Articulador do impeachment de Dilma, Geddel pede afastamento e perde foro privilegiado; ele será um dos acusados na delação da Odebrecht

Tempo de leitura: 7 min

geddel temer, calero e padilha

Da Redação

Um dos principais conspiradores no impeachment de Dilma Rousseff, o ex-todo poderoso da articulação política do governo usurpador de Michel Temer, Geddel Vieira Lima, afastou-se do cargo, perdeu o foto privilegiado e, assim, nos próximos dias, poderá se ver diante do juiz Sergio Moro, em Curitiba, já que será um dos acusados de receber propina nas delações premiadas da empreiteira Odebrecht.

A demissão de Geddel não acaba com os problemas políticos de Temer. Além de ter sido gravado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, Temer também deve aparecer na lista da Odebrecht, ao lado de seus ministros José Serra e Eliseu Padilha:

PF informa à pasta da Justiça que Calero gravou Temer, Geddel e Padilha

Depoimento de ex-ministro à PF leva crise para gabinete presidencial

  Kennedy Alencar, em seu blog

O Ministério da Justiça recebeu da Polícia Federal a informação de que o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero entregou ao órgão gravações de conversas com o presidente Michel Temer e os ministros Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) e Eliseu Padilha (Casa Civil). Um auxiliar de Padilha também teria sido gravado.

O depoimento de Calero à PF levou a crise que envolvia o ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria) para o gabinete presidencial. O ex-ministro da Cultura disse que se sentiu “enquadrado” por Temer devido à sugestão de remeter à AGU (Advocacia Geral da União) a decisão sobre a licença do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para um empreendimento imobiliário.

Segundo Calero, Temer ficou ao lado do ministro da Secretaria de Governo.

Captura de Tela 2016-11-20 às 23.01.52

Calero diz à PF que Temer o pressionou no caso Geddel

por Natuza Nery e Paulo Gama, na Folha, 24/11/2016

O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero disse em depoimento à Polícia Federal que o presidente da República, Michel Temer, o “enquadrou” no intuito de encontrar uma “saída” para a obra de interesse do ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo).

O empreendimento La Vue Ladeira da Barra, embargado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Salvador, está no centro da mais recente crise envolvendo o Palácio do Planalto.

Na semana passada, Calero pediu demissão após acusar, em entrevista à Folha, Geddel de “pressioná-lo” para o que o órgão de patrimônio vinculado ao Ministério da Cultura liberasse o projeto imobiliário onde o ministro adquiriu uma unidade.

“Que na quinta, 17, o depoente foi convocado pelo presidente Michel Temer a comparecer no Palácio do Planalto; que nesta reunião o presidente disse ao depoente que a decisão do Iphan havia criado ‘dificuldades operacionais’ em seu gabinete, posto que o ministro Geddel encontrava-se bastante irritado; que então o presidente disse ao depoente para que construísse uma saída para que o processo fosse encaminhado à AGU [Advocacia-Geral da União], porque a ministra Grace Mendonça teria uma solução”, disse Calero, segundo a transcrição do depoimento enviado ao Supremo Tribunal Federal e à Procuradoria-Geral da República.

Em seguida, o ex-ministro da Cultura afirma que Temer encarava com normalidade a pressão de Geddel, articulador político do governo e há mais de duas décadas amigo do presidente da República.

“Que, no final da conversa, o presidente disse ao depoente ‘que a política tinha dessas coisas, esse tipo de pressão'”, prossegue Calero.
Na sequência, o ex-ministro afirma que se sentiu “decepcionado” pelo fato de o próprio presidente da República tê-lo “enquadrado”.

“Que então sua única saída foi apresentar seu pedido de demissão”, declara Marcelo Calero.

oposição

Oposição quer impeachment de Temer após depoimento de Calero

por Débora Álvares, Laís Alegretti, Daniel Carvalho, na Folha, 24/11/2016

Deputados e senadores da oposição começaram a defender, após depoimento do ex-ministro Marcelo Calero, um pedido de impeachment do presidente Michel Temer. Eles argumentam que o relato de que Temer teria feito pressão para encontrar uma “saída” para a obra de interesse do ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) indica crime de responsabilidade.

A Folha revelou nesta quinta-feira (24) que Calero disse à Polícia Federal que Temer o “enquadrou”.

Na semana passada, Calero pediu demissão após acusar Geddel de “pressioná-lo” para o que o órgão de patrimônio vinculado ao Ministério da Cultura liberasse o projeto imobiliário onde o ministro adquiriu uma unidade.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que Temer usou a Presidência para defender interesses privados. “Absurdo. No nosso entendimento, Temer vai ter que responder processo por crime de responsabilidade para ser julgado pelo Congresso”, disse.

Logo após a revelação, o petista se reuniu com a assessoria jurídica do PT e disse que a intenção é protocolar um pedido de impeachment nos próximos dias. “Ele pareceu agir em sociedade com Geddel, usando peso da presidência para interferir num negócio privado, beneficiando empresas.”

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também defendeu que a situação é motivo para impeachment. “Se isso não for razão para impeachment, nada mais é. O presidente da República se envolveu diretamente em um negócio ilícito e privado de um ministro seu. Eu vou propor para a oposição que apresente pedido de impeachment do Michel Temer. Isso é crime de responsabilidade na veia”, disse.

Randolfe Rodrigues afirmou que a revelação “justifica a atitude de Temer em proteção a Geddel” nos últimos dias. “Agora está claro por qual razão o presidente acha que não há gravidade: porque ele mesmo estava envolvido”, afirmou.

A senadora petista Gleisi Hoffmann (PR) disse que se trata de um caso de crime de responsabilidade. “Como um presidente trata de assuntos desse porte? Lamentável. Nunca se ouviu falar isso do presidente Lula ou da Dilma. Espero que os patrocinadores do impeachment da Dilma tenham dignidade e apresentem também o impeachment de Temer”, disse Gleisi.

Na Câmara dos Deputados, a oposição estuda coletar assinaturas para abrir uma CPI. Também deve apresentar novos requerimentos para que Calero vá à Casa prestar esclarecimentos.

“É fundamental que a Casa ouça o Calero para obter mais informações sobre o episódio. É uma denúncia extremamente grave que, se confirmada, significa, no mínimo, improbidade administrativa”, afirmou o líder da Rede, Alessandro Molon (RJ).

O deputado Jorge Solla (PT-BA), autor de requerimentos derrotados para convocar Geddel Vieira Lima e convidar Marcelo Calero a prestarem depoimentos, disse que vai acionar a PGR (Procuradoria-Geral da República).

“É um presidente da República pressionando um ministro para atender interesses patrimoniais de outro ministro. É muito grave”, afirmou Solla. “Se já era uma coisa complicada, não só ilegal, mas escandalosa a postura de Geddel, isso partindo de um presidente, mesmo sendo golpista, tem que ser rechaçado”, disse o deputado.

Pegos de surpresa, outros integrantes da oposição ao governo na Câmara evitaram comentar a denúncia de Calero contra Temer. “Preciso de mais informação porque o tema é muito delicado”, disse Orlando Silva (PC do B-SP), vice-líder da Minoria.

Pressão de Temer a  favor de Geddel por obra irregular pode levar a impeachmet, diz líder do PT

do PT na Câmara

O líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), disse hoje ( 24) que a Bancada  do PT na Câmara vai  solicitar à Polícia Federal cópia do depoimento do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero no qual ele envolve diretamente o presidente Michel Temer  em lobby para facilitar a liberação de uma obra irregular de interesse do ministro Geddel Vieira Lima ( Secretaria de Governo).  Segundo o líder, o depoimento será submetido a uma análise de juristas renomados.

“Identificado o crime de responsabilidade, o caminho é a abertura de um processo de impeachment de Temer. O governo Temer derrete”, disse o parlamentar.

Segundo Florence, as bancadas de oposição na Câmara e no Senado vão continuar atuando unidas para apurar o caso Geddel, “que agora ficou muito mais grave, com o envolvimento de Temer nas denúncias”.  Calero,  em depoimento à Polícia Federal, disse  que Temer  o “enquadrou” no intuito de encontrar uma “saída” para a obra de interesse de Geddel .

Trata-se do empreendimento La Vue Ladeira da Barra, embargado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Calero pediu demissão do cargo na semana passada, após acusar Geddel de “pressioná-lo” para o que o órgão de patrimônio vinculado ao Ministério da Cultura liberasse o projeto imobiliário onde o ministro adquiriu uma unidade, cujo valor é acima de 2,5 milhões de reais.

As Bancadas do PT na Câmara e no Senado , junto com outros partidos de oposição ao governo golpista, já acionaram a Procuradoria Geral da República  e a Comissão de Ética da Presidência da República para a apuração das denúncias.

Foram feitos também  requerimentos de convocação da Geddel para depor em comissões temáticas da Câmara, mas o governo Temer mobilizou na quarta-feira  uma verdadeira tropa de choque parlamentar para rejeitar os requerimentos  assinados pelo deputado Jorge Solla (PT-BA).

Em trecho divulgado hoje do depoimento de Calero à PF, fica clara a participação de Temer na manobra para facilitar a liberação de uma obra ilegal em Salvador (BA).

“Que na quinta, 17, o depoente foi convocado pelo presidente Michel Temer a comparecer no Palácio do Planalto; que nesta reunião o presidente disse ao depoente que a decisão do Iphan havia criado ‘dificuldades operacionais’ em seu gabinete, posto que o ministro Geddel encontrava-se bastante irritado; que então o presidente disse ao depoente para que construísse uma saída para que o processo fosse encaminhado à AGU [Advocacia-Geral da União], porque a ministra Grace Mendonça teria uma solução”, disse Calero, segundo a transcrição do depoimento enviado ao Supremo Tribunal Federal e à Procuradoria-Geral da República.

Em seguida, o ex-ministro da Cultura afirma que Temer encarava com normalidade a pressão de Geddel, articulador político do governo e há mais de duas décadas amigo do presidente da República.

“Que, no final da conversa, o presidente disse ao depoente ‘que a política tinha dessas coisas, esse tipo de pressão'”, prossegue Calero.  Na sequência, o ex-ministro afirma que se sentiu “decepcionado” pelo fato de o próprio presidente da República tê-lo “enquadrado”.  “Que então sua única saída foi apresentar seu pedido de demissão”, declara Marcelo Calero.

Leia também:

Geólogo que ajudou a descobrir o pré-sal: Brasil está sendo transformado num “puteiro”; vale a pena ver o desabafo emocionado 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Roberto

O que Moro fará? Isso depende das ordens que a Globo lhe der.

FrancoAtirador

.
.
O Geddel Deixou o Governo

Tanto Quanto Romero Jucá.
.
.

FrancoAtirador

.
.
Senador Lindbergh Propõe Emenda Constitucional

para Eleição Direta à Presidência da República em 2017.
.
.

FrancoAtirador

.
.
Trabalhador, Assalariado, Crente, Pobre e de Direita

https://pbs.twimg.com/media/CyCcuYnXgAAmNgz.jpg

https://twitter.com/diImabr/status/801813072331603968
.
.

FrancoAtirador

.
.
Curiosidade

Qual terá sido o Valor da Indenização por Perdas e Danos

Solicitado por Geddel para Fazer um Pedido de Demissão.
.
.

FrancoAtirador

.
.
“Dããã…”

Mario Sergio Conti
Entrevistador da Globo
Depois das Respostas
De Guilherme Boulos

https://twitter.com/MidiaNINJA/status/801974726482489344
.
.

Cleiton do Prado Pereira

Em que pese as boas intenções dos opositores ao usurpador Temer, são muito pueril, imaginar que o mesmo senado que recebeu toneladas de dólares para dar um golpe parlamentar, vai acatar um pedido de impedimento do chefe da quadrilha.

FrancoAtirador

.
.
Cúpulas Partidárias Bailaram na Delação Internacional da ODB
.
.

FrancoAtirador

.
.
#OcupaRua #OcupaTudo

Hoje, 25/11, Sexta-Feira

#PáraTudo #ForaTemer

Em Todo o Brasil

A partir das 8h

https://pbs.twimg.com/media/CyGCSSEXEAAlvIK.jpg
.
.

FrancoAtirador

.
.
Herdeiros Sem-Nome do Roberto Marinho Deram a Ordem:

Opinião Publicada Vai às Ruas nos Protestos #ForaTemer…

https://twitter.com/PomboPatoPardal/status/801977225604112385
.
.
“Temer Dedicado ao Varejinho do Benefício Próprio,
Enquanto Convoca o País a Discutir o Sacrifício Comum”

Jornalista (?) RENATA LO PRETE
Editora de Política da Globo News

https://twitter.com/Alexandre_Rimon/status/801947778272362496
.
.
“A Nova Crise Política
Só Tem Um Pai: Temer”

Jornalista (?) RICARDO NOBLAT
Na Coluna do Jornal O Globo

https://pbs.twimg.com/media/CyEgB5hWEAAZoVZ.jpg
https://twitter.com/PatoAmareloJapa/status/801957431240757248
.
.
“O Mundo Caindo e o Temer Preocupado
com um Apartamento do Geddel?!
Tem Alguma Coisa Errada Nessa História.”

Jornalista (?) ELIANE CANTANHÊDE
Comentarista da Globo News

https://pbs.twimg.com/media/CyE72QFWgAEpVH8.jpg
https://twitter.com/RegisGalo_13/status/801988015379935232
.
.
“É Inacreditável que o Presidente da República, numa Crise Dessas,
tenha se Envolvido em Assunto Comercial e Particular de um Ministro”

Jornalista (?) CRISTIANA LÔBO
Comentarista de Política da Globo News

https://twitter.com/Kzlobo/status/801966137688866816
https://twitter.com/lgodan/status/801967577023082496
https://twitter.com/rog_marcus/status/802005087434473472
https://twitter.com/petra_luiggi/status/801977583021785088
.
.

FrancoAtirador

.
.
Há Possibilidade de Haver Eleições
DIRETAS para Presidente em 2016,
na Hipótese de Vacância do Cargo,
ainda Neste Ano, se Michel Temer:

1) Renunciar ao Cargo;
2) Morrer; ou
3) Escapar de Brasília para São Paulo
e se Exilar no Palácio dos Bandeirantes.
.
.

FrancoAtirador

.
.
https://twitter.com/JornalismoWando/status/801947285097742336
.
.

Bovino

Como alertaram nos comentários do Kennedy:
Marcelo Calero é do PSDB-RJ, era alguma bomba do Serra ou FHC para explodir na hora certa. Está explicado.

FrancoAtirador

.
.
Enquanto isso, o Líder do Governo Temer no Senado,

Romero Jucá, a Personificação da Moralidade Pública,

deu um Migué até nos Senadores da Sua Própria Base,

livrando os Parentes que tem Contas Ilegais no Exterior.

https://twitter.com/cartamaior/status/801916601578782720
.
.

FrancoAtirador

.
.
#ForaTemer #SimplesAssim

#PáraTudo #OcupaTudo

#DesobediênciaCivil

https://twitter.com/JotaInfo/status/801937161910124544
.
.

tim

Não é esta a questão!! A QUESTÃO É QUE O CRIME DE CAIXA DOIS TORNA ILEGÍTIMO O MANDATO DE QUASE METADE DOS DEPUTADOS E SENADORES – O CONGRESSO NACIONAL !!
Esse toque de bola do Moro, é para dar credibilidade ao mandato deste bando cleptocráta!!! Moro sabe que os interesses NORTE-AMERICANOS que defende estão ameaçados pela ilegitimidade de mandatos conquistados via crimes eleitorais e isto envolve, resulta na anulação do processo fraudulento de impedimento da presidenta Dilma Rousseff e de todos os demais atos, decretos, medidas provisórias, vendas do pré-sal e de estatais oriundos do governo ilegítimo de michel temer e seus asseclas no Congresso Nacional !!!
Esta é a razão de Moro fazer sugestão sínica e teatral tipo “nossos representantes eleitos…” e ” zelosos de suas elevadas responsabilidades…” puro jogo de cena….Um lesa-pátria alertando um bando de lesa-pátrias em busca de credibilidade!!!!!

Deixe seu comentário

Leia também