VIOMUNDO

Diário da Resistência


Você escreve

Luiza Erundina, a “vitamina E” do #2blogprog


20/06/2011 - 13h38

por Adilson Filho, do blog E agora?

O evento foi sem dúvida um sucesso absoluto. Poderia falar da presença iluminada de Lula, da aula de sabedoria de Comparato, das inúmeras falas positivas no sentido de cobrar do governo um marco regulatório para a mídia, do envolvimento sincero de todos os participantes e da turma da organização; enfim, foram muitos pontos positivos mesmo.

Mas eu optei por destacar um que me despertou muita atenção: pra mim, o melhor momento do Encontro foi quando Luiza Erundina, no final de sua fala, me fez  lembrar de Eduardo Galeano na praça da Catalunya, exortando a platéia a não se entregar, a valorizar as conquistas alcançadas e não desanimar. “O desânimo é reacionário”, disse ela de forma muito determinada e vibrante. “Vamos sonhar, gente, mesmo que o sonho não se realize nessa vida.”

Luiza Erundina foi, com toda certeza, “a vitamina E” (de entusiasmo) que abrilhantou nosso Evento!

E vamos, com essa energia renovada, continuar nossa luta pela democratização dos meios de comunicação no país, pelo direito do cidadão brasileiro à informação qualificada e de se expressar livremente. Viva a liberdade de expressão, viva o novo Brasil que está nascendo.

Abraços e até 2012!

Adilson Filho é professor da rede estadual do Rio de Janeiro.

Clique aqui para ver a versão final da Carta do #2blogprog





9 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Regina Braga

21 de junho de 2011 às 11h18

Tudo vale a pena quando a alma não é pequena…Sonhar sempre,deputada.Parabéns, pelo exemplo.

Responder

FrancoAtirador

20 de junho de 2011 às 20h52

.
.
Essenciais e indispensáveis, no 2º Encontro de Blogueiros Progressistas,

as participações de Luiza Erundina, Venício Lima e Fabio Comparato.

São pessoas que merecerão infinitamente o nosso respeito e admiração,

pelo incansável e às vezes até solitário movimento de lutas contra os oligopólios

e pela democratização da terra e da comunicação social em nosso País.

É sempre um privilégio poder aprender com suas sábias lições de vida.

São verdadeiros estimulantes à alma dos sonhos e ao espírito da utopia.

Eu agradeço imensamente esta oportunidade que me foi concedida

de assisti-los, os três, na mesma mesa, compartilhando conosco sua sabedoria.

Se algum motivo faltava para a juventude se revoltar contra o status quo,

agora, depois da intervenção deles, definitivamente não falta mais nenhum.

Como afirmou Pedro Casaldáliga, um outro grande estimulador de utopias:

"Não haverá paz na Terra, não haverá democracia
que mereça resgatar este nome profanado,
se não houver socialização da terra no campo e do solo na cidade,
da saúde e da educação, da comunicação e da ciência".
.
.

Responder

Bernardino

20 de junho de 2011 às 17h03

ERundina sempre foi GUERREIRA,ela abriu as portas as conquistas das mulheres na politica e nao se acovardou.Ao ccntrario da D DILMA que mostra sinais e acomodaçao ao status quo.Erundina foi perseguida pela Imprensa paulista,corrupta,manipuladora e Antipatriota e o propioPT a apunhalou depois de eleita
Por isso eu digo:PT partido SEM VERGONHA e DESCARADO,so querem mamar nas TETAS do Governo
Votei no LULA pela figura dele,nao por causa do Partido.SE ele nao se cuidar o nome dele ira pra lata do lixo logo,logo.Por conta de seus companheiros e que companheiros!!!!!!

Responder

    SILOÉ -RJ

    20 de junho de 2011 às 23h55

    O PT é um partido democrático e como tal não tem como se isentar dos puxa- sacos, dos infiltrados, dos espiões e nem dos corruptos, à priore.
    O tempo é que vai mostrando quem é quem, e as máscaras vão caindo. Cabe a nós eleitores saber separar o joio do trigo.
    Percebo que nutre respeito e admiração pelos 3 citados do PT, embora tenha no momento restrições com relação a Dilma que logo logo se dissipará diante das conquistas em prol de nós mesmos: simples cidadãos.
    Com relação aos demais, te garanto que tem muitos do naipe da ERUNDINA< DILMA< E LULA>, ofuscados pelos falsos petistas que querem aparecer a qualquer preço, atraídos pela ganância.
    Como o aprendizado do exercício democrático do voto é muito recente´, e o status quo não quer largar o osso de jeito nenhum e ainda mais com uma mídia corrupta e dominante, fica difícil pra qualquer um não se deixar abater.
    Por isso entendo e aceito o seu desabafo de guerreiro decpcionado, só não aceito a avaliação tão baixa que voce faz do PT, se baseando apenas nos quadros de São Paulo.

Julio Silveira

20 de junho de 2011 às 16h46

Sempre entendi que o povo de São Paulo foi manipulado, como sempre, pela midia conservadora e golpista, que exortava o povo a se rebelar contra a Erundina mesmo em situações que ela nada tinha a ver ou não tinha como evitar.
A Luiza Erundina é uma guerreira, e de carater, tanto que soube sair no momento oportuno de um partido que estava em processo acelerado de transformismo. Com todo respeito as Drag Queens, mas compararo PT hoje a uma Drag Queen recem saida do armário.

Responder

Luis

20 de junho de 2011 às 16h34

"Pela insignificância daquilo com que o espírito se satisfaz, pode-se se medir a grandeza do que perdeu. (Hegel)". Tá no perfil do @luisk2017
Erundina, com uma jovialidade surpreendente, mostrou que se satisfazer com insignificâncias é o fim dos que desistiram da luta pela emancipação humana. Sua exortação ficará nas mentes e corações de todos que a ouviram.
PS: parabéns ao Viomundo, à Conceição e ao Azenha pelo apoio e sustentação política dos blogueiros progressistas…

Responder

ALON

20 de junho de 2011 às 16h24

Tamos aí em 2011 com muito acarajé e esperança.
Abraço dos Gemeos

Responder

Ana Maria

20 de junho de 2011 às 15h28

A caracteristica dos blogueiros progressistas sempre foi o entusiasmo a confiança senso critico mas com ética, procura da verdade através da investigação e não da difamação, somos diferentes,acreditamos no Brasil e não temos medo de ser feliz, temos orgulho de ser blogueiros sujos diferente do pig que suja as mãos para espalhar mentiras difamando e diminuindo a capacidade do governo e do país, criando falsas noticias e escondendo outras tão importantes para o país . Por isso nosso papel e tão importante esclarecer , divulgar,trocar idéias. Os blogueiros sujos devem espalhar a Luz, porque quem vive nas trevas é o PIG.

Responder

Elisabeth

20 de junho de 2011 às 14h53

É isso aí, tamando vitamina E!!!Viva o entusiasmo! E salve Luiza Erudina!
"E vamos, com essa energia renovada, continuar nossa luta pela democratização dos meios de comunicação no país, pelo direito do cidadão brasileiro à informação qualificada e de se expressar livremente. Viva a liberdade de expressão, viva o novo Brasil que está nascendo."

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding