Machado de Assis negro na propaganda da Caixa, finalmente!

Tempo de leitura: < 1 min

da Folha de S. Paulo, por sugestão de Luana Tolentino e Eduardo Diniz

Após polêmica, Caixa troca ator que interpreta Machado de Assis

DE SÃO PAULO

A Caixa Econômica Federal começou a veicular ontem uma nova peça publicitária em que mostra Machado de Assis (1839-1908) interpretado por um ator negro.

O comercial foi “corrigido” após a polêmica gerada por um versão anterior, retirada do ar em setembro, em que o escritor era interpretado por um ator branco.

O fato havia sido alvo de protestos e reclamações entre telespectadores, pois o escritor não era branco.

A campanha publicitária comemora os 150 anos da Caixa e mostra a história de Machado, que teria sido correntista do banco. O comercial original foi criticado até mesmo dentro do governo.

De acordo com a Caixa, a nova peça publicitária foi encomendada assim que se detectou o erro. Na ocasião, o banco afirmou que não haveria custo extra pela correção.

A Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), quando soube do erro no comercial, redigiu um comunicado em que se referiu à propaganda como uma “uma solução publicitária de todo inadequada”.

“A Seppir entende que, em respeito a sua contribuição na valorização da diversidade brasileira, a Caixa deve corrigir a produção deste vídeo, reconhecendo o equívoco”, informou, em nota.

Após a retificação da Caixa, a Seppir afirmou que o banco se desculpou pela “caracterização inadequada” e informou que retirou a peça do ar e do site da instituição.

Leia também:

Antonio Candido: “O socialismo é uma doutrina triunfante”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ludofinal

Machado de Assis é gay, sabia?

Luci

O genial Machado de Assis era negro.

Jorge

Machado era mestiço. (assim como o Mário de andrade era gay e praticamente todo mundo omite isso)

    Marta

    Por favor, leiam o significado da palavra mulato. Procure.

beato salu

e por falar na "genialidade" de publicitários alguém poderia me esclarecer o porque de em qualquer propaganda televisiva de algum produto com a mais vaga relação com a França, seja perfume ou automóvel, a indefectível voz em off é sempre feminina, com a atroz com entonação de fêmea no cio, simulando orgasmos múltiplos e gemedeiras infernais????? Não falha um.. essas coisas o governo não vê…

r medeiros

Bons ventos trazidos pela era Lula e agora por DIlma. Finalmente, o Brasil começa a reconhecer o valor de seus filhos. Até o governo FHC, o bom e moderno era o profissional e produto estrangeiro. O Brasil era apenas um país caipira (em sentido pejorativo), de vagabundos. O desemprego não culpa do governo tucano e sim do trabalhador brasileiro, era culpa do fator empregabilidade. Lembram?

csvilela

Se o Machado de Assis não era branco, e sim mulato, então ele também não era negro. Era mestiço, como grande parte do povo brasileiro. Ser mestiço pressupõe mistura de raça.

    Marta

    Leia o significado da palavra mulato. É assim que você enxerga as pessoas negras? Leia!

Julio Silveira

Valeu mesmo, o que nos dá orgulho é perceber que agora estamos sendo ouvidos.

Dario S. Vaz

As agências de publicidade fazem essas propagandas cretinas e não são responsabilizadas pela sua "criatividade". Por exemplo, a propaganda de cigarro que virou a "Lei de Gérson". Pois é, o Gérson pagou o pato enquanto o "gênio" que fez a propaganda e a respectiva empresa permaneceram anônimos sem receber os devidos "créditos".

virginia langley

melhorou muito..mais uns 100 anos e teremos gerentes negros na CEF…mais uns 500 e teremos um presidente da republica (enquanto isso na africa do sul ao tempo do apartheid tinha mais negros na universidade que no Brasil…hoje…e não precisamos de politicas afirmativas nem nada..conseguimos tudo isso por nós mesmos)

beato salu

se retratar um negro como negro numa propaganda oficial é considerado "uma grande vitoria" contra os racismo nacional….parece que temos um problema muito maior do que parecia inicialmente…impressionante

Danilo

O Título do post "Machado de Assis negro na propaganda da Caixa, finalmente!" está tão errado quanto estava errada a publicidade anterior. Assim como Machado de Assis estava longe de ser branco, também está longe de ser negro (concordo com o Ramalho, logo abaixo). Não gostei da postura do autor nesse caso. Lamentável!

Gilberto Silva

Valeu negão…..Valeu caixa…agora sim esta tudo quite.

Caracol

Pessoal… o Machado era canhoto?

Calma, calma, não tô querendo começar nada não, eu só queria saber!

Gerson Carneiro

Na minha opinião o comercial continua inadequado visto que não há atendimento nas agências da CEF em virtude da greve dos bancários. Por que só o Doutor Machado pode ser atendido?

Mais uma bola fora da CEF.

Paulo

Machado de Assis não era e tudo indica que não se identificava como negro. A imposição de raças a mestiços tem nome: mestiçofobia. Na Europa e na África mulatos não são identificados como negros. Isto foi uma invenção de organizações racistas dos EUA nos anos 30 do séc. passado; antes nos censos de lá constava mulato e desde o censo de 2000 os mestiços puderam identificar-se de novo. No Brasil agora estão tentando impor a identidade negra inclusive aos caboclos. Se a pessoa não quer ser mestiça, direito dela; não pode é impor aos demais mestiços a opção dela.

beattrice

Louvável a correção quanto ao protagonista do roteiro.
No mais,
conforme comentado abaixo, a produção do roteiro definitivamente deixou a desejar.

Paulo Roxo Barja

Maravilha!!
Reconhecer o erro é algo que deve ser valorizado.
A gente continua atento… se precisar, reclama, nem que seja com marchinha: http://paulobarja.blogspot.com/2011/09/preto-no-b

Luana

Temos que lembrar que foram de suma importância as denúuncias encaminhadas à Seppir, que agiu com rigor.

Nós negr@s, merecemos cada segundo desse comercial!

E que ninguém se esqueça: o maior escritor que este país já teve era NEGRO!

Estou muito, muito feliz!

    SILOÉ-RJ

    Eu também, Luana.

    Antônio Carlos

    Pouco importa a cor que Machado de Assis, um cidadão tem que ser respeito só pelo fato de ser cidadão e pouco importa a cor!!! Se for levar em consideração a importância de |machado de Asis como preto está criando campo para que se justifique o preconceito. Se procura alguém bem qualificado para dizer que tal raça, cor, religião é a melhor tentando se valer como um ser superior!!! Fazendo isso está se criando argumentos para que brancos e negros fiquem em um eterna luta para se colocarem como superiores uns aos outros!!!!

    Luca K

    Não, Machado NÃO ERA negro. Era mestiço, filho de branca com mulato e, portanto, com maior contribuição genética branca do que negra. Teu óbvio ativismo deturpa tua capacidade de ser objetiva. Aliás, de acordo com estudos genéticos recentes, a herança genética européia PREDOMINA em quase todo o territorio nacional e parece ser no mínimo SIGNIFICATIVA mesmo entre brasileiros auto-denominados 'negros'. Um estudo recente feito com adolescentes de escola técnica de ensino médio, o Cefet de química de Nilópolis, periferia do Rio, revelou resultados impressionantes. Os alunos foram divididos em brancos, pardos e negros, de acordo com critérios do IBGE. "Os resultados dos testes de ancestralidade genômica são bastante diferentes das estimativas de ascendência percebidas", relatam os investigadores. Em geral, os resultados dos testes genéticos mostraram que os alunos têm ascendência européia bem mais expressiva do que pensavam. Os estudantes que se classificaram como "pretos", por exemplo, relataram, em média, ascendência africana de 63%; ameríndia de 20% e 17% europeia. Os testes de DNA mostraram resultados bem diferentes: a ascendência européia PREDOMINA. A média é de 52% de ancestralidade européia; 41% africana e 7% ameríndias.

    Os alunos que se classificaram como “pardos” perceberam que teriam aproximadamente os mesmos índices de ancestralidade europeia, africana, e ameríndia. O teste de ancestralidade genômica, de novo, trouxe resultados com índices mais “europeizantes”: mais de 80% em média. Os estudantes “brancos”, que se percebiam como portadores de substancial ascendência africana e ameríndia, se defrontaram com resultados de testes genéticos que, na realidade, evidenciaram que têm MUITO POUCA ancestralidade africana e ameríndia.
    Negros brasileiros famosos como Neguinho da Beija flor e a ginasta Daiane dos Santos tem maior contribuição genética européia q negra, sem contar, frequentemente, importante contribuiçaõ ameríndia.

Mara

Ele falava com um certo sotaque Lulez , mesmo? Ou o sotaque é impressão minha?

aurica_sp

Apesar de tudo, adorei. Mas até quando vai ser assim?

Arthur Schieck

Grave teria sido se o erro não fosse corrigido. Perfeito.
Parabéns a todos!

Ramalho

Nos EUA, se o sujeito tem 1% de sangue negro, é negro, pois assim decretam os brancos – com perdão do “sangue negro”, mas é o conceito usado. No Brasil, se o negro é proeminente socialmente, mesmo com 50% de sangue negro, é branco, ou, ao menos, era.

Nos dois casos a pessoa é mestiça, ora!, e isto vale para qualquer miscigenação. Fernando Henrique, por exemplo, nos EUA é negro; no Brasil, branco, a serem verdadeiras as declarações dele sobre a cozinha da sua família. De fato, contudo, é mestiço. Algo análogo ocore com Machado.

Isto posto, cabe perguntar: que importância tem a essa questão na ordem das coisas? Quais vantagens concretas, para quem quer que seja, há em categorizar Machado de Assis como branco, negro ou mulato? E Fernando Henrique como branco, ou mulato, ou negro, por exemplo? Bem, só se houver algum estudo genético em andamento, e Machado e Fernando forem espécimens sob estudo. Há? Ou há pesquisa sobre os cruzamentos recomendáveis aos descendentes dele, Machado, (que, segundo a história, não os teve)? Ou é, apenas, frescura de algum “politicamente correto”, preocupado em pôr corda no samba alheio, mesmo a custa da paciência dos sambistas?

Tem mais, esta história de dizer que Machado é negro é tão ou mais deletéria do que dizer que era branco. Machado era mestiço (e não mulato, uma expressão depreciativa, e tampouco pardo, que denota igualmente menosprezo).

Pai, livrai-me dos 'politicamente corretos”, que dos chatos livro-me eu.

    SILOÉ-RJ

    Óh PAI !!! livrai -nos dos que fugiram da escola e tem preguiça de pesquisar no google e dizem asneiras como essa!!!

    Antônio Carlos

    Achei a substituição do ator por um mulato, negro ou seja lá o nome que queiram dar. Desde criança ouço e vejo os livro com um Machado de Assis Branco. Nas rodas de conversas entre professores de português já cansei (e estou cada vez ficando mais cansado!!!) de ouvir que Machado de Asis era branco e já vi livros com fotos e desenhos com ele branco. Era mulato, pardo, mestiço ou seja lá o nome que desejam dar mas, tinha a pele escura e o que incomoda muitos brancos e acreditem incomoda também negros: ele tinha traços finos, falava de maneira cortês e como todos já sabem escrevia de maneira nobre. Se estivesse vivo, morreria de raiva ao ver o que se tornou a nossa Academia Brasileira de Letras!!!!

    Luca K

    Ramalho, mesmo nos EUA, as coisas não são tão rígidas assim. Veja por exemplo, um pequeno trecho de estudo do antropólogo Stuckert, sobre a passagem de mulatos claros para dentro da comunidade branca estadunidense; (em inglês, caso nao consiga ler jogue num tradutor automático, dá pro gasto):
    "Sociologist and anthropologist Robert Stuckert examined census and fertility data to estimate how many blacks in America had passed as white, and how many whites had African ancestry as a result. His statistical tables showed that during the 1940s, 15,550 light-skinned blacks per year crossed over to live as whites, for a total of about 155,500 for the decade. Based on these figures, he determined that by 1950, some 21% of whites (about 28 million people then) had black ancestry within the last four generations, and he predicted that this number would only grow in the decades to come."
    Testes genéticos recentes mostram que o americano branco em média tem uma contribuiçao(muito pequena) de negros e ameríndios.

mucio

Machado era filho de preto com branco. Essa mistura dá o que? Se for preto é racismo de preto dizendo que esta etnia é superior ao branco e que seu DNA é dominante, se for branco é racismo de branco dizendo que esta etnia é superior ao preto e que seu DNA é dominante. Cruza de etnias diferentes e isto é biologia é ciência e ninguem pode desmentir, produz o MESTIÇO que não pertence a nenhuma das duas etnias.
MACHADO GENIAL MULATO BRASILEIRO. Nem preto nem branco.
Será meu comentário censurado?

    Luana

    Como é dificil lutar contra o mito da democracia racial. Passados 80 anos, ainda está enraizado na cabeça de muita gente.
    Machado era negro! Ponto! Se ainda lhe resta alguma dúvida, leia a obra "Machado de Assis Afro-descendente".

    @jorgefuad

    Negro por quê? Só porque você quer?
    Eu acho que não. Ele era mestiço. Ponto!

    Luana

    Leia "Machado de Assis afro-descendente", sim? Se lhe custar muito, assista o comercial da Caixa.

    Ana Giulia Zortea

    Jorge, me desculpa mas verdade é que: todo mulato é NEGRO, mas nem todo negro é MULATO.
    Entendes????

    Klaus

    Meio afro-descendente, meio euro-descendente.

    Thiago_Leal

    Digam aí qual é a pertinência disso que vou contar, mas lembrei daquela história do Einstein, que disse "se minha teoria estivesse errada, os franceses me chamariam de alemão e os alemães de me chamariam de judeu. Mas como estava certa, os alemães me chamam de alemão e os franceses me chamam de 'cidadão do mundo'".

Eduardo Guimarães

E, assim, aquele país selvagem foi sendo civilizado. A duras penas…

    Grinaldo Oliveira

    Pois é, Edu. A duras penas este país vem sendo corrigido. Vejo com bons olhos as discussões e polêmicas sobre os mais variados temas e tabus. Sem sombra de dúvidas, é exercício de uma democracia há tempos esquecida e não exercida. Os saudosistas gritam… E o bom da história é que não duram para sempre. As novas geraçōes irão assistir a tudo isto e aprenderão.

marcondes

Clap, clap, clap. Parabens. Valeu mesmo

Marcelo Duarte

Machado de Assis, o censor do império?

Machado foi censor do Conservatório Dramático, o órgão da corte do imperador dom Pedro Segundo encarregado de julgar as peças que poderiam ser levadas ao público. Entre 1862 e 1863, avaliou dezessete
peças, proibindo três delas.

Machado de Assis foi um GÊNIO, mas ninguém comenta essas coisas, porquê?.

    Elton

    Com comparar o contexto político e moral da época com o de hoje? Creio que não é cabível e não diz respeito às origens étnicas de Machado de Assis…

    Marcelo Duarte

    "Com comparar o contexto político e moral da época com o de hoje?"

    Eu "concordo plenamente", como diria um personagem que nao lembro mais.

    Ocorre que quando é para falar mal de outras pessoas ou instituições que cometeram equívocos há sei lá… 200, 300 ou 500 anos atrás, vocês não se preocupam com o "contexto político e moral da época".

    Interessante ver como o discurso muda ao sabor da conveniência.

    P Pereira

    Sim, e daí? Qual a relevância disso, no caso específico da propaganda veiculada pela CEF? Ou você não notou qual é o tema do post?

    Paulo

    E vc lá sabe por que ele censurou essas três peças? Provavelmente porque eram escritas pelos rafinhas da época. Ou então porque eram um lixo em termos de dramaturgia. Essa história de deixa rolar tudo que é de péssima qualidade,. fazendo o povo engulir lixo, provavelmente não colava naqueles tempos. Já agora…

    SILOÉ-RJ

    Porque é irrelevante caro Marcelo, diante de tudo que ele foi e representa.
    Acredito que fosse um trabalho como outro qualquer da época, e se ele proibiu 3, com certeza havia motivos para isso, ou você duvida???

mello

Parabéns à Caixa por respeitar a opinião pública e particularmente o Movimento Negro. Já a Hope e a Globo se lixam para os que atingiram ( as mulheres ) e teimam em defender sua indefensável escolha.
E ainda dizem que não há preconceitos no Brasil…

    Luci

    Aliás o que deve pensar Gisele Bundchen sobre violência contra mulheres, erotização e responsabilidade social.
    O sucesso que esta profissional alcançou, ela não deveria fazer um comercial com esta mensagem tão tosca, tão irreal e tão ofensiva às mulheres.

    Roberto Locatelli

    Realmente, que diferença de comportamento.

    Acontece que a Caixa é uma empresa estatal e a Hope é uma privada.

José

A verdade jamais pode ser camuflada…

    Thiago_Leal

    Na verdade pode, mas não deve; e é por isso que a gente tem que ficar olho e pressionar como foi desta vez.

Juliana Paiva

Muito bom. O erro mais grotesco foi consertado. Ponto para as redes sociais e blogosfera. (De onde vieram as notas de repúdio e reclamações a FSP não fala, né?)

No entanto, assisti 2 vezes e consegui identificar apenas 1 negro ( 0:10" do vídeo) entre os figurantes. Interessante também notar q pelas roupas, especialmente das mulheres, a capital nacional não tinha pobres, exceto pelo vendedor de rua (branco e bem vestido que aparece aos 0:13").
Afinal, o erro persistiu porque a Caixa não pode/ quis qualquer custo extra, por isso economizou em consultoria histórica e figuração no segundo vídeo? Sendo assim, o ator global negro que aparece no início falando em "respeito ao povo brasileiro " não cobrou cachê ?
Para evitar futuros erros crassos, o próximo vídeo da Caixa retratando a Belle Epoque carioca deveria ser na Confeitaria Colombo…

EUNAOSABIA

É o Morgan Freeman??

    El Cid

    tentando ser engraçado, moleque cinquentão ??

    EUNAOSABIA

    Cid, meu rapazote, que estória é essa que você segue o "Homem-Picanha" no Tuiter?… tô sabendo de mais uma treta…. mas por enquanto fico só nesta mesmo..

    Saiu um papo de fundador honorário de um grande fã clube do Pincanha também… procede ??

    El Cid

    tentando ser o novo "rafinha bastos" ?? que aluno aplicado…

    Cassius

    Não, é a sua mãe, troll babaca.

SILOÉ-RJ

Só na marra mesmo para termos os nossos direitos reconhecidos
O Brasileiro tem que perder essa mania de embranquecimento, seria como querer tapar o sol com a peneira.
E por falar em sol: Devido a diminuição da camada de ozônio que nos protege dos raios solaresnocivos, as pessoas da raça branca têm muito mais propensão ao cancer de pele. Nesse rítmo acelerado de destruição da natureza, só sobrarão alguns poucos e todos negros para contar a história.

    Elton

    Falo sobre isso em sala de aula. A questão da falta de melanina na pele branca e maior propensão ao câncer de pele.

    Marcio H Silva

    Pior para quem vive nos polos e tropicos de cancer e capricornio. Meu cunhado foi morar an argentina e em cinco anos pegou cancer de pele por exposição diária ao sol. Quanto mais ao sul ou ao norte pior.

    Silvio I

    Marcio H Silva:
    Ele pegou provavelmente câncer, porque ele foi para o sul da Argentina. Na Patagônia, devido ao buraco na camada de Ozônio, que por sorte se está fechando, os raios UV chegam a terra com mais intensidade, porque não tem essa camada protetora.

    Luca K

    Me diga Siloé, vc odeia brancos?
    :P

Deixe seu comentário

Leia também