Kotscho: Quem vai pagar por prejuízos causados pelo terrorismo midiático?

Tempo de leitura: 3 min

O maior legado da Copa é a força do povo

por Ricardo Kotscho, no seu Balaio

Faz duas semanas, deixei um país em guerra, afundado nas mais apocalípticas previsões, e desembarquei agora noutro, na volta, bem diferente, sem ter saído do Brasil. Durante meses, fomos submetidos a um massacre midiático sem precedentes, anunciando o caos na Copa do Fim do Mundo.

Fomos retratados como um povo de vagabundos, incompetentes, imprestáveis, corruptos, incapazes de organizar um evento deste porte. Sim, eu sei, não devemos confundir governo com Nação. Eles também sabem, mas, no afã de desgastar o governo da presidente Dilma Rousseff, acabaram esculhambando a nossa imagem no mundo todo, confundindo Jesus com Genésio, jogando sempre no popular quanto pior, melhor.

Estádios e aeroportos não ficariam prontos ou desabariam, o acesso aos jogos seria inviável, ninguém se sentiria seguro nas cidades-sede ocupadas por vândalos e marginais. Apenas três dias após o início da Copa, o New York Times, aquele jornalão americano que não pode ser chamado de petista chapa-branca, tirou um sarro da nossa mídia ao reproduzir as previsões negativas que ela fazia nas manchetes até a véspera. Certamente, muitos torcedores-turistas que para cá viriam ficaram com medo e desistiram. Quem vai pagar por este prejuízo provocado pelo terrorismo midiático?

Agora, que tudo é festa, e o mundo celebra a mais bela Copa do Mundo das últimas décadas, com tudo funcionando e nenhuma desgraça até o momento em que escrevo, só querem faturar com o sucesso alheio e nos ameaçam com o tal do “legado”. Depois de jogar contra o tempo todo, querem dizer que, após a última partida, nada restará de bom para os brasileiros aproveitarem o investimento feito. Como assim? Vai ser tudo implodido?

A canalhice não tem limites, como se fossemos todos idiotas sem memória e já tenhamos esquecido tudo o que eles falaram e escreveram desde que o Brasil foi escolhido, em 2007, para sediar o Mundial da Fifa. Pois aconteceu tudo ao contrário do que previam e ninguém veio a público até agora para pedir desculpas.

Como vivem em outro mundo, distantes da vida real do dia a dia do brasileiro, jornalistas donos da verdade e do saber não contaram com a incrível capacidade deste povo de superar dificuldades, dar a volta por cima, na raça e no improviso, para cumprir a palavra empenhada.

Para alcançar seus mal disfarçados objetivos políticos e eleitorais, após três derrotas seguidas, os antigos “formadores de opinião” abrigados no Instituto Millenium resolveram partir para o vale tudo, e quebraram a cara.

Qualquer que seja o resultado final dentro do campo, esta gente sombria e triste já perdeu, e a força do povo brasileiro ganhou mais uma vez. Este é maior legado da Copa, a grande confraternização mundial que tomou conta das ruas, resgatando a nossa autoestima, a alegria e a cordialidade, em lugar das “manifestações pacíficas” esperadas pelos black blocs da mídia para alimentar o baixo astral e melar a festa. Pois tem muito gringo por aí que já não quer mais nem voltar para seu país. Poderiam trocar com os nativos que não gostam daqui.

Que tal?

Em tempo: a 18 dias do início da Copa, escrevi um texto de ficção para a revista Brasileiros que está nas bancas, com o título “Deu zebra: ganhamos e o Brasil fez bonito“. Repito: trata-se de um exercício de ficção sobre um possível epílogo do Mundial.

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

edi

Crime de terror midático a caminho da cadeia

francisco

QUEM JÁ ESTA PAGANDO É A FOLHA DE SÃO PAULO, ORGANIZAÇÕES GLOBO, REVISTA VEJA, RONALDO, FAUSTÃO, OS PITTBULLS E OUTROS QUE TORCEM CONTRA O BRASIL.

Edson Panini

Kotscho,
Parabéns pela matéria, seus questionamentos e análises são sempre de leitura obrigatória. Quanto ao resgate da conta será feito por quem derrama suor par gerar riquezas de forma honesta; conta esta a cada novo dia aumentada pelas alianças espúrias na disputa incessante pelo poder polític. Difícil escolher entre a esquerda(?) apoiada por PP de Paulo Maluf ou esquerda(?) de Aécio Neves apoiada por Fernando Collor, ambos apoios COMPLETAMENTE DESINTERESSADOS.

Claudia Domingos

Gostei do artigo. Qdo imprensa passou a se preocupar com saúde e educação ( parece e é piada), eu pensei porque eles não esclarecem e investigam de verdade? Pq são contra termos mais médicos no pais se eles anunciam diariamente trágicas histórias de falta de atendimento médico ? Tem sentido? (São forças ocultas)
As prefeituras são as responsáveis pela administração dos recursos do SUS e COSTUMAM DEVOLVER DINHEIRO AO GOVERNO FEDERAL (pq não conseguem gastar), FIQUEI SABENDO DISSO, será verdade? A questão da escolha com gastos no pais antecede a copa, porque então não diminuir gastos com os jogadores atletas e investir no esporte com acesso a todos, a mídia quer isso?

Luis

Engraçado… pois os verdadeiros brasileiros estao alertas… que merda é essa de intervir midia??? Somos ditadura ou nao?? A midia fez terrorismo ou mostrou a verdade? 60% das obras da copa nao foram entregues… eu nao estou vendo isso em jornal, estou em uma cidade cede e muita coisa aqui nao foi feita. Outro detalhe importante é a mentira contada em 2010… “O governo nao vai gastar um tustao com estadios” essa era a promessa, mas nao 90% dos custps com estadio veio de dinheiro publico.

A copa esta sendo boa sim, mas nao por causa da estrutura, e sim pelos jogos em si, e isso nao é mérito de ninguem a nao ser dos jogadores e da torcida.
Chega de mentira… acorda povo…

Nelson

E, para cutucar ainda mais os derrotistas, os broxas, não é que os caras resolveram “encestar” um gol atrás do outro! A Copa brasileira é a de maior média de gols em muitos e muitos anos.
Eles vão ficar ainda mais “esquentadinhos”.

Coil

Azenha, por favor corrigir o link da matéria da Brasileiros citada no texto – http://www.revistabrasileiros.com.br/2014/06/24/deu-zebra-ganhamos-e-o-brasil-fez-bonito/

Obrigado

Julio Silveira

Não tenho com deixar de associar esse massacre midiatico anti Brasil com dois outros momentos em que tentaram produzir terror psicológico nas pessoas, o fatídico Bug do milenio e o fim do mundo em 2012.
Essas corporações midiaticos adoram passar um pessimismo, os dois referidos foram importados, esse contra a copa foi produto genuinamente nacional, mas repercutido pelos mesmos, acho que para prestar serviços aos mesmos, que com certeza não é ao Brasil.

fabio

Porque o povo não exige que os poderosos da mídia sejam processados, prejudica todo o Brasil com suas mentiras, deveriam perder o direito de transmitir qualquer coisa, pagar os impostos, dinheiro do povo, dinheiro pra educação e saúde.

Moreira

Valeu Ricardo, Vamos em Frente com A Força e União do Nosso Povo.
Fora esta mídia Midiática Sensacionalista…

Moreira

Parabéns Companheiro pelo seu Manifesto. Valeu Brasil. Valeu Dilma, Valeu Lula… A Mídia Burguesa com Seu Pessimismo Proposital e Seus Apoiadores, Ja perderam. Vamos em Frente com a Força, trabalho e Unidade do nosso Povo.

Rafael Isaacs

Ganhamos o que mesmo com nossa força?

denilson

Sério mesmo que vc esta preocupado com essa ‘conta’??!! A conta do achismo, do falatório, dos prognósticos, das meias verdades e das mentiras inteiras?? essa conta que te preocupa?? e a conta dos mensalões, do PT, do PSDB, do Arruda, a cota da Petrobras, do helicoptero do pó, dos sete anões, das cuecas, da fortuna do Lula, do seu filho, do Maluf, do Luis Estevão, do Cabral e o empreiteiro… Pô, vc tá preocupado mesmo com essa ‘conta’?? Conte uma novidade!!

Vinicius Garcia

Nossa a leitura deste texto me deixa aliviado! Estava me vendo como um ranzinza, retrucava a quem podia os argumentos “não vai ter copa” ou “copa da vergonha” que foram alimentados pela mídia partidária.
O Bernardo é um banana, ou no mínimo faz parte do esquema, tivemos nesses últimos seis meses o maior dos bombardeios já visto pelo PIG e não vi uma ação por mínima que fosse contra essa prática, essa conversa de que o maior controle da mídia é o controle remoto é balela, uma boa prática seria a de viabilizar juridicamente a criação de rádios comunitárias entre outras tantas propostas que podem surgir. O que não pode é continuar essa pasmaceira inerte.

Jorge

Quem vai pagar o prejuízo? Ora, o povo, é claro.

Hotéis poderiam ter tido mais reservas, poderiam ter contratado mais funcionários, taxistas poderiam ter feito mais corridas, restaurantes poderiam ter servido mais refeições, lojas poderiam ter faturado 10%, ou 20%, ou sei lá quanto a mais.

Mas o pior não é isso. O pior é que esses mesmos prejudicados continuarão a dar audiência a quem os prejudicou.

José Ademar

Essa conta quem tem que pagar é Aécio Neves/PSDB/Movimento Cansei Coxinha e cia.

Em 1950 na era do rádio e jornal impresso aconteceu a mesma coisa com os Lacerdistas querendo impedir a construção da Hollywood do futebol brasileiro que é o estadio do Maracanã e anos mais tarde,em 1958,Nélson Rodriguez classificou o pessoal do camarote do Itaú,Globo e cia da época de complexo de vira latas,este título que está consagrado até hoje.

Mardones

A Copa é mais uma oportunidade para acreditar na capacidade do povo e do governo em realizar ações. Se faltava prova disso, agora o povo e o governo já podem partir para a próxima realização. Que sejam as reformas necessárias e esquecidas desde 1964.

    Nelson

    Excelente comentário, Mardones.

    Eu era contra a realização da Copa no Brasil e não mudei de opinião. Assim como sou contra as Olimpíadas. Contra só por ser contra? Não. Eu acreditava e ainda acredito que, em primeiro lugar, deveríamos ter gasto esta montanha de recursos para atender às necessidades do nosso povo.

    Porém, não aderi e não vou aderir ao discurso pessimista dos derrotistas, dos broxas que vivem a pregar que aqui nada se faz de bom, que só na Europa Ocidental, nos EUA e no Japão é que tem coisa boa.

    Mesmo com os erros e os problemas que apareceram, o Kotscho tem razão: a Copa brasileira é um sucesso, notadamente no congraçamento entre os povos que para cá vieram, tendo os brasileiros como cordiais anfitriões.

    Uma beleza, que deixa os demo-tucanos, os broxas de que falei acima, se mordendo de raiva.

Fernando

Obrigado FIFA por acreditar no Brasil!

Seremos eternamente gratos.

    lulipe

    A Fifa é quem agradece, Fernando, com as isenções dadas pelo Governo Federal, o lucro que já era grande, virou astronômico…Pode ter certeza eles estão mais agradecidos!!!

    Vania Costa

    Se vc estudar um pouquinho lulipe vai ver que a isenção que a FIFA teve foi sobre determinados itens como, hospedagem para seus colaboradores, equipamentos e outras coisitas mais e isso é praxe em eventos esportivos em todo o mundo. Pesquise primeiro não se iguale a imprensa madíocre desse país senão quando os números saírem vc vai queimar a língua.

    Aline C. Pavia

    Vânia, Não alimente trolhas.

    cassio ivanovo

    Além do mais, a FIFA irá pagar mais de R$ 16 bilhões em impostos sobre a venda de ingressos. Mais do que certa emissora sonegou com a compra dos direitos televisivos de outras copas.

Urbano

O pig sonega impostos e verdades, imagine-se pagar prejuízo, para o qual tanto trabalhou. Ele é que já está correndo atrás do seu prejuízo, por conta do seu fascismo exacerbado. E nem chegou a Lei de Meios, ainda… A propósito, o pôndegas é uma no cravo e outra na ferradura.

    Urbano

    O pôndega, na verdade.

FrancoAtirador

.
.
POLICARPO DE MURDOCH É CONDENADO PELA JUSTIÇA COMUNISTA DA INGLATERRA

A Justiça Britânica condenou o jornalista Andy Coulson, ex-Chefe de Redação do tabloide inglês News of the World (http://migre.me/k4b89), no caso dos grampos telefônicos que levou ao fechamento, por ordem judicial, do jornal londrino que pertencia à News International (http://migre.me/k4abq), braço britânico da News Corporation (News Corp: http://migre.me/k497S) do Magnata das Comunicações Rupert Murdoch (http://migre.me/k49fe).

Os ex-editores do jornal Greg Miskiw e James Weatherup, o ex-repórter Dan Evans e o investigador particular Glenn Mulcaire já haviam se declarado culpados, antes do término do julgamento.
Evans confessou ter hackeado mensagens da atriz Sienna Miller encontradas no telefone do ator Daniel Craig – sugerindo que os dois teriam um caso.

O ex-editor Neville Thurlbeck também se declarou culpado depois que a polícia encontrou fitas com gravações de mensagens do político David Blunkett [do Partido Trabalhista (Labour Party)] em um cofre da News International.

Atualmente, Andy Coulson exerce o cargo de Diretor de Comunicação de David Cameron, Primeiro-Ministro do Reino Unido da Grã-Bretanha.
Cameron recrutou o jornalista quando era líder do Partido Conservador inglês, em 2007, logo depois que ele deixou o News of the World, e o manteve em sua equipe após vencer a eleição.

24/06/2014
The Guardian, via Observatório da Imprensa, edição 804

Andy Coulson condenado por grampos telefônicos ilegais

Com informações de Lisa O’Carroll e Patrick Wintour
(“Andy Coulson guilty over phone hacking
as Rebekah Brooks walks free”, The Guardian, 24/6/14)
Tradução e edição: Leticia Nunes.

Chegou ao fim o julgamento dos envolvidos no caso dos grampos telefônicos que levou ao fechamento do tabloide News of the World.

Após oito meses de sessões no Tribunal Central Criminal, em Londres, Andy Coulson foi condenado por conspiração para grampear telefones quando era editor-chefe do jornal.

O jornalista deixou o News of the World em 2007, depois que o editor Clive Goodman, que cobria a família real, declarou-se culpado de grampear telefones em um julgamento anterior.

Coulson, que, depois de deixar o tabloide, tornou-se diretor de comunicação do primeiro-ministro David Cameron, negou por sete anos que sabia da prática de grampos telefônicos, mas chocou a todos quando admitiu, no tribunal, que havia escutado, em 2004, uma gravação da caixa de mensagens do político David Blunkett, então ministro do Interior.

Após o veredicto desta terça-feira [24/6], Cameron, em uma breve declaração, pediu desculpas públicas por ter contratado Coulson.

O premiê recrutou o jornalista quando era líder do Partido Conservador, em 2007, logo depois que ele deixou o News of the World, e o manteve em sua equipe após vencer a eleição.

Cameron afirmou que questionou Coulson sobre os grampos telefônicos, e o ex-editor sempre negou que soubesse da prática.
“Foi, obviamente, errado de minha parte contratá-lo. Eu dei a ele uma segunda chance. Acabou sendo uma decisão ruim”, completou.

A sentença de Coulson deve sair alguns dias depois de finalizado o julgamento.

Outras cinco pessoas ligadas ao caso também aguardam sentença.

Antes do julgamento, os ex-editores do News of the World Greg Miskiw e James Weatherup, o ex-repórter Dan Evans e o investigador particular Glenn Mulcaire declararam-se culpados.

Evans confessou ter hackeado mensagens da atriz Sienna Miller encontradas no telefone do ator Daniel Craig – sugerindo que os dois teriam um caso.

O ex-editor Neville Thurlbeck também se declarou culpado depois que a polícia encontrou fitas com gravações de mensagens do político David Blunkett em um cofre da News International.

Íntegra em:

(http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/andy_coulson_condenado_por_grampos_rebekah_brooks_e_inocentada)
.
.

Jorge

Lugar de terrorista é na cadeia. Porque eles não estão presos?

Luís Carlos

PIG, PSDB, Eduardo Campos e os Black Bloks perderam feio. Sem credibilidade alguma. Audiência/leitores e credibilidade em queda e senso de brasilidade em alta.

Fernando Moreno

Parabéns Kotscho. O texto mais direto ao ponto até o momento. Sim, porque a mídia tentou desqualificar a capacidade do país em organizar uma Copa com o único intiuto de derrubar o Governo Dilma e o PT. Falharam, como vão perder as eleições no primeiro turno. Fora Globo, fora Veja, fora Folha, fora Estadão. O Brasil não quer e não precisa de vocês. Que os protestos, doravente, sejam contra essa turma que não gosta do nosso país.

Mário SF Alves

“Apenas três dias após o início da Copa, o New York Times, aquele jornalão americano que não pode ser chamado de petista chapa-branca, tirou um sarro da nossa mídia ao reproduzir as previsões negativas que ela fazia nas manchetes até a véspera. Certamente, muitos torcedores-turistas que para cá viriam ficaram com medo e desistiram. Quem vai pagar por este prejuízo provocado pelo terrorismo midiático?”
__________________________________
Parabéns jornalista Ricardo Kotscho.

E mais. Penso que não tenha sido apenas sarro, não. Acho que é um recado claro para que releia o manual.

O recado subliminar, o puxão de orelhas [mais um!], pode muito bem ter sido este:

Aí, sócios minoritários do hiper negócio chamado “BraZil País de Uns Poucos”, acordem, baixem a bola, pois, mesmo com esse poderzão todo que lhes concedemos desde 64, até pra desconstruir a realidade tem limite. Há que se respeitar a questão do método. Ou seja, leiam a cartilha, patetas!
___________________________________
Quanto ao “quem vai arcar com os prejuízos” causados pela horrorização, fantasias e “previsões” absurdas e pelos pitis midiáticos, temor este que, inclusive, acabou por influenciar a opinião de “jornalistas” de outros países, humm… isso só deus sabe.

Murdok

O Brasil é maior do que essa corja da mídia. Nosso povo tirou de letra.

Carlos

a força do Povo?? legado de um evento da FIFA?
alerta fascista!

Deixe seu comentário

Leia também