Rebeldes líbios lutam em Trípoli com as tropas de Kadafi

Tempo de leitura: 2 min

do Ópera Mundi

Centenas de rebeldes líbios entraram na capital, Trípoli, vindos de cidades conquistadas no oeste do país. Confrontos intensos ocorreram em diversos pontos da cidade neste domingo (21/08), inclusive na região central, de acordo com a rede Al Jazeera. A emissora indica que a maioria dos bairros da periferia da capital foi “libertada” e que as forças do regime se retiraram para Bab al Azizia, o “palácio-bunker” de Muamar Kadafi.

A chegada dos rebeldes à Trípoli e outras cidades próximas se deu graças a bombardeios aéreos empreendidos pela OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que atingiu o quartel-general do líder líbio e o aeroporto de Maitika, também na capital do país, informaram a Al Jazeera e a rede multiestatal TeleSur. O correspondente da TeleSur confirmou que rebeldes e OTAN empreenderam uma ação “coordenada” contra a capital.

O porta-voz do grupo Aliança de 17 de fevereiro, Assil Tajouri, afirmou que os insurgentes controlam pelo menos 50% do território da capital. Quase ao mesmo tempo, a televisão oficial líbia divulgava uma declaração ao vivo do chefe dos serviços secretos do regime, Abdallah Senoussi, que disse que o “povo” terminará por vencer. “O povo vencerá, vamos derrotar os grupos terroristas”, enfatizou.

Mais cedo, Kadafi, afirmou, em meio à aproximação das forças rebeldes, que ficará em Trípoli “até o fim”. Em um pronunciamento de áudio transmitido pela TV estatal, Kadafi pediu que seus apoiadores em todo o país ajudem a liberar a capital da ofensiva rebelde, e afirmou que sairá vitorioso da batalha.

Diálogo

O porta-voz do governo líbio, Musa Ibrahim, pediu, neste domingo, aos insurgentes que lutam pelo controle do poder no país para negociar mas, ao mesmo tempo, garantiu que há “milhares e milhares de soldados preparados para defender [a capital da Líbia] Trípoli” do avanço rebelde. Em uma entrevista coletiva divulgada pela Al Jazeera, Ibrahim acusou a OTAN de “causar o caos” com os bombardeios das cidades líbias.

O porta-voz disse ainda que os líderes norte-americano, Barack Obama, britânico, David Cameron, e francês, Nicolas Sarkozy, são os “responsáveis morais por qualquer morte desnecessária”.

Ibrahim lançou ainda um alerta à comunidade internacional para uma possível “vingança” dos rebeldes, muitos dos quais, segundo ele, sem um projeto político e que atuam pela “sede de vingança e de sangue”. Acusou ainda as forças rebeldes que tentam derrubar o líder líbio de promover execuções sumárias em localidades como Gharian, nos arredores de Trípoli.

“Os crimes mais comuns [dos rebeldes] são as execuções, o roubo, o incêndio de casas, a violação e a tortura”, cometidos “debaixo da responsabilidade do Ocidente e da OTAN”, acrescentou. “O mundo não pode dizer que não foi avisado”, reiterou, acrescentando que “Trípoli está bem protegida por milhares de soldados preparados para defender a cidade dos rebeldes, que não são nada sem a OTAN”.

Mário Augusto Jakobskind: Delegação brasileira é barrada na Líbia

“Kadafi não é mais governo”, diz, de Trípoli, professor em telefonema para Natal

Quem salva a Líbia dos seus salvadores ocidentais?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ozeias Laurentino

A hipoglésia cristã ocidental está mais uma vez em nome da liberdade, da democracia… vendendo armas e roubando petróleo com banho de sangue de inocentes, pois não tem vida inteligente na Europa, EEUU, e na ONU, só tem força bruta cade as sanções, era só parar de vender armas não comprar petróleo e negociar reformas. Agora se tem os rebeldes de Benhgazen com antiga bandeira da monarquia, viva a democracia a la Arabia Saudita com apoio de Fraternite, Igualite, e Liberté.

Sebastião Medeiros

Quanta gente hipócrita(Leandro,Francisco,Jason,etc…).Vocês acham que estes sujeitos estão preocupados com o bem estar do povo da Líbia e o povo Árabe em geral!O Povo ÁRABE que segundo um articulista do PIG(não escrevo o nome para não sujar a tela do computador) foi qualificado como carne barata durante a matança de Palestinos promovidos pelo exército de Israel na faixa de Gaza no final de 2008 e inicio de 2009.

leandro

Caindo esse só falta o Irã e a Venezuela. Tão limpando o mundo de tiranos que atiram contra o proprio povo para não largar o poder. Esse já perdeu um filho e os outros estão presos. Valeu a pena tanta ganância?

    José Ruiz

    O povo brasileiro é enganado muito facilmente… moleza para o PIG… fico sem saber se é um caso de ignorância ou de inocência… talvez os dois juntos… então tá: Irã, Venezuela e depois o Brasil… nem sei se nessa ordem… afinal de contas, temos a Amazônia, muita água, e agora o Pré-Sal…

    luiz pinheiro

    Deixe de ser hipócrita, Leandro. Só ontem as bombas da OTAN mataram 1.300 pessoas do próprio povo da Libia. A Venezuela tem um presidente eleito e reeleito, não é um tirano, nunca atirou contra o próprio povo – aliás, recusou-se a faze-lo, em governos anteriores. Quem não gosta dele tem uma eleição no ano que vem para tentar vencê-lo. Essa história de demonizar o adversário político, chamando-o de tirano, é totalmente antidemocrática.

    leandro

    Um presidente que manda no judiciário, fecha canais de tv e jornais que criticam seu governo, altera a constituição para se perpetuar no poder. Qual o nome para ele que não seja tirano?

    luiz pinheiro

    1) Manda no Judiciário é ilação sua, ou de alguém que voce leu;
    2) Vá à Venezuela, como eu fui, e constate: os caanis privados de TV, que são vários, passam dia e noite atacando o governo – exatamente como aqui, ou pior;
    3) A Constituição venezuelana é fruto de uma Assembléia Constituinte especificamente eleita para tal, e foi depois submetida e aprovada em referendo popular – coisa que, aliás, aqui no Brasil nunca houve, nunca tivemos uma Constituição votada pelo povo. Além disso, todas as emendas constitucionais na Venezuela foram aprovadas pelo Congresso, e igualmente submetidas a consulta popular – algumas foram aprovadas, outras não.
    4) Quem alterou a Constituição para permanecer no poder foi o FHC.

Augusto

Já vão começar devendo para os Estados Unidos… Que coisa! E não há garantia nem de que haverá um regime que se possa chamar de democracia. Particularmente duvido que adotem eleições livres.

mac

40 nos no poder e a ostentação de uma rainha inglesa !

O_Brasileiro

Mais um ditador que já vai tarde!
Mas ainda ficaram muitos: na Arábia Saudita, no Bahrein, no Iêmen, na Síria, na Coréia do Norte.

Elza

Quando ouvi a notícia no Fantástico hj (21), a maneira da edição deles fiquei a pensar, que direito tem o Ocidente de invadir países e ditar suas regras, um Ocidente que está sendo mostrado a tdo momento as suas armações, as suas mazelas, um sistema que começa a apodrecer e que em breve será desmoronado, pelo seu próprio veneno?

Eu ñ conheço a Líbia, então ñao posso afirmar se o Kadafi é ou não um mal governante, no entanto pelo que q já li aqui no Viomundo, existem também coisas boas por lá. E ahi vc vê um país sendo destruído por apenas um eixo podre de três países (Inglaterra/França e EEUU), em nome da defesa dos "oprimidos"….. ahh tah deveriam era olharem pro seu próprio "rabo" me dar náusea essa estória é estória mesmo.
Concordo com Sebastião Medeiros, qnd ele se refere à Amazônia e ao Pré-Sal…. brasileiros fiquem atentos com as manobras nojentas dos falsos brasileiros.

Vlad

Por falar em Irã, já viu isso?
http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=c

wendel

Mais um País a cair nas mãos da quadrilha, ou melhor do eixo, washington/paris/londres.
E a omissão dos ditos "democratas", nunca se fez tão patente. ou será o medo de serem a bola da vez, e terem também, seus recursos naturais saqueados?
É nestas horas que sinto vergonha de pertencer a espécie humana, pois enquanto os ditos animais, buscam a presa para sobreviver, os "humanos", saqueiam e matam simplesmente pelo poder do dinheiro!
Já está na hora de dar um basta a tudo isto, e sinceramente espero em Deus, que ele em sua infinita sabedoria, não demore muito em fazer justiça!

Francisco

Muamar Kadafi = Abraham Lincoln

Questão fundamental 1) Assinale a alternativa ERRADA:

a. ( ) Estabeleceu soberania do Estado, melhorou o padrão de vida em geral, mas manteve uma parcela do povo alheio ao poder de fato;

b. ( ) Fez a guerra civil fratricida para manter a integridade do território nacional;

c. ( ) Lutou contra o apoio de frotas estrangeiras aos rebeldes;

d. ( ) Fez apologia populista do modo de vida rural;

e. ( ) Reduziu a pó a capital dos rebeldes insurgentes.

Alternativa a ser assinalada é a LETRA E:

Lincoln pôde arrasar Atlanta, capital dos "Confederados" (Estado independente, tendo inclusive tido reconhecimento internacional de algumas nações europeias). A destruição de Atlanta ficou conhecida como a "Gloriosa Marcha do General Sherman". Kadafi, por outro lado, não pôde submeter às leis do país a cidade de Benghazi. O país, agora, vive sob o regime da cidade rebelde de BREGA.

Questão fundamental resolvida.

Quem salva a Líbia dos seus salvadores ocidentais? | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Rebeldes líbios lutam em Trípoli com as tropas de Kadafi Com ajuda da OTAN […]

luiz pinheiro

Da Prensa latina:
Trípoli, 21 ago – O líder Muamar el Gadafi disse que eliminou "as ratazanas" – como chama os opositores apoiados pela OTAN. Estes, por seu lado, asseguram que em breve controlarão Tripoli. "As ratazanas querem destruir o país", disse Gadafi, garantindo que permanecerá na Libia. Fontes oficiais anunciaram a recaptura da cidade de Brega, onde o Conselho Nacional de Transição (CNT) admitiu ter retrocedido "devido ao intenso bombardeio". A mensagem de Gadafi desmente versões de que ele teria fugido para a África do Sul, ou para a Bolivia. Em mensagem pela TV, Saif al-Islam, filho de Gaddafi, reiterou o chamado a "resistir e vencer", ainda que ratificando a disposição negociadora do governo, sem pré-condições. O CNT demanda a saída de Gadafi do poder e do país, mas Gadaffi assegura que nunca deixará o país. Grupos de civis armados perrecorrem zonas de Tripoli em tarefas de patrulha, dias após as autoridades terem instado a população a armar-se e enfrentar as forças do CNT, cujas operações sucedem os constantes bombardeios da aliança atlántica.

El Cid

Como único motivo para tamanho massacre a conquista de petróleo e o apoderamento de bilhões de dólares do Povo Líbio depositado em bancos do ocidente. Todos viram a "democracia" que implantaram no Iraque, no Afeganistão, na Palestina, etc. Depois de assassinarem MILHÕES de crianças, mulheres e homens indefesos, de roubarem seu dinheiro e suas riquezas…

Marat

A Organização Terrorista do Atlântico Norte (OTAN) está derrubando mais um governo, e instalando outra ditadura pró-ocidente em seu lugar. Depois da Líbia virão, pela ordem: Síria, Irã, Egito e Venezuela. Agora a pergunta que não quer calar: Quando todos os inimigos estiverem destruídos e os governos forem meros fantoches do tenebroso ocidente, eles atacarão Rússia e China? Ou prosseguirão batendo apenas nos inimigos pequenos e indefesos?

Leonardo Câmara

Do ponto de vista humanitário e da legislação internacional é vergonhoso, pois eles só tinham mandato para neutralizar a força aérea de Kadafi, nada mais.

Do ponto de vista estratégico, a questão aqui é se a grana que os EUA e a Europa estão colocando nisso vai dar retorno pra eles. Porque se tentarem colocar um títere, vai haver resistência armada e vira um Iraque. Se fizerem eleições limpas podem acabar quebrando a cara.

Creio que vai ser mais um mico para gerar déficit orçamentário para eles e acelerar o declínio. São tão cegos que não enxergam.

luiz pinheiro

Da Prensa Latina:
Berlín 21 ago – O Governo da Alemanha enviou um comando de elite GSG-9 à Libia, informou a revista Der Spiegel (O Espelho). A unidade deverá proteger os diplomatas alemães no país africano. Segundo a revista, os membros da GSG-9 já estão em Bengasi, onde se ocuparão da segurança de um escritório do governo alemão inaugurado em março pelo ministro de Relaçõess Exteriores, Guido Westerwelle.
A participação de soldados alemães na guerra da OTAN provoca conflitos entre governo e oposição na Alemanha. Meios de difusão locais revelaram esta semana que pelo menos 11 soldados alemães apoiam, no comando central da OTAN, a identificação de pontos de ataque na capital, Trípoli, e em outros lugares libios.
O ministro de Defesa, Thomas de Maiziere, defende a missão militar alemã como "procedimento normal" dentro da aliança transatlántica, e partidos da oposição analisam a posibilidade de demandar ao governo. Na Alemanha, o Parlamento tem que aprovar qualquer missão militar de tropas federais.

Jason_Kay

Só aqui mesmo para o Kadafi ser visto como um herói.

    Cristiana Castro

    Herói?????????? A gente tá na fila. Primeiro a OTAN ( ONU ) precisa matar uns sírios e iranianos que não querem ser democratas; depois… Aí vem a gente… Essa AL cheia de ditadores que não querem largar o poder e querem calar a mídia sagrada e blá blá blá e, por acaso, está sentada em todos os recursos minerais que, por justiça divina, pertencem ao mais forte. Vc não tem um Atlas geográfico em casa, não? É só olhar o mapa e perceber o percurso da "democracia" ao longo dos anos. Não tem herói, amigo; ou vc é um " democrata" ou é um cara morto.

    Elza

    Ô Jason, pelo seu post parece que vc ñ leu os comentários, n em o texto, pois eu ñ vi até agora nenhum comentário que cite o Kadafi como herói e sim questões geopolítcas e de pirataria mesmo. E vc acha que Obama é herói, que os Bush (pai e filho) forão heróis tbm? É por isso que devemos temer pelo o Brasil, pois já pensou termos alguns brasileiros com visão tacanha assim como a sua? Quem sabe seriam os "rebeldes" da Líbia?

    José Ruiz

    não, não… não tem nada a ver com Kadafi ser herói… essa é uma leitura muito superficial… Kadafi é um ditador, assim como o Sadam… a questão é que esses países (Líbia e Iraque) estão sendo invadidos para serem saqueados pelo ocidente… no Iraque usaram tropas americanas, na Líbia estão usando "insurgentes", que nada mais são do que fantoches nas mãos dos EUA/Europa… Kadafi e Sadam eram problemas de seus respectivos povos… nada justifica a invasão destes países..

    luiz pinheiro

    Só alguém com nome ianqui para defender a guerra imperialista.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Não existem heróis nesta guerra insana (mais uma).
    Há apenas vítimas da bandidagem internacional
    comandada por EUA e Inglaterra.
    .
    .

    Sebastião Medeiros

    É um AMERICANALHADO!

Jorge Nunes

Pela bandeira que os "rebeldes" levantam eles querem as mesma monarquia democrática da Arábia Saudita. Democracia é que não vai ter mesmo na Líbia e nem na Síria.

Na Inglaterra centenas de opositores do regime foram presos e outros ativistas condenados por usar o Facebook. Se o mesmo ocorresse na Síria ou Irã seria crime condenado pela "sociedade internacional".

Depois que os "rebeldes" dominarem a Líbia a mídia ficará muda para o que ocorre lá dentro. Do mesmo jeito que ficou muda durante os anos do governo do Egito ou sobre o Irã no tempo do Xá.

Vai continuar a reinar a perfeita hipocrisia da "sociedade internacional", o mundo todo em paz (por que ninguém vai mais lá saber o que se passa).

NilvaSader

Publicado em 21/08/2011
Delegação brasileira barrada na Líbia

Tunis (Tunisia) – Estas linhas estão sendo elaboradas em Túnis, capital da Tunísia, onde uma delegação brasileira ficou retida por não poder ingressar na Líbia em função dos intensos bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Em Trípoli não dá para chegar de avião, somente por terra e numa estrada a partir da fronteira com a Tunísia. Próximo daquela área houve durante quatro dias na semana que passou (e continuaram) combates entre os chamados rebeldes e as forças leais a Muammmar Khadafi. http://www.diretodaredacao.com/noticia/delegacao-

    Conceição Lemes

    Oi, Nilva, nós postamos mais cedo. É um texto do Jakobskind. Obrigada. bj

Alexei_Alves

Estou com a impressão que o banho de sangue líbio ainda está só começando…. quando os rebeldes começarem a lutar entre si pelo poder vai virar um afeganistão

luiz pinheiro

Da telesurtv.net:
"O líder libio Muammar Al Gaddafi disse que não deixará Trípoli ser incendiada e chamou as tribos e os cidadãos a defender a cidade do avanço rebelde, que, desde esta manhã de domingo, causou mais de 1300 mortos e 900 feridos".
"Não há lugar para os agentes do colonialismo nem em Trípoli nem na Libia", agregou Gaddafi pela TV estatal.
O governo responsabilizou a OTAN por todas as mortes e disse estar disposto a dialogar com o líder dos rebeldes.
"O regime segue forte e milhares de voluntários e soldados estão prontos para a batalha", afirmou o porta voz do governo.
Ele acusou os rebeldes e a OTAN de não fazer uma guerra limpa, "porque estão sequestrando e matando a população".

luiz pinheiro

O exato seria dizer:
"OTAN está entrando em Tripoli – com a ajuda dos rebeldes"

Sebastião Medeiros

Nesta horas eu temo pela sorte do nosso BRASIL com o PRÉ-SAL e a AMAZÔNIA,poís cedo ou tarde a mão Pesada do IMPERIALISMO PODEM VOLTAR CONTRA NÓS,além do mais temos uma Burguesia e umas forças armadas que são Entreguistas até o pescoço,talvez o não será necessária uma invação imperialista para roubarem as nossas riquezas naturais.

    Fuzileiro Naval

    Forças Armadas entreguistas?
    Você merecia ser processado, seu leviano.
    Pense duas vezes antes de caluniar alguém ou alguma instituição.

Bonifa

Náuseas.

Sergio Barbosa

Por falar em embuste não podemos de deixar de falar do Obama que prosseguiu com as guerras do Bush Jr. e além disso patrocinou um golpe de estado em Honduras,e aumentou a participação,direta ou indiretamente, dos EEUU em guerras pelo mundo afora.ALÍÁS única novidade na eleição do Obama é ele ser um afrodescendente,apesar de não ser um descendente direto dos Africanos que foram capturados por europeus e levados para aquele pais para serem escravizados.Na realidade o presidente dos EEUU É APENAS UM RELAÇÕES PÚBLICAS DA OLIGARQUIA FINANCEIRA QUE GOVERNA,DE FATO,AQUELE PAIS.

francisco.latorre

tamos avisados.

o império. contra-ataca.

e faz o que quer. como quer.

..

Sergio Barbosa

Esta tal de "primavera Árabe" foi o maior engodo e embuste deste início de século.Na tunísia e Egito cairam os ditadores e foram,rapidamente, substituídos por outros,a situação até piorou!
Na minha opinião a queda destes regimes(Tunisia e Egito) foram uma forma da União Européia e dos EEUU INVADIREM A LÍBIA .POR MEIO DA OTAN,E RECOLONIZAR ESTA NAÇÃO!
Outra coisa estranha na Árabia Saudita que é uma Monarquia teocrática não está acontecendo nada!UAI,Não é uma "primavera Árabe'',então a monarquia da casa dos Saud seria a primeira a cair e hora que para ÁRABIA DOS Saud virar UM IRÃ ,A ARÁBIA TERIA QUE EVOLUIR MUITO.
Agora a mão pesada do Imperialismo se volta contra SÍRIA e depoís de dominar este pais será a vez do IRÃ,depois a Ásia central e depois…Só "eles" sabem.

    Marcos C.Campos

    Não será tão fácil assim. Eles estão mexendo com a China que tinha e tem interesses na Libia. O pior que pode acontecer para os americanos é que com esta bravura insana no O. Medio e N.Africa apresse a aliança estratégica oriental China-Russia

    Lucas

    A OTAN e os EUA não precisariam recolonizar a Tunísia e o Egito, porque os antigos ditadores já eram servos fiéis. Mubarak governava para Israel e os EUA, e o cara da Tunísia governava para a França. Qadaffi tem uma relação de amor e ódio com o Império e a OTAN, por vezes se afastando, por vezes se aproximando. Já Salá, na Síria, nunca foi muito chegado ao Ocidente. No Iêmen também rola alguns protestos contra o ditador-títere estadunidense. No Golfo Persa, os protestos foram extintos com ajuda de soldados da Arábia Saudita, provavelmente à mando do Império, como tudo que os Al-Saudi fazem.

    Cada um desses protestos da "primavera árabe", assim como os protestos na Europa, são diferentes uns dos outros, cada um com suas características sui generes. O fio que liga todos eles é a crescente fome, pobreza e desesperança causada pelo capitalismo neoliberal. A Ordem Mundial pós segunda guerra está balançando, talvez perto do fim, tendo plantado as sementes de sua própria destruição.

    Lucas

    Correção: na Síria é Assad, não Salá.

Fabricio

o bicho ta pegando!

FrancoAtirador

.
.
A bola da vez é a Síria.

Os Estados Terroristas que aproveitem.

Enquanto o Irã está quieto.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também