Manfredini: Foi como se tirassem os sapatos

Tempo de leitura: 2 min

Manfredini: soberania do Brasil é violada durante visita de Obama

por Luiz Manfredini, no Vermelho

Em sua edição desta terça-feira (22) a Folha de S.Paulo traz matéria a respeito da revista a que ministros brasileiros foram submetidos por agentes secretos norte-americanos no evento com o presidente Barack Obama, organizado pela Confederação Nacional da Indústria.

Revista de americanos foi agressiva, diz Mercadante, é o título da nota.

Relata a Folha:

“A revista consistiu em uso de bastão e portal detector de metais. Os ministros ainda teriam sido proibidos de usar os carros oficiais. Eles foram escoltados por agentes americanos em um ônibus até o local e revistados na entrada”.

Ministros reclamaram, entre eles Guido Mantega (Fazenda), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Alexandre Tombini (Banco Central) e Edison Lobão (Minas e Energia).

Prossegue a Folha:

“Acho que foi um erro transferir naquele evento da CNI a parte de segurança para a equipe americana”, disse Mercadante. “Foi uma intervenção muito agressiva, autoritária, assisti ali a episódios inaceitáveis”, declarou.

Ele disse ter presenciado um segurança americano destruir com um soco uma maçã que estava na bolsa de uma mulher.

Um dos ministros contou que o esquema fez com que se sentissem como “colegiais” ou suspeitos tentando entrar nos EUA. Após a revista, eles resolveram ir embora.

O Ministério da Fazenda afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que Mantega se sentiu incomodado não apenas pela revista em si, mas porque ele e os colegas já haviam passado por segurança antes, no almoço com Obama no Itamaraty.
Bem, então foram duas revistas: no Itamaraty e no evento da CNI. Segundo a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o procedimento foi padrão, comum “em todas as visitas em evento organizado pela Casa Branca”.

Certo. Então quando a presidente Dilma visitar os Estados Unidos e a Embaixada brasileira organizar um evento, a segurança (inclusive sobre autoridades norte-americanas) será feita pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e pela Polícia Federal. Vamos ver.

A verdade, a meu ver, é que essas revistas violaram a soberania brasileira. Agentes estrangeiros revistando ministros brasileiros é algo inconcebível em qualquer lugar do mundo, muito mais em território nacional.

No ano passado, o então presidente Lula lembrou o episódio ocorrido nos Estados Unidos, em janeiro de 2002, quando o então chanceler Celso Lafer foi obrigado a tirar o sapato três vezes por seguranças de aeroportos ao longo da viagem que fez ao país. Lula garantiu: “Ministro meu que tirar o sapato deixará de ser ministro. Se tiver que tirar o sapato, volte para o Brasil, porque não exigimos que ninguém tire o sapato aqui”, disse.

Deixar-se revistar por seguranças norte-americanos, apesar de, em seguida terem se retirado, foi da parte dos ministros quase como tirar os sapatos nos aeroportos, como se Celso Lafer reclamasse e voltasse pra o Brasil, mas depois de tirar os sapatos. Um gesto, digamos, de meia dignidade. Deviam, os nossos ministros de hoje, protestar à altura e não permitir a revista. Nenhum brasileiro decente os condenaria por isso.

* Luiz Manfredini é jornalista, escritor e colunista do Vermelho


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alvaro Tadeu Silva

Azenha, por favor:
1. peça para colocarem um contador de bytes nos comentários, para que não excedamos o tamanho máximo permitido;

2. peça para abrirem uma janela "pop up" ao lado do comentário, quando houver algum tipo de erro ou o tamanho permitido tiver estourado. Fiquei insistindo um tempão, só depois vi o aviso lá em cima, no início da reportagem, informando que eu tinha estourado o tamanho dos comentários. Muito obrigado.

Regina

Um bando de frouxos. Se fossem cidadãos de verdade, voltassem as costas e retornassem para casa. Não mas estão todos ali, como macaquinhos…..

Anderson Oliveira

Os ministros reclamam após o acontecido, Por que não reclamaram no momento da revista? Falar agora, publicamente, em humilhação é até vexatório para a política brasileira. Outra coisa que gostaria de destacar: muitos aqui contestam a postura da presidenta Dilma, a qual, como estadista que deve ser, portou-se de maneira correta, pronunciou-se de maneira objetiva, não se mostrou subserviente, como muitos aqui, acredito por colocarem ideologias acaloradas na frente da razão, declaram. Dilma, nesses três meses de governo, tem mostrado que dar prosseguimento à política de gestão do governo Lula é o seu norte. Os ministros se submeteram à revista, isto é fato. Atitude deles, tinham o direito de protestar no momento não o fizeram. Reclamar agora é jogar conversa fora, desperdiçar papel.

beattrice

"Ele disse ter presenciado um segurança americano destruir com um soco uma maçã que estava na bolsa de uma mulher."

Se o segurança AMERICANO tivesse dado voz de prisão à mulher, o que faria o MERCADANTE, nada, nada, nada.
Lamentável. Por isso realmente não ganhou as eleições em SP, não se empenhou e não levou. Simples assim.

    Alvaro Tadeu Silva

    Beattrice, o que você disse é uma bobagem sem tamanho. O PT jamais ganhou uma eleição em São Paulo, portanto, Mercadante não perdeu por seus defeitos e sim pelo preconceito e ódio de classe que permeia corações e mentes nesta paulicéia desvairada e seu interior ultrarreacionário. Em 1988 não havia segundo turno e Erundina ganhou graças à comoção dos assassinatos, pelas Forças Armadas, de operários em greve na CSN, depois doada por Fernando Collor, que venceu em SP as eleições presidenciais. Depois foi a Marta. Com a boataria de que Maluf seria eleito já no primeiro turno para governador (1998), eleitores do PT(segue no bloco II)

    Alvaro Tadeu Silva

    (Bloco II, cont.) . Idem quando ela foi eleita prefeita. Eram ela e Maluf no segundo turno, o que os tucanos iam dizer lá em casa (deles)? Nas duas últimas eleições para prefeito de SP, ganhou o Serra, que jurou e assinou documento ficar até o final do mandato, nem ficou um ano. Depois, o rei da mediocridade, Gilberto Kassab aplicou uma surra histórica em Marta. O fascismo em SP está muito presente, votar no PT hoje nesta terra amaldiçoada por tucanos, votar no PT é como defender um judeu em Munique em 1936. Eu vi porteiros, balconistas, manobristas de estacionamento, faxineiros, todos unidos votando em Serra para presidente e Alckmin governador. A ideologia fascista nesta minha terra paulista é muito mais forte do que o desejo de um governo que seja honesto, competente e para todos

fernando

Isso mesmo , foi humilhacao dentro de casa. Essa turma sempre falou do Celso Lafer, e agora ficaram pianinho com o Homi. kkkkkkkk.

Júlio

Protestar – depois de permitirem a revista – é frescura. Deveriam pedir demissão ou serem demitidos. Quanta dobradiça nas costas… E ainda tem gente achando isso muito normal…

MiguelK

A subserviencia de nossa presidenta, em quem votei!, à grosseria imperial de Mr Obama e sua tiurma maculou qualquer ganho desta visita. Imaginem o visitante chegar em sua casa e, já dentro dela, revistá-lo.

Wilma

Mas tem blogueiro defendendo e justificando a falta de respeito que o representante mor dos EUA e seus capangas fizeram aqui no nosso país (ainda acho que é nosso país). Nos acusa de continuarmos com o famigerado complexo de vira latas. http://www.gonzum.com/2011/03/o-brasil-vencera-os

helena catin

Mãe Joana Dilma é melhor entregar a chave do país na mão do Mubarack Obama logo…os lacaios já mostraram que gostam de rastejar, então pra que prolongar o sofrimento? Entrega a alma pro Capeta logo é mais autentico e não esquece de mandar o mordomo Alfred Patriot de vez pra washington dc a doce terrinha dele.

Penz

Certamente que o episódio da segurança americana é lamentável, mas mais lamentável é quem se sujeita a este tipo de situação. Se o presidente Obama fosse bem quisto, certamente seria recebido de braços abertos onde quer que fosse e não seria necessário tanta segurança e truculência. "Quem não deve não teme!!!!!".

    JotaCe

    Caro Penz,

    Lamento discordar de você quando parece sugerir que a culpa do vergonhoso incidente e que humilha todo o povo brasileiro, seria culpa do Presidente dos Estados Unidos. No meu entendimento, vejo que uma atitude subserviente, rastejante, vem sendo norma comum aos atos relacionados à política externa brasileira e praticados agora de forma inesperada e de maneira sucessiva pela Presidenta Dilma e altos escalões de sua triste administração. O governo do Presidente Lula foi como uma exceção a uma prática antiga, exarcebada nos tempos do FHC e que agora retornou. Mas o Presidente Lula teve a sabedoria de escolher um digno e grande diplomata, o Prof. Celso Amorim, co-responsável pelo destaque internacional que o Brasil então adquiriu. Pela atitude indigna de nossos ministros, que se puseram de cócoras, não devemos culpar o Presidente Obama. Se ele errou, nós incorremos em erro muito maior ao acreditar nas promessas da Presidenta. Aguardemos 2014…Abraços,

    JotaCe

Fabio_Passos

É uma vergonha o Brasil aceitar que trogloditas iankes submetam representantes do Estado a revistas em nosso próprio território.
Segurança no Brasil é responsabilidade dos brasileiros.
Nenhum cão ianke tem direito e muito menos autoridade para vir ao Brasil e revistar brasileiros.

Situação inaceitável
Quem foi o capacho que aceitou?

mariazinha

LULA, tão sabido deixou o Obama a ver navios; ELE, inteligente e perspicaz já imaginava o que o esperava. Fico boba de ver a inocência dos ministros acostumados com esses psicóticos. Eles tem medo até de suas sombras; os fantasmas de inocentes rondam suas almas.

severian

Não vi nada demais. Afinal, o ministro Edson Lobão, q faz parte do grupo dos dinossauros do Maranhão e os outros ministros, que sacaneam o povo brasileiro a todo momento, não são pessoas acima da lei. Pelo menos ele(s) q fiquem sabendo q fora do Brasil ninguém vai dá mole. Lei é lei.

    Daniel

    Qual lei? A que permite policiais americanos revistarem ministros e policiais brasileiros em território brasileiro? Pode me mostrar onde na constituição está escrito isto?

David

Pessoal, pelos comentários que li, parece que está todo mundo revoltado com algo que não está nessa reportagem… Como foi afinal a revista? Desculpem, mas revista com "bastão detector e portal detector de metais" para ministros que iriam encontrar pessoalmente com o presidente americano (que todos sabemos ser muito mais visado do que a Dilma, por exemplo) está longe de ser igual a um pedido para um chanceler brasileiro tirar os sapatos (três vezes) somente para entrar no país – qual o grande risco que o chanceler fazia o presidente americano correr? Nenhum, eles provavelmente suspeitaram que o chanceler fazia tráfico de drogas ou coisas do tipo, não dá pra comparar a humilhação – também essa comparação não é tão importante, só é importante para a Folha, pra dizer como o Lula era mentiroso, como o Lula não é melhor que o FHC, bla, bla, bla.

    mariazinha

    É verdade, caro. Eles estão dando essa visão, focando nesse pormenor, para se vingarem dos sapatinhos do chanceler que aparecia em todos os comentários contrários àquele tipo de diplomacia subalterna.
    Mesmo pensando assim, achei LULA genial ao não comparecer à visita; qto. aos ministros achei-os inocentemente tolos. Mas NUNCA, NUNQUINHA, me submeteria a tal pois pode-se notar, perfeitamente, pelo desenrolar da arrumação, que foi uma armadilha imposta pela oposição e pelos empresários ligados a ela.

Marcos de Almeida

A Culpa não é dos estadunidenses, é do governo, se os yanques pedir a Dilma pra tirar a calcinha na frente deles e ela não disser nada vão achar que aqui todo mundo manda.Agora se esse país fosse um país sério, teria prendido os agentes secretos e deportado obama na mesma hora só pra mostrar ao pig e a mídia estadunidense quem é que manda aqui.Fiquei com vergonha do meu país.Já to com saudade de Lula, espero que ele volta pra botar ordem na casa.Deveria ter uma CPI pra responsabilizar os responsáveis por entregar a soberania brasileira aos yanques.

Ivonete

Eu concordo que os ministros, e todo mundo deveria ter armado o maior barraco. Os USA trataram nossos ministros e demais autoridades como bandidos. Certamente haveria um incidente diplomático, pois que assim fosse.

    Daniel

    Acho que perderam uma oportunidade de mostrar ao Brasil ao que vieram ao aceitarem o cargo de ministros. Baixaram as calças sem nenhuma vergonha, agora o Brasil virou o país onde a visita revista o anfitrião. Tá faltando patriota nesse governo!

Zanthoxilumm

O receio americano de ter o seu presidente vítima de atentado é compreensível já que o os EUA vem colecionando vários inimigos ao longo do tempo, nós é que não estamos acostumados a isto. Nós estamos acostumados a presidiários serem alimentados com celulares, com impunidade, etc. Qual o problema de ser revistado? Quem não deve não teme. Vai me dizer que os ministros não sabiam que seriam revistados? Muita hipocrisia…

    Daniel

    Hipocrisia é jurar amor pelo Brasil e aceitar ser revistado por estrangeiros em território nacional.

    priscila presotto

    Todos os atentados a presidentes americanos ,foram em terras estadunidenses.

Cícero

Foi humilhante demais! fiquei muito triste.

José Luis

A soberania se revela também nas atitudes de um governo. O Lula, por exemplo, jamais admitiria que um de seus ministros se submetesse a uma situação rídicula como esta. Lembram que ele (Lula) e o Celso Amorim foram as únicas autoridades internacionais a não se levantarem de suas cadeiras diante da chegada do Bush Júnior em um evento com Chefes de Estado? Aquela foi uma atitude simples, porém digna de uma Nação soberana conduzida por um líder que a quer soberana.

Dilma deveria era dar um puxão de orelhas em seus ministros. Afinal, como é que ainda pensaram duas vezes em se recusar a abaixar a cabeça para um bando de cowboys estúpidos?

Apesar de seu verniz progressista, Obama é o que os americanos sempre foram: imperialistas que não respeitam nenhuma nação soberana e fazem questão de demonstrar seu poderio bélico, sua empáfia, suas limusines e protocolos de segurança em dobro para o selvagem "terceiro mundo".

João

Ai ai….saudades do Celso Amorim e do Lula.

    Grillo

    PLANTÃO DE OUTRA INVASÃO INFORMA!
    Caros amigos, o nazi-fascista Adolf PRATES, acobertado pela ELITE NAZISTA CATARINENSE, já COMEÇOU, novamente, A LATIR na mesma altura, em outro quintal, desta vez, no SBT de FLORIPA (jornal do meio dia). Vamos denunciar, DENUNCIEM TAMBÉM PARA TODO O BRASIL; repassem para os blogs de sua predileção; vamos PROVOCAR O MINISTÉRIO PÚBLICO, Polícia Federal; OAB (é difícil!)… Fora com este Fuhrer Tresloucado!

    David

    Pessoal, pelos comentários que li, parece que está todo mundo revoltado com algo que não está nessa reportagem… Como foi afinal a revista? Desculpem, mas revista com "bastão detector e portal detector de metais" para ministros que iriam encontrar pessoalmente com o presidente americano (que todos sabemos ser muito mais visado do que a Dilma, por exemplo) está longe de ser igual a um pedido para um chanceler brasileiro tirar os sapatos (três vezes) somente para entrar no país – qual o grande risco que o chanceler fazia o presidente americano correr? Nenhum, eles provavelmente suspeitaram que o chanceler fazia tráfico de drogas ou coisas do tipo, não dá pra comparar a humilhação – também essa comparação não é tão importante, só é importante para a Folha, pra dizer como o Lula era mentiroso, como o Lula não é melhor que o FHC, bla, bla, bla.

    David

    Li alguns comentaristas (dizem que muitos são fakes para criar conflitos) que me parecem excessivamente extremados a essa altura do campeonato, pessoal estamos em Mar-2011 e não Nov-2014… Tenham em mente que o Lula (não, não foi a blogosfera) que colocou a Dilma lá, o Lula elegeu a Dilma (por mais que isso doa nos jornalões). Lula pode não é burro, não acreditem na mídia, ele sabia o que estava fazendo. Frase do dia: "Acho simplesmente extraordinário e hilariante. Durante oito anos, alguns adversários tentavam vender que éramos a continuidade do governo anterior. Agora que elegemos alguém para dar continuidade, dizem que é diferente" – ele é o cara mesmo.

    Julio Silveira

    David, francamente, fui um dos maiores apoiadores da Dilma, também sou Lula desde criancinha, mas você chegar para mim e dizer que é exagero, tá zoando minha inteligencia, e francamente supervalorizando o poder da midia, que perdeu a eleição. Meu caro o que aconteceu foi uma vergonha mesmo. Amigo não penso com a cabeça de ninguem, luto para não virar miquinho amestrado, minha analise é baseada nas informações dos próprios blogueiros que ajudaram a Dilma a se eleger, muitos como voce querem acreditar em miragem em vez dos fatos, talvez o próprio Lula, mas que algo está mudando está, e não vejo como veneno da midia corporativa até porque ideologicamente eles preferem beijar o diabo que elogiar governo popular e não sou eu que digo é a historia.

    David

    Quais informações? O que fez você se sentir envergonhado? Ministros brasileiros passarem por detector de metal antes de encontrarem o presidente mais visado do mundo? Isso que te fez sentir vergonha? Você só falar do seu sentimento sem explicar as motivações traz mais evidência de um mimetismo seu do que meu. E você vem insinuar que eu sou miquinho amestrado? O que estou dizendo é que os fatos relatados nessa reportagem não envergonhariam nenhum país no mundo.

    David

    O risco de uma tentativa de assassinato do Obama são elevados, não é uma ficção surreal um ministro ser chantageado ou de alguma forma coagido a portar uma bomba, por exemplo. Receber a visita de um chefe de estado tão visado tem seu preço, me lembro que o esquema de segurança do Papa é semelhante, mas ninguém reclama quando ele vem sarandar por aqui. Você achar que a minha opinião ofende sua inteligência, dizer que o Lula está se enganando, e trazer como única evidência o "fato histórico"de que a mídia não elogia governo popular é de uma arrogância curiosa pra quem está criticando tanto os americanos e o governo brasileiro.

Gerson Carneiro

A culpa é de quem permite liberdade a pilotos americanos para virem aqui derrubar avião e matar 154 pessoas e irem embora sem punição alguma.

Esse episódio de destruir com um soco uma maçã que estava na bolsa de uma mulher é patético demais.

Havia o que nesse encontro com o Obama, um Adão? Ou seria ele o próprio, ou ainda a Michele seria a Branca de Neve, e por isso os agentes temeram um provável envenenamento através da maçã?

    beattrice

    Ocorreu-me a mesma fantasia absurda, afinal para eles o paraíso é a Disneylandia.

Julio Silveira

Na minha visão de cidadão BRASILEIRO, os petistas perderam a moral para falar em nome da nossa humilhação, que foi a retirada de sapatos Tucano. Lá foi humilhação braba, desonrosa, mas pelo menos era dentro do país deles. O que ocorreu aqui foi a suprema vassalagem, a mãe das humilhações, a completa comprovação do desapreço a propria cidadania se tivesse vermifugo por lá haveriam muitas baixas.

    Ivan Arruda

    Só não pior graças ao Lula que não foi a esse encontro. Encontro esse que serviu para FHC faceiro e satisfeito dizer que agora sim, pois não estava correto endeusar um e demonizar o outro. Logo ele que governou o País por 8 anos e o crescimento do PIB foi menor do que no governo Figueiredo. Senhores petistas, não se exerce a soberania com as calças arriadas.

Marcio.

Aqui foi muito pior que o do Lafer, que pelo menos se sujeitou a regras de um Estado estrangeiro, em outro território que não o nacional. Aqui, na própria casa, é muita humilhação. E olha que esses aí eram os que acusavem outros de subservientes aos EUA. Imaginem se fossem altivos…

    David

    Revistar ministro com detector de metal é muito pior do que chanceler tirar os sapatos (três vezes) apenas para poder entrar no país? O chanceler ia encontrar com quem no aeroporto? Bush? O Bush que tava esperando ele no aeroporto? Outra coisa, quem seriam "esses aí"? Dá uma olhada no blog Tio Rei Trógrado pra entender o que significa "vendido"…

    Daniel

    Na sua casa, quem manda é você… Pelo que concluí no episódio, aqui é REALMENTE o quintal dos EUA. Eu votei na Dilma para ela reverter essa situação. Me parece que ela está confortável com esta situação, então, o errado sou eu que acreditou na campanha.

    David

    Entendi, se a Dilma fosse te visitar em casa e a equipe dela pedisse que seus primos passassem por detectores de metal antes que eles tivessem acesso à Dilma, você jamais aceitaria? Chame isso do que quiser, eu digo que é vaidade, orgulho e sentimento de inferioridade. Também acho que os americanos muitas vezes exageram, e faria coro pra reclamar das revistas de ministros, se não fosse essa reação completamente desproporcional de alguns aqui. Agora, daí a ficar profundamente ofendido e envergonhado, como se o Obama tivesse vindo aqui fazer turismo sexual e conhecer o Pelé, aí também não dá.

Luiz Antônio

Mas, mesmo assim, estavam ansiosos para ver o Rei. Se não fosse isso, dariam meia volta e iriam cuidar de outros afazeres, ao invés de quererem aparecer na mídia apertando a mão do dito cujo. Mereceram o vexame.

Tomudjin

Deve ser por isso que até o FHC tem elogiado a Dilma ultimamente.

María Edith

Prezado Azenha,

que reclamem diretamente com a(o) Chefa(e), a Presidenta Dona Dilma. Ou vão argumentar que ninguém não sabia de nada.
Quem foi que autorizou que toda a segurança tenha sido realizada pelos americanos em pleno território Brasileiro?
Há muitas explicações urgentes a serem dadas a nação e também a apuração de responsabilidades.
Quem viver verá se isso acontece.
Veja o relato do Jornalista Rodrigo Vianna na cobertura sobre a visita da família Obama ao Cristo Redentor.

Cordialmente, María Edith

A guerra e o Brasil
Chefe dos cruzados vai ao Redentor
publicada segunda-feira, 21/03/2011 às 12:06 e atualizada terça-feira, 22/03/2011 às 10:40 http://www.rodrigovianna.com.br/palavra-minha/o-c

Jotapeve

Este fato somado à ordem de Obama para atacar a Líbia em pleno Itamarati, sede de um governo que é declaradamente contra esta agressão, mostra claramente o desrespeito americano pelo nosso país e pelas nossas autoridades.

Klaus

Bem, Celso Lafer é até hoje esculachado por ter tirado os sapatos em solo AMERICANO. Muitos dos que o esculacham foram revistados por AMERICANOS em solo BRASILEIRO. É, o mundo dá muitas voltas, não é mesmo?

Raphael Tsavkko

Absurda não só a idéia de revistar Ministros de Estado, mas também estes darem meia volta e desistirem de entrar! Oras, são Ministros! Deveriam ter simplesmente entrado, avisando que eram autoridades e que Obama é um estrangeiro que está em solo brasileiro por cortesia e não manda em nada.
http://tsavkko.blogspot.com/2011/03/obama-no-bras

O saldo da visita de Obama ao Brasil é nefasto.

13 presos políticos, constrangimento de ministros brasileiros, exigências descabidas…. Mas o saldo positivo (ou quase), pode ser o desmascaramento da mente colonizada da grande mídia. Sim, já sabíamos, mas agora está escancarado para quem quiser ver.

sonia

o pior é que TIRARAM MESMO!ah se fosse comigo…tiraria e "tacaria" na cabeça deles!

Marat

Síndrome do vira-latas com força total!!!!!!!!!!!!!!

leo

vergonha total!

Faltaram culhões.
Como pretendemos chegar a ser "global player" dessa forma.

José Manoel

Vergonha pura!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Onde estava o patriota, nessa hora???????????????? Babando ovo??????????

FabioT

o pior é tirar os sapatos na sua propria casa…

Ronaldo Irion

É isso que dá botar um Tony Patriot no Itamaraty! Parece que o John Bin não é o único 5ª coluna dentro do governo. E a Dilma falando fino, isso eu jamais iria imaginar…

Wagner Borja

Exagero do articulista! Necessidade de ver chifre em cabeça de cavalo!

Thomas

Esses ministros não são homens, são moleques. Se fossem homens dariam meia volta e não se submeteriam a essa humilhação. Mereceram o tratamento de colegiais que receberam!

Geysa Guimarães

Em vez de tirar os sapatos, tiro é o chapéu diante deste texto. Parabéns ao autor.
Dignidade, ainda que tardia, é o lema a ser adotado pela ministrada.

Deixe seu comentário

Leia também