Ator retira apoio a Marina Silva por recuo em casamento gay

Tempo de leitura: 3 min

Mark Ruffalo

Hulk apoiou Marina Silva, mas já caiu fora

do Muda Mais

Ao que parece, Hulk ficou furioso com Marina Silva. Assim como o programa de governo da pessebista não durou 24 horas, o apoio do ator estadunidense Mark Ruffalo a Marina, divulgado em vídeo pelas redes sociais no domingo, já não existe mais.

Em texto divulgado hoje em seu site, Ruffalo afirma que ficou surpreso ao saber que Marina Silva não apóia o casamento entre pessoas do mesmo sexo. “O que me colocaria diretamente em conflito com ela”, afirmou, lembrando que ele lutou pelo casamento igualitário em seu país e que ele “vê isso como reflexo da qualidade de um candidato”. Ruffalo acabou de lançar o filme The Normal Heart, em que seu personagem é um escritor homossexual que se torna um grande ativista (parece que na vida real também).

Ruffalo declarou ainda que não sabia que ela tinha esta postura quando gravou o vídeo de apoio à candidata. “Eu não posso, de forma consciente, apoiar uma candidata que tenha tal abordagem de extrema direita com relação a questões como casamento gay e direitos reprodutivos das mulheres, ainda que esta candidata tenha intenções certas sobre as questões ambientais”.

Veja abaixo a tradução da declaração de Mark Ruffalo. Para ter acesso à íntegra em inglês, clique aqui:

Olá a todos,

Chegou ao meu conhecimento que Marina Silva, candidata a presidente do Brasil, seria contra o casamento gay. Isso me colocaria em conflito direto com ela. Como vocês sabem, eu luto pelo casamento igualitário no meu país e encaro isso como um reflexo da qualidade do candidato. Eu não sabia que esse era o posicionamento dela quando fiz o vídeo apoiando sua candidatura. Eu tinha visto apenas o debate em que Marina falava que apoiava o casamento gay e só soube posteriormente que seu partido retirou seu apoio à causa. Eu não posso, com consciência, apoiar uma candidata que tenha uma visão de extrema direita em assuntos como o casamento gay e direitos reprodutivos, mesmo se essa candidata está disposta a fazer a coisa certa na causa ambiental.

Eu não sou expert em política brasileira, mas eu posso dizer que os direitos das mulheres, os direitos LGBTQ+ e os direitos ambientais são todos parte de um tipo de visão de mundo com o qual eu me identifico. Ter uma visão de mundo que não inclui essas três posições torna impossível que eu endosse qualquer candidato.

Eu tenho de me desculpar por não ter feito um trabalho melhor ao embasar minha decisão [de apoiar Marina]. Eu peço desculpas se decepcionei alguém ou se fiz alguém pensar que fiz vista grossa para esses assuntos, pelos quais eu sempre lutei.

Nesse momento, seria bom saber, definitivamente, como a candidata Silva se posiciona com relação a esses assuntos, sem termos incertos. A questão está um pouco obscura e incerta atualmente. Até lá, baseado no que pude apreender de algumas postagens aqui, e pelo que está disponível na internet, eu estou retirando meu apoio. Eu solicito à campanha de Marina que não utilize meu vídeo de apoio até que eles afirmem seu apoio ao casamento gay e aos direitos reprodutivos das mulheres, ou que deixem claro seu posicionamento sobre estes assuntos. Sem isso, meu apoio é nulo e vazio.

Eu peço desculpas à campanha de Silva por não ter tido melhor conhecimento de suas políticas e por haver criado essa incoveniência. Eu fiquei desapontado ao ver seu apoio ao casamento gay ser retirado por seu partido no dia seguinte ao discurso de apoio. Eu peço que levem meus votos em boa fé.

Sinceramente,

Mark Ruffalo

Leia também:

No Nordeste, jovens de baixa renda chegam à universidade


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Renilson

Eu não voto na Marina , mas acho o casamento gay um absurdo … Não tenho nada contra homossexuais , lésbicas , traveztis ou qualquer coisa do tipo mas vamos ter bom senso e respeito aos mais velhos que não aprovam isso . Pode ser que daqui 20 , 30 , 40 anos seja normal um casal do mesmo sexo estarem se beijando na boca em local publico porem isso ainda não faz parte da cultura brasileira ou talvez mundial . Temos que ver que todos os seres vivos são formados de casal e eu ainda não vai e desafio alguem me mostrar algum ser vivo ( que nao seja ser humano ) em que o casal seja do mesmo sexo . Deus criou todos os seres formados de casal ” macho ” e ” fêmea ” . Então é natural que a maioria dos cristãos não aceite este fato de bracos abertos . Só prra refletir : Imagine que você tem um filho e ele completou 20 anos de idade e resolve se relacionar com outro homem , essa noticia tenho certeza que você não recebera com a mesma felicidade se o relacionamento fosse com uma mulher … Isso é fato não é exagero . Sera que se uma criança passar em uma praça e der de cara com dois homens ser beijando ele vai achar normal ??? Claro que não !!! Isso acontece com uma criança que é inocente imagine com pessoas a adultas que já compreendem a historia da humanidade ..

abolicionista

Caro Aloízio Alves. A questão não é o cara dar pitaco, é esse pitaco de quem claramente está completamente por fora da situação (tanto que só descobriu agora as posições conservadoras da Marina) ganhar tanta relevância na grande mídia quanto o comentário de alguém que estuda a questão a fundo. Isso só ganha importância porque se trata de uma ator norte-americano. Todo mundo sabe que existe divergência nos EUA, o que a gente não aceita é que qualquer comentário que venha dos EUA seja revestido de uma aura de sabedoria.

Wendel

Primeiro deu apoio, sem sequer olhar o que dizia o programa do partido da candidata!
Bastou ela voltar atrás por pressão, em não aceitgar o casamento gay, e o fulano retira o apoio.
Assunto muito controverso, ou será que ele também, além de aceitar o casamento gay, faz parte deste universo, e não saiu ainda do armário!!!
Sabe de nada, inocente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Mauro A. Silva

    O ator norte-americano está certo: o programa apoiava a causa dos gays… mas foi modificado depois de 3 twitters do pastor fundamentalista malafaia

FrancoAtirador

.
.
#MarinaVoltaAtrás e diz que votou contra a CPMF… Ou Não…
.
.
Carta Maior
Hora a Hora

Quem é de Quem
Neca do Itaú e Natura
sustentam ONG de Marina,
diz Globo.

Verde-Tucano
Publicitário do PSDB ‘ofereceu’
o jingle(*) ‘viral’ de Eduardo Jorge (PV),
conta a Folha de S.Paulo.
Ex-secretário de Serra (PSDB),
o descolado candidato do PV
vive idílio eleitoral com Aécio (PSDB).

Nem o ‘Hulk’ aguenta a candidata eólica
Mark Ruffalo, interprete americano do personagem ‘Hulk’,
e militante da luta contra a homofobia,
desautorizou o vídeo já gravado de apoio a Marina;
recuo é protesto contra a aliança entre Marina
e o homofóbico Silas Malafaia.

Candidata das Mudanças
Marina muda de lado até sobre ela mesma:
depois de sustentar durante um mês,
desde o debate da Band, em 26/08,
que votou a favor da CPMF,
a candidata é pega na mentira por Dilma
e admitiu, nesta 3ª feira,
que votou contra a contribuição.

Refugo
Queda na Bolsa na 2ª-feira é proporcional
à taxa de credibilidade da revista ‘Veja’;
nem os ‘mercados’ acreditam mais nas ‘balas de prata’
do gorduroso jornalismo feito para servi-los.
.
.
(*) http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/plenos-poderes/clipe-de-eduardo-jorge-foi-produzido-por-tucano-para-roubar-votos-de-marina-silva
.
.

abolicionista

Coerente, demorou um pouco para descobrir quem é a Marina, mas pelo menos a ficha caiu.

Wanderson Brum

No final é uma história tão esdruxula que só pode ser verdade.

Gerson Carneiro

Por falar em encenação: a idéia do terrorista fake era pedir a saída do Mano Menezes do Curíntia. Daí o PIG entrou no meio e…

    Flavio Lima

    Hahahaha, e eu que sou gaiato! Muito boa!

Pedro Pinheiro

Seria uma boa hora de a Dilma fazer como fez com a criminalização da homofobia, aproveitar o ensejo e declarar apoio ao casamento igualitário em vez de só ficar apontando o rabo dos outros.

Fabio Passos

Também… como pode a marina obedecer um sujeito tão reacionário e cheio de ódio como malafaia?
O Brasil não pode se submeter a tamanho atraso.

Flavio Moreira

E que diferença faria ter ou não o “apoio” de um artista ou qualquer outra personalidade estrangeira? Com todo o respeito ao ator, ele, como tantos outros, não tem qualquer conhecimento – como admitiu – sobre a política brasileira e sobre os problemas e questões que enfrentamos diuturnamente, inclusive os citados por ele.
Por mais que a intenção dele tenha sido boa (“de bem intencionados o inferno está cheio”, já dizia minha mãe), em que medida faz diferença para ele, do ponto de vista político, ganhar a Marina ou qualquer outro candidato?
Seu país, sim, tem interesses nefastos em nosso país (pré-sal, bancos etc.) – para mim, ele se comportou como mais um porta-voz dos interesses estadunidenses, no que eu não creio que ele tenha qualquer direito a voz.
Se a questão ambiental é importante para ele, por que não pressiona o seu país, já que é um dos poucos que NÃO É signatário do Protocolo de Quioto?

    Roberto Locatelli

    Sim, parece que os estadunidenses, mesmo os de cabeça boa, como esse ator, se acham autorizados a palpitar em assuntos de outros países.

    E todos fingem não saber que os EUA é o maior poluidor mundial. A China, mesmo tendo 10 vezes mais habitantes do que os EUA, lança no ar A METADE do CO2 que Tio Sam lança.

    Paulo ETV

    como se diz ,desde criança:

    Santa ignorância ,Batmam!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    POW!!!!!!!!!,SCRATCH!,ARGHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!

    Roberto Locatelli

    Paulo ETV, essa é minha versão preferida do Batman. escrachada, humorística e tirando um sarro dos personagens.

    https://www.youtube.com/watch?v=MTeWtxZHCZ8

    Leandro_O

    Deve ser algo institucionalizado. Crescem desde cedo achando que só fazem bem ao mundo e que tem o direito de dar pitaco em tudo. Se eu pudesse dar uma sugestão a esse ator a outras pessoas lá nos EUA é que defendam a inclusão de alguns poucos princípios que está na nossa Constituição:

    “Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    III – autodeterminação dos povos;

    IV – não-intervenção;”

    Aloízio Alves

    Prezados senhores. Antes de iniciar meu humilde comentário, iniciarei com uma homenagem ao Franco-Atirador, esse guerreiro dos teclados e profissional, que também manuseia a metralhadora “copiar e colar” com precisão na sua labuta diária em ser “comentarista do blog dos outros”. Aí vai:
    .
    .
    Me desculpem a intromissão na suas atividades diárias de comentários no Viomundo, esse website jóia. Gostaria de dar a minha opinião e deixar esse ar menos viciado, pois são sempe os mesmos comentaristas, com as mesmas opiniões previsíveis. Nessa ocasião, estamos de volta ao velho tópico do “Imperialismo Ianque” e “Ambientalistas Sapatênis”. Com a vossa permissão gostaria de lançar a pergunta: eu sinceramente não sabia que precisava de autorização para dar pitaco, está precisando agora? Farei um abaixo-assinado no Avaaz para os atores de Hollywood mandarem um e-mail para vocês da próxima vez que forem tirar um vídeo do YouTube em protesto. Não acredito que em pleno funcionamento transnacional da internet ainda existam navegantes assombrados com pitacos desse tipo. Engraçado, existem aqui comentários de intelectuais distintos e prolíficos senhores guerreiros do teclado que são nada mais nada menos que pitaqueiros profissionais em política internacional. Sr. Locatelli, me diga aí: quem “finge não saber” que o EUA é grande poluidor? Esse jovem ator aí é engajado em vários projetos de energia limpa (mas cuidado, é conspiração, dizem alguns). E outra coisa, vocês estão tratando o povo dos EUA (“nossos irmãos e conselheiros do norte”, como diria o filósofo, jurista e poeta Hélio Neto Jr.) como se não fosse um país tão diverso quanto o Brasil, com senhores que, assim como vocês, pensam e falam o que querem na internet (em inglês na maioria das vezes é claro – mas às vezes espanhol também). É complicado, todo senhor(a) blogueiro(a) brasileiro(a) que comenta política(o) tem uma opinião sobre a política americana, chinesa, cubana, russa, mas quando chega um jovem (bem apessoado por sinal) dando um pitaco (positivo todos aqui parecem concordar) sobre a política do Brasil, distintos senhores como vocês ficam assombrados como preá em dia de São João. Xenófobos seriam os outros? O pranto é livre.
    .
    .
    . (mais um pra garantir – nunca entendi pra que o Sr Franco Atirador faz isso, mas fica distinto e joia no meu monitor)

    Léo Medeiros

    O negócio não é o ator entender ou não da política brasileira, mas o que pode está por trás disso. Como dinheiro de ongs na campanha dela e outras coisas.

Deixe seu comentário

Leia também