Galeano: o segredo das acampadas é a “vitamina E”
Para o escritor uruguaio Eduardo Galeano, que apareceu de surpresa na Praça Catalunha, depois de ter estado também nas Portas do Sol, o segredo das acampadas é a “vitamina E”, de Entusiasmo.
“Entusiasmo”, explica Galeano, vem de uma palavra grega que significa “ter os deuses dentro”. “E cada vez que vejo que os deuses estão dentro de uma pessoa, ou de muitas, ou de coisas, ou da natureza… digo: ‘Isso é o que falta para me convencer de que viver vale a pena’”.
Galeano diz que vivemos num mundo infame, muito pouco alentador. “Mas há outro mundo na barriga deste, esperando. Que é um mundo diferente. Diferente e de parto difícil. Não nasce facilmente. Mas com certeza pulsa no mundo em que estamos.” O escritor uruguaio diz que reconhece esse outro mundo em manifestações espontâneas como a da Praça Catalunha, em Barcelona, ou na Porta do Sol, em Madrid.
Recomendamos: assista à entrevista de Galeano na íntegra. Excelente!
27 comentários
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.
Luiza Erundina, a “vitamina E” do #2blogprog | Viomundo - O que você não vê na mídia
20 de junho de 2011 às 13h43[…] por destacar um que me despertou muita atenção: pra mim, o melhor momento do Encontro foi quando Luiza Erundina, no final de sua fala, me fez lembrar de Eduardo Galeano na praça da Catalunya, exortando a platéia a não se entregar, a valorizar as conquistas alcançadas e não desanimar. […]
Cesar giometti
14 de junho de 2011 às 20h28É sempre bom ouvir e ler Galeano.
Farpa
13 de junho de 2011 às 17h32Galeano é um bálsamo para todos os sentidos!!! Vida longa ao mestre!
Archibaldo S Braga
13 de junho de 2011 às 17h16BRAVISSIMO!!!!! Braga
Margarida
13 de junho de 2011 às 14h58Será q as novas gerações vai ter um gênio como este? Acho dificil.
Lucas
13 de junho de 2011 às 19h15Presta atenção no vídeo. Os gênios das novas geração estão logo ali atrás do Galeano.
Deviam entrevistar eles também.
Adilson
13 de junho de 2011 às 14h40Bravíssimo!!!!! Aplausos de pé!!!!
[email protected]
13 de junho de 2011 às 14h29É exatamente isso!Mas precisamos estar atentos,sempre,e ter a consciência de que na barriga desse novo mundo que nascerá,há um outro,e depois outro e mais outro!Até os mundos de Pol Pot,Stalin e Fidel devem estar prenhes de novos mundos!A vida não deve parar!
Lucas Lima
13 de junho de 2011 às 14h09Que isso, to passado com essa entrevista….
Sensacional.
Uélintom
13 de junho de 2011 às 14h05Ok, ok, o mundo não começou em 1989, quando a candidatura Lula acendeu uma brasa inapagável de esperança, e que se tornou labareda em seus mandatos – mesmo porque, quem seria Lula se não fosse o povo que o inspirou? É que eu tenho a impressão de que muitas dessas brasas se acenderam pelo mundo a partir das faíscas soltas pelo Brasil. Não só pela admiração e pela nova luz no mundo que passamos a representar, como sempre faz questão de nos lembrar o ator Danny Glover, mas também pelo apoio incansável aos espaços para troca de conhecimentos, informações, experiências e para o reforço de laços de solidariedade, como os Fóruns Sociais Mundiais.
lia vinhas
13 de junho de 2011 às 12h43Dispensa comentários. Galeano é para mim um monstro (no bom sentido) da literatura, do pensamento em geral. Eu e meus filhos já relemos umas quantas vezes As veias Abertas da América Latina, obra que deveria ser constantemente reeditada e adotada em todas as escolas do país. Ele é um verdadeiro comunista, embora não se autoproclame como tal. E nos alenta neste mundo difícil em que uns poucos mandam e muitos milhões obedecem.
É uma entrevista preciosa para ser vista e revista e, se possível, debatida em grupo.
Obrigada, Azenha, você sempre nos brinda com matérias excepcionais.
Hans Bintje
13 de junho de 2011 às 12h09[Modo CHATO: on]
Da mesma forma que eu desconsidero palpites de europeus sobre a América Latina, faço a mesma coisa em relação a latino-americanos palpitando sobre a Europa.
A chance de quem não vive a realidade do dia-a-dia dos lugares falar bobagens é enorme, e o caso do Galeano é típico.
Não há motivos para otimismo. Vejamos o que aconteceu, na prática: os "indignados" da Espanha ajudaram a eleger um governo que pouco (estou sendo gentil) se importa com as demandas populares.
Qualquer semelhança com os "cansados" brasileiros não será mera coincidência.
Que o Galeano continue a falar com todo o talento sobre a América Latina, sempre lerei com atenção o que ele escrever a respeito dela.
Quanto à Espanha, vale a máxima do Barão de Itararé:
– De onde menos se espera, daí é que não sai nada.
[Modo CHATO: off]
Euler Conrado
13 de junho de 2011 às 12h00Quanta lucidez embalada nos sonhos do eterno jovem Eduardo Galeano. E que parto difícil este, deste carcomido mundo do capital. Vivamos o nosso momento, cheio de surpresas, apesar das pedras no caminho.
Niveo Campos e Souza
13 de junho de 2011 às 11h06Galeano é dos raros que dignificam a nossa existência: pobres seres humanos.
Niveo Campos e Souza
Imperdível: Eduardo Galeano na Praça Catalunha (Barcelona) - Blog do Prof Guilherme
13 de junho de 2011 às 10h40[…] Vi a nota no blog do Azenha… (https://www.viomundo.com.br/voce-escreve/galeanoum-outro-mundo-esta-na-barriga-deste-infame.html) […]
Jorge
13 de junho de 2011 às 10h21Quando será que acordaremos aqui no Brasi?
Klaus
13 de junho de 2011 às 08h27Um dia estes jovens vão envelher…como todos. O que Galeano diria dos jovens franceses de maio de 68?
Gerson
13 de junho de 2011 às 23h24Eu acho que ele diria:
"Fizeram o que tinham que fazer na época deles"
Flavio Lima
13 de junho de 2011 às 07h59Precisamos de muitos "sabios de mierda" como esse! Que bom existir gente assim. A Humanidade tem jeito!
FrancoAtirador
12 de junho de 2011 às 20h43.
.
Galeano realmente não é um intelectual.
É UM POETA QUE ENTUSIASMA.
.
.
Mário SF Alves
12 de junho de 2011 às 23h31E alguém que tão claramente percebeu as veias abertas não perceberia a gestação de um novo mundo…
Sim, Franco, de fato, trata-se de um intelectual acima da conveniência acadêmica, acima dessa mesmice lamparino-alexandrina ainda hoje reinante e que a todos emburrece, dissocia, dessocializa e não entusiasma.
FrancoAtirador
13 de junho de 2011 às 16h51.
.
O POETA É UM PENSADOR QUE SENTE.
.
.
assalariado.
12 de junho de 2011 às 20h21Estes jovens carregam consigo uma barriga gravida,um outro mundo diferente,e que o parto será dolorido, mas ai eu me pergunto, que mundo é este? Seria o nascimento da criança socialista? Ora, o mundo dos contrários nada mais é do que a sociedade de luta de classes(capital x trabalho), é o explorador e o explorado. Ou seja, se um perde o outro ganha e vice -versa.O capital levou o planeta a bancarrota e não tem nenhum deles preso,cadeia é pra ladrão de galinhas e não pra quem desvia dinheiro publico(rico não rouba, desvia).Este deus mercado e seu braço politico,o PIG, nos faz de tontos e descrentes de tudo e, ainda raptaram e distorcem a democracia.
assalariado.
12 de junho de 2011 às 20h19Estes jovens carregam consigo uma barriga gravida,um outro mundo diferente,e que o parto será dolorido, mas ai eu me pergunto, que mundo é este? Seria o nascimento da criança socialista? Ora, o mundo dos contrários nada mais é do que a sociedade de luta de classes(capital x trabalho), é o explorador e o explorado. Ou seja, se um perde o outro ganha e vice -versa.O capital levou o planeta a bancarrota e não tem nenhum deles preso,cadeia é pra ladrão de galinhas e não pra quem desvia dinheiro publico(rico não rouba, desvia).Este deus mercado e seu braço politico,o PIG, nos faz de tontos e descrentes de tudo e, ainda raptaram e distorcem a democracia.
E a cada dois anos nos oferecem eleições "livres e diretas" e, é claro, apresentam a lista de candidatos, entre os vários candidatos da burguesia(democracia burguesa?). Lutar por uma vida diferente, presume-se em algum tipo de opção, sem ser esta merda que aí esta. Sr. Eduardo Galeano,sou um simples operário,não tenho muito estudo, muito menos sou intelectual, mas ouso dizer: não sou rebelde sem causa, acredito em outro mundo diferente, sim, este tem nome,sociedade socialista. Neste mundo(socialista), não há louvor ao deus dinheiro,deus mercado, há sim,louvor ao próximo,do pensamento coletivo e soluções coletivas, vamos rumo ao socialismo…
Sebastião Medeiros
12 de junho de 2011 às 18h34Pelo menos o papo furado do"fim da "história" daquele nipo-estadunidense foi para as cucuias.HÁ muito pano pra manga na e outros Outubros e Maios virão.porque a história só acaba no cemitério,aliás há muita gente nas redações da globo,abril,folha e estadinho que morreu e esqueceram de enterrar,além dos troll-zumbis que andam vagando pela blogosfera Progressista e de Esquerda.
Zilda
12 de junho de 2011 às 17h36Entrevista de Galeano.
Elisabeth
12 de junho de 2011 às 14h28Que grande! Também vejo desta forma as mobilizações nas Espanha. Moral sempre altados “indgnados”, não se abatem e estão conseguindo cada vez mais engajamento e apoio da sociedade. Acredito que mudarão a formas de fazer politicas e novas formas de uma democracia mais plena! E Salve Galeno! Salve entusiasmo!