/158721-dilma-rousseff-tem-60-das-intencoes-de-voto-em-pesquisa-babesp.html

FrancoAtirador

.
.
07/07/2014
TV GLOBO SP

Devedores tem oportunidade para acertar contas com o governo

Contribuintes da Receita Federal e INSS

podem pagar dívidas com governo com descontos e parcelamentos.

Ele foi lançado por medida provisória e já foi publicado no diário oficial.

(http://globotv.globo.com/eptv-sp/jornal-da-eptv-1a-edicao-campinaspiracicaba/v/devedores-tem-oportunidade-para-acertar-contas-com-o-governo/3480816)
.
.
A GLOBO DEVERIA APROVEITAR MAIS ESTA OPORTUNIDADE

QUE FOI PROPORCIONADA PELO GOVERNO FEDERAL

PARA FINALMENTE MOSTRAR OS DARFs COMPROVANDO

A QUITAÇÃO DOS DÉBITOS FISCAIS E PREVIDENCIÁRIOS

DAS EMPRESAS DOS MARINHO: GLOBOPAR, INFOGLOBO…
.
.

Mário SF Alves

E esse halo escuro em volta da cabeça dela? Mera obra do acaso foto-globalístico?

Sei não, mas, parece, que até aí – inclusive – tem.

Será que já recomeçou a pornô-política global do vale tudo?

    Mário SF Alves

    “E esse halo escuro em volta da cabeça dela? Mera obra do acaso foto-globalístico?”

    __________________________
    Pura bobagem de minha parte. Desculpem.

alfredo de pádua

A conclusão que se chega é que o Jornal Nacional quer transformar as eleções presidenciais em uma disputa entre dois partidos, PT e PSDB, com a exclusão do PSB.
Torcem para o Aécio, pois com ele os juros reais podem chegar facilmente na casa do 25%, ja a Dilma, na melhor das hipóteses, uns 17%. O Campos é um osso duro de roer.

    Mário SF Alves

    Osso?

Fernando

William Bonner enquadrou e Aécio!

El Cid

já disponível a entrevista de Aécio para o Jornal Nacional no dia 11/08/2014:

http://www.dailymotion.com/video/x23di2y_aecio-neves-e-entrevistado-no-jornal-nacional_news

    Conceição Lemes

    El Cid, está dando erro. abs

FrancoAtirador

.
.
A WikiFarsa e a Verdadeira Ameaça à Democracia

O que ameaça a democracia
é a capacidade de um veículo de comunicação
transformar algo irrelevante
em um suposto escândalo nacional

Por Vinicius Wu, no Leitura Global

O episódio da alteração dos perfis de Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg na plataforma colaborativa Wikipédia tem tudo para entrar para a história do jornalismo brasileiro como uma das mais grosseiras e levianas tentativas de manipulação da informação e de criação de factóides, com evidente motivação político-eleitoral.

Porém, o mais importante no caso é compreendermos que, ao contrário do que sustentam as supostas “vítimas”, não é a edição de seus perfis o que ameaça a democracia, mas sim a capacidade de um veículo de comunicação transformar algo irrelevante em “escândalo” nacional.

A repercussão desproporcional do caso em alguns veículos de imprensa só pode ser explicada pelo contexto eleitoral, onde percebe-se, claramente, a dificuldade dos candidatos oposicionistas em viabilizarem-se, apesar de todo esforço empreendido pelos monopólios de comunicação e pelo setor financeiro.

Trata-se de uma das mais inusitadas – e surpreendentes – tentativas de desgaste do atual governo já realizadas pelos grandes veículos de mídia.

Seria risível, se não fosse preocupante.

Até o mundo mineral sabe que não há qualquer controle sobre as edições realizadas na Wikipédia e que é muito difícil rastrear toda a rede que serve ao Palácio do Planalto, portanto, é muito provável que o “responsável” pela edição dos perfis jamais seja encontrado.

Logo, nunca saberemos o que, de fato, ocorreu.

Talvez isso explique a desfaçatez de Miriam Leitão ao afirmar, em artigo publicado em O Globo, que “alguém deu ordem para que isso fosse executado” e que isso faz parte de “uma política”.

Fazer afirmações dessa natureza é tão leviano quanto afirmar que a própria jornalista teria feito as alterações, apenas para ganhar notoriedade.

Simplesmente não há como provar uma coisa, nem outra.

Há muitas questões a serem levantadas no episódio.

Por ora, pode-se afirmar qualquer coisa e levantar suspeitas sobre qualquer um!

E, a propósito, cabe suscitar algumas questões:

por que, tendo sido feita há meses, a edição só foi “denunciada” agora? E

por que não supor que um jornalista qualquer, em visita ao Palácio, possa ter feito o “serviço”?

Além disso, qual “crime” mesmo teria sido cometido?

Alteração de uma plataforma aberta virou crime no Brasil?

Afirmar que um jornalista “faz previsões desastrosas” é caluniar alguém?

E por que O Globo dedica mais espaço a esse tema do que ao aeroporto construído na fazenda do tio de Aécio?

São apenas algumas dúvidas bem pertinentes sobre o caso.

Poderíamos estender a lista.

Mas o que realmente preocupa no caso é a tentativa de transformar um episódio banal em um escândalo com proporções nacionais.

Isso, sim, é uma ameaça à democracia.

Pois, se um veículo de comunicação pode pôr em risco a credibilidade de nossas instituições democráticas apenas porque um de seus funcionários teve seu perfil alterado numa plataforma que busca, exatamente, a interferência e a colaboração de seus usuários, então temos um risco evidente ao processo democrático.

Se essa farsa for bem sucedida – e tiver algum tipo de influência sobre as eleições – não haverá mais limites à manipulação da informação no Brasil.

É o retorno ao debate editado de 1989.

E isso em plena era da internet!

Não é razoável que pautas verdadeiramente relevantes para o país sejam ofuscadas por uma sórdida tentativa de manipulação e interferência no processo eleitoral de um grupo de mídia privado.

Menos razoável ainda, que um veículo de comunicação pretenda impor a uma nação de mais de 190 milhões de cidadãos um debate inócuo sobre um “escândalo” que não passa de uma piada de mau gosto.

Por fim, fica a expectativa de que o episódio acabe como apenas mais uma anedota das disputas eleitorais no Brasil, a exemplo da bolinha de papel de José Serra em 2010.

Caso contrário, é melhor estar preparado para a emergência de um poder absoluto no país, sob a tutela dos monopólios da informação.

E, como qualquer poder absoluto, este também representará uma séria ameaça à democracia.

(http://leituraglobal.org/?p=2463)
.
.

    Mário SF Alves

    “Fazer afirmações dessa natureza é tão leviano quanto afirmar que a própria jornalista teria feito as alterações, apenas para ganhar notoriedade.”

    _______________________________
    Correto.

Mauro Assis

Galera,

Se o governo faz alguma coisa útil, não faz mais que a obrigação. Então é normal que a grande maioria das notícias de quem está no giverno seja ruim. É assim no Brasil, nos EUA e na Europa.

Só não é assim em Cuba, na Venezuela, no Equador e quetais…

    Ulisses

    O PSDB não é governo nos dois principais estados da federação? Um deles não é candidato ao governo federal? Os dois governos do PSDB estadual não estão envolvidos em escândalos de corrupção que superam tudo que já se viu em recursos públicos como os 4,3 bilhões desviados pelo Aécio da saúde ou os 3,5 bilhões roubados pelo Alckmin do metrô de São Paulo? O PSDB de SP vai deixar a maior capital do Brasil sem água por incompetência administrativa e tu acha que o povo brasileiro não precisa saber disto? 450 kg de pasta de cocaína são apreendida de um político ligado intimamente ao Aécio e a mídia não se importa em investigar? Dois aeroportos são construídos pelo Aécio em fazendas da sua família com dinheiro publico e você acha que o povo brasileiro não deve saber que político é este que pretende ser presidente da república?

    Marly

    Muito bem Ulisses ! Infelizmente a MÍDIA esconde todos esses escândalos e a população iludida, fica refém dos poderosos!

Fabio Passos

A globo é uma máquina de propaganda a serviço da casa-grande.

Os objetivos da globo são:

– interromper os avanços sociais dos governos Lula e Dilma.
– colocar o Brasil de joelhos diante dos interesses imperialistas.

E para isso está em descarada campanha eleitoral para favorecer o moleque privata aécio neve.

Julio Silveira

A folha também faz isso, agora até na sua propaganda com uma grade doze de efeito subliminar.

FrancoAtirador

.
.
Durante o ano, o COMETA G.A.F.E.*

CONCEDE ao PSDB 24 HORAS POR DIA

de PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA.
.
.
Se bem que essa propaganda eleitoral tucana,

no COMETA G.A.F.E.*, não é totalmente gratuita…

*COMETA = Consórcio de Mídia Empresarial Tucana Abutre

G.A.F.E.:

(http://abre.ai/psdb_globo)
(http://abre.ai/psdb_abril_revista_veja)
(http://abre.ai/psdb_folha_de_sao_paulo)
(http://abre.ai/psdb_estado_de_sao_paulo)
.
.

Márcio Gaspar

Imagina se fosse incluído, também, o Jornal da Globo. 100 a 0.

Deixe seu comentário

Leia também