VIOMUNDO

Diário da Resistência


Em desabafo apaixonado, geólogo que ajudou a descobrir o pré-sal diz que país está sendo transformado ‘num puteiro’, como a China do século 19: “Estamos perdendo o Brasil”
Política

Em desabafo apaixonado, geólogo que ajudou a descobrir o pré-sal diz que país está sendo transformado ‘num puteiro’, como a China do século 19: “Estamos perdendo o Brasil”


24/11/2016 - 14h59

O Sinaval anunciou nesta quarta-feira (23/11) que irá ingressar com uma ação judicial contra a ANP (Agência Nacional do Petroleo) para impedir que a agência conceda waiver de conteúdo local para os FPSOs [Unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência] de Libra e Sépia, da Petrobras. O sindicato alega que não foi feita uma consulta ao mercado brasileiro que pudesse justificar o pedido de isenção. “A ANP não pode conceder a dispensa de conteúdo local sem que as etapas previstas sejam cumpridas. Falta uma consulta real aos fornecedores locais. A Petrobras argumenta que as plataformas de produção ficam 40% mais caras com conteúdo local, mas não apresentam as informações que comprovem esse argumento”, declarou o presidente do sindicato, Ariovaldo Rocha. […] A maior diferença estaria no casco do FPSO: enquanto no contrato original exigem-se índices [de conteúdo local] entre 75% e 90% para sua construção, no contrato da nova licitação a exigência teria caído para 0%. […] Outros subitens que apresentam grande variação são os de engenharia de instalação e de planta, que teriam passado de 90% para 26,4% e de 90% para 27,2%, respectivamente; e de comissionamento de planta, caindo de 90% para 0%. Já para ancoragem o percentual mínimo é o mesmo: 85%. […] O sindicato considera falsa a premissa de que o próximo leilão só terá sucesso com a flexibilização das regras de conteúdo local. “O sucesso depende muito mais do cenário internacional e das áreas ofertadas”, argumenta a entidade. “Ele (Pedro Parente, presidente da Petrobras) está convidado a conhecer os estaleiros brasileiros”, disse Rocha a jornalistas. Do site do Sindicato da Indústria Naval

Da Redação

O geólogo Guilherme Estrella, ex-diretor da Petrobras, fez um desabafo apaixonado durante o seminário sobre o petróleo e o pré-sal promovido pelo Clube de Engenharia, no Rio.

Inicialmente, ele lembrou que o Brasil tem as duas maiores províncias minerais do mundo, em Carajás e Minas Gerais. Produz na Amazônia 20% do oxigênio do planeta. Tem o maior aquífero do mundo. Tem o equivalente a 50% do seu território submerso na Amazônia Azul. Para completar, descobriu o pré-sal com a inteligência brasileira — uma reserva repleta de gás, que permite a produção de fertilizantes.

Isso contrasta com o fato de que o brasileiro ainda consome menos energia per capita que o português. Reflexo de uma profunda desigualdade social.

Para Estrella, o Brasil agora é vítima do “grande poder internacional”. Ele localiza o início do mergulho na escolha de Joaquim Levy para ser ministro da Fazenda, pela presidenta Dilma Rousseff.

O golpe foi o “mergulho no poço”.

O ex-diretor da Petrobras acredita que o Brasil está sendo transformado num “puteiro” do capitalismo financeiro internacional, perdendo a soberania da mesma forma que a China perdeu no século 19 — ah, mas então foi por conta das guerras do ópio.

E no caso do Brasil? É entreguismo puro ou combinado com ação externa?

Estrella vê uma “guerra autofágica” entre forças políticas que agora deveriam se unir.

“Estamos perdendo o Brasil!”, ele denuncia, de maneira enfática, apaixonada e emocionada.

Estrella propõe uma grande frente que divida as forças políticas entre defensores da dependência ou da soberania nacional.

Vale a pena ver a íntegra.

Leia também:

PGR atuar contra a Petrobras é crime de lesa Pátria, diz deputado Pimenta

Livro do Luiz Carlos Azenha
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet



13 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Jader Oliver

28 de novembro de 2016 às 11h05

Os EUA está decidido sobre uma multa bilionária encima da Petrobrás onde a divisão com o Brasil fica mais ou menos assim :10%pro Brasil.
O governo americano empurrou uma refinaria sucateada na Petrobras lucrou bilhões agora processa lucra mais uns bilhões, deprecia o valor da BR mutila a cia e compra o filé por ninharia através do subordinados políticos maçons brasileiros lacaios da grande loja inglesa que colocou o maçom Temer no poder com a bênção do maçom Moro.

Responder

FrancoAtirador

28 de novembro de 2016 às 08h13

.
.
É Preciso Esclarecer à População Brasileira
que os Únicos que Historicamente Lucram

com a Desordem Institucional de um País
é o Capital Financeiro Corporativo Privado,

Especuladores de um Cassino Internacional
que se Escondem sob os Epítetos Midiáticos

de ‘Mercados’ e ‘Investidores Estrangeiros’
aos quais pertencem Bancos e Seguradoras,

Fundos, Corretoras e Consultorias de Valores,
e, inclusive, os Empresários de Comunicação,

Vampiros que Sugam o Sangue das Nações
e Não Produzem Absolutamente Coisa Alguma,

a não ser Desemprego, Depreciação de Salário,
Miséria e Dilapidação do Patrimônio Público.
.
.

Responder

Serjão

28 de novembro de 2016 às 02h12

Balas e forcas!

Responder

FrancoAtirador

27 de novembro de 2016 às 15h27 Responder

fernando oliveira

26 de novembro de 2016 às 11h48

Ah, nem tanto assim…. É rebaixar muito os puteiros. Alguns deles tem até Estatuto. Ai daqueles que o violarem…
Quanto ao Governo, tem o Puticiário para garantir as maracutaias.

Responder

josé luiz

26 de novembro de 2016 às 11h42

Todo esse escândalo de propina envolvendo as construtoras – petrobras – políticos . Bilhões e bilhões dinheiro prevaricado . O Brasil não está se transformando num puteiro, o Brasil está mergulhado na maior vergonha de corrupção da história da humanidade. Infelizmente o povo é que sofre por falta de políticas sérias, vou citar algumas

1- educação sexual nas escolas

A educação sexual e programas de educação sexual , com intuito de conscientizar o povo brasileiro que é coerente socialmente e economicamente ter um filho apenas .

2 – Gastos com judiciário e com a política rende bilhões e bilhões para a nação e quem paga é o povo . Ta provado que investir no social na plenitude acaba com a elitização. Exemplo. destruir as favelas e construir residênciais para o povo .

3 – teto salarial 10.000, reais e salario minimo 3.000 mil reais. Havendo fiscalização dos tributos, tipo não haver comércio paralelo sem arrecadar imposto, aliado ao poder aquisitivo do povo brasileiro, ou seja comprar uma agulha e gerar imposto, a economia cresceria de forma horizontal , a arrecadação do governo seria astronômica .

4 – redução dos impostos .

5 – Câmara unicameral

6 – Reaparelhamento dos serviços de inteligência, forças armadas, cercas as fronteiras, principalmente floresta amazônica .

Concluindo : o dinheiro do pré-sal pagaria a conta .

Responder

exiled

25 de novembro de 2016 às 08h32

a unica forma de salvar o brasil é guilhotinar a republica

Responder

FrancoAtirador

25 de novembro de 2016 às 06h53

.
.
CAOS

Seria Trágico,
Se Não Fosse
Catastrófico.

https://pbs.twimg.com/media/CyGDVgVXEAAlaVX.jpg
.
.

Responder

    Michel

    26 de novembro de 2016 às 03h38

    OS EUA ESTÃO POR TRÁS DO GOLPE NO BRASIL!

Nelson

24 de novembro de 2016 às 22h37

“Os Estados Unidos, apoiado em certos casos por outras potências ocidentais, destruiu países como o Afeganistão, Iraque, Líbia ou Síria, tenta cercar militarmente a Rússia, afundar a sua economia, está começando a fustigar militarmente a China, encontra-se embarcado na recolonização integral da América Latina à qual reserva um destino mexicano.” [Jorge Beinstein, professor de economia nas Universidades de Buenos Aires e de Córdoba e de Havana]

O golpe de Estado aplicado ao povo brasileiro tem o objetivo, portanto, de levar à mexicanização do nosso país.

A entrevista de Beinstein pode ser lida em http://resistir.info/beinstein/entrev_17set16.html

Responder

    Michel

    26 de novembro de 2016 às 03h37

    Excelente sugestão de entrevista!

Leandro

24 de novembro de 2016 às 21h13

Pois, ele não ganhou nenhum BBB, não matou e muito menos robou… por isso esta na geladeira, infelizmente no Brasil os valores estão invertidos. Não entendo uma pessoa como ele não está há frente da Petrobras ou até mesmo de um Ministério. Parabéns pela sua luta de um Brasil melhor.

Responder

mls

24 de novembro de 2016 às 19h35

Esse cidadão sim teria que estar no Conselhão de qualquer Governo ,,, O Homem que descobriu o pre sal é jogado ao leu nesse País . Se fosse em outro lugar seria exaltado …… E tem outra recusou diversos convites de multinacionais para ser consultor .. Mas falou que não poderia trair o Brasil pois conhece muitos segredos do Pre Sal e da Petro …Parabens Estrella pela sua honestidade para com o Brasil

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!