Weissheimer: Por que a oposição não fala de economia?

Tempo de leitura: 4 min

O PSDB, o jornal O Globo e seus aliados estão indignados com a corrupção no Brasil. Querem que o povo saia às ruas. Mas o povo só costuma sair às ruas quando a economia vai mal. E, curiosamente, aqueles que querem que o povo saia às ruas, não querem falar de economia. Distração? Falta de ter o quê dizer?

por Marco Aurélio Weissheimer, em Carta Maior

Subitamente, setores da sociedade brasileira querem que o povo saia às ruas. É preciso qualificar esses “setores da sociedade brasileira”. São aqueles que foram apeados do poder político no início dos anos 2000 e que tiveram sua agenda política e econômica dilacerada pela realidade. A globalização econômica cantada em prosa e verso nos anos 1990 revelou-se um fracasso retumbante. A globalização financeira, a única que houve, afundou em uma crise dramática que drenou bilhões de dólares da economia real, conta que, agora, está sendo paga por quem costuma pagar essas lambanças: o povo trabalhador que vive da renda de seu trabalho.

Durante praticamente duas décadas, nos anos 80 e 90, a esmagadora maioria da imprensa no Brasil e no exterior repetiu os mesmos mantras: o Estado era uma instituição ineficiente e corrupta, era preciso privatizar a economia, desregulamentar, flexibilizar. A globalização levaria o mundo a um novo renascimento. Milhares de editoriais e colunas repetiram esse discurso em jornais, rádios, tvs e páginas da internet por todo o mundo. Tudo isso virou pó. Os gigantes da economia capitalista estão mergulhados em uma grave crise, a Europa, que já foi exemplo de Estado de Bem-Estar Social, corta direitos conquistados a duras penas após duas guerras mundiais. A principal experiência de integração regional, a União Europeia, anda para trás.

No Brasil, diante da total ausência de programa, de projeto, os representantes políticos e midiáticos deste modelo fracassado que levou a economia mundial para o atoleiro, voltam-se mais uma vez para o tema da corrupção. Essa é uma história velhíssima na política brasileira. Já foi usada várias vezes, contra diferentes governantes. Afinal de contas, os corruptos seguem agindo dentro e fora dos governos. Aparentemente, por uma curiosa mágica, eles são apresentados sempre como um ser que habita exclusivamente a esfera pública. Quando algum corrupto privado aparece com algemas, costuma haver uma surda indignação contra os “excessos policiais”.

No último domingo, o jornal O Globo publicou uma reportagem para questionar por que os brasileiros não saem às ruas para protestar contra a corrupção (aliás, o MST respondeu à pergunta, mas não teve sua resposta publicada). O Globo sabe a resposta. Como costuma acontecer no Brasil e no resto do mundo, o povo só sai às ruas quando a economia vai mal, quando há elevadas taxas de desemprego, quando as prateleiras dos super mercados tornam-se território hostil, quando não há perspectiva para a juventude. Não há nada disso no Brasil de hoje. Há outros problemas, sérios, mas não estes. A violência, o tráfico de drogas, as filas na saúde, a falta de uma educação de melhor qualidade. É de causar perplexidade (só aparente, na verdade) que nada disso interesse à oposição. Quem está falando sobre isso são setores mais à esquerda do atual governo.

Comparando com o que acontece no resto do mundo, a economia brasileira vai bem. Não chegamos ao paraíso, obviamente. Longe disso. Há preocupações legítimas em nosso vale de lágrimas que deveriam ser levadas a sério pelo governo federal sobre a correção e pertinência da atual política cambial e de juros, apenas para citar um exemplo. O Brasil virou mais uma vez um paraíso para o capital especulativo e a supervalorização do real incentiva um processo de desindustrialização.

Curiosamente, essa não é a principal bandeira da oposição. Por que estão centrando fogo no tema da corrupção e não na ausência de mecanismos de controle de capitais, por exemplo? Por que não há editoriais irados e enfáticos contra a política do Banco Central e as posições defendidas pelos agentes do setor financeiro? Bem, as respostas são conhecidas. Os partidos políticos não são entidades abstratas descoladas da vida social das comunidades. Alguns até acabam pervertendo seus ideais de origem e se transformam em híbridos de difícil definição. Mas outros permanecem fiéis às suas origens e repetem seus discursos e estratégias, década após década.

Nos últimos dias, lideranças nacionais do PSDB e seus braços midiáticos vêm repetindo um mesmo slogan: o Brasil vive uma das mais graves crises de corrupção de sua história. Parece ser uma tese com pouco futuro. Tomando as denúncias de corrupção como critério, o processo de privatizações no período FHC é imbatível. Há problemas econômicos reais no horizonte. É curioso que isso não interesse à oposição. Afinal, é isso que, no final das contas, faz o povo sair às ruas. Sempre foi assim: a guerra, a fome, o desemprego. Esses são os combustíveis das revoluções.

A indigência intelectual e programática da oposição brasileira não consegue fazer algo além do que abrir a geladeira, pegar o feijão congelado meio embolorado da UDN, colocá-lo no forno e oferecê-lo à população como se fosse uma feijoada irrecusável. Mas no fundo não se trata de indigência. É falta de alternativa mesmo. Falta de ter o quê dizer. Não falta matéria-prima para uma oposição no Brasil, falta cérebro e, principalmente, compromisso com um projeto de país e seu povo.

O modelo político-econômico que hoje, no Brasil, abraça a corrupção como principal bandeira esteve no poder nas últimas décadas por toda a América Latina e foi varrido do mapa político do continente, com algumas exceções. Seu ideário virou sinônimo de crise por todo o mundo. É preciso mudar de assunto mesmo. A verdade, em muitos casos, pode ser insuportável, ou, simplesmente, inconveniente.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson

Vamos fazer uma pequena analogia: Carreta 3 eixos x Petroleiro de 400 mil toneladas

Digamos que a corrupção no Governo Lula caiba em uma carreta rodoviária de 3 eixos. Pois os órgãos da mídia hegemônica e seus (de)formadores fazem com que a vejamos comportável apenas em um navio petroleiro de umas 400 mil toneladas ou mais, tal a insistência com que repetem os casos.

Enquanto isso, graças à cobertura tendenciosa da mídia, ficamos com a impressão de que a corrupção no governo FHC que, provavelmente, nem mesmo um petroleiro com a capacidade citada acima seria suficiente para comportá-la, seria coisa facilmente acomodada em uma simples carreta 3 eixos.

edv

Quando a oposição conservadora têm pouco argumentos, cai na escandalização da corrupção para desgastar (e eventualmente derrubar) o governo que não interessar à seu poder e privilégios
A História está recheada de exemplos
Benazir Bhtuto no Paquistão,é um deles. Mas há dezenas de outros: Nicarágua, Panamá, Guatemala, India, Brasil…
Lógico que há (sempre e infelizmente) corrupção, mas a diferença em resumo é a seguinte
Corrupçao conservadora: gigantesca, bilionária (ex: "vendação" de 100 bilhões de patrimônio público), apoiada e camuflada pela mírdia (participante). Se necessário, (auto)censurada ou engavetada.
Corrupção anticonservadora: 3 mil do diretor dos Correios, 50 mil na cueca, no jipão usado, etc., escandalizados ao máximo, "ad nauseam", 24 horas por dia, 7 dias por semana, como "os maiores da História". Se necessário abusar da liberdade de imprensa, com mentiras (nunca desmentidas), intrigas, factóides e outras manipulações dissimulacões.
Boas noticias, neste último caso? Nem pensar. Se inevitável, contrabalançar com algum "senão".
Este é o jogo!
Felizmente, ja ficando manjado.

Marcos C.Campos

Olhem o HISTORICO do Waldemar Costa Neto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Valdemar_Costa_Neto

e depois me digam … Quem se alia com um cara desses não está procurando chamar atenção do PIG ?

Fernando

Análise PERFEITA, mais uma vez parabéns ao Marco Aurélio Weissheimer, de forma clara e brilhante desnuda o que esta por trás da "indignação" da mídia.
Vade Retro PIG.

LUIZ HENRIQUE AMORIM

Ataques na Noruega podem estar ligados a extrema direita, diz TV: Os que utilizam bombas são sempre de direita ou extrema direita como os próprios terroristas de origem islamica (cujo pensamento, destilado, é bem próximo da direita) ou os atentados do EUA. No Brasil a direita também usou bombas como no caso do Riocentro. Nas últimas eleições usaram uma bomba chamada José Serra. Agora estão montando outra bomba que imaginavamos destivada FHC com oitenta anos de contradições e oportunismo, uma verdadeira bomba, estourando agora na internet com um site esdruxulo.

Sebastião Medeiros

Porque OS DEMOTUCANOS defendem o NEOLIBERALISMO,ou seja a PRIVATIZAÇÃO da Petrobrás,do Banco do Brasil,da Eletrobrás,Caixa Econômica Federal,PREVIDÊNCIA SOCIAL,acabar com a legislação Trabalhista(fim do Décimo terceiro salário,FGTS,Remuneração das férias e finais de semana,licença gestante,etc…),Arrocho salarial para o funcionarismo público(sobretudo na Saúde e na Educação) e a entrega das riquezas naturais do Brasil principalmente o pré-sal,além da internacionalização da Amazônia.

SEBASTIAN FACA

A oposição formada pela minoria absoluta, nem de longe consegue ser oposição, apenas tentam sobreviverem dos dejetos espelidos pela imprensa que odeia o brasil para todos e o brasil sem miseria, é isso, não tem discurso nem rumo estão acéfalos, eperar que esses entreguistas tenham ideias é querer demais, a única coisa que sabem fazer o tempo inteiro e entregar o patrimonio nacional, veja ai em S P, o alkimim ta de vento em popa na entregas da coisa pública não vai escapar nem a saúde. Agora ca entre nois, é muito bom ter uma oposição dessa, vai dar Dilma denovo em 2014 . viva o Brasil .da-lhe Dilma.

FARPA

O Marco é um dos melhores jornalistas em atividade no RS, é investigativo, atento a tudo que aconteçe no estado do RS e no Brasil, tem um ótimo texto, que comprova sua sagacidade e inteligência acima da média, e além de tudo é muito corajoso, respeita mas não teme ninguém. Sou fã do seu blog.

ricardo silveira

É isso mesmo, a oposição quer o poder para fazer o que, hoje, critica, pois é o que fazia antes. Não há honestidade? Por que não critica a privatização da saúde em São Paulo, por exemplo? Eh! bando nocivo ao país! Quanto à corrupção, parece que o governo está agindo para fazer a faxina. Que assim seja.

Fabio_Passos

A direita não fala de economia porque o neoliberalismo que tanto defenderam ruiu.

Nome aos bois: rede globo, psdb, veja, ex-pfl, fsp, pps, estadão

luiz pinheiro

A direita (PIG/PSDB/DEM/PPS/PV… ué, o PSTU deu uma passada por aqui?), até por natureza, evita estrategicamente se comprometer com qualquer proposta concreta de politica economica, de modelo de país. Prefere citicar adnauseam a "incompetência", a "corrupção", a "carga tributária", e ainda por cima se auto-proclama responsável pela estabilidade do real, omitindo que em outubro/02 chegamos a precisar de 4 reais para comprar um único dolar, enquanto o salário mínimo valia 200 reais – portanto 50 dólares. Com tal base, se auto-proclama também co-autora das conquistas sociais e econômicas obtidas nos últimos oito/nove anos por um governo por ela mesma pintado todos os dias como "incompetente", "corrupto", "estatizante", formado por "invasores" da administração pública.
É ela, essa direita, que merece manifestação contra.

João Sérgio

Só uma coisa a dizr :
EUNÃOSABIA PARA PRESIDENTE, MINISTRO DA ECONOMIA E SEGURADOR MOR DOS TESTÍCULOS DO FHC.

    Nelson

    Apoiado. Quando começamos a campanha, João?

Ronaldo Cananéia

A culpa do relatado acima é do PT autista, que não desafia o PIG, que não faz a Ley dos Medios.

E do Lula, que só reclamou do PIG no final do governo.

Quando é a próxima festa da Folha? A Dilma vai comparecer de novo?

    Julio Silveira

    De pleno acordo.

    luiz pinheiro

    Quem faz lei é o Congresso, não é PT nem PT autista.

Marco Ferreira

Eu gostaria de ver o imprensalão falando de economia, sobre tudo da dívida pública, a farra dos rentistas, que os serviçõs da dívida consumiram 45% do orçamento de 2010, que o agronegócio recebeu 25 vezes mais dinheiro que o pessoal do MST, que o empresariado deve mais de 400bilhões pra previdência e a solução pra sanear a previdência é uma nova reforma, que trocou-se a dívida externa pela dívida interna, que as nossas reservas estão aplicadas em títulos do tesouro americano, que rende menos de 1% aa, e que nós pagamos 12,5%aa , que a educação e saúde juntas receberam menos de 6% do orçamento, que o que se gasta em 10 dias de serviços da dívida é mais do que se gasta no bolsa família, que dos 70 % dos empregos criados os funcionários recebem 1 SM, de R$ 645,00. Que quem ganha até 2SM compromete cerca de49% da renda com impostos, enquanto quem ganha mais de 30 SM compromete 27%, que transferência de renda é diferente de distribuição de renda, é… realmente seria bom o imprensalão falar de economia.

Leider_Lincoln

Azenha, o Richard Smith não está passando dos limites não? O que ele está fazendo não é debate não, mas trollagem pura. Procure o Stanley Burburinho e o Brizolla Netto e veja de um quem este infeliz é e do outro o que ele fez no site dele…Não dá para debater se temos que perder tempo com um tipo destes.v

    Mariano

    Meu, vcs dão tudo o que eles precisam. De cada 10 intervenções suas, 9 são para brigar com os que vc chama de trolls. Eles estão se divertindo às suas custas, e não é pouco.

    Leider_Lincoln

    Os que eu chamo de trolls não. SÃO trolls. E que ambiente é aquele em que,de dez intervenções de alguém , 9 são para trolls se divertirem as custas deste alguém? Eu leio o Viomundo desde os tempos do Globo.com, mas está ficando difícil. Por que um dos diferenciais deste sítio são justamente os comentários. E se esses comentários são trollagens, e não discussões, isso deixa de ser um diferencial e se torna uma lástima digital.

    Julio Silveira

    Leider, meu caro, se preocupe com esses não. Eles fazem parte de uma parcela cada vez mais diminuta da população, que gritam com essa estridência para parecerem maiores. Também, pelo simples fato de que se não procederem assim serão certamente esquecidos, desconsiderados, se tornarão lembrança de uma gente que atrasava o País, sem qualificá-lo.
    O que eles não sabem é que não há como deter o inexorável destino. Esses, mediocres até o ultimo espinhaço da medula, estão fadados a sumirem pela propria genuflexão da qualidade de suas estridências. Fique firme, precisamos de qualidade no debate e ética na nossa cultura.

sironn

Eu não acho que seja tão somente a economia que define a indignação do povo, que o leva ou não às ruas. O grau de satisfação do povo não se mede por PIB. Escrevi um pouco sobre isso aqui ó: http://blogsiron.wordpress.com/2011/07/20/desigua

Julio Silveira

Após ter minha participação com uma resposta a bossalidade, digo que a oposição não se apega a economia por que foram sempre incompetentes neste assunto, sem qualquer capacidade criativa, tudo que fizeram, enquanto situação, foi prescrito pelo receituário do antigo FMI, aquele que beneficava os Yankes em geral mas principalmente os banqueiros que dirigem a economia mundial, o que nos levou a crises sucessivas, alem de falta de identidade e de perspectiva.
A oposição politica é inexistente, hoje está restrita a midia corporativa, conforme a propria já assumiu, na politica a representação oposicionista está mais para teatralização e para surfar na onda que a midia proporciona, como podemos observar eles estão satisfeitos com o papel de mendicancia criativa pela completa mediocridade.

SILVIO MIGUEL GOMES

O Lula deu ênfase ao consumidor e isto no Brasil é evidente que ajuda as pessoas que estão nas classes mais baixas. Somente isso já é um grande diferencial dos outros governos. E o BNDES ajudando as empressas nacionais, também é um grande fator a favor do Brasil e é por isso que estamos passando a grande crise provocada pelos banqueiros sem muito sacrifício. Fala em estudar!. Estudar?. Estudem, analisem, o que aconteceu no ano de 1.999 (a grande cagada do FHC), Eu a palavra de honra que nada mudaria e logo no começo de 1999 deu o grande golpe. O Proer já doou mais de 100 bilhões para o sistema financeiro. Ele mudou a Previdencia (ano 1999) para que o trabalhador financiasse a grande cagada.

Honestino Batista

Quem viveu o Governo do Farol não o quer de volta nunca mais. Vejam só as companhias do mesmo: Padin Çerra, Toninho Marvadeza, Engavetador Brindeiro e por ai vai. Só gente finérrima!
Tinha tanta gente pesteada que fica difícil de enumerá-los!

jose carlos de souza

Eu não sabia, vai para o Noblat. Você aqui perdeu feio. E nas ruas a mídia também perde feio.

EUNAOSABIA

Ao nobre postador Gerson Carneiro…

Eu pedi teoria amigo…me mostra com base na teoria econômica e não na planfetagem o que foi que Lula (O mais popular num raio de 25 mil anos luz da terra) mudou na macro economia de Fernando Henrique (intelectual de renome mundial). Suas trolagens em nada vão aumentar o nível do debate…. tento trazer um pouco de luz a este espaço de debatedores mas não é fácil…. de todo modo… pelo menos eles aprendem algo de útil… vão chegar com a namorada e dizer… ""É você sabia que segundo Jonh Mainard Keynes a taxa de juros real era negativa e que não haveria aumento dos custos de mão de obra no curto prazo.. bla bla bla.. é que o nível de atividade era muito baixo.. bla bla bla… ""

EUNAOSABIA

Vão ler alguma coisa que preste e parem de espancar Keynes e a teoria econômica pelegos a soldo.

Vão ler alguma coisa… saiam desse rami rami de serem meros papagaios de piratas e reprodutores de jargões e mentiras de alguns blogueiros que escrevem a soldo e que jamais foram de esquerda, petistas ou muito menos lulistas….aliías, alguns eram 100% FHC… todo mundo sabe de quem eu falo…

""Antes dos chicagos boys e sua linha privatista… bla bla bla""… Isso lá sabe o que esse termo significa??

""Lula adotou a linha keynesiana.. bla bla""… é um pobre coitado mesmo… o Padim paga a maior taxa de juros do mundo e ele vem com essa sandice de linha keynesiana..

Vão estudar antes de soltarem essas sandices por aqui….

Mais respeito pelo menos…

    Julio Silveira

    Inteligente essa critica, ilustrou bastante assemelhados na linha da evolução, as amebas.
    É por isso que fica facil para a situação, essa oposição pega qualquer um com inteligência abaixo da media para lhes representar, devem estar com o caixa baixo.

    Leider_Lincoln

    Eu tenho mestrado em economia numa universidade Keynesiana. E também tenho nome. E você, Richard Smith?

    EUNAOSABIA

    Velho na boa… cansei de você rapaz.. prefiro o Gerson Carneiro e o El Cid… eles me esculacham e eu dou gargalhadas.. levo na boa…tem um que usa meu mesmo nick e posta bobagens… também levo na boa….

    Cofesso, pode ser que esteja enganado, mas ainda não vi o Gerson Carneiro pedir ao Azenha de me proibir de postar aqui…. isso é coisa de quem não compreende que só a democracia nos dá o direito de pensar diferente…

    Só quero te dizer uma coisa…. esse teu papo de dizer que tem mestrado em economia… em ""uma universidade keynesiana"… deixa de ser mentiroso rapaz… deixa de ser amador velho… isso não existe… não existe no Brasil uma ""universidade keynesiana"".. troll sem a menor condição nem de ser troll… casei de você rapaz…

    Na boa velho… outra coisa… nem sei quem é esse Richard… o mal de vocês é não aceitar a verdade.

    Lula não tem obra, a obra de Lula é ter feito o NADA e ter dado continuidade ao que foi implantado pelo dono da herança maldita… só isso… na boa velho… dá um tempo rapaz….

    Duvido que se eu te fizer uma pergunta sobre economia dessas que não tem como achar no guglo tu vais saber… mesmo sendo um suposto mestre em economia por uma uni… bla bla bla…

    Dá um tempo velho…. prestas um papelão aqui.

    Leider_Lincoln

    Richard Smith,
    Minha dissetação é de domínio público. Ao contrário de você, eu posto com meu nome, não o escondo. E se você diz que não há "universidade keynesiana" é só por que não entende absolutamente nada de economia, é um filisteu falastrão e ignorante. Há no Brasil uma associação, a ANPEC (http://www.anpec.org.br/). Dentro da ANPEC, metade das universidades são de matriz keynesiana e metade neoliberal.
    E você sabe sim quem é este Richard. Todos saberão, nem se preocupe.
    Esse negócio de "velho" e "rapaz" se alternando é meio esquizofrênico, não acha? Eu não dou tempo para você não, cidadão. Você mente, manipula, engana, finge. Você forçou o Brizolla Netto a moderar comentários e a te expulsar de lá. Isso diz muito sobre o tipo de sujeito que é você. Alguém com 50 anos deveria pelo menos ter senso de ridículo.

    No mais, como dizia outro personagem seu, o Henderson de Souza,

    Saudações!

    ZePovinho

    Deixa essa besta quadrada,Leider.Ele disse que compreendeu a Teoria do Juro,da Moeda e do Emprego,coisa que muitos economistas dizem não compreender totalmente.Por aí dá para ver que tipo de googleplex-idiota esse lacerdinha é.

    ZePovinho

    Digite o texto aqui![youtube lI2UYj5YkkQ http://www.youtube.com/watch?v=lI2UYj5YkkQ youtube]

Rildo França

Texto excelente, e quem diria, hein?, demotucano bradando contra a corrupção, rs. Se não fosse trágico ( palavra adorada pelos tucanos, onde eles governam, vira tragédia, vide o país nos anos fhc e São Paulo depois de 16 anos tucanos), seria uma comédia, talvez a Yeda Crusius ou outros governadores do partido ( Cássio Cunha e cia.) possam fazer uma palestrinha a respeito do tema.

Eduardo Raio X

Que o PT nunca foi um céu de anjos ou santos eu sei e todo mundo sabe! Agora essa mídia suja, fedida, cretina, sebosa e que deve ter seus pecados capitais como a corrupção bem escondida nos seus porões. Quer vender um peixe podre chamado PSDB e companhia para convencer a quem? O problema de vocês é o seguinte o caixa deve esta bem vazio e o desespero deve ser geral e precisa fazer essa algazarra toda em cima do povo para tentar colocar quem vocês acredita que vai dar o mesmo para vocês o dinheiro do povo! Podem usar o termo técnico que for no fundo querem recebe as claras e dá outros agrados as escondidas, qual é o nome disso? CORRUPÇÃO!

Antonio

Demotucanos falando de corrupção? Mas eles são corruptos por natureza. Eles e seus partidos exalam o odor da corrupção. PSDB e seu discurso neoliberal foi só uma oportunidade enorme de corrupção, para se ganhar muito dinheiro com privatizações, terceirizações e agradas gringos e amigos. PSDB tem um único projeto sim, a corrupção. Isso os demotucanos fazem com o desmantelamento do Estado e com a precarização de serviços essenciais como saúde, educação, transporte e segurança pública. Com que cara de pau o PSDB pode falar de corrupção, se isso é sua essência?

caldocarioca

Todo mundo já sabe que o papel da velha mídia é combater o atual governo e tentar trazer de volta o neoliberal privatista e entreguista FHC. Quem escreve lá tem que se submeter ao papel que resolveram desempenhar: o de verdadeira oposição. E ouso dizer que tem uma fila grande de recém egressos das Academias doidinhos, doidinhos pra fazer parte da panela, ainda que para isso tenham que deixar de lado verdades e princípios.

    fabio

    Aí é que está o X da questã…TODO MUNDO SABE VIRGULA amigo, o vampiro brasileiro conseguiu 40 milhoes de votos com a campanha podre da midia e da internet e jornais favoraveis a ele e fieis às trevas das quais escapamos, mas nao se pode contar com isso p sempre como faz o pt e o governo. Agua mole em pedra dura vai fazer um buraco no projeto de país no primeiro tropeco mais grave da economia do país. O pt nao CONVENCEU todo o povo com uma possibilidade de um novo pais mais justo para os mais pobres nao, o que está segurando a onda é a melhoria de vida de grande parcela da populacao, mas a consciencia de que a mudanca real do país precisa de muito trabalho e empenho de gente comprometida om o povo só será realidade com educacao de qualidade para qualificar o cidadao a escolher o melhor p ele APESAR da economia. E com essa comunicacao do pt e do governo, vou te dizer, é um milagre que nao foram linchados ainda com tanta crise q a midia cria dia sim dia tb e o governo mudo de pai e mãe.

Marcio H Silva

O povo tem que ir as ruas exigir a lei de midia, protestar contra a imprensa parcial, exigir dos usineiros que baizem os preços do alcool. Boicotar produtos que ficarem carissimos, boicotar estacionamento de shopping center. Exigir que o Governo continue combatendo a corrupção, baixar as taxas de juros e protestar contra a banda lenta e etc….

@luisk2017

Esse debate sobre corrupção é a prosa-saci: só tem uma perna. O corruptor (bancos, as "cinco grandes", usineiros etc) nunca caem na rede. Só a quem eles corrompem. A oposição se revela aí: só quer debater uma das pernas. Não podem discutir as duas!

Helio Neri Leite

Toda esta gritaria porque LULA e agora DILMA desmamou os caras e suas organizações.
Eles estão lixando para o povo, já apoiaram e apoia outro golpe contra a democracia; querem as tetas de volta para mamarem, como sepre fizaram.
Nunca defenderam os interesses do povo e agora querem que o dito cujo fique a seus serviços sujos. Cara de pau esta gente.

EUNAOSABIA

Então me responde só uma coisa rapaz…

"O que foi que Lula mudou na política macro econômica de Fernando Henirque Cardoso??? quero que me respondam falando em economês… sem o bla bla bla planfetário de pelego a soldo……ouvir pelego de máquina pública planfetar sandices não quero saber… quero na base da análise da teoria econômica mesmo.

    carlao75

    vai pro inferno tucano estupido, "o que foi que Lula mudou na política macro-blábláblá, qual seu problema não sabe interpretar um texto? pelego a soldo, logo quem usando esse termo, vai ajolhar no altar do seu tio rey, néscio!!!!

    João PR

    Troll amalucado.

    Vamos lá: Lula pôs o Estado brasileiro a ser indutor do crescimento econômico. Caso queira, pode encontrar este conceito na obra de Keynes.

    Exemplo disto foi quando os bancos privados, em 2008, não queriam emprestar, Lula mandou o BB e a Caixa abrirem os cofres (o Serra até disse que estavam fazendo errado, que no Planalto não entendiam de economia).

    Logo, após a fase dos "chicago boys" do FHC (linha extremamente privatista) temos um welfare state kaynesiano.

    Entendeu a diferença, ou quer que eu desenhe??

    EUNAOSABIA

    João PR, você qual é a taxa de juros prevista na tal da "obra de keynes"… ZEROOO…ZZEEERROOO…

    Que obra de Keynes rapaz, se o Brasil do Padim paga a maior taxa de juros do mundo???

    Dá pra continuar o debate com gente que blasfema Keynes dessa forma??

    O Brasil de Lula é a continuação do governo FHC… ainda bem não é???

    Aos outros trolls a soldo, não tem como comentar…

    ZePovinho

    Digite o texto aqui![youtube 9gHdE2CT4QE http://www.youtube.com/watch?v=9gHdE2CT4QE youtube]

    João PR

    Troll amalucado:

    Keynes não diz, em nenhum lugar, que a taxa de juros deve ser zero!

    Deixa eu te explicar, pois quem está espancando Keynes é você: a moeda tem como serventia ser um meio de troca, ou para ser uma reserva de valor (caso queira, leia "O segundo tratado sobre o Governo Civil" de John Locke, que tem uma explicação didática de como os homens aceitaram, no início, o ouro e pedras preciosas em troca dos produtos e/ou bens). Logo, pode-se concluir que os homens querem a moeda para transações comerciais, precaução, ou especulação.

    Quando os homens guardam a moeda para um futuro, estão abrindo mão de seu consumo imediato. Logo, espera-se uma recompensa por este ato, ou seja, que ela renda juros.

    A taxa de juros, para Keynes, está diretamente ligada à demanda por produtos e a oferta de moeda. Logo, pode-se conter a demanda por uma alta das taxas de juros das aplicações, e vice-versa. No caso da atual crise dos EUA a taxa de juros está perto de zero para levar o consumidor a consumir. Há casos em que pode haver taxas de juros negativas.

    Sei que o espaço é curto, mas gostaria de saber de onde você tirou a idéia amalucada que Keynes disse que a taxa de juros deveria ser zero!!!! Ela pode ser próxima de zero, zero, ou negativa, depende da circunstância. Talvez você tenha lido mal alguma nota de rodapé do almanaque Sadol.

    Quanto a atual taxa de juros brasileira, caso você não saiba, uma das maiores pressões que a mesma recebe vem das exportações (além do capital externo que entra no Brasil aos borbotões): quando chegam dólares aqui o governo é obrigado a trocar por reais, o que aumenta a oferta de moeda em circulação. Para retirar a moeda de circulação (pois pode gerar inflação) usa-se a taxa de juros alta. Este é um problema saudável, pois demonstra que nossa economia vai bem, e que não depende mais de empréstimos do FMI (igualzinho aos tempos do FHC).

    Enfim, sugiro que você leia mais meu caro Troll amalucado, e só depois venha aqui com ilações (mas embasadas, pelo menos).

    EUNAOSABIA

    João… antes de espancar Keynes, entra na net e procura saber pelo menos quais eram suas idéias principais, não vou te recomendar ler a Teoria do Juro do Emprego e da Moeda, pois já deu pra sacar que não entederia bulhufas… falo sério mesmo….

    Não passas de mais um inculto reprodutor de jargões e manchetangens de alguns blogueiros que se venderam, só isso… para de repetir jargão e procura te informar.

    Veho, é tanta sandice que nem dá pra comentar… tu sabe o a origem do termo "Chicago Boys"?? sabe o que esse termo significa em teoria econômica?? sabe qual a escola de pensamento e quem é seu fundador?? para de escrever sandices rapaz..isso nada tem a ver com privatização.. isso é monetarismo que rendeu prêmio Nobel……."Linha extremamente privatista""… bla bla bla.. enche o peito… parece até que manja alguma coisa…

    Resumo: LULA FEZ O NADA.

    ZePovinho

    Digite o texto aqui![youtube nBTsWimXwPI http://www.youtube.com/watch?v=nBTsWimXwPI youtube]

    Antonio

    Eunãosabia mostre-nos oh mestre toda sua sabedoria sobre economia e sobre FHC, que na próxima eleição nós votaremos no Lula ou na Dilma. Ou você quer que votemos no Se-erra? Se erra sujeito.

    João PR

    Troll.

    O termo "chicago boys" veio da Escola de Economia de Chicago, cujo maior expoente é Milton Friedman.

    Friedman escreveu "capitalismo e liberdade", obra na qual o mesmo apenas "requenta" as idéias de Adam Smith em "A riqueza das nações".

    Para Friedman o Estado só deveria intervir na economia em setores que a iniciativa privada não desse conta (falta de capital). É de Friedman que você fala, pois o mesmo ganhou o Nobel de economia.

    As idéias de Friedman foram acordadas no chamado "Consenso de Washington". Após esta reunião o FMI e o Banco Mundial só concederiam empréstimos aos países que se propusessem a cumprir a agenda acordada. Caso você queira há duas obras interessantes que você pode consultar: uma é um artido do Prof. Paulo Nogueira Batista (o pai) sobre o Consenso. Outra é um relatório do Banco Mundial intitulado "O Estado num mundo em transformação", que foi publicado pela FGV. Os economistas que compraram (ou se venderam) as idéias do "Consenso" ficaram com a alcunha de "chicago boys".

    Caso você não saiba o governo FHC aderiu ao Consenso. Basta ver as atitudes do Governo FHC e comparar com as dez metas do Consenso.

    Também a FIESP, no ano de 1990 (lembra do Mário Amatto??), publicou uma obra intitulada "Livre para crescer". A quinta edição desta obra saiu no ano de 1995. Vou reproduzir uma parte desta obra, pois demonstra o que a FIESP queria (a edição que uso é do ano de 1995):
    " Do lado do empregado, costuma-se dizer que já se chegou ao limite em matéria de sacrifício. No entanto, precisaremos de muito mais. Isso é difícil de transmitir, mas será necessário enfatizar que todos terão que trabalhar mais horas. Necessitaremos de uma reforma constitucional no capítulo dos direitos sociais. Isso só será possível se o medo for bem conscientizado pelo povo e, em especial, pela classe média. Será facilitado ainda pelo uso adequado da popularidade temporária do presidente vitorioso [Collor]" (p. 258).

    Tudo bem que é uma obra publicada pela FIESP. Logo, recomendo que você leia "O Brasil privatizado" do Aloysio Biondi, para ver como as privatarias se deram durante o governo do "estadista" FHC. Só para lembrar: Carlos Menem, Fujimori e Carlos Salinas de Gortari, contemporâneos do FHC, estão condenados pela justiça de seus países. Caso aqui tivéssemos justiça mesmo, FHC estaria em apuros.

    Quanto ao seu final (Lula não fez nada), ou você é um imbecil, ou é um analfabeto politico (ou um CC de algum governo amigo do pássaro do bico grande). Basta ver o que foi feito pelo FHC, e o que o Lula fez para vermos que há diferenças enormes entre a concepção de Estado de um (FHC, o vendilhão do templo) e Lula (que devolveu a soberania nacional).

    Rafaela

    Você devia perguntar o que foi que não mudou. É só comparar o Brasil de 1994 a 2002 e o Brasil de 2003 a 2011. Em todos os sentidos. Mas se você não conseguir perceber, pergunta para o povo, ele vai saber te responder.

    EUNAOSABIA

    Paase Rafaela, se quiser aprender economia me procure… pedi teoria e não linguiça…

    Saudações.

    EUNAOSABIA

    Ai!Ui!O Aecio Neves gatão,quando for presidente,vai consertar tudo!!Ai!Ui!Ai!!!!

    EUNAOSABIA

    Digite o texto aqui![youtube 1sxSoESbY5E http://www.youtube.com/watch?v=1sxSoESbY5E youtube]

    Sadi

    Tirou 30 milhões da pobreza extrema, mudou o perfil econômico do Brasil a nivel mundial, proporcionou ao povo ter orgulho de ser brasileiro, emprestou dinheiro ao FMI, baixou o desemprego de mais de 10% da população economicamente ativa para cerca de 6,3%. E se fossemos falar mais, escreveriamos muitas paginas… mas tire, com base apenas nessas informações, suas conclusões, se sabe pensar,claro.

    EUNAOSABIA

    Sadi,… mano velho… tudo isso que você falou é fruto justamente da ""continuidade"" e não do rompimento como vocês (linha estalinista do PT), pregavam… justamente por Lula (o mais amado) ter dado continuidade a política econômica de FHC, com a China fazendo a nossa parte (reformas que não foram feitas), e mais um liquidez internacional nunca vista (essa bolha de crédito vai estourar… ou esvazia ou estoura.. vai por mim), é que temos os resultados que temos hoje..

    Lula conseguiu esses resultados não por ter rompido com o passado, mas por ter dado continuidade a ele.

    Lula é o que é graças a FHC e não graças ao que ele e o PT pregavam no passado.

    Abraços.

    Antonio

    É mesmo. O Lula também quebrou o Brasil por três vezes e foi estender a mão para o FMI, só para ganhar uma comissão e depois embolsar parte da grana e a outra parte dar aos amigos. Depois foi chamado na Itália, em meio a toda comunidade internacional, de corrupto. Lula é bem parecido com FHC, o traidor do Brasil.

    H Aljubarrota

    Gente, parem de alimentar esse bocó…

    LuizCarlosDIAS

    O PIG ao chamar pra protestar corre o risco de ser envolvido,
    ser a bola da vez, melhor dessistir, o povo ta é bem, deixa quieto.
    E mais, só resta FHC como candidato da oposição, é bom correr,
    o tempo ta pasando e LULA caminhando, é mole?

    Gerson Carneiro

    Para quem NAOSABIA, essa foi a "Política Macro Econômica de Fernando Henrique Cardoso".

    [youtube JhCQfsH-R9Q http://www.youtube.com/watch?v=JhCQfsH-R9Q youtube]

    Gerson Carneiro

    Deixa que Bill Clinton explica. Apenas confira no vídeo.

Deixe seu comentário

Leia também