Kenarik Boujikian: O STF vai lavar as mãos diante do golpe de Cunha contra o povo e a Constituição?

Tempo de leitura: 4 min

STF -  Foto Nelson Jr-SCO-sTF 25 de junho de 2015

por Kenarik Boujikian, especial para o Viomundo

Em 2003, na primeira edição do Brasil de Fato, Celso Furtado disse:  “Lula deve ter coragem se quiser conter a desagregação que ameaça o Brasil”.

Hoje, na minha maior e pura imaginação e com devoção e respeito ao professor,  diria que esta seria a mesma observação que ele faria aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em períodos de  esgarçamento da democracia, o Poder Judiciário  é colocado em xeque face ao seu papel de guardião da democracia. No período da ditadura de 1964, até certo momento, o STF foi um alento diante das violações,  mas com o AI-5, foi castrado na sua atribuição de órgão que compõe o sistema dos três poderes, independentes e harmônicos. Ministros fizeram suas escolhas e por esta razão alguns foram cassados ou se afastaram. São ícones da nossa história, como o Ministro Evandro Lins e Silva.

Hoje, como  nunca, é necessário que o STF seja a expressão maior de um poder da República, um órgão da soberania nacional,  entendido na perspectiva da subordinação ao povo, nos termos do ordenamento jurídico democraticamente construído.

A  “polis”  determinou na Constituição  Federal qual é a sociedade que almeja, sob quais princípios, fundamentos e patamares éticos. Nenhum  juiz  ou legislador  pode substituir essas diretrizes pelas suas.

Mas, no período de um mês,  tivemos  dois episódios,  da maior gravidade, que demonstram que os legisladores,  querem  tratorar a Constituição e substituir o povo, que deveriam representar.

Refiro-me às PECs da menoridade e do financiamento empresarial de campanha eleitoral, que instauraram um período sombrio no Poder Legislativo. Vários juristas já anteviam o agravamento desta situação ao subscreverem o Manifesto em Defesa da Constituição e do Parlamento, registrando a importância de manutenção de um Legislativo íntegro.

Nestas dois casos, o que tivemos foi  um golpe do legislativo contra o povo, dos mais abjetos, na medida que rompeu com a regra da Constituição, que só pode ser mudada dentro do estabelecido pelo sistema democrático.

A Constituição não permite a reapreciação de um projeto de lei em determinado lapso temporal , e assim o fez para a necessária estabilidade legislativa, fundamental para a  existência da democracia. O Poder Legislativo é um dos tripés do Estado Democrático de Direito, que só poderá existir  se mantida a dignidade do processo legislativo.

Pois bem,  o que foi feito pelo presidente da Câmara dos Deputados,  Eduardo Cunha, e muitos outros violadores do processo legislativo que o seguiram, diante de um resultado que não os agradava?  Maquiaram  uma proposta, dando o nome de “aglutinativa”, usando a proposta rejeitada, suprimindo parte dela, para colocar novamente em votação, o que é absolutamente vedado.

Admitir que projetos rejeitados  fossem recortados e novas emendas apresentadas, infinitamente, até que se chegasse ao resultado pretendido — sabe-se lá Deus com que tipo de persuasão! — não é o que determina e almeja a Constituição.

Cabe agora ao Supremo Tribunal Federal colocar as coisas nos trilhos, nos processos que lhe são apresentados.  Medidas devem ser tomadas rapidamente, pois o povo e a democracia não pode ficar à mercê do tempo ou mesmo da vontade particular dos ministros.

O Supremo Tribunal  Federal tem processos em suas mãos e todos cidadãos esperam uma resposta, com a urgência e magnitude de tudo o que está envolvido.

Em relação ao financiamento de campanha,  passou da hora do STF decidir a ADI  proposta pela OAB,  que discute o financiamento empresarial (Ministro Gilmar Mendes disse que devolveria em junho, mas não devolveu; e no mês de julho o STF não julga ADI em razão do recesso). Se o julgamento tivesse sido realizado,  o  Legislativo já saberia o patamar definitivo sobre o tema.

A urgência é aflitiva, pois em breve teremos eleição em todas as cidades e o Supremo precisa dizer que empresas não podem financiar campanha eleitoral, como já afirmou a maioria dos ministros. Se o STF não julgar,  coonestará com o que ocorre em relação ao sistema eleitoral, admitindo  que milhões e milhões  e milhões de reais sejam despejados pelas empresas nas mãos dos nossos futuros políticos.

Também necessário que a ação (mandado de segurança) referente à violação do procedimento legislativo seja julgado o mais rápido possível, para que diga, como órgão jurisdicional  que detém a última palavra,  se valeu ou não a segunda votação que foi feita.

No que diz respeito à PEC da menoridade, imprescindível que seja proposta ação perante o  STF .

O  Supremo Tribunal Federal é o responsável para que a Constituição Federal não se torne letra morta. A ele cabe a manutenção da higidez constitucional, a afirmação  do Estado Democrático de Direito,  o que não se  concretizará pela omissão, segurando  processos.

Muitas outras ações no STF estão paradas há muitos anos. Entre elas, a da demarcação de terras indígenas, cuja omissão  traz um flagelo inominável aos povos indígenas, e a que pede a realização de auditoria da dívida pública brasileira (como determinado na Constituição).

O  Supremo Tribunal Federal é o responsável para que a Constituição Federal não se torne letra morta. A ele cabe a manutenção da higidez constitucional, a afirmação  do Estado Democrático de Direito,  o que não se  concretizará pela omissão, segurando  processos.

Muitas outras ações no STF estão paradas há muitos anos. Entre elas, a da demarcação de terras indígenas, cuja omissão  traz um flagelo inominável aos povos indígenas, e a que pede a realização de auditoria da dívida pública brasileira (como determinado na Constituição).

Diante desse quadro, preocupadíssima, pergunto: O STF vai lavar as mãos diante do golpe de Eduardo Cunha e muitos outros violadores contra o povo e a Constituição

Na democracia não dá para lavar as mãos.  É preciso  ter coragem.

Engana-se Eduardo Cunha se pensa que é dono do brinquedo, da bola. Ele não é dono do poder, o poder pertence ao povo.

Kenarik Boujikian, magistrada no Tribunal de Justiça de São Paulo e  cofundadora da Associação Juízes para a Democracia

 Leia também:

Altamiro Borges: 74% condenam financiamento empresarial de campanha 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

Enquanto não se desvencilhar do staf…

Zilda

Supremo o quê?!……..Ainda existe um Supremo Tribunal Federal neste País? Não, existe um juiz que manda e os outros obedecem.

Urbano

Em tempos idos havia o silêncio e mobilidade do Zeppelin; hoje o silêncio e imobilidade do zedrome…

mineiro

e outra coisa temos que cravar na cara do pt e desse poste de pres. se deus lhe guarde esse inferno acontecer. eles serao sim os principais culpados disso tudo , e pode botar na conta do lula , ele tambem tem culpa no cartorio. a troco de que esse desgoverno esta na defensiva , que mais parece que eles estao do lado dos golpistas do que contra. é que parece olhando aqui de fora, esse poste de pres. nao toma nenhuma atitude, vamos esperar o que desse desgoverno. tem culpa sim , o pt bundao , esse poste de pres. e o lula. porque nao lutou contra o pig e os poderosos. foi fazer governabilidade com eles deu nisso. agora é lutar e lutar e esquecer o resto , nao tem outra saida, e o tempo esta se esgotando.

mineiro

ministros coragem? desde quando juiz , promotor , juiz do stf tem coragem , ta todo mundo de brincadeira. se acontecer o golpe e deus lhe guarde que nao , logico. eles vao fazer parte disso tudo, nunca que eles vao ser contra. eles nao ta nem ai para nos e para o pais. e ainda tem que acredita em juiz do stf , quem acredita em juiz do stf , acredita em saci perere, mula sem cabeça. a unica salvaçao é reunir o povo e fazer o povo acreditar que esse golpe vai acabar com nos todos, e tem que ser ja. nao precisa esperar nada desse poste traidor e covarde, o mesmo vale para o pt e muitos outros partidos. eles estao envolvido com a tal maldita governabilidade , que nao vai dar um pio. salvo alguns de coragem , que estao começando , mas a cupula desse pt bundao faz parte disso tudo. temos que parar de hipocria e acusar essa pres. de omisso e covardia e obrigar esse desgoverno salafrario a reagir. caso contrario ja era, para isso as ruas tem que tomar a partida.

abolicionista

Azenha, Conceição e pessoal do Viomundo!!!!
.
Por favor, ajudem a divulgar esse evento: Dia Nacional de Luta contra a Redução da Maioridade Penal – SP
.
Na próxima terça-feira, dia 7, às 17h30 no MASP, acontecerá o primeiro GRANDE ATO de luta contra a redução da maioridade penal e contra o golpismo de Eduardo Cunha! Trajeto do ato: MASP – Av. Paulista > Rua da Consolação – Praça Roosevelt
Mais informações: https://www.facebook.com/events/1014843028547547/
.

Irineu

Muito boa analise.
_______________________
Azenha e leitores.
Olha que vídeo bonito que deve ser compartilhado ao máximo.
Obrigado Azenha!
Segue!
______________
https://www.youtube.com/watch?v=snccaY3AcnU

abraços
Irineu

Tio Osvaldo

STF criando a cama para o golpe nosso de cada dia. Assim, dia pós dia perdemos direitos conquistados.
O que estamos esperando, o anúncio de CUnha “declaro vaga a …”?
Povo nas ruas já! Mas quem irá chamar? Pq precisa ser organizado, anti-golpe, legalista e para não sermos sequestrados por outras pautas.
Rrrrrrrrrrruuuuuuuuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaassssssssssssssssssssss!!!

Sérgio Rodrigues

Depois da aceitação do domínio do fato, tudo é possível. Mas, nesses casos do Cunha e seus babacas é fato mesmo!,,,,

Luís CPPrudente

O STF é a casa da covardia brasileira? Somente o STF hoje pode barrar o fascismo e golpismo do Achacador Cunha e salvar a Democracia brasileira. Mas o STF quer fazer isto?

A impressão que tenho é que não, que o STF vai se acovardar diante do fascismo do Achacador Cunha e do PIG.

Cunha e Silva

Com esses salários que ganham , a maior preocupação de todos eles é com investimentos , para que possam
manter o status quo quando se aposentarem . Quando da ditadura militar não foi cortado , reduzido , suspenso
nenhuma benesse do estado para os ministros de então . Por isso porque eles iriam se preocupar com o que está acontecendo . ” segue a la pelota ” ( segue o jogo ).

Fabio SP

“A Constituição não permite a reapreciação de um projeto de lei em determinado lapso temporal , e assim o fez para a necessária estabilidade legislativa, fundamental para a existência da democracia. O Poder Legislativo é um dos tripés do Estado Democrático de Direito, que só poderá existir se mantida a dignidade do processo legislativo.”

A não ser que ele seja o Arlindo Chinaglia…em 2007! Os mandiocas são tão esquecidos…

Al Coast

Na verdade, os Ministros do STF é que realmente decidirão se é ou não inconstitucional o ato do legislativo. Estaremos sempre de mãos atadas frente ao judiciário, cujas decisões só podem ser questionadas por ele mesmo.

Euler

O STF se acovardou perante muitos casos recentes. Foi assim no julgamento da AP 470, quando permitiu que ocorresse julgamento de pessoas sem foro privilegiado, e com a condenação sem prova. Mais recentemente, a sanha justiceira antipetista do delegado Moro (juiz uma ova!) e seus comparsas, também tem sido tolerada pelo STF sem qualquer reação à altura. E agora, o achacador e despachante de empreiteiras Eduardo Cunha faz o que bem entende, já que conta com o apoio irresponsável dessa mídia golpista. E o que faz o STF? Nada. Mas, convenhamos: o STF não está só nessa covardia. Também o PT, o governo Dilma, e o próprio movimento social tem se mostrado incapaz de articular uma reação, uma resistência à altura do que o momento impõe.

Estamos sendo atacados por bandos de direita, que já perderam completamente o respeito pela capacidade de luta do povo brasileiro. Não se importam de pisotear a Carta Magna, já que perceberam que o Brasil dos de baixo está paralisado. São 12 anos de lobotomização pela mídia, ante um governo petista covarde e incapaz de travar a luta política contra a direita.

A cada dia, um novo golpe contra o país. Primeiro, a própria presidenta Dilma deu o mau exemplo, ao baixar decretos cortando direitos dos trabalhadores em nome de um ajuste que não tocou em nada nos interesses dos banqueiros, que são os que mais lucram. Segundo, a aprovação da terceirização generalizada, pelos 300 e poucos achacadores e serviçais das elites na Câmara dos Deputados. Em seguida, a aprovação ilegal da redução da maioridade penal. E finalmente, já preparam a quebra do controle do Pré-sal pelo Petrobras. A derrubada de Dilma será só uma consequência natural desse processo, que obviamente inclui a prisão de Lula no cardápio da direita.

Enquanto isso, o governo federal, através do seu imprestável ministro da justiça dá lições de republicanismo amador pela TV, dando total cobertura para que a PF faça o que bem entender, como se as circunstâncias políticas permitissem esse amadorismo do governo. Falta autoridade política, falta firmeza no uso dos poderes conferidos pela população ao governo federal; falta articulação da esquerda e dos movimentos sociais para mobilizar a população e denunciar o golpe em curso; é preciso deixar de babaquice e denunciar em cadeia de rádio e TV o golpe que vem sendo articulado desde antes das eleições, com este Lava Jato, em conluio com os caciques tucanos, com esta excrescência política que preside a Câmara dos Deputados, com parte da PF, do MP, e da Justiça, todos amparados pela mídia golpista, que de forma inacreditável mantém total monopólio das comunicações (ou da liberdade de expressão no país).

Será que o povo brasileiro vai ter que perder tudo que conquistou nos últimos 100 anos para começar do zero?

ana13

Muito necessário enviar este artigo ao supremo ; será que os juizes corariam de vergonha??

FrancoAtirador

.
.
Gleisi Hoffman (PT-PR) enfrentou o Cavalo de Calígula no Senado:
.
(https://youtu.be/vdDS72kWLeI?t=1181)
(https://youtu.be/vdDS72kWLeI)

Morvan

Boa noite.

Excelente explanação de Kenarik Boujikian.

Escrevi, no meu blogue, em 02 do mês em curso, Reapreciação De Matérias Derrotadas: Fim Do Ordenamento Jurídico?, pois não se acredite em ação saneadora, proba, altiva, advinda dos órgãos burgueses de Justiça (Sic!); muito pelo contrário, como em plena ditadura civil-midiático-militar, irão eles coonestar a derrocada jurídico-civilizatória do títere Cunha (na verdade, quem manda são as bancadas da bala, da bula, da bola e da Eva; Eva Angélica)! A própria Rosa Weber já dera sinal verde, quando da votação de “Emenda Aglutinativa” (eufemismo para golpe) sobre o Financiamento Privado às campanhas. Não, ainda, o Pleno do STF. Mas não tenho ilusões:

o fato de reapreciação de matérias, já denota grave ameaça ao Ordenamento Jurídico. Um dos princípios basilares do Direito, a não apreciação de matéria vencida ou prejudicada, confere à sociedade segurança jurídica e é a certeza, o norte, a balizadora do respeito à maioria. Sem o princípio citado, a Lei se torna a vontade de grupos, não mais o resultado do debate sobre os temas propostos.“.

Saudações “O Pré-Sal É Do Povo Brasileiro; Vamos Enfrentar Os Golpistas E Defender A PetroBrás; o MPF (Ministério da Política dos Fuleiragens), é o braço judicial da Casa Grande“,
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

Francisco

A Presidente da República que eu elegi manteve no cargo o Ministro da Justiça, mesmo sem ele demitir sumariamente e a bem do serviço público todos os vazadores e arapongas da Policia Federal.

A mensagem de Dilma para o STF foi “CONCORDO COM TUDO ISSO!”.

Quer que o STF diga o quê? Ela gosta e ela quer. Fazer o quê, né. Besta fui eu que votei nessa FRACA!

FrancoAtirador

.
.
O Objetivo Principal da ‘Reforma Política’ do Premiê Ed Cão
.
é a Extinção Definitiva dos Partidos de Esquerda no BraSil.
.
(http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2015/07/06/pequenos-partidos-e-oab-criticam-proposta-de-reforma-politica-em-analise-na-camara)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que seria Ministro da Justiça
de um Eventual Governo Aécio Neves (PSDB-MG),
segundo o site 247, defendeu em artigo na Folha de S.Paulo
a ruptura democrática no Brasil e o impeachment de Dilma Rousseff.
.
Sampaio é considerado da Ala Mais Radical do PSDB,
que se alinha com os Novos Grupos Extremistas de Direita.
.
(http://cartacampinas.com.br/2015/07/deputado-de-campinas-carlos-sampaio-defende-ruptura-contra-dilma-rousseff)
.
.

    Pafúncio Brasileiro

    O nome mais correto para o “nobre” deputado é Carlos BOÇAL Sampaio. Boçalidades de todos os tipos e espécies.

Deixe seu comentário

Leia também