Le Monde: O Sul emergente abre alas e pede passagem

Tempo de leitura: 2 min

Irã nuclear: o Sul emergente abre alas e pede passagem, na negociação

19/5/2010, “Opinion”, Le Monde, Paris
http://www.lemonde.fr/opinions/article/2010/05/19/nucleaire-iranien-le-sud-emergent-veut-sa-place-dans-la-negociation_1353888_3232.html

Tradução de Caia Fittipaldi

O Sul emergente já aparecera antes, em cena que provocou frisson e alarido no palco internacional, em domínios do meio ambiente e do comércio. Essa semana, inaugura nova etapa, importante sinal de o quanto aumenta o poder desses países.

Ei-los ativos em terreno que, até agora, permanecia como quase-monopólio das tradicionais “grandes potências”: a proliferação nuclear no Oriente Médio – ou, em resumo, a relação de forças numa região-chave para Europa e Estados Unidos.

Os livros de História guardarão a data – 2ª-feira, 17 de maio –, em que Brasil e Turquia apresentaram à ONU acordo negociado com Teerã, sobre uma das facetas da questão nuclear iraniana.

Pense-se o que se pensar sobre o texto que resultou dessa mediação turco-brasileira, a própria mediação, em estratégia de mostrar fato consumado – não foi mediação solicitada –, muda consideravelmente o quadro mundial. Ela quebra de facto o domínio até agora reservado aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU: China, EUA, França, Grã-Bretanha e Rússia.

Endereçada exatamente a esses, a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan é clara: nem pensem, em 2010, em porem-se a reinar só vocês, sobre uma ordem internacional na qual o peso das nações evolui a favor de países como os nossos (o Sul emergente estende-se do Egito à África do Sul, da Nigéria à Indonésia).

AMBIÇÕES POLÍTICAS LEGÍTIMAS

Para os que ainda não entenderam: Brasil e Turquia, segunda-feira passada, puseram os pontos nos “is”. São membros, sim, do grupo dito “5 +1”, ou “os Cinco” que, na ONU, discute a questão nuclear iraniana.

O grupo é constituído dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança acima citados, mais a Alemanha. Os cinco países acusam o Irã de descumprir compromissos internacionais e de ignorar várias Resoluções da ONU. Suspeitam que Teerã mantenha um programa de enriquecimento de urânio que parece ter uma única finalidade: militar.

As ambições políticas dos países do Sul são legítimas. Têm de ser acolhidas positivamente. Mas, no caso do dossiê iraniano, a desconfiança dos Cinco tem fundamento. Evidentemente, todos saudaram a iniciativa turco-brasileira como “um passo na direção certa”.

Simultaneamente, para marcar a desconfiança quanto à substância do acordo anunciado em Teerã, os Cinco já avisaram, na 3ª-feira, que manterão a pressão sobre o Irã. Trabalham agora num projeto de Resolução que prevê novas sanções contra a República Islâmica.

Têm razão. O documento turco-brasileiro propõe que uma parte – apenas uma parte – do urânio iraniano seja armazenada no exterior, em troca de combustível enriquecido só aproveitável para uso civil. Assim, não se impede o Irã de produzir o urânio mais potente de que carece para produzir arma nuclear.

Os iranianos já disseram, ontem: não pensam em suspender seu próprio programa de enriquecimento de urânio… Têm razão, pois, os Cinco, que exigem mais.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Carlos

Azenha, Conceição

Sugestão: reunam num só post tudo o que o Francis cometeu aqui – em ordem cronológica.
Parece que há alguma coisa de errada nesta "cabeça".

Paulo Roberto

Dvorak, felizmente, existem poucas pessoas que pensam da sua maneira: Manda quem pode e obedece quem tem juizo, esta filosofia é de dominador e dominado, você é o segundo. Já imaginou se a Russia tivesse a mesma filosofia sua? O que dizer da China, da Índia, França, etc. Cuba nunca obedeceu os EUA. E daí? O taliban não obedecem os EUA, assim como não obedeceram os Russos. O Irã também não. Para se livrar o mundo das armas nuclerares só tem uma alternativa: O desmantelamento dos estoques de armas nucleares. Se não houver esta iniciativa, nada poderá ser feito para impedir que mais países desenvolvam capacidade nuclear. O Irã será o proximo. Invasão? Guerra convencional contra o forte Irã? Acho que não.

    dvorak

    "(…)O desmantelamento dos estoques de armas nucleares(…)"

    Você também acredita em papai-noel e saci-pererê, caro Paulo???

    ehehehehehehe

Maria Dirce

Azenha esse discurso de Lula na ONU setembro 2009, é como se tivesse falando hoje,tamanha veemência e clareza.

http://www.youtube.com/watch?v=jGOX0L-FyWA

Paulo Cezar

EUA mandam ao oriente médio "enviado diplomático" para pressionar o Irã.

"Obama envia USS Truman para ajudar na "diplomacia" com o Irã
20 de maio de 2010,

O site DEBKAfile informou que a administração Obama vai enviar o navio-aeródromo USS Harry S. Truman para reforçar as unidades já em operação no Mediterrâneo e no Golfo Pérsico.

O navio vai capitanear o Carrier Strike Group 10, que vai zarpar de Norfolk no próximo dia 21 de maio.

Quando chegar na área de operações, o USS Harry S. Truman se somará a outro navio-aeródromo que está no local, o USS Dwight D. Eisenhower, que reforça a pressão diplomática com Teerã.

Pela primeira vez um navio de guerra alemão fará parte de uma força-tarefa americana em oposição ao Irã, a FGS Hessen, que ficará sob comando americano.

Segundo o site, fontes militares americanas disseram que o Pentágono planeja ter até agosto, de 4 a 5 navios-aeródromos na área.

O USS Truman leva a Carrier Air Wing Three (Battle Axe), com 7 esquadrões: 4 de F/A-18 Super Hornet e F/A-18 Hornet, um de E-2 Hawkeye, o Electronic Attack Squadron 130 de guerra eletrônica e o Squadron 7 de helicópteros antissubmarino.

Outros quatro navios se juntarão ao Strike Group do Truman: cruzador USS Normandy e destróieres USS Winston S. Churchill, USS Oscar Austin e USS Ross.

O Truman Strike Group vem há quatro meses treinando para as missões no Golfo Pérsico e no Mediterrâneo."
http://www.naval.com.br/blog/2010/05/20/obama-env

sergio

O rei está nu. Obama mostra-se fraco, indeciso, controverso e dubio. Apresentou um plano em Outubro e não fez o menor esforço para aprová-lo. A Clinton, ta se achando e não se encontra. Levou um drible da vaca do Brasil e da Turquia, pois achava que estes iam se dar mal. Quem está mal nesta história é os EUA, a Europa e a ONU. O objetivo é um só: aplicars sanções com vistas a tão sonhada guerra milagrosa para desviar a atenção de todos dos reais problemas que estes enfretam em suas casas.
O Euro está perto do fim. Vida curta. O pior ainda esta por vir com a ruina do euro. Um continente velho, cuja população esta decrescendo. Daqui alguns anos vai estar disponível para quem quiser colonizar.
O EUA não sabe como lidar com os ladrões de Wall Street.
Então uma guerrinha por favor.

Carlos

O Francis tá atacado hoje.

dvorak

Manda quem pode, obedece quem tem juízo!!! Como o pirado do Irã não tem, vai ferrar seu país e terminar como o Saddam…O capeta já está preparando a festa de recepção…

    Carlos

    Ah, os ´pensadores´ das frases (já) feitas…

    dvorak

    Procuro fazer os comentários da maneira mais simples possível, para que pessoas como você possa entender, caro Carlos…

    eheheheheheh

    Carlos

    Ou por que não pode dispensar a muleta do senso comum?

    mila

    Ainda bem que os negros não tiveram juizo e se insurgiram contra a escravidão imposta pelos que mandavam: os senhores de engenho.

    vera oliveira

    ainda bem que o irã não tem juízo !!

    mila

    A maxima de Francisdvorak: diante do estupro iminente, so resta a vitima relaxar e gozar…

    dvorak

    Quem foi mesmo que falou algo parecido na época do caos aéreo, Mila?

    ehehehehehehehe

Paulo

Falta seriedade? Eles babam. O confronto seria eminente. A ralé se instalou lá. Temos tudo, eles não tem nada. Intelectualizar os Europeus ou americanos seria um desastre. Assinado, poeta do apocalipse. E com essas bombinhas que esse povo têm…

Paulo

Humilde, o que não foi divulgado é que os EUA não reconhecem a plataforma de 200 milhas mas a de 20 milhas como exclusivas. Jobim deixou claro no Senado pq comprou aviões. A França assinou 200 milhas mas os EUA "ainda não reconhecem o direito do Brasil nas 200 milhas. Não concordam. Então a coisa é mais suja do que a gente pensa. Legal, Venezuela, Cuba, Irã, Brics, mas será que os aviões não foram pelo risco de um questionamento em relação as 200 milhas da "plataforma".

    mila

    Nas MALVINAS será instalada uma base miltar britanica.
    O não reconhecimento das 200 milhas é um passo para vermos navios de guerra nas imediações do Rio e santos. Aliás com a IV FROTA já estão os marines estão ativos e atuantes. Quando começarem a ocorrer tragedias no estilo da BASE de ALCANTARA não estranhem. Para atingir o objetivo, eles afundam até MEGAPLATAFORMA. Com os neocons ditando normas estamos correndo todos serios riscos.. E o PiG cmo sempre em defesa dos interesses dos USA e EUROPA. Serra eleito será de grande valia.

    Supertramp68

    Teoria da Conspiração?? Não precisa nos atacar, é só trazer espelhos…

PEDRO

DÁ-LHE LULA! CRIME É ISRAEL TER BOMBAS E DISCORDAR DOS ACORDOS INTERNACIONAIS SOBRE ARMAMENTOS NUCLEARES!!! POR QUE A ONU NÃO VAI SOBRE ELES? DINHEIRO? PODER? ATÉ QUANDO????

    Sergio Ruiz

    Pedro vc. esqueceu de mencionar que o estado Naziisraelense também possui armas biológicas, saiu à anos passados na revista Caros Amigos.

    Conceição Lemes

    Pedro, please, letras minúsculas nos próximos comentários; é uma das normas para aprovação deles no Viomundo. abs

Paulo

Lula é simples e esperto. Levantou uma questão. A esta altura as economias caindo inclusive a do Brasil, ele esta viajando na onda do crédito e da bolha. Atacando Keynes? Apenas o estadista visionário e inspirado Lula? Se posicionando para levar para o Brasil o máximo que puder? Lula é solto, não é acadêmico e se posicionou.

dvorak

Manda quem pode, obedece quem tem juízo!!! Como o pirado do Irã não tem, vai ferrar seu país e terminar como o Saddam…O capeta já está preparando a festa de recepção…

ehehehehehehehee

Paulo

Sejamos simples, terrorismo não é o mesmo que poder. 5 bilhoes de dolares para um traficante de armas e o Irã compra uma bomba pronta. Não lembram de James Bond? A questão é o medo, 500 ogivas destroem o mundo e tudo em volta. Se o nacionalismo volta vão falar, entro, tomo, e nem que seja para destruir metade da população. As guerras ensinaram-nos isso. Piada, 50 anos desde a última guerra e as coisas mudaram tanto assim?

Supertramp68

O Le Monde puxa o saco do lula pra vender as porcarias dos Rafaeles que ninguem quis.

Paulo

Pessimismo. A capacidade para buscar soluções não nos pertence mais. Lá eles inventam tudo, tudo. É uma mudança de paradigma? Tá bom. Essas crises são graves?, o mundo esta contaminado pelo submundismo e pelo falso pragmantismo das nações emergentes. Quando a coisa ficar séria não nos iludamos eles vão nos invadir sem nenhum pudor. Uma coisa é ser cidadão alemão, o que manda é a força militar. E papo final. Ou entrega ou vamos ver quem manda.

carlos costa

O acordo negociado por Brasil, Turquia e Iran, nada mais é que a proposta da Agencia Internacional de Energia Atomica e com val dos Estados Unidos, por eles apresenta 8 meses atras; por isso esse volume de 1200 kg de uranio a serem enviados a Turquia, deixando no iran um volume insuficiente para a produção da tal bomba nuclear; exatamente a mesma bomba que determinou a invasão dom Iraque;

laura

De fato os reis foram postos nús. Mais e, a Pseudo-rainha , Hillary Clintom. O artigo chama a atenção para o que imposta. Mudou a geopolítica do mundo. O Lula é mesmo, danado!

francisco.latorre

coragem mesmo..

só o lula. e o turco.

mas todos apóiam na região.

é só olhar o mapa.

guerra na própria fronteira?..

todos apóiam a ofensiva brasil na região.

não tão mesmo é acreditando na audácia do luís inácio.

..

o império?..

vai com tudo tentar 'influenciar' a eleição.

com tudo. é a última chance.

depois o brazil será brasil.

no brasil e no mundo.

brasil dos brasileiros.

..

César

MAC, esses empreendimentos imobiliários, quando prontos, normalmente são divulgados na grande mídia, logo são anunciantes em potencial e por isso, imagino, estas demolições e construções ganham o silencio das grandes corporações de mídia, que teriam, na hipótese, interesse nesse tipo de ação tipicamente CAPITALISTA. Se você vier a Búzios no RJ verá aberrações em todas as praias. Verdadeiras esculhambações à constituição do nosso país.

yacov

Enquanto isso, no cenário interno, do lado de lá, as coisas ficam cada vez mais claras para o eleitor. O Lobo mal consegue se disfarçar na pele do cordeiro. Vejam este parágrafo retirado do editorial de Carta Capital, desta semana:

"… É a sintonia sabuja com essa lógica de isolamento e golpe que o candidato da coalizão demotucana, José Serra, expressou recentemente em entrevista à RBS, ao dizer: " 'Eu não receberia, nem visitaria Ahmadinejad'. A subserviência soa como música aos ouvidos dos falcões de Washington nesses dias. Fica claro, porém, em mais esse aspecto, que o Brasil de hoje não é o de ontem; e que Serra não é, nunca foi, nem poderia ser um continuador da política de Lula, tanto no plano doméstico, quanto no cenário internacional"

O BRASIL DE VERDADE não passa na glOBO – O que passa na glOBO é um braZil para os TOLOS"

yacov

Pelo que li sobre o acordo, não haverá material suficiente no IRã para fazer a bomba. Acho que esta jornalista está mal -informada. De qualquer forma foi um vitória fantástica de nossa diplomacia que aponta para uma nova configuração de forças no cenário mundial. O "Sulzão" está chegando com tudo e o Norte está todo capenga, "tapado de judiaria"… Ô, coitados!!! Será que algum dia abandonarão a cartilha neoliberal???

O BRASIL DE VERDADE não passa na glOBO – O que passa na glOBO é um braZil para os TOLOS"

Alberto

Estas superpotências não estão conseguindo nem controlar suas próprias economias e querem dar (e dão) palpite sobre as decisões mais comezinhas dos paises pobres. Que cuidem de seu quintal primeiro!

augustinho

Eles ja enxergam melhor que os anglo saxoes. Mas continuam sendo europeus, fazer o que. Vamos entende-los
porem ao mesmo tempo vamos ir conquistando a america do sul, a africa para o nosso lado, fazendo o oposto
do que europeus colonizadores la fizeram. Agora por ex. no O.M.,como quem come mingau, o nosso pais conquistou de uma tacada só, e de mestre, dois parceiros fortes: turquia e irã.

mac

Demolição das barracas na orla de Salvador
http://www.atarde.com.br/fotos/index.jsf?id=25026

e os condominios e hotéis que privatizam as prais , também serão demolidos ???

Luiz Moreira

A posição das potências nucleares lembra muito a história infantil do lobo e o cordeiro. Ao beber água em um riacho, o lobo acusa o cordeiro por sujar sua água. Mas como?-diz o cordeiro. Estou abaixo na correnteza. O lobo retruca.-Não foi agora mas oito meses atrás. Não pode ser isto. Diz o cordeiro. Eu não era nascido nesta data! Mas o lobo arremata a posição: Se não foi tu, foi teu pai ou teu avô. E come o cordeiro.

Rogério Madureira

Senhores, será que ninguém estudou história? Será tão difícil comparar o comportamento neurótico dos EUA ao da Alemanha nazista? Os EUA não tinha mais petróleo! Se controlar Afganistão, Iraque e Irã, terá boa parte do petróleo do planeta!!! Estes países estão há décadas construindo uma nova ordem mundial global. Alguém duvida que o regime democrático que escolherão não seja o mesmo que os mantém sua exclusividade no conselho de segurança da ONU? Pensem, senhores. Que única nação ousou usar uma bomba nuclear contra humanos inocentes?

Diplomacia: o Brasil bem na fita, apesar do complexo de vira latas » O Recôncavo

[…] A imprensa mundial assombra-se com a competência brasileira. A nossa atira pedras. Leiamos então um trecho do que o jornal francês Le Monde (pinçado do Vi o mundo):  […]

Lacyr

Tá fora de lugar Azenha, mas eu não resisto: Ééééééé SANTOOOOOOOS!

Marcelo Job

Saudações Azenha, dá uma olhada logo abaixo do cabeçalho do Defesanet o texto Teoria Conspiratória? Vê que absurdo é o texto. Eu chamaria aquilo de paranóia. Abraços P.S. NÂO APROVA ESTE POST NOS COMENTÁRIOS PORQUE NÃO QUERO PROPAGANDEAR AQUELA BANDALHEIRA LÁ.

Jairo_Beraldo

Vão nada…eles são apegados a essa terra da guilhotina…aguça suas maldades!

Rocha

Brasil grande ganhamos outra copa do mundo parebens para o Lula!!!!

Ivonete

Esse acordo Brasil-Turquia-Irã, deixou os cinco do conselho de segurança da ONU, e a própria ONU, totalmente exposta às suas próprias contradições e perplexidades. Não é o Irã que está exposto, mas sim as potências com suas caricaturas reveladas. Estão nus!

    Leider_Lincoln

    É este o ponto. O que se questiona é a legitimidade de cinco países que. há 65 anos atrás, venceram uma guerra, de continuar decidindo os destinos do mundo. Essa legitimidade acabou.

    dvorak

    Quem vai colocar o guizo no gato, cara lady?

    eheheheheheheeheh

    Carlos

    Nem precisa, eles mesmos se enforcam.

Urbano

Riqueza e potencialidade só acima da linha do equador? Que é isso?

Gerson Carneiro

Estamos diante da destituição da pangéia centralizada nos EUA e diante do surgimento de uma nova ordem incluíndo acepção de novos valores. É a prova de que a bomba atômica já não impõe obediência.

Eduardo

os Tucanos depois de lerem isso vão cancelar as assinaturas do Le Monde e vão vender seus apartamentos em Paris. E prometerão nunca mais botar os pés na França.

Maria Dirce

na verdade esses 5 países mais 1 formam uma panelinha das grandes decisões da humanidade, e não aceitam contrariedades.Mas como o cenário economico esta mudando rápido demais, eles tem que revêr suas atitudes , a economia é vital para todo político mais ainda para a panela da ONU!!!!

Djalma

Determinadas atitudes do mundo hegemônico, dos detentores do poder mundial, fere minha sensibilidade, minha inteligência, não só a minha, mas, a de todos os que pensam. Eu penso, portanto, acho ridículo que as grandes potencias mundiais imponham aos outros Países o que podem e o que não podem. O Mundo está mudando e haveremos de alcançar novos rumos. O Brasil, como País rico e importante estratégicamente, é fadado a grandeza e, como tal, pode e deve, soberanamente, alçar vôos para frente e para o alto em busca do nosso destino. De parabens nossa diplomacia.

Orlando Bernardes

Este jornalista que escreveu o texto deveria, antes da matéria, consultar a Agência Internacional de Energia Nuclear, pois foi ela mesma que estipulou esta quantidade de urânio pois o que fica no Irã, não tem possibilidade técnica para produção de bombas nucleares. O Irã é signatário do tratado de não proliferação de armas atômicas e por esta razão sofre inspeção desta agência. Ou este repórter é burro mesmo ou mal intencionado. Estão sempre tentando justificar as ações do " clube dos cinco ", seus patrões ideológicos.

    Fernando Frota

    Não é isso. A guerra já estava praticamente decidida, como desde o início deste affair querem e desejam ardentemente Estados Unidos e Israel. Apenas queimava-se rapidamente etapas rumo à deflagração, com "formalidades diplomáticas." E agora houve um grande recuo, vão ter que discutir sanções que, segundo a diplomacia chinesa que é mestra em andar pisando em ovos, não são tão impositivas e resguardam a abertura do Irã ao comércio internacional. E a França, que compreende que toda Europa no fundo não quer a guerra, parece se alinhar com esta posição chinesa. É uma saída diplomática para quem não via saída senão ceder à exigência americana pelo ataque militar o mais rápido possível ao Irã. Isto, apesar dos urros de fúria de Wall Street, que agora deixou de lado os intermediários políticos e assumiu diretamente o comando dos gritos de guerra.

Rogerio Silva

Lembram dos estadunidenses junto com a Inglaterra alamando a comunidade internacional, acusando Sadan Hussein de produzir armas quimicas? Pois é… a estratégia é a mesma, só muda o componente… uranio enriquecido.

E a ONU, a meretriz desses paises, se fez de morta (e está mesmo) quando os estadunidenses invadiram o Iraque sem o aval da dita… Afinal, quem dessa turma tem moral pra censurar o Irã?

O tal premio da paz, tá mesmo é afim de conseguir mais uns poços de petroleo, mesmo que isso custe milhares de vidas inocentes que hoje perecem no Iraque e no Afeganistão. E para lembrar, os estadunidenses estiveram envolvidos nos dois paises apoiando o que hoje atacam.

Como era mesmo o nome daquele general americano punido (bode expiatório), por deixar a comunidade mundial tomar conhecimento das vendas de armas ao Irã quando este estava em guerra com o Iraque?

    Jairo_Beraldo

    E não acusaram e julgaram George Walker Bush, nem como criminoso de guerra e nem por crimes contra a humanidade…juntamente com Tony Blair.

    Carlos

    Nome do general: IMPRONUNCIÁVEL

Juarez Marques

E com relação a Israel? Não haverá nenhuma retaliação por parte dos "cinco", por descumprir seguidamente todas as resoluções do conselho de segurança da ONU?

    Jairo_Beraldo

    Israel está por trás disso tudo. Israel é quem manda nessa gente!

    Guilherme

    Não.

Maria

Que credibilidade tem os EEUU depois por exemplo que afirmaram para o mundo que o Iraque tinha armas de destruição em massa e não encontraram nada?
Que credibilidade tem Israel que trucida palestinos com bombas proibidas e continua ampliando seus assentamentos em território Palestino, sem que o Conselho de Segurança da ONU imponha sanção de qualquer natureza?
O mundo mudou e esse povo ainda não percebeu.. Provavelmente no futuro, pagarão um alto preço por tamanha prepotência e insensatez.
Que Deus nos ajude!

Fabio_Passos

Muito melhor o Georges Bourdoukan:

"Acabou o tempo da Casa Grande, o Brasil ja não é mais uma senzala" http://blogdobourdoukan.blogspot.com/

saca só…

"
A verdade é que Brasil e Turquia, ao conseguirem o acordo, simplesmente mostraram a inutilidade do Conselho de Segurança da ONU, cujos cinco membros estavam acostumados a determinar os rumos da humanidade, mas jamais a busca pela paz.

Resta agora esperar para ver até onde vai a arrogância dos antigos donos do mundo.

Com certeza, farão tudo para rasgar o acordo e buscar uma saída pela guerra.

Afinal, não foi para isso que o senhor Obama ganhou o prêmio Nobel da paz?

Que o digam os torturados em Guantánamo.

Que o digam os torturados em Abu-Ghraib.

Que o digam os torturados em Bagram.

Pobre humanidade…
"

Lucas Cardoso

O "inocente até que se prove o contrário" não existe em relações internacionais? Os governantes iranianos repetidamente insistem que não procuram fins militares para tecnologia nuclear, e nenhuma agência de inteligência do mundo tem provas do contrário.

Não há motivos para presumir que eles estão mentindo.

Existem todos os motivos para presumir que os EUA mentem (essa de "eles tem armas de destruição em massa é clássica").

    Jairo_Beraldo

    Acusaram o Iraque de ter armas químicas. E quem tem, e as usa contra velhos e crianças, é o estado de Israel, os bábaros….a chaga da humanidade,

Alexandre

Se até o estadão está começando a ponderar,parece que o Le Monde, o Azenha, o PHA e todos que não sofrem de complexo de pequenez,traçaram um caminho correto ao analisar com mais parcimônia e inteligência o tratado Brasil-Turquia-Irã. Hoje já publicou,entre outras coisas,as diferentes versões para o fato, repercutindo,inclusive a opinião do Irã a respeito do rascunho(sabe-se lá o que isso quer dizer)de documento de sanção. Detalhe que a demonizada república islãmica apresentou uma leitura bem interessante de todo o ocorrido. Salientou que os EUA e caterva sairão enfraquecidos em suas posições,devido ao afobamento e à sua incoerência.

roberto

Israel tem o domínio do ciclo de produção nuclear, não aderiu ao TNP e recusa inspeção da Agência Internacional, da ONU, em suas instalações. Israel pode. Os outros, inclusive o Irã, não. Quem pode justificar tal discriminação. Absurdo.

Tweets that mention Le Monde: O Sul emergente abre alas e pede passagem | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Rodrigo Queiroz, André Vargas. André Vargas said: Le Monde: O Sul emergente abre alas e pede passagem – http://tinyurl.com/3yvyg2z (via @viomundo) […]

rrtrop

Acabo de disponibilizar no meu blog do Portal Luiz Nassif tradução de artigo do The Guardian de hoje precisamente no mesmo sentido, O ACORDO NUCLEAR COM O IRÃ E A NOVA PRIMEIRA DIVISÃO DE POTENCIAIS GLOBAIS:
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/the-guardia

    Tavaresdemello

    Este artigo formula um pensamento bem mais arejado em relação a postura do Brasil e da Turquia. Tá bom demais e merece ser publicado aqui! Merece muito mais do que este artigo de "sorriso amarelo" do Le Monde (Le Monde só do jeito deles!).

    Valeu, rrtrop!

Celso

Depois da atitude da França de Sarkozy …acho que os Rafales da Dasseau (Dassô ) dançô !!!

Luiz Jornaleiro

Chega a ser revoltante a insistência dos países mais guerreiros da história para que "façam o que eu mando e não o que eu faço". É o cúmulo da arrogância! Pior ainda são nossos sabujos "interpretando" os fatos. Tragicomico.

Deixe seu comentário

Leia também