Marcos Coimbra analisa a eleição em um turno

Tempo de leitura: 3 min

Primeiro Turno?

por Marcos Coimbra, presidente do Vox Populi, no Correio Braziliense

A cada momento, as eleições suscitam perguntas diferentes. Já foram várias: Dilma decolará? Serra será candidato? Marina vai empolgar? Quanto de sua popularidade Lula conseguirá transferir?

A mais nova e interessante diz respeito a um cenário que muitos consideravam impensável há pouco tempo: será que Dilma vai ganhar no primeiro turno?

Algumas pessoas acham que apenas formular essa pergunta é tomar partido de Dilma, querer que ela vença ou torcer por ela. São os que supõem que a hipótese é tão absurda que só faria sentido na cabeça de um “dilmista”.

Na verdade, não. São cada vez mais numerosos os analistas que trabalham com essa possibilidade. Até quem sempre raciocinou unicamente com a situação inversa, de Serra vencer no primeiro turno, hoje admite que ela exista e que está se tornando a cada dia mais provável.

Já faz tempo, no entanto, que as pesquisas permitiam antevê-la. A rigor, desde o final do ano passado, quando Serra ainda estava com folgada dianteira. Bastava levar em conta o que diziam as pessoas que conseguiam estabelecer a ligação entre Dilma e Lula.

Entre os que sabiam que ela era a candidata do presidente, a liderança do ex-governador desaparecia e os dois ficavam com a mesma intenção de voto. Mas, ao considerar o perfil socioeconômico dos que não sabiam, via-se que ela tinha grande potencial de crescimento, bastando, para isso, que a informação aumentasse e alcançasse os segmentos mais propensos a votar em seu nome.

De dezembro em diante, as pesquisas foram mostrando que, a cada ponto que subia o conhecimento de que ela era a candidata de Lula, aumentavam suas intenções de voto. Ou seja, embora Serra continuasse liderando, sua vantagem era frágil, pois se sustentava em algo que a campanha eleitoral se encarregaria de alterar. Era a desinformação que lhe dava vantagem, e essa tenderia a desaparecer à medida que a eleição se avizinhasse.

Lula fez o que estava ao seu alcance para que cada vez mais pessoas identificassem Dilma como sua candidata. Levou-a a todos os palanques, convidou-a para inaugurações e solenidades, viajou com ela Brasil afora. Mas foi a imprensa quem mais contribuiu para que seu objetivo – universalizar a informação de que ele a apoiava – fosse sendo progressivamente atingido.

Em 2010, fora seus discursos para as platéias reunidas nesses eventos, Lula só se dirigiu diretamente ao conjunto dos eleitores para falar em Dilma uma vez: quando estrelou os comerciais e o programa partidário do PT em maio. Apenas nessa oportunidade usou uma mídia de massa para falar olhando nos olhos do eleitor e pedir seu voto.

Hoje, cerca de 80% dos eleitores são capazes de associar Dilma a Lula, mas menos de 25% dizem conhecê-la bem. Faltam 20% que sequer a conhecem e há uma larga fatia que somente sabe seu nome.

Engana-se quem olha seus atuais 40% de intenções de voto como teto. Ela chegou a esse patamar através de um processo de difusão da informação que alcançou o eleitor popular fundamentalmente através do chamado “boca a boca”. Nele, a bem dizer, a televisão foi apenas coadjuvante.

Quando, a partir da semana que vem, a propaganda eleitoral começar e Lula passar a aparecer diariamente no programa e nos comerciais na TV e no rádio, Dilma deverá entrar em uma nova etapa de crescimento. Até onde irá, é difícil dizer.

Como as perspectivas de crescimento de Serra são reduzidas, a esperança de quem quer dois turnos se deslocou para Marina e os pequenos candidatos. Mas a mídia que terão é tão exígua (Marina, por exemplo, disporá de um único comercial em horário nobre por semana) que é pouco provável que sejam sequer percebidos pela maioria do eleitorado.

É por essas (e outras) que quem entende de eleição cada vez mais considera possível a vitória, em primeiro turno, da candidata de Lula.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luiz Claudio

A análise do Dukrai é um primor. Isso mesmo! Acertou em cheio. Vá entender de política mineira assim no inferno, sô!

Heitor Rodrigues

O sentimento de bem estar vivido pelos brasileiros é difuso, mas nem tanto. A melhoria real nas condições de vida de parte significativa dos brasileiros pobres e humildes, a percepção de que o país está no caminho certo entre vastos setores da classe média, demonstradas nas avaliações de Lula e de seu Governo demonstram que o povo identifica tal situação com o Presidente. Quando êle colar sua imagem em Dilma, durante o horário eleitoral gratuito, o povo saberá em quem votar para garantir a continuidade. Se a direção da campanha petista trabalhar a imagem de Dilma, explicitando seu papel de combatente durante a ditadura militar e a sua militância política desde então, restará pouco espaço para uma surpresa de última hora. Se houvesse algo que pudesse macular, de forma indelével, a trajetória da candidata, é claro que já teria sido usado.

Bonifa

"Mas foi a imprensa quem mais contribuiu para que seu objetivo – universalizar a informação de que ele a apoiava – fosse sendo progressivamente atingido." Os "jornalistas" serristas não conseguiram deixar de associar Dilma a Lula. Seu ódio ao Lula e ao governo do Lula é tamanho que não resistiram. Acorrentaram a Dilma ao Lula para rogar pragas contra os dois. É a "pupila", é o "poste", é a "sem cara própria, sendo a cara do Lula", etc, etc. E assim, os idiotas universalizaram a informação de que a Dilma é a candidata do Lula. O povo soube, jogou fora a maldade deles e absorveu a informação principal. Agora é tarde. A campanha vai consolidar positivamente o que eles, em sua ira insana fizeram, sem entender o que estavam fazendo.

Elton Fagundes

Até que Marcos Coimbra é ponderado em sua análise. Dilma vai levar no primeiro turno por vários motivos. O primeiro deles é que o PSDB deixou o Serra a ver navios, olha só o vice do homem! O segundo é que apostar em Marina pra ter mais de 15% e em Plínio para ter uns 3 a 5% é coisa pros machos selvagens da Maitê, mas ela só conta até agora com o Bonner [Bonner, o machão da Maitê – Izaias Almada http://www.rodrigovianna.com.br/colunas/reflexoes…. Coisa que o PSDB não conseguiu formatar. E por último, os demais fatores que o Marcos Coimbra colocou muito bem.

Sagarana

Improvável, nem Lula venceu no primeiro turno.

José Paulo

Não disponho de dados e nem tampouco de conhecimento para contradizer o Marcos Coimbra, de modo que faço votos dpara que ele esteja certo. Ganhar essa eleição em dois turnos seria ótimo; ganhar no primeiro turno seria a completa consagração do governo Lula. Mas de uma coisa eu sei, e da boca de uma raposa velha da política, o avô do Aécio, que costumava dizer que “eleição e mineração a gente só sabe o resultado depois da apuração”. É bom ficar com um olho no aquário e outro no gato, pois não custa lembrar que já se aventou a possibilidade de fraude ou definição destas eleições no tapetão, coisa que a urna eletrônica, ao contrário do que se pensa, poderá impedir que aconteça. http://www.renascebrasil.com.br/propostas/urna_el

william porto

A esquerda burra quer levar a eleição para o segundo turno. A luta deve ser para evitar isso.

    Bonifa

    A esquerda burra, junto com a Merina, só poderá ir até 15%. Serra sem dúvida vai ficar abaixo de 30% e Dilma acima de 45%. É primeiro turno, não tem para onde correr.

Messias Macedo

NÃO É TRLOLÓ PETISTA! JURO!
EPÌLOGO

“No que pese a imprevisibilidade de qualquer eleição, este quadro reforça nossa avaliação sobre o favoritismo de Dilma”, diz a empresa de consultoria.
Fontes: Blog da revista Época e Brasília em Tempo Real
em http://www.escrevinhador.com.br – ínclito e impávido jornalista Rodrigo Vianna
RESCALDO: é pena de [DEMo]tucano ’sartando’ da canoa que transita no esgoto para tudo que é lado!
Aprendam, estropícios malignos e MENTEcaptos!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Messias Macedo

NÃO É TROLOLÓ PETISTA! JURO!
PARTE III

Ainda de acordo com essas projeções, Dilma ainda tem potencial para crescer em todas as regiões do País. No Nordeste, por exemplo, onde a aprovação do governo atinge 91%, Dilma pode sair dos atuais 46% para 81,24% em um cenário onde Lula consiga transferir para ela todo seu prestígio.
Até mesmo nas regiões Sul e Sudeste, onde José Serra (PSDB) é mais forte, ainda há espaço para crescimento.
Na avaliação da Arko, Lula ainda não atingiu seu limite de transferência. Ela ainda tem potencial para crescer mais considerando que: 1) o governo tende a continuar bem avaliado; 2) Lula deve envolver-se ainda mais na campanha; 3) Dilma terá mais tempo de TV do que Serra; 4) Desde que começou a campanha, Dilma tem apresentado melhor performance nas pesquisas; e 5) Dilma recebe mais doações que Serra.

Messias Macedo

NÃO É TROLOLÓ PETISTA! JURO!
PARTE II

…Em agosto daquele ano, segundo pesquisa Ibope (7 a 9 de agosto), Lula tinha 46% das intenções de voto. Nesse mesmo período, 56% dos eleitores afirmavam que aprovavam o seu governo. Ou seja, a cada 1,21 eleitor que aprovava seu governo, 1 votou no presidente.
Hoje, de acordo com a última pesquisa Ibope (2 a 5 de agosto), 85% dos eleitores aprovam o governo Lula. Assim, no melhor cenário possível onde ele consiga transferir todo o seu prestígio para Dilma, ele chegaria a 69,82% dos votos. Considerando que Dilma tem, segundo o mesmo levantamento, 39% dos votos, ela ainda tem potencial para conquistar mais 30% dos votos. Vale ressaltar que, de acordo com último levantamento do Datafolha, 24% dos eleitores ainda não sabem quem é a candidata do presidente.

Messias Macedo

NÃO É TROLOLÓ PETISTA! JURO!
#############
Arko Device: Dilma tem potencial para chegar a quase 70% dos votos
Em estudo, disponibilizado nesta segunda-feira (9), a respeitada consultoria política, Arko Advice, fez uma análise sobre até que ponto o presidente Lula consegue transferir seus votos para sua candidata, Dilma Rousseff.
Para calcular o potencial de transferência de voto do presidente Lula, a Arko Advice analisou o que Lula conseguiu transferir para ele mesmo em 2006 quando disputou a reeleição. “Importante frisar que dificilmente Lula conseguirá transferir para a sua candidata 100% do seu prestígio, já que não conseguiu nem para si este feito em 2006″, adverte a consultoria…

ferrera13

Fresquinha, fresquinha. Na votação estimulada (SENSUS), Dilma passa de 34 para 42,6%; Serra cai de 35,5% para 33,9%, Marina vai de 9,2% para 9,8%.

Ou seja, Marina tira votos do tucano que se apropria da autoria de Leis aprovadas no CN. Já, já o PIG parte pra cima da Marina.

Lejeune Mirhan

Até como sociólogo e colega do Marcos Coimbra, sei bem o que ele fla aqui. Em artigo que publiquei em maio, que vinha sendo gestado desde março, previ a vitória de Dilma já no primeiro turno. São várias as razões, em resumo: tempo de TV 40% maior; um milhão de militantes nas reuas; 48 coligações staduais (Serra co 24); 300 congressistas em reeleição (Serra com 150 e escondem seu nome); povo quer continudade e Serra representa m,udança (Lla venceuem 2002 exatamente pelo motivo inverso); movimentos sociais e sindical, unanimemente co Dilma (ninguém com Serra); economia (milhões de empregos, aumento da renda, o que os ingleses chama de I feel Good, sensação de bem estar generalizada) e por fim, programa de governo. Serra naõa tem programa e propostas, apenas o velho udenismo moral que naõ cola mais. Além do que Lula est e vai transferir milhões e milhões de votos para Dilma. Dilma vence e liquida a fatura em 3 de outubro.

francisco.latorre

na folha-uol..

10/08/2010 – 09h42

Cineasta Fernando Meirelles diz que Dilma tenta ocultar seu passado

BERNARDO MELLO FRANCO – DE SÃO PAULO

Alvo de críticas na biografia oficial de Marina Silva (PV), a presidenciável Dilma Rousseff (PT) voltou a ser atacada pelos verdes no lançamento do livro em São Paulo.

Autor do prefácio, o cineasta Fernando Meirelles afirmou que a petista não faz uma obra semelhante porque teria que esconder sua atuação na luta armada contra a ditadura militar.

"Não sei se existe uma biografia da Dilma, mas como ela tem esse passado de guerrilha, que 90% da população não sabe, no caso dela não seria oportuno. Ela iria omitir uma parte."

Enquanto Marina autografava exemplares do livro, Meirelles acusou Dilma de tentar esconder a trajetória e as ideias na campanha.

"Talvez fosse melhor para ela ficar mais quietinha. Não fazer biografia, não ir aos debates. Quanto menos exposição, melhor", disse o cineasta, que colabora no programa de TV de Marina.

Dois integrantes do PV que foram ao lançamento atuaram na luta armada: Fernando Gabeira, candidato ao governo do Rio, e Alfredo Sirkis, candidato a deputado.

Escrito pela jornalista Marília de Camargo César, "Marina – A vida por uma causa" cita Dilma oito vezes e José Serra (PSDB), cinco.

..

fernandinho meirelles. com marina. contra dilma.

esse eu conheço há muito tempo.

sempre foi burrinho.. subinformado. apesar de mostrar algum talento com imagem.

bom de mídia. isso sempre foi. subintelecto paulista típico.

em cidade de deus.. confessou que não entendeu o livro.

conseguiu ler e não entender até o saramago.

enfim.. eu não esperava mais que isso mesmo.

engraçadinho. e pusilânime.

mais do mesmo. nulidades triunfantes.

..

samuel alves

DE ONDE VEM A FORÇA DA DILMA:

Basta olhar para este video e vão ver uma senhora de 91 anos fazendo uma bandeira enorme para a campanha da Dilma

No sit do PT tem o Lula usando uma camiseta do PT em 1982 quando foi candidato a governador feito por ela tambem a vozinha Valdomira como é conhecfida aqui no ABC.

Se possivel divulguem este video
http://www.youtube.com/watch?v=OsGsEozkuKU

até a vitória sempre

LKs

Azenha, agora que estão aparecendo “especialistas”, afirmando que Dilma pode ganhar, e ainda mais no primeiro turno, com ampla vantagem, de 15 a 20 pontos percentuais? Até eu! Admiroa é um não especialista [que eu saiba] publicar “Dilma – A Favorita” em 2008, confiram: http://migre.me/13W2z

Franco Atirador

.
Não sei por que o PSOL, o PSTU e o PSDC querem levar o Serra para o 2º turno.
Será que é por questão de sobrevivência política?
.

    Fabio_Passos

    O PSOL quer levar o Plinio para o segundo turno.

    E se rolar… aí esta moleza vai acabar.

Donizeti – SP

Nesse quadro, na falta dos aloprados de 2006, restará ao DATAFOLHA ser o ALOPRADO DA VÊZ , na tentativa de levar esta eleição para o segundo turno ?????

-Diz Mauro Paulino, diretor do Datafolha no jornal Folha de ontem, página A-8 – Poder:

" …pesquisas embutem ERROS DETERMINADOS PELOS LIMITES ESTATÍSTICOS e seus RESULTADOS PODEM VARIAR DE ACORDO COM OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NAS ENTREVISTAS, COMO O QUESTIONÁRIO (!!??)

Como os resultados de pesquisas, amplamente divulgados, estão entre os principais fatores de CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA AS CAMPANHAS, APOSTA-SE NA CONFUSÃO E NA DISTORÇÃO PARA AMENIZAR OU POTENCIALIZAR POSSIVEIS PREJUÍZOS." Perguntinha básica: quem está gerando confusão e distorção nas pesquisas ? Entenderam ou querem que eu desenhe ?

Maurice Moss

E o vídeo Cabral, Lula e o menino?? A direita está usando esse vídeo como louca, e já tem mais de 300 mil visitas. Acham por acaso que não atrapalha em nada??

    Elias São Paulo SP

    Dessas 300 mil, pelo menos 150 mil vota em Dilma e assistiu ao vídeo por curiosidade.

AIRTON JOÃO DA COSTA

Adeus pig e a massa cheirosa é dilmais já no 1º turno…
bey,bey descendo a ladeira…
Dilma Presidenta….

ferrera13

Estou achando estranho a quantidade de pessoas que estão indo aos comícios. Já participei de comício no Rio de Janeiro com centenas de milhares de pessoas. Será que ainda vamos ver isso nessas eleições?

Quanto ao artigo do Coimbra, o Carta Maior já tinha cantado a bola: Dilma com 41 e todos os outros com 44,5, são 4 pontos mais para garantir Dilma no primeiro turno. Esse número não será possível quando LULA aparecer no programa de TV da Dilma? Acho que sim. E também acho que o que se apropria da autoria de Leis aprovadas no CN perde mais um pouco.

Klaus

Gosto da isenção de Marcos Coimbra.

    Leider_Lincoln

    Já eu gosto do fato de que ele, ao contrário do Montenegro, por exemplo, ainda não errou e não teve que passar o carão de voltar atrás em tudo o que disse…

easonnascimento

Estamos torcendo e mais que isso, estamos trabalhando para que esta possibilidade se concretize. É bom não correr riscos e resolver esta parada no primeiro turno. As condições estão postas. Lula na TV será um cabo eleitoral poderosíssimo.
Muitos votos virão desta aparição constante do nosso presdiente,. Seus pedidos e ponderações serão atendidos.
http://easonfn.wordpress.com

Jairo_Beraldo

Pode o PIG, os DEMo/tucanos, a elite cheirosa espernear…não tem volta…Dilma no dia 03/10/2010, eleita a primeira presidenta do Brasil!

Deixe seu comentário

Leia também