VIOMUNDO

Diário da Resistência


Rubens Casara lança nesta terça, no Rio de Janeiro, seu sexto livro: Sociedade Sem Lei
Você escreve

Rubens Casara lança nesta terça, no Rio de Janeiro, seu sexto livro: Sociedade Sem Lei


27/11/2018 - 00h28

Da Redação 

O jurista e escritor Rubens Casara, membro da Associação Juízes para a  Democracia (AJD), lança nesta terça-feira (27/11), no Rio de Janeiro, seu mais sexto livro: Sociedade Sem Lei –Pós democracia, Personalidade Autoritária, Idiotização e Barbárie, da Editora Civilização Brasileira.

Será a partir das 17h, na Livraria Leonardo Da Vinci, que fica na Avenida Rio Branco, 185, Centro.

Como o próprio título sugere, Sociedade Sem Lei trata da crise da democracia brasileira.

Mas seria ela um fenômeno só nosso? O que faz com que as pessoas aceitem, passivamente, ter seus direitos flexibilizados ou eliminados?

Para Casara, o caos em que a sociedade está inserida é o resultado de um processo histórico que só foi possível a partir do “sucesso” do capitalismo e do correlato empobrecimento subjetivo.

A intenção deste livro é fazer o leitor refletir sobre as questões colocadas acima e demonstrar que ainda existe uma faísca viva no projeto democrático e na visão de uma sociedade mais solidária e menos egoísta.

Mas, observa Casara, qualquer projeto revolucionário no século XXI não pode ser construído a partir das mesmas bases dos projetos revolucionários do século XIX.

Casara lembra que revolucionários liberais e socialistas dos séculos que nos antecederam não imaginavam o que seríamos capazes de fazer com o Estado, a sociedade e o indivíduo.

Precisamos recuperar nossa sensibilidade histórica, diz Casara.

Ele justifica: sem a compreensão histórica, não há interação possível entre sujeito e objeto, sem história não há dialética (nem a compreensão de que inexistem sujeitos à margem das relações sociais) ou possibilidade de transformação social.

Leia também:

Gleisi: Promotores que acusam Lula por ação quando já era ex-presidente deveriam ”responder por denunciação caluniosa”

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.