Marcos Coimbra: Surpresa anunciada

Tempo de leitura: 3 min

Surpresa anunciada

por Marcos Coimbra

Correio Braziliense – 19/05/2010

Engana-se quem pensa que tudo está parado, aguardando a Copa do Mundo. Assim como quem acha que Dilma “deu a virada” com a mídia partidária do PT e que Serra devolverá a ultrapassagem quando tiver a do PSDB. O que houve foi apenas mais um passo no caminho que o eleitorado está percorrendo faz tempo

Aconteceu. Depois de meses de expectativa, finalmente Dilma Rousseff apareceu à frente de José Serra em uma pesquisa de intenção de voto. Na verdade, em duas.

Uma foi feita pela Vox Populi e divulgada no fim de semana. A outra, de responsabilidade da Sensus, saiu na segunda-feira. Com intervalo de dias, elas mostraram a mesma coisa.

Os resultados chegam a ser, em muitos casos, idênticos. No voto espontâneo, a Vox aponta 19% para Dilma e 15% para Serra, ficando Marina com 2%. Na Sensus, Dilma tem 19,8%, Serra 14,4% e Marina 2%. No estimulado, segundo a Vox, na lista com 11 pré-candidatos, Dilma tem 37%, Serra 34% e Marina 7%. Em cenário análogo da Sensus, a ex-ministra fica com 35,7%, o ex-governador com 33,2% e a senadora com 7,3%.

Há uma única discrepância relevante entre as pesquisas, que ocorre quando a pergunta estimulada é feita utilizando lista reduzida, com apenas as três candidaturas principais. Na Vox, Dilma mantém a dianteira, com 38%, contra 35% para Serra, enquanto que, na Sensus, o tucano passa a ter 37,7% e Dilma 37%. As duas são iguais, levando em conta as margens de erro, mas a diferença deve ser considerada.

A rigor, ambas indicam que o quadro de “empate técnico” entre as candidaturas do PSDB e do PT está mantido. Desde o fim de março, as pesquisas dos dois institutos vêm dizendo a mesma coisa, no que se assemelham às do Ibope. Agora, o empate permanece, mas com posições invertidas. O que quer dizer muito na política, pois liderar, mesmo que com vantagem pequena, é liderar. E estar em segundo lugar é sempre pior que em primeiro.

Foram resultados inteiramente previsíveis para quem acompanha as pesquisas e procura entendê-las. Não há nada de abrupto ou surpreendente neles.

Estas eleições começaram cedo no meio político e entre pessoas muito politizadas, mas só chegaram à opinião pública mais ampla no fim de 2009, início de 2010. Nas pesquisas da Vox Populi, por exemplo, Serra tinha 6% de intenção espontânea em maio de 2008, há dois anos, e ficou com 7% em novembro de 2009, o que quer dizer que permaneceu no mesmo lugar durante um ano meio. Nesse período, Dilma foi de 2% a 5%. Nos três meses de janeiro para cá, no entanto, ele passou de 9% a 15% e ela de 5% a 19%. A soma do voto espontâneo dos dois, que era de 12 pontos em novembro, quase triplicou nos seis meses seguintes, alcançando 34% agora.

Essa intensificação do ritmo de formação de intenções de voto tem sido mais favorável a Dilma. Nos dados da Vox para o voto estimulado, Serra tinha 42% em novembro e 35% agora. Enquanto isso, Dilma foi de 26% a 38%. Ou seja, houve uma mexida de 19 pontos (entre o que ele perdeu e ela ganhou) em favor da candidata do PT.

Se considerarmos os resultados de todos os institutos, não vemos, de janeiro a meados de maio, nenhum dos fenômenos de sobe e desce que marcaram eleições como a de 2002. Sequer a saída de Ciro Gomes, que muitos imaginavam que poderia causar impacto maior, provocou terremotos, por pequenos que fossem.

As coisas estão indo, devagar e sempre, no andar que um general de antigamente chamava lento, gradual e seguro: Dilma crescendo aos poucos, Serra caindo aos poucos, Marina no mesmo lugar.

Engana-se quem pensa que tudo está parado, aguardando a Copa do Mundo. Assim como quem acha que Dilma “deu a virada” com a mídia partidária do PT e que Serra devolverá a ultrapassagem quando tiver a do PSDB. O que houve foi apenas mais um passo no caminho que o eleitorado está percorrendo faz tempo.

É o que as eleições marcadas pelo desejo de continuidade sempre trilham. Menos sobressaltado, menos cheio de emoções. Nelas, à medida que a ideia vai encontrando seu rosto, a decisão vai se tornando mais fácil para a maioria dos eleitores.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

alirio

Palpite sobre o resultado do DataFolha:
38 a 35 pro Serra, dentro da margem de erro, para suavizar a perda de credibilidade do Instituto.

Jairo_Beraldo

"José Serra, foi ao Rio Grande do Sul colher o apoio de deputados peemedebistas que não vão trabalhar pela candidatura da petista no Estado(…)Apesar das declarações, a visita de Serra ao Rio Grande do Sul causou algum mal-estar tanto no PMDB quanto no PSDB porque foi decidida na última hora, e as lideranças dos dois partidos não foram avisadas." O povo gaúcho, sempre foi conhecido por terem erradicado o analfabetismo, mas não entendo o PORQUE de terem se tornado analfabetos político. As vezes, penso que foi por causa do Tarso genro, que como Serra, passa por cima da família para se manter no poder. E não esqueço a nomeação para ´Diretor da Polícia federal por este senhor, de um delegado acusado de espancar uma pobre empregada doméstica, por ser suspeita de ter roubado a vovó da mulher deste. Acho que isso pode ser um motivo do povo gaúcho não querer ele governador!

Felipe Martins

(Parte 3/3) Portanto, se você é verdadeiramente de esquerda, não se iluda, o PT (na verdade, a sua cúpula) não representa mais seus ideais. A esquerda brasileira precisa ser reconstruída, pois o PT a destruiu, e virou uma sigla eleitoreira. Adotou de corpo e alma o capitalismo, mas propaga o socialismo (está no art. 1º de seu Estatuto), para enganar os mais desatentos. O PSOL é a alternativa da esquerda que surge e precisa de apoio para levantar novamente a bandeira socialista. A hora é agora, já que o capitalismo está debilitado, e o povo precisa saber que um outro mundo é possível. Se você está pensando em votar na Dilma, com medo do PSDB voltar ao poder (que Deus nos livre!), não custa nada arriscar no Plínio, pois na pior das hipóteses, poderá votar nela do 2º turno (ou, quem sabe, novamente no Plínio!). (Fim).

Felipe Martins

(Parte 2/3) Se os pobres melhoraram um pouco de vida, o grande capital obeteve lucros recordes às custas da mais-valia. Os banqueiros e o capital especulativo lucraram como nunca, e a dívida pública já consome 35% do orçamento (R$ 380 bilhões), e os governistas literalmente boicotaram a CPI da dívida pública, resultando em seu arquivamento recentemente. Os serviços públicos essenciais como saúde, educação, previdência (lembram-se da reforma da providência do Lula?), continuam uma ilusão. Venezuela e Bolívia avançaram socialmente muito mais do que o Brasil na última década. O único ponto que considero extremamente positivo deste governo é sua política externa. (continua…).

Felipe Martins

(Parte 1/2) A candidatura que ainda promete causar terremotos é a do Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL. Esta sim é a única candidatura realmente de esquerda que é potencialmente viável (que tem chances de ganhar, ainda que mínimas), já que a frente de esquerda (juntamente com PSTU e PCB) não deve vingar, infelizmente, como em 2006. Plínio tem uma retórica muito coerente (como um socialista), e ter, ao mesmo tempo, um discusso radical, e uma postura doce. É Promotor de Justiça aposentado, e tem mais de 50 anos dedicados à vida pública (foi deputado cassado no golpe de 64) e às lutas sociais, notadamente pela reforma agrária. Vê pouca diferença entre as 3 pré-candidaturas que estão à frente das pesquisas. De fato, Marina, Serra e Dilma defendem o modelo econômico atual, que é submetido ao mercado e aos banqueiros. Apesar de alguns avanços sociais no governo Lula, eles são extremamente limitados, pois se dão dentro dos limites do capitalismo. (continua…)

Jairo_Beraldo

"O PDT quer que a candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff, intervenha para acabar com a crise entre o partido e o PT, tanto em São Paulo quanto no Paraná. Surpreendidos com a disposição petista de formar uma chapa puro-sangue em São Paulo (o PDT queria a vaga de vice de Aloizio Mercadante), o partido quer atrelar o debate paulista à sucessão no Paraná, onde a petista Gleisi Hoffmann mantém a candidatura ao Senado e não quer ser vice de Osmar Dias ao governo estadual. "Os diretórios poderão conversar, mas acho que, mais cedo ou mais tarde, Dilma terá que entrar nessa história", defendeu o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SP)."
Infeizmente o PT paulista, só faz trapalhadas. Durante o mandato de Lula, eles foram uns covardes, nunca defendiam o presidente. Ameaçaram até de sair do partido. Lula sempre pregou alianças para ganhar o governo de SP. E mais uma vez eles se mostram uns panacas….

Roberto Takata

"O que quer dizer muito na política, pois liderar, mesmo que com vantagem pequena, é liderar." – na política, deve ser, na estatística, não – já que se trata de uma amostragem e não de um levantamento de todo o universo amostral.

[]s,

Roberto Takata

Alcindo

A pesquisa do Datafolha virou arapuca e pegadinha:
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/05/19

Marcus Vinicius

oh Azenha, veja o Serra sendo pego com a boca na botija !! :
http://www.tijolaco.com/?p=15004

    Rogerio Silva

    Nada… o nosso TSE vai votar nele. Já estão em plena campanha eleitoral… Quer apostar que não dá nada pra o monstrengo?

pedro

Dilma vai ganhar. Voto pela continuidade do governo Lula.

Milton Hayek

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/05/19/os-vicios-da-pesquisa-datafolha/
19/05/2010 – 15:37
Os vícios da pesquisa Datafolha
Por J

Há vários problemas com o formulário e a amostra da próxima pesquisa Datafolha. Enumero a seguir:
Problema 1: indução na ordem das perguntas

Na estimulada, é apresentado o Cartão 1 com os nomes de José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva, antes de se apresentar o Cartão 2 com os nomes dos 11 candidatos, incluindo os nanicos. Como os nanicos tiram votos de José Serra, o Cartão 1 fixa os nomes de José Serra nos entrevistados, para replicar as intenções de voto em José Serra no Cartão 2. (pergunta do formulário abaixo)

Problema 2: indução na apresentação dos candidatos

Os nomes dos candidatos aparecem sem os nomes dos partidos nos Cartões 1 e 2. Como Dilma Rousseff é ainda pouco identificada como a candidata de Lula e do PT, e menos conhecida do que José Serra, a apresentação dos nomes dos candidatos sem os respectivos partidos induz os resultados a favor de José Serra, diminuindo as intenções de voto em Dilma Rousseff.
Problema 3: amostra telefônica

A amostra coletada equivale a uma amostra telefônica do país. Na realização da entrevista coleta-se, necessariamente, o nome e o telefone do entrevistado para a verificação posterior. Entretanto, os últimos dados do IBGE mostram que somente 44,4% dos domicílios têm telefone fixo, e somente 75,5% dos domicílios têm usuários de celular. É uma amostra dos mais ricos.
DomicíliosDomicílios particulares permanentesBens duráveisTelefone fixo convencional, existência
Domicílios N %
Tem 25.561.358 44,4%
Não tem 31.995.782 55,6%
Total 57.557.140 100,0%

PNAD 2008
DomicíliosDomicílios particulares permanentesBens duráveisTelefone celular, existência
Domicílios N %
Tem 43.447.709 75,5%
Não tem 14.109.431 24,5%
Total 57.557.140 100,0%

IBGE
http://www.ibge.gov.br

J C Tavares

Não é possível que o Brasil indo de vento em popa, batendo todos os recordes em todos os ramos da economia, ainda tem gente que pensa em PSDB/DEM. É um insulto para quem tem um mínimo de discernimento do que acontece no Brasil atual.

    Eli

    Principalmente se for funcionário público. Ou é muito burro ou é masoquista mesmo!

Fernando SP

Meu voto também será pela continuidade de um governo que diminuiu as desigualdades sociais, aumentou a renda média da população, proporcionou a milhões de pessoas acesso ao mercado interno, incluiu no ensino superior milhares de jovens que antes não tinham condição de estudo e está fazendo o país crescer sustentadamente. Os opositores

Antonio Abreu

Se a economia está bombando, agora com novidades como pobre ter crédito(Consignado), ter financiamnto para comprar um a casa(Mimnha Casa, Minha Vida),com LUZ PRA TODOS(para 12 milhões de famílias pobres),com a Bolsa Família(12 milhões de família-CAMPEÃO MUNDIAL DE COMBATE A FOME), com o PRÓ-UNI,com a Indistria Naval (46 navios e plataforma encom endados), com 14 milhões de emprego, com aumento real do salário mínimo, arrisco então uma pergunta, por que o povo brasileiro iria voltar em José Serra, figura de proa do governo de FHC, agora se dizendo pós-Lula, quando sabemos ser um ANTI-LULA e desprezar o Lula não elegendo sua candidata, que a cada entrevista monstra a sua competencia, ela que foi agerentona do governo LULA?

Sonia Montenegro

Contra tudo e contra todos, vamos lutar pelo nosso país, que só com Lula chegou ao patamar em que já deveria estar há muito tempo, não fossem esses demo-tucanos.
Não é apenas a imprensa que está se desmoralizando totalmente, se é que já não estava antes, mas tb o TSE que está uma lástima.

SHERLOK

MARINA COMPORTA-SE COMO UMA MULHER TRAÍDA, MAS APAIXONADA PELO MARIDO. AS EMOÇÕES SE MISTURAM; A CABEÇA NÃO PENSA DIREITO E ACABA SÓ FAZENDO M…..A .

    clemes

    Sherlok, por favor, letras minúsculas nos comentários, é uma das normas do Viomundo para aprovação de comentários. abs

desinformacaonao

Gostaria de comentar sobre algo que me parece estar acontecendo na atual campanha eleitoral. E que eu já vi acontecer antes.

'ANO: 2000 – Célio de Castro foi reeleito prefeito de Belo Horizonte, e Fernando Pimentel eleito como vice. Em Novembro de 2001, Célio de Castro sofreu um derrame que o obrigou a deixar a vida pública. Fernando Pimentel assumiu interinamente, e só foi efetivado no cargo de prefeito em Abril de 2003, após a renúncia de Célio. O governo de Célio de Castro sempre teve muita credibilidade e altos níveis de aprovação. Fernando Pimentel, continou as grandes obras de Célio de Castro, revitalizando o centro de Belo Horizonte, retirando os ambulantes das ruas, entre outras ações. Seu governo sempre teve grande aprovação, e em especial estas duas ações de revitalização da cidade, foram muito bem recebidas.

ANO 2004: Quando as primeiras pesquisas eleitorais foram divulgadas, houve grande surpresa. João Leite, que havia sido derrotado por Célio de Castro na eleição de 2000, apareceu com mais de 60% de intenções de voto. Curiosamente, as mesmas pesquisas, informavam que mais de 80% da população aprovava o atual governo. Assim, logo que a campanha eleitoral começou, e os programas obrigatórios de rádio, e principalmente televisão foram ao ar, a população percebeu qual era a candidatura da continuidade e Fernando Pimentel foi reeleito em primeiro turno com quase 70% dos votos válidos.

Assim, como no ano de 2004 em Belo Horizonte, o governo Lula tem enorme nível de aprovação, quase 80% segundo últimas pesquisas, mas, ele não é candidato a reeleição. Creio que a história está prestes a se repetir e veremos a candidatura que representa a continuidade do governo ser eleita em primeiro turno apesar das pesquisas.
http://desinformacaonao.com/2010/04/13/a-historia

Francisco

A análise do Marcos Coimbra é de quem conhece muito o assunto e transmite uma lógica cristalina – a lógica da continuidade.Faz todo sentido um presidente que tem 84% de aprovação, despertar na sociedade um desejo de continuidade das suas políticas. Logo, era esperado que a Ministra Dilma, sua candidata, tivesse suas intenções de voto alavancada pela popularidade do Presidente Lula. Só resta ao Serra e aos seus aliados do PIG espernear e tentar desconstruir a imagem da Ministra Dilma, como foi tentado pela Miriam Leitão na entrevista da Ministra na CBN – aquela que troca a notícia. A capacidade da Ministra Dilma e o seu conhecimento da realidade brasileira encuralou a urubóloga do PIG.

    José Silva

    Quero ver A dilma triturar o Serra nos debates. Coitado do mal acabado!!!

rafaelrss

Olá Azenha, sei que é outro assunto, mais possa ser interessante essa denuncia envolvendo um programa de Tv.

“Os irmãos donos da oficina que customizava os carros pro Lata Velha até ano passado estão fazendo denúncias envolvendo um esquema que ferrou total com eles.

Os caras se dizem enganados. Também denunciam que as verbas que a emissora pagava pra eles fazerem as customizações era muito baixas e que eles tinham que tirar do próprio bolso pra fazer os carros.

Um esquema entre produtores do programa e um cara que cuidava da mídia deles acabou por dar um fim na empresa.

A história é longa mas está bem explicada aqui:http://dimensioncustoms.blogspot.com/

É válido salientar, que tudo o que os dois falam, são apenas acusações, e ainda não há replica. Contudo de acordo com informe no próprio site, este já foi alvo de invasão, e estão sofrendo retaliações pelas denuncias."

Tweets that mention Marcos Coimbra: Surpresa anunciada | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by ACarlosMelo. ACarlosMelo said: Marcos Coimbra: Surpresa anunciada – http://tinyurl.com/35pbmbr (via @viomundo) […]

negitude bandeirante

Marina Silva tem meu voto para mártir da causa ecológica.Uma espécie de Madre Teresa verde. Combina e como!

Nivia de O. Castro

É por essas e outras, Azenha, que para o Serra só resta agora uma alternativa: arreganhar os dentes e reagir, partir pra cima com o que ele tem de "melhor". Duvida? Então olha essa:
http://cachacaaraci.wordpress.com/2010/05/18/sorr

flavio cunha

Votar em Marina Silva, eu não sei se será mais honesto, agora, se servir para enfraquecer a candidata da esquerda em favor do da direita, tal voto é extremamente burro.

    @rldigital

    Flavio. Marina tira votos de Serra pois se coloca no mesmo campo que ele. Conheço muita gente que diz: "agora não preciso mais votar em Serra contra o PT. Posso votar na Marina".

@edvett

O PIG demotucano esperará uma oportunidade qualquer, um deslize episódico, enfim, uma "deixxa" para publicar uma "justificada" "resubida"de Serra ou "recaída de Dima.
Ainda bem que a "pesquisa" final será nas urnas (espero, pelo bem de todos, que ïnfraudáveis)

    Jairo_Beraldo

    O PIG nunca se dará por vencido…Serra, nas páginas dos jornalões e semanários,na tela das "teleguiadoras", será até o último dia, o favorito nas pesquisas!

    vladimir lacerda

    Acontece Paulo que o Temer não será o Presidente do Brasil,mas o Vice.Votar em Dilma não seria uma maneira disfarçada de votar no Serra?

    Sergio C Morales

    Se infraudáveis, não sei. Isso é inverificável sem a impressão do voto em papel.

francisco.latorre

irreversível.

agora é serra abaixo.

..

Fred Oliva

Inteiramente de acordo com o analista…

A única surpresa é que, pessoalmente, esperava que Dilma assumisse a liderança efetiva somente após duas, ou três, semanas de Horário Eleitoral Gratuito.

Serra mostra-se ainda mais frágil do que eu supunha.

    mariazinha

    Ai, eu pergunto:
    qual a razão de terem colocado alguém tão frágil?
    Posso imaginar que as intenções são as mais maldosas, possiveis. Até Aécio, quer distância!
    Ex.: ganhar no tapetão, fraudar urnas, etc, etc….
    Incrível que se tenha juntado no maior órgão eleitoral, às vésperas das eleições, dois ministros que conhecemos muito bem: mello e mendes. Cruz-credo!

    Jairo_Beraldo

    Discordo Mariazinha. Aécio queria sim, ser candidato.

    mariazinha

    Mas, BERALDO, caríssimo!
    Ele[aécio], qdo. sentiu que só seria vice, fugiu, ou não?
    VC acha que ele ainda vai ser vice do serra? Ou serra ainda pode trocar de lugar com ele?
    Eu ainda tive uma ilusão de que Aécio, ao notar algum jogo sujo, teria se afastado do melequento.
    Errei muito, né?

    Romano

    E agente se pergunta: o que é que faz um Neto de Tancredo num partido tão anti-Brasileiro e entreguista ,como é este PSDB?

    Doutel De Andrade( que foi lider do Governo João Goulart), testemunhou:
    na sessão do congresso em que o senador Aldo De Moura Andrade declarou:"assim, declaro vaga a presidência da república", com Jango ainda em território nacional, Tancredo Neves correu furioso, como um raio em sua direção, gritando-lhe: "canalha.., canalha.. "… e teve de ser contido para não esganar-lhe a garganta.

    Aércio, Neto de Um Tancredo, se prestaria a se passar por "mera cela"? Alias, o Neto não já se deveria ter-se mostrado "legítimo herdeiro da fibra do velho guerreiro"? Tancredo conciliador, mas nunca submisso. Nunca resignado, nunca tergiversador..

    Tancredo (testemunha, o jornalista Mauro Santayana) sempre se queixava de que nossa mídia nunca lhe perguntava sobre quem foi o responsável pela expulsão dos últimos militares Americanos do solo brasileiro.
    Tancredo, primeiro-ministro de João Goulart, mandou os Americanos arribarem suas as barracas e se arredarem os pés da ilha de Fernando De Noronha, hoje, território de Pernambuco.
    Mas, o mais notório patrono de José, o Professor de Higienópolis, tentou restaurar-lhes a fidalguia, doando-lhes a base de Alcântara, no Maranhão. Lula sepultou, de vez, o intento. Mas, e o Neto, um Mineiro, das Gerais indômita, Neto de um Tancredo, tão repulsivo ao mínimo gesto de vassalagem, um Tancredo que se esguelhava em " canalhas.. canalhas.. canalhas…, na sessão do golpe fatal, um Neto de um Tancredo, que farejava sabujos a milhas de costados, como ainda não já se deu conta de estar a se embalar numa nau de entreguistas de cepa tão devastadora, dos bens e soberania nacionais?

    O Seu avô, Tancredo,foi conciliador, sempre, mas sem nenhuma concessão aos vendilhões dos bens nacionais, nenhuma concessão com mínima subalternização dos interesses nacionais, nenhuma concessão a menor insensibilidade para com o suor do trabalho e o sangue dos filhos de nossa gente; gente da batalha dos Guararapes no Pernambuco, da inconfidência nas Gerais, dos farrapos no Rio Grande…

    mariazinha

    Nossa! ROMANO!
    Adorei, saber desse lance: " canalhas….canalhas…canalhas… " e eu acrescento: " deixem nosso país e todos os povos do MUNDO em PAZ, canalhas!""

    geraldo de carvalho

    concordo em parte com vc mariazinha. serra n se considera fraco, nem seus apoiadores pensam assim, ele, de fato, é fraco. a marina é desonesta, vai receber um tremendo não da população brasileira. é a próxima heloisa helena, ou soninha (se preferirem) vai virar vereadora em rio branco , com td o respeito, e olha lá! uma oportunista! largou um projeto histórico por um projeto pessoal, é de lascar! cada um q aparece! qto a aécio, vc tem total razão, o cara vai fugir do serra, p o aécio, serra já era, vai apostar na derrota dele. só a folha fica tentando alimentar essa história de q ele vai aceitar ser vice. os mineiros tb devem estar "fulos" com o "sr burns". posso ser ingênuo mas n acredito nessa hipótese de golpe via tse, por exemplo. é brasil, é lula,isso não vai colar. abs.

    mariazinha

    Caro Geraldo Carvalho:
    que sua boca seja de um santo, qto. ao golpe do tse; sou muito exagerada, né? Prevendo golpes. Ainda bem que tem VC, boa cabeça, para regular minha imaginação.
    Obrigada!
    Abs.

    José Silva

    Mariazinha, o Serrágio queria o melhor dos mundos, ficou esperando para ver se dava pra ganhar a eleição e queria botar o Aécio na fogueira se não fosse viável a sua candidatura e o Aécio ao perceber a manobra foi mais esperto e pulou fora do barco, movimento que deixou o Serrágio enquadrado, pois pode acreditar, se o Serrágio pudesse voltar no tempo dava a vaga para o Aécio e vinha para reeleição em São Paulo.
    A carreira política do Serra acaba dia 3 de outubro e da pior forma possível! Alckimim infelizmente tem grande chance de ganhar para o governo de São Paulo e vai devolver o nabo que recebeu de Serra na eleição para prefeito qdo o Serra conseguiu eleger o Kassab destruindo o Alckimim, e a única voz da combalida oposição no Brasil será Aécio no Senado, os dois são inimigos mortais do Serrágio e vão empurra-lo no bueiro mais sujo do rio Tietê se puderem.

    mariazinha

    É isto, meu amigo.
    Além de nos preocuparmos com os votos para presidente, ainda temos que n os preocupar em tirar alguns políticos do aconchego, na câmara e senado[minúsculas, por enquanto], espero que consigamos mudar algo por ali também, né?

    José Silva

    Se houver uma boa renovação na câmara já me dou por satisfeito, pois tentar fazer um governo com foco no desenvolvimento do povo com mais de 200 empresários ou representantes deles atrapalhando é muito difícil. O Brasil é um país carente de empresários que tenham um mínimo de amor pela sua pátria, e infelizmente o Congresso está cheio desses caras que têem jatinho porque podem!!!

    francisco.latorre

    câmara e senado. sim.

    ..

Paulo

Azenha,

eu gostaria muito de uma pesquisa, mesmo não oficial, com uma indicação de quantos petistas ou simplesmente ”lulistas” vão deixar de votar na Dilma em função do M. Temer; eu provavelmente vou pular fora. O voto em Marina Silva é muito mais honesto, vc não acha?

    Luiz Carlos Azenha

    Acho difícil falar em voto "honesto". Envolve juízo de valor em relação a decisões alheias. Acredito que todo voto é honesto. abs

    Chicão

    Honestamente prefiro a Marina como Ministra do Meio Ambiente, da Saúde ou da Educação num Governo Dilma, do que como Presidente.

    Alcindo

    Marina sabe perfeitamente o que está fazendo. E faz. Se preparem para ter muita raiva durante a propaganda gratuita. E depois de tudo, o próprio PIG vai ser o primeiro a desprezá-la.

    Carlos

    Você não é nem nunca foi do PT.
    A propósito: qual a tua opinião sobre o acordo Brasil-Turquia com o Irã? Você favorável às sanções que EUA, Inglaterra e Alemanhã defendem?
    E a Marina, qual a opinião dela? Tal opinião é dela ou do mercador Gianetti da Fonseca?

    Gil Teixeira

    Meu voto vai continuar em Dilma, já que não gosto de traidores, mesmo que se chame Marina Silva, a quem eu respeitava até ela se alinhar ao Serra…

    Jairo_Beraldo

    Marina no PT , seria uma bela governadora do Acre. No PV, o máximo que fará, como Heloisa Helena está, ser vereadora em Xapuri.

    Cláudia

    Caro Paulo,

    Acredito que petista dificilmente iria mudar o voto pelo Michel Temer. Uma eleição é ganha com a maioria dos votos, e convenhamos, a maioria da população não é petista. A chamada coligação, que é a soma de várias pessoas, idéias, estruturas partidárias é que dão a vitória, a chance de governabilidade e a condição de divisão de responsabilidades. Não somos os donos do mundo.

    Leider_Lincoln

    Maerina Silva, a neotucana quem foi em Nova Iorque falar mal do Brasil por conta de uma hidrelétrica que inundará 350 mil hectares mas não falou um pio dos 50 milhões de hectares que a agropecuária devastou na Amazônia? Ela é honesta? Foi piada, não foi?

    Baruch

    OLá Paulo. Essa é a nova colocação da cartilha DEMO PSDB? Caia na real. Aqui vc. não convence ninguém, Vai de retro.

    Carlos

    É isso, Baruch.
    Aguardemos bombásticas pesquisa Ibope/Datafolha sobre "petistas" que mudaram de voto por conta do vice.

    Valmont

    A pergunta traz o sonho da direita: ver Marina tirar votos de Dilma.
    Triste e doce ilusão.
    Pode tirar o cavalo da chuva, Paulo!
    O povo está com Dilma e não abre.

    mariazinha

    Sinto, Azenha, mas acho o voto para D. MARINA, completamente desonesto.
    Quem vota nessa senhora sabe muito bem que ELA não conseguirá convencer ninguém pois, além da voz inapropriada, possui um discurso fraco e piegas, sem lastro, sem direção, completamente sem fundamento e sem chances de comover alguém; muito pelo contrário ela é bem maçante e repetitiva.
    Então, quem votar nela, quer algo, mas não o bem do Brasil.

    dukrai

    paixonei rs

    Carol

    Uma coisa é certa: brasileiro não vota em vice.

    Ramon

    A canidatura de Marina serve apenas para tentar reduzir a vantagem eleitoral de Dilma no RJ e na região Norte. Note que a sua visibilidade só foi aumentada e dissociada de palavras como "ecochata", "xiita" e outras "perólas" utilizadas pelo PIG quando ela saiu do PT e cerrou fileiras com o Gabeira.

    maria lucia

    ô, cara, tá zicando a Dilma? Quem governa é o presidente, vice não governa. E além do mais, a Marina é o tipo de candidatura para quem tem vergonha de votar na direitona, mas odeia o Lula. Ela é a Heloisa Helena da vez.

    José Silva

    O fato do Temer ser o vice da Dilma só vai influenciar em uma coisa: A governabilidade – pois agora é que eu acredito que ela será uma Presidenta ainda melhor do que foi o Lula, principalmente por receber um país numa condição infinitamente melhor do que Lula e por seu vice ser do partido que dará sustentação ao seu governo, sendo este um partido bastante "volúvel" não existe melhor quadro senão o do vice para aumentar o compromisso do partido com os projetos do governo, que cá pra nós são bem melhores para o desenvolvimento do povo do que o PSDB!

Farpa

É sempre instrutivo observar as constatações de mestres como Marcos Coimbra, de maneira didática e simples coloca a situação real a todos. Quem discordaria de tal afirmações?

Deixe seu comentário

Leia também