Santayana: Investidor estrangeiro não dá bola para “crise” no Brasil

Tempo de leitura: 2 min

dólar

INVESTIDOR ESTRANGEIRO NÃO DÁ “BOLA” PARA A “CRISE” E SEGUE APOSTANDO FIRME NO BRASIL

por Mauro Santayana, em seu blog

(Do Blog) – Enquanto, aqui dentro, refém da síndrome da “crise” e do “fim do Brasil”, muita gente está com medo de fazer negócios ou adiando investimentos, os estrangeiros, menos afeitos à imprensa local e aos comentários nos portais da internet, continuam apostando firme na segunda economia das Américas e sétima maior do mundo.

A Comissão Econômica para a América Latina, informa que, até setembro, o IED – Investimento Estrangeiro Direto, caiu em cerca de 28%, em média, no continente, com destaque negativo para o México (- 18%), tido como o “queridinho” dos mercados. Enquanto isso, ainda segundo a CEPAL, o Brasil foi o único país em que cresceu o Investimento Estrangeiro Direto – acima de 8% – que deverá se manter em um patamar superior aos 60 bilhões de dólares até dezembro, sem queda expressiva com relação aos últimos anos.

Segundo informa o “Valor Econômico”, as estatísticas do Banco Central mostram que os investidores nacionais e estrangeiros reagiram de forma bem distinta quanto a um segundo mandato para Dilma Roussef;~0f.

Se o investidor local, no período eleitoral e pós eleitoral, tirou dinheiro do país, os estrangeiros – certamente motivados pelo fato de o Brasil ter voltado a ter superávit primário no mês passado, ainda ter reservas acima de 375 bilhões de dólares, com uma dívida líquida pública de apenas 33% do PIB, e por recomendações de compra de ações como as da Petrobras, feita pelo Deutsche Bank, há alguns dias – apresentaram forte aporte em IED e na compra de títulos públicos e ações, com ingresso conjunto, no país, de mais de 11 bilhões de dólares em outubro.

Mais informações:

http://noticiasbancarias.com/economia-y-finanzas/03/11/2014/la-inversion-extranjera-en-america-latina-disminuye-un-23/73236.html#comment-1309

http://www.streetinsider.com/Analyst+Comments/Deutsche+Bank+Starts+Petrobras+(PBR)+at+Buy/10030402.html

http://artigospoliticos.wordpress.com www.facebook.com/anna.malm.1238

Leia também:

Matança dos 43 em Iguala: Pobre México, tão longe de Deus, tão perto dos Estados Unidos


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lukas

Me parece, então, que os ajustes que a Dilma fará na economia são pura maldade dela.

Heitor

E a lista do governo de MG, endereçada ao senador Aécio, no valor de R$ 166.000.000,00 com nomes de doadores e recebedores de caixa 2, devidamente denunciada pelo ConversaAfiada antes das eleições? Fala dr. Janot.

wendel

É isto aí Mauro, pois apesar “deles”, somos o que você expõe – ” … continuam apostando firme na segunda economia das Américas e sétima maior do mundo.”
Isto para não citar que a muitos incomoda, principalmente os quinta-colunas !!!!
Tenho fé, e para não ficar só no misticismo, acredito no Brasil, em nós brasileiros nacionalistas e republicanos, muito embora não fique cego em ver que nossos problemas são enormes, mas iremos vencê-los, conforme disse, apesar “deles”!!!

Bacellar

Mercado consumidor enorme e em expansão, câmbio depreciado, taxa de juros lastreada em títulos públicos de 11,25%…Porque c@r@lh0$ não botar dinheiro aqui…

    Mário SF Alves

    Disse bem. Até porque mercado consumidor com tamanho potencial, e além de tudo historicamente reprimido, lembra o megamercado consumidor da China.

    E aí, quem vai querer ter a idiotice de ficar de fora?

    Resposta: a direita mais burra do mundo.

    Bacellar

    Tem outro fato atrativo no mercado brasileiro, fato péssimo pra sociedade mas ótimo pro investidor, por aqui a ideia de consumo consciente ainda é incipiente (se tanto…). Em geral nosso mercado consumidor pouco se importa com a origem dos produtos e também não tem o hábito arraigado da pesquisa de preços comparado a mercados consumidores mais estabelecidos. Chegamos inclusive no mercado de bens de luxo a, pasmem, possuirmos um grande contingente de consumidores que não se importa em pagar valores acima da média por uma esdrúxula cultura de ostentação de riqueza que demonstra claramente todo o provincianismo e anacronismo de nossa oligarquia…Prato cheio pros gringos que de bobos só tem a cara…

Deixe seu comentário

Leia também