VIOMUNDO

Diário da Resistência


Rubens Casara lança nesta terça, no Rio de Janeiro, seu sexto livro: Sociedade Sem Lei
Você escreve

Rubens Casara lança nesta terça, no Rio de Janeiro, seu sexto livro: Sociedade Sem Lei


27/11/2018 - 00h28

Da Redação 

O jurista e escritor Rubens Casara, membro da Associação Juízes para a  Democracia (AJD), lança nesta terça-feira (27/11), no Rio de Janeiro, seu mais sexto livro: Sociedade Sem Lei –Pós democracia, Personalidade Autoritária, Idiotização e Barbárie, da Editora Civilização Brasileira.

Será a partir das 17h, na Livraria Leonardo Da Vinci, que fica na Avenida Rio Branco, 185, Centro.

Como o próprio título sugere, Sociedade Sem Lei trata da crise da democracia brasileira.

Mas seria ela um fenômeno só nosso? O que faz com que as pessoas aceitem, passivamente, ter seus direitos flexibilizados ou eliminados?

Para Casara, o caos em que a sociedade está inserida é o resultado de um processo histórico que só foi possível a partir do “sucesso” do capitalismo e do correlato empobrecimento subjetivo.

A intenção deste livro é fazer o leitor refletir sobre as questões colocadas acima e demonstrar que ainda existe uma faísca viva no projeto democrático e na visão de uma sociedade mais solidária e menos egoísta.

Mas, observa Casara, qualquer projeto revolucionário no século XXI não pode ser construído a partir das mesmas bases dos projetos revolucionários do século XIX.

Casara lembra que revolucionários liberais e socialistas dos séculos que nos antecederam não imaginavam o que seríamos capazes de fazer com o Estado, a sociedade e o indivíduo.

Precisamos recuperar nossa sensibilidade histórica, diz Casara.

Ele justifica: sem a compreensão histórica, não há interação possível entre sujeito e objeto, sem história não há dialética (nem a compreensão de que inexistem sujeitos à margem das relações sociais) ou possibilidade de transformação social.

Leia também:

Gleisi: Promotores que acusam Lula por ação quando já era ex-presidente deveriam ”responder por denunciação caluniosa”

Livro do Luiz Carlos Azenha
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet



Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!