Ao mestre Paulo Freire, com carinho e solidariedade

Tempo de leitura: 2 min

Em 19 de setembro de 2011,  o mestre Paulo Freire, um dos maiores educadores de todos os tempos, completaria 90 anos. Para homenageá-lo,  militantes de movimentos sociais querem transformar área do antigo Hospital Psiquiátrico da Tamarineira, no Recife, em Parque Educador Paulo Freire.

Admiradores da sua obra estão passando este abaixo-assinado, dirigido ao prefeito João Costa (PT). Ele é liderado pela também educadora Ana Maria Araújo Freire, Nita Freire, viúva de Paulo.

Abaixo-assinado Pedido de nomeação de “Parque Educador Paulo Freire”, no Recife.

Excelentíssimo Senhor Prefeito da Cidade do Recife
Dr. João da Costa

Nós, educadores,educadoras e militantes sociais das mais diferentes regiões do Brasil, queremos expressar a V. Excia, por meio desta Carta-Manifesto, nosso desejo e proposta de que se nomeie a área do antigo Hospital Psiquiátrico da Tamarineira de “Parque Educador Paulo Freire”.

Paulo Freire, cidadão do Recife que se fez cidadão do mundo, respeitado e acatado por intelectuais, por artistas, por lideranças políticas e religiosas, pela gente humilde, por universidades e governos de países dos mais diferentes matizes ideológicos e culturais, jamais se esqueceu de sua terra natal, onde cresceu, estudou e aprendeu a se solidarizar e lutar até o último dia de sua vida em prol da promoção política, social e cultural dos oprimidos e oprimidas, dos excluídos e excluídas.

Nada mais justo, entendemos, que a sua cidade natal acolha o seu nome num lugar que terá certamente a sua “cara”: um parque repleto de mangueiras, jaqueiras e caramboleiras, visitadas pelos pássaros cantantes, cenário decantado por ele em muitos de seus livros, pois deste convívio com a natureza, desde quando viveu seus primeiros anos de vida na Estrada do Encanamento, no Recife, ele nunca se apartou.

Queremos, em setembro de 2011, na data em que Paulo Freire faria 90 anos de seu nascimento, unir, indissoluvelmente, sua pessoa sábia e profética ao destino possível do Recife, como a cidade que valoriza os seus líderes e pensadores, que enobrece a boniteza de sua gente e a sua natureza tropical exuberante, legando à sua população, dentro do projeto de cidade voltada para o futuro e para o bem estar de seus cidadãos e visitantes, o “Parque Educador Paulo Freire”.

Contando com a sua enorme capacidade de entender a história com sua generosidade para com os que generosamente amaram a sua cidade, com sua sensibilidade e sua forte convicção de que o Recife tem tudo para voltar a ser a grande metrópole do Nordeste, e tendo a certeza de que as gerações futuras hão de reconhecer o valor histórico desta justa homenagem ao recifense que se tornou o maior educador brasileiro

Subscrevemo-nos.

13 de outubro de 2010.

Ana Maria Araújo Freire (Nita Freire)

Para assinar o abaixo-assinado, CLIQUE AQUI.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

jota ricardo

a melhor maneira de homenagear paulo freire seria dilma acabar com o analfabetismo no brasil. a venezuela em 2004, a bolívia em 2008,e o equador agora conseguiram,e isto é muito pouco divulgado,inclusive pelos blogs progressistas.um país rico como o brasil poderia acabar com esta vergonhosa chaga em2 anos. afinal de contas,o que falta?

Go Oliveria

Eu sou contra e vou dizer o porquê:

Paulo Freire é GRANDE e merece uma GRANDE homenagem. Uma coisa maior e mais relacionado a ele e a sua história que um parque.

É que gosto das tradições. Para vocês terem uma idéia, fiquei 'mordida' quando a invencionice política imbecil trocou o nome do Aeroporto Internacional dos Guararapes para Aeroporto Internacional Gilberto Freire. Além da tradição, julgo que Guararapes é ainda maior que Gilberto Freire, mas Guararapes foi desbancada.

Com o parque não se trata de tamanho da homenagem, mas de outra coisa.

Aqui em Recife existe um parque, não muito longe do hoje, Hospital da Tamarineira, que se chama PARQUE DA JAQUEIRA. Gostaria muito que este novo parque, conservado suas terras e vegetação pela bravura da gente pernambucana, fosse batizado de PARQUE DA TAMARINEIRA, que é, aliás, como muita gente já está chamando. A luta do povo foi grande contra a Santa Casa de Misericórdia e uma empresa que queria transformar aquela área bucólica em um shopping center.

    alasia31

    Concordo com Go. Acredito que não atribuir ao parque algo relacionado ao hospital da Tamarineira é sim negar sua história. Quer dizer então que se vai apagar toda esta história – das pessoas que por lá passaram, dos profissionais, dos EDUCADORES – em nome de Paulo Freire? Não que Freire não mereça, não é isso! Sou pernambucana, pedagoga e sei bem o que digo. Há muita história sobre a Tamarineira que está por ser contada e acredito que sua memória deva prevalecer também no nome.

ruypenalva

Que Vai Dizer (Sereno e Penalva) Somgon
[youtube qa2CDjyXYYI http://www.youtube.com/watch?v=qa2CDjyXYYI youtube]

Roger Oliveira

Paulo Freire foi um dos maiores educadores do Brasil. Me lembro que meu melhor amigo disse para mim que na gestão da Erundina como Prefeita de São Paulo, ele foi Secretário da Educação. Fez projetos que até hoje são seguidas por várias prefeituras (principalmente aquelas governadas por partidos de esquerda). Acho que a educação brasileira iria saltar se Mestre Freire tivesse vivo até hoje e fosse Ministro da Educação do Governo Lula (sem ofensas ao Ministro Haddad). Creio eu que, além dele, as únicas pessoas que tinham a mesma preocupação e o mesmo olhar para a educação brasileira era Leonel Brizola e Darcy Ribeiro.

Pelo grande trabalho e pelo grande caráter de Paulo Freire como pessoa, eu apóio a nomeação.

ZePovinho

A educação instrumental,como outros falaram aqui,é grandemente responsável por esses jovens completamente perdidos que propagam o ódio sem refletir o que fazem.
Paulo Freire foi o contrário de tudo o que observamos,hoje,como "educação".Basta ler as baboseiras que sobre ele aparecem escritas no PIG.

Vera Silva

Esta afirmação de Paulo Freire tem norteado meu trabalho em aprendizagem e psicologia: “A leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele.”
Já assinei e recomendei.

Gilson cabral

É claro , será estudado essa proposta, o educador Sr. Paulo Freire, é um exemplo de brasileiro, amante do povo , dos que vivem aqui, educador, muito diferente, dos que se intitularm , professor. Professor doque? De ganhar dinheiro? Tém alguns que nem isso sabe passar aos seus comandados, é vergonhoso, o aluno não gostar de ir a escola, por que será hein? Eu já sei a resposta, lembro-me dos meus anos , que fiquei sentado, alí , nas salas de aula, tive ótimos companheiros, professoreres que amam o ser humano, independente da roupa que ele estiver usando, de quem ele é filho, é muito astronômico, um educador ,desses que tem por aí , por isso que as escolas virou esse comércio, só vai quem paga!

Urbano

A grande comédia é que os de orelhas grandes viram em Paulo Freire um comunista… simplesmente risível.

vania

Por favor, alguem poderia dar mais informações sobre a proposta do Parque? Sei que havia interesse em tranformar a área em um shoping, mas tbm museu e local para educação ambiental… issso permaneceu? E os pacientes que viviam no Hospital psiquiátrico, foram realocados dignamente? Gostaria de saber mais sobre… pois sendo um pedido da esposa de Paulo Freire, creio que deva ter se preocupado com estas questões.

vania

Pernambuco – terra abençoada – quantos filhos ilustres nos deu! A homenagem é mais do que justa… há alguem que conteste?

    rosa prouvot

    De que jeito vamos contestar??? Ja assinei e convoco a todos, conheço o Projeto
    e coneço o local e garanto tudo vai ser feito dentro do mais absoluto compromisso social!!!

    Engano seu Cesar, o NE esta crescendo numa velocidade incrivel!
    Posso falar isso pq tenho la dois filhos PAULISTAS, um que esta ha nove anos la, portanto podemos comprovar ano a ano (com os novos governantes claro) o salto de qualidade que este Estado deu.E qdo foram p o NE, foi pq São Paulo “maravilha” não é tão bom assim com relação a oportunidades.

    rosa prouvot

    Aconselho a todos, q antes de falar e cometer estes descalabros contra o povo do NE, primeiro va la conhecer…
    e espero q percebam q SP, esta ano a ano perdendo o bonde da HISTORIA, mas esse nunca foi nosso forte não é mesmo?
    Avido: “SP por si só Basta” é pura ilusão!
    Em tempo: Meus filhos hj são "nordestinos" por opção com muito orgulho, que sorte à deles!

    Dodora Pereira

    Os meus também Rosa, sou uma mineira feliz por morar no nordeste e ter filhos nascidos aqui. Terra abençoada, não quero nem mais fazer propaganda daqui, já tem sulistas demais, rs rsrs, brincadeira, aqui todas as raças são bem vindas, este povo é maravilhoso.

Penha Rocha

O Mestre Paulo Freire é respeitado internacionalmente com sua porposta de eduação. Infliezmente, morreu jovem e muitos estudantes no Brasil não o conhecem. e os professores também. Li na graduação em jornalismo Pedagogia do Oprimido.
Anos depois o encontrava nos corredores da PUC-SP quando fazia o mestrado e ele lecionava com a maior disposção e assistia no Teatro Tuca as manifestações do MST.
Um Cidadao Brasileiro honrado, culto, erudito e preocupado com seu páis.
Vamos homeangeá-lo, sim, em recife! Não há dúvidas!
Penha Rocha
Jornalista e |Prof.Dra. da UFMA

joni

Estou emocionada. Muitas das aulas que ministrei, na Pedagogia, tiveram como base de discussão a Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Recomendo a todos.

carmen silvia

O resultado de uma educação exclusivamente voltada para o mercado de trabalho,tendência verificada particularmente nas duas últimas décadas,tem contribuido a meu ver,- ressalte-se que não sou especialista da área – com o crescimente do número de estudantes cada dia mais incapazes de formular um pensamento crítico e um profissional sem autonomia intelectual.Reforçar e disseminar a contribuição de Paulo Freire nesse momento, seja talvez uma forma de induzir um urgente debate sobre a qualidade da educação no país.

Ceci

Paulo Freire merece todas as nossas homenagens.
Mas acho que a Tamarineira é um nome tão forte, tão preso às nossas referências àquela área, que fiquei na dúvida se deveria assinar. Ficaria mais feliz se o nome dele fosse lembrado para dar nome a outro lugar.

Nilva

Já assinei e enviei pros meus contatos. É uma justa homenagem ao nosso maior educador.

Helena Lúcia Pahl

Se a estudante racista Mayara lesse Paulo Freire, ou pelo menos, soubesse quem foi, talvez ela fosse diferente. Sugiro aos que fazem parte da mídia fazerem artigos sobre o país, especialmente sobre o norte e nordeste, para que pessoas se informem e nos poupem de atitudes, até criminosas, como consequencia de seu desconhecimento. Hoje, um fato como uma bolinha de papa, tem mais relevancia que uma reportagem, em horário nobre, sobre Paulo Freire.

Deixe seu comentário

Leia também