Tucanos paulistas: Mães do pedágio

Tempo de leitura: 3 min

SP ganha um pedágio a cada 40 dias; tarifas sobem novamente na quinta

Desde 1998, quando começaram as concessões, 112 praças de cobrança foram abertas no Estado – no resto do País, existem 113

28 de junho de 2010

Felipe Grandin – O Estado de S.Paulo

No interior, moradores descontentes criaram o Movimento Estadual Contra os Pedágios Abusivos de São Paulo, que defende, entre outros pontos, a revisão das contratos

Desde o início da privatização das rodovias de São Paulo, em 1998, foram instalados 112 pedágios nas estradas paulistas – o equivalente a uma praça nova a cada 40 dias. O Estado já tem mais pedágios do que todo o resto do Brasil. São 160 pontos de cobrança em vias estaduais e federais no território paulista, ante 113 no restante do País, segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias.

Nos últimos 12 anos, a segurança e a qualidade das rodovias melhoraram, mas os altos preços cobrados se tornaram alvo frequente de críticas dos motoristas. Nesta semana, as reclamações devem aumentar ainda mais. Os pedágios nas rodovias estaduais serão reajustados a partir da 0h de quinta-feira (1.º) e terão tarifas “quebradas” em R$ 0,05. O principal pedágio do sistema Anchieta-Imigrantes vai aumentar de R$ 17,80 para R$ 18,50.

Para se ter uma ideia, ficou mais barato viajar a outro Estado do que internamente. Cruzar de carro os 404 quilômetros entre a capital paulista e Curitiba, no Paraná, por exemplo, custa R$ 9 em tarifas. Já para cobrir distância semelhante até Catanduva, por exemplo, é preciso desembolsar R$ 46,70.

Isso se explica, em parte, pelo modelo adotado no programa de concessões paulista. As licitações, em 1998 e 2008, levaram em conta o montante que as empresas ofereciam ao Estado para ter a concessão, a chamada outorga. A vantagem é que o dinheiro pode ser aplicado em novas estradas. Por outro lado, esse valor é repassado aos motoristas.

Já o modelo adotado pelo governo federal faz a concessão àquele que oferecer a menor tarifa. O benefício é o preço mais baixo; a desvantagem, a falta de verba para investir. As Rodovias Fernão Dias e Régis Bittencourt, privatizadas em 2008, continuam em estado precário. Críticos afirmam que o pedágio não foi suficiente para cobrir os custos da recuperação das estradas.

Qualidade. As rodovias estaduais não têm esse problema: ocupam as dez primeiras posições entre as melhores do País, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes. E são aprovadas por 93,6% dos usuários, de acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Segundo estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) em 2007, no entanto, o pedágio estadual é um dos mais caros do mundo, superando autoestradas da Europa e dos EUA.

“É incontestável que a qualidade das rodovias concedidas é superior” diz a urbanista Silvana Maria Zioni, da Universidade Federal do Grande ABC. Mas, para ela, está na hora de reavaliar as concessões. “A economia mudou, as tarifas subiram, a arrecadação aumentou, mas não há investimento na mesma medida.”

A Artesp alega que as outorgas permitiram o investimento de R$ 12 bilhões nas rodovias. Para a agência, falar em “média mensal de praças instaladas” não é pertinente, pois a definição da instalação das praças foi feita em apenas dois momentos: na primeira e na segunda rodadas de concessões, em 1998 e 2008.

As tarifas levaram à criação este ano do Movimento Estadual Contra os Pedágios Abusivos, por grupos que se sentem prejudicados. Eles fizeram a primeira reunião em Indaiatuba, uma das áreas afetadas. Do encontro saiu a Carta de Indaiatuba, que defende revisão dos contratos e proibição de novos pedágios sem que haja debate com a sociedade.


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Comentários

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Pablo

Esses pedágios sao bons pros eleitores do interior do estado de SP acordarem e nao votarem mais no PSDB. Talvez assim o povo reconheça a merda que fez colocando essas pessoas no poder. Sempre fico inconformado com a vitória desses homens que somente tornam a nossa vida mais difícil. O povo tem q acordar e deixar de votar no PSDB aqui em SP (e no Brasil tb!)….

Gerson Carneiro

Serra cuidou muito bem da arrecadação do dízimo para sua campanha.
A contribuição é obrigatória, instantânea, e em dinheiro (facilitem o troco, por favor). É um excelente gestor.

nelsão

Azenha,
No governo do Alvaro CPI Dias, segundo meus amigos do Paraná era praxe surrar os professores. Isto deve ser doença de tucanos. Se o Zé Pedágio for eleito e o vice for o A. Dias os professores que se cuidem. Vão apanhar que nem cachorros. No governo do Jaime Lerner (ex-DEM) amigo do A. Dias(PSDB) e do irmão Osmar Dias (PDT), se uniram arrumaram e pedagiaram as principais estradas do Paraná. Para rodar 290 km se paga hoje R$ 30,00 e se voltar pelo mesmo trecho mais R$ 30,00. Sem alternativas, um caminhão para ir a Paranaguá (90 km) paga R$ 8,oo por eixo, c/6 eixos R$ 48,00, na volta mais R$ 48,00, de automóvel R$ 12,70 para ir e R$ 12,70 para voltar. Isto é que defender o povo brasileiro, o resto entreguista.
Hi,hi,hi….
nelsão

Duarte

a qualidade das rodovias pedagiadas, não é aquele primor, como alardeam os tucanos e seus seguidores. Basta percorrer alguns poucos quilometros da Rod.Anhanguera, para se deparar com remendos mal feitos, provocando solavancos e desconfortos. E, mais, na Rod.D.Pedro, entre Jarinu e Atibaia, trecho com menos de 30 quilometros, que foi agraciado com mais um pedagio(ida e volta), é impossivel trafegar trafegar tranquilamente como mostra as propagandas do governo paulista, pois é só solavancos com os remendos e até buracos nessa rodovia tida como das melhores do Brasil.

    beattrice

    Na verdade, a D.Pedro está em estado lamentável.

Supertramp68

Sabe, parece que o Brasil se resume a SP. Acho que deviamos ter um Serra em cada estado, assim teria -se espaço na midia para falar mal de todos, indistintamente. Ninguem fala dos pedagios do RS, das concessões lulistas da BR101, das concessões de Tarso Genro, Erundina e Suplicy. por que será???

    Carlos

    "Ninguem fala dos pedagios do RS"
    Você sabe? Então esclareça.

    "das concessões lulistas da BR101"
    Escreva sobre.

    "concessões de Tarso Genro, Erundina e Suplicy"
    ???????????????
    ???????????????/
    ???????????/

    MARCOS DE OLIVEIRA

    Pelo que sei a Rodovia Br-101 ainda não está privatizada, se estiver privatizada com cobrança de pedágios, o modelo adotado para tal fim segue o padrão que vigora nas Rodovias Fernão Dias, Regis Bittencourt e Br-050 que foram entregues à Concessionárias que aceitaram praticar o menor preço na cobrança dos pedágios em praças instaladas nessas rodovias. Quanto às figuras publicas, Erundina e Suplicy, citadas por esse imbecil denominado Supertramp68, os mesmos jamais exerceram o cargo de Governador, a primeira foi Prefeita de São Paulo na decáda de 90 e o segundo é atualmente Senador eleito exercendo o mandato na Congresso Nacional, portanto sem poderes para decretarem cobrança de pedágios. Que fique esclarecido e sirva de alerta aos eleitores desse grande Estado e possam clarear e melhorar a preatica do voto, com consciência e sabedoria. Será ?!!

beattrice

Vale a pena observar a péssima qualidade dos serviços prestados nessas rodovias inclusive em caso de necessidade de primeiros socorros.

Gerson Carneiro

O Governo de São Paulo propaga que "São Paulo tem as melhores estradas do país". Porém isso não justifica os altíssimos preços dos pedágios, até mesmo pelo fluxo (quantidade) de carros que trafegam nas estradas paulistas.

E mais: "São Paulo tem as melhores estradas do país", diga-se estradas pedagiadas porque no interior do Estado as estradas não pedagiadas se encontram em condições caóticas.

E o trecho da rodovia Marechal Rondom, de Andradina-SP à divisa com Mato Grosso do Sul (com praça de pedágio nesse trecho, inclusive) não se encontra em bom estado de conservação.

    beattrice

    Não é verdade que as estradas de SP são de "primeiro mundo" como gosta de alardear o Zé sem noção, algumas estão em estado lamentável e pedagiadas, muito pedagiadas.

    Glecio_Tavares

    Eu estou querendo ir no PROCON dar queixar contra propaganda enganosa. Dizem que o ladeira é um grande homem, pelamordedeus, chega de mentiras.

    Fabio

    Gerson , vale lembrar que na época das concessão as estradas que são consideradas um primor não eram muito diferentes do que são hoje,como exemplo as rodovias Anhanguera e Bandeirantes , Washington Luiz , Dom Pedro , Anchieta /Imigrantese parte da 340 ,para citar algumas das principais e mais pedagiadas.
    Portanto o investimento das concessionárias não foi grande e o dinheiro para a aquisição da concessão veio do BNDS para ser pago em 20 anos .
    Eu queria uma dessas concessão pra mim , é uma mina de ouro.

    MARCOS DE OLIVEIRA

    Bem esclarecida a colocação do Sr. Gerson Carneiro e do Sr. Fábio. Que outros eleitores possam se inteirar de sua colocação.

Glecio_Tavares

Venho aqui com um desafio a todos os comentaristas sérios destes blog.

Acabar com o Serra foi fácil. Algguém ai vai me ajudar a acabar também com o Alckmin?
Voces ja relaxaram? O xuxux é ainda pior que o FHC. O Serra se desmanzelou sozinho, ja o outro se esconde e estamos deixando ele passar batido.

Com voces junto, elegemos Mercadante rapidinho. Voces têm a força.

    beattrice

    Enfiou-se embaixo da mesa e não sai de lá nem a berro antes de outubro, morto de medo de pendurarem o Serra e o FHC no pescoço dele.
    A blogosfera independente e progressista tem que arrancar ele de lá..

    francisco.latorre

    o xuxu opusdei vai derreter rapidão.

    espera começar a campanha..

    vai pro vinagre.. rapidão.

    ..

    Gerson Carneiro

    Rapaz…. certa vez o cabra veio fazer um discurso na Praça Castro Alves, quando dona Abobrinha subiu no palco a galera em coro começou a gritar "gostosa, gostosa…" Moço do Céu, foi tudo ao mesmo tempo, engraçado e constrangedor (pra ele). Rapaz… acho que nunca mais ele vai querer vir aqui, se vier virá sozinho.
    Sabe como é, baiano não perdoa.

Leider_Lincoln

Por falar em tucanos, Azenha, olha esta pérola da Folha e do Extra: http://www.conversaafiada.com.br/wp-content/uploa… . Anunciaram a saída da seleção da Copa mesmo não estando ela eliminada.

Milton Hayek

"O paulista é um ser que adora pedágios"(Nelson Rodrigues,lá do Além)

    Glecio_Tavares

    E o Haiek não é solidario nem no cancer. Pô ajuda ai. Precisamos mostrar quem é o alckmin.
    Eu sei que muitos não vão com a cara do Merca, mas pensa bem o Al ck min vai acabar de arrasar São Paulo.
    SOCORRO!

    Milton Hayek

    Peraí,Glecio!!!O filho do general Mercadante,Aloísio, é um homem muito diferente.É um grande homem e merece todo nosso apoio.
    Eu já faço a maior campanha com os nordestinos que conheço em São Paulo.O problema é a cabeça dura deles.

    beattrice

    Quem não quiser votar no Merca vote no Skaf, temos que forçar o segundo turno em SP.

    Glecio_Tavares

    Valeu amigo. Precisamos reverter esse quadro de PSDB em SP. Os alagamentos de final de ano não podem ser esquecidos, a cratera do metro e os desmandos. Parece que querem privatizar a sabesp agora. Chega desse canalhada.

    Carlos

    General ou almirante?

    beattrice

    Ajudaria muito a derrotar o Al-ckmin se a blogosfera independente deixasse de discriminar SP e os paulistas.

Leider_Lincoln

É a jestão jenial do PSDB paulista. Querem para o Brasil? Se 400 quilômetros dentro do território paulista custam cerca de 46 reais, para ir entre as cidades brasileiras de Pelotas e Belém, num hipotético governo tucano custaria 480 reais. Ida e volta, quase mil reais.
Ah, o nome e o número do candidato que vai ceder patrimônio público para que empresas privadas lucrem em cima dos motoristas? É José Serra Chirico, número 45, do PSDB da locomotiva. Vice ele ainda não conseguiu arrumar, mas já conta com importantes apoios: Roberto Jeferson; José Roberto Arruda; Joaquim Roriz; Paulo Maluf; Agripino Maia; ACM Neto; um importante defensor de pedófilos do Amazonas, cuja insignificância me fez esquecer o nome; Orestes Quércia, Tasso Jereissati, Yeda Cruzius e muitos outros de igual e fina estirpe. Só se deve cuidado com o que se grita perto dessa gente: conforme for, não fica um!

    Glecio_Tavares

    Leider, estamos esquecendo do filhote, o al ck min. ele é o verdadeiro pai dos pedagios, o serra é o padastro. e fhc a mãe.

Flávio

IPVA é um imposto sobre a propriedade, não há relação como uso de estradas.
As rodovias federais recentemente concedidas seguem um plano de investimentos que são definidos na licitação. Comparar rodovias privatizadas há muito tempo com as rodovias concedidas recentemente, sem levar em consideração o programa de encargos das rodovias concedidas é um erro crasso. A Antt já explicou várias vezes isso, mas parece que a grande imprensa escolheu uma verdade: preços baixos de pedágios são irreais (pelo menos em São Paulo). Tenho pena dos paulistas.

    beattrice

    SP agradece a solidariedade, os paulistas precisam de ajuda, não de mais críticas e discriminações.

    MARCOS DE OLIVEIRA

    …estou de pleno acordo! Precisamos esclarecer os nossos co-cidadãos e eeleitores.

Polengo

Eu fiquei hospedado num hotel em Indaiatuba, em frente ao pedágio.
Pra sair do hotel e voltar, você paga duas vezes. E não é pouco não, é coisa de R$ 8,00.

Veja bem: se saiu do hotel, só pra poder voltar pra pegar a escova de dentes esquecida, você gasta o preço de umas 4,5 escovas de dente – R$ 16,00.

Veja bem: até pra sair de um lugar e voltar a ele mesmo você ajuda a campanha do afundado.

    beattrice

    Esse pedágio a que você se refere na Rodovia Santos Dumont cerca Viracopos em direção ao entroncamento de Sorocaba.
    O detalhe pitoresco desta praça é que os habitantes da área devem pagar pedágio para ir… ao cemitério prantear os mortos.

    Polengo

    É, e esse mesmo. Explora até a morte, com o perdão do trocadilho.

    Gerson Carneiro

    Eu já falei: se o povo de SP continuar elegendo essa cambada daqui a pouco a guarita de cada prédio vai ser transformada em pedágio.

Gerson

Alguem poderia me explicar qual do destino do $$ que pagamos de IPVA ?

    beattrice

    Em SP, dados os congestionamentos, deveríamos pagar IPTU pelos carros e não IPVA.

LuisCPPrudente

Esses pedágios paulistas devem fazer o tal do caixa 45 e prejudica em muito a economia paulista.
Quem perde com isto é o consumidor, pois isto aumenta em muito o custo dos produtos que passam por estas estradas pedagiadas.

    beattrice

    Além disso prejudicam as exportações e importações nacionais, pois oneram todo o entorno de Viracopos, maior aeroporto de carga do país.

Jairo_Beraldo

Mãe solteira? Cadê o pai?

    Gerson Carneiro

    É filho do Tiquim.
    (um tiquim de cada um)

    Jairo_Beraldo

    Tava sumido Carneiro…donde tu tava cabra da peste! E o Dukrai, cade o bródi?

    Gerson Carneiro

    Eu tô é trabaiano desde de de manhã, fí da peste. Num me agunei não, ômi de Deus.
    Tô loco pra ir pra casa viomundiar. Falta pouco.
    Duka tá igual ao Ubaldo: tá num sei aonde fazendo não sei o quê.

    beattrice

    A mãe é o Al-ckmin que os criou, o pai era o Covas que o nomeou.
    Órfãos, foram adotados pelo Zé sem noção, o vô é o FHC.

Sergio Castro

Sou Carioca e vivo no Paraná, viajo com minha familia uma ou duas por ano para o Rio e ia de carro, agora vou de avião, ficou mais em conta, e uma das razões foi a obrigação de passar por 11(!) praças de pedagio em SP. Chega!

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