Bloomberg: Shell e Halliburton enxergam vitória com PSDB

Tempo de leitura: 3 min

Shell_1948hali

Obrigado, Bloomberg!

por Paulo Metri*

Uma leitora do meu blog chamou minha atenção para o artigo “Shell to Halliburton Seen Winning With Brazil’s Neves”, que se encontra no site “Bloomberg News” e é assinado pelos repórteres Sabrina Valle e Juan Pablo Spinetto. A tradução deste artigo feita por Isabel Monteiro pode ser encontrada no endereço: http://jornalggn.com.br/noticia/o-pre-sal-na-mira-dos-apoiadores-de-aecio

Nós, brasileiros, para sabermos como realmente pensa o candidato Aécio com relação ao petróleo e ao Pré-sal, temos que ir a um site estrangeiro para ler o recado que ele está mandando, através de seus assessores, para as empresas petrolíferas estrangeiras. A mídia brasileira poderia fazer o trabalho investigativo que os dois repórteres, autores da matéria, fizeram. Mas, Aécio não ganha nenhum voto com esta publicação no Brasil e, pelo contrário, deve perder alguns.

Um sumário da parte de interesse do artigo é o seguinte:

1. “Se Aécio Neves ganhar, ele vai abrir (o setor de petróleo) aos investidores estrangeiros”, disse Robbert van Batenburg, diretor de estratégia de mercado na corretora Newedge, dos Estados Unidos da América.

2. O candidato da oposição promete leiloar blocos de exploração com mais frequência, aumentar os preços dos combustíveis e liberar os requisitos de compras locais, ouvindo as recomendações da indústria.

3. Neves contratou um consultor da indústria e um funcionário envolvido nas privatizações na década de 1990, para redigir o seu programa de energia.

4. Ele também está pensando em mudar a legislação que obriga a Petrobras a manter um mínimo de 30 por cento de participação nos projetos do Pré-sal.

5. “Essas restrições às importações e barreiras comerciais (referindo-se às ‘compras locais’) não nos ajudam. Se ele ganhar, vai reverter todas as restrições “, disse também Batenburg.

6. Elena Landau, que aconselha Neves em matéria de energia e esteve envolvida nas privatizações de empresas públicas nos anos 1990, no governo de Fernando Henrique Cardoso, acha que a exigência da Petrobras ser a operadora em cada nova descoberta no Pré-sal deve ser revista para estimular a concorrência.

7. Landau complementou: “Quando você tem a Petrobras como operadora única, você está limitando a capacidade (de produção)”.

8. Lula e Dilma, sabendo que custaria centenas de bilhões de dólares para desenvolver a região do Pré-sal, ainda quiseram empresas estrangeiras para ajudar a captação de recursos financeiros, como sócios minoritários, sem entregar à eles o poder de definir orçamentos ou decidir onde perfurar.

9. “O monopólio do produtor estatal sobre o Pré-sal precisa ser revisto”, disse Adriano Pires, consultor e coautor do plano de petróleo de Aécio Neves.
Dilma prioriza as compras locais, pois através delas são gerados emprego e renda no país, além de ser uma forma de combater a desindustrialização. Dilma quer que a Petrobras seja a operadora única do Pré-sal, porque a operadora é quem decide, dentre outras coisas, onde comprar e, sendo a nossa empresa, muito será comprado no país.

Dilma não aumenta o preço dos derivados a qualquer aumento do barril no mercado internacional, primeiro porque não dependemos mais de óleo do exterior e, depois, porque ela se preocupa com o bolso do povo. Dilma não tem nenhum assessor “comprometido com a indústria (estrangeira)” e nenhuma assessora com “experiência nas privatizações”.

Foi dito por Landau, de forma indireta, que o objetivo é expandir a produção de petróleo ao máximo. O governo Dilma busca expandir a produção, respeitando a capacidade de participação da Petrobras e de expansão dos fornecedores nacionais.

Alguém tem alguma dúvida que os dois candidatos são bem diferentes com relação ao setor de petróleo?

* Conselheiro no Clube de Engenharia

Leia também:

Quem errou mais, as pesquisas ou os eleitores?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Carlos Cardoso da Silva Filho

Todos que tiveram acesso a estas informações transmitam-nas em todos os meios possíveis.Este tipo de informação não pode ficar longe do conhecimento público,os tradicionais meios de comunicação continuam trabalhando 24 horas por dia para alavancar a candidatura do entreguismo e do atraso representada por Aécio.Os brasileiros precisam saber o que é tramado às suas costas.

Borges

Isso vai ser briga de cachorro grande. Convém a gente já ir começando a fazer exercícios díarios (exercícios físicos mesmo)

Eduardo

O PSDB atende interesses do capital,são apátridas venais e amorais, não tem visão social nem patriótica! Querem praticar o canibalismo com capital internacional na exploração do pré-sal, encher bolsos e cofres sem qualquer escrúpulo em relacão aos verdadeiros proprietarios do Petróleo que são os cidadãos brasileiros adultos, jovens, crianças e gerações nossas que estão por vir! Há um grande numero de cidadãos desinformados que foram iludidos no passado e não aprenderam! Querem retomar o país do povo, matar nossas possibilidades futuras submetendo-nos aos mais altos interesses financeiros dominantes do mundo! Aécio precisamos de “Dilma 13″para não entregar, e cuidarmos nós mesmos do nosso futuro e daquilo que é nosso! Aécio, moleque irresponsável e insano é instrumento contra o povo brasileiro! Porisso, precisamos de “Dilma 13” para conduzirmos nossos destinos com a participação de todos, em igualdade de direitos de pobres e ricos, nordestinos ora atacados e todo o povo, negros,mestiços e brancos de todas as idades e credos!

Alemao

“não dependemos mais no óleo do exterior” – claro! rsrsrsrs

Carlos N Mendes

Interesante observar como PT e PSDB enxergam a Petrobras: o primeiro a vê como a melhor oportunidade desse país se libertar de seu passado, usando a estatal para o desenvolvimento do país (mesmo porque ela não foi criada para outra coisa); já os tucanos a vêem como uma raposa olharia as uvas na parreira…

Sonia Beligerante

Parabens ao blog. Os blogs tem sido pecca importante na alavancagem da candidatura Dilma. Eles tem sido os semeadores das noticias e analises que os militantes estao usando no dia a dia. Espero que Dilma seja eleita e uma vez eleita nao se esquecca do compromisso assumido com as reformas necessarias. Tambem espero que os blogs sejam a ferramenta a martelar dia e noite a importancia das reformas cobrando seriamente Dilma se ela se dobrar ao canto da sereia da tal governabilidade. Enfim, espero que em 2018, nao estejamos de novo nas maos desta media oligopolica e desta justicca infame. A responsabilidade de Dilma e do PT serao enormes nestas mudanccas. Da minha parte farei a contagem dos 100 primeiros dias e estarei na oposiccao se, findo os 100 dias, nada tiver sido feito para encaminhar as Reformas necessarias, pelo menos as duas mais importantes: regulamentaccao daCF no que diz respeito aas comunicaccoes e A Reforma Politica. Que Dilma nao me venha mais com esta historia de que controle remoto resolve a situaccao da media no Brasil.
Mais ums vez, obrigada aos blogs sujos. Sem voces nao teriamos chegados aqui.

Julio Silveira

Só de pensar na possibilidade dessa entrega já me arrepio. Mas uma coisa será certa, esses brasileiros que votam no Aécio serão como cornos sabidos, sabem que serão traidos, só querem que seja em silencio.

Fabio Passos

E o aecínico mentiu que não iria privatizar a Petrobrás.
Mentiroso e entreguista!

Os privatas querem roubar o pré-sal do povo para entregar aos abutres!

FrancoAtirador

.
.
OS ESTRANGEIROS ABUTRES DO NORTE

NÃO SE CONTENTAM EM RAPINAR 20%.

QUEREM TODO O PRÉ-SAL SÓ PRA ELES.

E o Bonéco PlayBoy de Papelão do FHC,

com toda a certeza, vai entregar mesmo.

(http://jornalggn.com.br/noticia/o-pre-sal-na-mira-dos-apoiadores-de-aecio)
.
.

Deixe seu comentário

Leia também