Wladimir Pomar: Os perigos da euforia (da Dilma)

Tempo de leitura: 2 min

Os perigos da euforia

Escrito por Wladimir Pomar

no Correio da Cidadania

25-Ago-2010

As recentes pesquisas eleitorais continuam apresentando Dilma em processo de ascensão. Aparentemente, a continuar nessa rota, a candidata do PT estaria em condições de obter a vitória no primeiro turno. Porém, essa aparência, como já reiteramos em comentário anterior, pode ser fatal para a campanha petista, por vários motivos.

Se olharmos as pesquisas com mais atenção, veremos Dilma em crescimento, Serra em queda e Marina, assim como os demais candidatos, em situação estável. A queda de Serra está associada à subida de Dilma, devendo significar que a natureza direitista e reacionária da candidatura do PSDB-DEM está vindo à luz, e que seu falso discurso de continuidade do governo Lula não colou.

Portanto, podemos deduzir que Dilma ganhou pontos principalmente entre os indecisos, entre os que estavam acreditando no discurso continuísta de Serra, e entre aqueles setores da classe média que ainda acreditavam que o PSDB é um partido social-democrata. No entanto, a candidatura Dilma ainda não abalou a candidatura Marina, onde se encontra uma parte da esquerda, embora Marina também esteja em dificuldade para manter seu discurso de continuidade do governo Lula.

Nessas condições, talvez seja a primeira vez, nas campanhas eleitorais presidenciais desde 1989, que o PT tem chances não só de vencer, mas de vencer no primeiro turno. Isto, que apresenta um aspecto positivo, por não obrigar o partido a rebaixar ainda mais seu programa eleitoral, também apresenta o aspecto negativo de levar os candidatos dos partidos de sustentação da candidatura Dilma – a governador, senador e deputado – a suporem ganha a parada presidencial e se voltarem totalmente para suas próprias campanhas.

Aliás, quem quer que se dê ao trabalho de acompanhar o horário eleitoral na televisão pode notar que até mesmo muitos candidatos do PT tiraram a imagem de Dilma de suas apresentações. A preocupação maior vem sendo colocar Lula ao lado, a fim de angariar votos para suas próprias candidaturas. Se a leitura das últimas pesquisas eleitorais levar à euforia do ‘está ganha a presidência’, mesmo que teoricamente isto seja negado, o ritmo da campanha presidencial tende a baixar, abrindo a possibilidade de subida da Marina e recuperação ou estabilidade de Serra.

Em tais condições, se a campanha Dilma pretender manter o ritmo de crescimento, ela terá de fazer ajustes, principalmente nas relações com o seu PT. É esquisito que candidatos desse partido, seja aos governos estaduais, seja aos legislativos federal e estadual, não mostrem apoio explícito à candidatura presidencial do PT. Deve haver algum desajuste entre a campanha da coligação de apoio à Dilma e a campanha petista.

Além disso, as informações de que a campanha Dilma pretende realizar maior ofensiva na conquista dos indecisos e dos ‘não-sabe’ pode ser positiva, mas talvez não baste para consolidar a perspectiva de sua vitória no primeiro turno. Talvez seja necessária uma ofensiva complementar, tratando com mais propriedade alguns temas que se tornaram cavalos de batalha na campanha Marina.

Marina vem concentrando seu fogo e ataques ao governo em temas como reforma tributária, proteção ambiental, jornada de trabalho, segurança e liberdade de comunicação. É essa crítica que a fez conquistar parte do eleitorado de esquerda, e também tem carreado apoios a candidatos de outros partidos desse espectro político. Somados, eles representam mais de 15% das intenções de voto. Assim, como é nos detalhes que o diabo se apresenta, se a campanha Dilma desprezar o trato de tais temas, pode ser por aí que ela seja surpreendida.

Wladimir Pomar é escritor e analista político.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

A. S. Braga

Pomar, venho, faz algum tempo, na minha modesta opinião, dizendo mais ou menos o que vc disse! Não devemos abaixar guarda! Já vi muito time superior, e bota superior nisso, PERDER O JOGO!!! Temos que ficar alertas e vigilantes em tudo! Inclusive contra golpes baixos, e o zé pedágio é useiro e vezeiro disso!!! A. S. Braga

Nelson Menezes

Pomar, to com tigo e não abro,temos que analizar campanhas passadas, a Erondina estava em terceiro lugar e graças a militancia revolucionária conseguio se eleger,ta certo o clima era outro a boca de urna era livre,hoje em dia aquela militancia não existe mais ,existe agora a militancia virtual que é muito boa e que faz a diferença, portanto força total vamos lutar como se fosse a última trincheira ,porque logo,logo vem chumbo grosso por aí.

Jorge Correa

Azenha

Não concordo com o Pomar. O povo vai com a Dilma porque está mais feliz com o goveno lula. Questões mais complexas como reforma tributária o povão sabe que depende do jogo do poder e de forças dentro do poder.
O restro é troco. Não sou marqueteiro, mas acho que deveriamos partir para reforçar a bancada de apoio, pregando o voto em legendas da coligação.

Um abraço.

Benedita da Silva

Pomar. Gosto deste sobrenome. Não gostei de sua análise. Achei-a sem fundamento.Você tentou encontrar pena em ovo. Mas não achou pq nada demonstrou. Até parece que vc está do lado de lá. Te achei meio amargo. Ressentido. Por quê?
Argumentar com a Marina. Ela é natimorta. Renascer do Serra? Tentam muito. Agora com o dossiê. Temos de ter cuidado e nos preparar. Como? Taí uma ajuda que vc poderia dar. Pense nisto

    nina

    Todo mundo que foi do PT depois que sai fica rancoroso????Pomar,
    Marina,Plinio,Gabeira(esse nunca foi mesmo,né), Heloisa Helena….ah Erundina não, ela soube
    fazer suas críticas com elegância…genial a Erundina.

francisco.latorre

o já ganhou é pra uso externo..

pra deixar o adversário mais azucrinado desesperado doido.

tá resultando.

..

entre nós.. não tem afroxo não.

a hora é de arrocho. até outubro. 31. serviço completo.

..

Marcos Aarão Reis

Em Curitiba, Serra dá uma se Passionária, e grita: "No pasarán!"
Dilma passarinho.
[Não deixar a peteca cair, é essencial, mas em algum momento
vai se tornar importante pensar no que reivindicar da candidata
com tanta força que se tornou capaz de vencer no 1º turno]

Heitor Rodrigues

O Presidente Lula mostrou para o eleitor brasileiro, principalmente o pobre, o valor do voto, ensinando-o a usá-lo para defender seus interesses concretos. As propostas de Marina estão mais para o campo da utopia do que da realidade. São irrealizáveis, pelo menos por agora. Neste sentido, sua candidatura deveria disputar espaço entre os partidos nanicos da esquerda, não fôsse ela outra tentativa de relançar o PV no Brasil, o que justifica o seu desempenho. Por suas divergências com o PT, e pela embalagem de produto novo no mercado eleitoral – o que não é, e se o fôr, será por ela ser mulher, agrega também votos de ex-petistas desiludidos com a realidade brasileira.
As sondagens expontãneas de intenção de voto demonstram que os eleitores de Dilma não mudarão seus votos, a não ser que aconteça algo muito grave para sua imagem, cremos nós. Além de marcar o PIG de perto, se eu fôsse Lula, mandava reforçar a segurança do Palácio do Planalto. Vai que usem uma falsa Dilma para forjar uma foto de nossa candidata sentada na cadeira do Presidente?

José Tadeu

Caro Azenha;

Fecho integralmente com o Wladimir Pomar.
Excesso de otimismo pode gerar uma acomodação da militância.
Vemos nos jornais de hoje que a oposição e a imprensa golpista continuam em sua luta desesperada para achar um fato novo. Vazamento da Receita Federal, folha de São Paulo buscando no STM o processo da Dilma, sem contar o que eles estão tramando e que ainda não veio a público.
Mas em caso de um golpe deste pegar o PT e sua militância acomodado o impacto será muito maior.
Por outro lado é muito estranho que o próprio data folha apresente sem dar nenhum pio a vantagem de 20 pontos para a Dilma.
Espero não estar vendo fantasmas, mas manter aguarda alta por mais 35 dias será necessário.
E ainda a exigência de documento com foto além do Título: Se não houver um trabalho maciço de esclarecimento pode ser um fator de perda de votos nas camadas mais simples.
Todas estas preocupações tem por objetivo dar a vitória a Dilma, reconhecendo a imensa contribuição do Lula para o nosso Brasil.

abraços.

José Tadeu

    Marco Aurélio

    A analise tá certa , há fatores emocionais e racionais , há imprevistos ,e muito mais , já tivemos precedentes em nosso Pais , a cria da Globo ( Collor de Mello ) que inverteu o jogo contra lula em dois debates e um mês de campanha ,há a vitoria de Covas contra Maluf , a vitoria do demo Kassab contra o Geraldo e a Marta , a derrota do FHC para o Jánio , resultados inesperados , que surprendeu a muitos , assisti hoje o jornal Nacional , que fez coro com o editorial da Folha de São Paulo , com relação a violação do imposto de renda de ( 5 ) tucanos ., deputado do PPS , declarou que estamos vivendo em um estado policial , quase uma ditadura , vai ser disso para pior , , não se trata de cachorro morto , tá vivo , morde e transmiti a raiva e confusão para o povo , , a reação já começou , era lógico que o PIG não iria perder a briga calado , sem reagir , vem mais chumbo grosso por ai , é aquela historia , uma mentira repetida mil vezes , torna-se uma grande verdade , já dizia o homen da propaganda de Hitler…

    nina

    Sem medo de ser feliz, mas com os pés no chão, pq eleição é
    igual jogo de futebol….só chega ao final do tempo regulamentar,
    acho bom a militância do PT e os dirigentes estarem atentos,pq
    sem dúvida…..lá vem besteira e das grossas.Eles são da linha udenista,
    isso mesmo a linha do Carlos Lacerda de triste memória..

    Paralelo XIV

    Tadeu, você não está vendo fantasmas; penso exatamente assim, como você. Penso, também, que a vantagem de Dilma pode ser muito maior, porque não vejo refletidos o voto da massa nessa pesquisa do Datafalha e Globope. Mas vamos supor que ambos tenham resolvido acompanhar a realidade das pesquisas apenas para ganhar credibilidade e notoriedade junto à massa, e diante dessa armadilha estúpida do dossiê (remake de 2006 – eu lembro: o Serra falava i-gual-zi-nho dizendo que o Lula devia explicações, e o Lula massacrou o maldito nos debates e nas urnas), vamos então supor, eu dizia, que o Datafolha/Globope resolvam ir pro tudo ou nada, juntos, derrubando Dilma nas pesquisas (manipulando, mentindo mesmo!) associando essa queda ao "novo fato"?

    Penso que é precisamente esse o perigo!! Só tem algo com que eles não estão contando: a manifestação popular. Tenho o sentimento que SERRA NÃO ENTRA DE JEITO NENHUM!! (perdão pelas maiúsculas, Conceição; aqui não tem como negritar o texto, rss) Eu acho sinceramente que o povo não deixa, pois a blogosfera vai perceber e alertar sobre o golpe.

    Mas são só conjecturas….

    Saudações.

Dilma | Twitter ABC

[…] Wladimir Pomar: Os perigos da euforia (da Dilma) | Viomundo – O … […]

O Brasileiro

Acho que os governos Dilma serão até mais tranquilos do que os governos Lula!
Será que ela gostou da reforma e da nova decoração do Palácio do Planalto?

Antônio Manoel Góes

Dilma se consolida na exposição do dia-a-dia, subsidiada por Lula que está chegando 'tinindo' na campanha. Concordo com a análise do Pomar, conquanto entenda o entusiasmo da militância que aqui se manifesta, pé no chão, abstraído o sempre perigoso 'já ganhou'. Quanto à sugestão em torno de temas recorrentes(pauta de Marina), salvo melhor juízo, considero pertinente. A ex-petista pode não ameaçar, mas sua figura de 'dom quixote de saias' é emblemática para indecisos do 'to be or not to be'. Voto, a gente corre atrás para conquistar até a undécima hora, na boca da urna, sem medo de ser feliz.

fernandes

Desculpe, Pomar, seu artigo é apenas pessimista ou no mínimo extremamente cuidadoso, mas nada de real., sacou? Por que? simples: o povo já assossiou Lula à Dilma
e Dilma é lula,; estamos conversados.

Luiz Clete

Vai que os caras arrumem uma MIRIAM CORDEIRO ALOPRADA com a CALCINHA cheia de dolares trazidos de CUBA por alguem das FARC. Ai, a casa cai.

Marcos AC Lopes

Concordo com a análise do Pomar. Aqui no RN não se fala de Dilma na propaganda eleitoral local. Os adesivos colocados nos carros fazem menção somente aos candidatos locais e estes só aparecem com Lula.Não a referência à candidatura de Dilma para a presidência. Isso tem me incomodado bastante. É bom ter cuidado e exigir que os aliados tratem de Dilma em suas campanhas.

BloGDoRiLDo

Ó, se tem uma coisa que eu discordo exponencialmente desse artigo é a hipótese de tratar " com mais propriedade alguns temas que se tornaram cavalos de batalha na campanha Marina. Marina não disse a que veio. Tem tantos problemas com seus pares nos estados (vide ex-gabeira) quanto o tucano mentiroso.

Chamar Marina para discussão é dar à ela uma importância que ela não tem nesse momento. Marina foi do PT até ontem. Deixou o partido por ter deixado o governo. Sua passagem pelo ministério do Meio Ambiente foi apagadíssima e não merece ser levado em consideração.

Que não se deve deixar levar pelo "já ganhou" é óbvio. Pode ser que o tucano recupere alguma coisa porque tem do lado dele toda a velha mídia impressa (e golpista!), as grandes TVs e centenas de emissoras de rádio espalhadas pelo país afora. Mas fora isso, "O Grande Mentiroso" não ameaça em nada. Seu discurso arrogante e mentiroso não penetra nas massas. Sua biografia não interessa ao povão. Sua capacidade de trabalho é questionável e todos sabemos disso.

Então, concordo em chamar a atenção dos candidatos a fazerem mais por Dilma, mas esqueçam esse negócio de levantar temas que a ecochata quer discutir, e tratem de não arrumar crises onde não há. Basta as manipulações do PIG e da campanha demotucana.

CARLOS

SARNEY DE ESQUERDA???…RISOS…MAIS RISOS……

    Luiz Carlos Azenha

    Como diria um leitor, hehehe. abs

Sá Machá

Desde o início da propaganda eleitoral eu venho observando isso.

Aqui no Rio de Janeiro apenas Jandira Feghalli e Brizola Neto dão destaque à Dilma, lembrando da aliança.

Não precisa falar, mas inserir o nome dela na tela, coisa que nem o próprio PT está fazendo.

De incomodar…

Gerson

Um dia alguém disse:

É a economia, estúpido…

Caetana Campos

Uma análise fraca. Bastante. Concordo que o clima de "já ganhou" pode ser nocivo, mas de resto Pomar escorregou na csca de banana

Gerson Carneiro

Só voto no Serra se o Lula mandar.
Da minha parte, só assim a Dilma pode perder a eleição.

francisco p neto

O que se deve ter em mente na campanha da Dilma é cautela e seriedade sempre, até o dia 03 de outubro.
Acho que isso está ocorrendo. Não estou vendo nenhum desvio nesse sentido.
A preocupação do Pomar deve ser encarada de forma genérica e não de modo específico.
Não vejo risco nenhum para Dilma seguindo esses passos.
A euforia deve ser comedida, até porque o Datafolha cometeu a burrice de remar contra a maré.
Vox Popoli e Sensus apresentavam resultados diametralmente opostos aos do Datafolha e Ibope.
O Datafolha foi o último a se render aos fatos.
Não sabemos o que pode vir pela frente, principalmente depois desse último discurso do Lula.
A Folha deve estar babando de raiva. Lula simplesmente colocou a empresa em xeque de forma oficial para todo mundo ver o que ela realmente é.
Oitenta por cento da população que o apoiam, agora está sabendo.
Nesse mesmo discurso Lula disse que passou oito anos sendo desrespeitado por essa gente e nunca reagiu.
Eu diria que o cuidado maior deve ser sobre as quatros grandes mídias.
Só isso. O resto está dominado.

    ARTUR 75

    Ótima colocação, Chico p Neto.

Marroni

As urnas vão ensinar a esses "analistas políticos" que contra o bolso dilatado do eleitor não há discurso viável.

Edson

ERRO: César Benjamin é que é o protagonista da injuria Menino do MEP . . . .

dukrai

Dilma não ganha se sair pelada na rua, só. Está certo os candidatos ao legislativo colarem no Lula, quem tem 80% de aprovação é ele, não a Dilma e ela vai precisar do PT com 130 deputados e uns 15 senadores.

Sophia Cordeiro

Talvez não tenha visto o necessário para comentar. Agora, se os candidatos do PT estão sonegando a divulgação do nome da sua candidata é burrice, já que a Dilma já está consolidada como candidata do Lula. Falta de compromisso é uma característica ruim que não me leva a votar nesses candidatos. Vamos observar os ditos.

Edson

Wladimir Pomar nao é a pessoa que falou que o Lula havia estuprado um garoto na prisao ? ou estou fazendo um grande confusão ?

    Cleverton Silva

    Não, Edson. Aquele foi o Cesar Benjamin.

keko

O Data-folha a ser divulgado amanhã traz péssimas notícias ao Zé Ladeira;
.
A diferença aumentou e agora é de 20 %;
.
Dilma > 49%;
.
Serra > 29%;
.
Marina > 9%;

Jéssica

Olha o salto alto meu povo!

ARTUR 75

Tudo bem. Cada um interpreta como quer. O Brasil está cheio de analistas políticos assim como de tecnicos da seleção de futebol. Poque vou aceitar como "favas contadas" a palavra do analista POMAR? Não tenho porque considerá-lo dono da verdade. Mas de qualquer sorte o PT, a Dilma e o proprio Lula devem verificar onde e como essa praga poderia pegar e corrigir, em tempo, os possiveis descaminhos. Como disse o outro desconfiado: "caldo de galinha e repouso não fazem mal a niguem".
Militância! Olho nos possiveis buracos na rede. Custou muito tempo e trabalho para chegarmos onde chegamos para poder vir a perder por descuidos corrigiveis

edy aquino-sp

nao da pra entender essa, se ate o serra ta usando lula na propaganda dele querendo tirar uma casquinha por menor que seja do presidente mais popular que esse pais ja teve , imagine seus aliados.
esse tal de wladimir fruta, ops , quer dizer wladimir pomar num parece entender o que ta acontendo nao.

Marcio Leandro

Entendo o que o Wladimir quer dizer, mesmo com as pesquisas favoráveis, devemos tomar todo cuidado para fechar no primeiro turno.

    Katucha

    Também concordo. Nada de baixar a guarda. Todo cuidado é pouco.

    Maria Helena Correa

    Concordo também. Acho que o maior perigo do salto alto é nao ir brigar por cada votinho. Estas pesquisas estão tão presentes diariamente, como nunca visto, que corremos o risco de os eleitores trocarem a intenção de voto (virtual) pela realidade de ir às urnas no dia 3 de outubro. Como se a pesquisa já fosse a eleição, não sei se fui clara. E nesse caso, os numeros das urnas cairiam devido ao clima do ja ganhou. Precisa ter mais movimento, não esquecer que a campanha da esquerda é uma campanha de massas.

Ed.

Perder, a 35 dias da eleição, com este cenário, esta tendência, é uma afirmação exagerada.
Sapato alto não é bem vindo antes da hora, mas se ele não for calçado e a campanha continuar atenta e engajada, o máximo de surpresa seria um segundo turno. Preocupam-me mais as alternativas ëxtraordinárias de cães acuados.
No voto, com mais mais ansiedade ou alegria, Dilma leva no segundo turno ou no primeiro.

    BloGDoRiLDo

    O cara resolveu dar uma de Míriam e entrou para o time dos apocalípticos. Como alerta valeu. O resto a gente esquece que não quis dizer nada.

Bonifa

Nossa expectativa sempre foi a de que Marina conseguisse chegar a 15% dos votos. E ainda assim achávamos, sempre, que Dilma venceria no primeiro turno. As ligações de Marina e dos verdes com a direita diminuiram consideravelmente este percentual. E certamente estes votos foram absorvidos pela Dilma.
O discurso de Plínio, por sua vez, não difere do discurso dos radicais de esquerda e ele terá que dividir com eles o percentual mínimo que sempre lhes coube. Sinceramente, não vejo nenhum candidato, pelo Brasil afora, tirar a imagem de Dilma de sua propaganda. Ao contrário, há até um incremento na euforia de se associar à imagem de Lula e também à de Dilma, duas imagens que, por força da campanha, aparecem cada vez mais unidas e indivisíveis como se fossem uma só.
O PT desta vez não conseguiu aparecer de modo mais saliente que a Coligação pelo simples fato de que a Coligação é bem maior do que o PT. Mas não há nisso nada de mais. É o andamento previsível de uma grande campanha. Dilma vai se eleger no primeiro turno.

LuisCPPrudente

Dilma Rousseff ganha a eleição no dia 03 de outubro.

O que temos que faer é forçar a eleição de governador de São Paulo para que ela vá para segundo turno.

O que temos que fazer é aumentar a campanha para eleger senadores ligados ao PT, PSB, PCdoB, PDT e alguns nacionalistas que não se vendam para a Direita raivosa.

O que temos de fazer é aumentar a bancada de sustentação de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, sem depender muito do voto do PMDB, pois o PMDB não é confiável, com exceção dos nacionalistas que tem no PMDB.

keko

Concordo inteiramente com ele

Já ganhou é coisa de quem quer perder

Fred Oliva

OK. Achei que valeu sim como um alerta…

Mas o texto não faz juz ao título. Não se consegue concluir, pelo que está escrito, que mesmo sendo verdade esta questão do ajuste fino da coligação, que Serra poderia crescer, afinal se Dilma enfrenta este problema, ele é muito maior na coligação tucana; e Marina, francamente, sem chance.

Daniel Quireza

Nao sei, mas acredito que Dilma roubara votos de Marina, lenta e consistentemente ate o dia da eleicao, devendo esta terminar em, no maximo uns 5%. E que na verdade a votacao de Marina é tao pequena que a percepcao se ela perde votos ou nao é dificil. Agora, em relacao ao Serra é necessário sim tomar cuidado para nao devolver votos.

Kadu

Gostaria que Dilma se posicionasse mais claramente sobre as OSs.

Elias São Paulo SP

Prefiro ficar com a opinião abalizada de Marcos Coimbra ao afirmar em entrevista a TV Band que historicamente, todo candidato à Presidência do Brasil que entrou na campanha eleitoral colocado em 1º nas pesquisas venceu a eleição.

Maria Thereza

Também acho que Dilma leva de primeira, mas precaução e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Especialmente se considerarmos o histórico dos adversários, em termos de golpes e baixarias. Mas que tá difícil segurar a euforia, lá isso tá mesmo. E Marina pode ser uma grande aliada dos tucanos, com aquela cara de santinha do pau oco, como se não tivesse participado do governo Lula, como se fosse a pura de coração. Desconfio muuuito dessa senhora.

Isnard

O maior problema é a confiança excessiva em pesquisas de opinião.Nada mais frágil que pesuqisas de opinião, ainda mais no lado de baixo do Equador.Basta Dilma "estabilizar" e Serra dar uma "subidinha", assim como Marina e pronto.Vai ser um "Deus nos acuda".E , o pior, Serra sabe bem disso.Todo cuidado realmente é muito pouco e acho que o,PT deve mesmo partir para o massacre final.Os caras já estão aí,coo Caetano Veloso, botando a cara na TV NAS FUSSAS DO TSE.Em Minas a coisa ainda é mais escandalosa.Vários "artistas" aparecendo no programa do Anestesia,cantando o dingle e o TSE mineiro aceitando a reclamação judicial do Anestesia , para que Lula não mais apareça no programa do Hélio Costa.E sabem sob qal alegação? LULA DESEQUILIBRA A DISPUTA !!!! PASMEM, CAROS AMIGOS!!!Depois dessa, o que mais esperar???

Fabio_Passos

Muito confortável para Dilma e o PT continuar tripudiando sobre jose serra… o boneco sem rumo da direita.

Se a questão é politizar, a ecocapitalista também não vai oferecer grande resistência. A Marina é uma pessoa digna que lutou a vida toda, mas os interesses que orbitam sua candidatura são terríveis. É a direita neoliberal.

Agora… com o Plinio de Arruda Sampaio seguramente Dilma não vai querer politizar. Porque perde.

Confiram…

[youtube GzdV8TKNqss http://www.youtube.com/watch?v=GzdV8TKNqss youtube]

Murilo

Aqui na Bahia, a imagem de Dilma está absolutamente onipresente pela cidade de Salvador. Não sei ainda como está no interior, mas suponho que seja igual. Um amigo comenta que não vê muitas Dilmas pelas ruas de BHZ… Eu, pessoalmente, não percebo esta situação analisada pelo Wladmir, contudo acredito,sim, que deva ser adequada a campanha às possibilidades de estabilidade de Serra e de crescimento de Marina, bem como jamais baixar as armas. Além de, claro, ter atenção aos factóides criados pela Mídia Direitola.

M_Lucia

Marina crescer até os 15%, ou seja, quase dobrar a expectativa de votos, e vir a impedir uma vitória de Dilma no 1º turno já é uma tarefa difícil nessa altura.
Se são esses os temas que poderiam ajudá-la nessa tarefa, menos mal, porque certamente esses votos não iriam para Serra em um 2º turno, pois seriam de pessoas que sabem bem quem é a figura.
O artigo é um tanto quanto alarmistas, ainda que não se pode baixar a guarda mesmo, mas o problema não é Marina… é o infatigável golpismo demo-tucano…

    BloGDoRiLDo

    M_Lucia. Até acho que Marina pode crescer, mas não ameaça Dilma e muito menos com votos que já estão manifesto na petista. A briga é lá em baixo. A gente não tem nada que ver com isso.

Ana Bednarski

O texto Esta dando um mérito que a Marina não tem. Acho que há uma tendência da Dilma continuar tirando votos do Serra e se existe a possibilidade da eleição ir pra segundo turno esta possibilidade esta mão da "nossa" midia, com certeza eles estão tentando desesperadamente alguma "noticia" que denigra a campanha da Dilma.

Denise

Eu quero saber onde está a liberdade de comunicação? A marina só saiu do PT , pq iria concorrer a presidência é zoiuda, amiga do Serra e de direita como todos os PV….a Dilma vencerá e calará a boca deste povinho , Deus é mais…q texto mais sem graça, aliás, às vezes tu apresentas alguns textos nada a ver.

mdfnews

Esse discurso parece mais um palavrório da direita.

Marcilio Serrano

Ele só esqueceu de dizer que não somente no Brasil ou mesmo na Europa o Partido Verde representa a Direita.
Ou será que ele acha o Guilheme Leal, Giannetti ou mesmo o Zequinha Sarney de esquerda. Será mesmo este o raciocínio correto? Continuo prevendo que Dilma ganha no primeiro turno algo como 60/30.

    Ramon

    Concordo com você, inclusive acho que Dilma deve manter a polarização com Serra, quanto mais atenção der a Marisa, mais importância ela ganharia. As coisas caminham para uma vitória no primeiro turno, é só intensificar as viagens com Lula e a qualidade no programa eleitoral.

    Klaus

    Zequinha Sarney não é de esquerda, mas seu pai, José Sarney, que apoia Lula é. Que análise, meu Deus.

robledo

Caro amigo, este tipo de papo não interessa ao povo brasileiro, é um papo muito difícil. O psdb nunca teve tato para chegar a linguagem simples do povão. O maior cabo eleitoral de Lula é o bolso do brasileiro tão bem cuidado neste últimos oito anos. Caso serra consiga inventar algo grandioso para mudar este cenário, somente aí ele pode ganhar…

Sonia

Vira essa boca pra lá!!!!!

A Dilma vai ganhar no primeiro turno.

Sei, pesquisa é pesquisa; eleição se ganha na urna. Dilma vai ganhar nas urnas no glorioso di a03 de outubro de 2010!!!!!

Um abraço,

Deixe seu comentário

Leia também