Jair de Souza: Lula não deve recusar apoios na campanha de 2022

Tempo de leitura: 3 min
Foto Ricardo Stuckert

Uma proposta para salvar a nação: Lula deveria aceitar o apoio de todos o que o queiram apoiar

Por Jair de Souza*

Depois de passar anos sob o fogo cerrado de toda a mídia corporativa do Brasil, a figura de Luís Inácio Lula da Silva reaparece como a estrela mais fulgurante do universo político do país.

Em contraposição ao esperado por seus patrocinadores, a imensa campanha de difamação despejada sobre Lula não foi capaz de extirpar do povo brasileiro o sentimento e as recordações positivas emanadas do período em que o país foi governado por aquele ex-torneiro mecânico, desprovido de título universitário e com um dedo a menos em suas mãos (por isso, ele era o “nine” para Deltan Dallagnol e os outros procuradores da Lava-Jato).

No entanto, em um dado momento, nossas elites econômicas (as elites do atraso, como diria Jessé Souza) concluíram que já não deveriam mais tolerar que o comando da nação estivesse em mãos de um ser tão desvinculado de seus padrões sociais e sem vínculos intrínsecos com seus interesses econômicos.

Porém, como não contavam em suas próprias hostes com nenhum aspirante em condições de atrair o voto das maiorias populares, essas elites e seus meios de comunicação se viram forçados a optar pela única figura que, naquele momento, era capaz de colher os frutos do ódio e da desesperança com a política que eles haviam semeado com tanta intensidade por quase uma década.

Só isto pode explicar o fato de que Bolsonaro, provavelmente o político mais abjeto e desprezível de todo nosso baixo clero parlamentar, tenha sido por eles reformatado e reapresentado com um novo rótulo.

Ou seja, em lugar do politiqueiro ligado ao que de pior havia no submundo da política, ele passou a ser tratado como um novato debutante que estava chegando para pôr fim à velha política e à corrupção.

Ou seja, era a podridão sendo re-embalada e divulgada como exemplo de frescura.

Mas, como a leitura bíblica nos ajuda a entender, não se pode esperar que uma árvore podre dê frutos bons.

Como consequência, o país está recebendo de Bolsonaro tão somente aquilo que Bolsonaro poderia proporcionar: ódio, miséria, destruição, sofrimento e morte.

E, digamos, tudo em medidas colossais, visto que Bolsonaro não está para modéstias no tocante a essas coisas.

Agora, ao nos acercarmos às 400.000 mortes pelo descaso com a covid-19, o descalabro atingiu tais proporções que até inúmeros representantes de setores das próprias elites se deram conta de que não dá mais para deixar o barco seguir nas ondas do bolsonarismo.

Eles também sentem que acabar com esta tragédia é não apenas preciso, como imperativo.

Ocorre entretanto que, uma vez mais, nossas elites do atraso não contam com ninguém de sua própria estirpe para assumir a contento a tarefa de livrar o país do monstro que nos está assolando.

Por mais que o fato lhes desagrade, eles vão entendendo que ninguém além do já conhecido Luís Inácio Lula da Silva se perfila em condições de derrotar o flagelo do bolsonarismo e recolocar a nação no rumo da civilidade.

É triste para eles, mas, até o momento, não puderam fabricar ninguém capaz de lhes dar esperanças de vitória. E olha que já testaram vários nomes.

Sendo assim, começaram a surgir no seio dessas elites elementos que, a despeito de sua profunda ojeriza a Lula e a tudo que ele representa, entenderam que seria melhor entregar os anéis para não perder os dedos.

Essa gente percebeu que Lula é a única salvação até mesmo para as próprias elites, ou seja, até para aqueles que foram os responsáveis pelo crescimento do câncer que está corroendo as entranhas de nossa nação.

Em visto disto, poderíamos indagar: Lula deveria aceitar ou rejeitar os apoios provenientes dessa gente?

Para mim, Lula deveria aceitar de bom grado toda e qualquer adesão a seu nome, venha de quem vier.

Sim, para aceitar adesões Lula deveria ser totalmente amplo e generoso.

Não recusar ninguém.

No entanto, Lula deveria estipular com clareza e firmeza um programa de transformações sociais profundas, um programa que atenda fundamentalmente os interesses das maiorias que estão sendo vítimas de todas as desgraças que lhes vêm sendo causadas desde o golpe de 2016.

E a direção de sua campanha deveria ser entregue a gente que esteja plenamente comprometida com o programa.

Entre outras medidas necessárias, Lula deveria estipular claramente que é a favor de pôr fim à miserável limitação dos gastos públicos (teto de gastos); Lula deveria propor a volta do comando do Banco Central às mãos do governo e formular uma política de crédito favorável aos pequenos e médios produtores; Lula deveria deixar patente nosso empenho para a recuperação do pré-sal para a nação brasileira; Lula deveria encampar a luta pela recuperação dos direitos trabalhistas que foram eliminados depois do golpe de 2016; Lula deveria enfatizar a disposição de invalidar as agressões desfechadas contra nossa previdência social com as reformas dos golpistas de 2016; Lula deveria relançar o programa de habitação popular.

Estabelecendo abertamente seu programa de governo nessas bases e assegurando-se de que o comando vai estar sob a orientação de quem realmente se identifica com o mesmo, Lula poderia e deveria aceitar sem vacilação o apoio de todos os que queiram a ele se associar. Sem nenhum medo.

*Economista formado pela UFRJ; mestre em linguística também pela UFRJ.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Gulliver Brito

O PSDB foi pelas ideias do Aécio e se ferrou de verde e amarelo.
rsrsrs !

Henrique Martins

https://www.brasil247.com/poder/cara-da-casa-de-vidro-david-miranda-pede-que-pgr-investigue-bolsonaro-apos-revelacao-de-grampos-de-milicianos

https://www.brasil247.com/brasil/grampos-sugerem-que-amigos-do-miliciano-adriano-da-nobrega-recorreram-a-bolsonaro
https://www.brasil247.com/midia/quem-mandou-matar-marielle-questionam-internautas-apos-grampos-revelarem-relacao-entre-milicianos-e-bolsonaro

Como eu venho dizendo… Vocês ainda não viram nada do nível de loucura e subversão esse homem. Ele será algemado!!!! Posso garantir. Espero que eu ainda esteja vivo para assistir sua desgraça, bem como a desonra daqueles que o apóiam. Em tempos de Covid nunca se sabe né mesmo.

    Nêmesis

    Bollsonaro sendo algemado? Sonha…

    Ao contrário do que o povo acreditou em 2018, ele não chegou “lá” à revelia. Mais ainda, como é que já tendo demonstrado, não apenas inépcia, mas também corrupção, por que será que o Coiso não foi indiciado? Tampouco, fora alvo de impeachment?

    Tem é gente bem graúda por detrás delle. E que devem estar satisfeitos com essa zorra que está sendo feita.

Zé Maria

“A idade não pesará contra Lula.
Pelo contrário. Será a reprise de Biden nos EUA:
experiente, capaz de articular com o Congresso
e moderado. Talhado para um projeto
de reconstrução nacional, em que
você precisa juntar forças.”
https://twitter.com/VIOMUNDO/status/1385918170641453057

Tomando Cuidado com as Víboras de sempre.

Ederson Freire

Talvez.
O MDB vai pular no colo do Lula, mas foi o MDB do Temer que traiu o PT.
Certas alianças devem ser analisadas com muito cuidado e critério para não fazer de novo o que fez antes, trair o PT.
A classe média golpeou-se a si mesma. Pois só ricos não perderam.
O salário da classe média foi enxugado pela inflação. Ainda mais com a paridade do nosso petróleo/dólar. Nadar com yanque nas costas não é fácil.
Não dava para fazer o que o Macri fez na Argentina – empréstimo no FMI -, aí fizeram essa estranha paridade do nosso combustível com o dólar e amarraram um americano nas nossas costas.
Qual grande produtor de petróleo no mundo manda refinar nos EUA e depois importa derivados para o país de origem.
Isso atrela todos os preços ao dólar. Principalmente a cesta básica vital para os pobres. Aqui no Brasil o transporte e basicamente feito por caminhão e o custo desse tipo de transporte é mais caro em relação ao trem e barco.
Quem fez isso ?
O PSDB.
O partido do neo-liberalismo, nem liberalismo de verdade é. Desenharam esse lixo para o 3° mundo. Vê se no Japão, na Alemanha é assim. Claro que não.
Na França o Macron tentou e tomou um cacete do povo.
Com as reservas em dólar QUE O PT FEZ não precisa ir com o pires na mão pedir dinheiro ao FMI ou FIM de tudo.
O povo foi simplesmente feito de trouxa.
É ridículo economizar com SAUDE. Ou seja, teto de gastos na pandemia.
Deram o golpe, mas não tem breve para pilotar o avião. A economia nunca decolou. E nem vai com essa xerox do Adam Smith.
E lá vem o PSDB de novo com o neo-liberalismo. Depois não sabem pq nunca ganha a eleição presidencial.

    Nêmesis

    Isso mesmo.

    Tem muito jeito de que as elites vão apoiar o Lula para “tirar o bode da sala” e “arrumar a casa”.

    Depois que as coisas estiverem minimamente em ordem, irão querer colocar alguém da turma delles.

Zé Maria

O Problema não está em Lula “aceitar o apoio dos o que o queiram apoiar”, mas em buscar
apoio de quem não o quer apoiar.
Se a Band, a Record, a Globo e os Fascistas de
Mercado não quiserem apoiar a Candidatura de Lula, phodam-se. É melhor assim.

Lula deve procurar apoio do Povo Brasileiro,
mais do que já tem.

No Nordeste, por exemplo, Bolsonaro está
conseguindo votos em lugares que sempre
votaram no Partido dos Trabalhadores.
Porque o SK Palaciano, Miliciano Genocida,
Mitômano do Planalto, simplesmente vai lá
e inaugura Obras Iniciadas nos Governos
do PT e se apropria do mérito dos Projetos,
mentindo descaradamente como mentiu
“7 vezes em 7 minutos na Cúpula do Clima”, conforme os fundamentos Objetivos do Deputado Marcelo Freixo publicados aqui
no Viomundo:

“CÍNICO E MENTIROSO!”
(https://twitter.com/DesmentindoBozo)
(https://twitter.com/search?q=%23DesmentindoBolsonaro)

Por Marcelo Freixo

“Vou desmentir ponto por ponto o discurso de Bolsonaro, o maior defensor de criminosos ambientais do mundo, na Cúpula do Clima agora nos EUA.

[1.] ‘O Brasil está na vanguarda do combate ao aquecimento global.’
A VERDADE: o Brasil bateu recorde de queimadas já nos 8 primeiros meses do desgoverno Bolsonaro, em 2019, com um aumento 83% nos focos de incêndio em relação ao mesmo período de 2018.

[2.] ‘Promovemos uma revolução verde no campo.’
A VERDADE: Bolsonaro aposta numa agricultura predatória, protege garimpeiros e madeireiros e até publicou MP para legalizar a grilagem de terras em áreas de preservação ambiental.
Nós derrubamos a medida na Câmara.

[3.] ‘Colaboramos com os esforços mundiais de combate às mudanças climáticas.’
A VERDADE: Bolsonaro e Salles acusaram ONGs de serem responsáveis pelas queimadas e atacaram o Fundo Amazônia, paralisando o projeto de cooperação internacional para a preservação da floresta.

[4.] ‘Vamos eliminar o desmatamento ilegal até 2030.’
A VERDADE: Bolsonaro derrubou o delegado chefe da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, depois que ele pediu investigação contra Ricardo Salles por proteger e promover a ação de madeireiros ilegais na Amazônia.

[5.] ‘Determinei o fortalecimento dos órgãos ambientais, duplicando recursos para a fiscalização.’
A VERDADE: Bolsonaro e Salles interferiram
no Ibama e ICM-Bio para desmontar toda a
estrutura de fiscalização e combate a crimes ambientais.

[6.] ‘Promover esforço que contemple os interesses de todos os brasileiros, inclusive indígenas.’
A VERDADE: Além publicar MP para legalizar grilagem em áreas de preservação, Bolsonaro estimula a ação de garimpeiros que estão sitiando e devastando territórios indígenas.

[7.] ‘Devemos promover a governança valorizando a floresta e a biodiversidade.’
A VERDADE: Bolsonaro disse que o ex-diretor do INPE, Ricardo Galvão, estava ‘a serviço de alguma ONG’ por alertar sobre os recordes no desmatamento.
Galvão acabou demitido pelo presidente.

O discurso de Bolsonaro é mais um vexame global brasileiro, que passou de referência na luta pela preservação à pária que transformou a proteção dos interesses de criminosos destruidores do meio ambiente em política de Estado.”

https://www.viomundo.com.br/politica/bolsonaro-surfa-em-resultados-de-governo-do-pt-e-mente-7-vezes-em-7-minutos-na-cupula.html

Henrique Martins

https://www.brasil247.com/midia/felipe-neto-sobre-programa-de-computacao-que-imita-voz-sera-impossivel-saber-se-e-real-ou-nao

Se isso for verdade é bom que políticos e ministros do STF estejam atentos.

Henrique Martins

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/novo-comandante-delira-e-fala-de-tudo-menos-da-funcao-profissional-do-exercito-por-jeferson-miola/

Pelo jeito esse daí tem o perfil certinho que Bolsonaro deseja, ou seja, é uma pessoa suscetível a usar o exército para dar um golpe.

Henrique Martins

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/video-celebrando-a-amizade-entre-bolsonaro-e-o-chefe-da-casa-civil-viraliza-nas-redes/

O bom é que quando seu amigo sair desta algemado e desonrado ele terá sua fatia de desonra como cúmplice dele ainda que o amigo vá se ferrar sozinho.

Henrique Martins

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/militares-ficam-incomodados-com-nova-ameaca-de-golpe-de-bolsonaro/

Como eu já disse: vocês (o que inclui os militares) não viram nada ainda.

Henrique Martins

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/04/24/marina-so-falar-em-lula-e-bolsonaro-e-um-empobrecimento-do-debate-politico.htm

A senhora só aparece quando o assunto é eleições. Desde que começou a degradação ambiental no governo Bolsonaro era para a senhora estar gritando dia e noite pela proteção do meio ambiente. Se ainda se dispuser a fazer isso , inclusive viajando pelo país, a senhora terá mais chances que Ciro Gomes. A rede – seu partido – tem sido muito atuante no Congresso, mais a senhora não. De vez enquando dá uma ou outra declaração e só. Gente como Felipe Neto tem feito muito mais que a senhora que é política. Um dos motivos pelos quais o debate é pobre é porque a senhora é omissa. Sempre concorreu à presidência da república com a plataforma do meio ambiente e agora que o país mais precisa a senhora não faz nada de efetivo. A senhora tinha a obrigação de ser a nossa Greta. Pronto. Falei.

Day after

E como ficará o dia seguinte? O PM (Partido Militar) irá aceitar ser apeado do poder, e justo pra quem?! Lula irá fazer um expurgo estalinista nas Forças Armadas? E as PM’s? E as Curau da vida, no judiciário, vão aceitar a “democracia”, mesmo que recebendo ordem de (parte) da turma do dinheiro gordo? Pode se preparar: assim que a pandemia ficar sob controle e a economia voltar a prosperar, Lula sofrerá campanha muito pior do que a que começou com o mensalão. Malandro não para. Malandro dá um tempo. Essa gentalha colonial vai dar um passo pra trás pra tentar dar o bote depois.

    Nêmesis

    Excelente observação.

    Conforme descrito no texto, as elites vão apoiar o Lula contra o Coiso por absoluta falta de alternativa. Lula seria praticamente um “Mandela brasileiro”, nesta altura dos acontecimentos.

    Mas, e depois?

    O mais provável, é cobrarem bem caro o preço desse “apoio”. Entretanto, com a economia de volta aos eixos (isso pode demorar alguns anos), é possível sim que, em um segundo mandato, elites + milicos + judiciário resolvam aprontar uma “Lava Jato 2”. Principalmente, se o vice for do PSDB (Talvez o Dória?).

Deixe seu comentário

Leia também